Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Costumam dizer boa noite/bom dia qd passam por alguém desconhecido dentro do predio?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Vivo num loteamento que tem um prédio e várias vivendas, cumprimento toda a gente com um boa noite, bom dia etc. Obviamente que há pessoas com quem troco mais umas palavras, nomeadamente o vizinho da frente e do lado esquerdo, o do lado direito virou-me duas vezes a cara, nunca mais lhe dirigi a palavra a não ser para alertar que o carteiro estava a tocar à campainha quando ele andava no lado de trás da casa.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
      olha que não.
      Existem de facto "regras".
      Se chegas a um sítio cumprimentas tu.
      Se vais a um local novo: cumprimentas tu.

      Agora no simples cruzamento com outros humanóides, aí sim já vai de cada um.
      Percebo perfeitamente isso, mas a meu ver tem muito a ver com o que este colega escreveu no seu post:

      Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
      eu se chego por exemplo há sala de espera de qq coisa, ou na farmacia, por exemplo, quando entro digo sempre e como sou um bocado desbocado, digo alto, o que faz com que as pessoas se sintam tentadas a retribuir. Não tem falhado muito
      Eu não me considero desbocado, até sou bastante conversador mas após me sentir à vontade para isso. Não tenho o à vontade para chegar a um sitio cheio e "espetar" um sonoro bom dia.
      Mas por exemplo nas portagens digo sempre antes que me digam, talvez por saber que é norma.
      Acho esta questão muito relativa... Mau mesmo é nem sequer retribuir nada.

      Comentário


        #93
        Portagens! falaste numa importante.

        Sempre defendi os portageiros! Têm um trabalho parvo, aturam os desconhecidos e o emprego vai faltando.
        Tento sempre ir às cabines com pessoas. Infelizmente essas "pessoas" tão-se a #"###".

        "bom dia"

        "4.95"

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
          Lendo assim por alto o tópico acho que vou ser o único mal educado do tasco
          Por acaso esta questão(não de educação) de dizer bom dia e etc "pesa-me" um bocado. Eu vivo numa aldeia e passo fins de semana noutra e como é óbvio cumprimento toda a gente, mas, é muito mais fácil para mim retribuir um cumprimento do que ser eu a dar o primeiro passo! Por exemplo, num prédio em que não conheço ninguém e que vá a subir as escadas ao me cruzar com alguém não tenho o instinto de cumprimentar mas se alguém me cumprimentar retribuo instantaneamente e até de sorriso na cara, porque são atitudes que acho bonitas.
          Mas lá está, ao contrário raramente dou esse passo, seja numa sala de espera, seja a passar por um desconhecido... Porque simplesmente fico naquela "a pessoa não me conhece de lado nenhum e provavelmente nem me responde".
          Acho que isto é mais uma questão de primeiro passo do que uma questão de educação, aposto que na maioria dos casos as pessoas ficam à espera uma da outra a ver quem diz primeiro e se nenhum diz são capazes de ficar a pensar mal um do outro. Mas claro que há os casos perdidos, pessoas a quem se diz algo e ignoram... Esses são logo para riscar.
          Quem chega é que tem de dizer...

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
            Portagens! falaste numa importante.

            Sempre defendi os portageiros! Têm um trabalho parvo, aturam os desconhecidos e o emprego vai faltando.
            Tento sempre ir às cabines com pessoas. Infelizmente essas "pessoas" tão-se a #"###".

            "bom dia"

            "4.95"
            Por acaso uso muito mais via verde do que parar nas portagens, mas quando tenho de parar tento sempre ir à que tenha pessoas. E até à data, que me lembre sempre me cumprimentaram.

            Originalmente Colocado por lodbrok Ver Post
            Quem chega é que tem de dizer...
            Acho isso muito redutor e relativo, mas ok é a tua opinião.
            Já agora, boa tarde para ti também

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
              Acho isso muito redutor e relativo, mas ok é a tua opinião.
              Já agora, boa tarde para ti também
              Acho que isso aí é obvio, é uma convenção social, mas como não costumas dizer...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                Portagens! falaste numa importante.

                Sempre defendi os portageiros! Têm um trabalho parvo, aturam os desconhecidos e o emprego vai faltando.
                Tento sempre ir às cabines com pessoas. Infelizmente essas "pessoas" tão-se a #"###".

                "bom dia"

                "4.95"
                Eu cá evito sempre, apesar de ter VV nem sempre a uso e nessas vezes vou à máquina automática. Por norma os portageiros não são nada simpáticos, mas pode ser só comigo...

                Comentário


                  #98
                  Depende dos sítios. Nuns locais cumprimento, noutros nem por isso (especialmente quando há um grande conglomerado populacional).
                  Também são várias as vezes que não obtenho resposta. Adicionalmente, em Lisboa, se eu não disser muito raramente me dizem bom dia/tarde/noite. Fora de Lisboa as pessoais já são mais afáveis e cumprimentam-se. Na capital, talvez devido à estimulação do individualismo e competitividade, há muita "impersonalidade" no tratamento entre as pessoas, é como se fossem invisíveis.

                  Comentário


                    #99
                    A minha mãe diz que até ao nosso inimigo se dá a salvação

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                      Depende dos sítios. Nuns locais cumprimento, noutros nem por isso (especialmente quando há um grande conglomerado populacional).
                      Também são várias as vezes que não obtenho resposta. Adicionalmente, em Lisboa, se eu não disser muito raramente me dizem bom dia/tarde/noite. Fora de Lisboa as pessoais já são mais afáveis e cumprimentam-se. Na capital, talvez devido à estimulação do individualismo e competitividade, há muita "impersonalidade" no tratamento entre as pessoas, é como se fossem invisíveis.
                      Sinceramente, tendo vivido em várias cidades do país (apesar de não ser cigano) nunca me apercebi muito desse "cliché" da capital. Não foi propriamente onde encontrei o pessoal menos afável. Por vezes sim pessoal mais embrenhado e ocupado, correndo de um lado para o outro. Antipáticos não, nem rudes.

                      Mas há muitos clichés sobre as regiões. Um dia destes tenho de abrir um tópico sobre isso. É bastante interessante.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                        Portagens! falaste numa importante.

                        Sempre defendi os portageiros! Têm um trabalho parvo, aturam os desconhecidos e o emprego vai faltando.
                        Tento sempre ir às cabines com pessoas. Infelizmente essas "pessoas" tão-se a #"###".

                        "bom dia"

                        "4.95"
                        Uma vez disse a um, depois do meu já habitual bom dia e obrigado depois de receber o talão e o cartão de volta, sem qualquer palavra em troca: "Olhe lá, a máquina ali ao lado diz-me bom dia quando chego e deseja-me boa viagem antes de arrancar. Dar-lhe o cartão para a mãos ou colocá-lo na máquina é a mesma coisa, mas definitivamente a máquina é mais simpática que o senhor. Bom dia e bom trabalho".

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                          Eu cá evito sempre, apesar de ter VV nem sempre a uso e nessas vezes vou à máquina automática. Por norma os portageiros não são nada simpáticos, mas pode ser só comigo...
                          Também evito mas até costumam ser simpaticos qdo vou.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ooze27 Ver Post
                            Vivo num loteamento que tem um prédio e várias vivendas, cumprimento toda a gente com um boa noite, bom dia etc. Obviamente que há pessoas com quem troco mais umas palavras, nomeadamente o vizinho da frente e do lado esquerdo, o do lado direito virou-me duas vezes a cara, nunca mais lhe dirigi a palavra a não ser para alertar que o carteiro estava a tocar à campainha quando ele andava no lado de trás da casa.
                            Boa, safaste o carteiro de levar com o típico: "você é um incompetente, eu estava em casa e não tocaram à campainha"...

                            Comentário


                              Aqui sempre achei piada, nos autocarros, os passageiros cumprimentarem sempre o condutor à entrada e à saída.
                              Na rua, ainda fico atónito quando alguém desconhecido cumprimenta-me

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                                Aqui sempre achei piada, nos autocarros, os passageiros cumprimentarem sempre o condutor à entrada e à saída.
                                Na rua, ainda fico atónito quando alguém desconhecido cumprimenta-me
                                cá em pt tb se cumprimenta o motorista.

                                Comentário


                                  Boa tarde

                                  Comentário


                                    Eu costumo dizer, sim.

                                    Comentário


                                      Respondendo ao tópico: sim, cumprimento.

                                      Mas em Lisboa calculo que não seja normal.

                                      Outra situação análoga é no supermercado, quando vamos comprar fruta e temos que ir ter com uma funcionária para pesar aquilo.
                                      Costumo sempre dizer "obrigado", penso que não custa nada, principalmente quando somos bem atendidos seja em que situação for.

                                      Recentemente, num grande hiper, a funcionária lá me pesou aquilo tudo, e no final eu disse "obrigado". A mulher olhou-me desconcertada - deu para ver que não está habituada a que lhe agradeçam.
                                      Eu achei isso chocante.

                                      Comentário


                                        As pessoas não escolhem só ser simpáticas, algumas esperam que os outros o sejam ou, no minimo, que retribuam a simpatia.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                          As pessoas não escolhem só ser simpáticas, algumas esperam que os outros o sejam ou, no minimo, que retribuam a simpatia.

                                          Isto.
                                          Como digo eu retribuo sempre, mas acho que não sou obrigado a agir de maneira a que pareça bem aos outros, no caso em especial de ser o primeiro a cumprimentar alguém que não conheço.

                                          Comentário


                                            Deve-se dar sempre. Não custa nada e é de bom tom A gente que não quer responder, é não dar mais.

                                            Comentário


                                              Não é uma questão de simpatia mas uma questão de boa educação quando se entra por exemplo no elevador do prédio e estiver lá alguém, quem entra se for bem educado diz bom dia...

                                              Comentário


                                                Costumam dizer boa noite/bom dia qd passam por alguém desconhecido dentro do ...

                                                E num centro comercial?

                                                Edit: ao entrar num elevador claro.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                                                  E num centro comercial?

                                                  Edit: ao entrar num elevador claro.
                                                  Num centro comercial não... simplesmente digo com licença se for mais apertado. Qdo dizem respondo, mas aí raramente alguém diz.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por lodbrok Ver Post
                                                    Num centro comercial não... simplesmente digo com licença se for mais apertado. Qdo dizem respondo, mas aí raramente alguém diz.
                                                    Lá está!
                                                    É muito relativo, vai do à vontade de cada um. Até há pessoas que o fazem nessa situação.
                                                    Na questão do prédio urbano acho que é um bocado na mesma linha, se for um prédio pequeno ok o pessoal acaba por se ir conhecendo e vai-se criando o à vontade para isso, mas num prédio grande em que muitos se calhar nunca se viram uns aos outros é natural que uma pessoa mais retraida não o diga.
                                                    Daí eu estar a bater na tecla de que não é assim tão linear e que é 100% relacionado com as boas maneiras/educação.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                                                      Lá está!
                                                      É muito relativo, vai do à vontade de cada um. Até há pessoas que o fazem nessa situação.
                                                      Na questão do prédio urbano acho que é um bocado na mesma linha, se for um prédio pequeno ok o pessoal acaba por se ir conhecendo e vai-se criando o à vontade para isso, mas num prédio grande em que muitos se calhar nunca se viram uns aos outros é natural que uma pessoa mais retraida não o diga.
                                                      Daí eu estar a bater na tecla de que não é assim tão linear e que é 100% relacionado com as boas maneiras/educação.
                                                      É completamente diferente de um prédio para um centro comercial, n tem nada a ver...

                                                      Comentário


                                                        A melhor que me aconteceu foi esta ... tive um vizinho na casa dos 40 durante muitos anos que nunca nos passou cartão , nunca ouvi a voz do homem na vida ... isto numa rua com 8 moradias onde até o S João era passado na rua com toda a gente a participar , excepto claro esses vizinhos.

                                                        Entretanto mudei-me daquela casa fui para outra ... passado 1 ou 2 anos , fui passar férias a Menorca ... e certo dia vou a passear pela praia e dou com ele de frente e não é que o gajo me faz uma festa do caraças ? Parecíamos amigos aos anos , sabia o meu nome, perguntou pelos meus pais etc ... O mais engraçado é que tanto a mulher dele como a minha , estavam como manda a lei de menorca ... em topless o que tornou a coisa um bocado embaraçosa para elas.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                          A melhor que me aconteceu foi esta ... tive um vizinho na casa dos 40 durante muitos anos que nunca nos passou cartão , nunca ouvi a voz do homem na vida ... isto numa rua com 8 moradias onde até o S João era passado na rua com toda a gente a participar , excepto claro esses vizinhos.

                                                          Entretanto mudei-me daquela casa fui para outra ... passado 1 ou 2 anos , fui passar férias a Menorca ... e certo dia vou a passear pela praia e dou com ele de frente e não é que o gajo me faz uma festa do caraças ? Parecíamos amigos aos anos , sabia o meu nome, perguntou pelos meus pais etc ... O mais engraçado é que tanto a mulher dele como a minha , estavam como manda a lei de menorca ... em topless o que tornou a coisa um bocado embaraçosa para elas.
                                                          As pessoas n fazem por mal, as vezes já existe um grupo e quando esse grupo existe é difícil entrar, se não for alguém desse grupo a empurrar para dentro.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                            A melhor que me aconteceu foi esta ... tive um vizinho na casa dos 40 durante muitos anos que nunca nos passou cartão , nunca ouvi a voz do homem na vida ... isto numa rua com 8 moradias onde até o S João era passado na rua com toda a gente a participar , excepto claro esses vizinhos.

                                                            Entretanto mudei-me daquela casa fui para outra ... passado 1 ou 2 anos , fui passar férias a Menorca ... e certo dia vou a passear pela praia e dou com ele de frente e não é que o gajo me faz uma festa do caraças ? Parecíamos amigos aos anos , sabia o meu nome, perguntou pelos meus pais etc ... O mais engraçado é que tanto a mulher dele como a minha , estavam como manda a lei de menorca ... em topless o que tornou a coisa um bocado embaraçosa para elas.
                                                            Esta parte é priceless

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                                              Esta parte é priceless
                                                              As portuguesas são assim ... para ir a praia de Vila do Conde não destapam nada ... apanham-se em fuso horario diferente já vale tudo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X