Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Em que Universidade me inscrever?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Se calhar é melhor ficares ai então...
    Numa publica se der...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por ChamaArdente Ver Post
      A diferença da Fcul para a lusófona é que na primeira só posso fazer metade das cadeiras do ano(a outra metade vou fazer no 2ano ao mesmo tempo que tenho outras cadeiras em cima ou terei de fazer um outro 1o ano ?) na lusófona poderia fazer todas as cadeiras e teria um curso auxiliar dentro da instituicao que me ajudaria a acabar os exames nacionais do secundário. Talvez a FCUL me permitisse ter mais tempo para o estudo paralelo que terei de fazer e o possivel part time job
      Tu é que tens de pensar sobre o que é que achas melhor, é difícil sermos nós a dizer.
      Se ainda tens 18 anos, não é por ficares 1 ano a fazer 2 cadeiras e aí sim, um part time, que te vai fazer mal. Da mesma maneira que fazer X cadeiras, e para o ano fazer outra vez o primeiro ano não é por aí que te vai fazer mal, aliás é practicamente a mesma coisa, 1 ano cá fora, e o 1º ano para o ano, ou X cadeiras este ano e de novo o 1ºano para o ano, até é melhor porque via conhecendo o mundo universitário que é bem diferente do secundário.
      Não poder pagar uma privada também é normal, tens de rever as tuas prioridades, principalmente falar com os teus pais. Se achas que dá, segue, a Lusófona não é má, aliás, não me parece que hajam assim tantas Universidades más, há maus professores, maus alunos e cursos mal formulados.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
        Tu é que tens de pensar sobre o que é que achas melhor, é difícil sermos nós a dizer.
        Se ainda tens 18 anos, não é por ficares 1 ano a fazer 2 cadeiras e aí sim, um part time, que te vai fazer mal. Da mesma maneira que fazer X cadeiras, e para o ano fazer outra vez o primeiro ano não é por aí que te vai fazer mal, aliás é practicamente a mesma coisa, 1 ano cá fora, e o 1º ano para o ano, ou X cadeiras este ano e de novo o 1ºano para o ano, até é melhor porque via conhecendo o mundo universitário que é bem diferente do secundário.
        Não poder pagar uma privada também é normal, tens de rever as tuas prioridades, principalmente falar com os teus pais. Se achas que dá, segue, a Lusófona não é má, aliás, não me parece que hajam assim tantas Universidades más, há maus professores, maus alunos e cursos mal formulados.
        Pois compreendo. A Lusofona ia ocupar o meu tempo de forma esgotante pelo que nem estudar para concluir o secundário que é mais importante iria poder. Para alem do facto que o preço iria esgotar todas as minhas reservas. Vou então candidatar-me na FCUL como externo aplicar-me nos exames que aí vem e entrar (rezo eu) como interno no ano seguinte. Entretanto ja tenho algumas disciplinas adiantadas e ja tenho um outro e diferente espirito

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
          Se calhar é melhor ficares ai então...
          Numa publica se der...
          Sim neste caso a unica alternativa é a FCUL

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por ChamaArdente Ver Post
            Não, tenho apenas 18 anos. Chumbei o ano passado nao tenho como entrar no ensino superior a não ser como externo
            Também podes ver os CET que agora se chamam CTeSP. De certeza que existe nessa área que queres. Tem duração de um ano, acabas e ingressas no ensino superior sem nenhuns exames e ainda tens equivalências em algumas disciplinas da licenciatura. Tens que fazer uns exames a nível da faculdade mas que são mais acessíveis que os normais. É só uma ideia caso não conheças, mas tens que ter o 11° ano completo, pelo menos antes era assim.
            Na minha opinião é uma solução melhor que andar a empatar anos para fazer os exames, quando desta forma em um ano entras no ensino superior e ficas com um curso médio feito.
            Editado pela última vez por acca; 16 September 2016, 06:45.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por acca Ver Post
              Também podes ver os CET que agora se chamam CTeSP. De certeza que existe nessa área que queres. Tem duração de um ano, acabas e ingressas no ensino superior sem nenhuns exames e ainda tens equivalências em algumas disciplinas da licenciatura. Tens que fazer uns exames a nível da faculdade mas que são mais acessíveis que os normais. É só uma ideia caso não conheças, mas tens que ter o 11° ano completo, pelo menos antes era assim.
              Na minha opinião é uma solução melhor que andar a empatar anos para fazer os exames, quando desta forma em um ano entras no ensino superior e ficas com um curso médio feito.
              É uma outra alternativa.. Vou hoje às universidades e vejo o que lá podem achar a melhor opção

              Comentário


                #37
                É impressão minha ou tentar fazer cursos de engenharia na faculdade sem ter aprovação em Matemática, Física ou Química no secundário, não tem qualquer lógica?
                Se já tens dificuldades agora, então quando começares a estudar estas matérias na faculdade, não vais perceber nada...
                E porque razão queres ir para uma faculdade sem ter o ensino secundário terminado? Só para dizer aos pais que estudas na universidade? Parece que estás a fazer tudo ao contrário.
                O que se pode recomendar é o seguinte : nessas disciplinas que não tens aprovação, fazes novamente o 12 ano, e complementas com a inscrição num centro de estudos/explicações. Considerando que são 3 matérias fundamentais, aplicas te a sério e para o ano fazes os exames nacionais melhor preparado.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
                  É impressão minha ou tentar fazer cursos de engenharia na faculdade sem ter aprovação em Matemática, Física ou Química no secundário, não tem qualquer lógica?
                  Se já tens dificuldades agora, então quando começares a estudar estas matérias na faculdade, não vais perceber nada...
                  E porque razão queres ir para uma faculdade sem ter o ensino secundário terminado? Só para dizer aos pais que estudas na universidade? Parece que estás a fazer tudo ao contrário.
                  O que se pode recomendar é o seguinte : nessas disciplinas que não tens aprovação, fazes novamente o 12 ano, e complementas com a inscrição num centro de estudos/explicações. Considerando que são 3 matérias fundamentais, aplicas te a sério e para o ano fazes os exames nacionais melhor preparado.
                  Não estás atento ao estado do "ES".

                  Comentário


                    #39
                    Acaba o secundário primeiro.

                    Comentário


                      #40
                      com negativa nos exames de matemática, física e química e queres ir para uma engenharia?

                      o ensino superior não é como o secundário, os professores não vão andar contigo ao colo e a chatear a cabeça para estudares. Se estudares, muito bem, se não estudares, adeus que para o ano à mais.

                      preocupa-te primeiro em perceberes a matemática e a física do secundário. Caso contrario vais andar a perder o teu tempo numa engenharia.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                        com negativa nos exames de matemática, física e química e queres ir para uma engenharia?

                        o ensino superior não é como o secundário, os professores não vão andar contigo ao colo e a chatear a cabeça para estudares. Se estudares, muito bem, se não estudares, adeus que para o ano à mais.

                        preocupa-te primeiro em perceberes a matemática e a física do secundário. Caso contrario vais andar a perder o teu tempo numa engenharia.
                        Será que não?

                        Comentário


                          #42
                          Não, não é.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                            Será que não?
                            Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                            Não, não é.

                            pronto, ok, poderá haver algumas universidades privadas que seguem esse espírito, mas não é esse o tema de discussão deste Tópico e é um tema já amplamente debatido por aqui em outros tópicos.

                            Comentário


                              #44
                              Falta-te matemática física e química e queres ir para um curso de ciências?

                              Não vás pra isso

                              Comentário


                                #45
                                Se mal te safas ou te safas resves com mar e física, esquece ir para cursos com bases nessas disciplinas.

                                Vai para algo que gostas.

                                Já o dinheiro, podes sempre arranjar part-time e ir ganhando algum...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por ChamaArdente Ver Post
                                  Estou a dias de me inscrever numa faculdade.
                                  Eu não tive sucesso no secundário pelo que fiquei com negativas nos exames de Matemática e Física e Química. Vou agora entrar no superior como aluno externo.
                                  Andei a ver primeiro os cursos que neste caso me atrai mais, a engenharia de energias/ energias renováveis.
                                  Os cursos existem na FCUL e Lusófona. A Lusofona sendo privada tem os preços Upa upa pelo que teria de trabalhar part time para suplementar os custos.
                                  Eu em geral gostaria de trabalhar numa empresa nacional ou internacional no sentido de trabalhar tanto em paineis solares como a supervisao da sua instalação ou melhor ainda trabalhar com novas alternativas ao petróleo e em automóveis em si.
                                  Neste caso engenharia mecânica penso que não me compensaria.
                                  A FCUL apenas me deixa fazer metade das disciplinas pelo que mesmo que passe no secundario fico com metade ainda das disciplinas de um ano por fazer. Na lusófona tenho um apoio às disciplinas que vou fazer exame nacional auxiliando à conclusão do secundário e continuação já como interno na instituição. Neste caso em particular eu teria de frequentar as aulas trabalhar e a parte estudando para os exames finais de secundário
                                  Estou bastante indeciso porque a lusófona tem aquela reputação de privada e outras reputações que nada ajudam, a Fcul tem aquelas condições de metade das cadeiras, e as outras universidades não têm o curso que procuro. Ja pensei que podia tirar dois anos na lusófona e depois 1 na FCUL neste caso ficaria com a licenciatura na FCUL e assim com maior prestigio? Ou acabar os 3 anos na lusófona e tirar um mestrado noutro curso noutra faculdade?

                                  Se tiverem sugestões agradecia imenso a todas aquelas que me puderem dar
                                  A sério que vais para um curso de Engenharia com negativa às disciplinas mais importantes? Acaba mas é o secundário ou então mete-te noutra coisa! Tenho ideia que a FCUL não é assim tão fácil, por isso ou vais para um Politécnico ou não te safas, mesmo!
                                  Editado pela última vez por JMSVS; 16 September 2016, 12:55.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Eu ponderei todas as minhas hipóteses. A única área que gosto é exactamente esta que escolhi, não consigo lidar com as línguas etc. Eu fiz o secundário pelo que tive de anular a matemática para ir a exame em 2014/2015 e nao fui aprovado. Em 2015/2016 andei na escola novamente apenas com a disciplina de matemática e "aprovei" com o 12 tendo até uma nota superior a 16 mas nos exames tudo correu mal não consegui a preparação que poderia ter tido e falhei novamente. Agora pergunto vou estar outro ano sem fazer nada a preparar me para os exames? Eu tive a ver o horario e o que mais ou menos seleccionei (ainda nao fiz a inscrição)foram cadeiras para apenas o 1o semestre e 1 para o 2o pelo que nestes ultimos 6meses ja teria mais tempo para focar e preparar para os exames nacionais. Sei que podem pensar que isto é um absurdo mas nesta altura e nestas circunstâncias que é que poderei fazer ?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Acabar o secundário e trabalhar em part-time até lá.Só não fazes nada se assim não o quiseres.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                                        Acabar o secundário e trabalhar em part-time até lá.Só não fazes nada se assim não o quiseres.
                                        Sim claro ja pensei nisso era o que ia fazer até à dias que comecei a confusão toda porque na outra faculdade ofereciam a tal espécie de curso de apoio aos exames do secundário como se fosse explicação e ao mesmo tempo adiantava cadeiras. Mas no entanto essa faculdade foi retirada do plano devido ao preço excessivo e não ser nada de jeito nem me dar tempo suficiente para ter um part time para a pagar. Posto isto informei me na fcul pelo que me disseram que faziam metade das disciplinas dando me algum tempo de sobra em maior parte das tarde para o outro estudo mas lá está o dilema de me esbarrar logo com calculo e quimica geral. Até porque gosto e percebo da matéria em si já no secundário costumo é ceder à pressão (estudando pouco e estando mal preparado) e as minhas notas foram refletindo isso.

                                        Comentário


                                          #50
                                          E quanto pagavas na FCUL? Este tipo de ano 0 costuma ser bem caro.
                                          Eu honestamente preferia fazer as coisas em condições. Acabava o secundário e trabalhava enquanto isso para pagar os meus gastos e não estar a sobrecarregar os meus pais por causa da minha preguiça.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ChamaArdente Ver Post
                                            Até porque gosto e percebo da matéria em si já no secundário costumo é ceder à pressão (estudando pouco e estando mal preparado) e as minhas notas foram refletindo isso.
                                            E continuarão a reflectir, no Ensino Superior então vais bater no fundo...o ritmo é outro e se não vens com hábitos de estudo nem os adquires rapidamente, vais demorar pelo menos mais 1 aninho a fazer o curso.
                                            Em relação ao «ficares parado», é como disseram: depende de ti. Podes ir trabalhar e juntando uns trocos enquanto te preparas para o exame, ou podes ir para a faculdade e ver como o ritmo é outro.

                                            Mas se normalmente já estudas pouco, acredita que começando a estudar na Universidade e com um part-time a vontade ainda vai ser menor.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                                              E quanto pagavas na FCUL? Este tipo de ano 0 costuma ser bem caro.
                                              Eu honestamente preferia fazer as coisas em condições. Acabava o secundário e trabalhava enquanto isso para pagar os meus gastos e não estar a sobrecarregar os meus pais por causa da minha preguiça.
                                              Pagava por ECT apenas ou cadeira. Se mensalmente para o curso completo acho que rondava 174 seria pelos 80 e pouco suponho eu. Eu tenho agora tambem este fim de semana para decidir falar com os meus pais etc talvez farei essa escolha mais acertada..

                                              Comentário


                                                #53
                                                Se não és bom a matemática porque tirar um curso ou formação superior em tecnologia que tem sempre associado matemáticas, fisicas, etc?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                  Se não és bom a matemática porque tirar um curso ou formação superior em tecnologia que tem sempre associado matemáticas, fisicas, etc?
                                                  Porque nenhuma das outras desperta interesse nem me vejo no futuro a fazer sendo que apesar de ter falhado nas disciplinas principais é este o único que me veria a fazer

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                                    E continuarão a reflectir, no Ensino Superior então vais bater no fundo...o ritmo é outro e se não vens com hábitos de estudo nem os adquires rapidamente, vais demorar pelo menos mais 1 aninho a fazer o curso.
                                                    Em relação ao «ficares parado», é como disseram: depende de ti. Podes ir trabalhar e juntando uns trocos enquanto te preparas para o exame, ou podes ir para a faculdade e ver como o ritmo é outro.

                                                    Mas se normalmente já estudas pouco, acredita que começando a estudar na Universidade e com um part-time a vontade ainda vai ser menor.
                                                    Tens e têm de facto razão. Não sei se este seria o caso de alguém que ja respondeu ao tópico mas este impasse é bastante stressante ja em si quanto mais à tomada de decisões, sendo que já sinto os anos a passar e a ficar para trás. Obrigado desde já
                                                    Editado pela última vez por ChamaArdente; 16 September 2016, 13:44.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por ChamaArdente Ver Post
                                                      Pagava por ECT apenas ou cadeira. Se mensalmente para o curso completo acho que rondava 174 seria pelos 80 e pouco suponho eu. Eu tenho agora tambem este fim de semana para decidir falar com os meus pais etc talvez farei essa escolha mais acertada..
                                                      Nos casos que eu conheço, pagar por cadeira ficava bem mais caro que a propina integral do curso normalmente. Caso optes por isso informa-te bem.
                                                      Fala com os teus pais e expõe as coisas honestamente. Tu melhor que ninguém sabes as condições da tua família. Apenas aconselho a que te foques nos teus objetivos e seja qual for a decisão que a leves a sério até ao fim. :D

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Também não acho que seja preciso tanto dramatismo.
                                                        Calculo I ou Analise Matemática I é matemática de 12° não é assim tão complicado visto que conseguiste passar na fase regular.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                                                          Nos casos que eu conheço, pagar por cadeira ficava bem mais caro que a propina integral do curso normalmente. Caso optes por isso informa-te bem.
                                                          Fala com os teus pais e expõe as coisas honestamente. Tu melhor que ninguém sabes as condições da tua família. Apenas aconselho a que te foques nos teus objetivos e seja qual for a decisão que a leves a sério até ao fim. :D
                                                          Desde já agradeço-te (não só a ti mas a todos) pela informação e honestidade. Tenho sempre visto as possibilidades do meu agregado familiar pelo que descartei a privada não porque nao ia fazer a minha família ter de suportar 300€ todos os meses as vezes mais mas porque nao teria tempo para fazer o part time para a pagar. Tenho tambem sempre ido com o meu pai para estar a par de tudo e para me dar opiniões. Tenho, la esta, este fim de semana tendo em conta todos os comentários e claro a minha própria opinião para "mastigar" o assunto , decerto que tomarei a decisão correta

                                                          Edit: irei também me informar acerca do preço pelas 5 cadeiras isoladas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Vê isso, porque por aquilo que vi à uns anos ficava tão caro fazer essas cadeiras isoladas como andar numa privada.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Recentemente estive na tua situação, "felizmente" o meu problema não eram as específicas mas sim Português e Filosofia()

                                                              O que fiz foi ir para um externato, é o melhor que podes fazer agora, sai um pouco caro mas se fores minimamente aplicado consegues excelente resultados. Em 2 períodos fiz filosofia 10 e 11°com média de 20 e fiz o 12° de português e acabei com 17... a minha média subiu quase 3 valores e não me arrependo nada de ter perdido o ano(estou de ferias desde Abril).

                                                              Candidato me à faculdade e devo entrar agora dia 29.

                                                              O meu conselho é que acabes o secundário e depois logo pensas na faculdade

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X