Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sair de casa durante baixa medica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Há inúmeros motivos. Um deles seria um cancro na boca, serve? Impede-te de falar entre outras questões mais delicadas. Mas privar a pessoa de trabalhar e ainda de ir levar e buscar os filhos à escola pode ser terrível.

    Fiquei sem perceber quem é que autoriza a sair fora do horário que o médico pode autorizar a sair.
    Ninguém!

    Ainda não percebeste?

    SÓ podes sair, com autorização do médico, em dois períodos diários... das 11h ás 15h e das 18H ás 21h.

    De resto, SÓ se tiveres uma consulta médica.

    É assim tão difícil de compreender?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
      Ninguém!

      Ainda não percebeste?

      SÓ podes sair, com autorização do médico, em dois períodos diários... das 11h ás 15h e das 18H ás 21h.

      De resto, SÓ se tiveres uma consulta médica.

      É assim tão difícil de compreender?
      Tendo em conta que sou eu que tenho a chave de minha casa, e que me poderei deslocar a qualquer hora para qualquer lado, estás a dizer que alguém pode controlar se eu estou em casa às 4h da matina?😂

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        Tendo em conta que sou eu que tenho a chave de minha casa, e que me poderei deslocar a qualquer hora para qualquer lado, estás a dizer que alguém pode controlar se eu estou em casa às 4h da matina?
        Se requeres ou se beneficias de uma baixa, paga pelo Estado e pelos descontos de todos... em que se afirma que te encontra doente e incapaz de comparecer e de trabalhar, e cujo objectivo é que repouses e te cures...

        ... é lógico e faz sentido que possas ser controlado, seja quando for.

        Se queres usufruir de uma baixa, como de qualquer outro apoio social, tens e deves respeitar as regras. Se não concordas... não requisites, não aceites.

        ...

        Viver numa Sociedade implica seguir regras. Podes não concordar com elas, mas tens de as respeitar. Agora... se o fazes ou não, é contigo, mas há sempre consequências, se bem que possas achar que só existem para "os outros"!

        O meu conselho seria comprares uma ilha, num daqueles "paraísos" sem lei...

        Apesar de teres a chave de casa... pagas IMI, pagas impostos, etc? É que o principio é o mesmo...

        Comentário


          #94
          Tudo depende da doença que a pessoa tem - e também depende da vontade que tem de trabalhar. Em breve vou fazer uma cirurgia (septo nasal); o médico disse que vou para casa no dia seguinte e que convém ficar os primeiros três a cinco dias por casa, para recuperar tranquilamente e eu programei uma semana de férias para a ocasião. (Se meter baixa cortam-me 10% do salário mensal e isso não me apetece).

          Mas o médico disse-me que a esmagadora maioria das pessoas tenta 30 dias de baixa pelo mesmo motivo.

          Há gente que adoece, e muitos adoecem com gravidade, mas o que há mais por aí é manhosos.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
            Se requeres ou se beneficias de uma baixa, paga pelo Estado e pelos descontos de todos... em que se afirma que te encontra doente e incapaz de comparecer e de trabalhar, e cujo objectivo é que repouses e te cures...

            ... é lógico e faz sentido que possas ser controlado, seja quando for.

            Se queres usufruir de uma baixa, como de qualquer outro apoio social, tens e deves respeitar as regras. Se não concordas... não requisites, não aceites.

            ...

            Viver numa Sociedade implica seguir regras. Podes não concordar com elas, mas tens de as respeitar. Agora... se o fazes ou não, é contigo, mas há sempre consequências, se bem que possas achar que só existem para "os outros"!

            O meu conselho seria comprares uma ilha, num daqueles "paraísos" sem lei...

            Apesar de teres a chave de casa... pagas IMI, pagas impostos, etc? É que o principio é o mesmo...
            Falamos de liberdades, dentro das regras. E a maravilhosa da nossa sociedade é que tem muitas regras e muitas leis, e dentro da liberdade que também me assiste poderei contestar tudo, tal como se faz desde uma simples multa de estacionamento.

            Aposto que há aqui muita matéria interessante para advogados se entreterem...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Falamos de liberdades, dentro das regras. E a maravilhosa da nossa sociedade é que tem muitas regras e muitas leis, e dentro da liberdade que também me assiste poderei contestar tudo, tal como se faz desde uma simples multa de estacionamento.

              Aposto que há aqui muita matéria interessante para advogados se entreterem...

              10 milhões de almas neste pais e ainda ninguém se tinha lembrado disso, tu (como tens demonstrado em todos os tópicos que participas) és um tipo esperto como car*lho.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                Tendo em conta que sou eu que tenho a chave de minha casa, e que me poderei deslocar a qualquer hora para qualquer lado, estás a dizer que alguém pode controlar se eu estou em casa às 4h da matina?
                Explica-me lá o que é que tu, doente, vais andar a fazer fora de casa às 4 da manhã?

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Ton Ver Post
                  Explica-me lá o que é que tu, doente, vais andar a fazer fora de casa às 4 da manhã?
                  Uma vez que moro sozinho, poderei estar em casa de um familiar para eventual apoio noturno.

                  Mas o pessoal está a dizer que não posso ter apoio familiar porque não posso sair de casa durante a noite.

                  É por isso que eu acredito que a segurança social, além de me enviar médicos a casa, como me proíbe de sair, também me envia apoio domiciliário e também me leva as mercearias a casa, certo?

                  Não estou a brincar, felizmente nunca passei por isso e não sei mesmo como funciona. Mas já passei por acidente de trabalho e fiz tudo o que me apeteceu em termos de liberdade de deslocações.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Uma vez que moro sozinho, poderei estar em casa de um familiar para eventual apoio noturno.
                    Por acaso essa está bem sacada, não tinha pensado nisso.

                    Nunca estive de baixa mas se um dia estiver estou lixado, a minha morada fiscal (presumo que seja essa que "manda") ainda hoje é a casa que dos meus pais... Por comodismo nunca a mudei.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                      Por acaso essa está bem sacada, não tinha pensado nisso.

                      Nunca estive de baixa mas se um dia estiver estou lixado, a minha morada fiscal (presumo que seja essa que "manda") ainda hoje é a casa que dos meus pais... Por comodismo nunca a mudei.
                      E a questão é que esse mesmo familiar pode não ter disponibilidade todos os dias e tu tenhas de andar de casa em casa consoante a disponibilidade de familiares.

                      Isto já me aconteceu num acidente de trabalho, é por isso que não percebo essas regras da segurança Social. Das duas uma ou dão liberdade de deslocação ou terão de pagar apoio domiciliário.

                      Esta questão é mesmo para quem tenha experiência na prática, pois fiquei mesmo curioso. E caso algo do género me acontecesse já estou a ver um filme de batalha legal contra a seguradora social.

                      Comentário


                        Se a doença é grave ao ponto de não poderem passa uma noite sozinhos ficam internados num hospital.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                          Se a doença é grave ao ponto de não poderem passa uma noite sozinhos ficam internados num hospital.
                          Não precisa de ser grave, é perfeitamente banal alguém ter alta hospitalar sem que isso implique não precisar de assistência.

                          Os hospitais são até por vezes demasiado rápidos a despacharem os doentes, na natural ânsia de terem mais uma cama disponível. Como podes imaginar, camas disponíveis é algo que está sempre em falta em qualquer hospital, até mesmo nos privados.

                          edit: A questão levantada pelo obtuso é muito pertinente.
                          Editado pela última vez por Jbranco; 07 December 2016, 10:15.

                          Comentário


                            Sair de casa durante baixa medica

                            Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                            Se a doença é grave ao ponto de não poderem passa uma noite sozinhos ficam internados num hospital.
                            Exato. Ou numa unidade de cuidados continuados de curta duração.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              Não precisa de ser grave, é perfeitamente banal alguém ter alta hospitalar sem que isso implique não precisar de assistência.

                              Os hospitais são até por vezes demasiado rápidos a despacharem os doentes, na natural ânsia de terem mais uma cama disponível. Como podes imaginar, camas disponíveis é algo que está sempre em falta em qualquer hospital, até mesmo nos privados.

                              edit: A questão levantada pelo obtuso é muito pertinente.
                              Basta ter uma perna partida, e com isso dificuldade de locomoção, e precisar apenas de um copo de água, ou ir ao wc. São tudo apoios que não precisam obviamente de estarem a ser feitos num hospital, que não é nenhum hotel. Mas que uma pessoa sozinha também não conseguirá fazer, e daí precisar de ajuda.

                              Mas se a segurança social também pagar apoio domiciliário, tudo bem.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                Exato. Ou numa unidade de cuidados continuados de curta duração.
                                Perfeito, qualquer "hotel" já serviria perfeitamente. Mas isso acontece mesmo?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                  Exato.
                                  Não tem nada de exato.

                                  Mas entretanto já me esclareceram mais ou menos (quem me informou não estava muito certa mas enfim...), Ao que parece a morada onde o doente pode ser visitado pode não corresponder a morada fiscal, pode ser comunicada uma qualquer outra morada provisória, desde logo no próprio papel da baixa. Será assim?
                                  Editado pela última vez por Jbranco; 07 December 2016, 10:45.

                                  Comentário


                                    A ideia é ter por exemplo um electricista com um braço partido internado no hospital até tirar o gesso só para evitar que ele saia de casa quando lhe apetecer comer a sopa? Vai lá vai...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Gui3 Ver Post
                                      A ideia é ter por exemplo um electricista com um braço partido internado no hospital até tirar o gesso só para evitar que ele saia de casa quando lhe apetecer comer a sopa? Vai lá vai...
                                      Segundo o Darkveiil só podes sair no horário das 11h ás 15h e das 18H ás 21h, e só se o médico autorizar. Se não conseguires preparar refeições em casa, já sabes que só podes ir fora tomar o pequeno-almoço a partir das 11h, e almoçar antes das 15h, e depois ir lanchar às 18h e jantar antes das 21h, para estar em cada cedinho. E tens de ter autorização do médico para ires comer...

                                      Comentário


                                        Por acaso... Agora que penso nisso... Lá em casa quando alguém esteve de baixa (aconteceu por duas vezes) nunca essa pessoa ficou na sua "residência fiscal". Quando isso aconteceu toda a família (eu a minha mulher e os meus dois filhos) ficamos todo esse tempo em Lisboa para ficarmos mais próximos dos nossos pais que moram, tanto os dela como os meus, precisamente, na zona de Lisboa...

                                        Há coisas do caraças! Nunca tinha pensado nisso.

                                        Comentário


                                          Ainda não percebi se a ideia de sair de casa, enquanto se está doente, é para dar umas baldas ou por efectiva necessidade como tratamentos, consultas e assuntos relacionados com a doença. Para estes últimos casos pode-se sempre pedir justificação da presença nos prestadores desses serviços.

                                          Agora se um tipo está bom para dar umas baldas também deve estar bom para ir trabalhar até porque, permanecendo em casa, está a perder (bastante) dinheiro que lhe é descontado no ordenado. Parece-me que, financeiramente, não compensa ficar em casa quando se pode ir trabalhar.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Segundo o Darkveiil só podes sair no horário das 11h ás 15h e das 18H ás 21h, e só se o médico autorizar. Se não conseguires preparar refeições em casa, já sabes que só podes ir fora tomar o pequeno-almoço a partir das 11h, e almoçar antes das 15h, e depois ir lanchar às 18h e jantar antes das 21h, para estar em cada cedinho. E tens de ter autorização do médico para ires comer...
                                            Eu se fosse vendedor da Bimby arranjava maneira de ter acesso a lista de baixas médicas

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                              Parece-me que, financeiramente, não compensa ficar em casa quando se pode ir trabalhar.
                                              Isso depende de quanto gastas em transporte, para chegar ao trabalho.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                Ainda não percebi se a ideia de sair de casa, enquanto se está doente, é para dar umas baldas ou por efectiva necessidade como tratamentos, consultas e assuntos relacionados com a doença. Para estes últimos casos pode-se sempre pedir justificação da presença nos prestadores desses serviços.

                                                Agora se um tipo está bom para dar umas baldas também deve estar bom para ir trabalhar até porque, permanecendo em casa, está a perder (bastante) dinheiro que lhe é descontado no ordenado. Parece-me que, financeiramente, não compensa ficar em casa quando se pode ir trabalhar.
                                                Por exemplo ir almoçar fora e pedir fatura de restaurante? Ou ir para casa do familiar e pedir declaração que lá fui jantar e dormir porque não consigo fazer refeições em casa?

                                                Repara que nem tudo está centrado na doença mas sim também nos efeitos colaterais que a doença pode ter na tua vida.

                                                Agora imagina que vives sozinho e tens uma criança sem possibilidade de cuidar dela...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                                  Isso depende de quanto gastas em transporte, para chegar ao trabalho.
                                                  Nitidamente sei pouco sobre o assunto. Felizmente foram pouquíssimas as vezes que tive de recorrer a baixa médica e, por norma, tendo a querer ir trabalhar mal me consiga por de pé.

                                                  Todavia, lembro-me bem do primeiro atestado que pus no trabalho. Foi há um ror de anos, era eu trabalhador estudante, e recorri a uma amiga ginecologista que me passou um atestado de uma semana para me preparar para um exame final. Passei aquela semana cheio de medo que dessem pela tramóia, mas lá consegui fazer o exame com sucesso. Todavia, esse medo ficou-me de exemplo. De tal modo que atestados só mesmo quando estiver para morrer.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Não tem nada de exato.

                                                    Mas entretanto já me esclareceram mais ou menos (quem me informou não estava muito certa mas enfim...), Ao que parece a morada onde o doente pode ser visitado pode não corresponder a morada fiscal, pode ser comunicada uma qualquer outra morada provisória, desde logo no próprio papel da baixa. Será assim?
                                                    Daí o meu "exato"..

                                                    Já tinha dito atrás que a morada da "visita" é a morada escrita na baixa. Que é o utente que indica/confirma.

                                                    Quem é solicitado e recebe cópia da baixa para ir verificar a baixa, não tem acesso a outra informação além do que está escrito na baixa.

                                                    E a verificação de doença no domicilio a pedido do empregador, é diferente de operações de investigação a fraudes.

                                                    A verificação é feita na morada escrita na baixa e nos horários a que a baixa obriga a estar em casa ou que são definidos como horários para verificação na baixa.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Basta ter uma perna partida, e com isso dificuldade de locomoção, e precisar apenas de um copo de água, ou ir ao wc. São tudo apoios que não precisam obviamente de estarem a ser feitos num hospital, que não é nenhum hotel. Mas que uma pessoa sozinha também não conseguirá fazer, e daí precisar de ajuda.

                                                      Mas se a segurança social também pagar apoio domiciliário, tudo bem.
                                                      Desde quando é que uma perna partida impede alguém de passar uma noite sozinho, limita a locomoção mas não necessário acompanhamento, vejo dezena de pessoas todos os dias com ossos partidos a desenrascarem-se tão bem sozinhos.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Gui3 Ver Post
                                                        A ideia é ter por exemplo um electricista com um braço partido internado no hospital até tirar o gesso só para evitar que ele saia de casa quando lhe apetecer comer a sopa? Vai lá vai...

                                                        Ninguém fica internado por causa de uma fractura simples.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Por exemplo ir almoçar fora e pedir fatura de restaurante? Ou ir para casa do familiar e pedir declaração que lá fui jantar e dormir porque não consigo fazer refeições em casa?

                                                          Repara que nem tudo está centrado na doença mas sim também nos efeitos colaterais que a doença pode ter na tua vida.

                                                          Agora imagina que vives sozinho e tens uma criança sem possibilidade de cuidar dela...
                                                          Se não houver ninguém com possibilidade de te ajudar, podes sempre te deslocar para a casa de alguém disposto que te ajude e avisas a segurança social que devido a necessidade de apoio durante o período de baixa vais estar na morada tal.

                                                          Comentário


                                                            Aproveito o tópico, para perguntar se quando se está de baixa médica tem que se ficar em casa?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
                                                              Aproveito o tópico, para perguntar se quando se está de baixa médica tem que se ficar em casa?
                                                              O que está escrito no papel da baixa?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X