Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ração para Cão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Alpinestar Ver Post
    Não vou dizer directamente uma marca porque ainda sou expulso pela moderação, procurem na net... estudem os valores de proteínas, etc e comprarem entre as marcas.
    Depois o segredo está em comprar naquelas lojas agrícolas (nada de franchisings) e não numa loja XPTO de shoping
    Expulso porquê? Aqui podes dizer marcas à vontade.

    Realmente queria saber que ração premium é essa por 25€, por isso é que estou a perguntar.

    Premium conheço Orijen, Acana, TOTW, Canidae, Naturea, Alpha Spirit e outras semelhantes, que custam bem mais de 25€.

    A quantidade de proteínas não é sinónimo de boa ração, longe disso.
    Editado pela última vez por reiszink; 19 December 2016, 21:15.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      E onde é que os cães vadios comem isso tudo? É que conheço uma matilha que só come do lixo e andam com muito bom aspecto. A não ser que alguém lhes ande a dar suplementos, mas sendo cães de rua, duvido muito...

      E até porque carne não tem só proteína. Um carnívoro como um leão só come carne...


      Epá tambem há muito sem abrigo que ainda não morreu e vê lá tu que alguns até estão gordinhos...... Não é sinonimo que comam comida saudável pois não? ou é?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por argolas Ver Post
        Epá tambem há muito sem abrigo que ainda não morreu e vê lá tu que alguns até estão gordinhos...... Não é sinonimo que comam comida saudável pois não? ou é?
        Os que vejo, sim é, comem comida saudável. Em geral sopa, pão, e prato quente de peixe ou carne. Em geral é uma carrinha que vai servir.

        Mas a questão é que posso andar a comer fast food todos os dias e nem por isso posso ter falta de saúde.

        Se o que eu como é tudo comida fresca e nada processada, não estou a ver qual a necessidade de um cão comer comida processada.

        Comentário


          #34
          Comecei recentemente a dar Naturea ao meu salsicha. Ficou 12kg por 45€. Mas é um cão que come menos de 200g por dia. Se fosse de grande porte não podia...

          Comentário


            #35
            Torno a dizer, que o preço total não é tudo...

            Não se pode fazer só a conta ao preço por kg.

            Uma ração à base de carne por exemplo vai saciar muito mais o bicho que cereais...

            Dando uma ração à base de cereais, ele passado um bocado está a pedir mais porque está cheio de fome. Aquilo literalmente entra por um lado e sai pelo outro... Se for à base de carne ou alimentos mais nutritivos, o bicho fica muito mais saciado, pelo que não é preciso dar tanta vez.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por argolas Ver Post
              Claro que sim, falou-te dizer quantos kilos......... se for sacos de 5 kilos acredito que seja boa, se for de 15kg desculpa mas não é possivel, é tão simples quanto isto.... Custo VS Qualidade e 25€ em 15kg para ser de qualidade Super Premium (Ou topo de gama como dizes) é Simplesmente Impossivel

              Das duas , um, ou o fabricante perde dinheiro em cada kg que vende (Altamente Improvavel) ou entao é mentira a "Etiqueta"
              Sacos de 20Kg!
              Se é mentira o que está na embalagem não sei... mas o cão fica com o pelo bonito e está bem nutrido, é um rottweiler.
              Não falo directamente em marcas porque é nacional e ainda sou acusado de estar a fazer publicidade, não sei se já repararam mas a malta agora é banida deste forum por tudo e por nada.
              De qualquer forma basta pesquisar um pouco que encontram o que falo, não liguem a grandes marcas porque só estão a pagar publicidade e embalagens XPTO com a foto do vosso cão e informação detalhada de que é especial para uma raça e depois é tudo igual ao Kg nessa marca.
              Editado pela última vez por Alpinestar; 19 December 2016, 22:47.

              Comentário


                #37
                Marca nacional a 25€ deverá ser ou a Avenal, ou a Fluffy ou a Happyone, assim de repente lembro-me dessas 3 que rondam esses preços.

                Eu à minha pastora alemã dou a Fluffy Energy Plus, dava a Criadores antes mas inicialmente até a aceitava bem mas depois deixou de aceitar, começou a fazer diarreias, perdas de muito pelo e alterei. Como o orçamento também não dá para essas topo de gama e como não pretendia também dar uma de hipermercado procurei e encontrei inicialmente a Avenal Energy Plus, ela melhorou muito mas engordou muito, até que encontrei a Fluffy, com menos gordura, comecei a dar esta e a cadela tem estado impecável. Poucas fezes, pelo brilhante, anda sempre dentro do peso.

                Ora podem dizer o que quiserem, a cadela dá-se muito bem com ela por isso irei continuar a dar. Ah e dizem que o primeiro ingrediente deve ser carne não é? Esta é carne de aves, não é farinha é mesmo carne de aves.

                Comentário


                  #38
                  Mas porque é que dão ração aos cães e não comida a sério?

                  Todos falam mal das rações para animais de abate mas estas para cães já são boas? Se a ideia é a alimentação ser rica e variada porque não usam ingredientes frescos?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Alpinestar Ver Post
                    Sacos de 20Kg!
                    Se é mentira o que está na embalagem não sei... mas o cão fica com o pelo bonito e está bem nutrido, é um rottweiler.
                    Não falo directamente em marcas porque é nacional e ainda sou acusado de estar a fazer publicidade, não sei se já repararam mas a malta agora é banida deste forum por tudo e por nada.
                    De qualquer forma basta pesquisar um pouco que encontram o que falo, não liguem a grandes marcas porque só estão a pagar publicidade e embalagens XPTO com a foto do vosso cão e informação detalhada de que é especial para uma raça e depois é tudo igual ao Kg nessa marca.
                    Continuo sem perceber qual o problema em colocares aqui o nome da ração. Já todos dissemos várias marcas neste tópico e ninguém foi banido.

                    Mas pronto, se não queres dizer essa marca premium que custa 25€ o saco de 20kg, estás no teu direito.

                    Podes aqui colocar pelo menos a composição dela (ingredientes), para atestarmos essa suposta qualidade?
                    Editado pela última vez por reiszink; 19 December 2016, 23:33.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
                      Continuo sem perceber qual o problema em colocares aqui o nome da ração. Já todos dissemos várias marcas neste tópico e ninguém foi banido.

                      Mas pronto, se não queres dizer essa marca premium que custa 25€ o saco de 20kg, estás no teu direito.

                      Podes aqui colocar pelo menos a composição dela (ingredientes), para atestarmos essa suposta qualidade?
                      Não seja por isso:

                      CONSTITUINTES ANALÍTICOS
                      Proteína Bruta 30.0%
                      Matéria Gorda Bruta 15.0%
                      Fibra Bruta 2.5%


                      ADITIVOS POR KG
                      E672 Vitamina A 14.400 UI
                      E671 Vitamina D3 1.440 UI
                      E307 Vitamina E(alfa-tocoferol) 72 UI


                      COMPOSTOS DE OLIGOELEMENTOS
                      E1 Ferro (sulf.heptahidratado) 63 mg
                      E6 Zinco (óxido) 54 mg
                      E4 Cobre (sulf.pentahidratado) 7.2 mg
                      E5 Manganês (óxido) 6.4 mg
                      E2 Iodo (iodeto de potássio) 1.6 mg
                      E8 Selénio (selenito de sódio) 0.11 mg


                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                        Marca nacional a 25€ deverá ser ou a Avenal, ou a Fluffy ou a Happyone, assim de repente lembro-me dessas 3 que rondam esses preços.

                        Eu à minha pastora alemã dou a Fluffy Energy Plus, dava a Criadores antes mas inicialmente até a aceitava bem mas depois deixou de aceitar, começou a fazer diarreias, perdas de muito pelo e alterei. Como o orçamento também não dá para essas topo de gama e como não pretendia também dar uma de hipermercado procurei e encontrei inicialmente a Avenal Energy Plus, ela melhorou muito mas engordou muito, até que encontrei a Fluffy, com menos gordura, comecei a dar esta e a cadela tem estado impecável. Poucas fezes, pelo brilhante, anda sempre dentro do peso.

                        Ora podem dizer o que quiserem, a cadela dá-se muito bem com ela por isso irei continuar a dar. Ah e dizem que o primeiro ingrediente deve ser carne não é? Esta é carne de aves, não é farinha é mesmo carne de aves.
                        Uma nota: Avenal = Fluffy
                        Editado pela última vez por Alpinestar; 19 December 2016, 23:44.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Alpinestar Ver Post
                          Não seja por isso:
                          Isso de pouco serve, eu queria era saber os ingredientes da sua composição.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                            Comecei recentemente a dar Naturea ao meu salsicha. Ficou 12kg por 45€. Mas é um cão que come menos de 200g por dia. Se fosse de grande porte não podia...
                            O nosso salsicha cá de casa tb come naturea, é uma das razões é mesmo a que dizes como é um cão de pequeno porte até não sai caro. Antes da naturea era a sams's fields.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post

                              Ora podem dizer o que quiserem, a cadela dá-se muito bem com ela por isso irei continuar a dar. Ah e dizem que o primeiro ingrediente deve ser carne não é? Esta é carne de aves, não é farinha é mesmo carne de aves.
                              Não entendes mesmo nada disto, um dos problemas é exactamente esse (carne de aves), uma designação altamente enganadora para incautos e desconhecedores de nutrição animal. Quando não é discriminado (frango, pato, etc) é mixórdia, possivelmente com sub-produtos, além disso : Pet food labels found in grocery and mass marketers like to use Chicken or Lamb to represent real meat. When used without the addition of meat meals, these protein sources contain 70% moisture, much of which is lost during cooking. The label leads the consumer to believe that the product is mostly meat based. Chicken or lamb meats are heavier than grains prior to cooking, but not after. The moisture contained in the meats (70%) is reduced by two-thirds during the cooking process, possibly leaving the total formula as a grain based food after processing. When meat is cooked in the extrusion process, the moisture is removed, resulting in a very small percentage of the total makeup of the finished pet food.
                              Resumindo - Como o primeiro ingrediente é calculado antes da cozedura, aparece carne de aves em 1º, só que depois de extrusada esta carne perde 70%, equivalendo realmente e só a 12% proteína, o que em termos reais significa que o 1º e 2ºs componentes são na realidade cereais. Uma boa ração pode ter carne de aves (discriminando a ave), têm é obrigatóriamente que ter também aves na forma desidratada ( frango desidratado, pato desidratado etc.etc.)
                              Já agora, e como a fluffy energy plus contém antioxidantes BHA sugiro que googles pelo perigo eminente deste produto.
                              Editado pela última vez por Veloce; 20 December 2016, 06:42.

                              Comentário


                                #45
                                alguém já usou a techni-cal ou mesmo a bento kronen?
                                não são rações baratas, mas os meus cães boxers adoravam

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                  alguém já usou a techni-cal ou mesmo a bento kronen?
                                  não são rações baratas, mas os meus cães boxers adoravam
                                  Os cães gostarem não significa que seja de boa qualidade. Basta adicionar a uma ração miserável sal e açucar que até se lambem.
                                  A Techni-Cal é uma boa ração, apesar de que pelo preço que custa ser possível encontrar melhor, a Bento nem por isso.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Alpinestar Ver Post
                                    Uma nota: Avenal = Fluffy
                                    Eu sei, mas tem a linha Avenal e a linha Fluffy, composições parecidas mas menos matéria gorda a Fluffy!

                                    Quanto à ração que estás a falar em cima, quase que aposto que é a Avenal Energy Plus ..

                                    Originalmente Colocado por Veloce Ver Post
                                    Não entendes mesmo nada disto, um dos problemas é exactamente esse (carne de aves), uma designação altamente enganadora para incautos e desconhecedores de nutrição animal. Quando não é discriminado (frango, pato, etc) é mixórdia, possivelmente com sub-produtos, além disso : Pet food labels found in grocery and mass marketers like to use Chicken or Lamb to represent real meat. When used without the addition of meat meals, these protein sources contain 70% moisture, much of which is lost during cooking. The label leads the consumer to believe that the product is mostly meat based. Chicken or lamb meats are heavier than grains prior to cooking, but not after. The moisture contained in the meats (70%) is reduced by two-thirds during the cooking process, possibly leaving the total formula as a grain based food after processing. When meat is cooked in the extrusion process, the moisture is removed, resulting in a very small percentage of the total makeup of the finished pet food.
                                    Resumindo - Como o primeiro ingrediente é calculado antes da cozedura, aparece carne de aves em 1º, só que depois de extrusada esta carne perde 70%, equivalendo realmente e só a 12% proteína, o que em termos reais significa que o 1º e 2ºs componentes são na realidade cereais. Uma boa ração pode ter carne de aves (discriminando a ave), têm é obrigatóriamente que ter também aves na forma desidratada ( frango desidratado, pato desidratado etc.etc.)
                                    Já agora, e como a fluffy energy plus contém antioxidantes BHA sugiro que googles pelo perigo eminente deste produto.
                                    Queres ir para o tópico que aí anda sobre a comida humana em que se fala dos problemas dos transgénicos, e do glifosato etc? Eu como essa comida e dizem que faz muito mal à saúde humana, agora a minha cadela que se dá muito bem com a ração não a pode comer porque dizem que tem BHA?

                                    E quanto à carne, eu ouvi dizer que isso da quantidade não ser a real é quando dizem sub-produtos de carne, mas não tenho a certeza. Mas pode ser e isso que aqui puseste pode ser alguém de uma marca que cobra 48€ por 12kg que espalhou pela net para levar as pessoas a comprar a ração deles.

                                    Eu dou a ração com que a minha cadela se dá bem, ora guiando-me por quem diz que percebe do assunto, a carne tem que ser desidratada, sinal de que é mais carne do que cereais é a quantidade de fezes porque o corpo do animal nos cereais come por um lado e sai por outro, a carne é absorvida, etc. Antes de dar esta ração dava uma com carne de frango desidratada e desde que mudei para a fluffy a quantidade de fezes reduziu visivelmente.. E agora, o que quer isto dizer?? Afinal qual a ração mais aproveitada pelo corpo do animal sem o engordar?
                                    Editado pela última vez por tiagooliveira20; 20 December 2016, 06:57.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por andreg Ver Post
                                      O nosso salsicha cá de casa tb come naturea, é uma das razões é mesmo a que dizes como é um cão de pequeno porte até não sai caro. Antes da naturea era a sams's fields.
                                      A Naturea é uma ração formulada por portugueses e fabricada em Inglaterra, é uma ração com excelente composição, mas os meus patudos não gostam e não se dão bem com ela (fezes moles), no entanto conheço bastantes adeptos que só dizem bem. Cada caso é um caso, os meus adultos sempre comeram Taste of the wild-high prairie com excelentes resultados, já os meus três novos cachorros não se dão bem com a Taste of the wild para puppies, e tive de mudar para a excelente Wolf of the Wilderness.
                                      Editado pela última vez por Veloce; 20 December 2016, 07:03.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Por cá dou as dogues alemães Friskies e adoram....

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                                          Eu sei, mas tem a linha Avenal e a linha Fluffy, composições parecidas mas menos matéria gorda a Fluffy!

                                          Quanto à ração que estás a falar em cima, quase que aposto que é a Avenal Energy Plus ..



                                          Queres ir para o tópico que aí anda sobre a comida humana em que se fala dos problemas dos transgénicos, e do glifosato etc? Eu como essa comida e dizem que faz muito mal à saúde humana, agora a minha cadela que se dá muito bem com a ração não a pode comer porque dizem que tem BHA?

                                          E quanto à carne, eu ouvi dizer que isso da quantidade não ser a real é quando dizem sub-produtos de carne, mas não tenho a certeza. Mas pode ser e isso que aqui puseste pode ser alguém de uma marca que cobra 48€ por 12kg que espalhou pela net para levar as pessoas a comprar a ração deles.

                                          Eu dou a ração com que a minha cadela se dá bem, ora guiando-me por quem diz que percebe do assunto, a carne tem que ser desidratada, sinal de que é mais carne do que cereais é a quantidade de fezes porque o corpo do animal nos cereais come por um lado e sai por outro, a carne é absorvida, etc. Antes de dar esta ração dava uma com carne de frango desidratada e desde que mudei para a fluffy a quantidade de fezes reduziu visivelmente.. E agora, o que quer isto dizer?? Afinal qual a ração mais aproveitada pelo corpo do animal sem o engordar?
                                          A mais aproveitada - é a que contém maior percentagem de carne desidratada, sem o engordar - os cereais, que devido à má digestão pelos canídeos entram por cima e saiem por baixo na forma de grandes poias malcheirosas.
                                          Resumindo- não entendeste nada do meu post.
                                          Editado pela última vez por Veloce; 20 December 2016, 08:26.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por FilipeCunha Ver Post
                                            Por cá dou as dogues alemães Friskies e adoram....
                                            Parabéns, é díficil escolher pior.
                                            Editado pela última vez por Veloce; 20 December 2016, 07:54.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Taste of the wild-high prairie e Wolf of the Wilderness....quando a comida de cão tem designações quase poéticas... !!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Vou analisar isso e mudar. A ver se até ser adulto pelo menos lhe dou algo melhor.
                                                Já agora tenho oportunidade de experimentar a Dingo.
                                                O preço que me propuseram foi de 40 euros cada 15kg.
                                                Na net a info que tenho dos ingredientes começa com "38% de proteína de frango desidratada".

                                                Alguma opinião sobre isto?

                                                Originalmente Colocado por Veloce Ver Post
                                                Como dizia o outro "é só fazer as contas" a Hill's sai-te a 3.33€/kg ora mais 3 Kgs são 9.99€, se a diferença para a Husse é de 8 €, então a Husse sai mais barata.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                  Mas porque é que dão ração aos cães e não comida a sério?
                                                  A ração seca é mais prática e tem uma vantagem excecional para aqueles que apanham a trampa que o cão faz na rua (bem sei que são somos poucos, mas ainda assim...), com ração seca o cocó fica mais seco e mais fácil de apanhar.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    A ração seca é mais prática e tem uma vantagem excecional para aqueles que apanham a trampa que o cão faz na rua (bem sei que são somos poucos, mas ainda assim...), com ração seca o cocó fica mais seco e mais fácil de apanhar.
                                                    Então quer dizer que os preços elevados pagos por comida processada é tudo por causa do cocó?

                                                    É estranho ver tópicos onde se fala de comida biológica e saudavel, ou pelo menos tenta-se, e depois vê-se este tópico onde enchem os melhores amigos de comida processada. Mera observação.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Então quer dizer que os preços elevados pagos por comida processada é tudo por causa do cocó?

                                                      É estranho ver tópicos onde se fala de comida biológica e saudavel, ou pelo menos tenta-se, e depois vê-se este tópico onde enchem os melhores amigos de comida processada. Mera observação.
                                                      Para mim que tenho de apanhar a m... o mais importante é mesmo a m...

                                                      Mas de qualquer forma estou certo que mal não lhes fará, a maior parte deles morrem bem velhos. Ainda recentemente tive uma cadela a que foi diagnosticado Lúpos aos 6 anos e ainda assim só morreu aos 12 anos, o que é uma boa idade para o cão muito grande, e melhor ainda tratando-se de uma cadela com uma grave doença crónica desde tão nova.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Veloce Ver Post
                                                        A mais aproveitada - é a que contém maior percentagem de carne desidratada, sem o engordar - os cereais, que devido à má digestão pelos canídeos entram por cima e saiem por baixo na forma de grandes poias malcheirosas.
                                                        Resumindo- não entendeste nada do meu post.
                                                        Entendi e disse te que quando dava uma ração com carne desidratada e cara (aquela que dizes que é boa) ela fazia grandes poias mal cheirosas, líquidas e pelo fraco, quando mudei para a fluffy ela começou a fazer poias muito menores, duras e pelo bonito.

                                                        Resumindo - não entendeste nada do meu post...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Para mim que tenho de apanhar a m... o mais importante é mesmo a m...

                                                          Mas de qualquer forma estou certo que mal não lhes fará, a maior parte deles morrem bem velhos. Ainda recentemente tive uma cadela a que foi diagnosticado Lúpos aos 6 anos e ainda assim só morreu aos 12 anos, o que é uma boa idade para o cão muito grande, e melhor ainda tratando-se de uma cadela com uma grave doença crónica desde tão nova.
                                                          Certo, também nós comemos muita comida processada e vivemos bastante. A questão é que mesmo assim, a maioria do que comemos inclui ingredientes frescos, como carne, peixe, legumes, etc. Nas cães a alimentação desse modo é 100% processada.

                                                          Há alguns anos tive uns gatos e cozinhava especificamente para eles, com receitas adequadas. Ração era sempre a excepção e não a regra.

                                                          Mas se o cocó é mesmo importante...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Alpinestar Ver Post
                                                            Não seja por isso:

                                                            CONSTITUINTES ANALÍTICOS
                                                            Proteína Bruta 30.0%
                                                            Matéria Gorda Bruta 15.0%
                                                            Fibra Bruta 2.5%


                                                            ADITIVOS POR KG
                                                            E672 Vitamina A 14.400 UI
                                                            E671 Vitamina D3 1.440 UI
                                                            E307 Vitamina E(alfa-tocoferol) 72 UI


                                                            COMPOSTOS DE OLIGOELEMENTOS
                                                            E1 Ferro (sulf.heptahidratado) 63 mg
                                                            E6 Zinco (óxido) 54 mg
                                                            E4 Cobre (sulf.pentahidratado) 7.2 mg
                                                            E5 Manganês (óxido) 6.4 mg
                                                            E2 Iodo (iodeto de potássio) 1.6 mg
                                                            E8 Selénio (selenito de sódio) 0.11 mg


                                                            Nao tenho caes, nem quero saber disto para nada, mas o link para a racao é este: http://www.avenal.pt/?lop=conteudo&o...b95fc584cd965d

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Pois, está explicado o preço baixo então, é corrida a cereais.

                                                              Uma composição de uma ração de topo é isto, que custa bem mais de 25€ cada saco de 20kg.

                                                              Frango fresco (22%), frango desidratado (15%), fígado de frango fresco (4%), arenque fresco inteiro (4%), peru fresco (4%), peru desidratado (4%), fígado de peru fresco (3%), ovos frescos inteiros (3%), lúcio-perca fresco desossado (3%), salmão fresco inteiro (3%), coração de frango fresco (3%), cartilagem de frango (3%), arenque desidratado (3%), salmão desidratado (3%), óleo de fígado de frango (3%), lentilhas, ervilhas frescas, lentilhas frescas, alfalfa seca ao sol, inhame, fibra de ervilha, grão-de-bico, abóbora fresca, aboboreira-almiscarada fresca, espinafres frescos, cenouras frescas, maçãs frescas red delicious, peras frescas Bartlett, arando, mirtilo, alga laminária, raiz de alcaçuz, raiz de angélica, feno-grego, flores de calêndula, funcho doce, folhas de hortelã-pimenta, camomila, taráxaco, segurelha, alecrim.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X