Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Piso Radiante - Opiniões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Um dos maiores mitos que persistem é o de que, com um bom isolamento, não é preciso aquecimento ou arrefecimento na casa.

    Um bom isolamento é essencial para reduzir as trocas térmicas com o exterior, mas... não faz milagres. Após vários dias seguidos de frio ou de calor, mesmo as casas com bom isolamento ficam muito frias/quentes.

    Portanto, é um erro pensar que pelo facto de a casa ter classe energética A++++++++ não precisa de sistemas de aquecimento e arrefecimento.
    o q escreveste so' é vàlido se nimguem mora na casa

    pq do nosso corpo , saiem calorias ( basta entrar numa discoteca ni inverno e veràs q aumenta a temperatura conforme vai chegando o pessoal ) , sai calorias da agua quente quando se toma banho , sai calorias quando cozinhas , digamos q as paredes estão tão bem isoladas q o calor do sol so' passa pelos vidros logo ai tens mais umas calorias ( mais ainda se tiveres o piso em ceramica preta )

    e existem tecnicas para recuperar estas calorias q mencionei

    na zona onde serà a casa , não vai precisar de aquecimento central se tudo for feito nas regras , apenas uma salamandra vai resolver nos dias mais frios e sem sol ( q são muito poucos )

    é melhor investir na qualidade do isolamento e materiais pq :

    vale mais não ter frio q precisar de aquecer

    pq se precisas de aquecer é pq tens frio e se tens frio é pq a qualidade da construção é ruim ( maioria dos casos ) ou um clima bem frio ( raro neste caso )

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
      Caros amigos, mais uma vez obrigado pelas opiniões!


      Li todas as opiniões, mas não vou responder individualmente a todas, vou antes fazer um apanhado.


      Decididamente, não vou colocar piso radiante. São vários os motivos, e não só o factor dinheiro. Continuo a não ver este investimento como uma mais valia para o que pretendo. Vejo-o como ter volante e bancos aquecidos no carro. É bom, é confortável, é giro, mas pagar por isso...não.


      Na minha actual casa (de 2000) tenho aquecimento central. Houve invernos que nem o liguei. Inclusive este ano tinha os radiadores "colados".


      Tenho ar condicionado em casa. Se o ligo 5 vezes num ano é muito...


      Este ano, e com o muito frio que fez, a minha conta da luz (total) subiu num mês para 84€ e noutro para 94€. Nunca tinha pago tanta luz na vida. E somos 4...


      Depois sou muito sensível a mudanças de temperatura (tenho sinusite crónica), logo não procuro chegar a casa e andar de calções. Quando chego a casa prefiro vestir um bom roupão e um pijama mais quente e pôr mais uma manta na cama se necessário do que ter grandes fontes de calor. A minha questão principal sempre foi o não passar frio e não o "posso andar em casa de calções". Porque basicamente era só pôr um pé fora de casa e automaticamente ficava à rasca da garganta, nariz, etc...


      Eu tenho noção que só um bom isolamento não faz milagres, mas como podem ver as minhas necessidades de calor são mínimas, logo não vejo necessidade de investir tanto dinheiro em algo que para mim seria para utilizar "meia dúzia de vezes" durante um ano.


      Tenho a noção que as minhas necessidades de calor sempre foram mínimas porque vivo num apartamento pequeno e que agora vou passar para uma moradia com 1º andar. É verdade, são coisas diferentes. Mas também não deixa de ser verdade que não estarei totalmente sozinho (é uma moradia geminada), vai apanhar sol de frente durante toda a tarde, os níveis de construção e isolamento são muito superiores ao que tenho agora, e terei uma lareira com recuperador de calor.


      Também tenho noção que muitos construtores são uns tretas e que fazem grandes falcatruas. O meu pai construiu a casa dele naquela zona há 10 anos e sabia da boca de construtores que até no isolamento aldrabavam. Punham o isolamento, esperavam os fiscais, e depois a seguir tiravam grande parte desse isolamento. Entre outras artimanhas do estilo.


      No meu caso não posso garantir a 100% que não venha também a ser aldrabado (até porque construção civil não é definitivamente a minha praia), mas tenho várias coisas a favor: uma é que eu e a minha mulher passamos lá na casa 3 a 4 vezes por dia, tal como o meu pai vai passando lá também com frequência. Depois o construtor está sempre disposto a mostrar-me e a explicar-me tudo e a que eu vá lá ver a obra. É uma pessoa humilde e atenciosa, mas não daquele estilo "jaburdas" e trafulha que tipicamente associamos aos empreiteiros. Quando for para escolher materiais disse-nos para irmos com ele e escolhermos. Ou seja, pôr a mão no fogo não posso pôr, obviamente, mas a ideia que fiquei logo quando o conheci é que é uma pessoa honesta e que gosta de fazer bem o trabalho.


      Aliás, tenho várias casas ao lado da minha (relativamente recentes) já com sinais de humidade nas paredes. Da mesma altura dessas só está lá uma (mesmo à frente da minha) que continua impecável. Foi feita pelo mesmo construtor. Rondando a zona, as casas que ele fez continuam com bom aspecto e sem sinais de desgaste, o que é sem dúvida um bom sinal. Posso garantir-vos que tenho visto algumas relativamente novas e que já estão com algum mau aspecto...


      Depois terei a tal lareira com recuperador de calor e pré instalação de AC (que já lá irei). Eu sei que as saídas que vão para cima irão ficar amarelas com os anos, e eventualmente até a parede ali à volta, mas caramba, tudo necessita de manutenção! Um AC necessita de manutenção, radiadores idem, uma caldeira também, painéis solares também, tal como o piso radiante... ora se fizer 15 ou 20 lareiras por ano (que não faço) não virá nenhum mal ao mundo se tiver de pintar uma parede ou mudar as saídas do calor de 5 em 5 anos...


      Em relação ao AC, é possivelmente o que irei fazer. Vou ter pré-instalação de AC. Sei que para alguém nas minhas condições um AC poderá ser algo venenoso. Mas a minha ideia é comprar um bom AC, extremamente eficiente, e utilizá-lo muito esporadicamente, em situações mais criticas. Os AC estão cada vez mais eficientes (em todos os sentidos), e permitem fazer muita coisa, desde sensores que detectam a presença humana num espaço até o poderem programar-se automaticamente, controlo através da internet e apps, etc. Ou seja, a pessoa pode ligar e desligar o AC sem estar em casa, reduzir a exposição directa ao ar, etc. Dentro daquilo que procuro, parece-me o mais racional e prático. Basicamente é ver o tempo de manhã, programar o AC para começar a trabalhar antes de entrar em casa, e desligar quando chego a casa. Depois é fechar portas, janelas e estores.
      Dentro destes ar-condicionados domésticos a Daikin até já tem com controlo de humidade!

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
        Dentro destes ar-condicionados domésticos a Daikin até já tem com controlo de humidade!
        Exactamente os que tenho estado a ver com mais insistência. Parecem-me uma referência.

        Estes também me parecem bastante bons: http://www.electrosacavem.pt/info.php?identif=3142

        http://www.electrosacavem.pt/info.php?identif=7058

        A questão da programação e do controlo do aparelho através de app também me parecem muito bem.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por cjr Ver Post
          Exactamente os que tenho estado a ver com mais insistência. Parecem-me uma referência.

          Estes também me parecem bastante bons: http://www.electrosacavem.pt/info.php?identif=3142

          http://www.electrosacavem.pt/info.php?identif=7058

          A questão da programação e do controlo do aparelho através de app também me parecem muito bem.
          Os daikin ururu sarara com controlo de humidade e os Mitsubishi MSZ-FH25VE/MITSUBISHI MSZ-FH35VE
          foram considerados dos melhores pela Deco. Pessoalmente não me preocupava muito com o controlo de humidade se quisesse aquecer ou arrefecer o interior até +/- 5ºC. Não te esqueças, ao arrefecer a humidade relativa aumenta, ao aqueceres a humidade relativa diminui. A LG também fabrica bons produtos! Só está a pensar colocar uma unidade interior?
          Editado pela última vez por JMSVS; 18 February 2017, 18:52.

          Comentário


            #65
            Como mínimo duas.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
              ao arrefecer a humidade relativa aumenta
              Com ar condicionado... não aumenta, antes pelo contrário, diminui. Aliás, é um dos problemas do ar condicionado em arrefecimento: seca o ar.

              A humidade diminui porque o vapor de água condensa na unidade interior (é por isso que as unidades interiores têm que ter o esgoto).

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Com ar condicionado... não aumenta, antes pelo contrário, diminui. Aliás, é um dos problemas do ar condicionado em arrefecimento: seca o ar.

                A humidade diminui porque o vapor de água condensa na unidade interior (é por isso que as unidades interiores têm que ter o esgoto).
                Não, está correto. A humidade relativa aumenta, até à curva de saturação depois mantêm se nos 100% enquanto a humidade absoluta desce.

                Comentário


                  #68
                  Piso Radiante -Opinioes

                  Boa tarde Sr José,
                  Neste momento estou a construir uma moradia no Alto Alentejo, e ando por aqui a ver a opinião sobre o piso radiante elétrico, gostaria de saber qual a área que o senhor tem para aquecer e já agora de que valores mensais falamos... A nível de construção, tenho um bom isolamento interior, exterior e no chão.
                  Obrigado

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por lfitas Ver Post
                    estou a construir uma moradia no Alto Alentejo, e ando por aqui a ver a opinião sobre o piso radiante elétrico A nível de construção, tenho um bom isolamento interior, exterior e no chão
                    tendo um bom isolamento ( o q duvido muito por causa da pergunta ) , é completamente inutil o piso radiante

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                      Não, está correto. A humidade relativa aumenta, até à curva de saturação depois mantêm se nos 100% enquanto a humidade absoluta desce.
                      Disparate.

                      O AC seca o ar, porque o vapor de água condensa na unidade interior e a água é expelida. Lê isto: http://www.davidgrayheatingandair.co...move-humidity/

                      Comentário


                        #71
                        Disparate é não saberes ler um diagrama psicrometrico, nem saberes a diferença entre humidade absoluta e relativa.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                          Disparate é não saberes ler um diagrama psicrometrico, nem saberes a diferença entre humidade absoluta e relativa.
                          Leste o link que te coloquei? Continuas a defender a ideia disparatada que o AC aumenta a humidade no ar?

                          Ainda não percebeste que o AC retira vapor de água do ar ?
                          Editado pela última vez por eu; 11 July 2017, 14:33.

                          Comentário


                            #73
                            Convém ires tirar um curso para saberes do que estás (e compreenderes do que estou) a falar.

                            Até lá boa sorte [emoji14]

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                              Convém ires tirar um curso para saberes do que estás (e compreenderes do que estou) a falar.

                              Até lá boa sorte [emoji14]
                              A arrogância impede-te de perceber algo tão simples, como o facto de o ar condicionado retirar vapor de água do ar e secar o ar...

                              PS: tu sabes lá a formação que os outros utilizadores têm? Um pouco mais de humildade e menos arrogância fazia-te bem...
                              Editado pela última vez por eu; 11 July 2017, 16:30.

                              Comentário


                                #75
                                Então, o que instalaste?

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X