Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obras no apartamento de cima - Legais?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Um bom empreiteiro ou mestre de obras é homem de muita ciência.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Tá óptimo chefe.
      Isto é tão mas tão habitual em moradias....

      (a qualidade do serviço de tijolo também é de assinalar.... )

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
        Isto é tão mas tão habitual em moradias....

        (a qualidade do serviço de tijolo também é de assinalar.... )
        Isso e a caixa de ar.

        Comentário


          #64
          obras em apartamentos é sempre chato para os vizinhos, mas se feitas dentro da legalidade, pouco à fazer, realmente teve azar com o facto de ter uma filhota com 2 meses.

          quanto à questão de partir as paredes, pode existir várias coisas, que não são paredes, mas que fazem o mesmo barulho, como por exemplo, uma bancada de uma cozinha, podia ter aquelas bancadas antigas em que a pedra assentava em cima de uma parede em tijolo e leva-me depois a bancada em baixo, pode estar a partir isso para colocar um sistema mais moderno. Podia ter uma banheira no wc e estar a mudar para chuveiro, e estar a partir aquelas fiadas de tijolo que tapam a banheira, pode estar a mudar um roupeiro num quarto, etc, etc... sem saber ao certo o que está a fazer, até pode estar a mandar tijolo abaixo, que não são paredes.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por MVA Ver Post
            O problema é "como é que sabes que a parede é ou não estrutural?"

            Numa moradia de 1969 (a minha actual residência) decidi deitar uma parede de tijolo abaixo.
            A casa tem pilares e vigas em betão armado, pelo que eu achei que era seguríssimo mandar aquela parede de tijolo abaixo. No entanto pelo sim, pelo não chamei lá um engenheiro civil.

            Após análise do engenheiro, provou-se que a parede de tijolo era estrutural. Aparentemente nos anos 60 e 70 era muito normal fazerem-se paredes mestras em tijolo, mesmo quando já havia vigas e pilares de betão no imóvel.

            Colocámos umas vigas de aço no local da parede de tijolo e mandá-mos a parede abaixo em segurança. Agora imagina que eu não tinha chamado lá o engenheiro... Ia o tecto abaixo!
            Estamos a falar de um prédio e não de uma moradia.Nas moradias não era o primeiro nem o ultimo que punha lajes aligeiradas a descarregar em paredes interiores para "cortar" o vão ao meio e evitar fazerem mais pilares e vigas.Num prédio acho altamente improvável existirem paredes mestras de tijolo.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por psantos Ver Post
              obras em apartamentos é sempre chato para os vizinhos, mas se feitas dentro da legalidade, pouco à fazer, realmente teve azar com o facto de ter uma filhota com 2 meses.

              quanto à questão de partir as paredes, pode existir várias coisas, que não são paredes, mas que fazem o mesmo barulho, como por exemplo, uma bancada de uma cozinha, podia ter aquelas bancadas antigas em que a pedra assentava em cima de uma parede em tijolo e leva-me depois a bancada em baixo, pode estar a partir isso para colocar um sistema mais moderno. Podia ter uma banheira no wc e estar a mudar para chuveiro, e estar a partir aquelas fiadas de tijolo que tapam a banheira, pode estar a mudar um roupeiro num quarto, etc, etc... sem saber ao certo o que está a fazer, até pode estar a mandar tijolo abaixo, que não são paredes.
              Pelo contentor de entulho que saiu de lá na semana passada, era mesmo parede! E cerâmica do chão e bancadas de cozinha e mais não sei o quê!!!
              Azar sim, mas não querendo ser picuinhas e lendo o que já foi escrito aqui, há por ali muita coisa que me parece estar a ser feita às três pancadas...
              Nada como perguntar na camara e questionar o tipo na próxima segunda-feira.

              A todos os que têm deixado aqui um bocadinho da sua sabedoria, o meu muito obrigado.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por pcb Ver Post
                ..
                Nada como perguntar na camara e questionar o tipo na próxima segunda-feira.

                A todos os que têm deixado aqui um bocadinho da sua sabedoria, o meu muito obrigado.
                Aqui entre nós: faz isso.
                Eu já vi de tudo Há quem coloqu Is ou Hs de aço soldado para substituir paredes mestras de betão armado. E ng sabe, ng viu...

                Sei pq já vi fazer isso...

                Normalmente culpa das mulheres. Querem que a parede X saia e sai mesmo.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por pcb Ver Post
                  Pelo contentor de entulho que saiu de lá na semana passada, era mesmo parede! E cerâmica do chão e bancadas de cozinha e mais não sei o quê!!!
                  Azar sim, mas não querendo ser picuinhas e lendo o que já foi escrito aqui, há por ali muita coisa que me parece estar a ser feita às três pancadas...
                  Nada como perguntar na camara e questionar o tipo na próxima segunda-feira.

                  A todos os que têm deixado aqui um bocadinho da sua sabedoria, o meu muito obrigado.
                  Então sempre falaste com o dono?

                  Comentário


                    #69
                    Boas malta,

                    Update: Falei com o dono sim, pediu imensas desculpas pelo incómodo e já lá tive o encarregado da obra e um trolha a arranjar-me o tecto da casa de banho. Entre pedidos de desculpa e a tal conversa do "...estas coisas acontecem..." aproveitei para lhe demonstrar ao vivo como era conviver com o trabalhar do martelo elétrico. Assumiu que era insuportável e garantiu-me que só iriam utiliza-lo em casos excepcionais e que me iriam avisar se tivessem necessidade de usar por um período mais longo.
                    Em relação à remodelação própriamente dita, o que foi feito naquela casa deveria mesmo ser objeto de licenciamento! Além de várias paredes deitadas abaixo, houve alteração de canalização (de água, esgotos e gáz), demoliram a coluna de exaustão de fumos (esta então deixou-me parvo) e sim, por causa da alteração da canalização de esgotos andaram a fazer roços na placa de betão entre pisos...não abri a boca, o encarregado disse-me que era tudo natural e que não era preciso licença nenhuma. Por falta de tempo aínda não fui à camâra mas enviei um e-mail a descrever a situação e aguardo resposta...

                    Não vou entrar em guerras com ninguem até porque tem havido alguma abertura para resolver as questões prementes (barulho e os estragos) e também porque aínda não obtive resposta da camâra, mas tenho quase a certeza que pelo menos a coluna de exaustão de fumos não pode ser demolida assim...

                    Sinceramente já só quero é que despachem aquilo para acabarem com o barulho e a minha Maria poder gozar o resto da licença sossegada com o puto...

                    Comentário


                      #70
                      Levaste anestesia como se costuma dizer.
                      Acho q nesta altura do campeonato, nda te resta a fazer senão aguentar e não stressar. O mal q poderia fazer-se já está feito...

                      Comentário


                        #71
                        Só queres que despachem aquilo porque estás a pensar no curto prazo.
                        Quando as rachadelas na tua casa começarem a aparecer, ou um esgoto porreiro no tecto da sala, ou pior, uma obra de gás não licenciada estoirar com o prédio....

                        Comentário


                          #72
                          Acho q não podemos concluir nada sem ver... Até pode ficar bem.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                            Só queres que despachem aquilo porque estás a pensar no curto prazo.
                            Quando as rachadelas na tua casa começarem a aparecer, ou um esgoto porreiro no tecto da sala, ou pior, uma obra de gás não licenciada estoirar com o prédio....
                            Como podes imaginar já ponderei cenários do género e em conversas com vizinhos notei que se estavam completamente a borrifar para as possiveis consequências de uma obra mal feita...já comentei lá pelo prédio que existem condomínios em que o regulamento proíbe este tipo de obras mas esta malta só quer saber das coisas quando há problemas, de resto é deixa andar...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Acho q não podemos concluir nada sem ver... Até pode ficar bem.
                              Pois Pastis, a questão é que não devia haver sequer a dúvida se vai ficar bem ou não...mas espero que a camâra me elucide.

                              Comentário


                                #75
                                Faz o que quiseres mas lembra te só que hoje são eles amanhã es tu.

                                Comentário


                                  #76
                                  se houve alteração da rede de gás, águas esgotos, tem de haver projecto com termos de responsabilidade de um técnico

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Trident Ver Post
                                    Faz o que quiseres mas lembra te só que hoje são eles amanhã es tu.
                                    Isso não pode valer para tudo, acho que é senso comum e dever civíco zelar pelo cumprimento das normas naquilo que pode afetar-nos a nós e a outros...quem cala consente e por isso é que o nosso país está como está em certos aspectos.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Hoje já e ele! E todos os otários do prédio que preferem não levantar ondas.
                                      Eles precisam zelar pelo seu prédio!
                                      Para que não sejam os próximos a dar entrevistas na tv a dizer que é uma vergonha que a Câmara não fez nada e bla bla bla.

                                      Antes de todos os outros somos n´s que temos que zelar pelo que é nosso ou não?
                                      raspar lages?? mas tá tudo bem?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Só digo isto porque há uns tempos tive o azar de me romper um cano em casa e tive basicamente que remodelar a casa de banho toda. Tive um vizinho que me infernizou a vida ao maximo, se passava um minuto de barulho do limite legalmente estabelecido ele chamava a policia. Chegou ao cúmulo de nessa altura eu ter o técnico da Vodafone em casa para me fazer a instalação num sabado de manhã e o homem teve de fazer UM furo por causa de me meter a fibra na casa e ele chamou a policia. Qual não é o meu espanto que ele agora rompeu lhe também um cano em casa e não são uma nem duas vezes que passa do limite legal. Eu como não sou uma pessoa rancorosa nada faço, mas que dá que pensar lá isso dá.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Não é de facto a mesma coisa.
                                          Eu nem estava a falar do barulho das obras.
                                          É do berbicacho que pode estar a ser cozinhado por esses artistas!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por pcb Ver Post
                                            Boas malta,

                                            Update: Falei com o dono sim, pediu imensas desculpas pelo incómodo e já lá tive o encarregado da obra e um trolha a arranjar-me o tecto da casa de banho. Entre pedidos de desculpa e a tal conversa do "...estas coisas acontecem..." aproveitei para lhe demonstrar ao vivo como era conviver com o trabalhar do martelo elétrico. Assumiu que era insuportável e garantiu-me que só iriam utiliza-lo em casos excepcionais e que me iriam avisar se tivessem necessidade de usar por um período mais longo.
                                            Em relação à remodelação própriamente dita, o que foi feito naquela casa deveria mesmo ser objeto de licenciamento! Além de várias paredes deitadas abaixo, houve alteração de canalização (de água, esgotos e gáz), demoliram a coluna de exaustão de fumos (esta então deixou-me parvo) e sim, por causa da alteração da canalização de esgotos andaram a fazer roços na placa de betão entre pisos...não abri a boca, o encarregado disse-me que era tudo natural e que não era preciso licença nenhuma. Por falta de tempo aínda não fui à camâra mas enviei um e-mail a descrever a situação e aguardo resposta...

                                            Não vou entrar em guerras com ninguem até porque tem havido alguma abertura para resolver as questões prementes (barulho e os estragos) e também porque aínda não obtive resposta da camâra, mas tenho quase a certeza que pelo menos a coluna de exaustão de fumos não pode ser demolida assim...

                                            Sinceramente já só quero é que despachem aquilo para acabarem com o barulho e a minha Maria poder gozar o resto da licença sossegada com o puto...
                                            Acho que fizeste bem em falar com o dono.
                                            E se continuas sem certezas, também fazes bem em falar com a Câmara.

                                            Sem ver a obra é difícil de opinar muito mais. Mas acho que continuas a fazer demasiado drama sobre a obra.
                                            De certeza que roçaram a loja? Ou não terá sido o enchimento que viste roçado para passar os esgotos?

                                            Em relação à exaustão dos fumos, depende, se for a comum do prédio não podem mexer se for uma parte do fogo, pode ser alterada. Acho muito estranho terem mexido na geral... Senão tu e todos os que estão por baixo ficam sem exaustão e notavam em poucos minutos.

                                            Quanto ao gás, tem de haver uma inspecção para montar o contador pelo que só estando tudo ok é que é aprovado.
                                            O mesmo se passa com a ligação da água.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Acho que fizeste bem em falar com o dono.
                                              E se continuas sem certezas, também fazes bem em falar com a Câmara.

                                              Sem ver a obra é difícil de opinar muito mais. Mas acho que continuas a fazer demasiado drama sobre a obra.
                                              De certeza que roçaram a loja? Ou não terá sido o enchimento que viste roçado para passar os esgotos?

                                              Em relação à exaustão dos fumos, depende, se for a comum do prédio não podem mexer se for uma parte do fogo, pode ser alterada. Acho muito estranho terem mexido na geral... Senão tu e todos os que estão por baixo ficam sem exaustão e notavam em poucos minutos.

                                              Quanto ao gás, tem de haver uma inspecção para montar o contador pelo que só estando tudo ok é que é aprovado.
                                              O mesmo se passa com a ligação da água.
                                              SilverArrow, vi o chão já com os tubos lá metidos, antes de lá ir perguntei se era normal roçarem a laje pois dado o estrago no meu apartamento impunha-se a questão. Disseram-me que sim, que era normal e que depois é que leva o enchimento...se isto é normal eu não faço ideia, daí ter questionado a camâra.

                                              A questão da exaustão de fumos é que a coluna que serve os apartamentos daquele lado come cerca de meio metro quadrado às cozinhas e está colocado numa zona em que impossibilita a conjugação no espaço da forma mais "estética". Tenho esse mesmo problema mas sei que em alguns apartamentos já remodelados a opção foi removerem a coluna...o que foi feito para manter tudo na legalidade eu não sei, mas também questionei a camâra neste aspecto.

                                              Acredita que preferia não fazer drama nenhum e se as alterações nos outros apartamentos são anteriores à minha chegada ao prédio e o que está feito, feito está, neste caso o impacto é bem diferente.

                                              Em relação ao gás, a vizinha do apartamento ao lado das obras ficou sem abastecimento de gás porque após a instalação da nova tubagem engaram-se e ligaram ao contador do apartamento errado...terá sido a Lisboagás que fez asneira? Não me parece...

                                              São demasiadas coisas para poder fechar os olhos...só espero que o e-mail enviado à camâra tenha resposta breve.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por pcb Ver Post
                                                SilverArrow, vi o chão já com os tubos lá metidos, antes de lá ir perguntei se era normal roçarem a laje pois dado o estrago no meu apartamento impunha-se a questão. Disseram-me que sim, que era normal e que depois é que leva o enchimento...se isto é normal eu não faço ideia, daí ter questionado a camâra.
                                                Pode não ser crítico se nos guiarmos pelo critério falado nas páginas anteriores, a lage até pode ser considerada "não estrutural" ( isso agora cabe aos técnicos habilitados decidir se é o não..) Apenas minha intenção não fazer um drama desta questão.

                                                Originalmente Colocado por pcb Ver Post
                                                A questão da exaustão de fumos é que a coluna que serve os apartamentos daquele lado come cerca de meio metro quadrado às cozinhas e está colocado numa zona em que impossibilita a conjugação no espaço da forma mais "estética". Tenho esse mesmo problema mas sei que em alguns apartamentos já remodelados a opção foi removerem a coluna...o que foi feito para manter tudo na legalidade eu não sei, mas também questionei a camâra neste aspecto.
                                                Aí é preciso outro cuidado. Reduzindo o diâmetro ou secção da conduta, alteras completamente a "ciência da coisa" e pode dar problemas com a exaustão de monóxido de carbono da fracção em questão ou de outras. Aí, meu se correr mal ( ou alguém se lembrar que a alteração pode interferir com outras fração: tu por ex) todo o prédio tem de ser vistoriado ao nível do gás.
                                                Se tem meio metro quadrado é porque deve ter. Não é questão estética...


                                                Originalmente Colocado por pcb Ver Post
                                                São demasiadas coisas para poder fechar os olhos...só espero que o e-mail enviado à camâra tenha resposta breve.
                                                Acompanha a situação junto da Camara mas não te envolvas demasiado. Estas coisas perturbam muito o bem estar psíquico das pessoas.( e com bébés: pior ainda...)
                                                Editado pela última vez por ; 02 March 2017, 15:56.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por pcb Ver Post
                                                  SilverArrow, vi o chão já com os tubos lá metidos, antes de lá ir perguntei se era normal roçarem a laje pois dado o estrago no meu apartamento impunha-se a questão. Disseram-me que sim, que era normal e que depois é que leva o enchimento...se isto é normal eu não faço ideia, daí ter questionado a camâra.

                                                  A questão da exaustão de fumos é que a coluna que serve os apartamentos daquele lado come cerca de meio metro quadrado às cozinhas e está colocado numa zona em que impossibilita a conjugação no espaço da forma mais "estética". Tenho esse mesmo problema mas sei que em alguns apartamentos já remodelados a opção foi removerem a coluna...o que foi feito para manter tudo na legalidade eu não sei, mas também questionei a camâra neste aspecto.

                                                  Acredita que preferia não fazer drama nenhum e se as alterações nos outros apartamentos são anteriores à minha chegada ao prédio e o que está feito, feito está, neste caso o impacto é bem diferente.

                                                  Em relação ao gás, a vizinha do apartamento ao lado das obras ficou sem abastecimento de gás porque após a instalação da nova tubagem engaram-se e ligaram ao contador do apartamento errado...terá sido a Lisboagás que fez asneira? Não me parece...


                                                  São demasiadas coisas para poder fechar os olhos...só espero que o e-mail enviado à camâra tenha resposta breve.
                                                  Não sei até que ponto mexeram na nova tubagem, por norma apenas iam mexer na tubagem da fracção a intervir, nimguem gosta de trabalhar de graça, duvido que tenham mexido em tubagem de outro apartamento (a não que que tenha existido algum acidente.

                                                  E na colocação do contador eles tem de fazer uma vistoria, e testar um equipamento de queima, algo de muito estranho se passou por ai.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    A abertura do topico não é má ideia, mas tendo em conta o que descreves, deverias agir de forma física. A Internet não resolve tudo.

                                                    Existem aqui boas dicas/orientações, mas muitos baseam-se (como em qualquer tópico do género) nas tuas leituras, que podem não estar a ser as mais corretas, e podem deixar-te ainda mais ansioso com este tema.

                                                    Procura ajuda física.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Em relação a esta questão se pode mandar as paredes abaixo ou não. De uma forma geral, se a casa for feita com Alvenaria Armada, à partida essa opção é logo posta de parte. Se usar o método mais comum, em princípio as paredes só servem de enchimento. Interferindo muito pouco a estrutura. Pelo menos é essa ideia que eu tenho. A estrutura em betão armado é o que garante a sustentação do edifício.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Malta, mais uma vez obrigado pelas dicas. Claro que a abertura do tópico passou mais pelo facto de ter poucos ou nenhuns conhecimentos da poda. Estou obviamente tentar saber por vias oficiais (Camâra Municipal) se está tudo conforme a lei mesmo que através do senso comum me pareça que nem tudo estará assim. Quando tiver resposta da Camâra aviso, pode ser que se dissipem as dúvidas e de facto seja eu que estou a fazer um drama...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Acho que estás a fazer um drama... moro num prédio e já por duas vezes tive vizinhos a fazer obras em casa, avisaram os moradores que iam fazer obras e lamentavam o incomodo, claro que acordar com martelos e berbequins a fazer barulho não é nada agradável... agora logo que respeitem os horários na minha opinião estão no seu direito...

                                                          Comentário


                                                            #89




                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            Tá óptimo chefe.
                                                            qual o problema ??

                                                            coloca-se cimento por cima e fica como novo

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X