Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidentes de moto - um problema que se agravou este ano

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Discordo num ponto, o ir a buzinar não deve ser interpretado como uma "ofensa" é apenas para avisar da presença da mota, que muitas vezes até acaba no ângulo morto dos espelhos. Pelo menos é assim que eu o entendo.
    É assim que tu entendes mas não e assim que muitos dão a entender, sobretudo quando nem sequer agradecem minimamente.

    Comentário


      #62
      Portugal sempre teve números negros na sinistralidade, maus condutores e motociclistas, é cultural, com este aumento de vendas das 125 no últimos anos, mandou para a estrada muitos novos motociclistas sem skills, seria de esperar um aumento de sinistros nas motas, o mais certo é o aumento até nem ser proporcional ao aumento de motas nos últimos 8 anos.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
        Onde é que já se viu um motociclista avisar da sua passagem para não falecer... sujeito a incomodar alguém....

        Só digo isto, os automobilistas que ficam enxofrados por ver motas a passar entre os carros (com velocidade relativa moderada e sem exageros de serpentear), devem colocar o ego de parte e pensar:
        1. O gajo vai à chuva / frio / sol, eu estou aqui climatizado, facilitar a passagem não me causa nenhum constrangimento que não ao ego.
        2. Quanto mais filtrarem o trânsito, menos trânsito fica
        3. Se é ilegal, é tótó, em muitos sítios é legal, ajuda na fluidez, na poluição etc
        4. Andar na estrada não é uma competição, e as motas são muito mais vulneráveis. Ser tolerante não é "ser papado".

        Sim há quem faça asneira e abuse. So what?! Nos carros não?!
        Vamos generalizar?


        On topic e fugindo das guerras de intolerância.

        Falar em aumento de número de mortos sem falar no aumento de número de motos e/ou número de kms feitos, não diz coisa nenhuma.
        Não podemos retirar conclusões do ar, se é disto ou daquilo, pois pode muito bem ser apenas "normal".
        Como já disse neste ou noutro tópico, facilito sempre as motas e não me choca se, conforme dizes , andam a velocidade moderada e com cuidado a serpentear os carros, porque até pode ser ilegal mas eu não sou agente da autoridade nem juiz.

        Mas de resto, estou-me completamente a lixar para o facto de eles estarem ao sol e à chuva, é uma opção deles, tal como é opção de um automobilista com carro sem AC estar em pára-arranca no verão com 40 º dentro de um forno autêntico....

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
          O problema é este, e também a falta de visão perante a mota, uma mota é menos visivel. Tenho por habito dar uma apitadela para assinalar a minha presença para evitar esses males, pois o mal é do mais pequeno
          E os motoqueiros usarem roupa bem mais visível não ? Muitos têm uma atracção doentia por capacetes e roupa escura que não ajuda nada à noite.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            E os motoqueiros usarem roupa bem mais visível não ? Muitos têm uma atracção doentia por capacetes e roupa escura que não ajuda nada à noite.

            De noite existe umas braceletes florescentes. Mas a maioria dos casacos são escuros, se não forem totalmente têm uma parte. Os capacetes é mais por gosto pessoal e €€€€, um simples preto ou branco mais ou menos custa em média 100€, e um daqueles todos coloridos do Rossi da AGV
            minimos 400/500€
            Editado pela última vez por jogador89; 26 October 2017, 12:24.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Então isso quer dizer o quê ? Que se lixem os dB para as motas e só os carros é que têm que os cumprir ?

              Daqui a nada instala-se cornetas nas motas.
              Nome curioso...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                E os motoqueiros usarem roupa bem mais visível não ? Muitos têm uma atracção doentia por capacetes e roupa escura que não ajuda nada à noite.
                O problema é que, fora os casacos de pele (que são muito mais caros), há muito poucas opções fora do preto ou predominantemente preto. O meu casaco atual é preto, mas não tive grande escolha para o meu orçamento, pelo menos nos que tinham as proteções de melhor qualidade.

                Mas, mesmo de noite, duvido que o equipamento tenha um papel preponderante quando comparado com ter as luzes em bom estado. Bem mais preocupante, é aquele pessoal que mete luzes não homologadas nas motas, como aqueles piscas que não se veem, faróis que parecem os pontos de halogénio lá de casa ou com xénon chinês, etc. Mas depois são os mesmos que se queixam que a GNR anda na caça à multa quando levam multas de 3 dígitos, com apreensão do DUA e IPO-B...

                Comentário


                  #68
                  Nada tenho contra os motociclistas e até convivo bem com eles, tanto que até estou a ponderar ser um.

                  Mas há situações que vejo e que me tiram do sério envolvendo motociclistas. A pior de todas foi este Verão, vinha eu na faixa da esquerda a terminar uma ultrapassagem dentro dos limites legais e a preparar-me para voltar à faixa do meio, olho pelo espelho retrovisor antes e nada de perigo.

                  Quando vou iniciar a manobra de regresso à faixa do meio aparece uma moto não sei de onde, que me ultrapassava a altíssima velocidade pela direita e que por escassos cm não me levou a traseira do carro e provavelmente teria morto o autor da proeza. E a mim e os ocupantes, incluindo o meu filho. Nunca mais me esqueci desta besta.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                    O problema é que, fora os casacos de pele (que são muito mais caros), há muito poucas opções fora do preto ou predominantemente preto. O meu casaco atual é preto, mas não tive grande escolha para o meu orçamento, pelo menos nos que tinham as proteções de melhor qualidade.

                    Mas, mesmo de noite, duvido que o equipamento tenha um papel preponderante quando comparado com ter as luzes em bom estado. Bem mais preocupante, é aquele pessoal que mete luzes não homologadas nas motas, como aqueles piscas que não se veem, faróis que parecem os pontos de halogénio lá de casa ou com xénon chinês, etc. Mas depois são os mesmos que se queixam que a GNR anda na caça à multa quando levam multas de 3 dígitos, com apreensão do DUA e IPO-B...

                    Com a obrigatoriedade do IPO nas motos para breve, muita coisa irá mudar, espero.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                      Com a obrigatoriedade do IPO nas motos para breve, muita coisa irá mudar, espero.
                      Pouco vai adiantar, pois se forem como os carros, a pessoa mete de origem numa semana, se for um simples akrapovic é só tirar um e meter outro, com as luzes também. E se tiverem amigos nas IPOs até se safam

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                        Com a obrigatoriedade do IPO nas motos para breve, muita coisa irá mudar, espero.
                        A ver vamos se vem. Para o bem e para o mal, duvido.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          É assim que tu entendes mas não e assim que muitos dão a entender, sobretudo quando nem sequer agradecem minimamente.
                          Pois, algo que tento fazer sempre, agradecer. Mas também nem sempre dá para tirar as mãos do guiador..

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                            Nada tenho contra os motociclistas e até convivo bem com eles, tanto que até estou a ponderar ser um.

                            Mas há situações que vejo e que me tiram do sério envolvendo motociclistas. A pior de todas foi este Verão, vinha eu na faixa da esquerda a terminar uma ultrapassagem dentro dos limites legais e a preparar-me para voltar à faixa do meio, olho pelo espelho retrovisor antes e nada de perigo.

                            Quando vou iniciar a manobra de regresso à faixa do meio aparece uma moto não sei de onde, que me ultrapassava a altíssima velocidade pela direita e que por escassos cm não me levou a traseira do carro e provavelmente teria morto o autor da proeza. E a mim e os ocupantes, incluindo o meu filho. Nunca mais me esqueci desta besta.

                            Também já me aconteceu enquanto condutor de carro... só me pergunto, como é que o autor ainda está vivo?

                            Comentário


                              #74
                              Por essas e por outras é que uma mota era o meio de transporte perfeito para o meu trajeto diário (margem sul - miraflores) e prefiro passar 1h para cada lado em transportes e chegar com maior probabilidade inteiro a casa

                              Comentário


                                #75
                                Quantos destas mortes foram despite sozinhas?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                  Pouco vai adiantar, pois se forem como os carros, a pessoa mete de origem numa semana, se for um simples akrapovic é só tirar um e meter outro, com as luzes também. E se tiverem amigos nas IPOs até se safam
                                  Acredito que sim, mas isso acontece actualmente nos automóveis. Nada impede o dono de reverter após o IPO.

                                  Se a polícia fiscalizar as motas da mesma forma que fiscaliza os carros, torna-se tudo mais complicado para fazer aldrabices.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Isso e tudo fiscalizaçao. Quantas multas por ultrapassar pela direita?

                                    Mas multas de 140 com radares fixos ja e ok.

                                    Como e que vamos mudar a fiscalizacao?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                      Todos os dias apanho sustos a andar de mota.

                                      Ainda hoje um tipo meteu-se à minha frente vindo da faixa do meio, nao obstante eu estar na faixa e de lhe ter buzinado. Não teve contemplações e meteu-se à mesma, obrigando-me a travar a fundo.

                                      Resultado: nunca o tinha feito no passado, mas um pouco mais à frente ficou com o espelho pendurado.

                                      Sei que não o devia ter feito, nem tinha razão para tal, mas aconteceu ... pode ser que de agora em diante aquele condutor "profissional" respeite os outros que andam na estrada.
                                      Além de mitra agora também és juiz e achas que podes "aplicar a tua justiça"?

                                      Continua assim que vais virar estatística.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Ando de mota durante muitos dias por ano (a grande parte) e cada vez mais acho que as pessoas que tem carta de carro deviam ser obrigadas a fazer um exame de condução de mota.
                                        Digo isto porque andar de mota tornou-me melhor condutor e agora entendo mais o que o pessoal das motas sente. Acho que seria uma mais valia para os condutores de carros ter a experiencia do que é andar de mota no transito e haveria mais respeito de parte a parte.
                                        Quanto ao lane splitting, nao percebo porque não se torna legal e preto no branco (não há nada que diga que é ilegal, nem legal). Mas!!!! com restrições. Fazer lane splitting a mais de 50km/h é irresponsável e um perigo para a segurança rodoviária. Deve ser bem definidas as condições do lane spliting para não gerar situações abusivas e perigosas. Acho que é normal perceber que a mota passa, mas fazer lane splitting a 120km/h quando a transito vai a 80 não é sensato. No meio disto, lane spliting com pessoal a passar pela esquerda e direita é também irresponsavel, e por isso acho bem que se defina uma regra (para mim esquerda).
                                        Quanto a buzinar como se não houvesse amanhã para o pessoal se desviar é também absurdo e uma falta de respeito.
                                        É raro, apesar de haver, pessoal que não respeita as motas, inclusivé até tenta ver se temos um acidente... mas pessoal parvo existe em todo o lado.
                                        Editado pela última vez por Taveirada; 26 October 2017, 13:00.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                          Com isso dás a entender que é tudo responsabilidade dos motociclistas...

                                          Outra coisa que me fez confusão quando tirei a carta de mota foi a disparidade entre a teórica estar cheia de perguntas sobre equipamento de protecção e a displicência com que os instruendos andam nas aulas, sem luvas, de T-shirt e ténis de pano.
                                          Basta observares os carteiros fora dos centros urbanos e nenhum usa equipamento de protecção!

                                          Simplesmente a empresa obriga a generalidade deles a andarem de mota mas não lhes mete o equipamento essencial à disposição.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                            Basta observares os carteiros fora dos centros urbanos e nenhum usa equipamento de protecção!

                                            Simplesmente a empresa obriga a generalidade deles a andarem de mota mas não lhes mete o equipamento essencial à disposição.
                                            E a GNR, a patrulhar nas autoestradas a 200 de camisinha?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Como já disse neste ou noutro tópico, facilito sempre as motas e não me choca se, conforme dizes , andam a velocidade moderada e com cuidado a serpentear os carros, porque até pode ser ilegal mas eu não sou agente da autoridade nem juiz.

                                              Mas de resto, estou-me completamente a lixar para o facto de eles estarem ao sol e à chuva, é uma opção deles, tal como é opção de um automobilista com carro sem AC estar em pára-arranca no verão com 40 º dentro de um forno autêntico....
                                              Estar com 40º em cima de uma mota quente parada, com equipamento de protecção é pior que em qualquer carro sem A/C.
                                              Claro que é opção deles, mas também é opção minha, facilitar ou não. E não, não me estou a lixar para os outros.

                                              Comentário


                                                #83
                                                No inicio do ano tive uns problemas de saude e tive que passar umas horas na cirurgia de uma urgencia, e fiquei parvo com a quantidade de pessoal que entrava vitima de acidente de mota, por acaso andava com a ideia de comprar uma 600 para dar umas voltas e isso acabou por me fazer abandonar a ideia, aquela sensação de chegar ao hospital todo amarado com talas sem saber que lesões se tem deve ser uma coisa horrivel.

                                                Quanto á estrada em si, acho que há 2 grandes problemas, muito condutor que por alguma razão detesta os motociclistas e não facilita nada e muitos fazem manobras perigosas para com motociclistas. E claro como já disseram a infestação do pessoal das 125cc que pensam que as motas tem parachoques...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Nome curioso...
                                                  É só o nick

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                    São dados internos de companhias de seguros em Portugal. Soube por alguém que trabalha na área. Não o posso comprovar, é uma informação que vale o que vale, para mim vale na medida que condiciona o meu comportamento como motocilcista.

                                                    Não percebi muito bem essa dos casos diferentes.

                                                    E percebo muito menos essa posta de que as motas circulam a maioria do tempo em situação ilegal. Se tivesses a mínima noção da quantidade de pessoas que circulam a olhar para os telemóveis a conduzir automóveis não tinhas com certeza essa animosidade.
                                                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                    Já agora também gostava da fonte do mencionado

                                                    Cump.
                                                    Não me expliquei bem.
                                                    Numa situação de tráfego as motos acabam sempre por fazer "lane splitting" que é ilegal. E isso é das situações mais perigosas que há e onde há mais acidentes de moto.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                      O problema é que, fora os casacos de pele (que são muito mais caros), há muito poucas opções fora do preto ou predominantemente preto. O meu casaco atual é preto, mas não tive grande escolha para o meu orçamento, pelo menos nos que tinham as proteções de melhor qualidade.

                                                      Mas, mesmo de noite, duvido que o equipamento tenha um papel preponderante quando comparado com ter as luzes em bom estado. Bem mais preocupante, é aquele pessoal que mete luzes não homologadas nas motas, como aqueles piscas que não se veem, faróis que parecem os pontos de halogénio lá de casa ou com xénon chinês, etc. Mas depois são os mesmos que se queixam que a GNR anda na caça à multa quando levam multas de 3 dígitos, com apreensão do DUA e IPO-B...
                                                      Claro, uma coisa não invalida a outra.

                                                      Pelo menos os capacetes deviam ser mais coloridos ou até reflectirem tipo um colete.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                        Pois, algo que tento fazer sempre, agradecer. Mas também nem sempre dá para tirar as mãos do guiador..
                                                        Certo, alguns até abanam a cabeça ou levantam os dedos do guiador, basta isso.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                          Todos os dias apanho sustos a andar de mota.

                                                          Ainda hoje um tipo meteu-se à minha frente vindo da faixa do meio, nao obstante eu estar na faixa e de lhe ter buzinado. Não teve contemplações e meteu-se à mesma, obrigando-me a travar a fundo.

                                                          Resultado: nunca o tinha feito no passado, mas um pouco mais à frente ficou com o espelho pendurado.

                                                          Sei que não o devia ter feito, nem tinha razão para tal, mas aconteceu ... pode ser que de agora em diante aquele condutor "profissional" respeite os outros que andam na estrada.
                                                          O meu conselho é que não faças isso pois imagina que o gajo faz queixa à polícia, e ainda para mais se ele trouxer testemunhas no carro e/ou se houver video-vigilância nessa zona, já viste o caldinho em que te metes, é que dependendo do carro, um retrovisor pode custar várias centenas de euros + todas as chatices que daí advêm.

                                                          Para além de haver gente mais maluca que te pode perseguir se não houver trânsito e o carro for mais rápido que a tua mota.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                            Ando de mota durante muitos dias por ano (a grande parte) e cada vez mais acho que as pessoas que tem carta de carro deviam ser obrigadas a fazer um exame de condução de mota.
                                                            Digo isto porque andar de mota tornou-me melhor condutor e agora entendo mais o que o pessoal das motas sente. Acho que seria uma mais valia para os condutores de carros ter a experiencia do que é andar de mota no transito e haveria mais respeito de parte a parte.
                                                            Quanto ao lane splitting, nao percebo porque não se torna legal e preto no branco (não há nada que diga que é ilegal, nem legal). Mas!!!! com restrições. Fazer lane splitting a mais de 50km/h é irresponsável e um perigo para a segurança rodoviária. Deve ser bem definidas as condições do lane spliting para não gerar situações abusivas e perigosas. Acho que é normal perceber que a mota passa, mas fazer lane splitting a 120km/h quando a transito vai a 80 não é sensato. No meio disto, lane spliting com pessoal a passar pela esquerda e direita é também irresponsavel, e por isso acho bem que se defina uma regra (para mim esquerda).
                                                            Quanto a buzinar como se não houvesse amanhã para o pessoal se desviar é também absurdo e uma falta de respeito.
                                                            É raro, apesar de haver, pessoal que não respeita as motas, inclusivé até tenta ver se temos um acidente... mas pessoal parvo existe em todo o lado.
                                                            Isso dos condutores terem que fazer exame tambem de mota é só ridículo.

                                                            Para isso faziam também de pesados de passageiros e mercadorias para verem o quanto estes condutores têm vida dificil no dia a dia porque ninguém lhes facilita muitas vezes e torna-se complicado andar assim na estrada.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                              Estar com 40º em cima de uma mota quente parada, com equipamento de protecção é pior que em qualquer carro sem A/C.
                                                              Claro que é opção deles, mas também é opção minha, facilitar ou não. E não, não me estou a lixar para os outros.
                                                              Não me estou a lixar para os outros tanto é que lhes facilito sempre, seja às motas, carros, autocarros, etc.

                                                              Estou-me a lixar e para os 40º. Isso não é argumento, eles já sabem ao que vão e ainda podem passar entre os carros, os automóveis não.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X