Originalmente Colocado por fapoc
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Acidentes de moto - um problema que se agravou este ano
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Portugal sempre teve números negros na sinistralidade, maus condutores e motociclistas, é cultural, com este aumento de vendas das 125 no últimos anos, mandou para a estrada muitos novos motociclistas sem skills, seria de esperar um aumento de sinistros nas motas, o mais certo é o aumento até nem ser proporcional ao aumento de motas nos últimos 8 anos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por PePa Ver PostOnde é que já se viu um motociclista avisar da sua passagem para não falecer... sujeito a incomodar alguém....
Só digo isto, os automobilistas que ficam enxofrados por ver motas a passar entre os carros (com velocidade relativa moderada e sem exageros de serpentear), devem colocar o ego de parte e pensar:
1. O gajo vai à chuva / frio / sol, eu estou aqui climatizado, facilitar a passagem não me causa nenhum constrangimento que não ao ego.
2. Quanto mais filtrarem o trânsito, menos trânsito fica
3. Se é ilegal, é tótó, em muitos sítios é legal, ajuda na fluidez, na poluição etc
4. Andar na estrada não é uma competição, e as motas são muito mais vulneráveis. Ser tolerante não é "ser papado".
Sim há quem faça asneira e abuse. So what?! Nos carros não?!
Vamos generalizar?
On topic e fugindo das guerras de intolerância.
Falar em aumento de número de mortos sem falar no aumento de número de motos e/ou número de kms feitos, não diz coisa nenhuma.
Não podemos retirar conclusões do ar, se é disto ou daquilo, pois pode muito bem ser apenas "normal".
Mas de resto, estou-me completamente a lixar para o facto de eles estarem ao sol e à chuva, é uma opção deles, tal como é opção de um automobilista com carro sem AC estar em pára-arranca no verão com 40 º dentro de um forno autêntico....
Comentário
-
Originalmente Colocado por jogador89 Ver PostO problema é este, e também a falta de visão perante a mota, uma mota é menos visivel. Tenho por habito dar uma apitadela para assinalar a minha presença para evitar esses males, pois o mal é do mais pequeno
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostE os motoqueiros usarem roupa bem mais visível não ? Muitos têm uma atracção doentia por capacetes e roupa escura que não ajuda nada à noite.
De noite existe umas braceletes florescentes. Mas a maioria dos casacos são escuros, se não forem totalmente têm uma parte. Os capacetes é mais por gosto pessoal e €€€€, um simples preto ou branco mais ou menos custa em média 100€, e um daqueles todos coloridos do Rossi da AGV
minimos 400/500€Editado pela última vez por jogador89; 26 October 2017, 12:24.
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostE os motoqueiros usarem roupa bem mais visível não ? Muitos têm uma atracção doentia por capacetes e roupa escura que não ajuda nada à noite.
Mas, mesmo de noite, duvido que o equipamento tenha um papel preponderante quando comparado com ter as luzes em bom estado. Bem mais preocupante, é aquele pessoal que mete luzes não homologadas nas motas, como aqueles piscas que não se veem, faróis que parecem os pontos de halogénio lá de casa ou com xénon chinês, etc. Mas depois são os mesmos que se queixam que a GNR anda na caça à multa quando levam multas de 3 dígitos, com apreensão do DUA e IPO-B...
Comentário
-
Nada tenho contra os motociclistas e até convivo bem com eles, tanto que até estou a ponderar ser um.
Mas há situações que vejo e que me tiram do sério envolvendo motociclistas. A pior de todas foi este Verão, vinha eu na faixa da esquerda a terminar uma ultrapassagem dentro dos limites legais e a preparar-me para voltar à faixa do meio, olho pelo espelho retrovisor antes e nada de perigo.
Quando vou iniciar a manobra de regresso à faixa do meio aparece uma moto não sei de onde, que me ultrapassava a altíssima velocidade pela direita e que por escassos cm não me levou a traseira do carro e provavelmente teria morto o autor da proeza. E a mim e os ocupantes, incluindo o meu filho. Nunca mais me esqueci desta besta.
Comentário
-
Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostO problema é que, fora os casacos de pele (que são muito mais caros), há muito poucas opções fora do preto ou predominantemente preto. O meu casaco atual é preto, mas não tive grande escolha para o meu orçamento, pelo menos nos que tinham as proteções de melhor qualidade.
Mas, mesmo de noite, duvido que o equipamento tenha um papel preponderante quando comparado com ter as luzes em bom estado. Bem mais preocupante, é aquele pessoal que mete luzes não homologadas nas motas, como aqueles piscas que não se veem, faróis que parecem os pontos de halogénio lá de casa ou com xénon chinês, etc. Mas depois são os mesmos que se queixam que a GNR anda na caça à multa quando levam multas de 3 dígitos, com apreensão do DUA e IPO-B...
Com a obrigatoriedade do IPO nas motos para breve, muita coisa irá mudar, espero.
Comentário
-
Originalmente Colocado por freefall2900 Ver PostCom a obrigatoriedade do IPO nas motos para breve, muita coisa irá mudar, espero.
Comentário
-
Originalmente Colocado por freefall2900 Ver PostNada tenho contra os motociclistas e até convivo bem com eles, tanto que até estou a ponderar ser um.
Mas há situações que vejo e que me tiram do sério envolvendo motociclistas. A pior de todas foi este Verão, vinha eu na faixa da esquerda a terminar uma ultrapassagem dentro dos limites legais e a preparar-me para voltar à faixa do meio, olho pelo espelho retrovisor antes e nada de perigo.
Quando vou iniciar a manobra de regresso à faixa do meio aparece uma moto não sei de onde, que me ultrapassava a altíssima velocidade pela direita e que por escassos cm não me levou a traseira do carro e provavelmente teria morto o autor da proeza. E a mim e os ocupantes, incluindo o meu filho. Nunca mais me esqueci desta besta.
Também já me aconteceu enquanto condutor de carro... só me pergunto, como é que o autor ainda está vivo?
Comentário
-
Originalmente Colocado por jogador89 Ver PostPouco vai adiantar, pois se forem como os carros, a pessoa mete de origem numa semana, se for um simples akrapovic é só tirar um e meter outro, com as luzes também. E se tiverem amigos nas IPOs até se safam
Se a polícia fiscalizar as motas da mesma forma que fiscaliza os carros, torna-se tudo mais complicado para fazer aldrabices.
Comentário
-
Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostTodos os dias apanho sustos a andar de mota.
Ainda hoje um tipo meteu-se à minha frente vindo da faixa do meio, nao obstante eu estar na faixa e de lhe ter buzinado. Não teve contemplações e meteu-se à mesma, obrigando-me a travar a fundo.
Resultado: nunca o tinha feito no passado, mas um pouco mais à frente ficou com o espelho pendurado.
Sei que não o devia ter feito, nem tinha razão para tal, mas aconteceu ... pode ser que de agora em diante aquele condutor "profissional" respeite os outros que andam na estrada.
Continua assim que vais virar estatística.
Comentário
-
Ando de mota durante muitos dias por ano (a grande parte) e cada vez mais acho que as pessoas que tem carta de carro deviam ser obrigadas a fazer um exame de condução de mota.
Digo isto porque andar de mota tornou-me melhor condutor e agora entendo mais o que o pessoal das motas sente. Acho que seria uma mais valia para os condutores de carros ter a experiencia do que é andar de mota no transito e haveria mais respeito de parte a parte.
Quanto ao lane splitting, nao percebo porque não se torna legal e preto no branco (não há nada que diga que é ilegal, nem legal). Mas!!!! com restrições. Fazer lane splitting a mais de 50km/h é irresponsável e um perigo para a segurança rodoviária. Deve ser bem definidas as condições do lane spliting para não gerar situações abusivas e perigosas. Acho que é normal perceber que a mota passa, mas fazer lane splitting a 120km/h quando a transito vai a 80 não é sensato. No meio disto, lane spliting com pessoal a passar pela esquerda e direita é também irresponsavel, e por isso acho bem que se defina uma regra (para mim esquerda).
Quanto a buzinar como se não houvesse amanhã para o pessoal se desviar é também absurdo e uma falta de respeito.
É raro, apesar de haver, pessoal que não respeita as motas, inclusivé até tenta ver se temos um acidente... mas pessoal parvo existe em todo o lado.Editado pela última vez por Taveirada; 26 October 2017, 13:00.
Comentário
-
Originalmente Colocado por PePa Ver PostCom isso dás a entender que é tudo responsabilidade dos motociclistas...
Outra coisa que me fez confusão quando tirei a carta de mota foi a disparidade entre a teórica estar cheia de perguntas sobre equipamento de protecção e a displicência com que os instruendos andam nas aulas, sem luvas, de T-shirt e ténis de pano.
Simplesmente a empresa obriga a generalidade deles a andarem de mota mas não lhes mete o equipamento essencial à disposição.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Stormskaer Ver PostBasta observares os carteiros fora dos centros urbanos e nenhum usa equipamento de protecção!
Simplesmente a empresa obriga a generalidade deles a andarem de mota mas não lhes mete o equipamento essencial à disposição.
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostComo já disse neste ou noutro tópico, facilito sempre as motas e não me choca se, conforme dizes , andam a velocidade moderada e com cuidado a serpentear os carros, porque até pode ser ilegal mas eu não sou agente da autoridade nem juiz.
Mas de resto, estou-me completamente a lixar para o facto de eles estarem ao sol e à chuva, é uma opção deles, tal como é opção de um automobilista com carro sem AC estar em pára-arranca no verão com 40 º dentro de um forno autêntico....
Claro que é opção deles, mas também é opção minha, facilitar ou não. E não, não me estou a lixar para os outros.
Comentário
-
No inicio do ano tive uns problemas de saude e tive que passar umas horas na cirurgia de uma urgencia, e fiquei parvo com a quantidade de pessoal que entrava vitima de acidente de mota, por acaso andava com a ideia de comprar uma 600 para dar umas voltas e isso acabou por me fazer abandonar a ideia, aquela sensação de chegar ao hospital todo amarado com talas sem saber que lesões se tem deve ser uma coisa horrivel.
Quanto á estrada em si, acho que há 2 grandes problemas, muito condutor que por alguma razão detesta os motociclistas e não facilita nada e muitos fazem manobras perigosas para com motociclistas. E claro como já disseram a infestação do pessoal das 125cc que pensam que as motas tem parachoques...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Two Ver PostSão dados internos de companhias de seguros em Portugal. Soube por alguém que trabalha na área. Não o posso comprovar, é uma informação que vale o que vale, para mim vale na medida que condiciona o meu comportamento como motocilcista.
Não percebi muito bem essa dos casos diferentes.
E percebo muito menos essa posta de que as motas circulam a maioria do tempo em situação ilegal. Se tivesses a mínima noção da quantidade de pessoas que circulam a olhar para os telemóveis a conduzir automóveis não tinhas com certeza essa animosidade.Originalmente Colocado por ice Ver PostJá agora também gostava da fonte do mencionado
Cump.
Numa situação de tráfego as motos acabam sempre por fazer "lane splitting" que é ilegal. E isso é das situações mais perigosas que há e onde há mais acidentes de moto.
Comentário
-
Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostO problema é que, fora os casacos de pele (que são muito mais caros), há muito poucas opções fora do preto ou predominantemente preto. O meu casaco atual é preto, mas não tive grande escolha para o meu orçamento, pelo menos nos que tinham as proteções de melhor qualidade.
Mas, mesmo de noite, duvido que o equipamento tenha um papel preponderante quando comparado com ter as luzes em bom estado. Bem mais preocupante, é aquele pessoal que mete luzes não homologadas nas motas, como aqueles piscas que não se veem, faróis que parecem os pontos de halogénio lá de casa ou com xénon chinês, etc. Mas depois são os mesmos que se queixam que a GNR anda na caça à multa quando levam multas de 3 dígitos, com apreensão do DUA e IPO-B...
Pelo menos os capacetes deviam ser mais coloridos ou até reflectirem tipo um colete.
Comentário
-
Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostTodos os dias apanho sustos a andar de mota.
Ainda hoje um tipo meteu-se à minha frente vindo da faixa do meio, nao obstante eu estar na faixa e de lhe ter buzinado. Não teve contemplações e meteu-se à mesma, obrigando-me a travar a fundo.
Resultado: nunca o tinha feito no passado, mas um pouco mais à frente ficou com o espelho pendurado.
Sei que não o devia ter feito, nem tinha razão para tal, mas aconteceu ... pode ser que de agora em diante aquele condutor "profissional" respeite os outros que andam na estrada.
Para além de haver gente mais maluca que te pode perseguir se não houver trânsito e o carro for mais rápido que a tua mota.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Taveirada Ver PostAndo de mota durante muitos dias por ano (a grande parte) e cada vez mais acho que as pessoas que tem carta de carro deviam ser obrigadas a fazer um exame de condução de mota.
Digo isto porque andar de mota tornou-me melhor condutor e agora entendo mais o que o pessoal das motas sente. Acho que seria uma mais valia para os condutores de carros ter a experiencia do que é andar de mota no transito e haveria mais respeito de parte a parte.
Quanto ao lane splitting, nao percebo porque não se torna legal e preto no branco (não há nada que diga que é ilegal, nem legal). Mas!!!! com restrições. Fazer lane splitting a mais de 50km/h é irresponsável e um perigo para a segurança rodoviária. Deve ser bem definidas as condições do lane spliting para não gerar situações abusivas e perigosas. Acho que é normal perceber que a mota passa, mas fazer lane splitting a 120km/h quando a transito vai a 80 não é sensato. No meio disto, lane spliting com pessoal a passar pela esquerda e direita é também irresponsavel, e por isso acho bem que se defina uma regra (para mim esquerda).
Quanto a buzinar como se não houvesse amanhã para o pessoal se desviar é também absurdo e uma falta de respeito.
É raro, apesar de haver, pessoal que não respeita as motas, inclusivé até tenta ver se temos um acidente... mas pessoal parvo existe em todo o lado.
Para isso faziam também de pesados de passageiros e mercadorias para verem o quanto estes condutores têm vida dificil no dia a dia porque ninguém lhes facilita muitas vezes e torna-se complicado andar assim na estrada.
Comentário
-
Originalmente Colocado por PePa Ver PostEstar com 40º em cima de uma mota quente parada, com equipamento de protecção é pior que em qualquer carro sem A/C.
Claro que é opção deles, mas também é opção minha, facilitar ou não. E não, não me estou a lixar para os outros.
Estou-me a lixar e para os 40º. Isso não é argumento, eles já sabem ao que vão e ainda podem passar entre os carros, os automóveis não.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário