Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Suíça

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
    O Portugues queixa-se sempre.

    Eu nao sei se és de lisboa. Eu ganhava 1200 limpos/mes na Critical e agora tiro 7000/mes. Difiiclmente sao 3x mais. Eu vivia num quarto em coimbra e tinha um 206 hdi de 2 lugares e nunca comia fora.

    Agora tenho um t3, um gla 200, comprei um t3 na maia e saio 5x/semana. Oh sim nao compensa nada :D
    Só uma questão: existem outras marcas de carros, não é preciso de comprar sempre o trio!
    Eu estou proibido de comprar um carro da marca trio, senão lá sou mais um emigrante na estrada!

    Comentário


      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
      Sim em Portugal 1 casal ganha 1500/mes? Aqui 8000 (a nivelar por baixo) porque 2 engenheiros tiram 15 000/mes. E aqui tens 3% desemprego e Portugal 10%?

      As contas nao assim tao faceis. Enquanto em Portugal tens 10% a viver bem aqui tens 10% a viver mal.
      8K mes? Isso brutos ou net? De qualquer forma acho que estas a nivelar por alto e nao por baixo.

      Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
      Não esquecer que há sempre ajudas para quem tem filhos e menos impostos etc etc
      Mas mesmo assim 6k mês também acho curto para 3 filhos.
      Seguro de saúde pago 270CHF com franquia de 700CHF... Comer fora não falo porque onde trabalho é tudo extremamente caro... Por isso quando pago 30 CHF por uma refeição completa é bom.

      Agora a questão é, se és licenciado (eu não sou) ou tens um negócio que anda bem aqui podes ganhar dinheiro a sério... Só diz que não mesmo os portugueses, curioso é que não vão embora.

      Eu não ganho 5k limpos mês e mesmo assim sobra mais do que poderia ganhar em PT. Para mim para já não há opção de voltar mesmo sabendo os defeitos e virtudes de ambos os países.
      Eu pagava 300 do meu seguro de saude, 350 da mulher, 150 das duas miudas mais velhas e 90 da mais pequena Isto o mais barato que encontrei na altura. Tinha ajudas comunais sim senhor, pagava apenas as complementares, no global pagava menos de 200 paus por mes.

      Eu tambem nao sou licenciado ( muita pena minha ) e dificilmente conseguiria abrir negocios por la. Nunca ia conseguir ter o capital necessario para isso a trabalhar no ramo que trabalhei.

      Eu nao tirava 3500/mes, devido a escola da miuda mais nova, a mulher nao podia trabalhar a tempo inteiro devido ao preço das cresces + alimentaçao.... tinha outro tipo de regalias, mas o mes de janeiro nao perdoava

      Conheço muitos tugas que ainda ai estao, uns adoram isso, outros so ai estao porque ja nao tem idade para arranjar trabalho em PT senao ja tinha voltado para casa a muitos anos....

      Como disse no inicio, conheci o bom e o mau da Suiça, nao me arrependo, foi uma experiencia de vida e uma aprendizagem enorme a nivel pessoal e profissional.

      Tenho algumas boas recordaçoes, mas hoje, acho que nao conseguiria voltar para a Suiça mesmo se fosse para eu e a mulher trabalhar a tempo inteiro e com salarios limpos de 4K/mes cada.

      Aprendi a valorizar outras coisas na vida que ai nao tinha e dificilmente iria ter. A vida nao se resume a trabalhar e amear uns trocos para ir torrar a PT em Agosto

      No entanto, respeito a opiniao de cada um.

      Comentário


        Voltou o tópico do gabanço!
        Enjoa estarem a chamar estupidos aos pobres (literalmente) que ficaram em Portugal.
        Enfim quando há palas é isto

        Comentário


          Superfast eu e a minha mulher somos engenheiros, onde é que assinamos para ganhar 15k por mês cada um?

          360K por ano, bastava estar aí 3 anitos a comer atum e vínhamos embora.

          Comentário


            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            Voltou o tópico do gabanço!
            Enjoa estarem a chamar estupidos aos pobres (literalmente) que ficaram em Portugal.
            Enfim quando há palas é isto
            Nem toda a gente precisa de emigrar. Uns emigram por motivos financeiros outros por carreira. Os meus chefes sao britanicos e nao estao aqui pelo dinheiro. Zurique oferece tudo o que Londres oferece mas sem o stress de 1 cidade grande (segundo eles).

            Outros estao aqui pelo beneficios a longo prazo: um holandes vai trabalhar ate aos 62 e depois vai para Portugal para se reformar e jogar golfe.

            Se fosse a chamar estupido nao seria aos que ficam mas apenas os que ficam e se queixam de contas para pagar.

            Há muita gente que nao precisa de emigrar felizmente. Mas convem nao focar apenas nos aspectos negativos da emigração (isso acontece independentemente do pais de destino/origem).

            Eu recebi na minha equipa 1 polaca e 1 hungara e as primeiras impressoes sao negativas devido ao formalismo: Nao e possivel arranjar apartamento ao negro e toda a gente tem acesso ao teu salario. Para elas é 1 horror.

            Para mim a primeira regra para 1 boa emigraçao e fechar os ouvidos a opinioes sem fundamento e ver os factos de cada cidade.

            Por exemplo conheço pessoas que falam espectacular de Lisboa. 1 investigaçao de 15 minutos e o pai tem 3 apartamentos e ofereceu 100 000 euros para começar 1 negocio.

            É muito diferente de tipos que conheço que vieram para aqui com 50 escudos e agora tem negocios com lucros de 1 milhao/ano. A historia toda demora sempre.

            Tambem tenho amigos que estao no Porto massivamente bem mas o sogro ofereceu a vivenda e os 2 carros quando casou. Esses vao pintar Portugal como o melhor Pais do mundo.

            Eu tenho clientes (wealth management) que a Suiça e o melhor pais do mundo. Onde podes deixar os 2 ferraris na rua e ninguem vem-te incomodar com fotos porque um ferrari e bastante comum como asset (200 a 400 000 chf nao e tao impressionante como resto da europa).

            Por isso precisas sempre do contexto todo.

            Agora se e mais facil vingar na Suiça do que Portugal? Sem duvida. E isso para mim e qualidade de vida.

            Agora nao quer dizer que nao seja possivel ser medico, bate chapas, cozinhas etc. Quando comprei a minha cozinha o mes passado o vendedor estava a vender uma cozinha de 53 000 euros para 1 vivenda no Porto.

            Comentário


              Originalmente Colocado por DBB Ver Post
              Superfast eu e a minha mulher somos engenheiros, onde é que assinamos para ganhar 15k por mês cada um?

              360K por ano, bastava estar aí 3 anitos a comer atum e vínhamos embora.
              Não é cada um :D So se arranjarem contractor os 2. É 15000 limpos/casal. Sao 180 000. E se fores ver nem e 1 valor elevado por casal.

              Depende do estilo de vida.

              Comentário


                Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                Só uma questão: existem outras marcas de carros, não é preciso de comprar sempre o trio!
                Eu estou proibido de comprar um carro da marca trio, senão lá sou mais um emigrante na estrada!
                Aqui o modelo mais vendido é o Skoda Octavia por isso nao te preocupes.

                Existe grande competição entre Skoda VW e Mercedes. Agora a Seat também está em grande foco.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                  Não é cada um :D So se arranjarem contractor os 2. É 15000 limpos/casal. Sao 180 000. E se fores ver nem e 1 valor elevado por casal.

                  Depende do estilo de vida.
                  Não precisas de sair de Portugal para ganhar perto disso.

                  Em Portugal, em IT ou telecomunicações, um casal de engenheiros com 10 ou 15 anos de experiência, levam facilmente para casa 10 mil euros limpos por mês (5 mil cada um), em regime de contractor. Conheço dezenas de engenheiros em Portugal a ganharem isto. Tenho amigos meus a ganharem isto na NOS, Vodafone, Nokia e Ericsson, todos em Lisboa.

                  A mim já me ofereceram isto em Portugal (mais precisamente na Ericsson) e recusei. Regime de contractor é do pior que há. 12 a 15 horas diárias de trabalho, 6 dias por semana, sem direito a subsídio de desemprego, contratos de 6 meses em que se o projecto não se renovar/estender a incerteza sobre o teu futuro é enorme.
                  É um regime aliciente para quem não tem filhos. Eu como tenho filhos, prezo a estabilidade profissional e prefiro ganhar 3 a 4 vezes menos.

                  Comentário


                    Onde estou a trabalhar agora, numa multinacional em Lisboa, uma colega minha esteve vários anos aqui a trabalhar, em regime de contractor a levar 6 mil euros limpos para casa todos os meses.
                    Entretanto engravidou e preferiu a estabilidade profissional ao dinheiro. Chegou a acordo com a empresa e passou aos quadros, a ganhar 3 vezes menos. E ficou toda contente.

                    O dinheiro não é tudo.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                      Não precisas de sair de Portugal para ganhar perto disso.

                      Em Portugal, em IT ou telecomunicações, um casal de engenheiros com 10 ou 15 anos de experiência, levam facilmente para casa 10 mil euros limpos por mês (5 mil cada um), em regime de contractor. Conheço dezenas de engenheiros em Portugal a ganharem isto. Tenho amigos meus a ganharem isto na NOS, Vodafone, Nokia e Ericsson, todos em Lisboa.

                      A mim já me ofereceram isto em Portugal (mais precisamente na Ericsson) e recusei. Regime de contractor é do pior que há. 12 a 15 horas diárias de trabalho, 6 dias por semana, sem direito a subsídio de desemprego, contratos de 6 meses em que se o projecto não se renovar/estender a incerteza sobre o teu futuro é enorme.
                      É um regime aliciente para quem não tem filhos. Eu como tenho filhos, prezo a estabilidade profissional e prefiro ganhar 3 a 4 vezes menos.
                      IT mesmo contractor esses valores dão uma belissima rate para Portugal.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por swap Ver Post
                        IT mesmo contractor esses valores dão uma belissima rate para Portugal.
                        Um colega meu saiu o mês passado da empresa onde eu estou para ir para Madrid com uma daily rate de 500 euros. A 6 dias laborais por semana dá a módica quantia de 12 mil euros mensais. Não me recordo se foi para a Vodafone ou para a Orange.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                          Um colega meu saiu o mês passado da empresa onde eu estou para ir para Madrid com uma daily rate de 500 euros. A 6 dias laborais por semana dá a módica quantia de 12 mil euros mensais. Não me recordo se foi para a Vodafone ou para a Orange.
                          Fora sim, mas telco não faço ideia dos valores. Em IT fora sao rates normais, na swisss consegue-se relativamente bem 1k ou menos com expenses pagas para quem quer morar nos seu home country.

                          Comentário


                            São todos ricos neste fórum.. Pelo menos sabem escrever. Há por aqui alguém que não ganhe milhares de € mensais?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Castanholas Ver Post
                              São todos ricos neste fórum.. Pelo menos sabem escrever. Há por aqui alguém que não ganhe milhares de € mensais?
                              Eu

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                Eu
                                Mais um aqui. Estou com o RSI e a fazer biscates por fora...

                                Comentário


                                  um dia ainda me hão-de provar que contractor rende mais.... sempre que um amigo meu me vem com essa conversa, eu sento-me com ele, bloco de notas e começamos a fazer contas.

                                  quanto se contabiliza bónus anuais, pensão privada, seguros de vida, seguros de saúde para a família inteira, mais uma série de outras regalias, chegamos sempre à conclusão que o contractor ganha ligeiramente mais, mas que claramente não compensa a precariedade de ter de trabalhar mais horas e ter de arranjar novos contratos a cada 6 meses / 1 ano.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                                    Superfast eu e a minha mulher somos engenheiros, onde é que assinamos para ganhar 15k por mês cada um?

                                    360K por ano, bastava estar aí 3 anitos a comer atum e vínhamos embora.
                                    Ele não está a dizer a verdade completa.

                                    https://www.glassdoor.co.uk/Salaries...12,20_SDAS.htm

                                    A grande maioria das posições de engenharia estão entre os 80 e os 130k anuais. Mas nos escalões mais altos há claramente salarios de 15-20mil mensais.


                                    Sei destes valores porque também os vi não para engenharia mas pra scientistas.
                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    Nem toda a gente precisa de emigrar. Uns emigram por motivos financeiros outros por carreira. Os meus chefes sao britanicos e nao estao aqui pelo dinheiro. Zurique oferece tudo o que Londres oferece mas sem o stress de 1 cidade grande (segundo eles).
                                    É isto. Eu emigrei porque como cientista nem arranjava emprego em Portugal. Pra não falar da competição que são as bolsas da FCT. Cá fora ainda por cima há mais ligações a empresas e mais facilmente se muda de "ares".

                                    Mas o meu destino de ferias/regresso continua a ser Portugal.


                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    Não é cada um :D So se arranjarem contractor os 2. É 15000 limpos/casal. Sao 180 000. E se fores ver nem e 1 valor elevado por casal.

                                    Depende do estilo de vida.
                                    Ok só vi isto agora. Sendo assim sim, é facil.
                                    Bastante fácil até para qualquer casal com curso superior, quanto mais com experiencia...
                                    Editado pela última vez por krendam; 20 December 2017, 10:13.

                                    Comentário


                                      A ideia de contractor nao e em todos os casos ganhar mais.
                                      E a liberdade de tirar 2 ou 3 meses ferias.

                                      A vantagem aqui é que um contractor tem subsidio desemprego.

                                      Existe um maximo mas nao sei o valor.

                                      Em Portugal é muito mais instavel pelas razoes descritas pelo MVA.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                        A ideia de contractor nao e em todos os casos ganhar mais.
                                        E a liberdade de tirar 2 ou 3 meses ferias.

                                        A vantagem aqui é que um contractor tem subsidio desemprego.

                                        Existe um maximo mas nao sei o valor.

                                        Em Portugal é muito mais instavel pelas razoes descritas pelo MVA.
                                        Pra isso não é preferível ficar num país como Holanda?
                                        Eu tive durante 4 anos direito a 41 dias de férias por ano.

                                        Soube de uma empresa em Groningen que estava a oferecer 50 dias de ferias por ano mais 60k (o que dá 3200 euros limpos). O emprego são quase 8 horas diarias como engenheiro de production plant.

                                        Comentário


                                          Há uns anos atrás chegaram-me a ofercer uma proposta das Nações Unidas (mais concretamente o ITU-UN - departamento de standarizações de telecomunicações) como contractor em Genebra (cidade caríssima). Projecto de 2 anos a ganhar 110 mil USD anuais (pagavam em dolares). Na altura fiz as contas e cheguei à conclusão que provavelmente ia passar necessidades com esse vencimento. Lembro-me que na altura, depois de fazer contas tinha chegado à conclusão de que conseguia ter uma vida mais folgada mantendo-me em PT com 1500 euros brutos mensais.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                            Pra isso não é preferível ficar num país como Holanda?
                                            Eu tive durante 4 anos direito a 41 dias de férias por ano.

                                            Soube de uma empresa em Groningen que estava a oferecer 50 dias de ferias por ano mais 60k (o que dá 3200 euros limpos). O emprego são quase 8 horas diarias como engenheiro de production plant.
                                            A Holanda é preferivel porque tem um regime que te dá 10 anos de isenção em pagamento de impostos (similar ao que Portugal tem para os reformados, só que lá é para os trabalhadores). Juntando a isenção de impostos aos altos salários (ainda por cima és pago em euros) é uma proposta imbativel. Mas atenção que a Holanda tem um custo de vida altíssimo.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                              A Holanda é preferivel porque tem um regime que te dá 10 anos de isenção em pagamento de impostos (similar ao que Portugal tem para os reformados, só que lá é para os trabalhadores). Juntando a isenção de impostos aos altos salários (ainda por cima és pago em euros) é uma proposta imbativel. Mas atenção que a Holanda tem um custo de vida altíssimo.
                                              E holandeses.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                A Holanda é preferivel porque tem um regime que te dá 10 anos de isenção em pagamento de impostos (similar ao que Portugal tem para os reformados, só que lá é para os trabalhadores). Juntando a isenção de impostos aos altos salários (ainda por cima és pago em euros) é uma proposta imbativel. Mas atenção que a Holanda tem um custo de vida altíssimo.
                                                Portugal nao tem isencao mas tem reducao, para isso é preciso estar no mínimo 5 anos fora do país.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                  A Holanda é preferivel porque tem um regime que te dá 10 anos de isenção em pagamento de impostos (similar ao que Portugal tem para os reformados, só que lá é para os trabalhadores). Juntando a isenção de impostos aos altos salários (ainda por cima és pago em euros) é uma proposta imbativel. Mas atenção que a Holanda tem um custo de vida altíssimo.
                                                  Altíssimo...mais ou menos.
                                                  Certas coisas sao mais baratas. Carros custam o mesmo que Portugal mas os impostos nos carros sao mais altos.

                                                  Pra pessoa normal não faz diferença:
                                                  - bom transporte publico (crianças em idade escolar não pagam transportes publicos)
                                                  - possibilidade de ir pro emprego de bike
                                                  - varios voos low cost


                                                  Os custo de vida de Amsterdão e Lisboa são equiparaveis considerando o poder de compra de cada cidade.
                                                  https://www.numbeo.com/cost-of-livin...atchComparison

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                    Não precisas de sair de Portugal para ganhar perto disso.

                                                    Em Portugal, em IT ou telecomunicações, um casal de engenheiros com 10 ou 15 anos de experiência, levam facilmente para casa 10 mil euros limpos por mês (5 mil cada um), em regime de contractor. Conheço dezenas de engenheiros em Portugal a ganharem isto. Tenho amigos meus a ganharem isto na NOS, Vodafone, Nokia e Ericsson, todos em Lisboa.

                                                    A mim já me ofereceram isto em Portugal (mais precisamente na Ericsson) e recusei. Regime de contractor é do pior que há. 12 a 15 horas diárias de trabalho, 6 dias por semana, sem direito a subsídio de desemprego, contratos de 6 meses em que se o projecto não se renovar/estender a incerteza sobre o teu futuro é enorme.
                                                    É um regime aliciente para quem não tem filhos. Eu como tenho filhos, prezo a estabilidade profissional e prefiro ganhar 3 a 4 vezes menos.
                                                    Aqui por Dublin os contractors tem o mesmo horário do resto, penso eu de que.

                                                    O meu interesse agora é tirar os 5 mil líquidos em Portugal a trabalhar 5 dias por semana e 7,5 horas por dia. É um projecto...

                                                    E ja agora, esses 5 mil líquidos enganam, a nao ser que trabalhem 12 meses. Caso contrário sao 11 meses de trabalho (1 mes de férias, vá, na loucura). Isto dá 5000 * 11 = 55000 / 14 meses = 3920€ liquidos se recebessem a 14 meses. Se trabalharem mesmo essas 12 horas durante 6 dias por semana até dá para fazer contas interessantes ao valor/hora.

                                                    Comentário


                                                      Só estive em Amesterdão uma semana. A conclusão a que cheguei nessa semana, foi que precisava ganhar (limpos) pelo menos 3.5 vezes mais em Amesterdão para manter o mesmo estilo de vida que tenho em Lisboa. Mas isto foi numa experiência de uma semana, provavelmente a realidade seria diferente.

                                                      Comentário


                                                        Gosto sempre de ver os emigrantes a debitar treta para se convencerem a eles próprios que é bom estar emigrado....
                                                        Qual é o preço de sair do trabalho e de antes de 8r buscar os miúdos ou ir. Para casa, dar um salto a casa dos pais para ver se estão bem e comer um pão com manteiga e uma maçã que a mamã faz questão porque estás magrinho?
                                                        Qual é o preço de levar os miúdos no final de semana à aldeia onde nasceste e rever velhos amigos?
                                                        Qual é o preço de pegar na família toda pais e sogros, no domingo e ir almoçar um arroz de sarrabulho a ponte de Lima sem ficar depenado da carteira?
                                                        Qual é o preço de deixar os miúdos 1 em cada avó e sair com a esposa num sábado à noite, jantar, disco, motel?
                                                        Qual é o preço de sair à rua, conhecer as pessoas, ser conhecido, ter um papel na sociedade e estar completamente integrado, porque não és mais um emigra?
                                                        E qual é o preço de levares os teus pais aos médico quando eles estão doentes e precisa de ti?

                                                        Não me venham com tretas, há coisas que dinheiro nenhum paga ou compra e grande mas grande maioria só emigra porque não tem outra solução e outra grande mas grande maioria trocava num piscar de olhos os 150k anuais por um salário de 1000€ em pt se tivessem a certeza que o conseguiriam.

                                                        Continuem o teatro.
                                                        Editado pela última vez por winteriscoming; 20 December 2017, 11:00.

                                                        Comentário


                                                          A qualidade de vida é efectivamente melhor, não só em alguns países da Europa como também noutros continentes.

                                                          O que não vejo é necessidade de andar sempre a maçar os outros com isso. Ser-se bem sucedido é porreiro, ninguém deve sentir vergonha disso, mas também não deve estar constantemente a atirar isso à cara dos que não tiveram a mesma sorte.

                                                          Comentário


                                                            Ainda no domingo fui ao cafe e quando pedi 3 cervejas tirei logo da nota de 10 euros para pagar quando o homem disse que o total eram 2.10 euros fiquei confuso

                                                            Ontem fui ao cafe de novo, 3 cafes, gelado ( duas bolas), e uma agua, tirei da nota de 20 e afinal a conta eram so 5 euros

                                                            Ainda dizem que Portugal ta caro.....

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
                                                              Gosto sempre de ver os emigrantes a debitar treta para se convencerem a eles próprios que é bom estar emigrado....
                                                              Qual é o preço de sair do trabalho e de antes de 8r buscar os miúdos ou ir. Para casa, dar um salto a casa dos pais para ver se estão bem e comer um pão com manteiga e uma maçã que a mamã faz questão porque estás magrinho?
                                                              Qual é o preço de levar os miúdos no final de semana à aldeia onde nasceste e rever velhos amigos?
                                                              Qual é o preço de pegar na família toda pais e sogros, no domingo e ir almoçar um arroz de sarrabulho a ponte de Lima sem ficar depenado da carteira?
                                                              Qual é o preço de deixar os miúdos 1 em cada avó e sair com a esposa num sábado à noite, jantar, disco, motel?
                                                              Qual é o preço de sair à rua, conhecer as pessoas, ser conhecido, ter um papel na sociedade e estar completamente integrado, porque não és mais um emigra?
                                                              E qual é o preço de levares os teus pais aos médico quando eles estão doentes e precisa de ti?

                                                              Não me venham com tretas, há coisas que dinheiro nenhum paga ou compra e grande mas grande maioria só emigra porque não tem outra solução e outra grande mas grande maioria trocava num piscar de olhos os 150k anuais por um salário de 1000€ em pt se tivessem a certeza que o conseguiriam.

                                                              Continuem o teatro.
                                                              1° - 90% dos Emigrantes, foram forçados a isso. Eu incluido.
                                                              2° - Nao estou a dizer que isto é "munta" bom e q Portugal é uma treta. Bem pelo contrario. Se 50% dos Portugueses realmente soubessem o que custa estar emigrado, andavam caladinhos e nao nos enxovalhavam tanto a cara quando vamos ai de ferias. Aqui sou o Tuga de *****, em Portugal sou o Emigrante de ***** Va se la conseguir compreender a mentalidade desta gente..... no entanto, grande parte dos emigrantes faz coisas nos paises onde estao, que mais da metade da populaçao portuguesa nao fazia ou se nega a fazer porque se acha fino de mais...
                                                              3° - A parte de ir almoçar com os sogros, pais, tios, caes, gatos e piriquitos nao é para mim. Na hora de vir a conta ainda tinha de ser eu a pagar tudo porque sao mais tesos que eu
                                                              4° - O unico ponto que concordo contigo, é que se tivesse 100% certeza que iria encontrar trabalho para mim e a minha mulher, a ganhar 1000 a 1200€ cada, ja a muito tempo eu estava em Portugal


                                                              Mas penso que nao serei o unico a pensar assim.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X