Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alimentação nas escolas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Acredito, mas não é com o lucro das refeições...

    Não será só nas refeições, mas no ensino publico não há só refeições subsidiadas

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
      Eu gostava de saber como é possível fazer uma refeição por 1,18€, seja com produtos congelados seja produtos frescos, seja o que for! Ou até mesmo por 1,46€ como o estado paga no escalão A pelo país todo.
      Diria que é uma das vergonhas nacionais, mas que passa ao lado de qualquer discussão seja porque os pais não sabem seja porque não há interesse que se saiba, etc.

      Quanto aos privados, muitas vezes as refeições (10€ deve ser a excepção da excepção e mesmo assim deve incluir lanches) são apenas um complemento da mensalidade.
      As empresas lá deverão saber, pois são esses os preços de concurso.

      E desse 1.18€ têm de pagar custos de fabrico, mão de obra, transporte, custos com infraestruturas, impostos...e ainda ter lucro.

      Não vejo que isto seja um problema, ou melhor, o problema começa quando as refeições servidas não têm qualidade, que pode acontecer ou não.

      A mesma coisa para os colégios privados, se conseguem servir refeições de 1.5€ e cobrar 5 ou 6€ aos pais sem que haja perda de qualidade, perfeito, mérito para a direção do colégio que sabe escolher os seus parceiros. Caso contrário, os pais que se façam ouvir.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por MCXXXIX Ver Post
        Não será só nas refeições, mas no ensino publico não há só refeições subsidiadas
        Eu sei que não, mas estava a focar só na alimentação ;)

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
          Esse é o preço pago a empresas fora de uma escola obviamente... em alguns casos estamos a falar de 100 refeições, que além de serem feitas ainda têm que ser transportadas, 5 ou 10km por exemplo.
          Estamos a falar de uma refeição que inclui pão, sopa, prato e sobremesa.
          Ou noutro caso confeção refeições, transporte das mesmas e pessoal que serve as refeições às e lava a loiça e afins incluído, 2,90€ por refeição, valor máximo.
          Já visitei duas cozinhas dessas, centralizadas, e percebe-se como é que aquilo gera lucro. Pese embora a margem deva ser reduzida.

          Numa das cozinhas, eram confeccionadas 6 a 7 mil refeições diárias... Sim, 6 a 7 mil...

          Economia de escala levada ao extremo e condições de trabalho duras e mal pagas... Por isso a rotatividade é enorme.

          A mim preocupa-me mais a não existência de controlo sobre a idoneidade dos funcionários, afinal aquilo é carne para canhão. Que uma pretensa falta de qualidade dos géneros alimentícios usados.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por lll Ver Post
            Não vejo grande dificuldade em fazer uma refeição saudável por 1,46 €, se esse for apenas o preço dos alimentos e não estiver incluído o custo dos funcionários da cantina e cozinha da escola, nem o custo do gás e equipamentos, isto se a refeição for confecionada na escola.
            Sim, porque os funcionários da escola não recebem ordenado, a cozinha nasceu do chão e os equipamentos foram para lá de livre vontade pelo próprio pé num fim de semana quando ninguém estava a ver.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              Já visitei duas cozinhas dessas, centralizadas, e percebe-se como é que aquilo gera lucro. Pese embora a margem deva ser reduzida.

              Numa das cozinhas, eram confeccionadas 6 a 7 mil refeições diárias... Sim, 6 a 7 mil...

              Economia de escala levada ao extremo e condições de trabalho duras e mal pagas... Por isso a rotatividade é enorme.

              A mim preocupa-me mais a não existência de controlo sobre a idoneidade dos funcionários, afinal aquilo é carne para canhão. Que uma pretensa falta de qualidade dos géneros alimentícios usados.
              Tenho noção disso, por isso só há 2 ou 3 grandes empresas (ou umas poucas mais) que controlam o mercado. Cá no burgo servem a principal empresa da cidade e aproveitam a cantinha para fazer as refeições para as escolas.
              A sopa é um creme de pacote meio amanhado, mas as crianças comem e isso é o que importa.
              Se os funcionários rodam ao ritmo alucinante como é possível ter alguma qualidade?

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X