Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como preparar uma mudança para outro país

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
    Se a mãe dela está em Zurique, acho que seria a melhor alternativa do que ir para a Holanda, sempre teriam uma ajuda.

    Cumps
    Além de que toda a gente sabe que Zurique é o paraíso na terra

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
      Além de que toda a gente sabe que Zurique é o paraíso na terra
      Acho que depende da prespetiva e do que se procura... mas sem dúvida que deve ser uma das melhores cidades europeias. E mais caras também. O feedback da mãe da minha namorada em relação a Zurique é que é uma cidade muito bonita, muito completa, bastante cara e com um excelente funcionamento da rede de transportes.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
        Não é por acaso que são das populações mais felizes do mundo, segundo os inquéritos.
        Mas certamente ele fizeram o inquérito só com os que estão vivos, porque a taxa de suicídio de alguns desses países que citaste é das mais altas do mundo

        Comentário


          #34
          Preparar a mudanca? Fácil. 1o encontrar emprego, depois fazer a mudanca.

          Sendo a tua área a mais simples de encontrar emprego, eu comecava pela procura de emprego para a tua namorada.

          Nao vás sem emprego, eu nao sei como é que as coisas estao na Holanda, mas aqui pela Irlanda se encontrar uma casa com emprego já é um 31, imagino sem emprego, acho que ninguém te aluga nada.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
            Mas certamente ele fizeram o inquérito só com os que estão vivos, porque a taxa de suicídio de alguns desses países que citaste é das mais altas do mundo
            também é verdade sim senhor. Justamente pela falta de sol e poucas horas de luz diurna em certas alturas do ano.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              Preparar a mudanca? Fácil. 1o encontrar emprego, depois fazer a mudanca.

              Sendo a tua área a mais simples de encontrar emprego, eu comecava pela procura de emprego para a tua namorada.

              Nao vás sem emprego, eu nao sei como é que as coisas estao na Holanda, mas aqui pela Irlanda se encontrar uma casa com emprego já é um 31, imagino sem emprego, acho que ninguém te aluga nada.
              Acho que é possivel fazer o aluguer mediante o pagamento de 3 meses adiantado. Isso dá margem de manobra mais que suficiente para encontrar emprego e entretanto tem-se casa. Mas claro, para isso é necessário ter poupanças de lado para esses primeiros tempos.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Preparar a mudanca? Fácil. 1o encontrar emprego, depois fazer a mudanca.

                Sendo a tua área a mais simples de encontrar emprego, eu comecava pela procura de emprego para a tua namorada.

                Nao vás sem emprego, eu nao sei como é que as coisas estao na Holanda, mas aqui pela Irlanda se encontrar uma casa com emprego já é um 31, imagino sem emprego, acho que ninguém te aluga nada.
                Na Holanda tive de mostrar contrato de trabalho quando aluguei casa.

                Outros colegas que imigraram pra Holanda vindo de outros países tiveram que que pagar 3 rendas de deposito + 1 renda ao agente + a renda do mes em si.

                Para o OP ter ideia das rendas: Funda.nl (huur é alugar)

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                  Acho que é possivel fazer o aluguer mediante o pagamento de 3 meses adiantado. Isso dá margem de manobra mais que suficiente para encontrar emprego e entretanto tem-se casa. Mas claro, para isso é necessário ter poupanças de lado para esses primeiros tempos.
                  Já dei a minha opiniao sobre o assunto, se achas que é possível, vai em frente.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    Já dei a minha opiniao sobre o assunto, se achas que é possível, vai em frente.
                    Não me interpretes mal, não disse o "acho que é possivel" no sentido de te contradizer, apenas li algures que haveria essa possibilidade, no entanto não tenho qualquer base que sustente a veracidade disso.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                      Não me interpretes mal, não disse o "acho que é possivel" no sentido de te contradizer, apenas li algures que haveria essa possibilidade, no entanto não tenho qualquer base que sustente a veracidade disso.
                      Um senhorio vai sempre preferir alguém com contrato de trabalho. Ou seja, até podes encontrar casa para alugar, mas nessa situacao (sem trabalho) vais ficar sempre com o refugo que mais ninguém quer.

                      Comentário


                        #41
                        Quando se começa noutro país, procura se um quarto, e não um apartamento, as coisas fazem se, fase por fase, passo a passo, mais tarde um pequeno estúdio, e depois um apartamento modesto, muito mais tarde se possível a tua própria casa.

                        Comentário


                          #42
                          Aqui na Irlanda mesmo para alugar quartos sem contrato de trabalho é difícil, mas vai-se arranjando, embora, lá está, seja o refugo.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Já dei a minha opiniao sobre o assunto, se achas que é possível, vai em frente.
                            Eu partilho da opinião do Karma, primeiro encontrar trabalho, se possível para o membro do casal cuja profissão é mais difícil de encontrar.

                            Só depois pensar na mudança, pois por vezes é difícil encontrar trabalho e quando se encontra nem sempre é na porta ao lado.

                            Quem tiver uma boa poupança, para aguentar uns 6 meses sem preocupações é uma coisa, agora sair com dinheiro apenas para dois ou três meses de renda e sem trabalho pode vir a ser bastante complicado.

                            Outro ponto que me faz confusão no vosso plano, é que nunca viajaram. Faz-me confusão que queiram mal acabem os estudos sair de Portugal para ir para um país que não conhecem só porque sim.

                            Aperfeiçoem o vosso plano, façam dois ou três fim-de-semana em países/cidades diferentes, vejam um pouco do que vos espera.
                            Mas mesmo assim, aviso-vos já que ir 2/3 dias ou mesmo algumas semanas em nada tem a ver com viver nesse mesmo sítio, mas sempre é melhor do que nunca lá terem metido os pés.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                              Eu partilho da opinião do Karma, primeiro encontrar trabalho, se possível para o membro do casal cuja profissão é mais difícil de encontrar.

                              Só depois pensar na mudança, pois por vezes é difícil encontrar trabalho e quando se encontra nem sempre é na porta ao lado.

                              Quem tiver uma boa poupança, para aguentar uns 6 meses sem preocupações é uma coisa, agora sair com dinheiro apenas para dois ou três meses de renda e sem trabalho pode vir a ser bastante complicado.

                              Outro ponto que me faz confusão no vosso plano, é que nunca viajaram. Faz-me confusão que queiram mal acabem os estudos sair de Portugal para ir para um país que não conhecem só porque sim.

                              Aperfeiçoem o vosso plano, façam dois ou três fim-de-semana em países/cidades diferentes, vejam um pouco do que vos espera.
                              Mas mesmo assim, aviso-vos já que ir 2/3 dias ou mesmo algumas semanas em nada tem a ver com viver nesse mesmo sítio, mas sempre é melhor do que nunca lá terem metido os pés.
                              Conheço muita gente que se mudou para outro país sem nunca lá ter ido, eu incluído.

                              Não esquecer também que enquanto procuram casa vão ter de ficar em casa de amigos ou num airbnb. Encontrar casa é coisa que pode demorar tempo, eu ainda fiquei 1 mês à procura aqui em Dublin.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                                Eu partilho da opinião do Karma, primeiro encontrar trabalho, se possível para o membro do casal cuja profissão é mais difícil de encontrar.

                                Só depois pensar na mudança, pois por vezes é difícil encontrar trabalho e quando se encontra nem sempre é na porta ao lado.

                                Quem tiver uma boa poupança, para aguentar uns 6 meses sem preocupações é uma coisa, agora sair com dinheiro apenas para dois ou três meses de renda e sem trabalho pode vir a ser bastante complicado.

                                Outro ponto que me faz confusão no vosso plano, é que nunca viajaram. Faz-me confusão que queiram mal acabem os estudos sair de Portugal para ir para um país que não conhecem só porque sim.

                                Aperfeiçoem o vosso plano, façam dois ou três fim-de-semana em países/cidades diferentes, vejam um pouco do que vos espera.
                                Mas mesmo assim, aviso-vos já que ir 2/3 dias ou mesmo algumas semanas em nada tem a ver com viver nesse mesmo sítio, mas sempre é melhor do que nunca lá terem metido os pés.
                                Excelente post, não poderia estar mais de acordo.

                                Há mais um ponto. Ir para um país onde não se domina a língua e sempre um handicap - é preciso ter isso em conta.

                                Mesmo em questões de trabalho. Tirando aquelas exepções de empresas onde o inglês domina, estamos sempre atrás dos nativos por uma questão de comunicação. Isso é muito natural.

                                E aqui é preciso ter uma ideia não-romântica do que são empresas onde o inglês domina: ou são daquelas empresas com colaboradores do todo o mundo, como acontece com multinacionais em países sub-desenvolvidos, ou são ramos específicos que ganham com a diversidade (como exemplo as IT).

                                Comentário


                                  #46
                                  Irem para um pais sem trabalho / sem alguem la que vos ajude, acho muito arriscado. Arranjar casa sem contracto de trabalho é complicado. Depois mesmo que paguem 3 rendas de deposito mais a renda, é logo dinheiro de 6 meses a vida quase.

                                  O facto de nunca terem viajado nao ajuda muito. Tentem visitar o pais em questao mas acho que 2-3 dias nao é o ideal. Fiquem uma semana ou duas. Tentem ver rotinas durante a semana e ponderar se ambos faziam vida naquele ambiente.

                                  Fazer turismo num pais é uma coisa, viver e trabalhar é completamente outra. Eu fui para a polonia sem nunca ter visitado a cidade em questao e fiquei bastante arrependido. Por sorte apareceu no momento certo uma oferta na Estonia, onde ja tinha estado a viver 6 meses em erasmus

                                  Comentário


                                    #47
                                    Vocês têm para já uma vantagem que é o tempo, um ano é tempo suficiente para uma boa planificação.
                                    Começava por tentar arranjar primeiro trabalho pela net e só depois a localidade.
                                    Caso não consigam trabalho através da net, é seguir para o destino escolhido,mas com um bom pé de meia.
                                    O ideal é arranjar um quarto primeiro porque é mais barato e mais fácil de alugar. Nada de airbnb porque isso é para turistas com o preço a condizer.
                                    Também é importante saber se a tua namorada está disposta a fazer trabalho indiferenciado, porque nem sempre é possível conseguir emprego na área de formação e até o conseguir pode levar até um bom par de anos. Convém ir com isso em mente para no caso desta realidade o choque não ser grande.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Uma pergunta que faço ao OP.

                                      Têm a mínima noção dos custos da mudança? Renda de casa? Comida? Outros?

                                      É que a malta na tuga esquece-se que, em determinados produtos, Portugal é de facto mais barato que outros países da Europa Ocidental (rendas e refeições!). Com um ordenado mínimo de 600 euros, é natural que fosse impossível alugar um T1 por 2.000 libras ou pagar 20 libras numa qualquer refeição, como acontece em Londres.

                                      Por isso, se acham que conseguem viver com 5.000 euros em 6 meses em Portugal, se calhar vão precisar do dobro para viverem na Holanda por exemplo (não sei se o rácio será 1:2, mas eventualmente andará à volta disso). Atenção a este pé de meia.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Muito obrigado por todas as opiniões e conselhos até agora, tenho visto atentamente e tentando de um modo geral responder a todos... não vejo problema na escolha de um país que não conhecemos, nem toda a gente tem a possibilidade de viajar em lazer para descobrir o país ideal para emigrar.

                                        A escolha da Holanda não é "porque sim", isso não faria sentido. Tem a ver com pontos que são de conhecimento comum sem a necessidade de lá estar antes para se ter esse conhecimento , como as políticas laborais e o funcionamento da própria sociedade, que se reflete nos resultados sociais, culturais, de produtividade e nos níveis de qualidade de vida que são proporcionados aos seus habitantes, note-se que quando falo em qualidade de vida não me refiro a quantidade de dinheiro. Suíça e Luxemburgo pagam mais, mas também vivem para ganhar dinheiro na sua grande maioria. Isso para mim não é qualidade de vida, mas são pontos de vista e cada um tem os seus

                                        Há sempre a hipótese de ficar num hostel ou numa pensão barata até arranjar trabalho, nem que seja outro trabalho qualquer para uma fase inicial. Aí já poderíamos alugar um andar ou o que fosse e procurar trabalho nas nossas áreas com mais segurança.

                                        Nós não somos esquesitos e a única coisa/medo inicial é somente jogar com a probabilidade de arranjar emprego, o sitio onde ficar no inicio serve qualquer coisa.

                                        A língua é sem dúvida uma barreira, apesar do nosso nível de inglês ser bastante bom e de 90% dos holandeses falarem inglês, sabemos que depois de lá estarmos teremos que nos esforçar para aprender a língua , no entanto poderá fazer alguma diferença para arranjar trabalho ao inicio, dependendo do sitio.

                                        Outro pormenor que poderá ser relevante para o tema, é que no caso da minha namorada, na universidade dela informaram que é possível ela fazer um estágio numa empresa de lá ao abrigo da universidade, não sei até que ponto não poderá ser positivo, pois normalmente esses estágios salvaguardam alojamento ao estagiário. Enquanto isso eu estaria a procurar trabalho e ela no fim do estágio teria sempre alguma hipótese de ficar a trabalhar no sitio de estágio, ou caso não ficasse, já seria bom para o curriculo.

                                        Em suma, claro que concordo com todos voces na parte de que é arriscado, mas... sem tentarmos não saímos daqui. E se queremos sair teremos que tentar, nesse sentido abri o tópico para me ajudarem a traçar algumas diretrizes a seguir, uma vez que nunca emigrei e não conheço casos de perto em que pessoal tenha ido do zero, os que conheço ou tinham lá familia ou amigos etc...

                                        Mais uma vez obrigado a todos pelas ajudas

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Mouro Ver Post
                                          Uma pergunta que faço ao OP.

                                          Têm a mínima noção dos custos da mudança? Renda de casa? Comida? Outros?

                                          É que a malta na tuga esquece-se que, em determinados produtos, Portugal é de facto mais barato que outros países da Europa Ocidental (rendas e refeições!). Com um ordenado mínimo de 600 euros, é natural que fosse impossível alugar um T1 por 2.000 libras ou pagar 20 libras numa qualquer refeição, como acontece em Londres.

                                          Por isso, se acham que conseguem viver com 5.000 euros em 6 meses em Portugal, se calhar vão precisar do dobro para viverem na Holanda por exemplo (não sei se o rácio será 1:2, mas eventualmente andará à volta disso). Atenção a este pé de meia.
                                          Também não pretendo estar 6 meses à sombra amigo.
                                          Uma coisa é um pé de meia para abrir caminho, outra é levar uma palete de notas para ficar à espera que venha o emprego ter comigo

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                            Além de que toda a gente sabe que Zurique é o paraíso na terra
                                            Paraíso não será, mas comparando com Portugal, seja na organização, limpeza, educação e respeito pelo próximo está lá perto

                                            Comentário


                                              #52
                                              Atenção aos estudos de qualidade de vida. Tenho o caso de um amigo que foi para uma cidade que costuma estar no top desses estudos mas depois a realidade pode ser diferente.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                                                Também não pretendo estar 6 meses à sombra amigo.
                                                Uma coisa é um pé de meia para abrir caminho, outra é levar uma palete de notas para ficar à espera que venha o emprego ter comigo

                                                Sim, mas nao é chegar e 2 meses depois arranjar emprego. Nem sempre é assim para os proprios Holandeses, imagina para os estrangeiros.

                                                O ideal (indo sem emprego garantido) era um pé de meia de 10mil por pessoa por precaução.

                                                Em Amsterdao, Den Haag ou Utrecht muito facilmente pagarias 800 por um apartamento mais contas.

                                                Agora imagina arrendares por agencia (o tal mês, mais os 3 de depósito mais 1 mes de taxa)...iam logo 4 mil euros e ainda nem tinhas começado a viver na casa!

                                                ps: a grande maioria das casas na Holanda são arrendadas sem chão/soalho.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Atenção aos estudos de qualidade de vida. Tenho o caso de um amigo que foi para uma cidade que costuma estar no top desses estudos mas depois a realidade pode ser diferente.
                                                  De facto. Já visitei a Holanda e não me pareceu melhor (ou pior) que outros sítios da europa ocidental.

                                                  Não sei é se gostaria de trabalhar com holandeses. Profissionalmente trabalho com uns quantos e, sinceramente, não sei se não conseguem ser ainda piores que os franceses. Mas posso ter tido azar, claro.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                    Irem para um pais sem trabalho / sem alguem la que vos ajude, acho muito arriscado. Arranjar casa sem contracto de trabalho é complicado. Depois mesmo que paguem 3 rendas de deposito mais a renda, é logo dinheiro de 6 meses a vida quase.

                                                    O facto de nunca terem viajado nao ajuda muito. Tentem visitar o pais em questao mas acho que 2-3 dias nao é o ideal. Fiquem uma semana ou duas. Tentem ver rotinas durante a semana e ponderar se ambos faziam vida naquele ambiente.

                                                    Fazer turismo num pais é uma coisa, viver e trabalhar é completamente outra. Eu fui para a polonia sem nunca ter visitado a cidade em questao e fiquei bastante arrependido. Por sorte apareceu no momento certo uma oferta na Estonia, onde ja tinha estado a viver 6 meses em erasmus

                                                    Eu paguei ao mês por mês, num quarto sem precisar de pagar nada mais, e não tive medo de emigrar com dinheiro no bolso arriscando tudo o que podia, e deixar tudo para trás.
                                                    A vida é feita de decisões, e com 43 anos, faria o mesmo e com a mesma força que tenho hoje em dia, sem pensar duas vezes.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                                                      Muito obrigado por todas as opiniões e conselhos até agora, tenho visto atentamente e tentando de um modo geral responder a todos... não vejo problema na escolha de um país que não conhecemos, nem toda a gente tem a possibilidade de viajar em lazer para descobrir o país ideal para emigrar.

                                                      A escolha da Holanda não é "porque sim", isso não faria sentido. Tem a ver com pontos que são de conhecimento comum sem a necessidade de lá estar antes para se ter esse conhecimento , como as políticas laborais e o funcionamento da própria sociedade, que se reflete nos resultados sociais, culturais, de produtividade e nos níveis de qualidade de vida que são proporcionados aos seus habitantes, note-se que quando falo em qualidade de vida não me refiro a quantidade de dinheiro. Suíça e Luxemburgo pagam mais, mas também vivem para ganhar dinheiro na sua grande maioria. Isso para mim não é qualidade de vida, mas são pontos de vista e cada um tem os seus

                                                      Há sempre a hipótese de ficar num hostel ou numa pensão barata até arranjar trabalho, nem que seja outro trabalho qualquer para uma fase inicial. Aí já poderíamos alugar um andar ou o que fosse e procurar trabalho nas nossas áreas com mais segurança.

                                                      Nós não somos esquesitos e a única coisa/medo inicial é somente jogar com a probabilidade de arranjar emprego, o sitio onde ficar no inicio serve qualquer coisa.

                                                      A língua é sem dúvida uma barreira, apesar do nosso nível de inglês ser bastante bom e de 90% dos holandeses falarem inglês, sabemos que depois de lá estarmos teremos que nos esforçar para aprender a língua , no entanto poderá fazer alguma diferença para arranjar trabalho ao inicio, dependendo do sitio.

                                                      Outro pormenor que poderá ser relevante para o tema, é que no caso da minha namorada, na universidade dela informaram que é possível ela fazer um estágio numa empresa de lá ao abrigo da universidade, não sei até que ponto não poderá ser positivo, pois normalmente esses estágios salvaguardam alojamento ao estagiário. Enquanto isso eu estaria a procurar trabalho e ela no fim do estágio teria sempre alguma hipótese de ficar a trabalhar no sitio de estágio, ou caso não ficasse, já seria bom para o curriculo.

                                                      Em suma, claro que concordo com todos voces na parte de que é arriscado, mas... sem tentarmos não saímos daqui. E se queremos sair teremos que tentar, nesse sentido abri o tópico para me ajudarem a traçar algumas diretrizes a seguir, uma vez que nunca emigrei e não conheço casos de perto em que pessoal tenha ido do zero, os que conheço ou tinham lá familia ou amigos etc...

                                                      Mais uma vez obrigado a todos pelas ajudas

                                                      Arriscado?
                                                      Um jovem casal em início de vida sem nada a perder não tem que temer. Vão e façam a experiência, se não gostarem regressam à base...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                                        Arriscado?
                                                        Um jovem casal em início de vida sem nada a perder não tem que temer. Vão e façam a experiência, se não gostarem regressam à base...
                                                        Sim, o máximo que pode acontecer é não funcionar e voltarmos... Vamos ver, também não temos pressa, ainda temos 1 ano pela frente para reunir informação, condições e ponderar bem as coisas.

                                                        Como alguém já disse por aqui, daqui a um ano muita coisa pode acontecer, no entanto idealizar e tentar preparar a eventual mudança também não faz estorvo

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                                                          Sim, o máximo que pode acontecer é não funcionar e voltarmos... Vamos ver, também não temos pressa, ainda temos 1 ano pela frente para reunir informação, condições e ponderar bem as coisas.

                                                          Como alguém já disse por aqui, daqui a um ano muita coisa pode acontecer, no entanto idealizar e tentar preparar a eventual mudança também não faz estorvo

                                                          Estás a presumir que possuis dinheiro pra regressar e pagar as contas todas antes de regressar. Nem toda a Europa é Portugal.
                                                          Daí a discussão do pé de meia. 5000 euros por pessoa é demasiado apertado.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                            Estás a presumir que possuis dinheiro pra regressar e pagar as contas todas antes de regressar. Nem toda a Europa é Portugal.
                                                            Daí a discussão do pé de meia. 5000 euros por pessoa é demasiado apertado.
                                                            Mau seria se na area de cozinha não arranjasse um trabalho de ajudante de cozinha, lava pratos ou fosse o que fosse num país com um restaurante em cada esquina. Mas pronto, só quando lá estiver é que vou sentir na pele a realidade.

                                                            Por essa lógica nunca nenhum pobre emigrou para a Holanda...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                              Sim, mas nao é chegar e 2 meses depois arranjar emprego. Nem sempre é assim para os proprios Holandeses, imagina para os estrangeiros.

                                                              O ideal (indo sem emprego garantido) era um pé de meia de 10mil por pessoa por precaução.

                                                              Em Amsterdao, Den Haag ou Utrecht muito facilmente pagarias 800 por um apartamento mais contas.

                                                              Agora imagina arrendares por agencia (o tal mês, mais os 3 de depósito mais 1 mes de taxa)...iam logo 4 mil euros e ainda nem tinhas começado a viver na casa!

                                                              ps: a grande maioria das casas na Holanda são arrendadas sem chão/soalho.
                                                              Arrendadas sem chão?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X