Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Relativamente aos tarifários, é caro. Aqui em Dublin só se paga 25€ anuais e pode-se andar de borla durante 30 minutos, mas nao temos bicicletas elétricas. Para mim devia ser igual, as normais deviam ser de borla durante 45 minutos e as eléctricas pagavam-se os tais 20 centimos.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
      Relativamente aos tarifários, é caro. Aqui em Dublin só se paga 25€ anuais e pode-se andar de borla durante 30 minutos, mas nao temos bicicletas elétricas. Para mim devia ser igual, as normais deviam ser de borla durante 45 minutos e as eléctricas pagavam-se os tais 20 centimos.
      Aí e na grande maioria dos sistemas...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
        Deves ter a app a perguntar a idade (e registam com o CC do papá) ou usam o login do papá... o que dá jeito à EMEL caso aconteça algum acidente, salta fora por terem sido prestadas informações falsas ou cedência de credenciais (algures lá deve dizer que são pessoais e intransmissíveis)...
        Fui ver, aqui em Dublin a idade mínima é 14. Mas os condutores estao muito mais atentos a ciclistas devido a inúmeras campanhas e ao hábito, talvez seja por isso.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
          Não sei como é em Lisboa, mas em muitos sítios tu podes parar antes dos 45 minutos numa estação, esperas um tempo (às vezes nem é preciso esperar) e podes pegar novamente na bicicleta, com reset do tempo (é uma nova viagem).
          Bem pensado :p

          Comentário


            #35
            A aplicação GIRA parece estar muito interessante.

            Instalei, e mostra logo um mapa com as estações, e em cada estação diz quantas biclas tem e quantas docas livres, e quais as biclas eléctricas e normais e a a carga das baterias de cada uma.

            Muito bom.

            Comentário


              #36
              Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

              Pode-se transportar bicicleta no comboio, penso que tem um bilhete especial.

              Atenção, existem ciclovias junto às estações e semáforos para as bicicletas.

              O saldo é o mesmo da conta da aplicação emel do estacionamento. Muito pratico.
              Editado pela última vez por ek9t22; 01 June 2018, 11:42.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Fui ver, aqui em Dublin a idade mínima é 14. Mas os condutores estao muito mais atentos a ciclistas devido a inúmeras campanhas e ao hábito, talvez seja por isso.
                Conheço alguns que a idade mínima é 18 (e muitas vezes impostas pelas seguradoras) em que já deram com crianças a usar porque os pais tinham emprestado os cartões... Nunca experimentei o de Dublin, nem estava a par da idade mínima, sempre pensei que os que não fossem 18 fossem 16.

                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                A aplicação GIRA parece estar muito interessante.

                Instalei, e mostra logo um mapa com as estações, e em cada estação diz quantas biclas tem e quantas docas livres, e quais as biclas eléctricas e normais e a a carga das baterias de cada uma.

                Muito bom.
                Isso é o mínimo dos mínimos

                PS: Tenho curiosidade nesse sistema, vai dando aqui o feedback

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                  Pode-se transportar bicicleta no comboio, penso que tem um bilhete especial.

                  Atenção, existem ciclovias junto às estações e semáforos para as bicicletas.

                  O saldo é o mesmo da conta da aplicação emel do estacionamento. Muito pratico.
                  O transporte de bicicletas tanto no metro como no comboio é gratuito.

                  No caso da GIRA diz nos termos e condições, e passo a citar:
                  É proibido o transporte da Bicicleta em qualquer meio de transporte público ou privado

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Conheço alguns que a idade mínima é 18 (e muitas vezes impostas pelas seguradoras) em que já deram com crianças a usar porque os pais tinham emprestado os cartões... Nunca experimentei o de Dublin, nem estava a par da idade mínima, sempre pensei que os que não fossem 18 fossem 16.



                    Isso é o mínimo dos mínimos

                    PS: Tenho curiosidade nesse sistema, vai dando aqui o feedback
                    É mas achei mais curioso foi dizer a percentagem de carga das baterias

                    A ver se experimento um dia destes.

                    Comentário


                      #40
                      Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

                      Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                      O transporte de bicicletas tanto no metro como no comboio é gratuito.

                      No caso da GIRA diz nos termos e condições, e passo a citar:
                      Ah

                      Eu referia-me ao transportes porque é difícil transportar bicicleta própria com as enchentes de hora de ponta.

                      É mais prático este sistema.

                      Pex, no Saldanha se estiver a chover vou de metro. Senão, vou de gira até a Entrecampos. Flexível

                      As motas da eCooltra também são porreiras, mas são caríssimas

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        É mas achei mais curioso foi dizer a percentagem de carga das baterias

                        A ver se experimento um dia destes.
                        Sim, é algo que outras apps (ainda) não têm

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          Não sei como é em Lisboa, mas em muitos sítios tu podes parar antes dos 45 minutos numa estação, esperas um tempo (às vezes nem é preciso esperar) e podes pegar novamente na bicicleta, com reset do tempo (é uma nova viagem).
                          Em Lisboa esse tempo de espera é de 5 minutos.

                          Só depois deixa-te pegar numa das bicicletas e iniciar uma nova viagem.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                            Ah

                            Eu referia-me ao transportes porque é difícil transportar bicicleta própria com as enchentes de hora de ponta.

                            É mais prático este sistema.

                            Pex, no Saldanha se estiver a chover vou de metro. Senão, vou de gira até a Entrecampos. Flexível

                            As motas da eCooltra também são porreiras, mas são caríssimas
                            Embora o metro diga para evitar o transporte de bicicletas as horas de ponta, o comboio tem espaços reservados às bicicletas e tens "prioridade" em relação a quem vai a ocupar esses lugares sem bicicletas, carrinhos de bebe e cadeiras de rodas.

                            Quanto às cooltra, gosto do conceito mas acho que a partilha de capacetes é muito pouco higiénico, deveriam facultar toucas descartaveis.

                            Comentário


                              #44
                              Então e se estacionarmos numa doca com poucas biclas, ainda ganhamos pontos com isso e depois siga pa bingo

                              Comentário


                                #45
                                Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

                                Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                Embora o metro diga para evitar o transporte de bicicletas as horas de ponta, o comboio tem espaços reservados às bicicletas e tens "prioridade" em relação a quem vai a ocupar esses lugares sem bicicletas, carrinhos de bebe e cadeiras de rodas.

                                Quanto às cooltra, gosto do conceito mas acho que a partilha de capacetes é muito pouco higiénico, deveriam facultar toucas descartaveis.
                                Na hora de ponta não há espaço, vai tudo cheio.

                                A eCooltra facilita toucas.

                                O pior da gira é que se as docas estiverem cheias, não podemos largar a bike. Temos de esperar até haver uma vaga.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Ryta Ver Post
                                  Em Lisboa esse tempo de espera é de 5 minutos.

                                  Só depois deixa-te pegar numa das bicicletas e iniciar uma nova viagem.
                                  Obrigado

                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Então e se estacionarmos numa doca com poucas biclas, ainda ganhamos pontos com isso e depois siga pa bingo
                                  Gamification... metem os utilizadores a fazer a redistribuição por eles

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                    121€ ano?

                                    A vantagem da bicicleta é que podes ir de comboio ou metro e usar a bicicleta até ao destino. Nas horas de ponta não há espaço para bicicletas nos transportes.
                                    Na linha de Cascais há bastante espaço nas últimas 2-3 carruagens.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                      Não sei como é em Lisboa, mas em muitos sítios tu podes parar antes dos 45 minutos numa estação, esperas um tempo (às vezes nem é preciso esperar) e podes pegar novamente na bicicleta, com reset do tempo (é uma nova viagem).
                                      Em Lisboa é igual. Não existe um número limitado de viagens que podes fazer por dia. Desde que uma viagem não ultrapasse os 45 minutos, não tem custos acrescidos. Agora não me lembro é se o intervalo de tempo entre viagens se é 5 minutos ou se 15 minutos...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Alguem conhece o canal do One Cylcist in Lisbon ?

                                        Vai capturando cenas engraçadas em vídeo e coloca no youtube.

                                        Bem engraçado este, em especial ao minuto 1.25

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Certo, mas eu referi é que ao passar dos 45 min sai bem mais caro mas sim, digamos que 45m há dá pa ir a muitos sítios em Lisboa, que apesar de tudo é uma cidade pequena quando comparando com outras europeias.

                                          Pois eu tenho algum receio, desde miudo sempre andei de bicicleta, há vários anos que não ando com regularidade e agora tenho receio de andar no alcatrão misturado com carros

                                          Um dia vamos andar em lisboa e dás-me umas dicas
                                          É fácil!

                                          No tópico do 'vamos parar com as tangentes' eu já referi 'n' vezes que a maior parte dos condutores são civilizados e têm cuidado...
                                          Tu ainda por cima sendo condutor encartado, conheces bem o comportamento dos outros e o que se pode esperar... se bem que devo advertir que, se de carro há sempre uns gajos que se atiram para a tua frente nos cruzamentos quando tens prioridade, em cima da bicicleta essa incidência dispara... não sei porquê, mas diria que ou a malta tem pânico de deixar passar uma bicicleta (mesmo que não vá para o mesmo lado), ou será bastante mais difícil avaliar a velocidade a que uma bicicleta circula ou a distância que está (talvez por ser mais pequena). Mas se quiseres pedalar na estrada, aconselho a passares pelo site da MUBi, tem lá dicas muito úteis (os maiores sustos que apanhei, que felizmente não passaram disso, deram-se precisamente quando era um utilizador mais inexperiente... não que os acidentes a ocorrer fossem culpa minha - não eram - mas há formas de nos protegermos melhor e precavermos certas situações), e aconselho o uso de capacete pelo menos até te sentires à vontade. Nunca precisei, e hoje não uso, mas acho que quando somos menos experientes e não sabemos tão bem o que é ser uma bicicleta na estrada faz sentido usar... para lá disso, depois da experiência adquirida, caberá a cada um decidir em função do conhecimento adquirido e de como se sente em relação a isso.
                                          Vou agora procurar o mapa de ciclovias para partilhar aqui.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Alguem conhece o canal do One Cylcist in Lisbon ?

                                            Vai capturando cenas engraçadas em vídeo e coloca no youtube.

                                            Bem engraçado este, em especial ao minuto 1.25

                                            Ya eu acompanho esse canal, é muito fixe! E para quem quer começar a usar a bicicleta na cidade, é uma boa forma para ver como ele circula, como se posiciona e que opções toma (embora ele de vez em quando ultrapasse filas de carros pela direita quando o podia fazer pela esquerda, e essa não acho que seja propriamente a opção mais segura...).

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                                              aconselho o uso de capacete pelo menos até te sentires à vontade. Nunca precisei, e hoje não uso, mas acho que quando somos menos experientes e não sabemos tão bem o que é ser uma bicicleta na estrada faz sentido usar... para lá disso, depois da experiência adquirida, caberá a cada um decidir em função do conhecimento adquirido e de como se sente em relação a isso.
                                              Capacete sempre!

                                              Caga para o penteado, e usa capacete.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Este site: https://www.cicloviaslx.com/

                                                Atenção que por exemplo no caso da Avenida da Liberdade não existe na verdade nenhuma ciclovia... o que existe sim, são as vias laterais sinalizadas como partilhadas (sinais a advertir para a presença de bicicletas) e limite 30 de velocidade. Eu quando subo essa avenida faço-o pela lateral sempre, a descer por norma vou pela via BUS.
                                                Para já, julgo ser o único caso de via sinalizada como ciclovia mas que não é... mas no futuro vão haver mais casos destes.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  E é obrigatório por lei usar capacete ao andar de bicla ?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    não...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Ok, tinham-me dito que há vários anos que é....

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Nunca foi.
                                                        Supostamente é para bicicletas eléctricas (está no código de estrada), mas a EMEL evoca ali um detalhe técnico para afirmar que não é (pelo menos nas suas).

                                                        Os 45 minutos chegam bem para uma cidade como Lisboa. Posso dizer que, por exemplo, do Parque das Nações a Algés (que é uma grande distância) levo aproximadamente 1 hora. Da Baixa ao Saldanha devo levar aí uns 20 ou 25 minutos.

                                                        Circular dentro da cidade é tranquilo e ao início vai-se aprendendo uns truques... como circular de forma segura... aprendemos a fazer uma melhor gestão de esforço nos percursos maiores ou mais complicados... como evitar as subidas chatas. Eu acho que aquilo que foi mais difícil eu apanhar foi a verdadeira diferença entre bicicletas de (exemplo) 800€ e bicicletas de 200€ loool. Mas só posso dizer que apercebemo-nos que a diferença é gigante...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Eu até acho uma iniciativa GIRA , no entanto acho complicado e confuso os valores a pagar e o tempo a usar , porque não põem um valor anual ou mensal fixo e poder usar a bicicleta o tempo que quiser ( optando também pelo método anterior ) é como as bicicletas ainda são GIRAs não necessariamente quem as aluga é para trabalhar , pode ser algum turista que queira passear o dia todo de bicicleta , ou mesmo um domingo um passeio de bicicleta em família de varias horas .

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Então mas... é precisamente para evitar que ande alguém a passear nas bicicletas, que existe um limite de tempo...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                                                              Então mas... é precisamente para evitar que ande alguém a passear nas bicicletas, que existe um limite de tempo...
                                                              Para o dia todo há aqueles sítios que alugam bicicletas.

                                                              O grande propósito do Bikeshare é o transporte/comute.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X