Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Processo de Bolonha: Doutores e Engenheiros a Nú

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    O problema foi quem ficou no meio.

    Eu fiz um curso de 5 anos + 1 de estágio e sou licenciado.

    Hoje faz-se um curso de 5 anos + 1 de estágio e fica-se com o Mestrado.

    Eu para ficar com o mestrado, tenho de fazer 6 meses de aulas e 1 ano de tese. Então fico com um curso de 6,5 anos!

    Ai então passo a receber mais que um Mestre Pós - Bolonha! Não?
    Não recebes mais por ser Mestr pós bolonha, e sabes porquê? Porque o mercado de emprego está a fazer essa distinção. Basta ver os anúncios e perceber que o pedido é para Licenciados prébolonha ou mestrado pós bolonha.

    Não sei que concursos públicos referias nuns post antes,mas garanto-te que até nos concursos públicos essa diferença está a ser feita.

    De que me vale escolher um "verde" com mestrado em vez de alguém com uma licenciatura de 5 anos e que já tem "calo"!?


    Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
    Os licenciados pré-Bolonha são equiparados ao 1º ciclo de estudos do ensino superior na União Europeia, que na larga maioria dos países corresponde ao B.Sc., logo ao te auto-intitulares M.Sc. estás a induzir em erro quem lê o teu CV, estás a omitir informação relevante e estás a incorrer em fraude.

    Neste tópico está bem presente o complexo que os portugueses têm com os titulos, toda a gente quer ser doutor (sem sequer ser doutorado) e andam todos com o estigma dos titulos e graus académicos. A realidade pura e dura é que uma licenciatura pós-Bolonha é mais dificil que uma licenciatura pré-Bolonha (por muito que vos custe). Querem ser mestres, vão estudar. Sempre fazem melhor figura do que ao assinarem petições para ter titulos automáticos por decreto.
    Podes sempre ir estudar tu.
    È que quando fores mestre e utilizares o brilhante título lembra-te que existem outroa que ESTUDARAM bem mais que tu e têm 5+2!!! São MESTRES e se calhar deveriam estar a fazer petições para que os verdinhos que acabam e lhes sobe o titulo de mestrinhos à carola os tratassem por Doutores por extenso.
    Se actualmente mestrado sao 5 anos quem tem 7 deveria ser Doutor.

    Não abras os olhos para a vida não e depois diz que o mercado é mau para ti!!!

    Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
    Fui só eu a achar a licenciatura pré-Bolonha muito mais difícil, abrangente e rigorosa que o mestrado pós-Bolonha que fiz?

    Não. Não és o único!!!
    Basta olhar para os programas curriculares e ver que as adaptações para que os cursos sejam transversais saiu mal feita.

    Comentário


      Isto é hilariante, há por ai licenciaturas pós-Bolonha que na pratica não servem para nada, não preparam ninguém para o que quer que seja e nem são equiparadas as licenciaturas pré-Bolonha. Não têm acesso as ordens profissionais e anda muita gente convencida que a licenciatura pós-Bolonha é a mesma coisa que a pré-Bolonha.

      Tenho por exemplo uma amiga que completou agora o primeiro ciclo do ensino básico/educadora de infância e não se pode intitular educadora de infância, nem pode dar aulas ao primeiro ciclo. Tem que fazer obrigatoriamente o 4º ano.

      Comentário


        Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
        Os licenciados pré-Bolonha são equiparados ao 1º ciclo de estudos do ensino superior na União Europeia, que na larga maioria dos países corresponde ao B.Sc., logo ao te auto-intitulares M.Sc. estás a induzir em erro quem lê o teu CV, estás a omitir informação relevante e estás a incorrer em fraude.

        Neste tópico está bem presente o complexo que os portugueses têm com os titulos, toda a gente quer ser doutor (sem sequer ser doutorado) e andam todos com o estigma dos titulos e graus académicos. A realidade pura e dura é que uma licenciatura pós-Bolonha é mais dificil que uma licenciatura pré-Bolonha (por muito que vos custe). Querem ser mestres, vão estudar. Sempre fazem melhor figura do que ao assinarem petições para ter titulos automáticos por decreto.
        Mas induzir em erro quem? Eu quero lá saber de títulos, isso pra mim não interessa nada. Eu quero q os os meus interlocutores estrangeiros percebem qual é o meu nível de formação. Tenho um curso de 5 anos , tenho 330 ECTS Só se for estúpido é que me vou inferiorizar no meu CV dizendo que tenho um bacharelato ao qual correspondem 180 ECTS.

        Relativamente ao teu último parágrafo: vai apanhar sol q já tás precisar, com cada argolada que aí jesus.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Mas induzir em erro quem? Eu quero lá saber de títulos, isso pra mim não interessa nada. Eu quero q os os meus interlocutores estrangeiros percebem qual é o meu nível de formação. Tenho um curso de 5 anos , tenho 330 ECTS Só se for estúpido é que me vou inferiorizar no meu CV dizendo que tenho um bacharelato ao qual correspondem 180 ECTS.

          Relativamente ao teu último parágrafo: vai apanhar sol q já tás precisar, com cada argolada que aí jesus.

          Ou seja, pelas "regras de bolonha", tens meio ano a mais de estudo que um mestrado pós-bolonha.

          No meu curso, entrei "antes de bolonha" e estou a acaba-lo agora, posso dizer que tirando uma ou outra cadeira, cujas mudanças foram fruto da mudança de regente, está tudo igual, em vez de TFC temos uma dissertação, mas há lá "temas a sério", como já vi "temas" que nem se comenta.

          Portanto, resumindo e concluindo, e dado que assisti a muita gente a ser levada ao colo, injustiças até as há entre pessoas do mesmo curso.

          Comentário


            Enganei-me... quis dizer que um mestrado integrado pós-Bolonha (ou licenciatura pós-Bolonha + mestrado pós-Bolonha) é mais dificil e exigente que uma licenciatura pré-Bolonha. Basicamente que 5 anos pós-Bolonha são mais dificeis que 5 anos pré-Bolonha.

            Vocês atiram logo a matar, uma pessoa nem se pode enganar...

            Por fim, já vejo aqui pessoas que possuem mestrados pré-Bolonha (total de 5+2 = 7 anos) que dizem que deveriam ter equivalência ao grau de Doutor. Mas está tudo maluco ou quê? Têm noção que uma tese de mestrado e uma tese de doutoramento são coisas incomparáveis?
            Editado pela última vez por DarkmaN; 08 August 2010, 16:52.

            Comentário


              Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
              Enganei-me... quis dizer que um mestrado integrado pós-Bolonha (ou licenciatura pós-Bolonha + mestrado pós-Bolonha) é mais dificil e exigente que uma licenciatura pré-Bolonha. Basicamente que 5 anos pós-Bolonha são mais dificeis que 5 anos pré-Bolonha.

              Vocês atiram logo a matar, uma pessoa nem se pode enganar...

              Por fim, já vejo aqui pessoas que possuem mestrados pré-Bolonha (total de 5+2 = 7 anos) que dizem que deveriam ter equivalência ao grau de Doutor. Mas está tudo maluco ou quê? Têm noção que uma tese de mestrado e uma tese de doutoramento são coisas incomparáveis?
              Pois eu não faço ideia como é uma licenciatura pós Bolonha, mas sei como é o mestrado pós Bolonha, e pareceu-me bem mais fácil de fazer que a licenciatura pré Bolonha.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Mas induzir em erro quem? Eu quero lá saber de títulos, isso pra mim não interessa nada. Eu quero q os os meus interlocutores estrangeiros percebem qual é o meu nível de formação. Tenho um curso de 5 anos , tenho 330 ECTS Só se for estúpido é que me vou inferiorizar no meu CV dizendo que tenho um bacharelato ao qual correspondem 180 ECTS.

                Relativamente ao teu último parágrafo: vai apanhar sol q já tás precisar, com cada argolada que aí jesus.
                Denoto aí uma frustação imensa em ti e inveja e ódio pelas regras do sistema. Se queres deixar de ser frustado (sendo que no teu caso isso aparentemente apenas é resolvido através de titulos e graus académicos) vai fazer uma tese de mestrado. Comos já tens 330 ECTS levas equivalências às cadeiras todas. Nem precisas deixar de trabalhar para fazeres a tese, hoje em dia é possivel realizar uma tese de mestrado em part-time, não levando mais de 2 semestres se utilizares como base o projecto final de curso da tua antiga licenciatura.

                Relativamente ao que disse anteriormente, volto a frisar, pelas regras do processo de Bolonha:

                1º ciclo: licenciatura pré-Bolonha e pós-Bolonha (BSc);
                2º ciclo: mestrado pré-Bolonha e pós-Bolonha (MSc);
                3º ciclo: doutoramento pré-Bolonha e pós-Bolonha (PhD);

                Ao colocares no teu CV a designação MSc está a incorrer no crime de fraude. Se queres ser distinguido pode colocar lá os anos de duração ou os ECTS do curso, mas MSc não podes colocar, porque por muito que te doa, tu não és portador do grau de mestre (tanto mais que duvido que alguma universidade na Europa te aceite, por exemplo, num programa de doutoramento, mesmo que tenhas 10 licenciaturas e 2000 ECTS feitos, sem seres portador do grau de mestre).
                Editado pela última vez por DarkmaN; 08 August 2010, 17:00.

                Comentário


                  Darkman: cura-te.

                  Comentário


                    Boas, convêm esclarecer aqui 2 coisas importantes.
                    Vou-vos falar apenas do que tenho conhecimento, o curso de Direito na Universidade de Coimbra e o curso de Geografia na faculdade de letras.

                    1º- Eu e um amigo meu licenciado em direito pré-bolonha(5anos) estivemos a pesquisar e a discutir as alterações entre a licenciatura dele e as novas pós-Bolonha de 4 anos.
                    A conclusão a que chegamos e que não sei se já aqui foi referida, é que antes o curso tinha 5 anos, mas tinha apenas mais 4 cadeiras que o actual curso de 4 anos !!!
                    Isto altera toda a realidade, julgo eu, pois 4 cadeiras não é o mesmo que um ano, um ano normal pré-Bolonha tinha no mínimo 8 cadeiras semestrais por ano, logo, podemos inclusive dizer que antes tínhamos 5 anos e agora temos "4 anos e um semestre". Assim quem entrou no curso pós-Bolonha só ficou a perder, pois toda a gente diz que tem um ano de formação a menos e não tem, tem sim 4 cadeiras a menos e não fosse a nossa política virada para o capital em vez da formação adequada e rigorosa, o curso seria ainda mais difícil nos moldes actuais.
                    O que acontece, é que agora os professores passam mais alunos e exigem menos para que todos possam entrar no mestrado e pagar mais 2000€ no mínimo, pelo facto de terem 4 cadeiras a menos na sua formação e serem julgados como bolonheses de 4 anos e não de 4 anos e meio!!!


                    2º Eu entrei em Geografia pré-Bolonha, entretanto interrompi os estudos e como tal quando regressei fui obrigado a terminar o curso mediante o plano pós-bolonha.
                    A primeira coisa a ter em conta, é que no número de cadeiras do último ano 4º(pré-Bolonha) 3º (pós-Bolonha) são iguais, apenas se modificando o estilo, sendo que com Bolonha os cursos adoptaram uma componente mais flexível, com mais hipóteses de escolha de cadeiras.
                    O segundo ponto a reter é que antes de Bolonha entrar, tínhamos no máximo 10 cadeiras semestrais por ano lectivo, actualmente com Bolonha chegamos a ter 12 cadeiras semestrais por ano lectivo.
                    Fazendo as contas e comparando, vamos deparar-nos exactamente com a mesma situação: Quem tirou a licenciatura pré-bolonha estudou 4 anos, quem tirou a pós-Bolonha estudou 3 anos e meio, pois a diferênça no total de cadeiras é igual a Direito,4cadeiras é o número de cadeiras que um licenciado pré-Bolonha(4 anos) teve a mais que um licenciado pós-Bolonha (3anos)

                    Agora digam-me lá se isto é justo também! E isto sucede com quase todos os cursos de Letras, sucede na faculdade de Direito, não avaliei Psicologia, mas quase que apostava que é igual e claro, a lista com certeza não termina aqui.

                    Afinal a diferença entre a licenciatura de alguns cursos pré-Bolonha e outros pós Bolonha não é de um ano ou seja:8 cadeiras, mas sim meio ano, e apenas 4 cadeiras.
                    Mas por esta situação um licenciado pós-Bolonha já é encarado com uma licenciado de 2ª!!!Claro que 4 cadeiras contam, mas sejamos realistas, sabemos bem nas antigas licenciaturas haviam, por vezes, bem mais que 4 cadeiras sem qualquer interesse para o curso.

                    E não esquecer um pormenor, muitas universidades desistiram de Bolonha pois não concordavam ou o sistema simplesmente não era concebível perante a realidade específica de cada espaço universitário.

                    Com a actual formatação do nosso sistema Superior de Ensino, Bolonha simplesmente não faz sentido. Se quiserem também posso falar na qualidade dos pseudo-mestrados que eu facilmente poderia ter tirado.
                    Editado pela última vez por rubenvalente; 08 August 2010, 17:30.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                      Querem ser mestres, vão estudar. Sempre fazem melhor figura do que ao assinarem petições para ter titulos automáticos por decreto.
                      Estudar!? Tens a noção que um licenciado pré-bolonha não necessita do grau mestre pos-bolonha para nada? Ir fazer um mestrado nesse contexto seria escrever uma dissertação e pagar propinas para ter um grau que na prática não traz vantagens. Um licenciado pré-bolonha se quiser progredir académicamente tem que avançar para doutoramento, caso contrário perde tempo e dinheiro.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Milhouse Ver Post
                        Estudar!? Tens a noção que um licenciado pré-bolonha não necessita do grau mestre pos-bolonha para nada? Ir fazer um mestrado nesse contexto seria escrever uma dissertação e pagar propinas para ter um grau que na prática não traz vantagens. Um licenciado pré-bolonha se quiser progredir académicamente tem que avançar para doutoramento, caso contrário perde tempo e dinheiro.
                        Não podes concorrer (ou és descriminado) a certos cargos publicos com uma "mera" licenciatura (independentemente de ser 3, 4 ou 5 anos).
                        Não podes concorrer para doutoramento com uma licenciatura pré-Bolonha com nota inferior a 16 valores ou sem um curriculo excepcional. Caso não tenhas 16 valores ou curriculo excepcional terás sempre de fazer a tese de mestrado para poderes ser aceite em programa de doutoramento.

                        Vejo aqui tanta frustação e inveja (e até ódio) neste threat

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                          Não podes concorrer (ou és descriminado) a certos cargos publicos com uma "mera" licenciatura (independentemente de ser 3, 4 ou 5 anos).
                          Não podes concorrer para doutoramento com uma licenciatura pré-Bolonha com nota inferior a 16 valores ou sem um curriculo excepcional. Caso não tenhas 16 valores ou curriculo excepcional terás sempre de fazer a tese de mestrado para poderes ser aceite em programa de doutoramento.

                          Vejo aqui tanta frustação e inveja (e até ódio) neste threat
                          Tu é que ainda vais ser "descriminado", se achas que com o teu mestrado pós-Bolonha vais passar a frente dos licenciados pré-Bolonha. Até acho que quem aqui está obcecado com o titulo és tu, caso contrário não te importarias com esta petição.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                            Enganei-me... quis dizer que um mestrado integrado pós-Bolonha (ou licenciatura pós-Bolonha + mestrado pós-Bolonha) é mais dificil e exigente que uma licenciatura pré-Bolonha. Basicamente que 5 anos pós-Bolonha são mais dificeis que 5 anos pré-Bolonha.

                            Vocês atiram logo a matar, uma pessoa nem se pode enganar...

                            Por fim, já vejo aqui pessoas que possuem mestrados pré-Bolonha (total de 5+2 = 7 anos) que dizem que deveriam ter equivalência ao grau de Doutor. Mas está tudo maluco ou quê? Têm noção que uma tese de mestrado e uma tese de doutoramento são coisas incomparáveis?
                            Continuas a insistir...

                            Mais uma vez repito, na minha área tenho pena de quem sai agora licenciado com ou sem mestrado(s) pelo nível de conhecimento teórico/prático dado actualmente.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post

                              Vejo aqui tanta frustação e inveja (e até ódio) neste threat
                              Inveja? Odio? Quando muito, pena... Os teus posts, e atitude, são demonstrativos de:

                              "Baril, tenho o mesmo título em 3 anos, e muito menos trabalho, que os outros totós que andaram as esfolar-se 5 anos, e mesmo que faça os 5 anos, tenho o mesmo trabalho ou menos que eles e fico com o mestrado."

                              Depois pelo caminho tentas levantar poeira de que um mestrado pós Bolonha é mais difícil de que uma licenciatura "a sério", para tentares defender o teu percurso académico em relação aos planos de estudos anteriores.

                              Comentário


                                Estou mesmo a gostar deste tópico!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                  Enganei-me... quis dizer que um mestrado integrado pós-Bolonha (ou licenciatura pós-Bolonha + mestrado pós-Bolonha) é mais dificil e exigente que uma licenciatura pré-Bolonha. Basicamente que 5 anos pós-Bolonha são mais dificeis que 5 anos pré-Bolonha.

                                  Vocês atiram logo a matar, uma pessoa nem se pode enganar...

                                  Por fim, já vejo aqui pessoas que possuem mestrados pré-Bolonha (total de 5+2 = 7 anos) que dizem que deveriam ter equivalência ao grau de Doutor. Mas está tudo maluco ou quê? Têm noção que uma tese de mestrado e uma tese de doutoramento são coisas incomparáveis?

                                  Como a última parte é para mim vou responder-te à letra!

                                  Maluco és tu. Que te achas o melhor do pedaço pq tens o título de Mestre e não deves perceber uma pevide de nada.

                                  Se sei a diferença entre uma tese de mestrado e de doutoramento? Sei.

                                  Sabes a diferença entre uma defesa de tese de pré e pós bolonha??? Pois, não me parece.

                                  Quando souberes alguma coisa da vida, não te venhas queixar que o naríz saiu partido!




                                  Quando é que acabam as férias das crianças?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                    Não podes concorrer (ou és descriminado) a certos cargos publicos com uma "mera" licenciatura (independentemente de ser 3, 4 ou 5 anos).
                                    Não podes concorrer para doutoramento com uma licenciatura pré-Bolonha com nota inferior a 16 valores ou sem um curriculo excepcional. Caso não tenhas 16 valores ou curriculo excepcional terás sempre de fazer a tese de mestrado para poderes ser aceite em programa de doutoramento.

                                    Vejo aqui tanta frustação e inveja (e até ódio) neste threat
                                    Oh amiguinho, tu tens que idade?? 10, 11 no máxmo, só pode.

                                    Mas onde é tu andas a ler isso? (isto se sabes compreender o que lês, o que não me parece)

                                    E não precisas de ter nenhum CV excepcional nem média de nada. Basta conhecer o meio académico e ler as letras pequeninas.

                                    Inveja? Só se for tua. è que tens de trabalhar muito para chegares onde alguns de nós já estamos à muitooooooooo.

                                    Comentário


                                      Tem calma, aquicas, ele não sabe o que diz...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                        Tem calma, aquicas, ele não sabe o que diz...


                                        Eu tenho, e sabes porquê?

                                        È que os aturo todos os dias. E cada ano que passa, eles chegam mais...... "inteligentes" e com o rei na barriga. Depois quando conseguem acabar o curso e auto intitular-se de Mestres são ainda menos "inteligentes" e mais arrogantes.

                                        Comentário


                                          Lol...ninguém sequer comentou o meu post, tal é o ódio e rivalidade que prai vai.
                                          Não sabia que em Portugal as licenciaturas antes de Bolonha, como eu tb apanhei uma eram todas maravilhosas, a sério...
                                          Curioso, no meu curso pelo menos, continua praticamente tudo igual, ou seja: prai 200 inscritos numa cadeira onde com sorte passam 20 inscritos.
                                          Sejam racionais!
                                          cumprs
                                          Editado pela última vez por rubenvalente; 08 August 2010, 23:03.

                                          Comentário


                                            É uma treta pegada.
                                            Basta ver que as Ordens profissionais apenas têm em consideração os Mestrados pós-bolonha no acesso às mesmas.

                                            A grande vantagem do processo de bolonha é que antigamente com os estudos a meio (3-4 anos) apenas se tinha como habilitações literárias o 12º ano, agora já se é licenciado.

                                            Mais uma vez a Educação a nivelar por baixo com vista às estatisticas e a poupar/chular €€€...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                              Lol...ninguém sequer comentou o meu post, tal é o ódio e rivalidade que prai vai.
                                              Não sabia que em Portugal as licenciaturas antes de Bolonha, como eu tb apanhei uma eram todas maravilhosas, a sério...
                                              Curioso, no meu curso pelo menos, continua praticamente tudo igual, ou seja: prai 200 inscritos numa cadeira onde com sorte passam 20 inscritos.
                                              Sejam racionais!
                                              cumprs
                                              Na grande maioria dos casos, a diferença é apenas de nomenclatura.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                É uma treta pegada.
                                                Basta ver que as Ordens profissionais apenas têm em consideração os Mestrados pós-bolonha no acesso às mesmas.

                                                A grande vantagem do processo de bolonha é que antigamente com os estudos a meio (3-4 anos) apenas se tinha como habilitações literárias o 12º ano, agora já se é licenciado.

                                                Mais uma vez a Educação a nivelar por baixo com vista às estatisticas e a poupar/chular €€€...
                                                Estás enganado quanto ás ordens.

                                                As de cursos que antes eram 4 e agora são 3, reconhecem os novos licenciados de igual modo aos do antigo plano curricular, sem limitações. Nos cursos de 4 anos, bolonha apenas intensificou o plano curricular, não o diminui, como tal as competências e formação dos licenciados é a mesma, logo o reconhecimento perante as ordens destes cursos é igual.

                                                Não vejo aqui qualquer nivelamento por baixo.

                                                Comentário


                                                  no meu caso, passei pelas 2 fases e não notei qualquer diferença nas cadeiras, na matéria e no resto. até alguns imbecis que as davam eram os mesmos

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                    Estás enganado quanto ás ordens.

                                                    As de cursos que antes eram 4 e agora são 3, reconhecem os novos licenciados de igual modo aos do antigo plano curricular, sem limitações. Nos cursos de 4 anos, bolonha apenas intensificou o plano curricular, não o diminui, como tal as competências e formação dos licenciados é a mesma, logo o reconhecimento perante as ordens destes cursos é igual.

                                                    Não vejo aqui qualquer nivelamento por baixo.
                                                    Quanto a minha ordem, que não vou dizer qual é, não está. Não reconhece a licenciatura e os licenciados pós-bolonha na minha área não fazem nada com a "licenciatura". Também sei de outra ordem que também acontece a mesma coisa.

                                                    Em direito o actual bastonário quer alterar os regulamentos para impedir que os "licenciados" se possam inscrever ou fazer o estágio.

                                                    Quanto a mim na maioria dos casos é tudo uma questão de nomenclatura e como o cahib disse, para as estatísticas.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                      Estás enganado quanto ás ordens.

                                                      As de cursos que antes eram 4 e agora são 3, reconhecem os novos licenciados de igual modo aos do antigo plano curricular, sem limitações. Nos cursos de 4 anos, bolonha apenas intensificou o plano curricular, não o diminui, como tal as competências e formação dos licenciados é a mesma, logo o reconhecimento perante as ordens destes cursos é igual.

                                                      Não vejo aqui qualquer nivelamento por baixo.
                                                      Falaste bem, mas isso é a teoria, na prática o que acontece não é isso, na ordem até se pode passar assim, mas todos sabemos como funciona a sociedade, um curso de 4 anos será sempre mais valorizado que um que vulgarmente reconhecido como de 3.
                                                      Uma licenciatura de 4 anos é quase vista como um mestrado por muita, mas muita gente, isto quando falamos em mestrados 3+2(anos pós-Bolonha).
                                                      cumprs
                                                      Editado pela última vez por rubenvalente; 08 August 2010, 23:52.

                                                      Comentário


                                                        Quanto ás entidades empregadoras distinguirem licenciados pré e pós Bolonha, devo lembrar que o maior empregador deste pais é o estado, que por inerência também é o maior empregador de pessoal qualificado superiormente.

                                                        Para o estado o TITULO académico é factor sim de distinção, independentemente do numero de anos curriculares, pelo que um mestre de Bolonha ganha mais que um licenciado antigo para idênticas circunstancias.

                                                        O que o estado exige de ambos é a habilitação para o exercício da função, logo se uma ordem profissional só atribui essa habilitação a novos mestres ou a antigos licenciados, o estado contrata de acordo com essas condições, com vantagem salarial para o mestre.

                                                        De notar que o processo de bolonha veio para ficar, de modo que daqui a 10 15 anos a maioria da força de trabalho será de Bolonha pelo que os antigos serão cada vez menos comparados com os novos e poderão eventualmente ficar em desvantagem.

                                                        Aconselho a todos os licenciados , independentemente do numero de anos da licenciatura e do regime curricular, a que tirem o mestrado. Assim todos ficarão com no mínimo 5 anos de formação,ficam todos com um titulo académico equivalente, reconhecido e aceite em toda a Europa e não levanta confusões a quem contrata nacionalmente ou fora, no presente ou no futuro.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                                          Lol...ninguém sequer comentou o meu post, tal é o ódio e rivalidade que prai vai.
                                                          Não sabia que em Portugal as licenciaturas antes de Bolonha, como eu tb apanhei uma eram todas maravilhosas, a sério...
                                                          Curioso, no meu curso pelo menos, continua praticamente tudo igual, ou seja: prai 200 inscritos numa cadeira onde com sorte passam 20 inscritos.
                                                          Sejam racionais!
                                                          cumprs
                                                          As licenciaturas antes de Bolonha já não eram uma maravilha e tinham vindo a decair na qualidade ao longo dos anos. Com Bolonha foi a decadência exponencial (volto a referir-me à minha área), só falta mesmo depois do "mestrado", pagar por uma data de "modúlos" para se aprender aquilo que devia ter sido dado...ah espera chamam agora a isso "pós-graduação"

                                                          Comentário


                                                            A minha ordem também não reconhece licenciados pós-bolonha... Por alguma razão será!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                              Quanto ás entidades empregadoras distinguirem licenciados pré e pós Bolonha, devo lembrar que o maior empregador deste pais é o estado, que por inerência também é o maior empregador de pessoal qualificado superiormente.

                                                              Para o estado o TITULO académico é factor sim de distinção, independentemente do numero de anos curriculares, pelo que um mestre de Bolonha ganha mais que um licenciado antigo para idênticas circunstancias.

                                                              O que o estado exige de ambos é a habilitação para o exercício da função, logo se uma ordem profissional só atribui essa habilitação a novos mestres ou a antigos licenciados, o estado contrata de acordo com essas condições, com vantagem salarial para o mestre.

                                                              De notar que o processo de bolonha veio para ficar, de modo que daqui a 10 15 anos a maioria da força de trabalho será de Bolonha pelo que os antigos serão cada vez menos comparados com os novos e poderão eventualmente ficar em desvantagem.

                                                              Aconselho a todos os licenciados , independentemente do numero de anos da licenciatura e do regime curricular, a que tirem o mestrado. Assim todos ficarão com no mínimo 5 anos de formação,ficam todos com um titulo académico equivalente, reconhecido e aceite em toda a Europa e não levanta confusões a quem contrata nacionalmente ou fora, no presente ou no futuro.
                                                              Provavelmente é por isto mesmo que se iniciou esta petição. Pelo estado estar a equiparar os "mestres" com os verdadeiros mestres. E pelo sentimento de injustiça que dai advém.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X