Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Subscrição, será um futuro bom para o consumidor?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    ah e Curiosamnte uma vez instalei um jogo qq parvo no iPad, e permitia compras integradas. Fui ver e para ter o acesso a tudo eram 21,99€ SEMANA!!!!

    Já os jogos hoje em dia para PS e afins, antes pagavam-se 60€ e tinha-se um CD ou DVD, ao fim de 1 ano estávamos fartos e vendia-se o DVD por 20€ no OLX e tava feito.
    Hoje em dia paga-se a mensalidade para termos ligação à net, e depois paga-se o download do jogo, que fica na "cloud" e que é nosso, mas que nunca podemos revender... Ou seja na realidade não é nosso.

    O mesmo se tem passado com serviços de compra de filmes e músicas.
    Quando se compra um filme na Apple Store, ficamos com ele na cloud. Podemos ver, mas nunca o podemos vender. O problema é se a Apple não renovar a licença para ter o filme, o mesmo desaparece da nossa cloud! Ou seja pagámos um filme e nunca foi nosso, e um dia desaparece da cloud porque quem nos vendeu o filme não pagou os direitos...
    Isso dos jogos da Playstation é verdade, por isso é que só compro jogos online que estejam mesmo muito baratos e que não valia a pena vender passados uns tempos, acho que ainda não comprei um jogo por mais de 10€ online.
    Estive quase a comprar um por 40€ porque era um pack que normalmente custa quase 100€ e isso de não ficar fisicamente com ele foi um dos factores que me fez desistir da compra.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Pois, também era um ponto que ia referir e entretanto não tive tempo.

      Os carros vão pelo mesmo sentido.

      Mensalidade ou anuidade pelos serviçõs on-line, ou pelo gps.
      A BMW agora em parceria com a Apple a cobrar uma anuidade pelo CarPlay por exemplo.

      E no Futuro a Tesla com serviços pay-per-use em basicamente tudo. Queres Máquina de Marcha-atrás? Só 1 vez? 0.99€, queres uma semana? 2.99€, queres um mês? 7.99€ etc etc
      Exacto

      As marcar durante anos e anos cobraram sistemas de navegação caríssimos e de utilidade duvidosa.

      E não me parece que isso se mantenha.

      Mas depois admiram-se que haja pirataria...

      Comentário


        #63
        Gostava que houvesse na europa uma loja com um sistema de subscrição como a Costco nos States/Canadá, se calhar até há mas desconheço.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
          Gostava que houvesse na europa uma loja com um sistema de subscrição como a Costco nos States/Canadá, se calhar até há mas desconheço.
          Como funciona ?
          Ja ouvi falar mas desconheco a empresa

          Comentário


            #65
            Não vou muito a bola com isto das subscrições, mas em alguns casos fará sentido. Ginásios, carros, filmes, Netflix... etc

            Mas um berbequim?! A minha ferramenta é a minha ferramenta!

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
              Como funciona ?
              Ja ouvi falar mas desconheco a empresa
              Não sei bem mas nos fóruns Norte-Americanos vejo-os a discutir muito sobre isso, o Rasec deve saber melhor.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por MaxVerstappen Ver Post
                A estudar com a Apple? Não, a Apple não está a estudar nada.
                A Apple oferece o serviço, em cada iPhone que vende.
                Depois as marcas automóveis é que têm de permitir ou não a sua integração no carro. A BMW optou por oferecer essa integração sob o pagamento de uma mensalidade. A Apple não tem nada que ver com esta decisão da BMW. Zero.
                Lá tinhas tu de vir defender a Apple.

                A BMW tem uma parceria com a Apple, tanto que nem oferecer Android Auto.
                Para além disso são os primeiros a oferecer o CarPlay sem fios.

                Sabendo que a Apple cobra ás marcas para terem Carplay, e que a Apple cobra um taxa por cada artigo e acessório que há. De certeza que a Apple irá estar incluída no pack de subscrição.

                Comentário


                  #68
                  Adorava o Costco, aliás, toda a gente adora o Costco.

                  Pagas uma ninharia por ano para ter acesso, e depois tens acesso a uma loja enorme que parece um parque de diversões para adultos [emoji23][emoji23] com tudo a preço de custo. É muito fácil perder a cabeça, mas era cada deal....
                  Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                  Não sei bem mas nos fóruns Norte-Americanos vejo-os a discutir muito sobre isso, o Rasec deve saber melhor.

                  Comentário


                    #69
                    alguem me diz onde se aluga carros a 3€ ao dia?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                      Gostava que houvesse na europa uma loja com um sistema de subscrição como a Costco nos States/Canadá, se calhar até há mas desconheço.
                      Existe aqui no UK. Utilizo quase todas as semanas para compras específicas e claro, para o gasóleo que é mais barato que nas bombas de supermercado e segundo eles qualidade premium.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                        Existe aqui no UK. Utilizo quase todas as semanas para compras específicas e claro, para o gasóleo que é mais barato que nas bombas de supermercado e segundo eles qualidade premium.
                        Existe aqui em França 1 Costco. 36 euros por ano de subscrição. E cada vez que lá ia tinha que me conter e tinha sempre centenas de euros a pagar. O grupo de Facebook deles aqui em França tem uma vitalidade incrível. Infelizmente não têm combustíveis e acho que os deals não são tão "wow" como os US. Por exemplo o Black Friday não tinha nada de especial.

                        Comentário


                          #72
                          Houve um dia em que alguém, nalguma daquelas incubadoras de MBAs, desarrincou uma ideia genial, o ARPU: https://en.wikipedia.org/wiki/Average_revenue_per_user

                          E o resto foi história.

                          A partir daí as batalhas pelo bónus anual nunca mais foram as mesmas, e a caça ao consumidor incauto atingiu proporções épicas. Nem o Homero, com aquela cena do saque de Tróia, era capaz de descrever bem os acontecimentos.

                          e/ou

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post


                            (...) A minha ferramenta é a minha ferramenta!
                            Vai-a gozando enquanto podes. Um dia, só vamos ter disponível a ferramenta da cooperativa.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                              Adorava o Costco, aliás, toda a gente adora o Costco.

                              Pagas uma ninharia por ano para ter acesso, e depois tens acesso a uma loja enorme que parece um parque de diversões para adultos [emoji23][emoji23] com tudo a preço de custo. É muito fácil perder a cabeça, mas era cada deal....
                              O mais parecido que temos cá é a Makro.

                              Comentário


                                #75
                                Ainda bem que alguém lançou este tópico. Já ando há uns meses a matutar no assunto e a pensar lançar um tópico semelhante, parabéns pela iniciativa. Vou dar o meu contributo tentando não me alargar em demasia.

                                Em boa verdade tenho assistido ao longo dos anos tudo a transformar-se em "as a service". Penso que isto é uma evolução positiva se pensarmos também nas mudanças sociais e económicas que viemos a sentir ao longo dos anos. Isto tudo em parte também motivado pelo acesso da população em geral à informação e à aldeia global.

                                Contexto: Alguém brincou que os casamentos também poderiam ser as a service mas a verdade é que já são. Se olharmos para as gerações mais antigas as pessoas continuam casadas enquanto as gerações mais novas casam e descasam com frequência e facilidade ou então optam por uniões de facto onde cada um vai à sua vida. Vivemos num mundo onde tudo muda rapidamente, está tudo aberto 24h por dia e as possibilidades são quase infinitas. De um ponto de vista de "posse" no passado interessava Às pessoas comprar para os anos, para a vida, e isto aplicava-se a casas, móveis, loiça, carros, roupa, etc. Com a introdução dos desenvolvimentos tecnológicos e acordos globais mútuos entre países os custos de produção em série desceram drasticamente e consequentemente o acesso aos bens idem. Vivemos na geração IKEA em que o importante é comprar bonito e barato, estraga-se troca-se e os custos de reparação raramente compensam. No passado pensava-se em poupar e juntar para o amanhã, na actualidade pensa-se que o amanhã é imprevisível e que por isso não vale a pena entrar em compromissos (não só com pessoas mas também com organizações, compras, etc). Em 2001 comprei um portátil razoavelmente potente (na altura o primeiro pentium 3 com speed step, 20GB e uns escandaosos 256mb de RAM) e custou uns módicos 2k€. Hoje em dia já se compra um PC muito razoável por menos de metade. Os carros também já não duram aquilo que duravam e a mama dos operadores iniciou o seu declínio com o aparecimento da internet com acesso a serviços mais em conta, já para não falar dos amigos da pala.

                                Actualidade: Assim penso que faz todo o sentido envergarmos por um regime de subscrições pois vivemos numa sociedade de consumo no momento. Já ninguém quer saber dos black eyed peas, já ninguém liga ao two and a half men, portanto subscrições como o spotify ou netflix são essenciais. Óbvio que só fazendo as contas e analisando caso a caso é que se pode concluir se compensa. Pessoalmente eu sou adepto destes novos modelos muito embora não se aplique a tudo na minha vida mas o que é facto é que: internet/tv/telemoveis é subscrição, assim como os 2 serviços referidos na frase anterior. Casa também é as a service pois não se sabe o dia de amanhã. O próximo carro possivelmente também vai ser um leasing/renting pois fazendo as contas aos 8 anos que tenho o meu actual não me compensou de todo a aquisição (custo + amortização + desvalorização + seguros + reparações + impostos). Do ponto de vista das empresas também este modelo é benéfico pois ao nível da contabilidade, gestão de pipeline, fluxos de caixas, rondas de investimento, previsões etc é muito mais accurate contar com fluxos de entrada sustentáveis (entenda-se subscrições) pois garante uma cadência de dinheiro a entrar pelo periodo em vigor contratual. E de certa maneira obriga as empresas a fazer mais e melhor pois por um lado têm a concorrência e por outro os consumidores podem bater com a porta quando sentirem que o serviço não está conforme (conforme a maioria das condições contratuais).

                                Em conclusão acho que estes modelos de utilizador-pagador vão vingar e cada vez mais iremos assistir a bens e serviços descartáveis. Perdoem-me a frontalidade mas também já há muita gente que é descartável conforme o contexto portanto é normal que o resto siga da mesma forma. Agora devemos é preocupar-nos com outras coisas que ainda precisam de se adaptar a este modelo consumista: valores de família (que agora são diferentes e não quer dizer que estejam errados), futuro sustentável (a poluição, o lixo, os recursos consumidos) e ainda considerar o rendimento incondicional porque também os postos de trabalho estão a chegar a este estado e as pessoas são dispensadas em idades relativamente jovens para serem substituídas por processos/máquinas/juniores.

                                Comentário


                                  #76
                                  Das coisas que fazem mais sentido no futuro próximo são os carros as a service. É das coisas mais ridículas do nosso planeta, gastarmos um dinheirão num recurso que funciona 2 vezes ao dia durante ~30 mins, e está parado o resto do tempo. É preciso planear estacionamentos para as 23h30 em que o carro não está na estrada, e é preciso planear para as horas em que todos os carros estão na estrada... é insano quando pensamos nisso, toda a logística associado ao mercado automóvel de usufruto total é apenas e só ridícula! Isto sem falar nos custos associados ao mesmo como todos os impostos, taxinhas, estacionamentos, etc.

                                  Eu sou fã do modelo "as a service", paga quem precisa e quem quer. Da mesma forma que não compro um hotel quando só lá quero ficar 15 dias num ano, também não deveria ser preciso comprar um carro quando lá passo dentro os mesmos 15 dias num ano. Ainda não temos as soluções necessárias, mas lá chegaremos em breve!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    Das coisas que fazem mais sentido no futuro próximo são os carros as a service. É das coisas mais ridículas do nosso planeta, gastarmos um dinheirão num recurso que funciona 2 vezes ao dia durante ~30 mins, e está parado o resto do tempo. É preciso planear estacionamentos para as 23h30 em que o carro não está na estrada, e é preciso planear para as horas em que todos os carros estão na estrada... é insano quando pensamos nisso, toda a logística associado ao mercado automóvel de usufruto total é apenas e só ridícula! Isto sem falar nos custos associados ao mesmo como todos os impostos, taxinhas, estacionamentos, etc.

                                    Eu sou fã do modelo "as a service", paga quem precisa e quem quer. Da mesma forma que não compro um hotel quando só lá quero ficar 15 dias num ano, também não deveria ser preciso comprar um carro quando lá passo dentro os mesmos 15 dias num ano. Ainda não temos as soluções necessárias, mas lá chegaremos em breve!
                                    Mas há quem compre casas para 7 dias por ano! Às vezes nem isso.
                                    Há aqui o factor da intimidade também. Usares uma casa/carro 60 min por dia todos os dias, é diferente de usares uma casa/carro 15 dias seguidos por ano. Ambos representam o mesmo tempo usufruído, num ano.

                                    O que é preciso é que haja diversidade e possibilidade de escolha. A beleza da vida está na possibilidade de podermos escolher e termos por onde escolher!
                                    Sou adepto de ambos os modelos. Há coisas que gosto de pagar bem mas uma só vez, e há outras que só adiro como um serviço.
                                    Absolutismos e fundamentalismos são um erro.
                                    Editado pela última vez por MaxVerstappen; 12 December 2018, 10:38.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por MaxVerstappen Ver Post
                                      Mas há quem compre casas para 7 dias por ano! Às vezes nem isso.
                                      Há aqui o factor da intimidade também. Usares uma casa/carro 60 min por dia todos os dias, é diferente de usares uma casa/carro 15 dias seguidos por ano. Ambos representam o mesmo tempo usufruído, num ano.

                                      O que é preciso é que haja diversidade e possibilidade de escolha. A beleza da vida está na possibilidade de podermos escolher e termos por onde escolher!
                                      Sou adepto de ambos os modelos. Há coisas que gosto de pagar bem mas uma só vez, e há outras que só adiro como um serviço.
                                      Absolutismos e fundamentalismos são um erro.

                                      Claro que sim! Mas neste momento as soluções de car as a service ainda são fracas, isso vai melhorar, mas claro que vai sempre haver espaço para quem queira comprar. Por exemplo para quem tem filhos, as soluções de Car as a service são horríveis/inexistentes.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Em geral acho boa ideia. Só na música é que não alinho. Em vez do spotify (que não aprecio por ser demasiado dependente da tecnologia) tenho aproveitado a decadência dos cd's para andar a comprar tudo o que me interessa a 1 ou 2 euros cada cd.

                                        E depois lá vou ouvido conforme tenho tempo. Neste momento tenho 100 por ouvir pela primeira vez... Mas no final da semana já serão 160! Mais 60cd's por 72€. Maravilha!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Das coisas que fazem mais sentido no futuro próximo são os carros as a service. É das coisas mais ridículas do nosso planeta, gastarmos um dinheirão num recurso que funciona 2 vezes ao dia durante ~30 mins, e está parado o resto do tempo. É preciso planear estacionamentos para as 23h30 em que o carro não está na estrada, e é preciso planear para as horas em que todos os carros estão na estrada... é insano quando pensamos nisso, toda a logística associado ao mercado automóvel de usufruto total é apenas e só ridícula! Isto sem falar nos custos associados ao mesmo como todos os impostos, taxinhas, estacionamentos, etc.

                                          Eu sou fã do modelo "as a service", paga quem precisa e quem quer. Da mesma forma que não compro um hotel quando só lá quero ficar 15 dias num ano, também não deveria ser preciso comprar um carro quando lá passo dentro os mesmos 15 dias num ano. Ainda não temos as soluções necessárias, mas lá chegaremos em breve!
                                          Isso por acaso é algo que nunca tinha pensado muito. Na semana passada assisti uma apresentação dum gajo da Lyft e o argumento era mesmo esse, que a posse de um carro não fazia sentido.
                                          Já a profissão mais antiga do mundo foi criada por visionárias: para que casar se podes alugar só pelo tempo que usas? Sai muito mais barato! [emoji1787]

                                          Comentário


                                            #81
                                            É um modelo com bastante vantagens e desvantagens, e cabe a cada utilizador gerir bem as subscrições, porque se acumulamos muitas subscrições podemos andar a pagar uma pequena fortuna por mês por coisas que nunca será nossa.

                                            Existem coisas que são beneficas, por exemplo, uma conta de Spotify e netflix partilhada pelo máximo de pessoas póssivel, permite por um custo muito baixo (por pessoa) ter acesso legal a uma quantidade de musica e videos dificil de imaginar à pouco tempo.

                                            A Xbox tem um modelo de subscrição muito bom, pagas cerca de 10€ por mês, e podes jogar todos os jogos que fazem parte do pacote de subscrição, se só vão jogar o modo offline, 1 mês ou 2 e está feito, e gastaram 20€ em vez de 70 ou 80 por um jogo que depois de terminarem não iam voltar a jogar de qualquer maneira..

                                            Fragmentação do serviço é o pior, como está a acontecer agora com conteudos de multimedia (videos, musicas, desporto), se toda a gente lança o seu próprio serviço é uma mini fortuna, mas o mercado daqui a uns anos deve ficar mais maduro e por certo uma concentração irá ocorrer.

                                            Dito isto, sou uma daquelas pessoas bastante cépticas... só o que tem mesmo de ser. Para uso pessoal é facil ficarmos a pagar um balurdio, netflix, spotify, youtube premium, microsoft365, iCloud, etc etc...

                                            Para o bem ou para o mal vai ser o futuro.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Em relação aos automóveis não concordo e explico porquê, a invenção do automóvel e a sua posterior democratização foi uma das invenções mais importantes do último século e que deu a liberdade a qualquer pessoa de se deslocar quando quiser, como quiser, para onde quiser. Esta sensação de liberdade não tem preço.

                                              É muito bom acordar num dia de folga e ir por aí passear sem rumo definido, andar 3 horas e chegar a Espanha e passar o dia numa qualquer vila espanhola no meio do nada, só com natureza e história à nossa volta.

                                              É daquelas coisas que não tem preço e que num serviço desse tipo não seria possível porque haveriam sempre restrições em termos de tempo de utilização, raio de utilização e preço.

                                              Mas noutro tipo de áreas acho um sistema bastante benéfico, é como tudo, tem vantagens e desvantagens depende de onde e de como seja aplicado.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                Em relação aos automóveis não concordo e explico porquê, a invenção do automóvel e a sua posterior democratização foi uma das invenções mais importantes do último século e que deu a liberdade a qualquer pessoa de se deslocar quando quiser, como quiser, para onde quiser. Esta sensação de liberdade não tem preço.

                                                É muito bom acordar num dia de folga e ir por aí passear sem rumo definido, andar 3 horas e chegar a Espanha e passar o dia numa qualquer vila espanhola no meio do nada, só com natureza e história à nossa volta.

                                                É daquelas coisas que não tem preço e que num serviço desse tipo não seria possível porque haveriam sempre restrições em termos de tempo de utilização, raio de utilização e preço.

                                                Mas noutro tipo de áreas acho um sistema bastante benéfico, é como tudo, tem vantagens e desvantagens depende de onde e de como seja aplicado.
                                                Nisso dos carros como em qualquer outra coisa (pessoas que gostam do cheiro do papel, outros da sonoridade do vinil, etc) vao haver sempre pessoas que querem algo diferente da maioria.

                                                Mas no automóvel é coisa para ser o futuro, aliás, já é em muitos locais altamente congestionados.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Nisso dos carros como em qualquer outra coisa (pessoas que gostam do cheiro do papel, outros da sonoridade do vinil, etc) vao haver sempre pessoas que querem algo diferente da maioria.

                                                  Mas no automóvel é coisa para ser o futuro, aliás, já é em muitos locais altamente congestionados.
                                                  Nas grandes cidades sim mas há mais vida para além das grandes cidades. E mesmo nas grandes cidades estou em crer que a maioria das pessoas que usarem esses serviços partilhados também terão o seu carro pessoal para o lazer.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                    Nas grandes cidades sim mas há mais vida para além das grandes cidades. E mesmo nas grandes cidades estou em crer que a maioria das pessoas que usarem esses serviços partilhados também terão o seu carro pessoal para o lazer.
                                                    A grande revolucao estará também nos locais onde existem poucos transportes públicos, isto se olharmos para o futuro dos carros sem condutor. Ter alguns carros para serem usados pela comunidade para tratar da sua vida, seja ir ao hospital ao ao balcao do banco.

                                                    Por enquanto as duas coisas vao coexistir (carro particular e partilhado) porque o servico é bastante recente e ainda nao está amadurecido.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Não podes fazer isso num carro de aluguer? Agora só precisas de democratizar o acesso aos carros de aluguer.
                                                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                      Em relação aos automóveis não concordo e explico porquê, a invenção do automóvel e a sua posterior democratização foi uma das invenções mais importantes do último século e que deu a liberdade a qualquer pessoa de se deslocar quando quiser, como quiser, para onde quiser. Esta sensação de liberdade não tem preço.

                                                      É muito bom acordar num dia de folga e ir por aí passear sem rumo definido, andar 3 horas e chegar a Espanha e passar o dia numa qualquer vila espanhola no meio do nada, só com natureza e história à nossa volta.

                                                      É daquelas coisas que não tem preço e que num serviço desse tipo não seria possível porque haveriam sempre restrições em termos de tempo de utilização, raio de utilização e preço.

                                                      Mas noutro tipo de áreas acho um sistema bastante benéfico, é como tudo, tem vantagens e desvantagens depende de onde e de como seja aplicado.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                        Não podes fazer isso num carro de aluguer? Agora só precisas de democratizar o acesso aos carros de aluguer.
                                                        Poder podes mas tens mais restrições, mais trabalho e provavelmente fica mais caro.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          É isso que estou a falar, retirar a parte de dar mais trabalho, porque vai sair sempre mais barato! Só a quantidade estúpida de impostos que removes da equação.

                                                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                          Poder podes mas tens mais restrições, mais trabalho e provavelmente fica mais caro.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                            Poder podes mas tens mais restrições, mais trabalho e provavelmente fica mais caro.
                                                            Fica mais caro nesse caso em particular. Agora junta a essa viagem o custo de ter o carro parado um mês, o local de estacionamento (público ou privado), manutenção, etc

                                                            Não quero dizer com isso que estejas errado. A cantagem destas novas opções é que vão dar para alguns, mas quem não quiser pode continuar a usar as "antigas"...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                              Poder podes mas tens mais restrições, mais trabalho e provavelmente fica mais caro.
                                                              Aqui por Lisboa já vou notando um gradual abandono da viatura particular, particularmente por entre os mais jovens e endinheirados. Mas também, se bem que em menor grau, por parte dos mais velho e endinheirados. O que numa primeira abordagem me leva a penas ser mais caro.

                                                              Mas... Considerando que o custo do estacionamento pode ser da ordem das centenas de euros/mês, a que ainda acresce seguro, manutenção, IUC, etc. Se calhar dá mesmo para usar transportes públicos e/ou uber e/ou taxi e alugar quando se quer percorrer trajectos mais longos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X