Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do 5G - Revolução na internet movel e não só!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por edeezz Ver Post
    Agora a verdadeira questão é se vale a pena pagar + 300€ num telemóvel para ter 5G
    Já tens serviço de 5G na rua?

    Comentário


      Bora buscar uma carroça e umas vacas que os carros estão caros...

      Comentário


        Originalmente Colocado por edeezz Ver Post
        Agora a verdadeira questão é se vale a pena pagar + 300€ num telemóvel para ter 5G
        É sempre assim em todas as tecnologias, os "early adopters" pagam para serem os primeiros.
        Em Portugal não vais ter serviço no próximo ano, o rollout começa com a atribuição das licenças de espectro, em Maio/junho do ano que vem. Até lá, tens algumas zonas pequenas de cobertura para testes.

        O grande potencial do 5G está longe de serem telemóveis com mais largura de banda.

        Comentário


          Acho que ja ha antenas em pt mas nao sek se estao abertas ao publico!

          Comentário


            Originalmente Colocado por mok Ver Post
            Acho que ja ha antenas em pt mas nao sek se estao abertas ao publico!
            Ainda não foram atribuídas as licenças de emissão em PT, só está planeado para maio do ano que vem.
            A VDF fez grande alarido por ter colocado um único sector no edifício da sede, mas não sei se está desbloqueado para todos os users ou se está em operator reserved.

            Os EUA, Coreia, Japão, China e uns outros poucos haverão de tratar do price erosion dos terminais, quando tivermos cobertura cá já estarão mais baratos.

            Comentário


              A verdadeira questão é não permitir que a Huawei concorra como estão fazer todos os países com espinha vertical no ocidente.

              Porque isto de andar a passar dados de cidadãos terceiros à China ao governo chinês é intolerável.

              Mas claro que o Costa e pandilha já disseram que estava tudo bem. Quiçá apenas bastou uns trocos para a grande famiglia.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                A verdadeira questão é não permitir que a Huawei concorra como estão fazer todos os países com espinha vertical no ocidente.

                Porque isto de andar a passar dados de cidadãos terceiros à China ao governo chinês é intolerável.

                Mas claro que o Costa e pandilha já disseram que estava tudo bem. Quiçá apenas bastou uns trocos para a grande famiglia.
                A propósito:

                https://observador.pt/2019/05/08/eua...-portugal/amp/

                Comentário


                  "(...)É a primeira vez que diplomacia norte-americana é tão clara quanto à posição que vai adotar se Portugal optar pela Huawei no 5G, que é a próxima evolução das telecomunicações. “Quando fui questionado sobre isso com os [responsáveis] portugueses, respondi da mesma forma: ‘Sim, isto vai mudar a forma como trocamos informação secreta ou informação sensível”, insiste o embaixador. “Mas não significa que não sejamos aliados, que não sejamos amigos”, contrapõe.

                  A preocupação dos norte-americanos não surge do nada. Em dezembro, na visita do presidente chinês a Portugal, Xi Jiping, a Huawei e a Altice assinaram um memorando de entendimento para a empresa ser a primeira a criar as infraestruturas de redes 5G em Portugal. Meses depois, o gigante chinês teve de esclarecer que esta parceria não passa de um memorando, que não vincula a Altice a nada.

                  O que é certo é que este memorando surpreendeu os EUA, que puderam em marcha um conjunto de iniciativas para bloquear a entrada da Huawei, a começar pela vinda a Portugal do máximo responsável da Comissão Federal de Comunicações, a FCC, Ajit Pai. A FCC é a homóloga norte-americana da ANACOM.(...)

                  A Huawei tem, reiteradamente, afirmado que as preocupações manifestadas por países como os Estados Unidos, relativamente a cibersegurança e ingerência do governo chinês na empresa, são infundadas. Aliás, a empresa insinua que esta pressão se deve ao facto de estar estar à frente de empresas norte-americanas no que toca à inovação de redes, e logo numa tecnologia que será a principal tendência para o futuro das telecomunicações.

                  George Glass desconfia. “No que toca ao 5G… eu fui banqueiro de investimento em tecnologia durante 30 anos. Isto é algo com que vivi, cresci, bebi e comi. Sou um grande crente na inovação americana, na inovação ocidental, na inovação europeia. A cena da China não é a inovação. Quando entras no caminho do 5G, onde aqueles algoritmos são criados por ti, não podes recuar”, aponta.

                  Ou seja, quem alinhar com a Huawei tem de aguentar um compromisso de, pelo menos, duas décadas. “Os países que entrarem por esse caminho vão perder duas décadas de inovação ocidental. Para mim, isso é um ‘crime’”, disse. O custo é apetecível, admite, mas “o produto não é assim tão bom”. “Isto não é tecnologia de ponta”.(...)"

                  Comentário


                    Comentário


                      Portugal e China ambos comunistas sao amigos

                      Comentário


                        Skeptic North?

                        Ok, está bem...

                        Eu confio mais nos meus conhecimentos, nas pessoas com quem privo que percebem de radio-frequência ao ponto de saberem construir aparelhos emissores e receptores, até porque participaram na implementação de muita tecnologia desse tipo, nas análises clínicas que fiz... E não foram feitas num curandeiro, foram feitas em instituições bem credíveis usadas diariamente por centenas...

                        Mas isso sou eu que acredito na ciência...

                        Comentário


                          "A tecnologia 5G promete finalmente cumprir a fusão entre o real e o digital, aproximando estas duas dimensões onde se produz e consume informação. O potencial é imenso e há muito a ganhar com a sua implementação. Se o 5G cumprir a promessa, a latência desaparece – o que quer dizer que entre a emissão de uma ordem e a sua execução não há qualquer intervalo de tempo relevante. Isto vai levar a que a utilização da tecnologia seja muito mais intensa, tal como a partilha de informação por canais exclusivamente digitais. É a tecnologia que promete concretizar a quarta revolução industrial. Mas isso significa uma série de riscos acrescidos, que vão para lá do problema chinês (a esse já lá vamos).

                          Quanto maior for o número de dispositivos ligados à rede, maior o risco. E isto ocorre quer a nível individual – nos aparelhos domésticos, por exemplo – quer também ao nível nacional, com infraestruturas inteiras em risco (como as grelhas nacionais de eletricidade e o controlo do transporte aéreo). Claro que um otimista verá nisto uma oportunidade, olhando para o imenso crescimento das empresas de cibersegurança. Mas um realista não pode deixar de se preocupar com os imensos riscos, especialmente tendo em conta a forma como se está a implementar a tecnologia.

                          O 5G está a ser implementado em cima da infraestrutura tradicional de 3G e 4G, apesar de ter maiores exigências de funcionamento e de permitir que tudo aconteça muito mais rápido. Ora, isso configura um enorme risco de segurança por causa das falhas que estão nos sistemas originais – e que serão mais facilmente exploradas num sistema com mais aparelhos ligados e com muito maior velocidade de execução.

                          Nos Estados Unidos a preocupação com o problema é tão grande que até já decorreram discussões sobre a nacionalização da infraestrutura de 5G, que seria construída de raiz. A ideia não vingou porque o lobby das telecomunicações é demasiado poderoso – e porque estas empresas preferem fazer primeiro e corrigir depois.


                          A lógica é essencialmente a mesma que tem imperado desde o advento da era digital e resume-se no slogan original do Facebook: “move fast and break things”. Não se quer perder tempo e tem-se preferido corrigir os erros depois de eles acontecerem, o que neste caso é extremamente perigoso.

                          Na prática, construir o 5G por cima da tecnologia de comunicações tradicional é o mesmo que fazer auto-estradas por cima dos antigos caminhos romanos – mantendo a largura original das vias e sem reforçar os solos, que acabará por causar buracos e fissuras que darão origem a acidentes gravíssimos. Mas a pressão é tanta que mesmo a União Europeia está mais preocupada com a competitividade das suas empresas do que com a segurança a longo prazo das comunicações e só lá mais para o final do ano deve tomar posição sobre os riscos de segurança. E nem os riscos para a saúde, que estão mal avaliados, fazem a União mudar de atitude – enquanto vários testes em cidades europeias são suspensos precisamente devido aos potenciais riscos para a saúde dos cidadãos.

                          E voltamos à questão da China, que é um novo risco de segurança a somar aos outros. É preciso ser direto: a Huawei é uma entidade obscura que obedece às ordens do Partido Comunista Chinês, tendo cimentado uma posição relevante na indústria à custa de fortes subsídios governamentais e de políticas pouco claras.

                          Tudo aquilo a que a empresa tenha acesso e seja relevante para Pequim acabará por lá chegar e será ingénuo pensar o contrário. Nestas condições é uma loucura colaborar com a empresa chinesa e é pior ainda dar-lhe acesso à construção desta infraestrutura – o Governo português, tal como o alemão e o canadiano, andam a brincar com o fogo. E seria melhor pensar no que está em causa antes de tomar decisões que podem sair muito caro, mesmo que pareçam mais baratas."

                          Ler mais: o melhor livro não-técnico sobre as questões da cibersegurança e da geopolítica é o Perfect Weapon: War, Sabotage and Fear. Escrito por um jornalista do New York Times especializado em segurança interna, a obra parte da interferência russa nas eleições americanas de 2016 para expor o estado de fragilidade global que as novas redes de comunicações abriram. É daqueles livros que tira o sono, graças à seriedade dos riscos que anuncia.

                          Os riscos do 5G

                          Comentário


                            Comentário


                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                              Epá, isso está em grande nível...

                              Comentário


                                ela tb nao apanha sol por causa das radiacoes...

                                Comentário


                                  Comentário


                                    Aqui, a EE já começou com um projecto piloto em 6 cidades incluído Edinburgh. No entanto, não sei se me está a escapar alguma coisa... “revolução na internet móvel e não sei mais o quê” e continuam a “oferecer” apenas 30Gb/mês???

                                    Comentário


                                      Mais alinhado com o tema do forum:
                                      https://www.telecomlead.com/5g/europ...ing-wifi-91129

                                      A UE diz que em 2025 todas as estradas europeias terão de ter cobertura 5G suficiente para os serviços associados aos carros autónomos/conectados, tendo reservado 1bi para financiamento.

                                      Comentário





                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                        Mais alinhado com o tema do forum:
                                        https://www.telecomlead.com/5g/europ...ing-wifi-91129

                                        A UE diz que em 2025 todas as estradas europeias terão de ter cobertura 5G suficiente para os serviços associados aos carros autónomos/conectados, tendo reservado 1bi para financiamento.
                                        os governos cobram fortunas pelas frequencias e depois ainda exigem cobertura... o pessoal gosta que as empresas paguem, mas esquecem-se que o dinheiro das empreas vem dos clientes...

                                        Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                                        Aqui, a EE já começou com um projecto piloto em 6 cidades incluído Edinburgh. No entanto, não sei se me está a escapar alguma coisa... “revolução na internet móvel e não sei mais o quê” e continuam a “oferecer” apenas 30Gb/mês???
                                        pois, só quando começarem a lançar as frequencias altas é que o trafego sera ilimitado, dado haver mais banda, inicialmente as bandas são muito semelhantes ao do 4G... não serve de muito...
                                        ainda vai demorar muitos anos, por isso é que estão a lançar,daqui a uns 5 anos é que se vai começar a ver o verdadeiro impacto pois as bandas elevadas requerem antenas para ai a cada 200m...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por mok Ver Post





                                          os governos cobram fortunas pelas frequencias e depois ainda exigem cobertura... o pessoal gosta que as empresas paguem, mas esquecem-se que o dinheiro das empreas vem dos clientes...



                                          pois, só quando começarem a lançar as frequencias altas é que o trafego sera ilimitado, dado haver mais banda, inicialmente as bandas são muito semelhantes ao do 4G... não serve de muito...
                                          ainda vai demorar muitos anos, por isso é que estão a lançar,daqui a uns 5 anos é que se vai começar a ver o verdadeiro impacto pois as bandas elevadas requerem antenas para ai a cada 200m...

                                          Os governos muitas vezes financiam-se com o leilão de espectro, mas concordo com as obrigações de cobertura. As licenças de espectro dão acesso a um regime com muita dominância de mercado, com apenas ~3 empresas capazes de fornecer um serviço essencial, com revenues na ordem dos vários milhares de milhões em países pequenos como Portugal. Por outro lado, cabe ao regulador garantir que ninguém mais utiliza o espectro licenciado e que os outros operadores ou utilizadores de tecnologias "vizinhas" cumprem com os requisitos e não interferem, o que tem um custo considerável.

                                          Italia e Alemanha já fizeram o leilão e deixam um mau exemplo, com custos elevadíssimos aos operadores. Esse custo deve e vai atrasar a adopção da tecnologia. Do outro lado, temos a Finlândia e Irlanda com custos baixos. Vamos ver em breve onde é que ficamos

                                          Comentário


                                            Infelizmente a Alemanha não aprendeu tudo o que devia com o leilão do 3G, que permitiu angariar mais de 50 biliões euros, mas levou operadores à falência e a uma rede (fixa e movel) actualmente miseravel, com uma taxa de cobertura tanto fixa como movel vergonhosa, que começa a afetar a productividade do pais.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                              Infelizmente a Alemanha não aprendeu tudo o que devia com o leilão do 3G, que permitiu angariar mais de 50 biliões euros, mas levou operadores à falência e a uma rede (fixa e movel) actualmente miseravel, com uma taxa de cobertura tanto fixa como movel vergonhosa, que começa a afetar a productividade do pais.
                                              É só o valor de 10 MEOS por uma tecnologia que nunca realmente vingou.

                                              Comentário


                                                A NOS ja vende telemoveis 5G

                                                Golpe de marketing

                                                Comentário


                                                  Comentário


                                                    UE avalia “possíveis restrições” no lançamento do 5G. Mas nega pressões externas



                                                    Comentário


                                                      Comentário


                                                        Cidades 5G

                                                        Editado pela última vez por mok; 03 August 2019, 16:28.

                                                        Comentário


                                                          5g e windosws 7

                                                          Comentário


                                                            Que bicho de sete cabeças estão a fazer por causa da huawey.


                                                            Os estados unidos andam em guerra aberta permanente e outras obscuras com meio mundo, não deve usar qualquer vantagem proporcionada pelas gigantes americanas para delinear as suas estratégias.

                                                            É engraçado que estes problemas só acontecem quando eles ou não têm solução para o que por aí vem ou estão muitissimo atrasados em relação aos outros.

                                                            Eu nunca tive nenhum huawey, mas já possuí vários zte, e hoje em dia possuo um motorola que acho que pertence á lenovo.

                                                            Acham realmente que é só a industria chinesa que tem de responder perante qualquer questão do cp.
                                                            Os americanos fazem-no á seculos e agora que o jogo está a mudar é que estão preocupados.

                                                            Outra questão é a multidão acreditar em tudo o que os americanos dizem/afirmam como verdadeiro, durante o sec passado várias vezes esses tipos foram apanhados a mentir, chegando mesmo a forjar provas falsas, para levarem as suas intenções á vante...

                                                            ... as pessoas são tão parvas que acreditam e esquecem esses truques desses senhores...


                                                            Ainda há outra coisa mais ridicula, muitos dos que se queixam da falta de privacidade e outras inconveniencias que esta espionagem poderia trazer.
                                                            Partilham toda a sua vida real e digital de bom grado com milhares de sitios e redes sociais.

                                                            Se uma nação quiser saber algo sobre um individuo, de certeza que esse individuo já lhe despertou interesse e não precisam de andar a perguntar a A ou B informações, pois há muito o passado de intenções e futuro previsivel é facilmente repescado.

                                                            Comentário


                                                              Já alguém leu sobre os potenciais efeitos nocivos desta tecnologia, na saúde humana ?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X