Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do 5G - Revolução na internet movel e não só!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Para além disso desligar o 3g perderia-se o hdvoice

    Comentário


      "(...)Sobre o motivo do cancelamento, o secretário de Estado passou a bola ao regulador setorial. “A Anacom ainda não promoveu a consulta pública sobre a atribuição do espetro para o 5G”, recordou Alberto Souto de Miranda. Em causa, a definição de um modelo de atribuição das frequências às operadoras de telecomunicações interessadas, numa altura em que a generalidade dos países da União Europeia (UE) tem recorrido ao leilão eletrónico.

      Este adiamento da apresentação da estratégia nacional para o 5G para a próxima legislatura surge poucos dias depois de a Anacom ter dado mais detalhes sobre um outro passo fulcral na implementação desta tecnologia: a libertação da faixa dos 700 MHz, que atualmente se encontra ocupada pelo serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT).O processo vai ter início em janeiro e deverá durar seis meses, estimou a Anacom.(...)

      Uma vez que esta nova geração de rede móvel vai forçar as empresas de telecomunicações a realizarem novos e avultados investimentos em infraestrutura e equipamentos, as operadoras têm assumido posições díspares: por um lado, temem ser usadas como cash cow pelos governos,(...)"

      Governo atira estratégia nacional do 5G para a próxima legislatura. Passa a bola à Anacom

      Comentário


        Originalmente Colocado por mok Ver Post
        A questão é se a anacom vende uma banda para 2g permite o uso da mesma para 4g

        Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
        Sim, permite. Já há alguns anos que a atribuição de bandas para Serviço Móvel Terrestre passou a ser agnóstica quanto à tecnologia.
        Originalmente Colocado por mok Ver Post
        Para além disso desligar o 3g perderia-se o hdvoice
        Tens HD-Voice também no GSM. Só os dois últimos bitrates não são suportados, mas a diferença entre os 19kbps e 23kbps é mínima: reduz o limite superior de 7kHz para 6.4kHz, perdes alguma riqueza de som ambiente mas não notas na voz.
        Além disso, tens o VoLTE que está disponível em um operador e quase a sair do forno nos outros.

        Comentário


          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
          "(...)Sobre o motivo do cancelamento, o secretário de Estado passou a bola ao regulador setorial. “A Anacom ainda não promoveu a consulta pública sobre a atribuição do espetro para o 5G”, recordou Alberto Souto de Miranda. Em causa, a definição de um modelo de atribuição das frequências às operadoras de telecomunicações interessadas, numa altura em que a generalidade dos países da União Europeia (UE) tem recorrido ao leilão eletrónico.

          Este adiamento da apresentação da estratégia nacional para o 5G para a próxima legislatura surge poucos dias depois de a Anacom ter dado mais detalhes sobre um outro passo fulcral na implementação desta tecnologia: a libertação da faixa dos 700 MHz, que atualmente se encontra ocupada pelo serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT).O processo vai ter início em janeiro e deverá durar seis meses, estimou a Anacom.(...)

          Uma vez que esta nova geração de rede móvel vai forçar as empresas de telecomunicações a realizarem novos e avultados investimentos em infraestrutura e equipamentos, as operadoras têm assumido posições díspares: por um lado, temem ser usadas como cash cow pelos governos,(...)"

          Governo atira estratégia nacional do 5G para a próxima legislatura. Passa a bola à Anacom
          Turbo, a ANACOM ainda tem uma bela bota para descalçar: a banda dos 3.5GHz está fragmentada em vários blocos licenciados por regiões, sendo que um dos maiores incumbentes pertence actualmente a um fundo que quer fazer dinheiro com esse asset. As licenças expiram em 2024 se não estou enganado.

          Comentário


            Quase a sair do forno ahahah

            O hdvoice em 3G é abismal comparando com uma chamada em 2G.

            Se calhar nunca experienciaste.

            Comentário


              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              Quase a sair do forno ahahah

              O hdvoice em 3G é abismal comparando com uma chamada em 2G.

              Se calhar nunca experienciaste.
              Caro, o que tu conheces como HD-Voice é o AMR-Wideband, que é suportado tanto no WCDMA como no GSM, sendo a única diferença a que coloquei acima.
              Até é possível fazer uma chamada em AMR-WB entre GSM e WCDMA sem qualquer transcoder pelo caminho (TrFO), os codecs são exactamente os mesmos.

              É possível que o teu operador não tenha AMR-WB no GSM, mas será certamente por questões comerciais e não inviabilidade técnica.

              Sobre já ter tido a experiência, posso dizer que ainda me lembro de uma coisa ou outra sobre o tema. Implementei isso em 2 países em 2013, quando ainda percebia das coisas...

              Comentário




                O volume de informação partilhada entre carro, face ao ambiente externo rodoviário, é interessante, a nível do interior do carro (vida a bordo), bem como a segurança de dado particular, é discutível, é uma peça que demonstra, a tecnologia 5G aplicada à mobilidade rodoviária.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                  Caro, o que tu conheces como HD-Voice é o AMR-Wideband, que é suportado tanto no WCDMA como no GSM, sendo a única diferença a que coloquei acima.
                  Até é possível fazer uma chamada em AMR-WB entre GSM e WCDMA sem qualquer transcoder pelo caminho (TrFO), os codecs são exactamente os mesmos.

                  É possível que o teu operador não tenha AMR-WB no GSM, mas será certamente por questões comerciais e não inviabilidade técnica.

                  Sobre já ter tido a experiência, posso dizer que ainda me lembro de uma coisa ou outra sobre o tema. Implementei isso em 2 países em 2013, quando ainda percebia das coisas...
                  já que percebes do assunto aproveito para perguntar (sem ironias)

                  alguma operadora em PT tem HdVoice em 2G?
                  porquê que não é implementado HdVoice em chamadas entre operadoras diferentes?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                    já que percebes do assunto aproveito para perguntar (sem ironias)

                    alguma operadora em PT tem HdVoice em 2G?
                    porquê que não é implementado HdVoice em chamadas entre operadoras diferentes?
                    Tanto quanto sei, os 3 operadores têm o AMR em GSM.
                    Para o HD voice entre operadores funcionar é necessário algum trabalho nas interligações, que ainda seguem o modelo da rede fixa, convertendo tudo em G.711. É a forma mais simples e mais segura de fazer a interconexão.
                    Sei que há vontade entre alguns operadores para implementar, mas não é propriamente fácil e ainda exige manutenção a cada upgrade nas redes...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                      Tanto quanto sei, os 3 operadores têm o AMR em GSM.
                      Para o HD voice entre operadores funcionar é necessário algum trabalho nas interligações, que ainda seguem o modelo da rede fixa, convertendo tudo em G.711. É a forma mais simples e mais segura de fazer a interconexão.
                      Sei que há vontade entre alguns operadores para implementar, mas não é propriamente fácil e ainda exige manutenção a cada upgrade nas redes...
                      AMR-WB?

                      Porque as chamadas soam bastante diferente na MEO em 2G e 3G .

                      Em telemoveis compativeis com HDVOice

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por mok Ver Post
                        AMR-WB?

                        Porque as chamadas soam bastante diferente na MEO em 2G e 3G .

                        Em telemoveis compativeis com HDVOice
                        Qual é o teu telm?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                          Qual é o teu telm?
                          Mi9T o outro lado Huawei P8 Lite 2016

                          se ambos tiverem em 3G a chamada parece skype, se tiverem em 2G é uma chamada igual há 10 anos atrás...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por mok Ver Post
                            Mi9T o outro lado Huawei P8 Lite 2016

                            se ambos tiverem em 3G a chamada parece skype, se tiverem em 2G é uma chamada igual há 10 anos atrás...
                            Estava a ver se havia algum código ou App gratuita para ver o status do GSM, mas não encontro...
                            Já não tenho visibilidade da rede da MEO (tb já não sou cliente há algum tempo), mas estranha-me não terem implementado o AMR com a modernização da rede.

                            Comentário


                              ja agora tens alguma info de que de facto está para sair o VoLTE ou foi apenas especulação?


                              HDVoice em 2G nunca ouvi tal coisa, mesmo a vodafone faz publicidade do HDVoice no 3G e 4G

                              Comentário


                                É só impressão minha, ou isto do 5G é um daqueles "slow-motion train-wrecks" a decorrer mesmo à nossa frente?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                  ja agora tens alguma info de que de facto está para sair o VoLTE ou foi apenas especulação?


                                  HDVoice em 2G nunca ouvi tal coisa, mesmo a vodafone faz publicidade do HDVoice no 3G e 4G
                                  Não há muita informação pública, pelo que só posso dizer que não é especulação...
                                  AMR-Wideband
                                  AMR-Wideband has nine different codec rates, ranging from 6.60 to 23.85 kbps. The codec rates from 6.60 to 19.85 kbps can be supported by GSM as well. AMR-Wideband uses the same algorithm as AMR-Narrowband.

                                  The AMR wideband codec is also known as HD Voice.
                                  No ficheiro anexo, tabela 4.1 na página 8 tens os formatos suportados no GSM e UTRAN (3G). O EFR (enhanced full rate) usa o mesmo codec do AMR.26103-910.pdf

                                  Comentário


                                    E continuam as trocas de mimos entre a Anacom e a Altice

                                    Estou a gostar, por mim condecorava o pres da Anacom

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                      É só impressão minha, ou isto do 5G é um daqueles "slow-motion train-wrecks" a decorrer mesmo à nossa frente?
                                      É impressão.
                                      O marketing e hype que se está a gerar é que vai causar alguma desilusão, a tecnologia ainda vai precisar de alguns anos para amadurecer e chegar aos níveis de serviço que se anda a falar.

                                      Anyway, já se consegue fazer isso:
                                      https://www.linkedin.com/posts/nokia...193386496-mrWI

                                      Comentário


                                        "(...)Mas há uma condição: Para isto acontecer, os EUA vão ter de nos aceitar até um determinado nível”, afirmou Ren Zhengfei, referindo-se aos bloqueios que foram impostos pela Administração Trump e que impedem o acesso da Huawei à tecnologia fornecida pelos parceiros norte-americanos, como a Google, que fornece o sistema operativo Android.(...)"

                                        Huawei admite “dar” 5G à concorrência para pôr fim às dúvidas

                                        Comentário


                                          @Mazzeo

                                          AMR em 2G eu sei que há, a questão que estava a colocar é se havia AMR-WB em 2G, sei que há países onde o AMR-WB está implementado em 2G, vi isso num site há uns tempos, mas pelo que vi era raro.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                            "(...)Mas há uma condição: Para isto acontecer, os EUA vão ter de nos aceitar até um determinado nível”, afirmou Ren Zhengfei, referindo-se aos bloqueios que foram impostos pela Administração Trump e que impedem o acesso da Huawei à tecnologia fornecida pelos parceiros norte-americanos, como a Google, que fornece o sistema operativo Android.(...)"

                                            Huawei admite “dar” 5G à concorrência para pôr fim às dúvidas
                                            Já vi isso num filme, tinha um cavalo com gajos dentro e coiso...
                                            Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                            @Mazzeo

                                            AMR em 2G eu sei que há, a questão que estava a colocar é se havia AMR-WB em 2G, sei que há países onde o AMR-WB está implementado em 2G, vi isso num site há uns tempos, mas pelo que vi era raro.
                                            Em qualquer rede minimamente moderna, implementar o AMR-WB é uma questão comercial.

                                            Comentário


                                              grande lata do presidente da altice, vem dizer que o 5G não faz sentido, que não é necessário, meses depois já vem dizer que a culpa é da ANACOM e anda de semana em semana a dar na cabeça da ANACOM por causa do 5G...

                                              se a ANACOM tivesse feito o leilão ia criticar outra coisa qualquer...

                                              há 6 meses atrás dizia que o 5G não fazia sentido e o mercado não o justificava

                                              já mudou de ideias sobre o 5G a 180º 4 vezes que eu tenha visto as noticias, isto de ha 2 anos para ca...

                                              Comentário


                                                É navegação à vista.
                                                O que lhe está a arder é não ter ideia de quanto vai custar o 5G. A ANACOM não se decide (ou comunica) em que formato serão atribuídas as licenças, quanto vai custar e como terão de pagar. Sem isso não consegue montar o business case e começar a negociação com os fornecedores (coisa para durar 6~8 meses).
                                                Entretanto, a desocupação do espectro nos 3,5GHz ainda não está resolvida e segue em percursos "canónicos", quando deveria ser tratado como interesse nacional.

                                                Sobre o atraso em si, a ANACOM tem uma reunião as 14h00, sabe que só consegue chegar as 16h00 mas só admite estar atrasada as 14h01.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                  (...)
                                                  O volume de informação partilhada entre carro, face ao ambiente externo rodoviário, é interessante, a nível do interior do carro (vida a bordo), bem como a segurança de dado particular, é discutível, é uma peça que demonstra, a tecnologia 5G aplicada à mobilidade rodoviária.
                                                  O que é que dessa mrd não dá para fazer com 2G, e só funciona com 5G?

                                                  A burla do 5G é tão engraçada...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                    grande lata do presidente da altice, vem dizer que o 5G não faz sentido, que não é necessário, meses depois já vem dizer que a culpa é da ANACOM e anda de semana em semana a dar na cabeça da ANACOM por causa do 5G...

                                                    se a ANACOM tivesse feito o leilão ia criticar outra coisa qualquer...

                                                    há 6 meses atrás dizia que o 5G não fazia sentido e o mercado não o justificava

                                                    já mudou de ideias sobre o 5G a 180º 4 vezes que eu tenha visto as noticias, isto de ha 2 anos para ca...
                                                    Há 6 meses não fazia sentido... nunca fez, nem nunca vai fazer.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      O que é que dessa mrd não dá para fazer com 2G, e só funciona com 5G?

                                                      A burla do 5G é tão engraçada...
                                                      Pergunto de outra forma, o que dá para fazer em 2G?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                        Pergunto de outra forma, o que dá para fazer em 2G?
                                                        Mais do que os satélites de GPS conseguem fazer, com os seus 50bps.

                                                        Se passaste por uma zona de chuva, e precisas de informar um serviço de que está a chover ali, de quantos bytes precisas para fazer isso?
                                                        Ou vais enviar a composição química da chuva, e o padrão das gotas no pára-brisas?

                                                        Numa empresa do grupo o negócio é geo-localização. No serviço de geo-localização oferecido, tens informação ao segundo sobre todos os parâmetros dos equipamentos com tracker. Este serviço é prestado em geografias onde é uma sorte ter 3G. Deve ser tecnologia do Buck Rogers no século XXV, porque claramente precisa de algo melhor que 3G para funcionar... NOT.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          Mais do que os satélites de GPS conseguem fazer, com os seus 50bps.

                                                          Se passaste por uma zona de chuva, e precisas de informar um serviço de que está a chover ali, de quantos bytes precisas para fazer isso?
                                                          Ou vais enviar a composição química da chuva, e o padrão das gotas no pára-brisas?

                                                          Numa empresa do grupo o negócio é geo-localização. No serviço de geo-localização oferecido, tens informação ao segundo sobre todos os parâmetros dos equipamentos com tracker. Este serviço é prestado em geografias onde é uma sorte ter 3G. Deve ser tecnologia do Buck Rogers no século XXV, porque claramente precisa de algo melhor que 3G para funcionar... NOT.
                                                          Não precisas do 5G para fazer o que já fazes, mas não é para isso que está a ser feito...

                                                          HD-Maps, remote driving (resolução de conflitos em condução autónoma), coordenação em condução autónoma... São alguns potenciais use-cases no sector automóvel. E quando tiveres carros autônomos um bocadinho mais avançados, a indústria do entretenimento entra em força com streaming e jogos.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                            Não precisas do 5G para fazer o que já fazes, mas não é para isso que está a ser feito...

                                                            HD-Maps, remote driving (resolução de conflitos em condução autónoma), coordenação em condução autónoma... São alguns potenciais use-cases no sector automóvel. E quando tiveres carros autônomos um bocadinho mais avançados, a indústria do entretenimento entra em força com streaming e jogos.
                                                            Sem acção humana, na condução, é isso?, É que se for, não há TECNOLOGIA à data. Nem enquadramento (via rodoviária, preparada para isso), nem FINANCIAMENTO para avançar em escala com o negócio. Ou seja esse argumento é POTENCIAL, não efectivo.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                              Mais do que os satélites de GPS conseguem fazer, com os seus 50bps.

                                                              Se passaste por uma zona de chuva, e precisas de informar um serviço de que está a chover ali, de quantos bytes precisas para fazer isso?
                                                              Ou vais enviar a composição química da chuva, e o padrão das gotas no pára-brisas?

                                                              Numa empresa do grupo o negócio é geo-localização. No serviço de geo-localização oferecido, tens informação ao segundo sobre todos os parâmetros dos equipamentos com tracker. Este serviço é prestado em geografias onde é uma sorte ter 3G. Deve ser tecnologia do Buck Rogers no século XXV, porque claramente precisa de algo melhor que 3G para funcionar... NOT.
                                                              Para precisar de 5G, de certeza que o carro vai enviar 50 streams de vídeo de 8K cada, em simultâneo, para demonstrar de forma irrefutável que efectivamente está a chover.
                                                              Editado pela última vez por MaxVerstappen; 26 September 2019, 16:05.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X