Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Odeio europeus". Jovem gera controvérsia ao criticar gorjeta 'modesta'

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Odeio europeus". Jovem gera controvérsia ao criticar gorjeta 'modesta'

    Na ótica da empregada de mesa, a gratificação devia ter sido de 20% e não de 10%.

    Madison Tayt, uma empregada de mesa em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), gerou controvérsia nas redes sociais, após ter manifestado o seu “ódio” por “europeus” que lhe deram uma gorjeta de 10% numa refeição de quase 700 dólares (valor semelhante em euros). Na ótica da mulher, a gratificação devia ter sido, no mínimo, o dobro - 20%.

    “Eu odeio de morte os europeus às vezes, por Deus”, começou por afirmar Madison, numa publicação partilhada na rede social Twitter, que contou com mais de 40 milhões de visualizações e milhares de reações.

    “Esta mesa acabou de deixar 70 dólares numa conta de 700 dólares depois de estarem horas a descontrair. O meu gerente até lhes perguntou sobre o meu serviço e eles [clientes] estavam deliciados, pelo que ele explicou que a gorjeta habitual é de 20% e eles só responderam ‘ok’ e foram embora”, contou, citada pelo jornal New York Post.

    Madison explicou ainda que o grupo estava acompanhado por um amigo norte-americano, não podendo então defender-se com “ignorância cultural” por não deixarem uma gorjeta maior.

    A conta de Twitter da empregada de mesa encontra-se atualmente indisponível. No entanto, segundo o New York Post, foram várias as pessoas que deixaram a sua mensagem de apoio a Madison e que concordaram que os europeus são, geralmente, quem dão as gorjetas menores, apesar de passarem mais tempo nos restaurantes.

    Por outro lado, também houve quem defendesse “o estilo europeu”. “Os europeus não estão habituados a dar gorjetas porque os empregados são geralmente bem pagos. Culpem o terrível capitalismo dos EUA”, atirou um utilizador.


    https://www.noticiasaominuto.com/mun...orjeta-modesta


    #2
    É uma questão de hábitos, eu detesto esta onda da gorja. Os americanos e canadianos inundaram alguns países com essa moda. Há destinos turísticos que já olham de lado para o cliente que não dá gorja porque estão habituados a estes indivíduos que dão para tudo e para nada. Na minha opinião é absurdo, é uma obrigação para eles trona-se desconfortável para quem não está habituado .

    Comentário


      #3
      Essa empregada tem sérios problemas...

      Comentário


        #4
        Apesar de ainda não ter regressado aos USA no pos covid, os relatos que vou lendo e ouvindo é que a situação de gorjeta saiu fora de controlo. Até o rapaz das entregas de encomendas já espera uma gorjeta.

        Já agora, as gorjetas só passou a existir na USA durante a guerra mundial como forma de ajudar a economia e as pessoas, mas depois como tudo o que é temporário, ficou permanente e parte da cultura.

        Como bom europeu e português que sou, quando lá estava nos USA, quando tínhamos que decidir onde ir, a questão das gorjetas era um factor em ter em conta, e muitas vezes acabamos no fast food e semelhantes. Mas lá está, se ia a um sitio em que o serviço espera gorjeta, já sabia que aquilo ao preço anunciado, é mais o IVA, as gorjetas, e por vezes taxas manhosas de permanência, era uma bela factura no final.

        Comentário


          #5
          As gorjetas nos States não são o ordenado dos empregados de mesa?

          Se é habitual receberem 20% acho bem que reclamem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Erva Ver Post
            As gorjetas nos States não são o ordenado dos empregados de mesa?

            Se é habitual receberem 20% acho bem que reclamem.
            Se a memoria nao me falha, o esperado é 10% para um serviço normal, mas entretanto subiu para 20% (18%)

            Então agora um serviço normal é 20%, se correu-me forma espectacular podes subir para 30% ou mais. Abaixo de 18% significada que algo correu mal e não estás nada contente com a qualidade do serviço prestado. Legalmente podes dar 0% de gorjeta, mas implica que algo correu muito mal (comida fria, serviço lento, trocas de pedidos), mas é esperável que gere uma troca de argumentos e não se será novamente muito bem vindo ao sitio.

            Pessoalmente não gosto da experiencia de jantar num restaurante nos USA, são chatos, uma vez até disse ao senhor (de forma simpática espero eu) que somos europeus, gostamos de não estar a ser interrompidos a cada minuto a perguntar se está tudo bem.

            As pessoas da noticia, acharam que até fizeram uma optima gorjeta, 70$ é dinheiro, mas esperava mais.

            O problema é que isto foi num restaurante, mas depois imagina o Taxi, o estafeta, o senhor que abre a porta, o que entrega a pizza, o senhor dos correios, tudo a pedir gorjeta e a ser agressivo se não dás, e isso está a se tornar a realidade nos USA, e como tudo, mais tarde ou mais cedo vai chegar cá.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Erva Ver Post
              As gorjetas nos States não são o ordenado dos empregados de mesa?

              Se é habitual receberem 20% acho bem que reclamem.
              A questão é que deixa de ser uma gorjeta e passa a ser imposto de gorjeta.
              Uma gorjeta pressupõe ser opcional.

              Comentário


                #8
                Com gente das favelas, quando abrem a boca naturalmente o registo não foge muito ao que essa 'jovem' empregada diz.
                E já agora, quando é esta 'gente' a dizer m3rd4, já não é racismo ?

                Se 'normalmente abaixo de 18 % significa que algo correu mal', para mim isso significa é chularia.
                Se são os clientes que pagam o ordenado, então está mal; quem lhes devia pagar um ordenado decente é o patrão, a chularia e a falta de bom senso têm limites.

                Venham para cá com essas modas, a ver quanto tempo é que os negócios aguentam abertos.
                Depois vou-me rir é a vê-los a discutir a gorjeta à porta da Segurança Social.

                Comentário


                  #9
                  Quando corre normalmente levam 1€ e se correr bem levam 2€, seja a fatura de 20€ ou de 100€. E isto se tiver trocado, pago sempre com MB e se não tiver trocado não levam nada.

                  Daqui a nada os funcionários das caixas dos hipermercados também ficam à espera da gorjeta depois de registarem os produtos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                    Com gente das favelas, quando abrem a boca naturalmente o registo não foge muito ao que essa 'jovem' empregada diz.
                    E já agora, quando é esta 'gente' a dizer m3rd4, já não é racismo ?

                    Se 'normalmente abaixo de 18 % significa que algo correu mal', para mim isso significa é chularia.
                    Se são os clientes que pagam o ordenado, então está mal; quem lhes devia pagar um ordenado decente é o patrão, a chularia e a falta de bom senso têm limites.

                    Venham para cá com essas modas, a ver quanto tempo é que os negócios aguentam abertos.
                    Depois vou-me rir é a vê-los a discutir a gorjeta à porta da Segurança Social.
                    Por isso é que os restaurantes nos EUA têm vindo a subir os preços em 20%. Acabas por pagar de uma maneira ou de outra.

                    Se eu estivesse habituado a receber os 20% e passasse a receber 10, tb não iria gostar.

                    Mas isto de calçar os sapatos dos outros por vezes não dá jeito.

                    Comentário


                      #11
                      Infelizmente é uma moda que já chegou a Portugal ... principalmente as grandes cadeias lá vêm com o TPM pre definido com X percentagem de grojeta ...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                        A questão é que deixa de ser uma gorjeta e passa a ser imposto de gorjeta.
                        Uma gorjeta pressupõe ser opcional.
                        Na realidade nos EUA é uma opção "obrigatória". Faz parte do salário. Se de um dia para o outro toda a gente deixasse de dar ou desse metade os salários tornarse-iam miseráveis.
                        É simplesmente cultural, e compreendo que faço muita confusão à maioria dos europeus.
                        Tive uns amigos, turismo pé descalço que foram chateados em vários sítios por não deixarem gorgeta ou deixarem um valor irrisório. Num bar veio mesmo o responsável perguntar o que se tinha passado, eles responderam que eram portugueses e que não tinham dinheiro para mais.

                        Vai chegar cá? Duvido, demora décadas a ser instituído. No algarve o pessoal já se queixa do tratamento dado aos tugas um pouco por isso, e não foi por isso que os tugas mudaram comportamentos. O que acontece se os salários forem maus e estiverem à espera das gorgetas de 10 e 20%? Deixa de haver pessoal para trabalhar nessas áreas. (que diga-se vai acontecendo aos dias de hoje)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Erva Ver Post
                          Por isso é que os restaurantes nos EUA têm vindo a subir os preços em 20%. Acabas por pagar de uma maneira ou de outra.

                          Se eu estivesse habituado a receber os 20% e passasse a receber 10, tb não iria gostar.

                          Mas isto de calçar os sapatos dos outros por vezes não dá jeito.

                          É, começam a subir os preços em 20 % e depois começam a perder clientes em 20 % também.

                          Sobre o estar habituado, o problema é que qualquer dia também acham bem habituar-se a receber 50 % de gorjeta ... e como já se habituaram, depois esperam que seja o normal.

                          Sobre o bold, se calhar o primeiro que 'devia' calçar os sapatos dos empregados, antes de mais seria o patrão deles ... e não o cliente que cada vez mais é depenado a torto e a direito ; e o simples facto de ir comer uma refeição fora torna-se num saque à carteira dos clientes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post


                            É, começam a subir os preços em 20 % e depois começam a perder clientes em 20 % também.

                            Sobre o estar habituado, o problema é que qualquer dia também acham bem habituar-se a receber 50 % de gorjeta ... e como já se habituaram, depois esperam que seja o normal.

                            Sobre o bold, se calhar o primeiro que 'devia' calçar os sapatos dos empregados, antes de mais seria o patrão deles ... e não o cliente que cada vez mais é depenado a torto e a direito ; e o simples facto de ir comer uma refeição fora torna-se num saque à carteira dos clientes.
                            Mas os patrões têm vindo a fazer exactamente isso ao subir os preços da carta em 20%.

                            Até porque agora mais do que nunca, a mão de obra na restauração vale ouro (no sentido de ser escassa).

                            É um mal global a falta de malta para trabalhar na restauração/hotelaria.

                            Comentário


                              #15
                              A cultura das gorjetas está completamente fora de controlo nos EUA, e as redes sociais são inundadas diariamente de empregados de mesa que preferem choramingar e dizerem coisas ofensivas como o que essa diz, em vez de exigirem melhores direitos laborais e pagamentos decentes. Não acho uma gorjeta de 20% normal, e o facto de o gerente o referir aos clientes é completamente descabido. Por muito bem que o serviço tenha corrido (e uma gorjeta de 70€ parece-me mais que boa), que eu saiba ainda está nas mãos do cliente avaliar o que deixa ou não de gorjeta.

                              Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                              Abaixo de 18% significada que algo correu mal e não estás nada contente com a qualidade do serviço prestado.
                              Isto é apenas estúpido, lembra-me os inquéritos de satisfação nos últimos anos em que uso qualquer serviço, em que diziam que as notas abaixo de 9 (de 0 a 10) significavam que o serviço tinha sido negativo. Treta do caraças, e estas conversas só faziam com que eu desse uma nota abaixo daquilo que realmente mereciam.

                              Comentário


                                #16
                                Lembro-me há alguns anos na Rep. Checa ter recebido a conta e estava lá mencionado a gorjeta (que era 10% do valor da refeição).

                                Não gostei muito da atitude até porque penso que fizeram aquilo por terem topado que éramos turistas…

                                Aqui em PT, considero uma boa gorjeta 5% do valor da refeição.

                                Nos USA penso que o correto seria ser o patrão a pagar ordenados e não os funcionários estarem dependentes dos clientes.

                                É um aproveitamento brutal por parte dos patrões.

                                O patrão só tinha de pagar ao funcionário e refletir esse custo no serviço que presta.
                                As pessoas iam ou não consoante quisessem.

                                Tinha lucro mantinha-se aberto se assim o entendesse, tinha prejuízo, fechava.

                                O bom senso faz tanta falta na sociedade.

                                Comentário


                                  #17
                                  A s gorjetas mesmo aqui em Portugal são apenas mais uma forma do empresário pagar salário mínimo.
                                  O propósito inicial da gorjeta era premiar alguém que faz um trabalho excepcional. Um trabalho normal nem sequer daria direito a gorjeta.
                                  A gorjeta está-se a tornar uma nova forma de chulice.
                                  Editado pela última vez por Topolino; 26 March 2023, 12:44.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Hecho Ver Post

                                    Se a memoria nao me falha, o esperado é 10% para um serviço normal, mas entretanto subiu para 20% (18%)

                                    Então agora um serviço normal é 20%, se correu-me forma espectacular podes subir para 30% ou mais. Abaixo de 18% significada que algo correu mal e não estás nada contente com a qualidade do serviço prestado. Legalmente podes dar 0% de gorjeta, mas implica que algo correu muito mal (comida fria, serviço lento, trocas de pedidos), mas é esperável que gere uma troca de argumentos e não se será novamente muito bem vindo ao sitio.

                                    Pessoalmente não gosto da experiencia de jantar num restaurante nos USA, são chatos, uma vez até disse ao senhor (de forma simpática espero eu) que somos europeus, gostamos de não estar a ser interrompidos a cada minuto a perguntar se está tudo bem.

                                    As pessoas da noticia, acharam que até fizeram uma optima gorjeta, 70$ é dinheiro, mas esperava mais.

                                    O problema é que isto foi num restaurante, mas depois imagina o Taxi, o estafeta, o senhor que abre a porta, o que entrega a pizza, o senhor dos correios, tudo a pedir gorjeta e a ser agressivo se não dás, e isso está a se tornar a realidade nos USA, e como tudo, mais tarde ou mais cedo vai chegar cá.
                                    Está um pouco fora de controlo porque agora até em compras em que não há serviço...é suposto haver Tip.

                                    num simples supermercado onde tu vais recolher as coisas e as colocas no balcão/check-out e o empregado está sentadinho à tua espera...ridículo.

                                    Outra coisa que não gosto nos EUA é tirarem-te o cartão nos restaurantes (ninguém leva a máquina ou é suposto ires à máquina pagar) e funcionar por assinatura. Dá um amplo espaço para clonagem do cartão.

                                    Algo que me apercebi recentemente é que se usares um pré-pago, podes escrever a tip que quiseres no papel que no final...eles não conseguem cobrar nada a mais do valor inserido sem tip. Aconteceu-me com o Revolut. Até queria dar a tip, escrevi no papel o valor e esse valor nunca saiu do cartão.

                                    Mas para quem quiser simular que dá tip e não criar constrangimento...é perfeito

                                    P.S. Uma das coisas mais irritantes por lá são os hotéis com múltiplas taxas e taxinhas de serviços "obrigatórios" que estão escondidas. Não há paciência. Sobretudo os grandes grupos e nas cidades "resort" tipo Las Vegas ou Orlando. É tipo ss cruzeiros, não gosto nada dessa falta de transparência onde os custos estão todos escondidos.
                                    Editado pela última vez por Andre; 26 March 2023, 12:45.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isto já não é tip, é VAT.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu odeio pessoas no geral...

                                        Comentário


                                          #21
                                          A gaja deve ser uma demente.
                                          Por cá já me apresentaram uma factura com um valor de com e sem gorjeta e assim não levou nenhuma!! Era só o que falatva imporem-me uma gorjeta!!

                                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                          Eu odeio pessoas no geral...
                                          De facto há tanta hipocrisa que até mete nojo!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Seria muito mais inteligente "diluírem" esse valor no preço das refeições e depois essa percentagem revertia para os empregados no final do dia.

                                            Assim os clientes já sabiam de antemão o que iriam pagar, sem surpresas desagradáveis no fim.

                                            Comentário


                                            • eu
                                              eu commented
                                              Editing a comment
                                              Assim também já sabem quanto vão pagar: são os preços afixados + 20%. É como se fosse um imposto.

                                            #23
                                            Este modelo de gorjetas dos USA tem uma vantagem óbvia para os trabalhadores: é rendimento isento de impostos.

                                            Comentário


                                            • A4B5
                                              A4B5 commented
                                              Editing a comment
                                              Nem por isso, é obrigatório declarar e pagar: https://www.irs.gov/businesses/small...-and-reporting

                                              Eventualmente alguma porção recebida em cash, se quiserem arriscar.

                                            • A4B5
                                              A4B5 commented
                                              Editing a comment
                                              (duplicado)

                                            • eu
                                              eu commented
                                              Editing a comment
                                              Duvido muito que declarem as gorjetas recebidas em Cash...

                                            #24
                                            Isto tem tudo a ver com o que as pessoas - i.e clientes -, no geral, estão dispostos a consentir.

                                            Se se normalizar as gorjetas a 20%, haverá uma tentação para depois se esticar para os 50%. É o velho provérbio que ao permitir-se dar um dedo, tenta-se logo chegar ao braço também. Por isso, nunca se devia normalizar gorjetas seja do que for: estas devem ser sempre opcionais, e do completo livre arbítrio de o cliente o querer dar ou não, seja de que montante for (claro que tem que haver algum bom senso, numa refeição onde se paga, por ex, 200€ não se vai deixar 0,50€! Isso é quase a gozar).

                                            Se se normalizar as ementas digitais nos restaurantes - i.e via QR CODE - teremos que usar o nosso próprio equipamento pessoal (no caso um smartphone) para ver a ementa numa tela pequena. E depois ao consentir-se tal, a tendência é desaparecer com as ementas tradicionais (em papel, que muitas das vezes faz parte da própria experiência gastronómica). Embora, diga-se em abono da verdade, que aqui se tem ido no sentido contrário e ainda bem. Presentemente, conta-se pelos dedos de uma mão os restaurantes que ainda têm exclusivamente ementas via QR Code.

                                            Enfim, ao normalizar-se aquilo que se vê que não é lógico e, ás vezes, até disparatado, qual será o próximo passo para se normalizar na ida a um restaurante? Trazer os ingredientes de casa para o Chef o cozinhar (e pagar o mesmo preço que anteriormente)? Isto se depois não sermos nós próprios a ir para a cozinha do restaurante e sermos nós próprios a fazer a comida... e depois talvez se pense, posteriormente, em cobrar os gastos com a água, luz, e mais "um par de botas" de tal logística...

                                            Volto a dizer, tudo isto é permitido até onde deixarmos que seja permitido. Se não se fizer nada...naturalmente, que se tende a esticar-se... como em tudo na vida.

                                            Comentário


                                              #25
                                              https://www.youtube.com/watch?v=V4sbYy0WdGQ&ab_channel=Melkor

                                              Comentário


                                                #26
                                                Eu nunca dei nem darei gorjeta a ninguem.
                                                Ganham pouco queixem-se aos patrões entendam-se entre eles.
                                                Se algum dia fôr a algum desses paises extremistas da gorjeta, não darei na mesma, se me cobrarem na mesma eu vou ter de roubar o pires das azeitonas ou os pacotinhos dos queijos no valor que me subtrairam... lol

                                                ps: isto das gorjetas não acho grave alguem se recusar a dar é um direito do cliente e um principio que apenas o cliente deve decidir aderir ou não.
                                                Acho grave é uma situação que já passou na imprensa e na tv em que restaurantes a maioria lá no norte abrem as casas aos clientes para poderem comer tudo o que quiserem do bom e do melhor e no final é o cliente que decide o preço a pagar.
                                                ... Muitos filhos da p_t_ comem e deixam ás pessoas 1 euro... o que essa gente merece sei eu.
                                                Editado pela última vez por m4nn1pul0; 26 March 2023, 14:04.

                                                Comentário


                                                  #27
                                                  Ha uns anos atras num bom restaurante de carne em Miami o empregado de mesa meteu conversa devido ao meu apelido no cartao de credito.
                                                  Conversa puxa conversa, e acabou por me mostrar a gorjeta de uma mesa de pelo menos 10/12 pessoas ao lado. Era uma gorjeta de $300.
                                                  Perguntei-lhe quanto e que ele fazia por mes de gorjetas, ao que ele responde em dia cerca de $8000, mas as vezes chega aos $15000 por mes, isto em 2014.
                                                  Toda a gorjeta fica para o empregado de mesa, e paga imposto.
                                                  Não me parece um mau salário para empregado de mesa na casa dos 30 anos.
                                                  Editado pela última vez por Prelude; 26 March 2023, 14:52.

                                                  Comentário


                                                    #28
                                                    Ainda ninguém lhe caiu em cima por declarações obviamente racistas?

                                                    É claro que "europeus" era código para um grupo étnico conhecido por não dar gorjetas

                                                    Comentário


                                                      #29
                                                      image.png

                                                      Comentário


                                                        #30
                                                        A questão da gorjeta é claramente cultural no continente americano.

                                                        Na minha última ida, a maior parte dos fast food têm um pequeno tablet virado para o cliente, sendo que este é que escolhe a percentagem que quer pagar (0% ou No Tip, 5%, 10%, 15% ou 20%). A mim custa-me um bocado ter de deixar gorjeta num fast food em que o empregado monta o prato em 30 segundos. Mas mais ainda custou-me ver as mesmas sugestões de gorjeta numa loja de conveniência dum aeroporto em que não tive qualquer interação com o empregado e fiz o pagamento direto no TPA.

                                                        Já num Tudo Incluído no México, chegava a não levar carteira para o restaurante e no final os empregados diziam que "la propina" não estava incluída no regime TI... Gera-se sempre um ambiente desagradável que estraga completamente a experiência. O empregado fica chateado e o cliente também. Se eu souber que o empregado vive exclusivamente de gorjetas, obviamente que vou querer remunerar o seu trabalho, mas não sei se o cliente tem de ter informação sobre como é formado o ordenado do empregado...

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X