Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Odeio europeus". Jovem gera controvérsia ao criticar gorjeta 'modesta'

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

    Mas vergonha de quê meu?
    Vergonha tinha era se fosse como tu... felizmente e volto a repetir porque pelos vistos ainda não percebeste, tenho muito orgulho naquilo que sou, de onde vim e para onde vou.
    Não preciso de pavonear pelo fórum que corri mundo... e por correr mundo sei tudo e mais alguma coisa e os outros são todos uns ignorantes, até porque eu sou o maior e sei ir buscar gráficos à internet e vídeos ao youtube. E mais sei os salários dos serventes de mesa de todo o mundo. Santa paciência para tanta gabarolice.

    No que respeita a salários estamos a discutir salários de empregados de mesa e toda a gente sabe que os empregados de mesa no Qatar e nos emirados ganham 4mil dólares. O sonho de qualquer sueco que se preze é ser empregado de mesa no Qatar e ganhar mais 50% de salário.E se não for empregado de mesa o sueco até trabalha na construção de estádios no qatar para ficar rico em pouco tempo. É o sonho do sueco e o dos paquistaneses e Indianos.
    Não consegui resistir…. conheço bem um Sueco (irmão de uma certa pessoa) que trabalha(ou) na construção dos estádios no Qatar… nem pergunto o quanto ele ganha 😅… ok, ok é engenheiro…

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
      Para mim o conceito de gorgeta é e vai ser sempre algo que fica ao critério do cliente. Por exemplo, a moda recente que por cá se vai vendo nas cadeias de alguns restaurantes italianos e hamburguerias artesanais, de apresentar um valor final com 5% de gorgeta e outro sem, considero perfeitamente aceitável. Eu opto por aceitar ou não a sugestão, e não sou retaliado por isso, apesar de já ser possível ficar ali um clima estranho e existir alguma pressão inerente, mas só se deixa afetar por ela quem quiser.

      Agora imposição de 20% do valor? Nem nos EUA nem na China. E o gerente de restaurante que me viesse com essa conversa não ia receber grande resposta. A responsabilidade de pagar o salário dos funcionários da sua empresa não é minha, eu vou para pagar a experiência, e essa é suposto que já contemple não só a comida mas o serviço. Se não daqui a bocado também me põem a dar gorgeta ao cozinheiro, afinal o seu serviço acaba por ser o mais relevante, e não o do tipo que me põe a mesa e me traz o prato de comida.
      Só a mim é q faz confusão ser em % 😅…. mas percebo e, 10% é o normal por aqui… mas 20% em certas ocasiões já pode ser puxado…

      Acho que foi no Dubai onde o valor das gorjetas vinha nas facturas, é um pouco chato, mas também não é o fim do mundo

      Comentário


        #93
        também sou daqueles que acho que a gorjeta deve ser um acto que parta da iniciativa do cliente e não uma imposição ou obrigação..
        ter um emprego onde se conta com as gorjetas dos clientes para fazer salário, para mim é mendicidade chique ou encapotada..

        recuso-me a ir visitar países como Egipto ou tunisia por serem locais onde o pessoal se faz todo à gorjeta e acabam por deixar um tipo meio constrangido.. estou a ver que tenho de riscar os states também...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Eluland Ver Post

          Só a mim é q faz confusão ser em % 😅…. mas percebo e, 10% é o normal por aqui… mas 20% em certas ocasiões já pode ser puxado…

          Acho que foi no Dubai onde o valor das gorjetas vinha nas facturas, é um pouco chato, mas também não é o fim do mundo
          Não sei como é aí na Escócia, mas aqui em Londres na grande maioria dos restaurantes o valor das gorjetas vem na fatura.

          Confesso que não gosto, mas dou sempre por achar um pouco rude pedir para tirar o valor da fatura. A "imposição" dos 10% tb é exagerada, quase sempre resulta num montante de gratificação que não justifica o trabalho e a simpatia do funcionário.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post

            Não sei como é aí na Escócia, mas aqui em Londres na grande maioria dos restaurantes o valor das gorjetas vem na fatura.

            Confesso que não gosto, mas dou sempre por achar um pouco rude pedir para tirar o valor da fatura. A "imposição" dos 10% tb é exagerada, quase sempre resulta num montante de gratificação que não justifica o trabalho e a simpatia do funcionário.
            Aqui não vem na factura. E.g. 10% para um total de £50, até q não é muito mas, é chato quando é “obrigatório”.

            Comentário


              #96
              Sempre me ensinaram, em Roma sê Romano.

              Eu dou sempre gorjeta até em Portugal a não ser que o serviço tenha sido mau.

              Se sabem que nos EUA é mesmo assim porque é que não dão gorjeta?

              É uma questão de bom senso.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Deutsch Ver Post
                Sempre me ensinaram, em Roma sê Romano.

                Eu dou sempre gorjeta até em Portugal a não ser que o serviço tenha sido mau.

                Se sabem que nos EUA é mesmo assim porque é que não dão gorjeta?

                É uma questão de bom senso.
                É uma questão de ler o post e não apenas o título:

                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                Na ótica da empregada de mesa, a gratificação devia ter sido de 20% e não de 10%.
                Madison Tayt, uma empregada de mesa em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), gerou controvérsia nas redes sociais, após ter manifestado o seu “ódio” por “europeus” que lhe deram uma gorjeta de 10% numa refeição de quase 700 dólares (valor semelhante em euros). Na ótica da mulher, a gratificação devia ter sido, no mínimo, o dobro - 20%.

                “Eu odeio de morte os europeus às vezes, por Deus”, começou por afirmar Madison, numa publicação partilhada na rede social Twitter, que contou com mais de 40 milhões de visualizações e milhares de reações.

                “Esta mesa acabou de deixar 70 dólares numa conta de 700 dólares depois de estarem horas a descontrair. O meu gerente até lhes perguntou sobre o meu serviço e eles [clientes] estavam deliciados, pelo que ele explicou que a gorjeta habitual é de 20% e eles só responderam ‘ok’ e foram embora”, contou, citada pelo jornal New York Post.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Eluland Ver Post

                  Aqui não vem na factura. E.g. 10% para um total de £50, até q não é muito mas, é chato quando é “obrigatório”.
                  Olha aqui o ex.de uma fatura de cá:

                  Afinal até foi cobrado 12.5% e não os habituais 10%. Nem me tinha apercebido...

                  10% numa conta de £50 nem é nada de especial mas quando uma simples garrafa de vinho não custa menos de £25 os adicionais 10% de gorja já adicionam mais £2.5 ao preço da garrafa..

                  Sent from my SM-S906B using Tapatalk

                  Comentário


                    #99
                    Ontem comi num restaurante numa conhecida rua da baixa de Lisboa, em que tive mesmo de deixar gorjeta, tal foi a competência e disponibilidade da empregada. É este o conceito que acho que deve vigorar de gorjeta. o de uma bonificação extraordinária, paga por iniciativa do cliente, a um funcionário que claramente se destacou no exercício das suas funções.

                    Tudo o resto não contém comigo.

                    Comentário


                      em termos de atendimento ao publico,porque é que têm de ser sempre os empregados de mesa e balcão a receber gorjeta
                      nesse sentido nao concordo com gorjetas..sao só eles que merecem gratidão quando atendem bem um cliente?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por bscuba Ver Post

                        É uma questão de ler o post e não apenas o título:



                        Neste tópico estão-se a confundir duas coisas.

                        Uma coisa é a cultura da gorjeta na Europa, outra coisa é a cultura da gorjeta nos EUA.

                        Nos EUA a gorjeta é parte do salário, a parte mais importante, neste tipo de empregos.

                        Qual é a dificuldade em perceber isto? Lá é obrigatório dar gorjeta por uma questão de cortesia e educação.

                        Aqui é completamente diferente.

                        Se estás nos EUA é do mais elementar bom senso adaptares-te à mentalidade deles, mesmo que não gostes ou não concordes.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Deutsch Ver Post

                          Neste tópico estão-se a confundir duas coisas.

                          Uma coisa é a cultura da gorjeta na Europa, outra coisa é a cultura da gorjeta nos EUA.

                          Nos EUA a gorjeta é parte do salário, a parte mais importante, neste tipo de empregos.

                          Qual é a dificuldade em perceber isto? Lá é obrigatório dar gorjeta por uma questão de cortesia e educação.


                          Aqui é completamente diferente.

                          Se estás nos EUA é do mais elementar bom senso adaptares-te à mentalidade deles, mesmo que não gostes ou não concordes.
                          A dificuldade é que esse modus operandi não faz porra de sentido nenhum. Simple as that.

                          Se tu me vens dizer que a parte mais importante do ordenado de um funcionário é o que recebe de gorjeta dos seus clientes, que por sua vez "é obrigatório ... por uma questão de cortesia e educação", algo does not compute. Ou bem que é obrigatório, ou bem que é por cortesia e educação.​

                          Acho que o sistema instituido pelos states não é eficiente, e que é absolutamente natural que visitantes de outras partes do mundo não se revejam nele nem estejam preparados para corresponder às expetativas dos funcionários.​

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Deutsch Ver Post
                            Sempre me ensinaram, em Roma sê Romano.

                            Eu dou sempre gorjeta até em Portugal a não ser que o serviço tenha sido mau.

                            Se sabem que nos EUA é mesmo assim porque é que não dão gorjeta?

                            É uma questão de bom senso.
                            Sempre?
                            a resposta nao é bem para ti, mas para os defensores deste topico.
                            Deduzo entao que sempre que passa o carro do lixo, vao a correr deixar gorjeta. Ou estarão a insinuar que o serviços destes sao menos importantes que os empregados dos restaurantes? Ou entao que os 700 limpos na restauracao valem menos que nos servicos de limpeza?
                            e entao os funcionarios dos supermercados? Se tiverem um sorriso, têm direito aos 20%?
                            a simpatia deles vale menos que a simpatia da restauracao?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post

                              A dificuldade é que esse modus operandi não faz porra de sentido nenhum. Simple as that.

                              Não faz sentido nenhum para ti mas tu és o dono da verdade?

                              Qual é o problema de respeitares outros pontos de vista mesmo que não concordes com eles?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Deutsch Ver Post

                                Neste tópico estão-se a confundir duas coisas.

                                Uma coisa é a cultura da gorjeta na Europa, outra coisa é a cultura da gorjeta nos EUA.

                                Nos EUA a gorjeta é parte do salário, a parte mais importante, neste tipo de empregos.

                                Qual é a dificuldade em perceber isto? Lá é obrigatório dar gorjeta por uma questão de cortesia e educação.

                                Aqui é completamente diferente.

                                Se estás nos EUA é do mais elementar bom senso adaptares-te à mentalidade deles, mesmo que não gostes ou não concordes.
                                Eu só acho exagerado a reacção da empregada, que por terem dado metade da gorjeta (com ou sem conhecimento) ela partiu logo para o discurso de ódio e generalização.

                                Eu tenho ideia de quando vem a conta, tens a opção de dar entre 10 a 20% do valor e em alguns locais já incluí a gorjeta no preço final. Pelo menos no UK apanhei um local assim e estava descrito na fatura.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                  em termos de atendimento ao publico,porque é que têm de ser sempre os empregados de mesa e balcão a receber gorjeta
                                  nesse sentido nao concordo com gorjetas..sao só eles que merecem gratidão quando atendem bem um cliente?
                                  Se a coisa for bem feita, as gorjetas vão para um "pote" e no fim do dia, deverão ser divididas por todos os empregados, incluíndo os da cozinhas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post

                                    A dificuldade é que esse modus operandi não faz porra de sentido nenhum. Simple as that.

                                    Se tu me vens dizer que a parte mais importante do ordenado de um funcionário é o que recebe de gorjeta dos seus clientes, que por sua vez "é obrigatório ... por uma questão de cortesia e educação", algo does not compute. Ou bem que é obrigatório, ou bem que é por cortesia e educação.​

                                    Acho que o sistema instituido pelos states não é eficiente, e que é absolutamente natural que visitantes de outras partes do mundo não se revejam nele nem estejam preparados para corresponder às expetativas dos funcionários.​
                                    Nos EUA não é obrigatório.

                                    É habitual, está muito instituído, mas as pessoas podem não dar e podem dar mais ou menos.

                                    É uma boa forma de promover o bom atendimento.



                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Deutsch Ver Post

                                      Não faz sentido nenhum para ti mas tu és o dono da verdade?

                                      Qual é o problema de respeitares outros pontos de vista mesmo que não concordes com eles?
                                      Pronto, eu respeito o deles. E eles que respeitem o meu também, de não pagar gorjetas exorbitantes a empregados de mesa da restauração.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por bscuba Ver Post

                                        Eu só acho exagerado a reacção da empregada, que por terem dado metade da gorjeta (com ou sem conhecimento) ela partiu logo para o discurso de ódio e generalização.

                                        Eu tenho ideia de quando vem a conta, tens a opção de dar entre 10 a 20% do valor e em alguns locais já incluí a gorjeta no preço final. Pelo menos no UK apanhei um local assim e estava descrito na fatura.
                                        Os Europeus também se fartam de gozar com os Norte-Americanos.

                                        A questão é que eles têm uma maneira de ser distinta dos Europeus. Para já são muito mais abertos, quando eu conheço um Norte-Americano/a começa logo por perguntar aspectos da vida pessoal, são super curiosos sobre tudo, independentemente da raça, estrato social ou formação académica.

                                        Eu gosto mas quem é mais tímido, anti-social e introvertido pode levar a mal.

                                        Ainda bem que eles são diferentes, é isso que dá interesse ao Mundo.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X