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Topico da Força Aérea Portuguesa.

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    #31
    Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

    Ainda não deve haver, mas quanto tempo até existir um drone pilotado por IA capaz de mandar um F-35 ao charco?

    Quanto custará um enxame deles, se for preciso mais do que um?


    para lá caminhamos...não para F-35 mas para os outros...mas como a CIA tem o dom de se lixar a si mesma no futuro...tudo é possivel!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post

      para lá caminhamos...
      Doutras paragens, visto do chão:

      Of course, the sky is now swarming with drones. Drones fly at any time and in any weather. Going to the front line now turns into an extremely dangerous quest. We leave the transport several kilometers away, and then carefully make our way along inconspicuous paths. As soon as a “bird” appears in the sky, we immediately hide. As a result, it can take several hours to walk a couple of kilometers.

      The huge number of drones has significantly complicated the rotation and delivery of everything necessary to the front line. Some experts even rushed to call the current situation a positional deadlock. They say that there are so many weapons of destruction now that the parties simply cannot move forward.

      But that's not true. Recently, near Kremennaya, ours were able to advance 1.5 km. So far, neither side has gained total superiority over the enemy in UAVs. And that means it's hard on both sides of the front. It is difficult for attackers to concentrate forces for an attack, but defenders cannot bring up reserves in time.

      No matter how strange it may sound, the development of means of destruction only reduces losses. Because of drones, the number of fighters in the trenches is becoming smaller. [...]
      Se tivesse de apostar no que rende, eu não metia dinheiro em grandes barcos e aviões. Mas claro que não é esse o incentivo de quem tem os cordões da bolsa. Já vi observar que hoje em dia o material não precisa de fazer nada, é mesmo para queimar.

      Comentário


        #33
        A Força Aérea vai sobrevoar o País no domingo, véspera de Natal, segundo informou através de um comunicado. A iniciativa visa "desejar a todos um Feliz Natal" e simultaneamente "treinar a manutenção de capacidades dos militares".

        Os voos realizam-se através de "uma parelha de F-16M e dos helicópteros AW119 Koala e EH-101 Merlin", explicou a Força Aérea.
        Os votos da Força Aérea de um feliz Natal, "a partir dos céus", vai passar por algumas zonas de norte a sul de Portugal continental durante o dia de domingo.

        Os votos da Força Aérea de um feliz Natal, "a partir dos céus", vai passar por algumas zonas de norte a sul de Portugal continental durante o dia de domingo.
        A parelha de aeronaves F-16M prevê sobrevoar os concelhos e vilas de Nazaré (11:02), Peniche (11:06), Caldas da Rainha (11:08), Rio Maior (11:10), Santarém (11:13), Entroncamento (11:16), Tomar (11:17), Abrantes (11:20), Castelo Branco (11:26), Covilhã (11:31), Guarda (11:34), Vila Nova de Foz Coa (11:39), Miranda do Douro (11:46), Macedo de Cavaleiros (11:51), Mirandela (11:53), Lamego (11:59), Castro Daire (12:01), Águeda (12:06), Cantanhede (12:08), Figueira da Foz (12:11), Leiria (12:15) e Monte Real (12:16).
        Feliz Natal o c******!

        Que me apanharam ainda a dormir e acordei com o barulho de um jacto a passar por cima da casa. 😂


        Não deixa de ser impressionante, ver que demoram três minutos de Santarém ao Entroncamento, um minuto do Entroncamento a Tomar e três minutos de Tomar a Abrantes.

        https://www.cmjornal.pt/portugal/det...utrasNoticias2

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          #34
          Impressionante também o apetite dos aviões...isso a consumir gota vai lá vai...humm o dinheiro que custou as horas de voo para essas passagens, dava aí umas boas ceias de natal para os sem abrigo e tal...era um ajuda.
          Algo mais que simplesmente pregar cagaços à malta que dormia e ao gado bravo.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
            Impressionante também o apetite dos aviões...isso a consumir gota vai lá vai...humm o dinheiro que custou as horas de voo para essas passagens, dava aí umas boas ceias de natal para os sem abrigo e tal...era um ajuda.
            Algo mais que simplesmente pregar cagaços à malta que dormia e ao gado bravo.
            Se não fosse nas passagens tinha de ser noutras manobras, acabaria sempre por ser gasta a gota.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
              Se não fosse nas passagens tinha de ser noutras manobras, acabaria sempre por ser gasta a gota.
              É um facto! Foi uma forma de rentabilizar o pessoal de alerta, já que estavam de serviço, mesmo não tendo uma ativação real voaram...deram um ar de sua graça.

              Comentário


                #37
                Além da mensagem do momento, foi claro está, ao serviço de treino.
                Mas as pessoas lá querem saber disso, muitas até acham que nem deviamos ter defesa nacional...

                Comentário


                  #38
                  É positivo sabermos que há material de guerra operacional, pelo menos na força aérea

                  Já que na marinha há navios sem canhões

                  E no exército tanques sem munições

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                    É positivo sabermos que há material de guerra operacional, pelo menos na força aérea

                    Já que na marinha há navios sem canhões

                    E no exército tanques sem munições
                    Olha que!
                    Armamento, pouco.
                    Pilotos, poucos.
                    ...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                      É positivo sabermos que há material de guerra operacional, pelo menos na força aérea

                      Já que na marinha há navios sem canhões

                      E no exército tanques sem munições
                      tanque é onde lavas a roupa à mão... carro de combate!

                      E para complementar...viste a voar um (ou dois) de cada frota...não quer dizer que o resto esteja todo operacional..

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                        tanque é onde lavas a roupa à mão... carro de combate!
                        Só um aparte;

                        "Tanque" é uma designação 100% correcta. O exército português adoptou o termo "carro de combate", e está no seu direito.

                        Mas o termo "tank", do inglês original, é o nome adoptado pelos "inventores" a máquina.

                        Comentário


                          #42
                          I agree to disagree...if we were in Britain or USA or any other native English speaking country, it would be tank... mas como estamos em Portugal, o termo correto é carro de combate.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Icterio Ver Post

                            Só um aparte;

                            "Tanque" é uma designação 100% correcta. O exército português adoptou o termo "carro de combate", e está no seu direito.

                            Mas o termo "tank", do inglês original, é o nome adoptado pelos "inventores" a máquina.
                            Era para ser "landship" e como era para ser segredo colocaram "tank" para se parecer com "water tanks" - cisterna.

                            Para isso não tínhamos cisternas de água no quintal...tínhamos "water tanks"...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                              I agree to disagree...if we were in Britain or USA or any other native English speaking country, it would be tank... mas como estamos em Portugal, o termo correto é carro de combate.
                              Nem sequer compreendo o ponto de vista mas, tranquilo.

                              Tanque = Tank

                              Carro de Combate = Combat Car

                              Cerveja = Beer

                              Comentário


                                #45
                                ficas com o teu tanque e eu com o meu carro de combate... e assim não andamos às turras, como com o "universitário candidato a fuzileiro" no fórum defesa.

                                Paz!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                  ficas com o teu tanque e eu com o meu carro de combate... e assim não andamos às turras, como com o "universitário candidato a fuzileiro" no fórum defesa.

                                  Paz!
                                  Sim, quem está habituado ao termo "carro de combate" deve usá-lo sem stress, não tenho nenhum problema com isso.

                                  Só que, geralmente, gostam de "corrigir" quando outros usam o termo "tanque" - quando ambos os termos estão correctos.

                                  Já agora, a força aérea deveria chamar C-16 ao F-16 porque o "F" é de fighter.

                                  Comentário


                                    #47
                                    não cuidado...C é de Cargo também inglês....(C-130 C295 (K)C-390...)

                                    E se comprámos aos americas e não lhes fizemos alteração significativa...teve de ficar F-16...mas na altura da II GM eram P...phighter.

                                    tirando o A-7P que era mesmo Attack...como o menino A-10...
                                    Editado pela última vez por midnightblack; 25 December 2023, 19:06.

                                    Comentário


                                      #48
                                      O K no aviões diz respeito ao ser um tanker (possibilidades de Abastecer outros aviões)

                                      O P da WW 2 diz respeito a pursuit aircraft

                                      Comentário


                                        #49
                                        sempre a aprender... porém duvido que a curto prazo o nosso KC possa ser tanker...vejo-o mais como cargo...

                                        pursuit...caça...faz sentido, por acaso estava convencido com a ideia do phighter.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Em Portugal niente!
                                          https://www.defense-aerospace.com/eu...em-t-missiles/

                                          Comentário


                                            #51
                                            A ultima anedota do tonto:

                                            https://www.dn.pt/4641073922/marcelo...antes-de-sair/

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                              A ser um pateta como sempre.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Ou se gosta de ir para a Força Aérea e fica ou, se não gosta, não se deve chular a Força Aérea e utilizar assim os dinheiros públicos (de todos nós!)

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
                                                  Ou se gosta de ir para a Força Aérea e fica ou, se não gosta, não se deve chular a Força Aérea e utilizar assim os dinheiros públicos (de todos nós!)
                                                  Se cumprirem os anos mínimos de serviço não estão a chular ninguém. Todos têm o direito de mudar e melhorar de vida.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Óbvio!
                                                    Mas deveriam ter um contrato mínimo de 15 anos (sem esquecer a revisão dos salários) , e depois passariam a instrutores ou à reforma. Da forma como está, tiram o curso de 6 anos, estão lá mais 2/3 anos e baldam-se para a civil

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
                                                      Óbvio!
                                                      Mas deveriam ter um contrato mínimo de 15 anos (sem esquecer a revisão dos salários) , e depois passariam a instrutores ou à reforma. Da forma como está, tiram o curso de 6 anos, estão lá mais 2/3 anos e baldam-se para a civil
                                                      Não estou por dentro da coisa, mas penso que já não podem sair tão cedo. Tem de ter um mínimo de 14 anos de serviço. Com a formação não saem de lá muito antes dos 40 anos.

                                                      https://www.publico.pt/2015/02/10/po...4-anos-1685624

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        O problema maior ai é o que o Snake1 referiu, o esquecimento da revisão dos salários...ou melhor, ninguém se esquece, porque estão ligados ao posto que os militares ocupam ao longo dos anos, e por serem pilotos, pessoal navegante permanente, têm associado um valor, denominado risco de voo que complementa o ordenado.

                                                        Porém este valor não chega próximo dos valores auferidos na aviação civil, por um camarada com habilitações semelhantes.

                                                        Além do aumento do tempo mínimo de permanência, a Força Aérea tem criado outros obstáculos ao nível das equivalências da formação obtida, mas mesmo assim as saídas continuam.

                                                        Mal era se um gajo ao fim de uns anos se desilude com a opção que tomou aos 17 anos, o desgaste ao nivel pessoal, após o seu empenho e dedicação em vez de um obrigado é um dá mais continua a dar até ficares ko e não tivesse um mecanismo que lhe permitisse sair, desligar, mudar de vida, nem todos os pilotos militares que saem vão atrás do ordenado da aviação civil.

                                                        Obvio que a grande maioria vão atrás dessa opção, porque é uma realidade que não vai mudar num futuro próximo.

                                                        Caramba se até os mecânicos saem, não iriam os piotos sair?

                                                        Por falar em pilotos e saída...a coisa não está fácil... qualquer dia andamos a ver quem é que está qualificado para pilotar o quê...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                          O problema maior ai é o que o Snake1 referiu, o esquecimento da revisão dos salários...ou melhor, ninguém se esquece, porque estão ligados ao posto que os militares ocupam ao longo dos anos, e por serem pilotos, pessoal navegante permanente, têm associado um valor, denominado risco de voo que complementa o ordenado.

                                                          Porém este valor não chega próximo dos valores auferidos na aviação civil, por um camarada com habilitações semelhantes.

                                                          Além do aumento do tempo mínimo de permanência, a Força Aérea tem criado outros obstáculos ao nível das equivalências da formação obtida, mas mesmo assim as saídas continuam.

                                                          Mal era se um gajo ao fim de uns anos se desilude com a opção que tomou aos 17 anos, o desgaste ao nivel pessoal, após o seu empenho e dedicação em vez de um obrigado é um dá mais continua a dar até ficares ko e não tivesse um mecanismo que lhe permitisse sair, desligar, mudar de vida, nem todos os pilotos militares que saem vão atrás do ordenado da aviação civil.

                                                          Obvio que a grande maioria vão atrás dessa opção, porque é uma realidade que não vai mudar num futuro próximo.

                                                          Caramba se até os mecânicos saem, não iriam os piotos sair?

                                                          Por falar em pilotos e saída...a coisa não está fácil... qualquer dia andamos a ver quem é que está qualificado para pilotar o quê...
                                                          Pelo que ouço dizer, o problema não é apenas a saída dos pilotos, mas também a dificuldade de encontrar cadetes.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Mas quem gosta de pilotar aquelas máquinas ou tratar delas (mecânicos) não saem assim por dá aquela palha.
                                                            O gosto de pilotar um f16 é incomparável...é coisa de outro mundo...e por isso quem for para a FAP deve ter gosto nisso também e o dinheiro não é tudo na vida. É preciso também gostar do que se faz senão seremos mercenários!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                                                              Pelo que ouço dizer, o problema não é apenas a saída dos pilotos, mas também a dificuldade de encontrar cadetes.
                                                              O curso em si não é pêra doce...recentemente terminaram 9 de um curso inicial de 20 no máximo.

                                                              Cursos há que de uns 20 que terminaram...sobrou um que ainda é militar... são fases que se ligam diretamente às campanhas de recrutamento da aviação civil.

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