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A "Praga" das Trotinetes Eléctricas
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Originalmente Colocado por VSilva Ver PostHá um par de meses, Guimarães aderiu orgulhosamente a essa moda. Já está o caos instalado. Tralha por todo o lado.
nas avenidas principais, meter a policia a fiscalizar... mas isso era chato.
Se, ao menos, isto se resolvesse como nos radares....ai podem ter a certeza que a Autarquia resolvia. ou talvez nãoEditado pela última vez por JN1984; 24 October 2022, 14:44.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostMas não é obrigatório ir em cima da bicicleta para a estacionar, ou é?
Não era mais lógico ficar ao lado da ciclovia em vez do meio do passeio? Gostam de complicar o que é simples...
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Originalmente Colocado por Eagle88 Ver PostNão me choca que sejam usadas nos passeios, mas a baixas velocidades. É uma questão de bom senso...
Além disso, nem todos os passeios têm condições para garantir a convivência entre peões e trotinetes, e ao permitir seria em todos, não apenas nos que as reunissem.
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Originalmente Colocado por VSilva Ver PostHá um par de meses, Guimarães aderiu orgulhosamente a essa moda. Já está o caos instalado. Tralha por todo o lado.
Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver PostNão funciona, pois a definição de bom senso não é igual para todos.
Além disso, nem todos os passeios têm condições para garantir a convivência entre peões e trotinetes, e ao permitir seria em todos, não apenas nos que as reunissem.Originalmente Colocado por JDEM Ver PostComo isso (bom senso) não é mensurável, é proibir a utilização de passeios
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Originalmente Colocado por Eagle88 Ver PostGuimarães deve ser das piores cidades para andar de trotinete pelo tipo de piso de grande parte da cidade (passeios e estradas).
Têm razão, mas na estrada é ainda mais perigoso do que andar numa bicicleta.
Como queres resolver?
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Originalmente Colocado por ricardodsb Ver PostE nestes locais? Também devem todos pagar o seguro e o IUC?
Carros, bicicletas, trotinetes, carrinhos de bebé, crianças, idosos, cão, gato...
O teu comentário resume bem o pensamento de uma grande percentagem de pessoas que pensa que a estrada é dos carros e que, sendo automobilistas, são donos delas.
Não é por acaso que se vêm constantes atropelos (alguns literais, infelizmente) àquilo que deveria ser uma equilibrada, segura e saudável utilização do espaço público.
Sim, espaço público, porque a estrada (ou rua, ou praça, ou o que lhe queriam chamar) é espaço público (de todos).
Se há hierarquização de usos e prioridades? Claro que sim... não vamos ter peões e trotinetes numa autoestrada.
Mas podemos e devemos ter partilha de espaço público entre carros, bicicletas, trotinetes e peões em contexto urbano consolidado.
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Neste momento está instilada uma perigosa cultura onde os ciclistas e trotinistas acham que têm todos os direitos de veículo e de peão, ao conforto da conveniência do que dá jeito no momento.
E com total desrespeito dos outros utilizadores, seja carros, seja peões.
Uma praga que só a falta de fiscalização pode explicar como se deixa andar assim por aí.
Todos os dias vejo gente montada em bicicletas a atravessar passadeiras, ciclistas que ignoram os semáforos, pessoal de trotinete a abrir nos passeios para a seguir estar no meio da estrada num total caos. Nem vou falar das trotinetes abandonadas em todo o lado. A meio da lusíada chegam ao ponto de as estacionar, para depois atravessarem a via rápida...a pé. De loucos!
Nem falo agora a moda dos corredores de fundo que correm pelas ruas, sobretudo ao final do dia, sem qualquer preocupação no meio da estrada e sem se desviarem dos veículos.
Nem falo também desta cultura ciclista de irem em paralelo no meio da estrada que também é uma coisa muito portuguesinha.
E, pior que tudo, acham-se todos com a mania que estão acima e imunes a qualquer regra.
E ainda ficam ofendidos quando são chamados à atenção.
De resto a forma como se fazem/construem/pensam ciclovias em Lisboa é atroz. As ciclovias devem ser integradas com os passeios e não com as estradas. Toda a filosofia está errada, começando no seu posicionamento relativo e terminando nos pontos de contacto com as outras vias numa mesma rua / estrada / avenida.
Muito disto advém de se fazerem as coisas por moda, em cima do joelho e sem qualquer estudo por quem percebe de circulação urbana.Editado pela última vez por Andre; 24 October 2022, 18:43.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostNeste momento está instilada uma perigosa cultura onde os ciclistas e trotinistas acham que têm todos os direitos de veículo e de peão, ao conforto da conveniência do que dá jeito no momento.
E com total desrespeito dos outros utilizadores, seja carros, seja peões.
Uma praga que só a falta de fiscalização pode explicar como se deixa andar assim por aí.
Todos os dias vejo gente montada em bicicletas a atravessar passadeiras, ciclistas que ignoram os semáforos, pessoal de trotinete a abrir nos passeios para a seguir estar no meio da estrada num total caos.
E, pior que tudo, acham-se todos com a mania que estão acima e imunes a qualquer regra.
Ainda ficam ofendidos quando são chamados à atenção.
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Originalmente Colocado por Andre Ver Post...
E, pior que tudo, acham-se todos com a mania que estão acima e imunes a qualquer regra.
E ainda ficam ofendidos quando são chamados à atenção.
...Editado pela última vez por tmestre; 24 October 2022, 19:15.
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Originalmente Colocado por JDEM Ver PostNas zonas históricas não há passeios para as pessoas e os trogloditas das trotinetes
Como queres resolver?
Enviado do meu SM-A526B através do Tapatalk
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Aqui em Lisboa ainda têm que comer muitas papas para chegarem aos calcanhares dos veículos automóveis em termos de ocupação indevida do espaço público. Sobretudo dos passeios.
Globalmente penso que o resultado é muito positivo. Eu sou automobilista e ao mesmo tempo uso muito as bicicletas Gira e as trotinetas. E como eu há cada vez mais gente que deixa o carro em casa. É claro que estamos a falar de "novos" meios de locomoção vieram disputar o espaço dos que já existiam e isso cria sempre atritos. Mas quer a informação, quer a prática, quer a própria lei vai-se adaptando para reduzir esses atritos.
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Originalmente Colocado por nemesis91 Ver PostEstava a falar de veiculos que circulem na estrada e não de pessoas. E sim, os veiculos mais lentos deviam pagar mais e deviam pagar todos seguro. Eu tenho carro, não tenho que pagar a mais no seguro e impostos porque as bicicletas, trotinetas, veiculos quadriciclos com e sem motor (pandeiretas) não pagam (ou pagam menos). Ainda por cima são os que estorvam mais e quando há raia é sempre upa upa.
Naquele tempo não havia seguros para esses veículos lentos, talvez por não haver grande necessidade ou que justifique devido aos estragos em caso de acidente.
Imposto sobre estes veículos também não fazia muito sentido, qualquer piso em terra esburacado já servia para circular, portanto não havia necessidade em investir em autoestradas, IC, via rápidas, semáforos, rotundas, sinalizações etc...
Com a chegada dos veículos enlatados com 4 rodas 1 volante e um motor com peso a ultrapassar os 1000kg (10 vezes mais do que uma bicicleta e o condutor) e alcançava velocidades 5 ou 6 vezes mais do que uma bicicleta ou carroça que em caso de acidente já provocava estragos avultados e em muitos casos mortíferos, houve então a necessidade de criar seguro obrigatório devido a esta arma mortífera que as pessoas tinham nas mãos.
Os impostos sobre os enlatados fazem todo o sentido, foi necessário criar infraestruturas para estas viaturas mortíferas poderem circular confortavelmente a velocidades impensáveis numa carroça ou numa pandeireta que só incomoda os enlatados.
Foi necessário investir em formação, sinalização, pontes/viadutos capazes de suportar o peso de não sei quantos enlatados em cima do tabuleiro, de x em x tempo é necessário substituir o piso senão pode estragar as suspensões dos enlatados.
Agora por favor, não ponham os desgraçados dos ciclistas/carroças/pandeiretas que já cá andam antes dos enlatados a pagar impostos ou seguros só porque os enlatados também pagam, a necessidade dos impostos e seguros é precisamente por causa dos enlatados.
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Originalmente Colocado por XtraLong Ver PostReza a história de que antes de existir automóveis já existia bicicletas, carroças de bois, cavalos, pandeiretas etc... Veículos lentos que actualmente incomodam os enlatados com quatro rodas e um volante.
Naquele tempo não havia seguros para esses veículos lentos, talvez por não haver grande necessidade ou que justifique devido aos estragos em caso de acidente.
Imposto sobre estes veículos também não fazia muito sentido, qualquer piso em terra esburacado já servia para circular, portanto não havia necessidade em investir em autoestradas, IC, via rápidas, semáforos, rotundas, sinalizações etc...
Com a chegada dos veículos enlatados com 4 rodas 1 volante e um motor com peso a ultrapassar os 1000kg (10 vezes mais do que uma bicicleta e o condutor) e alcançava velocidades 5 ou 6 vezes mais do que uma bicicleta ou carroça que em caso de acidente já provocava estragos avultados e em muitos casos mortíferos, houve então a necessidade de criar seguro obrigatório devido a esta arma mortífera que as pessoas tinham nas mãos.
Os impostos sobre os enlatados fazem todo o sentido, foi necessário criar infraestruturas para estas viaturas mortíferas poderem circular confortavelmente a velocidades impensáveis numa carroça ou numa pandeireta que só incomoda os enlatados.
Foi necessário investir em formação, sinalização, pontes/viadutos capazes de suportar o peso de não sei quantos enlatados em cima do tabuleiro, de x em x tempo é necessário substituir o piso senão pode estragar as suspensões dos enlatados.
Agora por favor, não ponham os desgraçados dos ciclistas/carroças/pandeiretas que já cá andam antes dos enlatados a pagar impostos ou seguros só porque os enlatados também pagam, a necessidade dos impostos e seguros é precisamente por causa dos enlatados.
Terá sido uma licra demasiado apertada?
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Originalmente Colocado por XtraLong Ver PostAgora por favor, não ponham os desgraçados dos ciclistas/carroças/pandeiretas que já cá andam antes dos enlatados a pagar impostos ou seguros só porque os enlatados também pagam, a necessidade dos impostos e seguros é precisamente por causa dos enlatados.
O problema não serão os danos que causam aos entalados, mas ao elo mais fraco, os peões.
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Essa de estacionar em qualquer lugar as trotinetes e bicicletas de aluguer é impossível, as aplicações não deixam terminar a viagem em zonas proibidas e obrigam a tirar foto ao local de estacionamento. Outro dia queria terminar viagem numa bicicleta da Bolt e toda a zona do campo pequeno ao Picoas estava interdita! Devia ser devido ao excesso de bicicletas na área não sei. Sei que tive de a deixar na Estefânia e depois alugar uma trotinete de outra plataforma para subir de volta onde queria ir :D
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A "Praga" das Trotinetes Eléctricas
Originalmente Colocado por bg2 Ver Post[IMG]https://i0.wp.com/cdn-images-1.medium.com/max/600/0*ABfe41ff9YZLMnFB.jpg?w=1320&ssl=1[/IMG]
Terá sido uma licra demasiado apertada?
As férias de natal ja começaram e ninguém me avisou?
Já tinha saudades deste tipo de posts
E este fez mesmo jus ao nome, exttttttraaaaaaa longnonsense
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Originalmente Colocado por Bolide Ver PostEssa de estacionar em qualquer lugar as trotinetes e bicicletas de aluguer é impossível, as aplicações não deixam terminar a viagem em zonas proibidas e obrigam a tirar foto ao local de estacionamento. Outro dia queria terminar viagem numa bicicleta da Bolt e toda a zona do campo pequeno ao Picoas estava interdita! Devia ser devido ao excesso de bicicletas na área não sei. Sei que tive de a deixar na Estefânia e depois alugar uma trotinete de outra plataforma para subir de volta onde queria ir :D
Com a margem do GPS é necessário algum cuidado a traçar as áreas permitidas/proibidas.
Mesmo definindo uma área de estacionamento fora do passeio, podes muito bem conseguir terminar a viagem em cima do passeio por causa desse erro (o contrário também acontece, mas por norma criam-se áreas um pouco maiores que as publicitadas propostadamente para dar essa margem de erro).
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Originalmente Colocado por MetalKing Ver PostEsperemos que não sejas atropelado por uma trotinete/bicicleta sem seguro, que te deixe numa cama de hospital, ou entrevado para o resto da vida.
O problema não serão os danos que causam aos entalados, mas ao elo mais fraco, os peões.
Bicicletas sem qualquer tipo apoio elétrico é que não faz muito sentido.
A Suíça em tempos era obrigatório seguro de bicicleta vulgo conhecido por vinheta anual, actualmente já não obrigatório esse seguro.
Actualmente nenhum país da Europa é obrigatório seguro para bicicletas.
Nunca fui atropelado por uma bicicleta ou trotinete, mas por um carro já fui numa passadeira mas felizmente nada de grave.Editado pela última vez por XtraLong; 25 October 2022, 01:37.
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Originalmente Colocado por nemesis91 Ver PostEpa, se circulas na estrada pagas seguro e impostos como todos os outros, mais nada. Voces nao sao mais nem menos que os outros. Se nao entendes isto (se nao chegas la) estamos conversados.
Convém controlar o estado das rodinhas de apoio das bicicletas dos putos de 3 anos, ou dos tricíclos.
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Originalmente Colocado por Eagle88 Ver PostEm Guimarães acabava com a partilha de trotinetes. O centro da cidade não tem condições para isso, de espaço e segurança. Braga já é diferente, mas creio que as terão proibido nas zonas pedonais, ou seja, acabam por perder a razão de existência dada a malha rodoviária da cidade.
Se querem promover a mobilidade e tirar os carros do centro, que metam um acesso direto da variante ao multiusos e os seus parques, com um transporte regular e gratuito destes ao centro. Ou até mesmo as trotinetes e bicicletas, mas a preço decente e sem a possibilidade de estes serem libertadas fora das zonas de recolha.
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