Pera aí.
Que raio de investigação essa q retira logo o autocarro ainda de madrugada...
Onde é q está a pressa?
Eu já estou a imaginar os processos em tribunal com as seguradoras a pegarem por falta de evidências recolhidas no local.
portugal
a investigação é fraca
e é só chico espertismo
aqui se queres justiça tens que fazer a tua propria investigação, o MP pro ex. estã-se a *****, quer é sair as 16h, 16.30 max
Inacreditável. Mesmo...
Sobretudo sabendo q as vítimas são maioritariamente estrangeiras.
Estão mesmo a ver o q vem a seguir: especulação até ao infinito.
Ainda se estivesse num local a impedir passagem.
Notem que não estou a criticar para embirrar. Fds mas como é q se investiga um acidente destes em meia dúzia de horas de noite. Vão gozar com outros...
Editado pela última vez por ; 18 April 2019, 12:55.
Inacreditável mesmo... Assim que removeram as vítimas começaram logo a operação de remoção do veículo.. vergonhoso.
Aqui se vê o atraso de Portugal no que toca a sinistralidade rodoviária. Vivi vários anos no Reino Unido e foi interessante ver as investigações que fazem, tal como se um crime tivesse ocorrido. E assim que há suspeita sobre um condutor ele vai detido e mesmo que não haja mortos pode ser preso por bastante tempo.
Em Portugal pode-se matar ao volante e nada acontece.
Inacreditável. Mesmo...
Sobretudo sabendo q as vítimas são maioritariamente estrangeiras.
Estão mesmo a ver o q vem a seguir: especulação até ao infinito.
Ainda se estivesse num local a impedir passagem.
Notem que não estou a criticar para embirrar. Fds mas como é q se investiga um acidente destes em meia dúzia de horas de noite. Vão gozar com outros...
A investigação ainda agora está a começar. Não querias que os peritos andassem de volta do autocarro no meio da ravina! Não sei quem mandou retirar o autocarro, nem quem está a liderar as investigações, mas julgo que seja o ministério público.
Inacreditável. Mesmo...
Sobretudo sabendo q as vítimas são maioritariamente estrangeiras.
Estão mesmo a ver o q vem a seguir: especulação até ao infinito.
Ainda se estivesse num local a impedir passagem.
Notem que não estou a criticar para embirrar. Fds mas como é q se investiga um acidente destes em meia dúzia de horas de noite. Vão gozar com outros...
Hmmm.. apesar de terem morrido 29 pessoas como consequência, no local de um acidente de trânsito não há assim tanta coisa para investigar, e parto do principio que a investigação irá para além do próprio local.
Pera aí.
Que raio de investigação essa q retira logo o autocarro ainda de madrugada...
Onde é q está a pressa?
Eu já estou a imaginar os processos em tribunal com as seguradoras a pegarem por falta de evidências recolhidas no local.
E anda uma empresa meses à espera que o ministério público liberte uma máquinas que por acaso ficaram debaixo de um telhado que desabou e matou um trabalhador. E as maquinas nem sequer estão relacionadas com a morte, sem sem autorização do ministério público ninguém mexe.
A pressa de o tirarem é porque achavam que estavam corpos debaixo do autocarro..ouvi ontem a jornalista a dizer isso portanto só pode ser esse o motivo
Acho q não é preciso ser um génio para perceber que houve objectivamente pressa para tirar o autocarro.
O meu palpite imediato é que as "autoridades madeirenses" não quiserem dar tempo para que outras "autoridades" viessem complementar a investigação do local do acidente. Não é um acidente qualquer, diga-se. Mais ainda, até pode ser um crime.
Para além disso, a remoção do autocarro pode danificar componentes e em caso de indemnização as seguradoras pegam logo por aí.
Acho q não é preciso ser um génio para perceber que houve objectivamente pressa para tirar o autocarro.
O meu palpite imediato é que as "autoridades madeirenses" não quiserem dar tempo para que outras "autoridades" viessem complementar a investigação do local do acidente. Não é um acidente qualquer, diga-se. Mais ainda, até pode ser um crime.
Para além disso, a remoção do autocarro pode danificar componentes e em caso de indemnização as seguradoras pegam logo por aí.
Desde que se cumpra com as regras e que as coisas sejam bem preservadas, isso não serve de argumento.
Mesmo em acidentes de aviação, os destroços ficam no sítio só numa primeira fase, e são removidos logo que haja possibilidade.
Lembro-me agora assim por alto do acidente da Spanair no aeroporto de Madrid, que não estava a obstruir completamente o aeroporto, já que outras pistas estavam em funcionamento, e lembro-me perfeitamente de no mesmo dia à noite andarem a circular fotos de uma grua a remover a parte traseira do avião. E não tem sequer comparação investigar um acidente de avião e um de autocarro... o primeiro é milhares de vezes mais complexo.
Desde que se cumpra com as regras e que as coisas sejam bem preservadas, isso não serve de argumento.
Vamos acreditar que sim que os investigadores tiverem estes cuidados todo e tempo suficiente para efectuar o trabalho durante a noite com condições deficientes de iluminação, no meio da confusão mediática. E porque não?
Uma coisa eu tenho certeza: isto vai dar muito pano para mangas e a forma como se fez a investigação será escrutinada e criticada até à exaustão. Qualquer pormenor tenha sido esquecido ou prova inadvertidamente destruída durante a remoção terá os seus devido efeitos...
Não é um acidente qualquer. É extremamente grave e admira-me bastante a leveza e frieza com que algumas pessoas olham para isso...
Mas independentemente disso, não é ciência aerospacial.
É uma questão de matérias, tipos de união e geometria...
No final é uma questão económica apenas q está nas mãos dos fabricantes.
Ainda assim, não é tema novo este.
O que quis dizer é que para passar no teste, é uma coisa, para aguentar na realidade neste tipo de acidente, os pilares teriam que ser muito diferentes...
O que quis dizer é que para passar no teste, é uma coisa, para aguentar na realidade neste tipo de acidente, os pilares teriam que ser muito diferentes...
A filosofia por trás da ECE está correcta. Basicamente permite que em caso de capotamento exista célula de sobrevivência.
Mas neste caso com múltiplos capotamentos só usando tubo muito resistente e com reforços cruzados o que é muito complicado de fazer num veiculo destes...
Mas mesmo assim, é sabido que nem todos os fabricantes seguem estas recomendações basta fazer um breve pesquisa e aparecem logo exemplo de fabricantes a destacarem que estão em conformidade com regulamentação. É porque outros não estão...
O que eu não percebo é o motivo pelo qual não se leva a sério o uso do cinto em autocarros de turismo.
Sendo estatisticamente muito mais perigoso do que outros meios de transporte, é onde mais se facilita.
tenho a certeza que caso os ocupantes levassem cinto não haveria sequer uma mão cheia de mortos. A maior parte dos mortos neste tipo de acidente é projetada pelas janelas e tem traumatismos graves, ou o autocarro cai por cima deles, o que ainda é pior.
Vamos acreditar que sim que os investigadores tiverem estes cuidados todo e tempo suficiente para efectuar o trabalho durante a noite com condições deficientes de iluminação, no meio da confusão mediática. E porque não?
Uma coisa eu tenho certeza: isto vai dar muito pano para mangas e a forma como se fez a investigação será escrutinada e criticada até à exaustão. Qualquer pormenor tenha sido esquecido ou prova inadvertidamente destruída durante a remoção terá os seus devido efeitos...
Não é um acidente qualquer. É extremamente grave e admira-me bastante a leveza e frieza com que algumas pessoas olham para isso...
É óbvio que a seguradora, neste caso a Tranqulidade, vai fazer tudo o que conseguir para pagar o menos possível
Isto é um rombo jeitoso para qualquer empresa de seguros, são dezenas de milhões a sair e eles vão querer adiar e evitar ao máximo.
Mas acredito que se a investigação for bem feita, não é o facto de terem removido o autocarro que pode ser decisivo para o caso.
Mas acredito que se a investigação for bem feita, não é o facto de terem removido o autocarro que pode ser decisivo para o caso.
Bem feita como ? Legalmente? Provavelmente está bem feita do ponto de vista burocrático ( da check list) . A pratica de investigação em portugal é sempre pautada pala lógica do "faz-e o que se pode conforme os meios que se tem no momento". Por esta lógica: até acredito.
No entanto, se levado julgamento não é a validade legal a investigação após o acidente que é relevante é a sua utilidade para o apuramento da verdade.
Se de facto falharam travões ( só uma hipótese), é necessário investigar todos os elementos da cadeia com calma. Evidente que se pode fazer num hangar mas ao remover o veiculo, quem garante que não se dá um trancada num elemento qualquer ou se arranca um tubo etc?
Face ao numero de mortes, acho que a investigação e inspecção do local poderia ter sido perfeitamente repetida por outros investigadores mais experientes do continente por ex.
Mas ainda, a própria seguradora teria todo o interesse em enviar peritos próprios ao local já que é quem tem a responsabilidade toda.
Suponho que houve tempo para a policia fotografar e registar tudo o que havia para registar no local.
A investigação ao autocarro é que não sei se seria melhor fazer primeiro uma investigação no local antes de o deslocar.
Mas se havia suspeitas de haver vitimas debaixo do autocarro, isso é prioritário.
Desculpem não li o tópico, não sei se já disseram, mas estava agora a ver a notícia na televisão e falaram em possível falha mecânica, apontando para que o pedal do acelerador tenha ficado colado em aceleração.
É óbvio que a seguradora, neste caso a Tranqulidade, vai fazer tudo o que conseguir para pagar o menos possível
Isto é um rombo jeitoso para qualquer empresa de seguros, são dezenas de milhões a sair e eles vão querer adiar e evitar ao máximo.
Mas acredito que se a investigação for bem feita, não é o facto de terem removido o autocarro que pode ser decisivo para o caso.
Em primeiro lugar, seguradora errada...
Numa situação destas, apenas vejo uma hipóteses de eventual recusa de indemnizar; o não uso do cinto de segurança!
No entanto, dada a gravidade e circunstâncias do acidente, e o facto dos ocupantes serem estrangeiros e regressarem aos seus países de origem logo que recuperados, torna muito difícil, se não impossível a prova de quem usava ou não usava cinto de segurança!
A partir dai, é indemnizar os lesados conforme Lei nacional, e verificar se estava tudo dentro da legalidade, salvaguardando eventual direito de regresso sobre a empresa!
O que eu não percebo é o motivo pelo qual não se leva a sério o uso do cinto em autocarros de turismo.
Sendo estatisticamente muito mais perigoso do que outros meios de transporte, é onde mais se facilita.
tenho a certeza que caso os ocupantes levassem cinto não haveria sequer uma mão cheia de mortos. A maior parte dos mortos neste tipo de acidente é projetada pelas janelas e tem traumatismos graves, ou o autocarro cai por cima deles, o que ainda é pior.
Um casal alemão que sobreviveu, disse à sic que viram pessoas a voar. Eles salvaram-se por se terem encolhido mos bancos.
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