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Lisboa a cidade mais congestionada da Península Ibérica

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    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    É preciso é que os TP melhorem. Actualmente nem temos TP bons ( apenas aceitáveis ) , nem temos qualidqde de ar, nem qualidde de vida, nem nada em Lisboa.
    É que nem turistas, moradores ou trabalhadores.

    Transpobres públicos

    Comentário


      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      É preciso é que os TP melhorem. Actualmente nem temos TP bons ( apenas aceitáveis )...
      Qualquer charranca velha dos SMTUC tem wifi... Queres melhor?
      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
      Querem descongestionar e tornar a cidade mais verde, com aquilo que fizeram na foto que coloquei, vai haver muito mais engarrafamento, e por conseguinte mais emissões.
      Podiam fazer isso nesta rua... https://goo.gl/maps/47yvBVKLyaGXeRCY8
      Ainda não percebi a razão pela qual tem 2 vias de trânsito... Os condutores vão sempre no meio da faixa de rodagem...

      Edit: Há uns tempos, por causa disto das normas e Lisboa só aceitar carros novos, um user referiu que na Holanda (?) é tudo taxado, sendo que só os elétricos não pagam. Mas como será em termos de transportes públicos? Média de idades dos táxis/autocarros; periodicidade, áreas servidas?...

      É que essa coisa de um zequinha que vive num t2 sem elevador no centro de Lisboa ter 10 convites para amigos/família... Malta, é alugar 10 autocarros de 50 lugares cada
      Parece uma notícia do Inimigo Público... Ou do Portugalex
      Editado pela última vez por LIC; 05 February 2020, 15:30.

      Comentário


        Eu também iria...se se abre uma porta de um dos carros estacionados de repente...

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          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
          Qualquer charranca velha dos SMTUC tem wifi... Queres melhor?
          Mas eu quero é que o wifi se ****

          Comentário


            De que serve o wifi, se nem te consegues mexer para tirar o telemovel do bolso

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              De que serve o wifi, se nem te consegues mexer para tirar o telemovel do bolso
              Fotos para o Insta

              Comentário


                Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                Estás a assumir;
                1. Que a medida não vai melhorar a circulação de TP rodoviários
                2. Que não foi anunciado reforço de TP
                3. Que a oferta de TP não se ajusta à procura
                1. Claro que vai melhorar... Vai melhorar os que percorrem a baixa e ou locais onde a medida vai ser implementada. Mas, e o resto da cidade? Não conta? E os acessos à cidade? Acham mesmo que irão ficar na mesma ou o trânsito não irá ocupar e se distribuir por outras vias?

                2. e 3. A gestão da AML, a mesma entidade presidida pelo iludido Merdina, não permite que actualmente as empresas se adaptem às necessidades criadas pela alteração nos passes, por exemplo. Não permite ajuste de horários, supressão de alguns e/ou carreiras em detrimento de outras. Vá... Nem todas, a Carris faz o que quer e bem lhe apetece. A própria AML permite que esta última aceite passes exclusivamente de Lisboa fora do concelho de Lisboa. Ou seja, a AML nem sequer impõe o cumprimento de regras que a mesma estipula e não se pense que é para melhoria do Povo mas tão somente "roubar" clientela aos privados.

                Por falar em privados... Há 30 anos atrás, eu conseguia ir da Póvoa da Galega até ao Martim Moniz, por exemplo. Numa só viagem e num só veículo. Hoje, tenho de apanhar o autocarro e depois trocar no Campo Grande para o ML. Evolução segundo alguns...

                A CML tem afastado cada vez mais os terminais rodoviários do centro da cidade, tudo em prol do transporte privado e para sustentar os monstros que são a Carris e o ML. E ainda hoje continua...

                Durante anos a fio andaram a construir acessos fabulosos às grandes cidades, descuraram o sistema de transporte público por completo, fartaram-se de encher o bucho à conta do estacionamento e agora querem de uma vez por todas acabar com a dependência do Povo.

                Depois, fizeram-se obras sem qualquer tipo de preocupação e a única coisa que visaram foi a malta andar mais devagar e perder tempo em longas e quase eternas filas de trânsito. Veja-se a porcaria que ficou o eixo Santos - Santa Apolónia, como arruamentos que até os autocarros têm dificuldade em lidar.

                Ainda, tiveram a ideia doida de acabar com autocarros de turismo no centro da cidade mas permitem o enxame de tuk-tuks e outros quejandos, que para além da poluição fumegante faziam poluição sonora e cuja actividade não respeitava as regras de urbanidade que se exigem de uma socidade moderna. Lisboa não tem um parque digno para receber as inúmeras excursões que nos visitam diariamente, ao contrário de muitas capitais por essa Europa fora. Até os autocarros a fazerem transfers do cais de Alcantâra para a baixa foram completamente ostracizados...

                Ou seja, os interesses de quem gere a cidade, andaram e andam completamente trocados, ao serviço sabe-se lá bem do quê e de quem e depois ainda querem vir com medidas radicais? Radical era mandar todos esses visionários de uma treta amarrados dentro de uma curveta e afundá-la para servir de coral.

                Mas sim, Disneyfiquem tudo. Façam isto tudo parecer uma enorme palhaçada, descaracterizem e asseptizem tudo. Estou cada vez mais Velho do Restelo à conta de visões futuristas bacocas...

                Comentário


                  O user DCI tem toda a razão, a meu ver.
                  Por isso é que eu gostava que eles 1º melhorassem muito a rede de transportes.

                  Mas isto também não é um povo fácil. Há quem prefira estar 1h30 por dia em pára-arranca do que estar 1h em transportes

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Mas isto também não é um povo fácil. Há quem prefira estar 1h30 por dia em pára-arranca do que estar 1h em transportes
                    O problema é o individualismo. Todos nós gostamos de estar no nosso cantinho, não somos francamente apreciadores de partilhar o espaço ou sujeitar-mo-nos a certos horários e rotinas.

                    Na prática, não passamos de uns pelintras, de carro e com todo o conforto e demora que isso acarrete, mas uns pelintras na mesma.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      O problema é o individualismo. Todos nós gostamos de estar no nosso cantinho, não somos francamente apreciadores de partilhar o espaço ou sujeitar-mo-nos a certos horários e rotinas.

                      Na prática, não passamos de uns pelintras, de carro e com todo o conforto e demora que isso acarrete, mas uns pelintras na mesma.
                      Para mim esse é o principal problema, achar que os clientes é que estão mal

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        1. Claro que vai melhorar... Vai melhorar os que percorrem a baixa e ou locais onde a medida vai ser implementada. Mas, e o resto da cidade? Não conta? E os acessos à cidade? Acham mesmo que irão ficar na mesma ou o trânsito não irá ocupar e se distribuir por outras vias?

                        2. e 3. A gestão da AML, a mesma entidade presidida pelo iludido Merdina, não permite que actualmente as empresas se adaptem às necessidades criadas pela alteração nos passes, por exemplo. Não permite ajuste de horários, supressão de alguns e/ou carreiras em detrimento de outras. Vá... Nem todas, a Carris faz o que quer e bem lhe apetece. A própria AML permite que esta última aceite passes exclusivamente de Lisboa fora do concelho de Lisboa. Ou seja, a AML nem sequer impõe o cumprimento de regras que a mesma estipula e não se pense que é para melhoria do Povo mas tão somente "roubar" clientela aos privados.

                        Por falar em privados... Há 30 anos atrás, eu conseguia ir da Póvoa da Galega até ao Martim Moniz, por exemplo. Numa só viagem e num só veículo. Hoje, tenho de apanhar o autocarro e depois trocar no Campo Grande para o ML. Evolução segundo alguns...

                        A CML tem afastado cada vez mais os terminais rodoviários do centro da cidade, tudo em prol do transporte privado e para sustentar os monstros que são a Carris e o ML. E ainda hoje continua...

                        Durante anos a fio andaram a construir acessos fabulosos às grandes cidades, descuraram o sistema de transporte público por completo, fartaram-se de encher o bucho à conta do estacionamento e agora querem de uma vez por todas acabar com a dependência do Povo.

                        Depois, fizeram-se obras sem qualquer tipo de preocupação e a única coisa que visaram foi a malta andar mais devagar e perder tempo em longas e quase eternas filas de trânsito. Veja-se a porcaria que ficou o eixo Santos - Santa Apolónia, como arruamentos que até os autocarros têm dificuldade em lidar.

                        Ainda, tiveram a ideia doida de acabar com autocarros de turismo no centro da cidade mas permitem o enxame de tuk-tuks e outros quejandos, que para além da poluição fumegante faziam poluição sonora e cuja actividade não respeitava as regras de urbanidade que se exigem de uma socidade moderna. Lisboa não tem um parque digno para receber as inúmeras excursões que nos visitam diariamente, ao contrário de muitas capitais por essa Europa fora. Até os autocarros a fazerem transfers do cais de Alcantâra para a baixa foram completamente ostracizados...

                        Ou seja, os interesses de quem gere a cidade, andaram e andam completamente trocados, ao serviço sabe-se lá bem do quê e de quem e depois ainda querem vir com medidas radicais? Radical era mandar todos esses visionários de uma treta amarrados dentro de uma curveta e afundá-la para servir de coral.

                        Mas sim, Disneyfiquem tudo. Façam isto tudo parecer uma enorme palhaçada, descaracterizem e asseptizem tudo. Estou cada vez mais Velho do Restelo à conta de visões futuristas bacocas...
                        Fogo à peça, chega-lhes com a bigorna da realidade diária para a população que faz o pêndulo laboral na AML (aquela que aqui e de modo hipócrita é clamada por um demagogo para esta questão de erradicação do automóvel em Lisboa, ), DeCeIi,

                        Comentário


                          Em ambiente urbano o tempo das deslocações não depende das velocidades que atinges. Depende do tempo que perdes parado. Isso já ficou provado em 92, quando o maior QI que apareceu na política, na altura ainda a começar, organizou uma corrida de Loures a Lisboa entre um burro e um Ferrari. Ganha pelo burro, claro.
                          Quantos mais carros tiveres à tua frente a fazer o mesmo trajecto, mais tempo perdes parado. Por isso, tudo o que sirva para tirar da tua frente o maior número possível de carros serve pra te fazer chegar mais depressa. Vai daí que se os limites de velocidade no centro da cidade baixarem de 50 pra 30 km/hora em vias com largura suficiente para os carros ultrapassarem as biclas, ou pra a obrigatoriedade de circular atrás delas em ruas sem largura suficiente pra isso, uma boa parte do pessoal desses carros vai passar para as biclas, pela simples razão de que ir de bicla é ir de borla. E já passa a interessar quando for 100% seguro.
                          E quando isso acontecer, o teu percurso de carro vai ser muito mais rápido, podes crer.

                          Comentário


                            Então porque que os lisboetas não passaram a ir de burro para o trabalho? Pessoas a viver num mundo fantastico e outras a aproveitarem-se da sua inocência são a receita mágica para o estado das sociedades urbanas contemporâneas
                            Editado pela última vez por Paladino; 05 February 2020, 18:18.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Paladino Ver Post
                              Então porque que os lisboetas não passaram a ir de burro para o trabalho?
                              Provavelmente porque recearam que o QI do que ia em cima saía muito mal na comparação com o QI do de baixo. E se foi isso fizeram muito bem.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                Fogo à peça, chega-lhes com a bigorna da realidade diária para a população que faz o pêndulo laboral na AML (aquela que aqui e de modo hipócrita é clamada por um demagogo para esta questão de erradicação do automóvel em Lisboa, ), DeCeIi,
                                Aquela perspectiva imparcial do condutor de autocarros, que não quer tuk tuks, que abomina motas nas faixas bus

                                REPITO

                                Há muitos problemas nos TP, nunca o neguei.
                                Também discordo do disparate dos passes.

                                Agora .

                                Como é que restringir tráfego de carros particulares de não moradores em algumas ruas do centro histórico, piora isso, é que eu gostava de saber...

                                Comentário


                                  Observa DeCeIi , numa primeira vez és de modo educado chamado a responder à questão (na página anterior), agora és um mero condutor profissional de TP de passageiro que abomina Tuk-Tuk, motorizada e/ou respectivo caos de Trotinete na faixa de Bus, Passeio Público&afins, leio.

                                  Repara, nesta incongruência radical de postura demagoga,

                                  As falhas do plano para tirar carros de Lisboa

                                  "Capital verde ou ditadura verde?(...)"

                                  Comentário


                                    Numa próxima folguinha que tenha, vou passear de carro para mais tarde recordar.

                                    Já fui feliz a mostrar a cidade aos turistas, a ir e a vir do aeroporto por atalhos que os deixava doidos, a meter carrinhas e autocarros em autêntocos buracos de os deixar pasmados.

                                    Estão a acabar com tudo. É triste... Sempre com a base da ecologia e de ser verde. Mas quantos metros quadrados transformados em espaços verdes se roubou ao alcatrão e calçada? Sim!... Aumentaram-se passeios para dar espaço às pessoas mas porque não oferecer às pessoas espaços verdes ao invés de esplanadas?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Numa próxima folguinha que tenha, vou passear de carro para mais tarde recordar.

                                      Já fui feliz a mostrar a cidade aos turistas, a ir e a vir do aeroporto por atalhos que os deixava doidos, a meter carrinhas e autocarros em autêntocos buracos de os deixar pasmados.

                                      Estão a acabar com tudo. É triste... Sempre com a base da ecologia e de ser verde. Mas quantos metros quadrados transformados em espaços verdes se roubou ao alcatrão e calçada? Sim!... Aumentaram-se passeios para dar espaço às pessoas mas porque não oferecer às pessoas espaços verdes ao invés de esplanadas?
                                      Podiam, sei, lá criar mais espaço verde na Praça de Espanha, ou Arco do Cego, colocar mais Árvores na Avenida da República e Avenidas novas, quiçá abrir um novo Parque Urbano atrás da Gago Coutinho

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                        Entretanto o parlamento, por proposta do PCP, chumbou ontem a nova linha circular do metro de Lisboa, apenas com votos contra do PS e votos a favor de todos os partidos (da esquerda à direita).

                                        Decisão extremamente acertada. Ia criar-se uma linha de metro que não interessava a ninguém.

                                        Na proposta do PCP que foi aprovada, pede-se para utilizar o dinheiro dessa linha para expandir a linha amarela do Rato para Alcântara e de Odivelas para Loures (que é o que faz todo o sentido).

                                        Aquela linha circular que foi ontem chumbada no parlamento era um capricho do Medina e do Costa que não se compreendia. Tinha sido extremamente criticada pela própria ordem dos engenheiros. E sempre que se pedia o estudo de procura da linha ao PS, estes recusaram-se sempre a fornecer o tal estudo.

                                        O motivo é cash....

                                        Comentário


                                          O distico de residente não ser

                                          Vão ser precisos outros dísticos novos.

                                          Comentário


                                            Sem a substiuição da sinalização do metro e o aumento do número de carruagens não vejo qualquer melhoria em transportes.

                                            A linha de cascais é o buraco que se conheçe, com material circulante dos anos 70 e uma ligação atamancada em alcantara.
                                            Todas as outras linhas CP têm dezenas de supressões.

                                            Comentário


                                              Outra coisa, antes de lisboa se preocupar com as ciclovias e as verdisses e essas coisas todas, que se preocupem em corrigir a 2ª circular , que está um perigo, sobretudo em dias de chuva.

                                              Mas esta mania portuguesa de começar a construir a casa pelo telhado é lixada.

                                              Desde que lisboa começou com as obras dos ultimos anos, vejam lá as melhorias que a 2ª circular teve.......

                                              Comentário


                                                Em Lisboa a única coisa que melhorou foi o estado de manutenção do edificado. Melhoramento que curiosamente foi conseguido graças a duas coisas que o Medina não aprecia, a lei cristas e o alojamento local. Isto há coisas do diabo...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Outra coisa, antes de lisboa se preocupar com as ciclovias e as verdisses e essas coisas todas, que se preocupem em corrigir a 2ª circular , que está um perigo, sobretudo em dias de chuva.

                                                  Mas esta mania portuguesa de começar a construir a casa pelo telhado é lixada.

                                                  Desde que lisboa começou com as obras dos ultimos anos, vejam lá as melhorias que a 2ª circular teve.......
                                                  Outra que não faz sentido, as portagens da CREL...

                                                  Há zero incentivo para "contornar a cidade" por fora, é mais longe e pagas portagem. Conclusão, mais gente para o meio da cidade.

                                                  Comentário


                                                    Nos últimos anos foram alcatroadas imensas ruas em Lisboa, durante muitos anos estiveram completamente ao abandono e eram uma manta de retalhos de remendos em cima de remendos. Muita gente com memória curta por aqui...

                                                    Comentário


                                                      Bem, era o que mais faltava a câmara nunca alcatroar as ruas. Em 54 anos já vi as ruas ficarem esburacadas e voltarem a ser alcatroadas inúmeras vezes. Tem sido um ciclo.

                                                      Talvez o presidente que mais buracos nas ruas tenha tido de tapar tenha sido o coitado do Jorge Sampaio em 1990. O Abecassis deixou a cidade em geral, e as ruas em particular, num estado de degradação que entendo nunca mais ter sido atingido.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                        Outra que não faz sentido, as portagens da CREL...

                                                        Há zero incentivo para "contornar a cidade" por fora, é mais longe e pagas portagem. Conclusão, mais gente para o meio da cidade.
                                                        Tens a CRIL a fazer esse papel.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                          Nos últimos anos foram alcatroadas imensas ruas em Lisboa, durante muitos anos estiveram completamente ao abandono e eram uma manta de retalhos de remendos em cima de remendos. Muita gente com memória curta por aqui...
                                                          Para compensar, houve requalificações de vias que não lembram ao Diabo.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                            Nos últimos anos foram alcatroadas imensas ruas em Lisboa, durante muitos anos estiveram completamente ao abandono e eram uma manta de retalhos de remendos em cima de remendos. Muita gente com memória curta por aqui...
                                                            E o que é que isso tem a ver com a prioridade que a 2ª circular deve ter , face às ciclovias ou zonas pedonais? Ah pois.

                                                            Mais, não é só Lisboa que tem melhorado as estradas. Todo o país tem melhorado estradas, globalmente, ao longo das últimas décadas. Portanto isso para mim nem é assunto.

                                                            Eu já nem uso a 2ª circular com regularidade, mas muitos usam e mereciam melhor. Lá, passam autocarros, camiões, tudo, e está um autêntico perigo.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                              Tens a CRIL a fazer esse papel.
                                                              Ajuda, mas não faz milagres, DCI.
                                                              A CREL devia ser isenta de portagens. Melhorava a poluição que tantos detestam e aliviava o trânsito.

                                                              Comentário

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