Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A dupla face da ecologia - manipulação ou realidade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mais uma achega esta mais pessoal lembro me bem nos anos 80, pois tenho quase 50 e a tempretura entre Maio e Outubro era entre os 30 e 40 graus na grande Lisboa e era normalíssimo era verão agora é anormal, será???

    Comentário


      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Mas para isso temos inteligência e meios para resolver. Especialmente a água será do mais simples a resolver. Temos gasodutos do norte de África a virem abastecer Portugal e pensas que a água é um problema quando temos imensa na nossa costa? Temos duas grandes refinarias de combustível mas não conseguiríamos ter refinarias de água (dessalinização)?

      O problema da falta de água em algumas regiões é da falta de preparação por estarem sempre a contar com chuva. Se fizessem o mesmo na agricultura (contar com chuva) estaríamos a comer pó. As coisas têm de ser programadas e pensadas. Não existe nenhuma falta de água, o que existe é água longe de onde precisamos dela (tal como muitos produtos, nada de novo).

      Quanto ao tão falado ponto de não retorno, ainda não percebi bem o que pretendem (comunidade científica). Já coloquei atrás diversos mecanismos que permitem capturar grandes quantidades de carbono da atmosfera. Tal como a questão da água, será uma fase de adaptação. Isso do ponto sem retorno é pura alarmismo (minha opinião).
      O problema da água é super-simples, especialmente para ti que vives mais perto do céu!
      E dinheiro para um país rico como Portugal não é problema!

      Uma central dessalinizadora é cara de construir e principalmente de operar (os sistemas de membranas custam milhares!). Não é por acaso que se contam pelos dedos os países que as operam em massa (Israel, alguns países árabes, etc). Nós temos em algumas ilhas e porque tem de ser mesmo. Nem quero imaginar o custo para abastecer Portugal Continental.
      O custo reverte, inevitavelmente, para o consumidor, quer seja feita uma exploração privada ou pública - logo aqui já estás a levar por tabela.
      Outro exemplo, Portugal não é auto-suficiente em cereais. Se os sítios de onde importamos matéria-prima para rações, para fazer pão, etc. sofrerem com seca o que é que acontece ao preço? É tipo petróleo, upa upa...

      Isto para não falar no resto da humanidade que já vive em situação de pobreza, principalmente África e Ásia - esses que se...
      Editado pela última vez por cuica; 20 September 2019, 22:54.

      Comentário


        Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
        Mais uma achega esta mais pessoal lembro me bem nos anos 80, pois tenho quase 50 e a tempretura entre Maio e Outubro era entre os 30 e 40 graus na grande Lisboa e era normalíssimo era verão agora é anormal, será???
        O ano passado chegou aos 42-43. Também era normal?

        Mas agora medimos temperatura para dizer que está tudo normal mesmo com os dados disponíveis. É o que digo, pouco sumo.

        Comentário


          O que eu não gosto é de gente a viver do trabalho honesto dos outros, de pessoas a querem vencer na vida com o trabalho e outros mandrioes tirarem frutos disso, isso sim é ecologia a meu ver.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
            O ano passado chegou aos 42-43. Também era normal?

            Mas agora medimos temperatura para dizer que está tudo normal mesmo com os dados disponíveis. É o que digo, pouco sumo.
            Cheguei a ver no início dos anos 90 em Lisboa 43 graus naqueles painéis que havia na altura por toda a cidade, e sim era normal ou pelo menos nunca ouvi ninguém a berrar na altura pelo calor...

            Comentário


              Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
              Mais uma achega esta mais pessoal lembro me bem nos anos 80, pois tenho quase 50 e a tempretura entre Maio e Outubro era entre os 30 e 40 graus na grande Lisboa e era normalíssimo era verão agora é anormal, será???
              És tu Trump?
              Portanto a tua sensação térmica e opinião política dizem que era mais quente em média há mais tempo atrás. Pelos vistos não era:

              CLIMATE CHANGE PORTAL

              Nota que a temperatura média não aumentou só 1 ou 2º, a este aumento estão associados períodos de seca extrema como o que vivemos neste momento estão a aparecer cada vez mais amiúde e duram mais tempo.

              Querem tentar adivinhar onde é isto?

              Comentário


                Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                O que eu não gosto é de gente a viver do trabalho honesto dos outros, de pessoas a querem vencer na vida com o trabalho e outros mandrioes tirarem frutos disso, isso sim é ecologia a meu ver.
                Então conta lá quem são os mandriões que vivem às contas dos outros?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                  Então conta lá quem são os mandriões que vivem às contas dos outros?
                  Pois isso dá trabalho não está ao alcance de todos...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                    Cheguei a ver no início dos anos 90 em Lisboa 43 graus naqueles painéis que havia na altura por toda a cidade, e sim era normal ou pelo menos nunca ouvi ninguém a berrar na altura pelo calor...
                    Termómetros dos letreiros das farmácias, os instrumentos mais exactos do mundo!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                      Pois isso dá trabalho não está ao alcance de todos...
                      Claro, mas como ignorante assumido gostava de ser informado! Tens links?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                        És tu Trump?
                        Portanto a tua sensação térmica e opinião política dizem que era mais quente em média há mais tempo atrás. Pelos vistos não era:

                        CLIMATE CHANGE PORTAL

                        Nota que a temperatura média não aumentou só 1 ou 2º, a este aumento estão associados períodos de seca extrema como o que vivemos neste momento estão a aparecer cada vez mais amiúde e duram mais tempo.

                        Querem tentar adivinhar onde é isto?

                        Não, não sou apenas não emparelh elho pelos ouvidos e como aquilo que me querem dar a comer, por isso digo em geral não perca o a oportunidade de votar, porque num momento importante de deixar ir na onda do fanatismo.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                          Claro, mas como ignorante assumido gostava de ser informado! Tens links?
                          O melhor link é pensares pela tua cabeça e deixares de ver as cmtvs deste mundo.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                            Cheguei a ver no início dos anos 90 em Lisboa 43 graus naqueles painéis que havia na altura por toda a cidade, e sim era normal ou pelo menos nunca ouvi ninguém a berrar na altura pelo calor...
                            Não, não era normal nem esses painéis são instrumentos exactos:

                            https://www.google.pt/amp/s/observad...r-de-2003/amp/

                            Temperatura mais alta desde que há registo foi o ano passado de 43°. Não digas nos 80 não havia registos, por favor...

                            Pelos vistos, o aquecimento global é treta e nos anos 80 era igual... Só que não.
                            Editado pela última vez por Carmaniaco90; 20 September 2019, 23:08.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                              Pois isso dá trabalho não está ao alcance de todos...
                              Pois, nem ao teu alcance

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                Se não deres o exemplo queres que a Índia dê? Isso não faz sentido...

                                E não é só na Europa que há preocupação, antes pelo contrário.
                                Isso é verdade. Hoje somos 7 mil milhões de preocupados, mas amanhã seremos muitos mais. Mais uns anitos e seremos mais de 10 mil milhões de preocupados.

                                Penso que o problema só ficará realmente resolvido quando formos aí uns 50 mil milhões de preocupados.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                  O problema da água é super-simples, especialmente para ti que vives mais perto do céu!
                                  E dinheiro para um país rico como Portugal não é problema!

                                  Uma central dessalinizadora é cara de construir e principalmente de operar (os sistemas de membranas custam milhares!). Não é por acaso que se contam pelos dedos os países que as operam em massa (Israel, alguns países árabes, etc). Nós temos em algumas ilhas e porque tem de ser mesmo. Nem quero imaginar o custo para abastecer Portugal Continental.
                                  O custo reverte, inevitavelmente, para o consumidor, quer seja feita uma exploração privada ou pública - logo aqui já estás a levar por tabela.
                                  Outro exemplo, Portugal não é auto-suficiente em cereais. Se os sítios de onde importamos matéria-prima para rações, para fazer pão, etc. sofrerem com seca o que é que acontece ao preço? É tipo petróleo, upa upa...

                                  Isto para não falar no resto da humanidade que já vive em situação de pobreza, principalmente África e Ásia - esses que se...
                                  Sim, cabo verde é um país muito rico por isso é que têm instalações dessalinizadoras onde a água fica a cerca de 4€ m3 e é das mais caras do mundo.

                                  É óbvio que tudo encarece. Faz parte. Já actualmente há muito produto hortícola com grandes variações de preço consoante as colheitas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    Isso é verdade. Hoje somos 7 mil milhões de preocupados, mas amanhã seremos muitos mais. Mais uns anitos e seremos mais de 10 mil milhões de preocupados.

                                    Penso que o problema só ficará realmente resolvido quando formos aí uns 50 mil milhões de preocupados.
                                    Não tenhas filhos.

                                    A diferença tem de ser feito primeiro conosco.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                                      Não, não sou apenas não emparelh elho pelos ouvidos e como aquilo que me querem dar a comer, por isso digo em geral não perca o a oportunidade de votar, porque num momento importante de deixar ir na onda do fanatismo.
                                      Não emparelhas pelos ouvidos? Ou emprenhas?
                                      Na tua mente deves estar a dialogar com um gajo do BE, não podias estar mais longe disso...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                        És tu Trump?
                                        Portanto a tua sensação térmica e opinião política dizem que era mais quente em média há mais tempo atrás. Pelos vistos não era:

                                        CLIMATE CHANGE PORTAL

                                        Nota que a temperatura média não aumentou só 1 ou 2º, a este aumento estão associados períodos de seca extrema como o que vivemos neste momento estão a aparecer cada vez mais amiúde e duram mais tempo.

                                        Querem tentar adivinhar onde é isto?

                                        Estou a ver em pt temperatura média abaixo de 10 graus em 1971 e continuar abaixo de 10 graus em 2000.

                                        Onde está essa subida média que falas?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                          Não, não era normal nem esses painéis são instrumentos exactos:

                                          https://www.google.pt/amp/s/observad...r-de-2003/amp/

                                          Temperatura mais alta desde que há registo foi o ano passado de 43°. Não digas nos 80 não havia registos, por favor...

                                          Pelos vistos, o aquecimento global é treta e nos anos 80 era igual... Só que não.
                                          Importante era saber onde é que estão os pontos que estão a fazer subir a média...[emoji848]

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                            Não tenhas filhos.

                                            A diferença tem de ser feito primeiro conosco.
                                            Eu estou a fazer a minha parte.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Sim, cabo verde é um país muito rico por isso é que têm instalações dessalinizadoras onde a água fica a cerca de 4€ m3 e é das mais caras do mundo.

                                              É óbvio que tudo encarece. Faz parte. Já actualmente há muito produto hortícola com grandes variações de preço consoante as colheitas.
                                              Cabo Verde, um arquipélago com o dobro da população da Madeira (+/-500k), que vive muito do turismo, é mesmo o melhor exemplo!
                                              E uma central dessalinizadora é construída da noite para o dia (a sede é um vício)...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Estou a ver em pt temperatura média abaixo de 10 graus em 1971 e continuar abaixo de 10 graus em 2000.

                                                Onde está essa subida média que falas?
                                                É porque estás!
                                                (a escala é diferente, caso não tenhas reparado!)
                                                Aliás, isso tem tanta lógica que eu ia em Agosto para o Algarve fazer férias de neve em 71 e em 2000.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                                                  O melhor link é pensares pela tua cabeça e deixares de ver as cmtvs deste mundo.
                                                  Não vejo CMTV, só futebol e telenovelas.
                                                  Mas vais dizer-me onde me informo melhor? Como pessoa esclarecida decerto quererás partilhar...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                    Pois, nem ao teu alcance
                                                    Eu não sou um fardo para sociadade pago os meus impostos a tempo e horas, fruto do meu trabalho não me cai do céu nem do estado aonde vivo não sou nenhum inútil do teclado a viver à custa de outrem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                      Cabo Verde, um arquipélago com o dobro da população da Madeira (+/-500k), que vive muito do turismo, é mesmo o melhor exemplo!
                                                      E uma central dessalinizadora é construída da noite para o dia (a sede é um vício)...
                                                      É o exemplo que é possível. Exemplo concreto, real e a funcionar.

                                                      O tempo necessário não deverá ser muito diferente de um estádio de futebol.

                                                      Esses sim importantes, como o de Aveiro e Leiria que estão ali preparados para períodos de seca....

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        É o exemplo que é possível. Exemplo concreto, real e a funcionar.

                                                        O tempo necessário não deverá ser muito diferente de um estádio de futebol.

                                                        Esses sim importantes, como o de Aveiro e Leiria que estão ali preparados para períodos de seca....
                                                        És um lírico!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                          És um lírico!
                                                          Parece que lirismo em Portugal já começou pelo menos em 2006: https://nelsonfq.blogs.sapo.pt/1006.html


                                                          edit: tenho de corrigir o meu post. Afinal a dessalinização em Portugal já vem desde 1980 em Porto Santo com sucesso.

                                                          O custo da água parece que fica entre uns 0.65 e 1 euro por m3, e a tendência futura será descer de preço, até porque se usam cada vez mais renováveis porque o custo de produção está directamente relacionado com o custo de energia.

                                                          Fica aqui link da apresentação da ordem dos engenheiros sobre o que é o lirismo de 300 milhões de pessoas que já vivem com o consumo de água dessalinizada.

                                                          https://www.google.com/url?sa=t&sour...CSsTTfWuzvcym-
                                                          Editado pela última vez por Obtuso; 21 September 2019, 07:51.

                                                          Comentário


                                                            Invariavelmente todos colocam as suas sensações à frente do resto ( eu inclusive )

                                                            Houve sempre calor. E lembro-de ser miúdo nos anos 90 e fazer férias em Setembro.

                                                            Sempre houve e haverá nos próximos tempos dias quentes e muito quentes. A questão passa pela existência cada vez mais de dias de muito calor. E cada vez mais fenómenos anormais.

                                                            Se o Homem contribui para isto? Eventualmente. Se isto ia acontecer sem o Homem? Se calhar também.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                                                              Eu não sou um fardo para sociadade pago os meus impostos a tempo e horas, fruto do meu trabalho não me cai do céu nem do estado aonde vivo não sou nenhum inútil do teclado a viver à custa de outrem.
                                                              Estás assumir que não pago impostos e que sou um inútil do teclado? Ninguém quer saber se pagas impostos nem isso é minimamente relevante para o tema que nem sabemos qual é, porque te achas um ser superior e não partilhas.

                                                              Mostra lá essa sabedoria ao alcance de poucos que tenho curiosidade.

                                                              Se tens 50 anos como dizes, devias de ter mais humildade. Essa tua postura de ser superior e que todos são comidos de cebolada fica mal a qualquer um.

                                                              A única coisa minimamente factual que meteste aqui, já foi desmontada.
                                                              Editado pela última vez por Carmaniaco90; 21 September 2019, 12:15.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X