Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trabalhar de casa / Teletrabalho - A nova realidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Obviamente que cada caso é um caso, e tenho colegas que por falta de condições em casa sempre pediram para trabalhar no escritório, mas não deixo de ficar surpreendido que pessoas que sempre se queixaram do trânsito, da falta de tempo com os miúdos, de não conseguirem conjugar tudo, etc. Algumas destas são hoje as que estão com mais vontade de abraçar o trabalho no escritório.

    Esta pandemia será de certo alvo de estudo durante anos no que aos comportamentos diz respeito. Se pensar em 10 pessoas, não consigo encontrar um perfil que claramente prefere um tipo de trabalho no escritório/casa/hibrido. Embora a lógca nos diga que há determinados fatores como localização e tipo de casa, estrutura familiar, etc o que observo na realidade é que pessoas com ambientes semelhantes parecem ter opções completamente diferentes. Pelo que observo no meu limitado universo, o modelo hibrido acaba por ser o melhor compromisso deixando espaço para o funcionário se encoste mais a um extremo do modelo conforme a sua apetência.

    Não deixa também de ser curioso a constante aposta das empresas em colocar sedes no centro da cidade. Se para algumas isto é uma vantagem competitiva, para outras confesso que me custa aceitar a lógica. O acesso a transportes públicos e individuais é um factor importante mas estes também existem nos limites da cidade, não terá que ser no centro da cidade. Obviamente há outras dificuldades, pois há menos oferta de espaços e o rede transportes está feita para o vai-vem centro periferia e não numa lógica circular. No entanto, tenho um fornecedor que faz call-center com vários níveis de especialização e descentrou algumas instalações nos limites da rede de transportes públicos com algum sucesso.
    Provavelmente até podia descentralizar para outras cidades, capitais de distrito por exemplo. No caso dos call centers que vivem de part-times, a proximidade a polos de ensino superior ajuda a captar colaboradores. Estou a lembrar-me da Fidelidade em Évora

    Comentário


      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
      Provavelmente até podia descentralizar para outras cidades, capitais de distrito por exemplo. No caso dos call centers que vivem de part-times, a proximidade a polos de ensino superior ajuda a captar colaboradores. Estou a lembrar-me da Fidelidade em Évora
      Já houve quem experimentasse sem sucesso, para minha surpresa.

      Comentário


        E pronto, deixa de ser recomendado.


        Comentário


          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
          E pronto, deixa de ser recomendado.
          Ora Fdx!

          Comentário


            Grande porr@

            Comentário


              Já era previsível, dado as notícias dos últimos dias.

              Comentário


                Esperemos é que já não volte a haver retrocessos...sem prejuízo da aplicabilidade do teletrabalho em si atenção, ou seja, que seja sempre uma opção e não uma imposição

                Comentário


                  Desde que a imposição seja por motivos lógicos.....

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Desde que a imposição seja por motivos lógicos.....
                    Como é óbvio. Mas, grosso modo, os motivos lógicos é por razões de força maior e no sentido negativo, como é o caso da presente pandemia

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                      Eu também tenho essa benesse, mas não a utilizo muito. Se preferir ficar em teletrabalho 3 ou 4 dias numa semana posso fazê-lo sem qualquer entrave superior, e por vezes pode acontecer querendo ficar uma semana por Tomar, por exemplo.

                      Mas confesso que estou um pouco farto dos 5 dias em casa semana após semana. Vou gerindo a coisa consoante as necessidades, quer da empresa, quer minhas. Desde que o trabalho apareça feito não há stress.
                      Mas noutros departamentos não é bem assim, mas aí o trabalho nem sempre aparece feito...
                      É a tal mentalidade tuga:

                      Não interessa o trabalho feito ou não, o que interessa é "saber que ainda tenho uns gajos em que mando".... Conheço mesmo muitas empresas que estão a dar o salto de mudança de mentalidade e a entender que o importante é o trabalho feito.

                      Na da maria lá de casa já estavam a começar a implementar o sistema hibrido antes de 2020....portanto tudo o que veio a seguir não foi surpresa, mas o chefe direto dela ainda é um adepto do "tudo no escritório". É BURRO, porque ela em casa poupa logo 3 horas por dia que não gasta em transportes e que está a trabalhar. E que só acaba quando acaba mesmo o que tem em mãos, 90% dos dias em casa trabalha entre 10 a 12 horas !

                      No meu caso é uma empresa que aparece por aí como "empresa de ponta", mas que o macacal está todo em open space e com notória perca de produtividade. Aliás em pleno 2020 os resultados foram substancialmente melhores que em 2019.

                      Mas o que é bom é voltar tudo para o escritório.

                      Eu em casa, se o trabalho me agradasse ficava agarrado até acabar. Se não gostasse, ía dar uma volta, limpava a vista e o prazo estabelecido era SEMPRE cumprido e sempre com avanço.

                      Aqui no escritório, meia hora antes de sair já estou é a preparar o começo do dia seguinte.....é a produtividade !

                      Comentário


                        Pois mas essa visão também é um bocado perigosa, e vejo muitos a fazer isso.

                        Então se estão em TT, não é suposto terem mais qualidade de vida no que ao tempo diz respeito?

                        De que serve estar em TT se depois em vez de 8h trabalham 10 ou 11 ?

                        Já que é para ser remoto, que seja para aproveitar melhor o tempo.


                        Metem-se com esses horários alargados e um dia quando voltarem ao presencial depois choram porque a quantidade de coisas manter-se-á.
                        o tempo é que não.

                        Comentário


                          Hoje numa abordagem de uma empresa era para trabalho presencial (podia ser feito em teletrabalho funções parecidas e correu tudo bem), horário 9-18 fixo, rigoroso, nao podia entrar 1h mais cedo e sair 1h mais cedo, vivo na margem sul e o local de trabalho miraflores horrivel de acesso, so de carro, fiquei logo avisado pela pessoa que ao menos foi sincera, mas nem teletrabalho hibrido, nem flexibilidade de horário, pois bem disse logo vou ficar com hibrido, e tenho horario fora das horas de ponta, o rapaz disse-me eu vou do montijo e não me queixo, eu disse boa sorte, mas comigo não contem, prejudicar a minha qualidade de vida por mais 200€ p/ rebenter o carro todo nao obrigado

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por flalex Ver Post
                            Hoje numa abordagem de uma empresa era para trabalho presencial (podia ser feito em teletrabalho funções parecidas e correu tudo bem), horário 9-18 fixo, rigoroso, nao podia entrar 1h mais cedo e sair 1h mais cedo, vivo na margem sul e o local de trabalho miraflores horrivel de acesso, so de carro, fiquei logo avisado pela pessoa que ao menos foi sincera, mas nem teletrabalho hibrido, nem flexibilidade de horário, pois bem disse logo vou ficar com hibrido, e tenho horario fora das horas de ponta, o rapaz disse-me eu vou do montijo e não me queixo, eu disse boa sorte, mas comigo não contem, prejudicar a minha qualidade de vida por mais 200€ p/ rebenter o carro todo nao obrigado
                            Fizeste bem! +200 euros para fazer margem sul para miraflores todos os dias em hora de ponta…acabavas a ter prejuízo monetário e pior qualidade de vida lol é manda-los dar uma volta.

                            Em IT as empresas que obrigam a ir ao escritório vão ver a falta de mão de obra ainda a agravar-se mais, 2/3 meses e estão a rever as políticas.

                            Da malta que conheço de IT a primeira coisa que os leva a mudar é 100% remote, sem isso não mudam depois é que entram em negociações salariais.

                            Quem diria que o remote ser tao importante como o salário… pelo menos em IT.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                              Por aqui, em contagem decrescente para regresso ao escritório em modelo híbrido - 3 dias lá, 2 dias em casa. Data de regresso 15 Março, sendo que a última vez que fui ao escritório foi em 13 Março 2020...parece que foi noutra vida, incrível.
                              Prós e contras: vou para um edificio novo a estrear em que é tudo "state of the art", mas no PqN.
                              Portanto, e sem lugar de garagem garantido (serão "7 cães a um osso"), será impossível levar carro (além do custo financeiro que seria fazer isto em pára-arranca na ida e volta), volto ao inferno dos transportes em hora de ponta (CP), sendo que isto me está a criar alguma apreensão por me ir enfiar 25 min dentro de um comboio apinhado de gente, mesmo que de máscara (nem que seja nos queixos). Vou tentar negociar idas e vindas fora do pico de tráfego, a ver como corre.
                              Se por um lado é bom voltar a conviver com alguns colegas (não todos, lol), por outro vai causar alguns constrangimentos na dinâmica familiar pois vou ter que me socorrer mais dos avós para dar assistência aos netos. No fim, o saldo de ter ficado em casa acaba por ser positivo pois acabei por acompanhar diariamente o crescimento do meu mais novo, coisa que se fosse nos tempos antigos, a chegar muitas vezes 20/21h, só teria 2/3h por dia com ele de tempo de qualidade, se tanto...
                              Rua Centieira, se chegares cedo ;)

                              Comentário


                                Mais um aqui que adora o teletrabalho, mas não pode usufruir dele

                                Entendo muito bem o modelo híbrido, mas para mim o ideal seriam 2 dias no escritório e 3 em casa.

                                Quando assentar do tipo de vida que levo, espero que o teletrabalho(modelo híbrido) faça parte da cultura empresarial por principio e não por imposição

                                Comentário


                                  Num serviço da FP onde estou até ao fim do mês estamos num sistema híbrido, 2 casa e 3 TT. Mas deveremos regressar todos ao Office em março.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por kurg Ver Post
                                    Fizeste bem! +200 euros para fazer margem sul para miraflores todos os dias em hora de ponta…acabavas a ter prejuízo monetário e pior qualidade de vida lol é manda-los dar uma volta.

                                    Em IT as empresas que obrigam a ir ao escritório vão ver a falta de mão de obra ainda a agravar-se mais, 2/3 meses e estão a rever as políticas.

                                    Da malta que conheço de IT a primeira coisa que os leva a mudar é 100% remote, sem isso não mudam depois é que entram em negociações salariais.

                                    Quem diria que o remote ser tao importante como o salário… pelo menos em IT.
                                    E vocês continuam a meter IT tudo no mesmo saco.
                                    Tanto é que há vários cargos de IT que até precisam mais de presencial do que outras áreas não IT.

                                    E não não estou a falar de técnicos de HW.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      E vocês continuam a meter IT tudo no mesmo saco.
                                      Tanto é que há vários cargos de IT que até precisam mais de presencial do que outras áreas não IT.

                                      E não não estou a falar de técnicos de HW.
                                      O pessoal do ferro sente-se excluído [emoji28] (e bem).
                                      Nem todas as funções em IT dão para estar remoto dias a fio.
                                      Tal como muitas posições em contabilidade, sinistros, risco, actuariado, crédito e afins dão.

                                      Comentário


                                        Mas com a virtualização em força (sistemas e redes), cada vez é mais uma possibilidade.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                          O pessoal do ferro sente-se excluído [emoji28] (e bem).
                                          Nem todas as funções em IT dão para estar remoto dias a fio.
                                          Tal como muitas posições em contabilidade, sinistros, risco, actuariado, crédito e afins dão.
                                          É.
                                          Mesmo de somente programação depende muito do projecto.
                                          Há casos que se estiverem todos na mesma sala torna-se tudo mt mais facil.

                                          Alguns quinam-me as salas de reuniões para isso mesmo

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
                                            Mas com a virtualização em força (sistemas e redes), cada vez é mais uma possibilidade.
                                            Sim mas isso aplica-se a qualquer área.

                                            Comentário


                                              Estou em teletrabalho desde final de Novembro do ano passado (a terceira vez desde o início da pandemia) e serei provavelmente o único da minha equipa de 7 colegas que se adaptou perfeitamente ao teletrabalho.
                                              O meu trabalho obriga a uma equipa presencial no escritório (actualmente desempenhado entre 3 ou 4 colegas, conforme as necessidades) por isso sei que não é possível seguir exclusivamente um regime de teletrabalho.
                                              A minha produtividade aumentou consideravelmente (porque passei a desempenhar funções compatíveis com o teletrabalho) e os meus custos de deslocação e alimentação baixaram bastante. (só o combustível aumentou 20% desde então)

                                              Só não consigo fazer mais e melhor, porque a empresa ainda não está preparada (estruturalmente e informaticamente), e algumas chefias ainda não percebem as vantagens do teletrabalho, nem sabem dividir tarefas para trabalho presencial e remoto (para eles é tudo a mesma coisa, quando não o é).

                                              Ainda não fui chamado para trabalho presencial, mas com o fim da recomendação do trabalho remoto, acredito que o seja já no início de Março.

                                              Vou apresentar uma oferta de trabalho remoto, ou híbrido com a presença apenas alguns dias por semana.

                                              Tenho colegas que detestam o teletrabalho e querem o trabalho presencial, mesmo que isso signifique perder 3 horas no trânsito todos os dias, custos acrescidos na alimentação e deslocação, ou andar em correrias por causa dos miúdos.
                                              (cheguei ao cúmulo de ouvir uma colega que diz que não tem espaço em casa para trabalhar. Vive numa moradia com 250 m2 de área útil e 5 quartos. Habitam 3 pessoas naquela casa... )

                                              Comentário


                                                Pois mas Mlopes isso de presencial exige uma melho organização da pessoa, caso contrário chapéu.
                                                Quanto ao trânsito, quem o apanha, desejo boa sorte, porque vai precisar.
                                                Mais vale TP, não é transporte pessoal mas não se anda na tortura das filas embora haja quem não se importe com o para arranca.

                                                3h / transito todos os dias ? fonix, abençoado carro.

                                                eu é 120 a 150 min mas é smp a andar sem transito.

                                                Comentário


                                                  Antes da pandemia andava de transportes públicos para ir para Lisboa e aquilo era muito mau, não sei como está agora, mas começar o dia sardinha em lata era logo um mau começo. Por causa da pandemia vou ter um modelo flexível, só ir ao escrito quando necessário e é o que faz sentido. Se vou de transportes públicos ou carro ainda estou a ver a melhor opção.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                    Antes da pandemia andava de transportes públicos para ir para Lisboa e aquilo era muito mau, não sei como está agora, mas começar o dia sardinha em lata era logo um mau começo. Por causa da pandemia vou ter um modelo flexível, só ir ao escrito quando necessário e é o que faz sentido. Se vou de transportes públicos ou carro ainda estou a ver a melhor opção.
                                                    Sim, também falta esse pormenor de TP agradáveis que por vezes....não o são.
                                                    Já para não falar na segurança à noite para quem trabalha por turnos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por flalex Ver Post
                                                      Hoje numa abordagem de uma empresa era para trabalho presencial (podia ser feito em teletrabalho funções parecidas e correu tudo bem), horário 9-18 fixo, rigoroso, nao podia entrar 1h mais cedo e sair 1h mais cedo, vivo na margem sul e o local de trabalho miraflores horrivel de acesso, so de carro, fiquei logo avisado pela pessoa que ao menos foi sincera, mas nem teletrabalho hibrido, nem flexibilidade de horário, pois bem disse logo vou ficar com hibrido, e tenho horario fora das horas de ponta, o rapaz disse-me eu vou do montijo e não me queixo, eu disse boa sorte, mas comigo não contem, prejudicar a minha qualidade de vida por mais 200€ p/ rebenter o carro todo nao obrigado
                                                      A margem sul é grande e se calhar conseguias fazer a tal deslocação difícil com uma viagem com apenas um transbordo e usando o autocarro e o comboio e por apenas €40.

                                                      Mas margem sul, onde mesmo?

                                                      Comentário


                                                        Não sei muito bem onde deixar esta história por isso fica aqui:

                                                        https://www.bbc.com/news/uk-60387324


                                                        WOW.....

                                                        Comentário


                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                            Às vezes as histórias até no escritório sem home office acontecem. Numa empresa antiga onde trabalhei, Alemanha, havia um estudante de engenharia que recebia 400€ para trabalhar 20horas por mês, horario flexivel, ajudar a equipa em pequenas coisas (testes, configurações, etc).

                                                            Um dia a gestão da equipa trocou, e ele foi literalmente esquecido. Apenas 2 anos depois quando estavam a mudar as equipas é que o nome apareceu e ninguem sabia quem era aquela pessoa! A desculpa dele foi que ele trabalhava a pedido, como não pediam trabalho estava tudo bem .

                                                            Com home office este tipo de coisas anda a se multiplicar.
                                                            Editado pela última vez por Hecho; 21 February 2022, 10:50.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                              Conheço uma história real, que envolve duas empresas de origem portuguesa. A pessoa conseguiu manter as duas durante um ano, apesar de ter dois contratos de exclusividade. Foi apanhado porque alguém mudou de uma para a outra.

                                                              Além de toda a questão legal e moral, não consigo perceber como é que alguém consegue viver sobre esse stress. Ganhas mais dinheiro, mas perdes muita saúde, seguramente.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X