Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trabalhar de casa / Teletrabalho - A nova realidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Bem, quando for grande, quero fazer reuniões sem ter uma a atirar legos pelo ar e a outra a interromper-me com as dúvidas de homeschooling. E isto até foi um bom dia, pois não houve birras nem lutas. E, de certa forma, até tenho pena delas.
    Para os mais novos também é complicado... mas eu estou a ver-me a chegar a final de Abril com um esgotamento

    Comentário


      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      (...) não me parece que para já esteja a ter nenhum problema.
      A minha questão prende-se com o relacionamento humano (falta de), e como isso tem impacto no relacionamento profissional (confiança para pedir ajuda e/ou ajudar).

      Da minha experiência, é útil que exista algum grau de cumplicidade/amizade/espírito de corpo (como na tropa).
      Tenho dúvidas que o simples relacionamento profissional (e ainda por cima apenas online) possa resultar em equipas coesas com espírito de corpo.

      Comentário


        Eu estou cheio de pena de vocês que estão hoje com internet lenta, a minha hoje está a bombar com toda a força! Ehehehe.




        E já não é nada mau, que isto da internet avariou no fim de semana e só ontem é que veio o técnico da MEO reparar a rede...

        Comentário




          Ter uma ligação dessas era motivo para mudar de casa, faço muito trabalho remoto e tenho meses com vários TeraBytes de tráfego...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post


            Ter uma ligação dessas era motivo para mudar de casa, faço muito trabalho remoto e tenho meses com vários TeraBytes de tráfego...
            Podes crer que me apetece várias vezes mudar de casa por causa da internet, mas depois tenho os momentos como agora, em que olho pela janela do "escritório" e vejo os campos e o mar ali ao longe e a coisa passa...
            Editado pela última vez por msantos; 14 April 2020, 15:38.

            Comentário


              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
              Eu estou cheio de pena de vocês que estão hoje com internet lenta, a minha hoje está a bombar com toda a força! Ehehehe.




              E já não é nada mau, que isto da internet avariou no fim de semana e só ontem é que veio o técnico da MEO reparar a rede...
              Com um hotspot 4G consegues bem melhor do que isso!

              Comentário


                Comentário


                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  Voltou ao normal, devem estar a ajustar a largura.
                  Pelo menos as aulas dos meus filhos pelo Teams é só entre as 9:30 e 10:30. Se todas as escolas estão a seguir as mesmas instruções, pode ser disso.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                    Com um hotspot 4G consegues bem melhor do que isso!
                    Nem por isso...4G por aqui também é mentira!

                    Mas sim, por norma até tenho melhor net mesmo a 3G no telemóvel do que na rede cá de casa.

                    Por acaso falaram-me que um estrangeiro que comprou uma quinta aqui perto da minha casa mandou lá colocar fibra mas como o gajo pagou uns milhões por aquilo não lhe deve ter custado muito pagar os 30.000€ que me disseram que a MEO cobrou de fazer a instalação até lá, pode ser que entretanto se lembrem de começar a aproveitar o que lá fizeram para começar a "esticar" a fibra para as casas aqui perto.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                      Podes crer que me apetece várias vezes mudar de casa por causa da internet, mas depois tenho os momentos como agora, em que olho pela janela do "escritório" e vejo os campos e o mar ali ao longe e a coisa passa..
                      Acredito, com essa velocidade de internet deves aproveitar bastante a paisagem enquanto esperas que carreguem os sites e fazes downloads

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                        Pelo menos as aulas dos meus filhos pelo Teams é só entre as 9:30 e 10:30. Se todas as escolas estão a seguir as mesmas instruções, pode ser disso.
                        Não estão

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Boxer, és tu?


                          Anda o pessoal todo a mudar de emprego a meio do caos...


                          Eu tinha um processo de recrutamento a meio, e que cancelei.
                          Estou a ver que às tantas deveria ter prosseguido com o processo.
                          Já não seria a primeira vez (nem a segunda, nem a terceira...) a fazer entrevistas online... mas ter pessoal novo logo de início em tele-trabalho é complicado.
                          Funciona melhor quando as pessoas se conhecem pessoalmente e adquirem à vontade suficiente para se apoiarem e ajudarem mutuamente.

                          Seria porreiro contar como será essa experiência de ganhar espírito de equipa à distância.
                          Acho que será importante para o desenvolvimento futuro de economias baseadas em equipas totalmente deslocalizadas.
                          Vou tentar fazer um resumo, daqui a uns tempos. Creio que é um exercício interessante, sim.

                          Sabes que este processo de mudança começou antes do caos, logo no início do ano. De qualquer forma, há muita gente a despedir e a dispensar, mas há muita gente a continuar a recrutar.
                          Editado pela última vez por MMdC; 14 April 2020, 17:22.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            Atendendo a que a minha profissão tem uma componente exterior bastante significativa, em empresas clientes. No contexto actual, este tipo de trabalho está completamente parado.

                            Desde dia 31 já conheci a minha equipa, via Webex e WhatsApp. Já fiz uma coisa ou outra de trabalho, tenho lido as normas internas relativas à minha função e feito os cursos online que são obrigatórios. Tenho tentado também fazer “investigação “ em certas áreas onde necessito de evoluir mais.

                            As áreas de suporte e coordenação têm funcionado de forma exemplar, o tem ajudado a ultrapassar as dificuldades inerentes.

                            Tem sido pacífico, mas acredito que para ti, com funções de coordenação de pessoas agora desconhecidas, existam mais barreiras.

                            Que corra tudo pelo melhor.
                            O meu contacto, para já, tem sido sobretudo com o meu futuro chefe (processo facilitado porque já trabalhámos juntos no passado e conhecemo-nos relativamente bem). Áreas de suporte ao onboarding também tem rolado sem stress (laptop, comunicações, viatura, essas coisas).

                            Que corra bem também por aí.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MMdC Ver Post
                              O meu contacto, para já, tem sido sobretudo com o meu futuro chefe (processo facilitado porque já trabalhámos juntos no passado e conhecemo-nos relativamente bem). Áreas de suporte ao onboarding também tem rolado sem stress (laptop, comunicações, viatura, essas coisas).

                              Que corra bem também por aí.
                              Obrigado.

                              O meu colega mais directo, também já nos conhecíamos. Na realidade somos uns 10 em Portugal com esta função, por isso todos nos conhecemos .


                              Uma coisa que não disse foi que, 9 dias depois de entrar o meu chefe, disse-me que vai mudar de funções (promoção)... “Pena”, porque parecia um tipo porreiro. Mas isto há-de estabilizar...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                A minha questão prende-se com o relacionamento humano (falta de), e como isso tem impacto no relacionamento profissional (confiança para pedir ajuda e/ou ajudar).

                                Da minha experiência, é útil que exista algum grau de cumplicidade/amizade/espírito de corpo (como na tropa).
                                Tenho dúvidas que o simples relacionamento profissional (e ainda por cima apenas online) possa resultar em equipas coesas com espírito de corpo.
                                Estamos a falar em planos de contingência, é o que se pode fazer no cenário atual.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                  Estamos a falar em planos de contingência, é o que se pode fazer no cenário atual.
                                  Sim, eu percebo.

                                  Estou numa óptica de tentar perceber se podemos usar o contexto actual para aprender.
                                  Ou seja, de usar isto como uma aprendizagem para mudar o paradigma de funcionamento das empresas e das equipas.
                                  Validar se é viável o modelo de contratação remota, e trabalho totalmente remoto, sem que exista uma ligação pessoal (para além da profissional).

                                  Eu acho difícil que uma equipa possa adquirir espírito de corpo sem haver interacção a nível pessoal.
                                  E estou em crer que haver algum espírito de corpo será fundamental para uma equipa bem coesa (em lugar de uma equipa de mercenários).

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Sim, eu percebo.

                                    Estou numa óptica de tentar perceber se podemos usar o contexto actual para aprender.
                                    Ou seja, de usar isto como uma aprendizagem para mudar o paradigma de funcionamento das empresas e das equipas.
                                    Validar se é viável o modelo de contratação remota, e trabalho totalmente remoto, sem que exista uma ligação pessoal (para além da profissional).

                                    Eu acho difícil que uma equipa possa adquirir espírito de corpo sem haver interacção a nível pessoal.
                                    E estou em crer que haver algum espírito de corpo será fundamental para uma equipa bem coesa (em lugar de uma equipa de mercenários).
                                    É uma boa questão. Estou a tentar pesquisar coisas que ajudem, mas não existe imensa coisa.

                                    No meu emprego anterior, na Holanda, fui contratado sem sequer ter estado presencialmente com ninguém. Foi tudo feito via Skype (entrevistas com pessoas na NL e nos USA).

                                    Para este, também não estive presencialmente com ninguém no processo, mas aqui já existia a tal ligação à minha chefia.

                                    Neste caso em concreto, a minha expectativa reside em juntar-me a uma equipa que vou gerir, com cerca de 10 pessoas, em que todos se conhecem, menos a mim.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MMdC Ver Post
                                      É uma boa questão. Estou a tentar pesquisar coisas que ajudem, mas não existe imensa coisa.

                                      No meu emprego anterior, na Holanda, fui contratado sem sequer ter estado presencialmente com ninguém. Foi tudo feito via Skype (entrevistas com pessoas na NL e nos USA).

                                      Para este, também não estive presencialmente com ninguém no processo, mas aqui já existia a tal ligação à minha chefia.

                                      Neste caso em concreto, a minha expectativa reside em juntar-me a uma equipa que vou gerir, com cerca de 10 pessoas, em que todos se conhecem, menos a mim.
                                      Eu também já fiz entrevistas via Skype, porque estavam noutros países, e foram contratados assim.

                                      Mas é a parte da dinâmica de equipa que me deixa de pé atrás.

                                      No teu caso, talvez não seja muito dramático... chefe é chefe, e normalmente há sempre um maior distanciamento que entre colegas de equipa ao mesmo nível. Mas eu sempre vi equipas que funcionam bem quando os membros têm algum tipo de interacção pessoal que resulta nalgum espírito de corpo. Aqueles membros que não se integram (ou criam divisões) normalmente não duram muito tempo.

                                      E eu não vejo futuro numa equipa onde os membros não têm um forte sentimento de pertença. Depois passam o tempo todo a enviar CVs, tipo mercenários, porque a equipa, o projecto, não lhes diz nada. Um projecto não avança com mercenários.

                                      Comentário


                                        https://pplware.sapo.pt/informacao/z...a-na-internet/

                                        Atenção a quem usa ZOOM

                                        Comentário


                                          Tópico errado.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                            Acredito, com essa velocidade de internet deves aproveitar bastante a paisagem enquanto esperas que carreguem os sites e fazes downloads
                                            Ás vezes não dá para aproveitar a paisagem porque tenho que ir dormir e retomar no dia seguinte.

                                            Comentário


                                              Trabalhar de casa / Teletrabalho - A nova realidade

                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                              Eu também já fiz entrevistas via Skype, porque estavam noutros países, e foram contratados assim.

                                              Mas é a parte da dinâmica de equipa que me deixa de pé atrás.

                                              No teu caso, talvez não seja muito dramático... chefe é chefe, e normalmente há sempre um maior distanciamento que entre colegas de equipa ao mesmo nível. Mas eu sempre vi equipas que funcionam bem quando os membros têm algum tipo de interacção pessoal que resulta nalgum espírito de corpo. Aqueles membros que não se integram (ou criam divisões) normalmente não duram muito tempo.

                                              E eu não vejo futuro numa equipa onde os membros não têm um forte sentimento de pertença. Depois passam o tempo todo a enviar CVs, tipo mercenários, porque a equipa, o projecto, não lhes diz nada. Um projecto não avança com mercenários.
                                              Curioso, que olhando para mim cada vez me sinto mais mercenário, e menos aberto a esse espírito de pertença. Fico sempre com a impressão que o sentimento de pertença me pode, inconscientemente ou não, fazer acomodar.

                                              Procuro desempenhar a minha função com ética e ajudo os meus colegas até à exaustão. De resto, sou cada vez mais adepto do vil metal...

                                              Mas nos somos o fruto das nossas experiências, e talvez as minhas me tenham conduzido para esta forma de pensamento
                                              Editado pela última vez por Ruie34; 14 April 2020, 22:23.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                Curioso, que olhando para mim cada vez me sinto mais mercenário, e menos aberto a esse espírito de pertença. Fico sempre com a impressão que o sentimento de pertença me pode, inconscientemente ou não, fazer acomodar.

                                                Procuro desempenhar a minha função com ética e ajudo os meus colegas até à exaustão. De resto, sou cada vez mais adepto do vil metal...
                                                É uma opção tão válida como outra qualquer.

                                                Do meu ponto-de-vista, os insubstituíveis são os que acabam por ter mais valor (€€€€).
                                                Os mercenários normalmente são descartáveis e são os primeiros a ir quando há problemas.

                                                Mas admito que poderá resultar enquanto se é novo e livre de obrigações.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                                  Com um hotspot 4G consegues bem melhor do que isso!
                                                  Para isso é preciso que haja cobertura 4G..

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    É uma opção tão válida como outra qualquer.

                                                    Do meu ponto-de-vista, os insubstituíveis são os que acabam por ter mais valor (€€€€).
                                                    Os mercenários normalmente são descartáveis e são os primeiros a ir quando há problemas.

                                                    Mas admito que poderá resultar enquanto se é novo e livre de obrigações.
                                                    O que dizes é típico de um mercado altamente concorrencial, e com grandes variações na procura.

                                                    O mercado em que me movo é o oposto. Bem como o tipo de trabalho.

                                                    A tua abordagem parece-me ser uma excepção, porque a tendência parece-me ser a de “esquecer” quem está mais “ fixo”.

                                                    Obrigações tenho “algumas”, por isso só estou disposto a mudar com vínculo sem termo.

                                                    Comentário


                                                      Como vão as coisas, teletrabalhadores?

                                                      Hoje está a ser um dia Não... dormi mal, acordei mal, não está a correr nada bem o dia...

                                                      Comentário


                                                        E para ajudar, hoje está péssimo para videoconferências, provavelmente devido ao temporal.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                                          E para ajudar, hoje está péssimo para videoconferências, provavelmente devido ao temporal.
                                                          Que temporal? Acordei com chuva miudinha, mas agora acalmou... a ver se se mantém assim até à hora de almoço, para ir espairecer e esticar as pernas..

                                                          Estive agora numa videoconferencia (Meets) e não senti problema nenhum...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                            Que temporal? Acordei com chuva miudinha, mas agora acalmou... a ver se se mantém assim até à hora de almoço, para ir espairecer e esticar as pernas..

                                                            Estive agora numa videoconferencia (Meets) e não senti problema nenhum...
                                                            O temporal de ontem, na imagem mostra o registo dos relâmpagos que caíram nas últimas 24h. Hoje houve montes de quebras na ligação dos meus colegas, até houve quem tivesse problemas com os PC's.
                                                            Ou então também tiveram uma noite péssima e culparam o tempo [emoji28]

                                                            Comentário


                                                              Não caiu nada aqui

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X