Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trabalhar de casa / Teletrabalho - A nova realidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comentário


      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
      Não me parece que isso seja o exemplo do que é “desligar”. Estás a fazer algo novo e desafiante, e isso, pelo menos para mim, não é possível desligar.

      Na minha profissão deparo-me semanalmente, ou diariamente por vezes, com processos produtivos novos, ou sinistros que não lembram ao menino Jesus. Muitas das vezes consigo descodificar esses enigmas, ou achar soluções durante a noite, no banho, etc.

      "Desligar" no sentido de cumprir um horário. Agora é para trabalhar, agora é hora de almoçar. O meu almoço hoje foi às 14h40, porque estava empenhado no que estava a fazer e depois não apetece deixar as coisas por acabar.

      Comentário


        Boas,

        Como está relacionado com teletrabalho vou usar este tópico que me parece o mais adequado.

        A pergunta é:

        No contexto do surto de Covid-19 e das directivas do Estado para o teletrabalho, em que este é obrigatório em todas as situações em que o mesmo seja uma possibilidade...

        ...a entidade patronal não tem (ou não deveria ter) um limite máximo de tempo para dar resposta a um pedido de teletrabalho?

        Será que não se lembraram de estabelecer um número determinado de dias para que a entidade tenha que dar resposta?


        ...

        A questão surge no seguimento de um caso que tenho muito próximo em que foi enviado um pedido para passar a teletrabalho há 3 semanas e continua sem resposta. Nem positiva, nem negativa, simplesmente ignoram.

        E, para tornar a situação ainda mais complexa, há dezenas de outros profissionais a trabalhar para a mesma entidade patronal, a desempenhar exactamente as mesmas funções, com exactamente as mesmas competências, a mesma formação (mesma licenciatura), que foram enviados para casa em teletrabalho já há 3 semanas pela mesma entidade patronal. Nem pediram, foram mesmo enviados para casa directamente, pois o trabalho que desempenham pode (e obviamente deve) ser executado a partir de casa no contexto do surto de Covid-19.

        Por isso, estão a ignorar. Porque eles querem dar resposta negativa mas, neste contexto, por uma questão de igualdade, a resposta teria que ser positiva. E como não querem dar a resposta positiva, não respondem.

        De situações sem sentido, muitas injustas, está o mercado de trabalho cheio. Isso já sabemos. Mas que se tenham determinado directrizes e não se tenha legislado em conformidade num caso tão sério como este, mais que injusto parece-me caricato.

        -

        Comentário


          O teletrabalhado pode ser decidido unilateralmente pelo trabalhador.

          Então nesse caso que que já há colegas na mesma função em teletrabalho...

          Mas compram uma guerra...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
            Boas,

            ...

            ...a entidade patronal não tem (ou não deveria ter) um limite máximo de tempo para dar resposta a um pedido de teletrabalho?

            Será que não se lembraram de estabelecer um número determinado de dias para que a entidade tenha que dar resposta?


            ...

            A questão surge no seguimento de um caso que tenho muito próximo em que foi enviado um pedido para passar a teletrabalho há 3 semanas e continua sem resposta. Nem positiva, nem negativa, simplesmente ignoram.
            ...

            Por isso, estão a ignorar. Porque eles querem dar resposta negativa mas, neste contexto, por uma questão de igualdade, a resposta teria que ser positiva. E como não querem dar a resposta positiva, não respondem.
            ...
            -
            Se não me escapou nada, não há nada estipulado além de o trabalhador poder requerer o regime do teletrabalho para o Covid19, não há regras, não há prazos nada.
            E este nada inclui as regras para negar ou aceitar o requerimento.
            Agora a resposta ter que ser positiva, ou ser "discriminação" já envolve muita coisa como a inexistência motivo atendível, como por exemplo a insuficiência de licenciamento para o trabalho remoto no servidor / programas, etc...

            Comentário


              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
              O teletrabalhado pode ser decidido unilateralmente pelo trabalhador.

              Então nesse caso que que já há colegas na mesma função em teletrabalho...

              Mas compram uma guerra...
              Unilateralmente é pelo empregador.
              Pelo trabalhador terá que ser requerido ao empregador.

              Artigo 29.ºTeletrabalho
              1 — Durante a vigência do presente decreto-lei, o regime de prestação subordinada de teletrabalho pode ser determinado unilateralmente pelo empregador ou requerida pelo trabalhador, semnecessidade de acordo das partes, desde que compatível com as funções exercidas.
              — O disposto no número anterior não é aplicável aos trabalhadores abrangidos pelo artigo 10.º
              in:https://www.occ.pt/fotos/editor2/0000200013.pdf

              Comentário


                Aqui diz isso e o contrário: https://www.google.com/amp/s/www.din...gador/%3famp=1

                "Os trabalhadores podem optar pelo regime de teletrabalho aprovado no âmbito das medidas excecionais relacionadas com a Covid-19 sem que seja necessário o acordo do empregador, desde que a prestação à distância seja compatível com as suas funções."

                "Durante a vigência do presente decreto-lei, o regime de prestação subordinada de teletrabalho pode ser determinado unilateralmente pelo empregador ou requerida pelo trabalhador, sem necessidade de acordo das partes, desde que compatível com as funções exercidas"

                Comentário


                  ... requerida pelo trabalhador, sem necessidade de acordo das partes, desde que compatível com as funções exercidas"[/QUOTE]

                  Cá para mim, requerimento implica aceitação ou recusa, logo a parte do "sem necessidade de acordo" aplica-se apenas à "... determinado unilateralmente pelo empregador..."
                  Mas o português deste artigo está manhoso, e portanto tem várias interpretações possíveis.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post

                    Cá para mim, requerimento implica aceitação ou recusa, logo a parte do "sem necessidade de acordo" aplica-se apenas à "... determinado unilateralmente pelo empregador..."
                    Mas o português deste artigo está manhoso, e portanto tem várias interpretações possíveis.
                    Falei agora com um colega e a mulher dele foi para casa em teletrabalho por decisão dela.

                    Informou a chefia directa e os RH na quinta, foi trabalhar na sexta e na segunda já trabalhou de casa.

                    O resto da equipa foi ficando também na semana seguinte.

                    Até ver, nada de problemas.
                    Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 13 April 2020, 09:43.

                    Comentário


                      Faz hoje um mês que estou em teletrabalho...
                      O saldo podia ser mais positivo, não fosse eu estar sozinho com os miúdos em casa + a %#*@ da telescola.
                      2 aspectos positivos, perdi uns quilos e poupei bastante este mês.

                      Comentário


                        Hoje tive de ir ao escritório...

                        Estradas vazias, estacionamento vazio, escritório vazio...

                        Comentário


                          É, faz uma confusão tremenda.
                          Faz-me lembrar quando trabalhava à noite e saía as 3 da matina, estradas completamente vazias nos arredores de lisboa e mesmo em zonas perto do centro ( era pré-boom turistico digamos.
                          Mas agora a diferença é que é à luz do dia

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            É, faz uma confusão tremenda.
                            Faz-me lembrar quando trabalhava à noite e saía as 3 da matina, estradas completamente vazias nos arredores de lisboa e mesmo em zonas perto do centro ( era pré-boom turistico digamos.
                            Mas agora a diferença é que é à luz do dia
                            Uma coisa que notei é que como as estradas estão vazias, toda a gente pensa que é um Colin McRae, vê-se cada alarvidade em excesso de velocidade...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                              Uma coisa que notei é que como as estradas estão vazias, toda a gente pensa que é um Colin McRae, vê-se cada alarvidade em excesso de velocidade...
                              Por acaso não senti isso...

                              Pouco trânsito (Nacional e depois cidade) e com muita calma... a única coisa que se mantém são os piscas, ou melhor, a falta dele.

                              Hoje também é um dia diferente, é segunda-feira de Páscoa e muita gente aproveita para ficar mais um dia em casa...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                Uma coisa que notei é que como as estradas estão vazias, toda a gente pensa que é um Colin McRae, vê-se cada alarvidade em excesso de velocidade...
                                Já vi um ou outro assim , mas tambem continuam os monos, mas estes já habituais hehe.

                                Comentário


                                  Já alguém tem directivas da entidade patronal acerca desta situação de ter os putos em casa?No
                                  meu trabalho, colegas já me começaram a ligar a ver como é que eu ia fazer... Somos uns 5 num total de 16 que temos miúdos até aos 10anos, que obrigam a uma maior assistência parental.
                                  O meu puto tem 7 anos e além de ser impensável ele ficar em casa sozinho (lógico) sempre que exista "telescola" eu terei de estar disponível para ligar/desligar e acompanhar, claro que depois explicar e preparar trabalhos e afins.
                                  Claro que isto é uma situação nova e todos temos de nos adaptar.
                                  Eu consigo estar em teletrabalho ainda, mas sei que o director já está um pouco nervoso e começa a querer a malta no escritório… MAS… agora é que vai começar a escola, e não tenho quem fique com o garoto. Além disso a minha mulher trabalha diariamente num COVIDário e sei lá se estou infectado… Não tenho saído de casa, apenas para 3 deslocações em trabalho, para supervisionar umas obras, e sempre afastado dos trabalhadores, pois não quero pegar nada a ninguém…
                                  Além disso, nessas deslocações levo sempre o garoto comigo, e ele fica no carro a olhar para mim ou a correr e aos saltos por ali.
                                  Obviamente não vou levar o garoto para o escritório agora, mas ele anda no 2º ano e terá de ter escola…

                                  Enfim.

                                  Alguém já tem alguma directriz da sua entidade patronal?

                                  É que aqui do meu lado está esquisito ainda...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                    Já alguém tem directivas da entidade patronal acerca desta situação de ter os putos em casa?No
                                    meu trabalho, colegas já me começaram a ligar a ver como é que eu ia fazer... Somos uns 5 num total de 16 que temos miúdos até aos 10anos, que obrigam a uma maior assistência parental.
                                    O meu puto tem 7 anos e além de ser impensável ele ficar em casa sozinho (lógico) sempre que exista "telescola" eu terei de estar disponível para ligar/desligar e acompanhar, claro que depois explicar e preparar trabalhos e afins.
                                    Claro que isto é uma situação nova e todos temos de nos adaptar.
                                    Eu consigo estar em teletrabalho ainda, mas sei que o director já está um pouco nervoso e começa a querer a malta no escritório… MAS… agora é que vai começar a escola, e não tenho quem fique com o garoto. Além disso a minha mulher trabalha diariamente num COVIDário e sei lá se estou infectado… Não tenho saído de casa, apenas para 3 deslocações em trabalho, para supervisionar umas obras, e sempre afastado dos trabalhadores, pois não quero pegar nada a ninguém…
                                    Além disso, nessas deslocações levo sempre o garoto comigo, e ele fica no carro a olhar para mim ou a correr e aos saltos por ali.
                                    Obviamente não vou levar o garoto para o escritório agora, mas ele anda no 2º ano e terá de ter escola…

                                    Enfim.

                                    Alguém já tem alguma directriz da sua entidade patronal?

                                    É que aqui do meu lado está esquisito ainda...
                                    Nada, mas já "informei" em jeito de brincadeira que com isto da tele-escola, não contem comigo no escritório antes de Agosto

                                    Deixa ver se dizem algo...

                                    Comentário


                                      Mas enquanto eles estão a ter a aula vocês têm de estar na mesma divisão da casa que eles?

                                      Comentário


                                        Conheço quem tenha ido para casa por trabalhar num Covidário como disseste e tem crianças em casa. Não sei é durante quanto tempo pode ficar nesse regime

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                          Conheço quem tenha ido para casa por trabalhar num Covidário como disseste e tem crianças em casa. Não sei é durante quanto tempo pode ficar nesse regime
                                          A minha mulher trabalha num COVIDario diariamente (enf), e vem para casa diariamente. Não é por trabalhar lá que a mandaram para casa. (não percebi bem o que quiseste dizer!?)
                                          Como ela tem que trabalhar e eu posso estar em teletrabalho, o último mês calhou-me a mim ficar com o garoto e garantir que fez as fichas e os trabalhos que eram para fazer, e depois foram as férias, o que tornou mais fácil estes últimos 15 dias.
                                          O problema é a partir de agora, basicamente teremos de ser "professores" enquanto estamos em casa, e conciliar o teletrabalho com isso não me parece fácil.

                                          EscapeLivre

                                          Nós não precisamos de estar na mesma divisão dos putos, mas quando eles estão a fazer fichas e têem dúvidas eles tratam de vir ter connosco e procuram tirar as dúvidas.
                                          Além de que é a primeira vez na vida do meu garoto que ele me vê por casa de dia (sempre saí às 07/07h30 e cheguei pelas 19h15/20h15), pelo que ele aproveita todas as oportunidades para estar perto de mim, e isso dificulta imenso o meu "trabalhar".
                                          Felizmente cá em casa tenho um escritório meu, onde o garoto tem estudado comigo, mas agora vou coloca-lo numa sala vazia que tenho, e vou tentar transformar aquilo na sala de aula dele, pois os miúdos também precisam de um espaço de trabalho diferente do espaço de brincadeira. E aí sim, vou ter que o "obrigar" a ir assistir à telescola, e passado 1h vou ter que o "obrigar" a fazer algum tipo de trabalho escrito, e por aí adiante.
                                          Não precisarei de estar na mesma sala fisicamente, mas vou fazer alguns kms a andar de divisão em divisão (ao menos sempre faço exercício! )

                                          Com isto, os meus dias vão prolongar-se e vão surgir irritações com os meus superiores, pois obviamente vão existir telefonemas que não vou atender, emails que não vou responder ASAP, etc etc.
                                          Para compensar tudo isto, vou ter de estar mais horas "conectado", enquanto a mãe chega e depois olha pelo miúdo um pouco, sendo nesse período que vou trabalhar mais (ou tentar)

                                          E pronto, fiz aqui um testamento nem sei bem porquê, mas acho que ficou quase um resumo do que vai acontecer a todos os pais em teletrabalho e que tenham garotos em idade escolar em casa!!

                                          Ahhhhhhhhhhhhhhhh……….

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Mas enquanto eles estão a ter a aula vocês têm de estar na mesma divisão da casa que eles?
                                            Não, mas tenho de estar em casa

                                            Comentário


                                              Como é que são os descontos para IRS e SS, na questão da assistência à família?
                                              (nunca coloquei uma baixa nem uma falta na vida, não faço ideia!...)

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                A minha mulher trabalha num COVIDario diariamente (enf), e vem para casa diariamente. Não é por trabalhar lá que a mandaram para casa. (não percebi bem o que quiseste dizer!?
                                                A pessoa meteu assistência à família ao abrigo desse decreto-lei.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                  Não, mas tenho de estar em casa
                                                  Pois, vê lá tu o que eu ando a fumar, que em vez de ler no teu post " escritório " li " tele trabalho ".
                                                  Não bebo mais nada hoje...quer duzer...fumar...ok, perceberam o que eu quis dizer

                                                  Comentário


                                                    Por aqui voltamos amanhã os 3 às aulas. Não sei mesmo como vai ser.
                                                    Um no 2º ano, a outra no 8º, eu a terminar a licenciatura, o meu sócio em teletrabalho.
                                                    Mesmo tendo ido comprar mais um portátil, ainda há um que vai ficar apeado, obviamente que me vai calhar a mim.
                                                    Cheira-me que para o ano estou lá outra vez.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                      Por aqui voltamos amanhã os 3 às aulas. Não sei mesmo como vai ser.
                                                      Um no 2º ano, a outra no 8º, eu a terminar a licenciatura, o meu sócio em teletrabalho.
                                                      Mesmo tendo ido comprar mais um portátil, ainda há um que vai ficar apeado, obviamente que me vai calhar a mim.
                                                      Cheira-me que para o ano estou lá outra vez.
                                                      O do 2° ano já precisa do portátil?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                        O do 2° ano já precisa do portátil?
                                                        Escrevi segundo, queria escrever terceiro ano. E sim, vai ter aulas síncronas com a ptt, todas as manhãs e aulas assíncronas da parte da tarde.
                                                        Têm que justificar a mensalidades que estão a pedir quase por inteiro. [emoji849][emoji849][emoji849]

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                          Escrevi segundo, queria escrever terceiro ano. E sim, vai ter aulas síncronas com a ptt, todas as manhãs e aulas assíncronas da parte da tarde.
                                                          Têm que justificar a mensalidades que estão a pedir quase por inteiro. [emoji849][emoji849][emoji849]
                                                          Ah, privado...

                                                          Ptt?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                            Ah, privado...

                                                            Ptt?
                                                            Professora titular de turma [emoji846]

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                              Professora titular de turma [emoji846]
                                                              Nome pomposo!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X