Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Academia Militar - o tópico (ajuda precisa-se)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Pois acredito.
    Fuck praxes ja agora, haja paciencia hehe.

    Mas uma duvida que tenho: após a recruta, ao longo dos anos na AM, faz-se constantemente provas fisicas? É com umas horas/semana?
    Daquilo que vou encontrando, fazem-se sim provas físicas e elas contam para a média do curso

    Comentário


      Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
      Da pouca informação que tenho disponível, sim existem e parece que são piores que as das universidades civis.
      Parece que o tema é taboo (falei disso lá em cima...), e que portanto são poucos os que efetivamente dizem algo concreto sobre o que lhes aconteceu.

      Ainda assim, há uns anos atrás um sujeito chamado João Albuquerque, alguém que fez o curso de medicina na AM teve a coragem de falar sobre isso (e sobre outras coisas que achava que estavam mal na AM e também no Colégio Militar, ele andou lá também visto que é filho de um General).
      Chegou a ir à televisão falar sobre isso - deixo aqui o link do Canal dele no yt onde tem as entrevistas que ele deu - https://www.youtube.com/user/jpmag/videos.
      Além disso, escreveu um livro, "Paredes Vermelhas", onde conta melhor essas coisas. Ando a ver se encontro o livro, gostava de o ler.
      Boas leituras...quem conta um conto acrescenta um ponto.
      Um livro tem de entreter tem de cativar para vender a não ser que tenhas um amigo como o sócrates que te compra o stock de livros para simular vendas.

      Já não é nada do que era de todo...a geração copo de leite não o permite.

      O enquadramento não é praxe o enquadramento é a interiorização dos principios militares como o espirito de grupo que tem de ser construido...tipo mosqueteiros um por todos e todos por um...se um falha o grupo falha...o não está sempre garantido...o zero também é número...um grupo é tão forte quanto forte for o seu elemento mais fraco.
      Não é nada de estratosférico.

      Componente fisica...tens desportos obrigatórios, tens aulas semanais (até mais que uma vez por semana) tens treino fisico militar com pista de obstáculos. Os valores para os testes de admissão são brincadeira de crianças face às tabelas para cada ano. Se chumbas na componente fisica podes reprovar o ano mesmo que tenhas 20 a todas as cadeiras académicas. Tens campeonatos inter-EMPES (estabelecimentos militares e policiais de ensino superior)...e é sempre orgulho para cada academia as boas colocações.

      Mas vá concorre lá e vê como te posicionas na tabela, a ver se obtens nota que te permita ficar dentro das vagas previstas.

      Comentário


        Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
        Da pouca informação que tenho disponível, sim existem e parece que são piores que as das universidades civis.
        Parece que o tema é taboo (falei disso lá em cima...), e que portanto são poucos os que efetivamente dizem algo concreto sobre o que lhes aconteceu.

        Ainda assim, há uns anos atrás um sujeito chamado João Albuquerque, alguém que fez o curso de medicina na AM teve a coragem de falar sobre isso (e sobre outras coisas que achava que estavam mal na AM e também no Colégio Militar, ele andou lá também visto que é filho de um General).
        Chegou a ir à televisão falar sobre isso - deixo aqui o link do Canal dele no yt onde tem as entrevistas que ele deu - https://www.youtube.com/user/jpmag/videos.
        Além disso, escreveu um livro, "Paredes Vermelhas", onde conta melhor essas coisas. Ando a ver se encontro o livro, gostava de o ler.
        É o que o Rasc dizia,vnao tenhas dúvidas que vais obedecer a pessoal muito mais burro que tu!

        Comentário


          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
          É o que o Rasc dizia,vnao tenhas dúvidas que vais obedecer a pessoal muito mais burro que tu!
          O problema de muitos são as ideias pré-concebidas...se aterram a zeros como podem aferir a inteligência ou não de terceiros?
          Uma coisa é a formação individual de cada um, ou seja aquilo que trazes na bagagem outra coisa é a aculturação que recebes da organização, grupo onde te pretendes integrar.
          Um gajo não nasce ensinado está sempre a aprender e ter a humildade de saber que outros nos podem ensinar algo é uma boa caracteristica.
          Já os traços de personalidade vincados normalmente são detetados no processo de seleção na componente psicológica e psicotécnica...o mal de alguns é sentirem que nem tiveram a hipótese de tentar por simplesmente não cumprirem o requisito...
          Outros há que gostam de cuspir no prato que comem.

          Daí a diversidade e ainda bem que não somos todos iguais, senão a coisa era muito monótona.

          A malta assusta o rapaz, ele acobarda-se e depois nem tenta...e uns tempos mais tarde fica a repisar o "...e se..."

          É como na compra de um carro, o mais importante é os gostos de cada, o plafond e a possibilidade de um test-drive!

          Comentário


            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
            Boas leituras...quem conta um conto acrescenta um ponto.
            Um livro tem de entreter tem de cativar para vender a não ser que tenhas um amigo como o sócrates que te compra o stock de livros para simular vendas.

            Já não é nada do que era de todo...a geração copo de leite não o permite.

            O enquadramento não é praxe o enquadramento é a interiorização dos principios militares como o espirito de grupo que tem de ser construido...tipo mosqueteiros um por todos e todos por um...se um falha o grupo falha...o não está sempre garantido...o zero também é número...um grupo é tão forte quanto forte for o seu elemento mais fraco.
            Não é nada de estratosférico.

            Componente fisica...tens desportos obrigatórios, tens aulas semanais (até mais que uma vez por semana) tens treino fisico militar com pista de obstáculos. Os valores para os testes de admissão são brincadeira de crianças face às tabelas para cada ano. Se chumbas na componente fisica podes reprovar o ano mesmo que tenhas 20 a todas as cadeiras académicas. Tens campeonatos inter-EMPES (estabelecimentos militares e policiais de ensino superior)...e é sempre orgulho para cada academia as boas colocações.

            Mas vá concorre lá e vê como te posicionas na tabela, a ver se obtens nota que te permita ficar dentro das vagas previstas.
            É complicado ter boa ideia acerca do enquadramento quando as únicas pessoas que se dignam a falar sobre episódios concretos nele contrariam a ideia de "enquadramento é a interiorização dos principios militares como o espirito de grupo que tem de ser construido", como falaste mais acima.

            https://www.dn.pt/poder/tinhamos-de-...-10318064.html - aí está outro testemunho, desta vez de um coronel de infantaria na reserva

            Comentário


              Interessante...coronel na reserva...provavelmente preterido na promoção a general...e também outros tempos.

              Driver se já estás ficar melindrado com o possivel enquadramento que nem tens ideia dos contornos atuais, tirando uma exacerbada componente fisica que é transversal...porque um puto de inicio quebra mais depressa o fisico que o psicologico e quebrando o fisico o psicologico vem atrás..na altura do sr coronel na reserva não existia a componente feminina...acredita que a coisa suavizou e de que maneira.
              Achas que nas praxes universitárias em coimbra são mais meiguinhos?
              Opta sem estigmas.

              Já agora nas condições de admissão...ainda tens idade para concorrer à AM?
              Tendo já algumas cadeiras feitas do curso de engenharia se o conteudo programático for similar e se o regente da cadeira o aceitar até podes ter equivalência a algumas disciplinas.

              Se entras a pés juntos...bom nem chegas a entrar...a curiosidade tem de ser progressiva e proporcional à aprendizagem.

              Entretanto na Escola Naval e na Academia da Força Aérea não há cavalos...Ahhh cuidado se fores correr para Monsanto se fores distraido arriscas-te a pisar bosta dos cavalos da Policia Municipal de Lisboa que por lá andam.
              Editado pela última vez por midnightblack; 12 August 2020, 11:23.

              Comentário


                Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                É complicado ter boa ideia acerca do enquadramento quando as únicas pessoas que se dignam a falar sobre episódios concretos nele contrariam a ideia de "enquadramento é a interiorização dos principios militares como o espirito de grupo que tem de ser construido", como falaste mais acima.

                https://www.dn.pt/poder/tinhamos-de-...-10318064.html - aí está outro testemunho, desta vez de um coronel de infantaria na reserva


                Foram algumas das coisas relatadas por esse senhor que me fizeram vir embora da PAM, os meus pais deram-me outros valores e outros princípios que não os de acatar ordens ridículas "só porque sim". Havia ali malta que tinha mesmo o espírito para aquilo, outros que era aquilo ou trabalhar nas obras toda a vida (ouvi da parte deles, não é com sentido depreciativo que o digo). Eu estava ali para experimentar, quando sabia que entrei no curso que queria e na universidade que queria, decidi que não era mesmo para mim. Achei giro, mas muito homem junto, demasiadas regras, a saber que não podia sair quando me apetecesse, era demasiado!

                E atenção, nem tive nenhuma situação de abuso, só achei que não era para mim, outros achavam aquilo tudo super natural, tipo ter de ir a correr comprar cigarros ao gajo que mandava . Na minha entrevista de saída só agradeci tudo o que me deram nos dias que passei lá mas gostava mesmo de um curso que na AM não me podiam dar. Outros tentaram reclamar na entrevista e ficaram lá retidos a ouvir sermões de meia noite ...


                Um episódio engraçado que me recordo, tinha o hábito de andar com as mãos nos bolsos, levava vários calduços durante o dia (com bastante força), um dia perguntei em tom de comédia porque é que não podia andar de mãos nos bolsos se eles eram quentinhos e confortáveis, levei outro calduço ainda com mais força, e toda a gente do grupo foi ao chão encher flexões, enquanto ouvi a resposta "porque eu não deixo!"...

                E pronto, o gajo até podia ser um génio, mas eu não funciono assim

                Comentário


                  Ó Rasec sim, nem todos têm esse espirito e eu tambem não, mas lá está, tem um pouco de ser assim porque o objectivo tambem é que as hierarquias se respeitem ao máximo e obedeçam para que em guerra aconteça exactamente o mesmo.

                  Comentário


                    Rasec, resumiste bem o que eu disse lá para trás.

                    E as tuas motivações para teres saído são basicamente as que eu tenho para nunca ter entrado.

                    Odeio receber ordens “porque sim”, odeio ser formatado para só agir de determinado modo e não poder problematizar no bom sentido.

                    Alem de tudo isto, o regime do internato não é claramente para mim. E atenção à ideia que existe cá fora sobre a camaradagem , não tem necessariamente de ser tudo “família”. Há claramente grupos , tal como cá fora nas universidades - e bem, atenção. Ninguém tem de se dar com toda a gente de igual modo.

                    Comentário


                      Um aspeto positivo que importa referir, porque também não é só dizer mal.

                      Ao contrário de cá fora , e a minha faculdade foi um (mau) exemplo disso mesmo, nas Academias e mesmo ao longo da carreira não há competitividade no mau sentido do termo.

                      Como as coisas acabam por estar mais ou menos estáveis e garantidas, a promoção do vizinho não é olhada de lado, porque se sabe que a nossa está iminente.

                      Nas empresas não, podem algumas pessoas estar a ser aumentadas e outras serem despedidas no mesmo momento.

                      Isto é muito positivo. O sentimento de “dá para todos”, não há cá cobiças nem essas tretas.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                        Um aspeto positivo que importa referir, porque também não é só dizer mal.

                        Ao contrário de cá fora , e a minha faculdade foi um (mau) exemplo disso mesmo, nas Academias e mesmo ao longo da carreira não há competitividade no mau sentido do termo.

                        Como as coisas acabam por estar mais ou menos estáveis e garantidas, a promoção do vizinho não é olhada de lado, porque se sabe que a nossa está iminente.

                        Nas empresas não, podem algumas pessoas estar a ser aumentadas e outras serem despedidas no mesmo momento.

                        Isto é muito positivo. O sentimento de “dá para todos”, não há cá cobiças nem essas tretas.
                        Consigo ver mais que negativo nisso que positivo. Promoção por manada, isso é mesmo FP!

                        Nas empresas é promovido quem sabe jogar e despedido quem não joga bem.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                          Consigo ver mais que negativo nisso que positivo. Promoção por manada, isso é mesmo FP!

                          Nas empresas é promovido quem sabe jogar e despedido quem não joga bem.
                          As regras mudaram...não há promoção em manada..pelo menos a partir de determinados postos...nas posições mais baixas da hierarquia há essa promoção por tempo de serviço e caso não existam apontamentos negativos em termos de comportamento ou serviço...mas a determinado ponto da carreira só os melhores (aí os criterios podem ter alguma subjetividade) progridem.
                          Não é todos até ao topo...até porque naturalmente a pirâmide estreita.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                            Consigo ver mais que negativo nisso que positivo. Promoção por manada, isso é mesmo FP!

                            Nas empresas é promovido quem sabe jogar e despedido quem não joga bem.
                            Como se isso fosse linear.

                            Conheço incompetentes a serem promovidos e agora com o COVID bons jogadores do privado que vieram para o olho da rua.

                            Mas estava a falar sobretudo durante a formação. Na minha faculdade , se eu tirasse um 16 era alvo de olhares , se tirasse um 8 era convidado a ir beber uns copos.

                            Isto porque “cá fora” funciona a lei da oferta e da procura e não há trabalho para todos os formados, pelo menos na minha área. Nas academias a variável da oferta e da procura só se coloca aquando da admissão.

                            A partir daí é tranquilo e muita gente valoriza isto.

                            Comentário


                              apagar

                              Comentário


                                O user midnightblack frisou algo que tem sido muito importante para mim. Tentar deixar o mínimo de "e se" no meu percurso... Isto faz com que já tenha mandado umas cabeçadas, e muitas mais hei-de mandar

                                Relativamente à AM, e aos 1ºs tempos, tenho um antigo colega de escola que entrou lá em 2004. Quando falávamos, dizia que "tudo é obrigatório, excepto dormir, isso é facultativo"

                                RASEC, essa das mãos nos bolsos... calduços nunca levei, mas ouvi muitas vezes, nos bombeiros, "Tira as mãos dos estribos!!!" .

                                Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                Rasec, resumiste bem o que eu disse lá para trás.

                                E as tuas motivações para teres saído são basicamente as que eu tenho para nunca ter entrado.

                                Odeio receber ordens “porque sim”, odeio ser formatado para só agir de determinado modo e não poder problematizar no bom sentido.

                                Alem de tudo isto, o regime do internato não é claramente para mim. E atenção à ideia que existe cá fora sobre a camaradagem , não tem necessariamente de ser tudo “família”. Há claramente grupos , tal como cá fora nas universidades - e bem, atenção. Ninguém tem de se dar com toda a gente de igual modo.
                                Então mas essa é naturalmente a 1ª fase de qualquer um que integre as forças armadas, ou qualquer outro grupo que exija uma unicidade de procedimentos de actuação e uma enorme disciplina.

                                Aliás, até a nível empresarial isso acontece de uma forma mais ligeira, excepto quando queres agitar o as águas...

                                Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                Um aspeto positivo que importa referir, porque também não é só dizer mal.

                                Ao contrário de cá fora , e a minha faculdade foi um (mau) exemplo disso mesmo, nas Academias e mesmo ao longo da carreira não há competitividade no mau sentido do termo.

                                Como as coisas acabam por estar mais ou menos estáveis e garantidas, a promoção do vizinho não é olhada de lado, porque se sabe que a nossa está iminente.

                                Nas empresas não, podem algumas pessoas estar a ser aumentadas e outras serem despedidas no mesmo momento.

                                Isto é muito positivo. O sentimento de “dá para todos”, não há cá cobiças nem essas tretas.
                                Isso é mau, péssimo até... mas foi exactamente o contrário disso que deu origem ao 25 de Abril.

                                Por acaso tive um excelente grupo na 1ª licenciatura. Ainda hoje funcionamos como irmandade... quando um está em apuros, só tem que telefonar, os outos 12 estão em cima logo.

                                Comentário


                                  Alguns contras é ter de andar de mala às costas na fase inicial da carreira que se pode prolongar a idades perto dos 40 anos...o que para alguns implica uma deslocalização face à familia...Nem todos conseguem ficar onde mais desejam. Ou deslocas a familia contigo ou ficas um bocado desligado da coisa, tanto no apoio como no crescimento dos putos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                    Alguns contras é ter de andar de mala às costas na fase inicial da carreira que se pode prolongar a idades perto dos 40 anos...o que para alguns implica uma deslocalização face à familia...Nem todos conseguem ficar onde mais desejam. Ou deslocas a familia contigo ou ficas um bocado desligado da coisa, tanto no apoio como no crescimento dos putos.
                                    Não é só até aos 40, é até ao fim da carreira.

                                    Quando eu ainda era um jovem militar, para casar foi um problema para arranjar uma data compatível com as navegações. Consegui arranjar uma data em Novembro. Três semanas após ter casado fui quatro meses em comissão para os Açores. Cheguei dos Açores estive cerca de duas semanas na BNL e de seguida mais navegações. Foi ano e meio assim, mais tempo fora que em casa. Desembarquei e estive cerca de cinco anos em terra. Entretanto nasceu a minha filha e o meu filho. Quando o meu filho tinha mês e meio voltei a embarcar e fui logo três meses para nova comissão nos Açores. Deixei a minha esposa sozinha com uma filha de três anos e um bebé com dois meses. Durante o embarque que durou dois anos ainda fiz mais duas comissões aos Açores e várias navegações no continente e em África. Foram tempos muito difíceis, sobretudo a nível psicológico, e em que temos que ter uma grande Mulher ao nosso lado, pois não é fácil ficar sozinha com duas crianças tão pequenas. Quem me conhece pensa que eu ganhava muito dinheiro quando estava fora. Nada mais falso! O extra que ganhava mal dava para as despesas que tinha (nos Navios, tirando as refeições, tudo o resto temos que pagar seja café, cerveja, sumo e até as garrafas de água). Quando se atraca normalmente íamos comer fora. Dinheiro a sério só ganhei quando fiz uma comissão de seis meses na Somália, mas saiu-me do corpo. Era semanas e semanas a navegar sem ver terra. Só atracávamos para reabastecer de mantimentos. Mas ainda deu para fazer um safari de dois dias no Quénia e passar uns dias nas Seicheles.

                                    Isto tudo para dizer que estabilidade é coisa que nunca tive, nunca se pode fazer planos a médio/longo prazo (por vezes nem a curto) pois a qualquer momento podemos receber guia de marcha para outro lado.

                                    Hoje em dia para os Praças é muito duro, passam pouco ou nenhum tempo em terra (passam de Navio para Navio), serviços atrás de serviços (por vezes de três em três dias). E são serviços de entrar às 09.00 e sair às 16.30 do dia seguinte (ao fds é das 09.00 às 09.00), muitas vezes com noites não dormidas (muitas vezes deitar depois das 04.00 e levantar às 07.00/07.30). Para os Oficiais Subalternos não está tão mau (fazem muito menos serviços e embarcam um pouco menos).

                                    Isso de ter que acatar ordens não deve ser muito diferente da vida civil (com a diferença de no civil poderem ser despedidos e na vida militar se poder ir parar à prisão, o que já está em desuso).

                                    Na FA e no EX não sei como é.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                      Alguns contras é ter de andar de mala às costas na fase inicial da carreira que se pode prolongar a idades perto dos 40 anos...o que para alguns implica uma deslocalização face à familia...Nem todos conseguem ficar onde mais desejam. Ou deslocas a familia contigo ou ficas um bocado desligado da coisa, tanto no apoio como no crescimento dos putos.
                                      Então mas trabalhar para o estado, que é o caso das FA, não devia implicar sempre isso, ou pelo menos durante alguns anos?
                                      Podemos dizer que 40 anos é demasiado, 30 ou 35 seria mais aceitável.

                                      Já com os PSP tambem podem ser colocados onde houver necessidade, assim como os GNR, ou os profs.

                                      Já outras profissões é sempre curioso concentrarem-se demasiado num sítio e depois outro sítio ter falta de gente.

                                      Comentário


                                        Bem, pessoalmente também não sou daqueles que normalmente gosta de obedecer cegamente a ordens, ainda assim tenho a noção que no exército será um pouco diferente, porque como já foram mencionando acima num ambiente de guerra é algo importante, até nem pode ser a ordem certa mas como já dizia um "é melhor ter um plano mau do que não ter nenhum". Ainda assim, vou admitir que haverá sempre superiores que se aproveitam do cumprimento cego das leis e que acabem por abusar do seu poder.

                                        Agora, imaginem que acabo o curso... 6 anos de curso + 1 de estágio... o que é que me espera? Ou seja, como alguém formado em engenharia Mecânica Militar na AM o que posso esperar no final do curso? Que tipos de trabalhos posso ter?
                                        Editado pela última vez por TheDriver37; 12 August 2020, 22:59. Razão: escrevi engenharia militar em vez de engenharia mecânica militar

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Pois acredito.
                                          Fuck praxes ja agora, haja paciencia hehe.

                                          Mas uma duvida que tenho: após a recruta, ao longo dos anos na AM, faz-se constantemente provas fisicas? É com umas horas/semana?
                                          Todos os dias há treino físico (1h), varia consoante o dia: pode ser de Aplicação Militar (cross de botas, fazer pistas), desportos de combate (judo, esgrima, boxe, luta corpo a corpo), natação, equitação, corridas, treinos em circuito.
                                          O programa vai variando consoante o ano e o semestre. No fim de cada semestre há avaliação de provas físicas, que conta para a média geral.
                                          Editado pela última vez por Rawhide; 13 August 2020, 19:01.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                            Boas leituras...quem conta um conto acrescenta um ponto.
                                            Um livro tem de entreter tem de cativar para vender a não ser que tenhas um amigo como o sócrates que te compra o stock de livros para simular vendas.

                                            Já não é nada do que era de todo...a geração copo de leite não o permite.

                                            O enquadramento não é praxe o enquadramento é a interiorização dos principios militares como o espirito de grupo que tem de ser construido...tipo mosqueteiros um por todos e todos por um...se um falha o grupo falha...o não está sempre garantido...o zero também é número...um grupo é tão forte quanto forte for o seu elemento mais fraco.
                                            Não é nada de estratosférico.
                                            Não diria melhor
                                            Editado pela última vez por Rawhide; 13 August 2020, 00:01.

                                            Comentário


                                              As progressões não são automáticas em todos os postos, nos posto mais altos nas categorias de Sargentos e Oficiais, depende das vagas que existam e das notas que tenham.


                                              Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                                              Bem, pessoalmente também não sou daqueles que normalmente gosta de obedecer cegamente a ordens, ainda assim tenho a noção que no exército será um pouco diferente, porque como já foram mencionando acima num ambiente de guerra é algo importante, até nem pode ser a ordem certa mas como já dizia um "é melhor ter um plano mau do que não ter nenhum". Ainda assim, vou admitir que haverá sempre superiores que se aproveitam do cumprimento cego das leis e que acabem por abusar do seu poder.

                                              Agora, imaginem que acabo o curso... 6 anos de curso + 1 de estágio... o que é que me espera? Ou seja, como alguém formado em engenharia Mecânica Militar na AM o que posso esperar no final do curso? Que tipos de trabalhos posso ter?

                                              Vais estar durante 6 anos em formação, vais andar a contestar indicações que te derem apenas por achares que não fazem sentido?! Então vais passar um mau bocado.

                                              Da minha experência pessoal, durante os anos que lá passei como "formando", fui mesmo ao desconhecido, não tinha conhecidos lá, nem havia a informação que há hoje pela internet. Na altura também achava que existiam e faziam-se coisas sem nexo nenhum. Agora passado uns largos anos, percebo a razão de algumas coisas. O nosso pensamento não pode estar somente no presente, mas temos que prospetivar um bocadinho o futuro.

                                              Quando acabares o curso és colocado numa Unidade onde exerces primariamente as funções de acordo com o curso que tiraste, ou seja, trabalharás na parte da manutenção de armamento e viaturas.

                                              Não esquecer que para além de Engenheiro Mecânico, és militar. E sendo militar, tem muitas mais funções/responsabilidades inerentes a isso mesmo.
                                              Se estás a pensar que vais exercer as funções de engenheiro durante toda a carreira militar, é melhor esqueceres.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Rawhide Ver Post
                                                Todos os dias à treino físico (1h), varia consoante o dia: pode ser de Aplicação Militar (cross de botas, fazer pistas), desportos de combate (judo, esgrima, boxe, luta corpo a corpo), natação, equitação, corridas, treinos em circuito.
                                                O programa vai variando consoante o ano e o semestre. No fim de cada semestre avaliação de provas físicas, que conta para a média geral.
                                                Sr Coronel! então?

                                                Comentário


                                                  A sério?? "Todos os dias há treino fisico" de "existe treino fisico" de "haver treino fisico"...poxa! no segundo sim também penso que é "há"...

                                                  Vamos reativar aí um tópico do corretor ortográfico manual?

                                                  Já temos Coronéis?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Rawhide Ver Post
                                                    As progressões não são automáticas em todos os postos, nos posto mais altos nas categorias de Sargentos e Oficiais, depende das vagas que existam e das notas que tenham.





                                                    Vais estar durante 6 anos em formação, vais andar a contestar indicações que te derem apenas por achares que não fazem sentido?! Então vais passar um mau bocado.

                                                    Da minha experência pessoal, durante os anos que lá passei como "formando", fui mesmo ao desconhecido, não tinha conhecidos lá, nem havia a informação que há hoje pela internet. Na altura também achava que existiam e faziam-se coisas sem nexo nenhum. Agora passado uns largos anos, percebo a razão de algumas coisas. O nosso pensamento não pode estar somente no presente, mas temos que prospetivar um bocadinho o futuro.

                                                    Quando acabares o curso és colocado numa Unidade onde exerces primariamente as funções de acordo com o curso que tiraste, ou seja, trabalharás na parte da manutenção de armamento e viaturas.

                                                    Não esquecer que para além de Engenheiro Mecânico, és militar. E sendo militar, tem muitas mais funções/responsabilidades inerentes a isso mesmo.
                                                    Se estás a pensar que vais exercer as funções de engenheiro durante toda a carreira militar, é melhor esqueceres.

                                                    "Vais estar durante 6 anos em formação, vais andar a contestar indicações que te derem apenas por achares que não fazem sentido?! Então vais passar um mau bocado.

                                                    Da minha experência pessoal, durante os anos que lá passei como "formando", fui mesmo ao desconhecido, não tinha conhecidos lá, nem havia a informação que há hoje pela internet. Na altura também achava que existiam e faziam-se coisas sem nexo nenhum. Agora passado uns largos anos, percebo a razão de algumas coisas. O nosso pensamento não pode estar somente no presente, mas temos que prospetivar um bocadinho o futuro." -
                                                    Compreendo o que dizes. Como disse atrás, tenho a noção de que no exército as coisas são diferentes, que obedecer sem contestar faz parte.


                                                    "Quando acabares o curso és colocado numa Unidade onde exerces primariamente as funções de acordo com o curso que tiraste, ou seja, trabalharás na parte da manutenção de armamento e viaturas." -Nesta 1ª unidade que referes, temos algum tipo de escolha para onde vamos?

                                                    "Não esquecer que para além de Engenheiro Mecânico, és militar. E sendo militar, tem muitas mais funções/responsabilidades inerentes a isso mesmo.
                                                    Se estás a pensar que vais exercer as funções de engenheiro durante toda a carreira militar, é melhor esqueceres."
                                                    - Consegues elaborar?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                      A sério?? "Todos os dias há treino fisico" de "existe treino fisico" de "haver treino fisico"...poxa! no segundo sim também penso que é "há"...

                                                      Vamos reativar aí um tópico do corretor ortográfico manual?

                                                      Já temos Coronéis?
                                                      De facto aquilo está errado porque é " há treino físico " mas todos cometemos erros e os correctores que andam pelo forum tiram-me do sério

                                                      Comentário


                                                        Até na vida civil, muitos dos Engºs nem sempre exercem engenharia em si.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Até na vida civil, muitos dos Engºs nem sempre exercem engenharia em si.
                                                          Conheço um eng da area alimentar q está a gerir uma loja de artigos desportivos

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                            Sr Coronel! então?
                                                            Desculpe Sr. Corretor. Se é para fazer reparos do modo que fez, é bom que escreva português corretamente, não vá a sua graça cair em saco roto.


                                                            O intuito, no meu entender, é ajudar o user a esclarecer as dúvidas que colocou, e não andar a fazer off-topic com comentários jucosos desnecessários. Se é para corrigir, que o faça de uma maneira mais educada.

                                                            Parto do pressuposto que a boa educação e as boas normas de convivência são transversais a todos.
                                                            Editado pela última vez por Rawhide; 13 August 2020, 19:38.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                                                              Compreendo o que dizes. Como disse atrás, tenho a noção de que no exército as coisas são diferentes, que obedecer sem contestar faz parte.
                                                              Achas que é só no Exército que se tem de obedecer? nos outros ramos e forças de segurança não? acho que estás um pouco baralhado.


                                                              Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                                                              Nesta 1ª unidade que referes, temos algum tipo de escolha para onde vamos?
                                                              Depende das notas, quanto melhor tiveres, maior probabilidade terás de escolher. Mas, já agora, por curiosidade, de onde és?

                                                              Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                                                              Consegues elaborar?
                                                              O que te consigo dizer é que não é trabalho das 08h-17h, é-se militar 24/7, 365/366 dias por ano, incluindo se estás de férias, ou se estás vestido à civil.
                                                              Há 1001 tarefas inerentes ao ser militar, depende do teu posto e da tua função, não consigo elaborar.

                                                              Deixo aqui um dever, que todos os militares estão sujeitos e que resume o que é ser militar.


                                                              "Dever de disponibilidade

                                                              1 - O dever de disponibilidade consiste na permanente prontidão para o serviço, ainda que com sacrifício dos interesses pessoais.2 - Em cumprimento do dever de disponibilidade incumbe ao militar, designadamente:a) Apresentar-se com pontualidade no lugar a que for chamado ou onde deva comparecer em virtude das obrigações de serviço;"
                                                              Editado pela última vez por Rawhide; 13 August 2020, 22:55.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X