Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reflexões de vida !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
    E desde então meu objetivo tem sido trabalhar e amealhar , no entanto desde esse dia , só vou a casa a dormir , concentrado em poupar o mais possível , e não gastar em coisas fúteis.
    Neste momento consiguiria viver 2 anos viajando utilizando um estilo de vida minimalista e evitando paises industrializados e inflacionados como França , Bélgica etc , mas sim indo mais pelos lados do medio Oriente , por exemplo na turkia consigo comer um simit e um menemen por 1 euro.
    No entanto acho que gastar as minhas poupanças seria uma má jogada , o melhor seria comprar uma pequena loja ( teria que seguir amealhando ) e depois alugar essa loja e com esse dinheiro empreender viagem.
    Gaita andam caros os Smints e os m&m's
    Diria que conseguirias com 5€ comprar um pacote de Smints, e um de m&m's, cada pacote tem umas 50 unidades, logo daria para sobreviver só com 5€ durante 50 dias!
    Tens que ser mais ótimista! E se partires ao meio dá para o dobro!
    E atenção, comes um smint de morango e estás a comer fruta todos os dias! Olha que vendo bem percebo a lógica da coisa!

    Comentário


      Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
      Gaita andam caros os Smints e os m&m's
      Diria que conseguirias com 5€ comprar um pacote de Smints, e um de m&m's, cada pacote tem umas 50 unidades, logo daria para sobreviver só com 5€ durante 50 dias!
      Tens que ser mais ótimista! E se partires ao meio dá para o dobro!
      E atenção, comes um smint de morango e estás a comer fruta todos os dias! Olha que vendo bem percebo a lógica da coisa!
      Mal vi o post pensei exactamente a mesma coisa, já há muitos anos que não compro m&m's, a 1€ cada, a primeira coisa que pensei foi que os m&m devem de ter um crédito habitação para pagar e uns tantos filhos para criar dass...

      Anda para o uk pah, cá podes comprar uma caixa de Smint por £1
      https://www.tesco.com/groceries/en-G...ucts/251496828

      E uma embalagem de m&m de manteiga de amendoim (mais nutritivo) por £1.99.

      Nao sei como, mas pelas tuas contas deve de dar para te alimentares uns meses.

      Comentário


        Jajajajaja ( risa sarcástica ) ainda bem que já abriu as rscolas e o primeiro e segundo ciclo já estão abertas e ppdem estudar a vontade.

        Vou--vos elucidar um pouco .
        Menemen é um tradicional prato turco, que inclui ovos, tomate, pimentão e especiarias, tais como primenta-preta e pimenta vermelha cozidas em azeite de oliva ou óleo de girassol. Queijo turco feta, e produtos de charcutaria, tais como sucuk ou pastırma também podem ser adicionado.
        E o simit é um pão semidoce com grãos de sésamo costuma comer-se ao pequeno almoço.

        Comentário


          Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
          Jajajajaja ( risa sarcástica ) ainda bem que já abriu as rscolas e o primeiro e segundo ciclo já estão abertas e ppdem estudar a vontade.

          Vou--vos elucidar um pouco .
          Menemen é um tradicional prato turco, que inclui ovos, tomate, pimentão e especiarias, tais como primenta-preta e pimenta vermelha cozidas em azeite de oliva ou óleo de girassol. Queijo turco feta, e produtos de charcutaria, tais como sucuk ou pastırma também podem ser adicionado.
          E o simit é um pão semidoce com grãos de sésamo costuma comer-se ao pequeno almoço.
          Ainda bem que decidiste legendar o "jajjajaa" porque estava na dúvida se não sérias gago ao escrever.

          É sempre bom aprender, mas quando usas termos similares aos usados no dia a dia, deves de legendar ou elucidar antes, assim evitas maus entendidos como foi o caso.
          Feta, pensei que isso era queijo grego. ;)

          Comentário


            Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
            Jajajajaja ( risa sarcástica ) ainda bem que já abriu as rscolas e o primeiro e segundo ciclo já estão abertas e ppdem estudar a vontade.

            Vou--vos elucidar um pouco .
            Menemen é um tradicional prato turco, que inclui ovos, tomate, pimentão e especiarias, tais como primenta-preta e pimenta vermelha cozidas em azeite de oliva ou óleo de girassol. Queijo turco feta, e produtos de charcutaria, tais como sucuk ou pastırma também podem ser adicionado.
            E o simit é um pão semidoce com grãos de sésamo costuma comer-se ao pequeno almoço.
            A avaliar pelo teu português escrito, diria que farias bem em para lá voltar, antes de pensares em viajar pelo mundo fora! De resto o user turboyoda já explicou

            Comentário


              Olha... fiquei com mais vontade ainda de visitar a Turquia!

              Eu sei que têm lá uns condomínios porreiros, junto às praias, e bem baratos para o que se vê aqui!

              Aliás... a 1ª comida a sério que ingeri na Alemanha, já lá vão uns ... uns bons anos! Foi mesmo num pequeno restaurante turco, até porque tudo o resto estava fechado ao Domingo àquela hora..., e desde aí que deixei de ter peneiras com restaurantes! Foi tão bom... aquele kebab com molho de iogurte e ervas...

              Nunca mais consegui encontrar a mesma satisfação... É sempre bom, mas... nunca se esquece o 1º!


              Bem... em Londres... é claro que foi num chinês no Soho... que mais típico haverá em Londres senão comida chinesa???


              Tive foi que pedir uns talheres de jeito... porque isto com pauzinhos não dá para comer!

              Comentário


                Reflexões de vida !

                Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                E desde então meu objetivo tem sido trabalhar e amealhar , no entanto desde esse dia , só vou a casa a dormir , concentrado em poupar o mais possível , e não gastar em coisas fúteis.
                Neste momento consiguiria viver 2 anos viajando utilizando um estilo de vida minimalista e evitando paises industrializados e inflacionados como França , Bélgica etc , mas sim indo mais pelos lados do medio Oriente , por exemplo na turkia consigo comer um simit e um menemen por 1 euro.
                No entanto acho que gastar as minhas poupanças seria uma má jogada , o melhor seria comprar uma pequena loja ( teria que seguir amealhando ) e depois alugar essa loja e com esse dinheiro empreender viagem.
                Nós por aqui decidimos que não vale a pena andar acumular dinheiro se depois não tenho tempo para o gastar, decidimos parar pelo menos 1 ano e fazer aquilo que gostamos, viajar, já o estamos desde janeiro.
                Neste momento estamos na Albania, a ideia é ir para a Grécia e começar a subir até a Letónia. Se houver condições depois vamos percorrer os EUA.
                Tens países bem em conta, aqui na Albania ganham 200€ por mês...



                Esta coisa da pandemia fez-nos pensar que se calhar não temos todo o tempo do mundo para fazer o que realmente queremos e se estamos à espera do momento perfeito, pode nunca acontecer.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                  Nós por aqui decidimos que não vale a pena andar acumular dinheiro se depois não tenho tempo para o gastar, decidimos parar pelo menos 1 ano e fazer aquilo que gostamos, viajar, já o estamos desde janeiro.
                  Neste momento estamos na Albania, a ideia é ir para a Grécia e começar a subir até a Letónia. Se houver condições depois vamos percorrer os EUA.
                  Tens países bem em conta, aqui na Albania ganham 200€ por mês...



                  Esta coisa da pandemia fez-nos pensar que se calhar não temos todo o tempo do mundo para fazer o que realmente queremos e se estamos à espera do momento perfeito, pode nunca acontecer.
                  Inveja da boa!!
                  Excelente decisão, 1 ano sabático é algo incrível de fazer, coloca-se tudo em perspectiva e em riqueza pessoal é incalculável.
                  Uma colega fez 4 meses e veio diferente, para melhor.

                  Comentário


                    "Esta coisa da pandemia fez-nos pensar que se calhar não temos todo o tempo do mundo para fazer o que realmente queremos e se estamos à espera do momento perfeito, pode nunca acontecer."

                    OMFG...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                      E queres uma medalha por isso ?

                      Ainda não aprendeste que no trabalho que passas de bestial a besta em poucos minutos, tu morres entra outro.

                      Olha que ainda hoje eles se lembram que tu mesmo com dores fizeste a entrega

                      Toma lá uma medalha



                      Só hoje vi o tópico e agora estou-me a rir com este post, mas às minhas custas !!

                      Este é um post com o seu significado também para mim, em que um tipo hoje olha 'para trás' e pensa para si próprio a rir-se:
                      " Então menino, quando tinhas os teus 20's, para que te esforçaste tanto para impressionar quem não te dava tanta importância ? "

                      A resposta é simples: naquela altura da vida, ainda não sabias mais.

                      Comentário


                        Uma pergunta que nem faço ideia se será aqui o local certo:
                        Como fazem vocês para gerir os gastos e planificar o futuro?
                        Ou seja, de que forma dizem "mentalmente" o que vão fazer dia x, onde vão naquele fim-de-semana, quando se põem a pensar em férias...

                        Basicamente, como organizam a vida de forma a gastar o menos possível, ou o suficiente para ter uma vida descansada, as compras que necessitam fazer?...

                        Não sei se me faço entender.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                          Uma pergunta que nem faço ideia se será aqui o local certo:
                          Como fazem vocês para gerir os gastos e planificar o futuro?
                          Ou seja, de que forma dizem "mentalmente" o que vão fazer dia x, onde vão naquele fim-de-semana, quando se põem a pensar em férias...

                          Basicamente, como organizam a vida de forma a gastar o menos possível, ou o suficiente para ter uma vida descansada, as compras que necessitam fazer?...

                          Não sei se me faço entender.
                          Praticando uma vida minimalista, focar naquilo que realmente é importante e abster-se no máximo dos possíveis o que é supérfluo
                          Editado pela última vez por Rools; 03 June 2021, 16:53.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                            Uma pergunta que nem faço ideia se será aqui o local certo:
                            Como fazem vocês para gerir os gastos e planificar o futuro?
                            Ou seja, de que forma dizem "mentalmente" o que vão fazer dia x, onde vão naquele fim-de-semana, quando se põem a pensar em férias...

                            Basicamente, como organizam a vida de forma a gastar o menos possível, ou o suficiente para ter uma vida descansada, as compras que necessitam fazer?...

                            Não sei se me faço entender.
                            Excel se ganhares pouco, bom senso se ganhares bem ou acima da média

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                              Uma pergunta que nem faço ideia se será aqui o local certo:
                              Como fazem vocês para gerir os gastos e planificar o futuro?
                              Ou seja, de que forma dizem "mentalmente" o que vão fazer dia x, onde vão naquele fim-de-semana, quando se põem a pensar em férias...

                              Basicamente, como organizam a vida de forma a gastar o menos possível, ou o suficiente para ter uma vida descansada, as compras que necessitam fazer?...

                              Não sei se me faço entender.
                              Tens aí vários temas...

                              Férias: procurar um compromisso preço/qualidade

                              Fds: é o que menos programo... Por vezes decido domingo de manhã onde vou almoçar nesse dia

                              Gastar o menos possível nas compras: a velha máxima da lista, não comprar coisas supérfluas (roupa, tecnologia, etc)

                              Outra coisa, fazer orçamento mensal.
                              Saber quando entra e quando sai em custos fixos (renda, serviços, etc), ter uma ideia de custos variáveis (supermercado) e ter em conta os custos anuais (seguros, revisões, etc) que aparecem em determinado mês.
                              Meter um X fixo de lado, e depois gerir o que sobra.

                              Se sobrar pouco, é ver onde se pode cortar e/ou arranjar maneira de aumentar o rendimento.

                              Comentário


                                Aqui em casa é assim ao sabor do vento...

                                Hoje ou este mês temos dinheiro! Vamos fazer uma loucura?

                                Vamos ver o pôr-do-sol num cabo qualquer ventoso e fugir de lá duas horas depois porque ninguém aguenta tanto frio! Ou vamos estroinar para Montalegre e beber um vinho doce à uma da manhã... agora tem que ser antes das 23h... Mesmo que não seja 6ª feira, dia 13. Dia das bruuuxaasssss....

                                Antes disso preparamo-nos para o frio com uma boa posta barrosã...

                                E é assim que a gente planeia a nossa vida porque no próximo mês pode não haver guito e temos que confinar em casa...

                                O hoje existe! O amanhã é mais duvidoso... portanto vamos viver o dia de hoje e esperar que amanhã ainda seja dia! E que tenha sobrado algum guito para fritar uns pastéis de bacalhau congelados... com um arrozinho de tomate e pimentos vermelhos, ou uma lata de atum... para se fazer uma salada russa!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                  Excel se ganhares pouco, bom senso se ganhares bem ou acima da média
                                  Tenho que começar a ler Excel para tótós.
                                  Faz muita falta não perceber um caraças dessa ferramenta.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                    Uma pergunta que nem faço ideia se será aqui o local certo:
                                    Como fazem vocês para gerir os gastos e planificar o futuro?
                                    Ou seja, de que forma dizem "mentalmente" o que vão fazer dia x, onde vão naquele fim-de-semana, quando se põem a pensar em férias...

                                    Basicamente, como organizam a vida de forma a gastar o menos possível, ou o suficiente para ter uma vida descansada, as compras que necessitam fazer?...

                                    Não sei se me faço entender.
                                    Um terço de rendimentos para custos de vida, como casa, contas, etc. Um terço para viver, como férias, restaurantes, mimos e afins. E um terço para poupar e investir.

                                    Se o rendimento não te permite esta lógica de forma satisfatória, foca-te primeiro em aumentar o rendimento.

                                    Comentário


                                      LIC, tenho algumas máximas que tento cumprir e não me tenho dado mal. Acho que pode ser replicado por quem não tenha um orçamento apertadíssimo.

                                      1 - ter um objetivo realista de poupança anual, dividir por 12 ou 14 meses e colocar esse dinheiro logo de lado numa conta poupança ou em investimentos logo no dia em que recebo. Pay yourself first. O dinheiro que sobra à ordem é o dinheiro com que tenho de me governar naquele mês.

                                      2 - não comprar nada por impulso e ponderar bem o que não é essencial. Raramente compro um bem que não seja de primeira necessidade no dia em que penso comprá-lo. Em primeiro lugar, penso em comprar, depois reflito sobre a real necessidade, penso em alternativas, comparo preços e ao terceiro dia lá acabo por comprar (ou não).

                                      3 - comprar com qualidade em vez de quantidade. É muito discutível isto mas tenho PC e telemóvel da Apple, porque com estes produtos consigo ter 4 anos de utilização sem grandes sobressaltos. Isto só para dar um exemplo. O mesmo para a roupa.

                                      4 - não trocar coisas velhas mas funcionais só por serem velhas. Aqui entra também por motivos ambientais. Ainda não vi estudos, mas acho que é melhor para o planeta manter o meu carro velho a gasóleo do que encomendar um Tesla novo à fábrica.

                                      5 - ter despesas fixas tão baixas quanto possível. É mais barato ir 1-2x num ano ao restaurante mais caro da cidade do que fazer um upgrade ao pacote de TV e Net. E é mais barato fazer uma viagem do que contratar uma empregada doméstica. Porque são coisas caras mas pontuais. E que em caso de necessidade cortamos mais facilmente do que contratos ou fidelizações.

                                      Tem funcionado para mim!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                        LIC, tenho algumas máximas que tento cumprir e não me tenho dado mal. Acho que pode ser replicado por quem não tenha um orçamento apertadíssimo.

                                        1 - ter um objetivo realista de poupança anual, dividir por 12 ou 14 meses e colocar esse dinheiro logo de lado numa conta poupança ou em investimentos logo no dia em que recebo. Pay yourself first. O dinheiro que sobra à ordem é o dinheiro com que tenho de me governar naquele mês.
                                        Já tive uma conta poupança. Por razões que entretanto não interessam, tive que acabar com ela.
                                        Está nos meus planos alterar da CGD para a Crédito Agrícola. Mais por gosto e porque é de maior proximidade que o "Banco do Estado". Outra coisa é que posso até saber quanto cai, mas nunca reparo naquilo que sai
                                        Tenho que usar um excel ou no limite uma agendazita para ter tudo minimamente organizado. Nunca fui de agendas, blocos... Sempre fui de fazer as coisas no dia-a-dia ou se não for hoje, amanhã tenho que ir.
                                        2 - não comprar nada por impulso e ponderar bem o que não é essencial. Raramente compro um bem que não seja de primeira necessidade no dia em que penso comprá-lo. Em primeiro lugar, penso em comprar, depois reflito sobre a real necessidade, penso em alternativas, comparo preços e ao terceiro dia lá acabo por comprar (ou não).
                                        Já fiz muitas por impulso. As últimas têm foram livros (que aparentemente consegui 7€ em cartão e os deixei caducar ficando só com 1,5€... Dava para comprar o do O Circuito do Medo - Michel Vaillant sem ter que o pagar). Ou um teclado para tablet. Entretanto, por carolice comprei umas miniaturas Micro Machines, 2 hot wheels e um matchbox. Mas pronto, em teoria, agora posso coisar esses pequenos luxos, desde que não fique alucinado e desate a comprar tudo.
                                        Já deixei foi estragar 1 pacote de leite por não o ter aberto dentro do prazo. Como tenho a possibilidade de comer fora de casa (até ver), nem me passou pela ideia que o tinha.

                                        3 - comprar com qualidade em vez de quantidade. É muito discutível isto mas tenho PC e telemóvel da Apple, porque com estes produtos consigo ter 4 anos de utilização sem grandes sobressaltos. Isto só para dar um exemplo. O mesmo para a roupa.
                                        O meu pc também está a dar o berro, mas vai ter que aguentar. Entretanto percebi o por quê de ter apanhado com água. Na altura perguntei por aqui. A ver se procuro outra casa, apesar de ficar com mais despesas, mas ficaria mais liberto e num espaço mais tranquilo.
                                        Mas quando comprar outro pc, já não será por ser "maquinão" como foi este Samsungzito que na altura paguei 700 e tal euros e é demasiado para mim. Desde que tenha boa capacidade para jogar ETS2 e ver vídeos no youtube é tranquilo. Ou seja, com metade do orçamento consigo algo bom igual. Mas é a médio-prazo.

                                        4 - não trocar coisas velhas mas funcionais só por serem velhas. Aqui entra também por motivos ambientais. Ainda não vi estudos, mas acho que é melhor para o planeta manter o meu carro velho a gasóleo do que encomendar um Tesla novo à fábrica.

                                        5 - ter despesas fixas tão baixas quanto possível. É mais barato ir 1-2x num ano ao restaurante mais caro da cidade do que fazer um upgrade ao pacote de TV e Net. E é mais barato fazer uma viagem do que contratar uma empregada doméstica. Porque são coisas caras mas pontuais. E que em caso de necessidade cortamos mais facilmente do que contratos ou fidelizações.
                                        Nisso concordo e eu, burro, só este ano em Fevereiro ou Março, fiz um contrato com a Vodafone para o meu hotspot. De 30gb a 30€ por 30 dias passei a 16€ por 30 dias com os mesmos 30gb. Consegui dar-me ao luxo de associar um segundo hotspot com 10gb por 30 dias para outra pessoa e mesmo assim ainda pago menos que os 30€ de antes. E é por isso que estava a perguntar.
                                        É que a minha vida tem sido casa-trabalho-casa. Só conheço meia-dúzia de municípios em Portugal continental ou por razões de trabalho, ou no limite por estar com colegas da faculdade. O facto de não ter carro, nem prática na condução também me limita muito. Mas nunca me deu na cabeça de agarrar no Expresso ou comboio e ir à descoberta. E por isso tenho planeado escapadelas de 1 dia. Porque é a tal coisa: Mais vale uma escapadelazita de 1 dia que seja no mês ou ano que comprar miniaturas só porque sim. É que nem ler me puxa muito, apesar de ter comprado tudo o que era da minha infância: Os Hiper Disney, Turma da Mónica...

                                        Tem funcionado para mim!
                                        A azul

                                        Obrigado.
                                        Além disso, ainda não marquei consulta dos olhos, nem otorrino, nem dentista. Mas isso acho que mais por medo que por falta de tempo. Porque, como digo, não sou de agendas, penso, mas esqueço em vez de fazer logo. E sim, admito que uma folha de excel dá muito jeito. Bastava ter 4 ou 5 colunas: Receitas/Despesas: Água, Luz, Gás, Telecomunicações. Só para uma pessoa ter ideia daquilo que se some.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                          A azul

                                          Obrigado.
                                          Além disso, ainda não marquei consulta dos olhos, nem otorrino, nem dentista. Mas isso acho que mais por medo que por falta de tempo. Porque, como digo, não sou de agendas, penso, mas esqueço em vez de fazer logo. E sim, admito que uma folha de excel dá muito jeito. Bastava ter 4 ou 5 colunas: Receitas/Despesas: Água, Luz, Gás, Telecomunicações. Só para uma pessoa ter ideia daquilo que se some.
                                          A menos que tenhas 3 ou 4 filhos, uma vida bastante preenchida, várias despesas/receitas dispersas, etc., não vejo qual a necessidade de usar um Excel para ter uma noção quase exacta das finanças e para onde vai o dinheiro.

                                          Aliás, a app de um qualquer banco faz-te isso.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ville46 Ver Post
                                            A menos que tenhas 3 ou 4 filhos, uma vida bastante preenchida, várias despesas/receitas dispersas, etc., não vejo qual a necessidade de usar um Excel para ter uma noção quase exacta das finanças e para onde vai o dinheiro.

                                            Aliás, a app de um qualquer banco faz-te isso.
                                            Isso. Eu uso, por exemplo, o universo, que categoriza em 11 rubricas e faz o agregado mensal e anual. Penso que algumas despesas aquilo não categoriza bem, mas penso não ser relevante, é mera estatística indicativa.

                                            Comentário


                                              Reflexões de vida !

                                              Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                              Tenho que começar a ler Excel para tótós.
                                              Faz muita falta não perceber um caraças dessa ferramenta.
                                              Google spredsheets. Tenho o registo de todas as minhas transacções desde 2012.

                                              A folha de cálculo já está tão optimizada, que basta copiar as transacções do banco, faz logo a categorização, tenho uma tabela pivot com despesas por mês e por catrgoria/subcategoria, tem gráficos com barras para saber que meses tiveram gasto maior que ganhos, tenho a % de fixos (ou seja o que não podes mexer - casa, condomínio, eletricidade, seguros, etc), etc etc.

                                              Recomendo que faças a tua, porque todos tem necessidades diferentes, mas centra-te nestas métricas:

                                              - cataloga o que é 100% fixo (prestações, contas da luz e telefone, etc)
                                              - catqloga o que é essencial (supermercados, cabeleireiros, combustível, etc)
                                              - cataloga o que é "luxo" (uma roupa, um gadget, etc)
                                              - cataloga o que é comum mas não "luxo" (de das a cinema, restaurantes fora, etc)

                                              Assim, cada mês, sabes qual a % de salário vai para cada parte. Se precisares de fazer poupanças, saves mais ou menos o que consegues ao reduzir a zero o "luxo" ou o comum ao mínimo.

                                              Não sei a tua vida financeira, mas por exemplo eu acredito que esta moda de subscrições de tudo é um cancro... Basta teres uma mensalidade de spotify, outra de netflix, outra de sporttv, outra disto e daquilo, e vais a ver andas a pagar 100 euros /mês de coisas que não desfrutas muito.

                                              Cuidado com as subscrições... Eu tenho zero.

                                              EDIT: quem quiser posso ajudar a montar essa folha excel, basta partilharem comigo (mandem PM) e eu posso ajudar com fórmulas

                                              Comentário


                                                Obrigado pelas ajudas

                                                É que isto não é só bom financeiramente, como mentalmente. Porque nos obriga, em certa medida, a ter uma responsabilidade sobre as coisas, prever eventuais cenários e de certa forma a aproveitar a vida (que era também esse o meu propósito), uma vez que vejo malta a ir de férias aos Açores, estrangeiro (nunca andei de avião, portanto será um problema a resolver também) enquanto eu é: Coimbra-casa dos pais-Coimbra e trabalho-casa-trabalho. A parte boa do trabalho é que como entre deslocações e trabalho passo quase mais tempo lá que em casa, quase não tenho preocupações com alimentação. E isso faz-me ter um orçamento um bocadinho mais esticado.
                                                Tenho mesmo que tirar nem que seja 1 dia para uma escapadela e "perder o amor a uns 50€, vá" para fazer reset e por em prática estes ensinamentos. Mesmo que hipoteticamente se gaste esse dinheiro num dia, eventualmente vai reflectir-se num melhor desempenho, uma vez que nem tenho assim grandes extravagâncias.
                                                Não bebo (muito raramente umas minis de 0,33cl) não fumo. Alimentação também está controlado.
                                                Em termos de "luxos", esses podem esperar. Agora tenho que me focar em marcar consulta para a visão, audição e dentes, já que foram coisas que nunca fui regularmente apesar de me ser muito necessário.

                                                Comentário


                                                  Eu oriento-me simplesmente pelo extrato da caderneta quando preciso. Sei quanto entra e quanto sai (e para onde e quando), a maior parte dos gastos são previsiveis, portanto nem preciso de me preocupar muito. Está tudo mais ou menos em modo piloto automático

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                    Obrigado pelas ajudas

                                                    É que isto não é só bom financeiramente, como mentalmente. Porque nos obriga, em certa medida, a ter uma responsabilidade sobre as coisas, prever eventuais cenários e de certa forma a aproveitar a vida (que era também esse o meu propósito), uma vez que vejo malta a ir de férias aos Açores, estrangeiro (nunca andei de avião, portanto será um problema a resolver também) enquanto eu é: Coimbra-casa dos pais-Coimbra e trabalho-casa-trabalho. A parte boa do trabalho é que como entre deslocações e trabalho passo quase mais tempo lá que em casa, quase não tenho preocupações com alimentação. E isso faz-me ter um orçamento um bocadinho mais esticado.
                                                    Tenho mesmo que tirar nem que seja 1 dia para uma escapadela e "perder o amor a uns 50€, vá" para fazer reset e por em prática estes ensinamentos. Mesmo que hipoteticamente se gaste esse dinheiro num dia, eventualmente vai reflectir-se num melhor desempenho, uma vez que nem tenho assim grandes extravagâncias.
                                                    Não bebo (muito raramente umas minis de 0,33cl) não fumo. Alimentação também está controlado.
                                                    Em termos de "luxos", esses podem esperar. Agora tenho que me focar em marcar consulta para a visão, audição e dentes, já que foram coisas que nunca fui regularmente apesar de me ser muito necessário.
                                                    Pelo menos tens de saber de cor qual é a tua % de fixos em relação ao qe ganhas. Essa percentagem é importante. É a tua taxa de esforço, controla quantos mais ficos podes meter.

                                                    Essa percentagem mais os essenciais (supermercados) e tens o que não podes mexer (se bem que podes reduzir um pouco no supermercado, mas não é aí que devas começar). O resto é o que podes mexer, que tu podes reduzir a 0 se precisares de poupar bastante.

                                                    Óculos, dentistas, médicos, etc, não é para poupar, é para gastar. Não te serve de nada fazeres contas e mais contas, se não queres gastar dinheiro na tua própria manutenção.

                                                    Por fim, faz sempre uma poupança no mínimo dos mínimos com um salário completo. É a revisão inesperada do carro, são aqueles móveis que andas de olho e ficaram a 50 %, é aquela viagem inesperada.

                                                    Não ligues aos que viajam. Eu já não viajo há 3 anos, mas muita coisa bem melhor apareceu. Queres tomar um duche mental? Deskiga-te das redes sociais, e mentaliza-te que toda a gente usa-as para criar um eu virtual que projecta uma vida mais feliz do que na realidade é.

                                                    Uma coisa de cada vez. Vamos lá descobrir essas percentagens, tens de as saber de cor.

                                                    Comentário


                                                      LIC, achava que eras docente universitário ou bolseiro de doutoramento. Ainda estás a estudar? O trabalho é em part-time?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                        LIC, achava que eras docente universitário ou bolseiro de doutoramento. Ainda estás a estudar? O trabalho é em part-time?
                                                        Já fui, mas não de doutoramento. Das famosas: Gestão e Tecnologia que dava para tudo e um par de botas.
                                                        Trabalho fora da área, em full-time. E por isso consigo agora ter "luxos" que não tinha na altura. Mas marcar a porra de umas consultas para os olhos, ouvidos e boca
                                                        O sentido do post inicial sim, era um pouco "ajuda financeira", mas no geral como manter uma vida saudável com hobbies saudáveis e a agenda sem ser "andar na crista da onda" vulgo: Amanhã logo vejo como resolvo. Isto porque eu tenho um pequeno problema: O que me lembra agora, daqui a 10 minutos esquece-me.
                                                        Assim, em vez de ler a carrada de livros que tenho, mesmo a BD antiga, meto-me na novela venezuelana, redes sociais e pumba com o trabalho e depois as 8 horas de sono lá se passam 24... Sem conhecer locais, sem beber um finito, ou um beirão aqui no sofá. Mas passo a vida a sonhar com um Casio G-Shock de 100€ ou o Edifice de 80€ que até posso pagar na boa, mas fico a remoer que irei precisar daquele dinheiro no futuro... Foi assim que perdi 6€ da Bertrand e a possibilidade de ter 1 livro "grátis".

                                                        E sim, este tópico já me serviu para ir ali à gaveta e buscar um chá para fazer Ao menos uma coisa diferente. Para não ser só leite, café e sumo.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X