Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Esquema de exploração de portagens virtuais para quem não tem Via Verde

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
    sim, aqui na Irlanda também é parecido. É muito simples pagar portagens de pórticos para quem não tem identificador.

    em relação aos pórticos em si devo dizer que a experiência para o utilizador (cliente) é 100 vezes melhor passar numa portagem com pórticos do que nas tradicionais com faixas específicas para identificadores. O problema português não são os pórticos... é a trapalhada que é pagar depois.

    outra coisa curiosa é que aqui na Irlanda há pelo menos 3 empresas diferentes para identificadores de portagens nas autoestradas, e por isso estão sempre em concorrência a tentar arranjar os melhores preços e as melhores soluções para os consumidores.

    em Portugal há sempre estes monopólios que não se percebe bem porquê (quer dizer percebe-se, mas isso é outra conversa), e depois o consumidor como não tem outra alternativa, tem de comer e calar.
    por falar na tua irlanda, achei um pouco confuso o pagamento daquela AE em volta de Dublin.

    nomeadamente porque não percebi se cheguei a passar na secção da M50 que se pagava porque ia jurar que não vi placa de toll nenhuma mas tenho a certeza que passei na M50 a sair do aeroporto

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
      por falar na tua irlanda, achei um pouco confuso o pagamento daquela AE em volta de Dublin.

      nomeadamente porque não percebi se cheguei a passar na secção da M50 que se pagava porque ia jurar que não vi placa de toll nenhuma mas tenho a certeza que passei na M50 a sair do aeroporto


      só pagas portagem no sentido sul-norte. No sentido norte-sul é grátis.

      aqui também é como o UK. Não se pagam muitas portagens. Essa M50 por exemplo só tem portagem num dos sentidos e apenas num troço específico.
      Editado pela última vez por jimbo; 07 September 2021, 07:43.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Two Ver Post
        O EscapeLivre tem razão mas existem três coisas que temos que ter a noção:

        1 - O facto de termos VV é uma vantagem para o usuário, mas a maior vantagem é para o concessionário porque reduz drasticamente nas despesas com o pessoal (portageiros). A golpada é que os tipos conseguem convencer o pessoal que nos estão a fazer um favor quando é precisamente ao contrário, poupam nos portageiros e ainda embolsam dinheiro com as vendas/alugueres dos "transponders". Eles até deviam oferecem os aparelhos ao pessoal...

        2 - Eu sinto-me completamente envergonhado perante a complexidade do sistema para os estrangeiros que visitam o nosso país. Se nos colocarmos na pele de um estrangeiro que não percebe puto da língua de camões aquilo é pavoroso e com valores completamente descabidos.

        3 - Finalmente o facto de colocarem a autoridade tributária a cobrar dívidas de uma entidade privada é completamente inqualificável.


        Conheço casos de estrangeiros que têm pavor de vir a Portugal por causa disso, a quantidade de emails que tenho de responder a explicar como se pagam essas despesas (e mais de metade das vezes digo-lhes para esquecerem e nunca pagarem....) porque já regressaram a Espanha/França/Alemanha (seja o que for) antes da despesa estar disponível para pagar...

        Esta bosta tem de ser quase instantânea, passou, ficou disponível para pagar! Não pode durar dias ao sabor dos inaptos que montaram o sistema!

        É ler fóruns de viagens e ver os comentários que os estrangeiros deixam deste belíssimo sistema... Quantos não deixarão de cá vir por causa disso? Anda o Turismo de Portugal a gastar milhões todos os anos em promoção ao país e estes asininos a assassinar o esforço do resto do país.

        Uma passagem sem identificador fica disponível para pagamento neste portal, regra geral, em 15 dias (para matrículas portuguesas), ou 30 dias (para matrículas estrangeiras).

        Isto passa pela cabeça de alguém!?!?! Estamos em 1990??

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
          Desculpem o Francês, mas a besta que desenhou e montou o sistema de Pórticos em Portugal havia de ser julgado em praça pública! É das coisas mais asininas que já alguma vez vi na vida.

          Sei que com este post não contribui para a solução, mas pronto, fica presente a minha indignação!
          Em França tinhas de parar de x em x km, e mandar moedas para dentro do cesto, prefiro não ter de estar sempre a parar.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Two Ver Post
            O EscapeLivre tem razão mas existem três coisas que temos que ter a noção:

            1 - O facto de termos VV é uma vantagem para o usuário, mas a maior vantagem é para o concessionário porque reduz drasticamente nas despesas com o pessoal (portageiros). A golpada é que os tipos conseguem convencer o pessoal que nos estão a fazer um favor quando é precisamente ao contrário, poupam nos portageiros e ainda embolsam dinheiro com as vendas/alugueres dos "transponders". Eles até deviam oferecem os aparelhos ao pessoal...

            2 - Eu sinto-me completamente envergonhado perante a complexidade do sistema para os estrangeiros que visitam o nosso país. Se nos colocarmos na pele de um estrangeiro que não percebe puto da língua de camões aquilo é pavoroso e com valores completamente descabidos.

            3 - Finalmente o facto de colocarem a autoridade tributária a cobrar dívidas de uma entidade privada é completamente inqualificável.
            Mesmo para os que falam o idioma, nao tens a mais pequena hipotese.

            No meu caso, a minha matricula dá sempre erro, inicialmente nao me deixava sequer associar, pelo que era obrigado a nao pagar.

            Entretanto há uns dois/tres anos passou a associar a matricula, mas quando passo nos porticos nao aparecem cobrancas porque nao reconhece a matricula, passados uns tempos, lá aparece as cobrancas no cartao geralmente mais altas do que aquilo que supostamente deveriam de ser.

            Reclamas com eles, nao adianta de absolutamente nada, no primeiro ano ainda lhes pedi prova de todas as vezes que passei, disseram que nao tinham de provar eu é que tinha de provar nao ter passado.

            Uma vergonha sem margem para dúvidas.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              (...)
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              Isto passa pela cabeça de alguém!?!?! Estamos em 1990??


              Em 1990 não tínhamos destes problemas. Hoje em dia o estado manifesta uma desorganização e prepotência que eram inimagináveis há 20 ou 30 anos.

              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
              Em França tinhas de parar de x em x km, e mandar moedas para dentro do cesto, prefiro não ter de estar sempre a parar.
              O problema não é esse. O problema é a forma de cobrança.
              Editado pela última vez por Jbranco; 07 September 2021, 09:26.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                Em França tinhas de parar de x em x km, e mandar moedas para dentro do cesto, prefiro não ter de estar sempre a parar.


                Eu falo de alhos e tu respondes rabanetes....

                E na Eritreia não há estradas.... eu gosto que haja estradas...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                  em abono da verdade acho que eles não têm muitos locais em AE onde há portagens.

                  de que me lembro, havia também uma portagem na M6

                  e depois há pontes e túneis até em A e B roads que se pagam

                  https://www.gov.uk/uk-toll-roads

                  anyway, podes fazer o pagamento online sem complicações.

                  Não estou muito certo de que o esquema esteja muito bem engendrado. Serás melhor conhecedor da realidade, mas assim de repente:

                  - Vejo que há uma multiplicidade de operadores rodoviários (natural, e nada contra) com respectivos múltiplos registos (aqui começa a complicar, se não tiver um mecanismo de pagamento automático tenho de percorrer várias capelinhas on-line para pagar uns cêntimos aqui e outros além);

                  - Mal por mal, prefiro uma única entidade de cobrança (tipo Via Verde) que torna isso transparente para o utilizador e o débito direto resolve sem preocupações;

                  - Melhor que Via Verde, gosto do sistema que já vi em alguns países em que o identificador é emitido não por um operador de estradas, mas por uma entidade bancária como se de um cartão bancário se tratasse -> acabou o monopólio, cada um escolhe o banco que mais lhe agrada, e no fim o serviço é mais uma vez transparente e fluído como na Via Verde.

                  - A quantidade de formulários de excepção na "Dartford Crossing" é surreal, como é surreal que os mesmos só possam ser tratados em estações de correio apropriadas (fica a cargo do utilizador descobrir quais) ou por correio em papel! (isto sim, parece 1990);

                  - Há uma excepção para portadores de deficiência que têm direito a não pagar portagem. O operador indica que o utilizador não tem de se preocupar, que a situação é vista imediatamente após a travessia e fica por ali. Mas é vista como? Dá a entender que tem um fiscal, obrigando a parar após cada travessia. Se assim é, também é 1990...


                  Bottom line: o sistema português padece de malformação à nascença nalgumas facetas (inegável, algumas de arrancar os cabelos) mas o "lá fora é que se faz bem" também me parece estar afastado da verdade.

                  Comentário


                    #39
                    O que o autor do tópico descreve nunca me aconteceu, mas uma vez passei pela via verde com um carro sem identificador, e foi uma novela para conseguir pagar a coima.

                    O que se passa é que o meu carro tem via verde, mas na altura estava a fazer um favor a um familiar, num carro sem via verde, e como estou habituado a passar com o meu, só me lembrei quando ja tinha passado

                    No próprio dia tentei pagar, disseram que não dava, e que tinha de esperar.

                    Esperei, esperei,..... e se não estou em erro foi mais de um mês que tive de esperar, para poder pagar os cêntimos que não paguei, e mais a coima, que agora não sei o valor, mas que não foi pequena.

                    Tudo isto ficaria facilmente resolvido se desse para pagar junto às portagens, numa loja da brisa, ou qualquer outra coisa similar.

                    Mas como é óbvio, a eles não interessa nada que isso aconteça, pois assim não tem justificativa para passar a coima.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
                      25 centimos o portico depois de Vermoim.
                      Qual é o prazer que tens em dizer constantemente disparates?

                      Se queres comentar o que escrevo ao menos dá-te ao trabalho de ler.

                      Comentário


                        #41
                        Afinal é 40 cêntimos, mas há um na 41 a 25 cêntimos

                        Enviado do meu CPH2065 através do Tapatalk

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
                          Afinal é 40 cêntimos, mas há um na 41 a 25 cêntimos

                          Enviado do meu CPH2065 através do Tapatalk
                          Isso é a A3 desde quando?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Não estou muito certo de que o esquema esteja muito bem engendrado. Serás melhor conhecedor da realidade, mas assim de repente:

                            - Vejo que há uma multiplicidade de operadores rodoviários (natural, e nada contra) com respectivos múltiplos registos (aqui começa a complicar, se não tiver um mecanismo de pagamento automático tenho de percorrer várias capelinhas on-line para pagar uns cêntimos aqui e outros além);

                            - Mal por mal, prefiro uma única entidade de cobrança (tipo Via Verde) que torna isso transparente para o utilizador e o débito direto resolve sem preocupações;

                            - Melhor que Via Verde, gosto do sistema que já vi em alguns países em que o identificador é emitido não por um operador de estradas, mas por uma entidade bancária como se de um cartão bancário se tratasse -> acabou o monopólio, cada um escolhe o banco que mais lhe agrada, e no fim o serviço é mais uma vez transparente e fluído como na Via Verde.

                            - A quantidade de formulários de excepção na "Dartford Crossing" é surreal, como é surreal que os mesmos só possam ser tratados em estações de correio apropriadas (fica a cargo do utilizador descobrir quais) ou por correio em papel! (isto sim, parece 1990);

                            - Há uma excepção para portadores de deficiência que têm direito a não pagar portagem. O operador indica que o utilizador não tem de se preocupar, que a situação é vista imediatamente após a travessia e fica por ali. Mas é vista como? Dá a entender que tem um fiscal, obrigando a parar após cada travessia. Se assim é, também é 1990...


                            Bottom line: o sistema português padece de malformação à nascença nalgumas facetas (inegável, algumas de arrancar os cabelos) mas o "lá fora é que se faz bem" também me parece estar afastado da verdade.
                            Sim nao há um ponto especifico porque por norma as ruas sao geridas pelos council (tipo camaras) e que depois muitas vezes sao entregues a privados para tratarem dos pagamentos e assim, mas...

                            Na maioria dos casos podes registar-te e quando passas, ele debita automaticamente do teu cartao, quando nao o fazes, passas e passado algum tempo (15 dias ou assim) recebes uma carta em casa a dizer que passaste na portagem, com foto do teu carro e a dizer que tens de pagar uma multa, mas... na mesma carta diz "É possivel que se tenha esquecido de pagar, se pagar nos próximos 14 dias, só paga o valor da portagem", sem taxas nem taxinhas, e isto é só em menos de meia duzia de locais em todo o UK, de resto podes andar para trás e para a frente nas auto-estradas que nao pagas um centimo de portagem.

                            Devo de ter uma dessas cartas algures em casa, se encontrar posto aqui.


                            Edit: Nao encontrei a minha mas tens online a explicar

                            What happens when you don't pay the toll at Dartford | Roads.org.uk

                            Esta é a unica onde por norma passo se for para sul e só te cobram entre as 6 da manha e 10 da noite.
                            Editado pela última vez por turboyoda; 07 September 2021, 11:37.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por InspetorMax Ver Post
                              Isso é a A3 desde quando?
                              Mas os pórticos da A3 nada tem haver com scuts, que é que discute aqui. Os pórticos da A3 é apenas para via verde como as antigas cabines normais. Mas não invalida de lá passares depois tás sujeito

                              Enviado do meu CPH2065 através do Tapatalk

                              Comentário


                                #45
                                apagar

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
                                  Mas os pórticos da A3 nada tem haver com scuts, que é que discute aqui. Os pórticos da A3 é apenas para via verde como as antigas cabines normais. Mas não invalida de lá passares depois tás sujeito

                                  Enviado do meu CPH2065 através do Tapatalk
                                  Mas alguém disse que a A3 tem alguma a ver com SCUTS? Custa assim tanto ler o que é escrito antes de debitar disparates?

                                  Só mencionei que esse pórtico de VV na A3 não tem qualquer indicação do valor a pagar pelo trajeto percorrido em AE, que é no mínimo pouco ético para não dizer ilegal.

                                  Nem tudo na vida se resume à tua rua e às estradas que percorres

                                  Comentário


                                    #47
                                    Já tenho passado na A33 e depois tenho de pagar, nas tem sido facil, vou a um site eles dão a referência MB e pago.... mas fico na duvida é do valor, tenho ideia que pago mais que os tais 30centimos, tenho a ideia que pago é 3 ou 4 euros mas como tem sido de forma muito pontual não tenho ligado, mas vou da proxima vez tomar atenção a ver se o que vou pagar depois corresponde ao anunciado e perceber como isso funciona.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por InspetorMax Ver Post
                                      Mas alguém disse que a A3 tem alguma a ver com SCUTS? Custa assim tanto ler o que é escrito antes de debitar disparates?

                                      Só mencionei que esse pórtico de VV na A3 não tem qualquer indicação do valor a pagar pelo trajeto percorrido em AE, que é no mínimo pouco ético para não dizer ilegal.

                                      Nem tudo na vida se resume à tua rua e às estradas que percorres
                                      Então a falha é essa. Então desculpa. É reclamar a brisa

                                      Enviado do meu CPH2065 através do Tapatalk

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                        O que o autor do tópico descreve nunca me aconteceu, mas uma vez passei pela via verde com um carro sem identificador, e foi uma novela para conseguir pagar a coima.

                                        O que se passa é que o meu carro tem via verde, mas na altura estava a fazer um favor a um familiar, num carro sem via verde, e como estou habituado a passar com o meu, só me lembrei quando ja tinha passado

                                        No próprio dia tentei pagar, disseram que não dava, e que tinha de esperar.

                                        Esperei, esperei,..... e se não estou em erro foi mais de um mês que tive de esperar, para poder pagar os cêntimos que não paguei, e mais a coima, que agora não sei o valor, mas que não foi pequena.

                                        Tudo isto ficaria facilmente resolvido se desse para pagar junto às portagens, numa loja da brisa, ou qualquer outra coisa similar.

                                        Mas como é óbvio, a eles não interessa nada que isso aconteça, pois assim não tem justificativa para passar a coima.
                                        Já me aconteceu mas eu saí logo na prox saida e expliquei a cena ao funcionario da portagem.
                                        Tive de pagar 40 e tal euros mas depois eu enviei mail e eles deduziram a ponto de apenas ter pago a portagem.

                                        Claro que à 2ª vez já não deve ser assim.

                                        Comentário


                                          #50
                                          A parte pior de todo este embroglio, até nem é estas tretas com os pagamentos de forma nao muito transparente e em que podes reclamar o que quiseres que eles te ficam com o dinheiro, o pior é mesmo, porque razao é que a AT anda a fazer cobrancas para empresas privadas?

                                          Se nao pagares, deveria de ser tratado como uma divida a uma empresa privada e a mesma deveria de ir para tribunal contigo para pagares e nao passar a ser uma divida fiscal da qual depois o estado tenta ainda mamar uma boa parte.

                                          Isso sim é que deveria de ser 100% ilegal, isto porque neste caso a AT está a fazer de "Cobrador do fraque"

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                            só pagas portagem no sentido sul-norte. No sentido norte-sul é grátis.

                                            aqui também é como o UK. Não se pagam muitas portagens. Essa M50 por exemplo só tem portagem num dos sentidos e apenas num troço específico.
                                            pois, fiquei com a clara sensação que paguei e não devia ter pago porque fiz norte-sul (tenho mesmo a impressão que não vi no trajecto que fiz nenhuma informação de portagem) e regressei ao aeroporto pelo túnel (pago) a partir da zona do porto.

                                            Mas eram só placas no parque do rent-a-car a relembrar "já pagou a M50" que um tipo se assusta e não quer problemas

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                              O EscapeLivre tem razão mas existem três coisas que temos que ter a noção:

                                              1 - O facto de termos VV é uma vantagem para o usuário, mas a maior vantagem é para o concessionário porque reduz drasticamente nas despesas com o pessoal (portageiros). A golpada é que os tipos conseguem convencer o pessoal que nos estão a fazer um favor quando é precisamente ao contrário, poupam nos portageiros e ainda embolsam dinheiro com as vendas/alugueres dos "transponders". Eles até deviam oferecem os aparelhos ao pessoal...

                                              2 - Eu sinto-me completamente envergonhado perante a complexidade do sistema para os estrangeiros que visitam o nosso país. Se nos colocarmos na pele de um estrangeiro que não percebe puto da língua de camões aquilo é pavoroso e com valores completamente descabidos.

                                              3 - Finalmente o facto de colocarem a autoridade tributária a cobrar dívidas de uma entidade privada é completamente inqualificável.
                                              Two acho que teria escrito um post igual ao teu em resposta ao Escape

                                              O ponto 3 então é muito importante e nunca deveria ter avançado pois é inacreditável que a AT esteja envolvida na cobrança. Tenho um feeling que se fosse ao TC não passaria ... e já agora informar os colegas de fórum fãs do Cavaco que o diploma foi promulgado pelo Cavaco

                                              Isto é um exemplo de como se brinca com o processo de criação de legislação e como pode-se favorecer fortemente quem tem relações privilegiadas com o poder legislativo e executivo. Um belo exemplo de como algo que é legal pode ser imoral.
                                              Editado pela última vez por DMA; 07 September 2021, 15:46.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por nelsondac89 Ver Post
                                                O problema é que não descalçam. O valor continua em dívida e cai nas finanças. Enquanto as finanças analisam o caso já estás a levar com a penhora. As dores de cabeça que podes ter por 2 euros de despesa é algo do outro mundo...
                                                Ainda hoje falei com um cliente sobre isto. Um amigo dele acumulou algo como 10.000€ de dívida à Brisa entre portagens e multas por atraso no pagamento. Não tinha como pagar o valor duma só vez e pediu apoio judiciário. A AT, numa demonstração clara da (d)eficiência burocrática, em vez de criar só um documento para a dívida global, foi juntando "meia-dúzia" de coimas de cada vez, enviadas ao longo do tempo - coimas para as quais ele foi pediu apoio judiciário individualmente.
                                                Tendo em conta que um advogado oficioso fica em 200€ para o Estado, rapidamente a Brisa e a AT chegaram a um consenso e "abnegadamente" perdoaram todos os custos de atraso e juros e solicitaram apenas o pagamento dos valores dar portagens.

                                                Ou seja, quem não reclama: paga!
                                                Quem reclama, pode ser que tenha sorte.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Este sistema não é bom para ninguém

                                                  A própria Via Verde tem chatisses com isto.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                    A parte pior de todo este embroglio, até nem é estas tretas com os pagamentos de forma nao muito transparente e em que podes reclamar o que quiseres que eles te ficam com o dinheiro, o pior é mesmo, porque razao é que a AT anda a fazer cobrancas para empresas privadas?

                                                    Se nao pagares, deveria de ser tratado como uma divida a uma empresa privada e a mesma deveria de ir para tribunal contigo para pagares e nao passar a ser uma divida fiscal da qual depois o estado tenta ainda mamar uma boa parte.

                                                    Isso sim é que deveria de ser 100% ilegal, isto porque neste caso a AT está a fazer de "Cobrador do fraque"
                                                    A razão apresentada é simples. as concessionárias estão dotadas de poderes de autoridade pública, delegados pelo Estado, logo ao Estado (AT) cabe o exercício da função de cobrança...
                                                    Porém este fundamento tem um erro de base e, tanto quanto sei, há duas sentenças em Tribunal Central Admnistrativo Norte que anularam a cobrança coerciva por parte da AT com o seguinte fundamento: a relação entre o utilizador e concessionária é uma relação de direito privado, é a prestação de um serviço tal como é qualquer outro serviço prestado por entidade privada. A relação entre o Estado e as concessionárias é indiferente ao utilizador, pelo que AT não pode exercer a sua competência coerciva numa relação privada.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Já agora e para quem usa via verde, se o leitor da VV num portico (entrada ou saída) se avariar à sexta feira, só é arranjado na segunda feira seguinte. Até lá, todos os que passarem por lá ( e podem ser milhares...) arriscam-se a ficarem registados como passagem irregular. A conta aparece até 4 anos depois.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Não sei se ainda é assim, mas em termos legais e processuais, em termos de dívidas de portagens/pórticos...

                                                        Cada passagem por pórtico não pago, é um processo legal, com as "devidas" custas processuais... imaginem uma viagem completa.

                                                        Houve casos de uma ou duas dezenas de euros em dívida, transformados em milhares... se bem me lembro.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          cada passagem irregular é uma infracção, em que para além do valor da portagem, tens as penalidade, custos administrativos da concessionária MAIS a coima e custas processuais da AT

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Patton Ver Post
                                                            A razão apresentada é simples. as concessionárias estão dotadas de poderes de autoridade pública, delegados pelo Estado, logo ao Estado (AT) cabe o exercício da função de cobrança...
                                                            Porém este fundamento tem um erro de base e, tanto quanto sei, há duas sentenças em Tribunal Central Admnistrativo Norte que anularam a cobrança coerciva por parte da AT com o seguinte fundamento: a relação entre o utilizador e concessionária é uma relação de direito privado, é a prestação de um serviço tal como é qualquer outro serviço prestado por entidade privada. A relação entre o Estado e as concessionárias é indiferente ao utilizador, pelo que AT não pode exercer a sua competência coerciva numa relação privada.
                                                            Concordo, efetivamente é mesmo isso, a relação entre mim e a concessionária, no que diz respeito às portagens é privada, apesar da mesma ser sustentada ou ter alguns poderes de autoridade pública.

                                                            Originalmente Colocado por Patton Ver Post
                                                            cada passagem irregular é uma infracção, em que para além do valor da portagem, tens as penalidade, custos administrativos da concessionária MAIS a coima e custas processuais da AT
                                                            Pois mas aí é que está, isso não está certo, não deve ser assim, lá por eu ou outro fulano qualquer não termos Via Verde (até porque não somos obrigado a aderir a um dispositivo que, embora traga inúmeras vantagens, não deixa de ser uma única empresa dependente para resolver esta situação) não devemos ser penalizados com infrações, custos administrativos e afins, ainda pior com a AT pelo meio, tudo isto por causa de um sistema que foi desenhado sem dar a oportunidade de o utilizador pagar no momento, indiferentemente de ter de parar ou não para pagar.

                                                            O sistema tem que ser redesenhado. Já era para ontem. Já houve muitos lesados. Se continuar assim, mais haverão. É que até nem exige grandes investimentos por parte do governo para mudar isto.

                                                            Não acredito que esta polémica ainda não tenha chegado ao parlamento...
                                                            Editado pela última vez por tgfj555; 08 September 2021, 01:22.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Patton Ver Post
                                                              Já agora e para quem usa via verde, se o leitor da VV num portico (entrada ou saída) se avariar à sexta feira, só é arranjado na segunda feira seguinte. Até lá, todos os que passarem por lá ( e podem ser milhares...) arriscam-se a ficarem registados como passagem irregular. A conta aparece até 4 anos depois.
                                                              Desculpa, mas estás equivocado em toda a linha.

                                                              Se andares com o identificador avariado ou sem pilha, a tua matrícula é fotografada. Em back-office é feita a verificação da tua matrícula por OCR e, se corresponder a um carro com contrato via verde, essa passagem é encaminhada para facturação da via verde. Fim das preocupações.

                                                              Isto diz-te um gajo (eu) que andou sem pilha nos identificadores dos dois carros durante meio ano:

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X