Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Esquema de exploração de portagens virtuais para quem não tem Via Verde

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Patton Ver Post
    A razão apresentada é simples. as concessionárias estão dotadas de poderes de autoridade pública, delegados pelo Estado, logo ao Estado (AT) cabe o exercício da função de cobrança...
    Porém este fundamento tem um erro de base e, tanto quanto sei, há duas sentenças em Tribunal Central Admnistrativo Norte que anularam a cobrança coerciva por parte da AT com o seguinte fundamento: a relação entre o utilizador e concessionária é uma relação de direito privado, é a prestação de um serviço tal como é qualquer outro serviço prestado por entidade privada. A relação entre o Estado e as concessionárias é indiferente ao utilizador, pelo que AT não pode exercer a sua competência coerciva numa relação privada.
    No entanto, continua a exercer isso e as respectivas portagens se nao forem pagas num determinado periodo de tempo passam a ser consideradas como dividas fiscais as quais acrescem várias complicacoes as quais nao existiram nem existem caso estejamos a falar de uma divida a uma empresa privada.

    Devido a este esquema, na minha opiniao corrupto e injusto, existem muitas familias com dividas fiscais das quais possivelmente nunca se irao conseguir livrar.

    O que acontece com as portagens é similar a teres um empréstimo da tua casa, nao pagas, o banco aplica juros de mora e diz que tens que pagar, continuas a nao conseguir pagar, vem a AT, compra a divida ao banco, enfia lá mais um tanto em cima para lucro deles e comeca a fazer ameacas que se nao lhes pagas que vao comecar a penhorar os teus bens.
    É de lamentar, pois se as concessionárias sao empresas privadas, entao as dividas as mesmas deveriam de ser tratadas e resolvidas como dividas privadas, caso contrário o Zé da esquina que tem uma mercearia também tem o direito de a AT andar a fazer cobrancas a quem lhe deixa calotes.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Desculpa, mas estás equivocado em toda a linha.

      Se andares com o identificador avariado ou sem pilha, a tua matrícula é fotografada. Em back-office é feita a verificação da tua matrícula por OCR e, se corresponder a um carro com contrato via verde, essa passagem é encaminhada para facturação da via verde. Fim das preocupações.

      Isto diz-te um gajo (eu) que andou sem pilha nos identificadores dos dois carros durante meio ano:
      Penso que ele se referia ao pórtico estar avariado.

      Mas ai a ideia seria igual... Se conseguem registar que carro passou é porque registam a matrícula e se têm a matrícula, vão ao contrato associado. Simples.

      Parece-me ser mais um dos mitos de facebook.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Patton Ver Post
        Já agora e para quem usa via verde, se o leitor da VV num portico (entrada ou saída) se avariar à sexta feira, só é arranjado na segunda feira seguinte. Até lá, todos os que passarem por lá ( e podem ser milhares...) arriscam-se a ficarem registados como passagem irregular. A conta aparece até 4 anos depois.
        Isso só poderá acontecer caso o identificador não corresponda a matricula, e essa não tenha identificador associado. Aí sim, pode dar bronca. Caso contrário não há problema nenhum.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          Penso que ele se referia ao pórtico estar avariado.

          Mas ai a ideia seria igual... Se conseguem registar que carro passou é porque registam a matrícula e se têm a matrícula, vão ao contrato associado. Simples.

          Parece-me ser mais um dos mitos de facebook.
          Se o pórtico está avariado (exemplo: falha total de energia elétrica) até podes ter uma passagem grátis!

          Comentário


            #65
            Os descontos nas SCUT aprovados pelos partidos da oposição já estão em vigor?

            Comentário


              #66
              Para quem não sabe, há portagens que não é preciso dispositivo da Via Verde. Pode-se utilizar uma APP da própria responsável da cobrança:

              https://www.infraestruturasdeportuga...s-do-telemovel


              A22 e A28:
              https://www.vialivre.pt/pt-pt/como-f...esas/satelise/


              Concessão do Grande Porto - A41/A42/A4
              https://go.ascendi.pt/


              ... além disso, há dispositivos que se podem adquirir nos CTT e são anónimos, por carregamento... não são da "Via Verde".

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                Para quem não sabe, há portagens que não é preciso dispositivo da Via Verde. Pode-se utilizar uma APP da própria responsável da cobrança:

                https://www.infraestruturasdeportuga...s-do-telemovel


                A22 e A28:
                https://www.vialivre.pt/pt-pt/como-f...esas/satelise/


                Concessão do Grande Porto - A41/A42/A4
                https://go.ascendi.pt/


                ... além disso, há dispositivos que se podem adquirir nos CTT e são anónimos, por carregamento... não são da "Via Verde".


                Quais são esses dspositivos?

                Comentário


                  #68
                  Cada vez que as scut dou graças a Deus de ter via verde, mas num país que pretende atrair turistas , isto é uma verdadeira tourist trap
                  Ridículo ao fim destes anos todos isto não estar resolvido… para quem não tem VV

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                    Cada vez que as scut dou graças a Deus de ter via verde, mas num país que pretende atrair turistas , isto é uma verdadeira tourist trap
                    Ridículo ao fim destes anos todos isto não estar resolvido… para quem não tem VV


                    Sem sombra de dúvidas que a VV é um descanso.

                    Mas realmente e infelizmente para quem não tiver nada, é uma palhaçada de todo o tamanho.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Sem sombra de dúvidas que a VV é um descanso.

                      Mas realmente e infelizmente para quem não tiver nada, é uma palhaçada de todo o tamanho.
                      Se fosses estrangeiro e entrasses de carro, davas em maluco com o esquema das Scut
                      Eu que vivo no país não sei como pagar [emoji23]

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                        Se fosses estrangeiro e entrasses de carro, davas em maluco com o esquema das Scut
                        Eu que vivo no país não sei como pagar [emoji23]

                        Nem tu, nem eu e muitos dos "nacionais".

                        É de todo incompreensível a complicação que criaram com os pagamentos das Scut.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Nem tu, nem eu e muitos dos "nacionais".

                          É de todo incompreensível a complicação que criaram com os pagamentos das Scut.
                          Hoje andei na A23
                          Há alturas que aparece um link na internet… mas alguém a conduzir consegue escrever o site em qq lado? [emoji23]
                          Www.a23bi.pt
                          E tive de pesquisar…

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Quais são esses dspositivos?
                            https://www.ctt.pt/particulares/paga...e-pago-anonimo

                            Pré-pago anónimo
                            Tenha total liberdade de movimentos.


                            Identificador para usar em qualquer veículo da mesma classe
                            Só para autoestradas sem cobrança manual
                            Anonimato garantido
                            Só para matrículas portuguesas
                            Como funciona
                            Por carregamentos de uma conta associada ao identificador que alugou. Quando passa num pórtico de cobrança eletrónica, o valor da portagem é descontado automaticamente dessa conta.


                            Pode usar o identificador em mais de um veículo


                            Este identificador não fica associado a nenhuma matrícula. Pode usar em vários veículos, desde que sejam todos da mesma classe. Por exemplo, pode usá-lo em três veículos da classe 1.

                            Comentário


                              #74
                              Bom, parece q me calhou a fava...
                              Ora bem em meados de setembro passei na A41, sai da A3, vindo de braga, e fui até ao aeroporto do porto, fiz o mesmo percurso em ambos os sentidos. Ora, sabia perfeitamente q tava numa scut com porticos e tal. Passado um dia ou 2 tentei ver o valor para pagamento da portagem, nada... voltei a tentar mais umas qtas vezes depois destas vezes e nada... esta semana recebo a carta da ascendi. Fui logo ver no site deles se tinha algo em divida. Antes de levantar a carta nada me apareceu, hoje qd levantei a carta, tentei duas vezes, a 1ª apareceu mas da 2ª vez, com os mesmos dados nao apareceu nada!! Eu nao percebo... enfim... como querem q se consiga pagar as coisas?!?

                              €2,21 de custos administrativos por cada passagem!!! Mas isto tem cabimento algum?? É q aqui algum tempo tinha passado numa outra scut, ja n me lembro qual, e nao me foi cobrado esta exorbitância. Telefonei pra ascenci, pra perguntar se isto era mesmo so custos administrativos ou se era ja com algum valor de ja ter passado tanto tempo, mas disse-me q era so custos administrativos. Será mesmo??

                              Comentário


                                #75
                                Alargado prazo para pagamento de portagens eletrónicas



                                O Governo alargou o prazo de pós-pagamento de portagens eletrónicas dos atuais cinco para 15 dias úteis, de forma a facilitar "a realização atempada dos pagamentos pelos utentes", segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.


                                in: https://www.jn.pt/economia/alargado-...-14524276.html

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                  Se fosses estrangeiro e entrasses de carro, davas em maluco com o esquema das Scut
                                  Eu que vivo no país não sei como pagar [emoji23]
                                  Tenho 1 carro que nunca foi a Portugal, mas tem lá a via verde colocada, porque nunca se sabe, isso é um filme e (no estrangeiro) demora várias semanas a funcionar.

                                  Mas todo o sistema de portagens em Portugal é um roubo à descarada, tanto nas SCUTS como Autoestrada o sistema devia ser por vinheta anual ou semana, e pronto. Dava dinheiro para pagar a manutenção da estrada e algum lucro. O sistema de portatil é só uma mina de dinheiro facil para quem explora, algo criminoso negociado pelo estado pelos memos que acabaram a trabalhar nas conssecionarias. (modo PCP on , mas tristemente verdade).

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X