Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque razão certas entidades estão isentas de certos impostos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
    Hoje vivemos numa sociedade plastificada que é doutrinada na cegueira ideológica esquerdista, e a igreja como pilar central da civilização ocidental sempre foi um alvo a abater, obviamente por estes terroristas. Não estou com isso a chamar terrorista obviamente mas a tua afirmação em comparar o incomparável demostra algum desconhecimento.

    Já nem vou falar de História e da civilização do mundo por parte da igreja, nem vou falar da importancia que tiveram e tem em Portugal.
    Mas sim das Misericórdias , instituições seculares ...

    https://www.scml.pt/sobre-nos/historia/


    Aqui onde vivo toda em Sesimbra e toda esta é mergulhada em comunismo de ignorantes politicos, muitos dizem mal da igreja, outros dizem coisas como a tua..."são todos iguais" mas conheci vários que envelheceram e acabaram em lares da 3º idade da Igreja, outros na miséria, não foram para a mesquita nem para uma seita episcopal , foram para lares sobre a tutela da igreja católica, hoje tem uma opinião diferente da importância da igreja católica.

    https://www.scml.pt/acao-social/populacao-65/

    É o que provavelmente vai acontecer com quem criticou a minha opinião, que nem é opinião é mesmo afirmação.

    Um dia perceberão a importância da igreja católica , ...acreditem e aí se lembrarão do meu comentário...
    Assim de memoria só me lembro da inquisição, perseguição de quem ia contra as ideias da igreja (vê-la de fazia algum sentido estarem a afirmar que era o sol o centro e não a terra), branqueamento de capitais e o relatório que saiu agora sobre a pedofilia, entre outras coisa, sim é verdade que a igreja teve impacto positivo, mas não podemos ignorar o impacto negativo que teve.

    Sou contra a maior parte dos isenções de impostos, mas temos aspectos que nunca vão mudar, nunca vai ser aprovada o fim para os partidos (iam la eles voltar contra eles?) A força social que alguns grupos têm, etc. temos de aprender a ver com eles.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
      A Igreja católica pela importância do papel civilizacional e doutrinal que tem e teve no Mundo, devia e deve estar isenta e devia ser apoiada pelo Estado. Já as outras seitas a maioria de estrangeiros albrabões e vigaristas a , usam certas facilidades para fazerem lavagem de dinheiro ou outras trafulhices
      Não é bem o tema deste tópico, mas é genericamente conhecido o papel que a Igreja teve no atraso civilizacional humano...

      Não se lhe nega, actualmente, aquela parte de utilidade pública que, inegavelmente, tem. Porém, se não tivesse algumas isenções fiscais "a coisa" era mais justa, por assim dizer!...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
        Desconhecia isso e na minha familia não houve padre nenhum , mas houve quem estudasse num seminário... nas aldeias ir para um seminário era na época a unica forma de um pobre estudar e ser alguem.









        Eu faz-me muita confusão essa afirmação... como se pode comparar a GRANDE OBRA igreja ao longo de quase um milénio como por exemplo uma seita tipo Testemunhas de Jeová, que espalha teorias esclavagistas que faz os seus crentes trabalharem arduamente de borla, é ve-los nas estação de comboio ás 8 da manha lá especados ao frio e á chuva a pensarem que estão a trabalhar para Deus e na verdade estão a enriquecer uma elite nos EUA , uma religião que não tem NENHUMA obra social. , quem diz esta diz outras seitas americanas.

        Dizer que é a mesma coisa , é no mínimo estranho na minha opinião.
        Consegues entao explicar-me qual é a diferenca entre uma testemunha de jeova e um catolico? ou qual a diferenca entre as duas religioes?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
          Assim de memoria só me lembro da inquisição, perseguição de quem ia contra as ideias da igreja (vê-la de fazia algum sentido estarem a afirmar que era o sol o centro e não a terra),
          Tu não caias no erro de avaliar o passado com base na moral hoje em dia, a inquisição foi há 500anos atras numa épocas de autoritarismo desmedido e basicamente quem fosse contra ia para uma fogueira, o autoritarismo é politica transversal nada tem a ver com a igreja, com o cristianismo e Jesus, a igreja praticou porque era a regra politica mas não passa de politica, o autoristarismo durou na europa até ha umas decadas atrás.

          Mas o mondo foi formado pelo autoristarismo a liberdade de escolha e de opinião como se conhece hoje é coisa relativamente muito recente da história da humanidade.




          agora sobre a pedofilia, entre outras coisa, sim é verdade que a igreja teve impacto positivo, mas não podemos ignorar o impacto negativo que teve.

          .
          A pedofilia é outra coisa que nada tem a ver com a igreja, mas sim como uma taradice transversal a toda a sociedade, são taradice , hoje crimes que o ser humano praticou, é transversal a todas as instituições do mundo e aos seres humanos.

          Eu hoje acho piada partidos de esquerda virem falar disso, que investiguem a pedófilia dentro do comunismo e do BE e certamente lá encontrarão alguns , é só procurarem pois são crimes transversais a todos.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
            A pedofilia é outra coisa que nada tem a ver com a igreja, mas sim como uma taradice transversal a toda a sociedade, são taradice , hoje crimes que o ser humano praticou, é transversal a todas as instituições do mundo e aos seres humanos.

            Eu hoje acho piada partidos de esquerda virem falar disso, que investiguem a pedófilia dentro do comunismo e do BE e certamente lá encontrarão alguns , é só procurarem pois são crimes transversais a todos.
            A questão da pedofilia na igreja vai além do que foi cometido. Chega ao encobrimento total do que foi feito, com conhecimento das instâncias superiores.

            Fico-me por aqui nas discussões da igreja. Isto já vai além do tópico.

            Volto a dizer: todos deviam pagar impostos, nem que, como o caso da igreja, o volte a receber mais tarde.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
              Não é bem o tema deste tópico, mas é genericamente conhecido o papel que a Igreja teve no atraso civilizacional humano...

              Não se lhe nega, actualmente, aquela parte de utilidade pública que, inegavelmente, tem. Porém, se não tivesse algumas isenções fiscais "a coisa" era mais justa, por assim dizer!...
              Isso não é bem assim. A igreja teve um importante papel no combate ao analfabetismo, por exemplo.
              Já toda a parte científica que pudesse em causa os seus dogmas, era realmente silenciada.

              Comentário


                #37
                Os partidos deviam pagar impostos.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                  A questão da pedofilia na igreja vai além do que foi cometido. Chega ao encobrimento total do que foi feito, com conhecimento das instâncias superiores.

                  Fico-me por aqui nas discussões da igreja. Isto já vai além do tópico.

                  .
                  A igreja católica condena a pedófilia não a encobre!!!!

                  No passado a pedofilia como se conhece hoje não era propriamente um crime, todas as sociedades a praticaram e encobriram e em muitas sociedades do passado era normal. Isto em todo o mundo, no Japão era "normal" os samurais terem uma relação com os seus aprendizes, isto vem escrito, cá aconteceu, nos anos 60 o escandalo "Ballet Rose" veio revelar isso, pedofilia de luxo em altas figuras do Estado, e onde muitas dessas crianças era levadas pela própria mãe para apenas "brincarem"


                  Dizer que a igreja encobriu no passado pode ser verdade mas todo o mundo todas as religiões todas as sociedades etc encobriram.



                  https://www.correiobraziliense.com.b...-expulsos.html

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                    Já sei, já sei, há acordos antigos (...), isenções especiais, entidades "acima do comum dos mortais contribuintes", mas, a propósito disto, "Englobamento obrigatório no IRS avança e receita vai para a Segurança Social", e, ainda, do evidenciado, por exemplo, aqui, neste tópico, veio novamente à tona, por assim dizer, esta questão da fiscalidade carregar sempre nos mesmos em vez de nos sectores mais privilegiados...

                    Quando é que o poder político se volta,em matéria fiscal, para aquelas entidades que têm (injustificados, quanto a mim...) privilégios fiscais? É que, ao que parece, os impostos não páram de aumentar...

                    PS: Não encontrei na pesquisa este tema abordado pela perspectiva supra.
                    É sustentável o Estado continuar a financiar os partidos políticos?

                    chu·li·ce

                    (chulo + -ice)
                    nome feminino

                    1. Dito ou acto chulo.
                    2. [Informal] Cobrança excessiva (ex.: a nova taxa é uma chulice descarada). = ROUBALHEIRA

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                      Não é bem o tema deste tópico, mas é genericamente conhecido o papel que a Igreja teve no atraso civilizacional humano...
                      Atraso civilizacional humano????? desculpa lá mas isso é falso!!!!


                      quem fez as primeiras escolas? quem fez as primeiras escolas no Brasil? Em Angola? em Angola as missões até á independência e depois dela foram eles que ensinaram milhares de nativos não assimilados a lerem, conheci que trabalhou nisso , sou angolano desse tempo. o Papel da igreja católica em Angola (e em todo o lado) é de extrema importância a todos os niveis, na educação nas misericórdias , na formação , e sobretudo para evitar que o país fosse hoje mais um extremista islamico como parte de Moçambique que nunca aderiu ao catolicismo e hoje pertence ao Estado Islamico.

                      Nada hoje seria como é sem a igreja porque ela teve um papel fundamental na formação do mundo atual.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                        A igreja católica condena a pedófilia não a encobre!!!!

                        No passado a pedofilia como se conhece hoje não era propriamente um crime, todas as sociedades a praticaram e encobriram e em muitas sociedades do passado era normal. Isto em todo o mundo, no Japão era "normal" os samurais terem uma relação com os seus aprendizes, isto vem escrito, cá aconteceu, nos anos 60 o escandalo "Ballet Rose" veio revelar isso, pedofilia de luxo em altas figuras do Estado, e onde muitas dessas crianças era levadas pela própria mãe para apenas "brincarem"


                        Dizer que a igreja encobriu no passado pode ser verdade mas todo o mundo todas as religiões todas as sociedades etc encobriram.



                        https://www.correiobraziliense.com.b...-expulsos.html
                        Claro que nao, por isso é que se descobriu tudo muito rápido e até foram os elementos da igreja que vieram a publico denunciar a situacao sem ser necessária nenhuma investigacao.

                        E estamos a falar dos dias de hoje, nao de há 500 anos atrás.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                          Atraso civilizacional humano????? desculpa lá mas isso é falso!!!!


                          quem fez as primeiras escolas? quem fez as primeiras escolas no Brasil? Em Angola? em Angola as missões até á independência e depois dela foram eles que ensinaram milhares de nativos não assimilados a lerem, conheci que trabalhou nisso , sou angolano desse tempo. o Papel da igreja católica em Angola (e em todo o lado) é de extrema importância a todos os niveis, na educação nas misericórdias , na formação , e sobretudo para evitar que o país fosse hoje mais um extremista islamico como parte de Moçambique que nunca aderiu ao catolicismo e hoje pertence ao Estado Islamico.

                          Nada hoje seria como é sem a igreja porque ela teve um papel fundamental na formação do mundo atual.
                          Negacao da ciencia... diz alguma coisa?


                          As religoes, sejam elas quais for, é ridiculo nao pagarem impostos, querem mais dinheiro? Os que vao lá dizer amen que enfiem lá mais dinheiro, nao os contribuintes que nao se misturam com essa gente.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                            Negacao da ciencia... diz alguma coisa?

                            .

                            Isso nada tem a ver com a igreja, em toda a história da humanidade sempre houve negacionistas e palermas, as universidades e escolas eram católicas assim como a base do conhecimento , e sim houve negacionistas tal como hoje há palermas negacionistas que tiveram a lata de há uns dias chamarem assassino ao Vice Almirante Gouveia e Melo


                            Não te deixes doutrinar por negacionistas , eles não percebem nada da ciência , sempre foram uma vergonha.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                              Isso nada tem a ver com a igreja, em toda a história da humanidade sempre houve negacionistas e palermas, as universidades e escolas eram católicas assim como a base do conhecimento , e sim houve negacionistas tal como hoje há palermas negacionistas que tiveram a lata de há uns dias chamarem assassino ao Vice Almirante Gouveia e Melo


                              Não te deixes doutrinar por negacionistas , eles não percebem nada da ciência , sempre foram uma vergonha.

                              Qual é a parte que te escapa que sempre que a ciencia vá contra aquilo que a igreja diz, a igreja pura e simplesmente regeita a mesma?

                              Nao sou doutrinado por negacionistas mas muito menos sou doutrinado por maluquinhos.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                Atraso civilizacional humano????? desculpa lá mas isso é falso!!!!


                                quem fez as primeiras escolas? quem fez as primeiras escolas no Brasil? Em Angola? em Angola as missões até á independência e depois dela foram eles que ensinaram milhares de nativos não assimilados a lerem, conheci que trabalhou nisso , sou angolano desse tempo. o Papel da igreja católica em Angola (e em todo o lado) é de extrema importância a todos os niveis, na educação nas misericórdias , na formação , e sobretudo para evitar que o país fosse hoje mais um extremista islamico como parte de Moçambique que nunca aderiu ao catolicismo e hoje pertence ao Estado Islamico.

                                Nada hoje seria como é sem a igreja porque ela teve um papel fundamental na formação do mundo atual.
                                Já foi dito que a Igreja fez muita coisa boa e continua a fazer, mas é a responsável pelo atraso evolutivo, designadamente pelo pensamento científico!

                                E a frase seguinte sintetiza precisamente isso mesmo (o receio de acabar na fogueira da "santa inquisição")...:



                                No demais, mesmo relativamente às coisas positivas que a Igreja fez, achas mesmo que justificam, per si, isenções fiscais? Por essa óptica, porque razão os bombeiros, os médicos, os enfermeiros, os voluntários, os mecenas ... pagam impostos?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                  Qual é a parte que te escapa que sempre que a ciencia vá contra aquilo que a igreja diz, a igreja pura e simplesmente regeita a mesma?
                                  Então se vai contra a igreja ela obviamente rejeita, tu não rejeitas quem vai contra ti?

                                  Não me parece que a igreja rejeite hoje em dia nada, e já que se fala da igreja eu nem sou muito ligado ao Vaticano , mas sim a Fátima como já disse , e não me parece que em Fatima se rejeite seja o que for muito menos a ciência , há lá de tudo, desde vários chefes de Estado mundiais, lideres politicos, famosos do mundo todo, militares , gente de todas as raças e de todas as orientações sexuais até malta de outras religiões e nada foi rejeitado.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                    Já foi dito que a Igreja fez muita coisa boa e continua a fazer, mas é a responsável pelo atraso evolutivo, designadamente pelo pensamento científico!

                                    E a frase seguinte sintetiza precisamente isso mesmo (o receio de acabar na fogueira da "santa inquisição")...:

                                    ?
                                    Isso foi um periodo apenas, e tem a ver com autoritarismo politico, na epoca a inquisição não era assim tão estranho como hoje, tinha o apoio das populações que iam assistir ás fogueiras de hereges .

                                    Se vivesses nesse tempo provavelmente lá estarias em primeira fila a assistir aos hereges serem queimados vivos, portanto não faz sentido hoje criticares, os tempos são outros e a mentalidade outra.
                                    A igreja acompanhou a história da humanidade portanto é normal ter acompanhado a sua forma de pensamento desde a mais básica á mais evoluída.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                      Então se vai contra a igreja ela obviamente rejeita, tu não rejeitas quem vai contra ti?

                                      Não me parece que a igreja rejeite hoje em dia nada, e já que se fala da igreja eu nem sou muito ligado ao Vaticano , mas sim a Fátima como já disse , e não me parece que em Fatima se rejeite seja o que for muito menos a ciência , há lá de tudo, desde vários chefes de Estado mundiais, lideres politicos, famosos do mundo todo, militares , gente de todas as raças e de todas as orientações sexuais até malta de outras religiões e nada foi rejeitado.
                                      Nao nao rejeito, tento perceber e aprendo com... Nao coloco nem nunca coloquei ninguém de parte, possivelmente nunca o irei fazer.

                                      Devido a igreja rejeitar é que foi a responsavel por um atraso brutal na sociedade e na nossa evolucao, o que fazemos hoje (no que a ciencia diz respeito), poderia ter sido feito há decadas atrás, nao tivesse sido a igreja.

                                      E quem diz a igreja, diz qualquer outra religiao, pois sao todas diferentes mas o cheiro é sempre o mesmo.

                                      Nao és ligado a um dos maiores antros do mundo, és ligado a um dos maiores de Portugal.

                                      É comecar a meter essa gente toda a pagar impostos como gente grande.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                        Isso foi um periodo apenas, e tem a ver com autoritarismo politico, na epoca a inquisição não era assim tão estranho como hoje, tinha o apoio das populações que iam assistir ás fogueiras de hereges .

                                        Se vivesses nesse tempo provavelmente lá estarias em primeira fila a assistir aos hereges serem queimados vivos, portanto não faz sentido hoje criticares, os tempos são outros e a mentalidade outra.
                                        A igreja acompanhou a história da humanidade portanto é normal ter acompanhado a sua forma de pensamento desde a mais básica á mais evoluída.
                                        As pessoas eram doutrinadas para acreditar que havia um ser superior e que haviam outras pessoas que eram enviadas desse tal ser superior para fazer cumprir as suas vontades.

                                        Nao é assim tao diferente de hoje, a unica diferenca é que o tal enviado nao tem poder, pois se tivesse a inquisicao ainda existia nos dias de hoje, tal como existe muito similar em outras religioes.


                                        Querem pregar a palavra do tal deus, preguem a vontade, com os pregos deles... nao com os dos outros.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                          Tu não caias no erro de avaliar o passado com base na moral hoje em dia, a inquisição foi há 500anos atras numa épocas de autoritarismo desmedido e basicamente quem fosse contra ia para uma fogueira, o autoritarismo é politica transversal nada tem a ver com a igreja, com o cristianismo e Jesus, a igreja praticou porque era a regra politica mas não passa de politica, o autoristarismo durou na europa até ha umas decadas atrás.

                                          Mas o mondo foi formado pelo autoristarismo a liberdade de escolha e de opinião como se conhece hoje é coisa relativamente muito recente da história da humanidade.






                                          A pedofilia é outra coisa que nada tem a ver com a igreja, mas sim como uma taradice transversal a toda a sociedade, são taradice , hoje crimes que o ser humano praticou, é transversal a todas as instituições do mundo e aos seres humanos.

                                          Eu hoje acho piada partidos de esquerda virem falar disso, que investiguem a pedófilia dentro do comunismo e do BE e certamente lá encontrarão alguns , é só procurarem pois são crimes transversais a todos.

                                          500 anos atrás?
                                          Já falaram aqui no caso de galileu. 500 anos é impossível.
                                          Fui pesquisar e há registos de inquisição em Portugal com menos de 200 anos ( encontrei referências ate com menos de 150 anos).

                                          Não estarás a falar antes das cruzadas ( essas sim acabaram já há muito tempo), em que sob o nome da igreja se matava para obter o céu?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                            Então se vai contra a igreja ela obviamente rejeita, tu não rejeitas quem vai contra ti?

                                            Não me parece que a igreja rejeite hoje em dia nada, e já que se fala da igreja eu nem sou muito ligado ao Vaticano , mas sim a Fátima como já disse , e não me parece que em Fatima se rejeite seja o que for muito menos a ciência , há lá de tudo, desde vários chefes de Estado mundiais, lideres politicos, famosos do mundo todo, militares , gente de todas as raças e de todas as orientações sexuais até malta de outras religiões e nada foi rejeitado.
                                            Fátima não rejeita a ciência?
                                            Qual a explicação para o sol ter rodado e aproximado da terra?

                                            Comentário


                                              #52
                                              O tópico não é sobre a Igreja.

                                              Comentário


                                                #53
                                                E os bancos?

                                                1º Porque é que os bancos não pagam IMI sobre as casas relativamente às quais são seus proprietários (...) durante a vigência do contrato de crédido?

                                                2º Porque é que os bancos não pagam IMI relativamente às casas que "recolhem" de quem não consegue pagar as respectivas prestações?

                                                3º E os partidos políticos? Porque é que não são contribuintes "iguais" a todos nós?

                                                4º E... (digam vocês)?...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                  E os bancos?

                                                  1º Porque é que os bancos não pagam IMI sobre as casas relativamente às quais são seus proprietários (...) durante a vigência do contrato de crédido?

                                                  2º Porque é que os bancos não pagam IMI relativamente às casas que "recolhem" de quem não consegue pagar as respectivas prestações?

                                                  3º E os partidos políticos? Porque é que não são contribuintes "iguais" a todos nós?

                                                  4º E... (digam vocês)?...
                                                  os bancos não vejo a utilidade, o cliente era quem acabaria por pagar com uma comissão em cima

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                    os bancos não vejo a utilidade, o cliente era quem acabaria por pagar com uma comissão em cima

                                                    Não sei se assim seria, até porque o acordo que envolve a concessão de um crédito bancário é (numas alturas mais do que noutras...), convenhamos, negociado (não discuto qual a margem de capacidade negocial, oscilante, sabemos, de cada parte...), sendo que esse custo podia ser "empurrado" para a locadora, parcial ou totalmente!...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      E o IUC? Porque é que é pago pelo "proprietário" (CRdP) que recorre ao crédito, em vez de pelo banco que financia e que detém direito de retorno em caso de incumprimento?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                        Os partidos deviam pagar impostos.
                                                        E não receber dinheiro pelos votos por parte do Estado.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                          Não sei se assim seria, até porque o acordo que envolve a concessão de um crédito bancário é (numas alturas mais do que noutras...), convenhamos, negociado (não discuto qual a margem de capacidade negocial, oscilante, sabemos, de cada parte...), sendo que esse custo podia ser "empurrado" para a locadora, parcial ou totalmente!...

                                                          uma hipoteca de uma casa tem uma taxa de juro com uma parte que reflecte os custos de financiamento no mercado actual (normalmente indexada à Euribor), e outra parte que reflecte o risco para o banco do cliente deixar de pagar e o banco ficar com a casa (spread).

                                                          ora, isto são apenas contas, se o banco tiver de pagar IMI durante o tempo em que fica com a casa, o spread aumenta para compensar esse risco.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Então e quando tu pagas impostos e vês a tua concorrente estar isenta de impostos só porque sim, apesar de faturarem muito mais do que tu?

                                                            Exemplo: universidade católica está isenta de impostos enquanto todas as universidades privadas em Portugal pagam impostos forte e feio.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              claro que é ridículo a UC estar isenta de impostos também.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X