Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eutanásia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Tenho muitas reservas, sobretudo nos casos em que a pessoa visada não tem o poder de decisão (por estar em estado vegetativo, por não estar na posse das suas faculdades mentais...).

    É uma questão altamente polémica.

    Com um pouco de sorte, liberalize-se o aborto até antes do nascimento e, já agora, matem-se os velhinhos (são uns inúteis, só comem e dão despesas...), os deficientes não produtivos, os criminosos mais graves, os vagabundos, as pessoas que têm doenças incuráveis, nomeadamente as que são transmissíveis e, numa fase seguinte, todos os que não forem loiros, com pele clara e de altura superior a...

    Se vier a ser referendado, salvo melhor opinião/informação votarei contra!

    Comentário


      #32
      Quase metade dos idosos está de acordo com a eutanásia (fonte TVI), o que nos "devolve" uma velha questão e uma nova dúvida!...

      Comentário


        #33
        Eu concordo com a eutanásia às avós, mães, enteadas, etc dos políticos e deles próprios claro.
        Já quando foi a questão do aborto, era a favor do aborto das mães dos políticos até aos 45 anos de idade, muito aborto se iria fazer neste país.


        Agora a sério, acho que nos casos em que a pessoa está viva porque está uma máquina a fazer com que isso aconteça, e sabe que não há volta, posso concordar com a eutanásia. Mas só em casos muito extremos, porque aqui não há espaço para arrependimento. E depois coloca-se a questão, quem executaria a eutanásia, eu não seria capaz, matar alguém que não conheço. Talvez o melhor seja deixar a natureza encarregar-se disso.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
          Quase metade dos idosos está de acordo com a eutanásia (fonte TVI), o que nos "devolve" uma velha questão e uma nova dúvida!...
          Fonte TVI, não, fonte SIC!!!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por AFMGoon Ver Post
            Fonte TVI, não, fonte SIC!!!
            Bem, eu vi na TVI, pareceu-me, mas se não foi as minhas desculpas...

            Comentário


              #36
              A prática da eutanásia é um assunto deveras delicado, e depende das circunstâncias pessoais de cada um.

              Por exemplo eu pergunto, se o que faz estes idosos concordar com a eutanásia, não será o receio de passarem por dificuldades no apoio e no acompanhamento na velhice .

              Portugal, não me parece ser um bom exemplo nesse aspecto, e o receio de sofrimento e dependência na velhice, não é uma visão bonita, dai que possa haver quem prefira a morte a esse tipo de sofrimento.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Yamato Ver Post
                A prática da eutanásia é um assunto deveras delicado, e depende das circunstâncias pessoais de cada um.

                Por exemplo eu pergunto, se o que faz estes idosos concordar com a eutanásia, não será o receio de passarem por dificuldades no apoio e no acompanhamento na velhice .

                Portugal, não me parece ser um bom exemplo nesse aspecto, e o receio de sofrimento e dependência na velhice, não é uma visão bonita, dai que possa haver quem prefira a morte a esse tipo de sofrimento.
                Exactamente. Daí, e até por respeito a essas pessoas, haveria que instituir condições de humanização tendentes ao obviar do sofrimento!

                Eu sei que não é fácil. E também sei que, agora, a minha opinião é a de que, numa situação sem retorno, preferiria que me pusessem a dormir com dignidade, em ambiente "agradável" (nas condições possíveis), em vez de me obrigarem a sofrer indefinidamente...

                Mas também sei que, no caso concreto, poderia pensar de outra forma e poder não ter controlo sobre esse "processo" e não ter como evitar ser forçado a partir!...

                Não é nada fácil, daí o meu enorme respeito por esta questão, mas, também, o sublinhar da mesma que me parece dever estar sempre em linha de conta e ser um caminho a ponderar no futuro. Fora desse tipo de situação sempre nos parecerá que é preferível morrer com dignidade a ser obrigado a sofrer em dor!

                Comentário


                  #38
                  a favor, mas não estou com vontade de me explicar agora.

                  Comentário


                    #39
                    Completamente a favor, se por iniciativa do doente, em caso de terminal, com o devido aconselhamento e sempre feito por um colégio de médicos.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                      Concordo , na Holanda parece que existe.

                      Sou a favor mas tem que haver leis rigidas a controlar isso para não haver crimes encobertos pela eutanásia.

                      exactamente como penso...
                      cumps..

                      Comentário


                        #41
                        A favor.
                        Em Portugal penso que a morte cerebral nao é aceite, e deixam as pessoas num coma vegetativo ligadas a máquinas q as mantêm vivas. E para quê?
                        Devia ser permitido a cada um de nós expressar em q situações não queremos assistência médica, qdo não queremos ser reanimados ou não queremos q nos sejam dadas doses enormes de morfina para que as dores desapareçam e nos dêem a sensação de uma vida normal. Se nada mais há a fazer, cada um devia ter o direito de morrer com dignidade.

                        E nós sabemos, e sem falsos moralismos, que a eutanásia se pratica e muitos casos extremos e sem que ninguém o comente ou diga o que faz ou fez.

                        Tal como o Estado nos obriga a ser dadores de orgãos a menos q nos declaremos contra (penso que a lei ainda não mudou) também nos deveria dar a oportunidade de escolher morrer com dignidade.

                        Comentário


                          #42
                          A favor...!

                          Como é óbvio é necessário regras bem definidas e só com o aval de vários médicos.

                          Edd

                          [my 2ct]

                          Comentário


                            #43
                            Concordo, se se conseguir provar todos estes pontos:


                            - O doente deseja morrer.

                            - O doente está em sofrimento, físico e/ou psicológico.

                            - O doente está capaz de tomar a decisão de forma consciente e ponderada (nunca num acto de desespero), isento de pressões exteriores.

                            - A Medicina não consegue oferecer nada de modo a melhorar a sua qualidade de vida do doente ( p.e. doenças progressivas e intratáveis / terminais)

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                              A favor.
                              Em Portugal penso que a morte cerebral nao é aceite, e deixam as pessoas num coma vegetativo ligadas a máquinas q as mantêm vivas. E para quê?
                              Devia ser permitido a cada um de nós expressar em q situações não queremos assistência médica, qdo não queremos ser reanimados ou não queremos q nos sejam dadas doses enormes de morfina para que as dores desapareçam e nos dêem a sensação de uma vida normal. Se nada mais há a fazer, cada um devia ter o direito de morrer com dignidade.

                              E nós sabemos, e sem falsos moralismos, que a eutanásia se pratica e muitos casos extremos e sem que ninguém o comente ou diga o que faz ou fez.

                              Tal como o Estado nos obriga a ser dadores de orgãos a menos q nos declaremos contra (penso que a lei ainda não mudou) também nos deveria dar a oportunidade de escolher morrer com dignidade.


                              Internacionalmente estão estandardizados os critérios de morte cerebral.

                              O cerebro morre quando o tronco cerebral está irreversivelmente danificado (existem uma série de testes para verificar esta lesão). Se o tronco cerebral "morreu", o doente, aínda que com o coração e bater espontâneamente e a respirar com ajuda de um ventilador, está morto. A sua condição é irreversivel, e o cerebro deixou de emitir e receber estimulos.

                              Para estabelecer morte cerebral é necessário que o doente seja avaliado por vários médicos, que terão de concordar na decisão final.

                              Nestas situações, a familia é esclarecida e percebe que o seu familiar faleceu.


                              Não confundir estas situações com histórias de doentes que estiveram em coma durante anos e acabaram por "acordar".

                              São situações distintas. Coma é muito diferente de morte (tronco) cerebral. Uma pode ser reversivel, outra não. Numa o doente pode recuperar, noutra é actualmente impossivel.

                              O Estado tem consciência disso e não disponibiliza material de suporte à vida a doentes em morte cerebral. Aos doentes em coma (por variadissimas situações) disponibiliza temporáriamente. Se não houver recuperação ao fim de um periodo de tempo, pode-se chegar à conclusão que, aquele coma, não sendo equivalente a morte cerebral, também é irreversivel, pelo que o doente não está morto, simplesmente tem o cerebro "desligado". Nada indica que o doente não puderá vir a recuperar no futuro (existem casos em que isso aconteceu), apesar de ser tratar de uma ténue hipotese. Algumas familias, nestas situações, optam por adquirir material de suporte de vida (ventiladores nomeadamente) e mantém o doente vivo, em casa.

                              Cumps
                              Editado pela última vez por Arturval; 17 October 2007, 10:20.

                              Comentário


                                #45
                                concordo dependendo do estado clinico do doente,só se devia recorrer a ela em ultimo caso

                                Comentário


                                  #46
                                  Eu sou contra a Eutanásia.

                                  Mais logo posso (tentar) explicar porquê

                                  Comentário


                                    #47
                                    Eutanásia

                                    Boas...
                                    Gostaria de abrir aqui uma discussão sobre a eutanásia. Estou a ajudar um colega num projecto de investigação sobre a legalização da eutanásia em Portugal, para isso temos um inquérito on-line e tentamos promover a discussão em tópicos de Fóruns com temáticas diferentes a perceber e comparar a opinião da população portuguesa.

                                    Se alguém puder contribuir agrademos que respondam ao seguinte inquérito (Demora 1 min.):
                                    https://spreadsheets.google.com/viewform?hl...RREh3YUtyaXc6MQ
                                    Agradecemos ainda que deixem aqui opiniões e pontos de vista que possamos também analisar e discutir...

                                    Desde já muito obrigado pela disponibilidade e caso não esteja dentro das normas, peço desculpa aos Moderadores.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Para primeiro post , entraste forte .


                                      On topic : Sim , cada um sabe de si.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Respondido ao inquérito.

                                        Se concordo? Sim, concordo, mas em casos extremos e apenas por vontade do próprio.
                                        Bem sei que muitas vezes o próprio é ou muito idoso ou muito insano, e não tem a capacidade de decidir o que fazer da sua vida, aí é complicada a tomada de decisão, e honestamente não consigo ainda ter opinião formada, pois se optar pelos familiares, podem haver int€r€ss€s por trás e é sempre uma faca de 2 gumes...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sugiro a pesquisa no Google por Dignitas Suiça

                                          Para mim, é um negócio chocante.. (Parece offtopic mas não é)

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por DracoBlaster Ver Post
                                            Boas...
                                            Gostaria de abrir aqui uma discussão sobre a eutanásia. Estou a ajudar um colega num projecto de investigação sobre a legalização da eutanásia em Portugal, para isso temos um inquérito on-line e tentamos promover a discussão em tópicos de Fóruns com temáticas diferentes a perceber e comparar a opinião da população portuguesa.

                                            Se alguém puder contribuir agrademos que respondam ao seguinte inquérito (Demora 1 min.):
                                            https://spreadsheets.google.com/viewform?hl...RREh3YUtyaXc6MQ
                                            Agradecemos ainda que deixem aqui opiniões e pontos de vista que possamos também analisar e discutir...

                                            Desde já muito obrigado pela disponibilidade e caso não esteja dentro das normas, peço desculpa aos Moderadores.
                                            Apesar de ser um tema "forte" e "incómodo", acho que fizeste muito bem em o trazer ao fórum, pois aborda um assunto de extrema importância.

                                            A eutanásia não é um tema fácil e apesar de à partida ser a favor, ainda tenho que amadurecer algumas ideias pois existem muitos contornos dificeis de resolver.

                                            Ainda assim, por princípio, concordo com a sua liberalização e com restrições legais no sentido de acautelar e garantir que se cumpre a vontade do doente, quando este não tiver capacidade decisória.

                                            Não devem existir termos inibitórios devido à subjectividade de cada caso.

                                            A decisão deve recair no doente, desde que clinicamente seja considerado são em termos mentais, logo na perfeita posse das suas capacidades mentais.

                                            Os familiares (conjuge, filhos ou pais) poderão ter poder decisório em casos de comprovada incapacidade por parte do doente, nomeadamente em casos de coma. Ainda assim, devem estar esgotadas todas as possibilidades clinícas/médicas de recuperação.

                                            Na total ausência de familiares, pode uma junta médica ter poder decisório desde que asseguradas as condições mencionadas no parágrafo anterior.

                                            Nos casos em que a decisão é tomada por familiares, estes devem ser submetidos por pessoal especializado, a um rápido "exame" para aferir das suas capacidades, ou seja, pretende-se com isso perceber se são pessoas capazes de tomar este tipo de decisão de forma consciente e isenta, ou se estão pelo contrário, a defender algum "interesse" camuflado em "despachar" o doente.

                                            No entanto, qualquer processo associado à eutanásia deve ser célere e isento de burocracias.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Seria interessante, ainda em vida e na posse de todas as faculdades mentais, uma pessoa puder criar um documento com valor legal (similar a um testamento) em que declarasse ser a favor da eutanásia e em que condições tal ocorreria.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Quero agradecer a todos os que deram o seu contributo...
                                                O questionário ainda está aberto, quem ainda não preencheu, não custa nada e nós agradecemos

                                                No final se assim quiserem ponho aqui os resultados para terem uma ideia da opinião da população portuguesa...
                                                Mais uma vez, muito Obrigado

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Isto é porreiro: com a eutanásia vamos poder empacotar e cremar os velhos. "Estava a sofrer", "foi melhor assim", "já viveu muitos anos", diremos piedosamente. E é sempre um quarto que sobra.

                                                  (Já respondi ao questionário)
                                                  Editado pela última vez por Troglodita; 07 May 2010, 18:06.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por cromados Ver Post
                                                    o suicidio é "legal" ?
                                                    O facto de ser ilegal ou não, não possui qualquer importância para quem está tão desesperado que equaciona a própria morte. Não é possível legislar sobre a dor pelo que tornar o suicídio ilegal não impede que quem esteja desesperado tenha sentimentos suicidas ou atente contra a sua própria vida. O facto de ser um acto ilegal só poderia deixar mais isolado quem o equaciona, já que a maioria das tentativas de suicídio são mal sucedidas, deixando assim quem o tenta numa posição ainda pior sendo agora considerados também criminosos. Em alguns países o suicídio é considerado um acto ilegal e noutros não o é.
                                                    Em Portugal, o "incitamento ou ajuda ao suicídio" e "propaganda do suicídio" é considerado crime. Até 1961, o suicídio era considerado crime em Inglaterra.
                                                    O suicídio é ilegal? Isso não impede as pessoas de o cometerem?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      O suicidio é o único acto contra a vida que não é criminalizado pelo Código Penal. O único crime que se aproxima do suicidio é a chamada "assistência ao suicidio" em que quem é criminalizado é quem presta a assistência e não o próprio suicida. A própria definição de "homicídio" tem o cuidado de ressalvar que apenas se criminaliza quem tirar a vida a outra pessoa - e não a si mesmo, ainda que na forma tentada!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por RuiJorge Ver Post
                                                        Seria interessante, ainda em vida e na posse de todas as faculdades mentais, uma pessoa puder criar um documento com valor legal (similar a um testamento) em que declarasse ser a favor da eutanásia e em que condições tal ocorreria.

                                                        Será que estas a falar disto ?

                                                        O Testamento Vital

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Sou catolico praticante no entanto sou a favor da eutanasia nos casos das pessoas expressarem essa vontade em testamento vital...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Eutanásia não.

                                                            Suicídio-assistido sim.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              É bom saber que há malta que tem tempo para desenterranços sem nexo ou para ler todos os topicos até 2010..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X