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Governo introduz portagens em três Scut
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De acordo a Associação Europeia de Concessionárias de Autoestradas (ASECAP), que congrega dados de 130 concessionários de 16 países europeus, com uma rede total de 26 mil quilómetros, Portugal é o sexto país com mais quilómetros de auto-estradas portajadas, com 1434 (a Alemanha tem mais de 12 mil e França mais de oito mil).Ao nível de receitas geradas pelas portagens, Portugal ocupa idêntico lugar no ranking, totalizando 664,8 milhões de euros. A França é o país que mais receitas gera, atingindo 6,8 mil milhões de euros, seguindo-se Itália, com 4,3 mil milhões, e Alemanha, com três mil milhões. Contudo, há uma diferença essencial estes países geram bastante mais tráfego do que Portugal. As auto-estradas lusas são das que menos carros têm, entre os associados da ASECAP, atingindo uma média diária de 21 mil viaturas (apenas três países têm menos tráfego). A generalidade dos países europeus tem mais tráfego e menos receitas do que nós, o que mostra que os preços praticados em Portugal são bastante mais elevados do que a média.
É bom saber que fazemos parte do topo do ranking de alguma coisa na europa...
E certamente não somos o 6º maior país da europa...Editado pela última vez por Lsk; 25 May 2008, 09:51.
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Bem vou dar o meu contributo. Isto é muito bonito falar quem está de fora. Fica já sabido que conheço bem a cidade do Porto e de Lisboa e, na minha opinião, são cidades que não se podem comparar directamente como o estão a fazer. Por um lado, Lisboa tem uma rede de transportes públicos muito melhor que a cidade do Porto. Está bem que o Porto também tem metro (mas quem lhe deu esse nome não devia estar muito bom da cabeça pois aquilo é um eléctrico) e, por outro lado, as chamadas alternativas são estradas municipais.
Eu moro sensivelmente a 15 km do Porto e caso coloquem as Portagens vou ser obrigado a atravessar o centro de Leça da Palmeira e Matosinhos, o que vai ser um total caos visto que só possuem semáforos e rotundas. Posso sempre ir pela beira-mar, a paisagem é mais bonita, mas com apenas uma estreita faixa de rodagem (devido à construção da via pedonal) a tarefa ainda será mais dificil. Resta-me também o autocarro, o qual demora cerca de 2 horas a chegar lá pois passa em tudo o que seja lugar... Por isso lá vou ser obrigado a pagar portagem.
Para aqueles que dizem que o norte possui muitos ferraris, só demonstra o total desconhecimento da situação actual. Essas terras onde existem tantos "superdesportivos" são também onde existe pessoas do mais pobre que se possa imaginar. São zonas do país onde o "Gap social" é mais acentuado e, devido a isso, a média de rendimento dessas zonas dá uma errada visão da situação. Por isso, não falem sem conhecer a verdadeira realidade da questão.
Cumprimentos
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Era bom de ver que mais cedo ou mais tarde, as Scut iriam à vida ficando um ou outro caso (como a A23 ou A25).
Enquanto são estradas recentes com pouca ou nenhuma manuntenção a fazer ainda é suportável manter-se a Scut, agora é certo com o avançar dos anose necessidade de melhoria ou manuntenção, sem receitas próprias das portagens, teria que ser o Estado a suportar ou seja todos os contribuintes, mesmo os que não utilizam portagens ou não tem carro.
Parece-me que cada AE deve tentar gerar receitas para se manter (por ex. pela concessão de postos e portagens).
Basta ver os €€€€ que se perdem em Agosto pela ausência de portagens na ponte 25 de Abril.
Pelo menos durante uns anos, enquanto foram grátis, conseguiram poupar uns trocos!
P.s - essa conversa Lx/Porto, N/S é uma treta..... eu em Lx tb vejo grandes maquinões e muito pessoal com dificuldades...Editado pela última vez por Valium; 25 May 2008, 10:39.
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Ouvi dizer que o Governo ia estudar uma solução sem portagens onde as actuais SCUT iriam ser "despromovidas" a Vias Reservadas com limite máximo de 100km/h (80 para pesados), tornando-as assim "menos boas" que as auto-estradas mas melhores que as EN.
Se assim for, sou de acordo! Assim paga-se portagem na auto-estrada quem tem "pressa" e quem apenas precisa de andar a 100 (80 para pesados) anda na Via Reservada (ex-SCUT)
Comentário
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostOuvi dizer que o Governo ia estudar uma solução sem portagens onde as actuais SCUT iriam ser "despromovidas" a Vias Reservadas com limite máximo de 100km/h (80 para pesados), tornando-as assim "menos boas" que as auto-estradas mas melhores que as EN.
Se assim for, sou de acordo! Assim paga-se portagem na auto-estrada quem tem "pressa" e quem apenas precisa de andar a 100 (80 para pesados) anda na Via Reservada (ex-SCUT)
Já vejo um problema como o limite é 100 (e quase ninguem cumpre), teria que haver fiscalização, logo caça à multa, € para o Estado
Também me parece que o valor cobrado em muitas AE's excessivo.
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostIsso não era mau pensado - passarem a IC's, por ex.
Já vejo um problema como o limite é 100 (e quase ninguem cumpre), teria que haver fiscalização, logo caça à multa, € para o Estado
Também me parece que o valor cobrado em muitas AE's excessivo.
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostIsso não era mau pensado - passarem a IC's, por ex.
Já vejo um problema como o limite é 100 (e quase ninguem cumpre), teria que haver fiscalização, logo caça à multa, € para o Estado
Também me parece que o valor cobrado em muitas AE's excessivo.
Alguém (PS) as vendeu aos privados e para as comprar de volta deve sair assim para o carote...
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostOuvi dizer que o Governo ia estudar uma solução sem portagens onde as actuais SCUT iriam ser "despromovidas" a Vias Reservadas com limite máximo de 100km/h (80 para pesados), tornando-as assim "menos boas" que as auto-estradas mas melhores que as EN.
Se assim for, sou de acordo! Assim paga-se portagem na auto-estrada quem tem "pressa" e quem apenas precisa de andar a 100 (80 para pesados) anda na Via Reservada (ex-SCUT)
RMVC
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Originalmente Colocado por Lsk Ver PostSim, mas certamente essas pessoas quando optaram por esse emprego já sabiam as despesas que iam ter com portagens...
Originalmente Colocado por Lsk Ver PostVamos por da seguinte forma... Imagina que hoje o combustivel subia 66%, e não tinhas meios de transporte alternativos para te deslocares para o teu local de trabalho. Podias era ir a pé mas tinhas que acordar uma hora e meia mais cedo.
E o que achas que aconteceu a muita gente?
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Originalmente Colocado por Eddy Ver PostCaros colegas forunistas...
Esta história das SCUTs na zona do Porto ser paga só digo:
"ACHO MUITO BEM...!!!"
Eu q moro em Lisboa, n tenho q andar a pagar p/ q a zona q tem + Ferraris/Lambo/Porches/etc. por m2 se passeie à BORLA.
Cá n há alternativas de borla, das (digamos) 4 pontes q servem Lisboa só uma é de graça, voces (no Porto - Gaia) qq uma das pontes é de borla e tem + pontes q nós.
Portanto, pagem!
As únicas vias q devem ser de borla são as Aveiro - Guarda [A25]; Torres Novas - Guarda [A23]; a q vai p/ Bragança (se é q há alguma) e a Via do Infante (por falta de alternativas verdadeiras).
Voces tem a A29 como alternativa e dps a A44 q é a alternativa da alternativa (ou o contrário)... c/ dizem os "americas": «GET A LIFE...!»
Edd
Portanto antes de vires para aqui mandar essas bocas apenas para "incendiar" o tópico, acho que seria bom estares minimamente informado...E comparar as vossas alternativas com as desta zona realmente...Aqui há muitas ruas nos centros das cidades que rodeiam o Porto que tenham 2 ou 3 vias...Está mais que visto que a alternativa que temos é "fugir" deste País antes que seja insustentável para o comum dos mortais viver cá...Onde já se viu termos a menor média de salário, (gostava de ver as estatísticas se também fossem incluídos os reformados...), e estarmos muitas vezes no topo dos Países que mais pagam...Subir preços de combustível todos os dias...Enfim, algum dia vai haver um colapso e aí quero ver qual vai ser a solução...Espero nessa altura já não estar neste grande País com míseros governantes...
Cumprimentos...
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Originalmente Colocado por jo4santos Ver PostMeu amigo, informaste-te antes de vir para aqui mandar postas de bacalhau?!A29 é alternativa à A44? Sabes que uma liga à outra?Não passam no mesmo sítio as 2...Vai ao google maps e arranja uma alternativa à A1, que não seja a A29, de Estarreja até Espinho. Eu sou de Esmoriz, para sair desta terrinha por uma via-rápida só mesmo pela A29, ou então tenho de fazer 10 km de estradinhas que atravessam florestas ou que têm dezenas de passadeiras, dezenas de semáforos, dezenas de BURACOS...É esta a alternativa que tenho...E falo até Espinho porque lá tenho a opção de entrar no seguimento da A1 pagando 55 cêntimos...Ou seja, para sair de Esmoriz e ir para a faculdade (FEUP), sou obrigado a pagar, ou a fazer 40 km de estradas nacionais e comprar um GPS para quando chegar ao Porto saber as ruas por onde tenho de ir...Mas, certamente, irei optar pelo comboio que também vai subir..Para chegar ao Porto, e, comprando passe de estudante para o metro, PAGAR MAIS do que o passe normal...
Portanto antes de vires para aqui mandar essas bocas apenas para "incendiar" o tópico, acho que seria bom estares minimamente informado...E comparar as vossas alternativas com as desta zona realmente...Aqui há muitas ruas nos centros das cidades que rodeiam o Porto que tenham 2 ou 3 vias...Está mais que visto que a alternativa que temos é "fugir" deste País antes que seja insustentável para o comum dos mortais viver cá...Onde já se viu termos a menor média de salário, (gostava de ver as estatísticas se também fossem incluídos os reformados...), e estarmos muitas vezes no topo dos Países que mais pagam...Subir preços de combustível todos os dias...Enfim, algum dia vai haver um colapso e aí quero ver qual vai ser a solução...Espero nessa altura já não estar neste grande País com míseros governantes...
Cumprimentos...
Escolheste mal a terriola
Conheço particular/ bem essa realidade, é das poucas terras q conheço q em 20 anos n teve qq desenvolvimento, a n ser a ponte por cima da linha do comboio e q já está toda esboracada .
Essa foi meio a brincar, meio a sério.
Mas, q culpa tenho eu q essa localidade tenha anos e anos, dezenas de anos... de DESGOVERNO? Nunca souberam aproveitar os dinheiros públicos, nunca vi obras decentes, p/ mudarem os bombeiros foi uma guerra... essa terra é erros de (des)governação, uns atrás dos outros...!
As pessoas daí n gostam do PSD? Pq n aproveitaram qd eles lá estiveram no poleiro?
Pq é q todas as terras tem de ter ligação a AEs, ICs, IPs???
Cumps,
Edd
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tonyV
Originalmente Colocado por Valium Ver PostEstava a gozar
Mas não te admires muito, que acontecendo, queixavam-se...
E eu que pensava que os limites de velocidade eram impostos (deviam ser) por razões de segurnaça rodoviária
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Originalmente Colocado por Eddy Ver PostOlha... pessoal de Esmoriz!
Escolheste mal a terriola
Conheço particular/ bem essa realidade, é das poucas terras q conheço q em 20 anos n teve qq desenvolvimento, a n ser a ponte por cima da linha do comboio e q já está toda esboracada .
Essa foi meio a brincar, meio a sério.
Mas, q culpa tenho eu q essa localidade tenha anos e anos, dezenas de anos... de DESGOVERNO? Nunca souberam aproveitar os dinheiros públicos, nunca vi obras decentes, p/ mudarem os bombeiros foi uma guerra... essa terra é erros de (des)governação, uns atrás dos outros...!
As pessoas daí n gostam do PSD? Pq n aproveitaram qd eles lá estiveram no poleiro?
Pq é q todas as terras tem de ter ligação a AEs, ICs, IPs???
Cumps,
Edd
cumps..
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A estagnação económica dos últimos anos fez com que o tráfego nas sete auto-estradas sem portagem – as polémicas SCUT – se encontre a níveis inferiores às estimativas que serviram de base ao cálculo do preço a pagar pelo Estado.
O resultado é uma poupança média anual para os cofres públicos que deverá rondar os 100 milhões de euros.
Segundo apurou o jornal junto de fonte do Ministério das Obras Públicas, em algumas SCUT, os valores de tráfego estarão cerca de 15% abaixo dos valores inicialmente previstos, segundo o caso-base de previsão de tráfego que sustentou cada um dos contratos de concessão neste regime de portagens virtuais
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Originalmente Colocado por Eddy Ver PostSão coisas incomparáveis, n julgues q as pontes do Porto são baratas... ainda n fui à procura, mas qt fica cada km de uma e outras?
N sei se sabes mas há pontes bem + caras q as da travessia do Tejo por esse Portugal.
Edd
VDG: 897 milhões de euros -> 75M€/km (e isto considerando que a ponte tem 12 kms)
Arrábida: 1.2 milhões de euros -> 2M€/km
A modos que ficavas bem era caladinho oh Eddy.
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O que ainda nao percebi bem é como vou eu pagar portagens...
como vão instalar as praças de pagamento... será tudo virtual???
Se sim... a minha pergunta se mantem... visto que resido no estrangeiro e me desloco sempre a portugal com carro alugado... vou ter de pedir um identificador especial???
Sou obrigado a ter conta num banco portugues só para a vv, melhor todo o portugues vai ser obrigado a ter conta bancaria. só para a brisa arrecadar mais uns "trocos".
Onde anda o dinheiro dos meus impostos(peço desculpa, dos vossos impostos...)...(Já descontei a minha parte,por isso é que me mudei de pais em busca de uma melhor qualidade vida pq aí já não se pode )
Ia, Isp etc não era tudo para o melhoramento da rede viaria, desenvolvimento da mesma e etc... basicamente não é essa a finalidade dos impostos...
qualquer dia, mesmo para por o pé fora da porta de casa vamos pagar portagem por utilização do passeio, pq a camara resolveu melhora-lo.
É o que passa com a rede de estradas de portugal... sempre que se cria algo para o desenvolvimento do país o zé povo tem de pagar para utilizar...
É o mesmo que dizer "Podes ver mas não podes tocar"
Comentário
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tonyV
Originalmente Colocado por mectec Ver PostO que ainda nao percebi bem é como vou eu pagar portagens...
como vão instalar as praças de pagamento... será tudo virtual???
Se sim... a minha pergunta se mantem... visto que resido no estrangeiro e me desloco sempre a portugal com carro alugado... vou ter de pedir um identificador especial???
Sou obrigado a ter conta num banco portugues só para a vv, melhor todo o portugues vai ser obrigado a ter conta bancaria. só para a brisa arrecadar mais uns "trocos".
Onde anda o dinheiro dos meus impostos(peço desculpa, dos vossos impostos...)...(Já descontei a minha parte,por isso é que me mudei de pais em busca de uma melhor qualidade vida pq aí já não se pode )
Ia, Isp etc não era tudo para o melhoramento da rede viaria, desenvolvimento da mesma e etc... basicamente não é essa a finalidade dos impostos...
qualquer dia, mesmo para por o pé fora da porta de casa vamos pagar portagem por utilização do passeio, pq a camara resolveu melhora-lo.
É o que passa com a rede de estradas de portugal... sempre que se cria algo para o desenvolvimento do país o zé povo tem de pagar para utilizar...
É o mesmo que dizer "Podes ver mas não podes tocar"
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Originalmente Colocado por Pedro65 Ver PostEu penso que deviam por todas as autoestradas com portagens, porque todos temos os mesmos direitos...mas deviam baixar o preço das portagens
Mas a questão é o que o Governo prometeu (que nunca é de fiar). e prometeu que não ia colocar portagens, e em vez disso ia aumentar os impostos (na altura iva a 19%).
Outra questão tem a ver com as estradas alternativas
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tonyV
Originalmente Colocado por PSC Ver PostEu defendo o principio do utilizador pagador.
Mas a questão é o que o Governo prometeu (que nunca é de fiar). e prometeu que não ia colocar portagens, e em vez disso ia aumentar os impostos (na altura iva a 19%).
Outra questão tem a ver com as estradas alternativas
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