Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Saudades (coisas da nossa infância)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Texuga Ver Post

    No meu tempo isto era um PINTOR e dava para comprar varias coisas porreiras

    Comentário


      Essas de 5 escudos lembro-me bem. Acho que a minha avó ainda tem algumas lá numas chavenas

      Os escudos sempre foram enormes, a nível de tamanho (claro)...

      No outro dia não tinha 1 euro para o carrinho do supermercado, tentei com uma moeda de 10 escudos de bronze que (ainda) está sempre na carteira da minha mãe e deu...

      Ricos escudos!

      Comentário


        Eu qd era puto queria as de 25escudos pq se bem me lembro eram as moedas maiores, se é grande deve valer bem... :P

        Do q tenho mais saudade é de n ter telemóvel e estar horas sem ninguém saber de mim, assobiar para os amigos irem ter à rua, passar ferias "na terra", basicamente, felicidade no seu estado mais puro...

        Comentário


          Originalmente Colocado por EL PAKITO Ver Post
          Aqui está ele


          [ATTACH]39466[/ATTACH]
          Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
          25 tostões e com 18 anos???? Eu tenho 31 e não me lembro dos "tostões"... Das duas uma, ou não tens 18 anos, ou trocaste os "tostões" pelos escudos... e mesmo assim...
          Eu sou do tempo dos escudos, das notas de 20, moedas de 25 e afisn e não me lembro dos tais tostões... e sou mais velho que a texuga.

          Também não me lembro das BMX com amortecedor... e tive uma das normais.

          Sou do tempo do 48k com leitor de cassetes parte, certo dia desafinou e não carregava o jogo (O Bomb jack) resultado depois de tanta irritação foi um voo desde o 2º andar... partiu-se todo. Levei uma tareia e pouco tempo depois levei um upgade... passei a ter um 128K +2 (este já com o famoso gravador incorporado) e ainda havia o +3 (de disketes). Mais tarde tive um 286 com 20Mb de disco a 12Mhz e não me lembro de quanto era a RAM pela módica quantia de 400 contos.

          Olha... bons tempos.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
            Epá não associei a palavra "tostões" aos "dois e quinhentos"
            Pois... eu também não. Para mim sempre foram dois e quinhentos.

            Comentário


              Originalmente Colocado por rum Ver Post
              Eu sou do tempo dos escudos, das notas de 20, moedas de 25 e afisn e não me lembro dos tais tostões... e sou mais velho que a texuga.

              Também não me lembro das BMX com amortecedor... e tive uma das normais.

              Sou do tempo do 48k com leitor de cassetes parte, certo dia desafinou e não carregava o jogo (O Bomb jack) resultado depois de tanta irritação foi um voo desde o 2º andar... partiu-se todo. Levei uma tareia e pouco tempo depois levei um upgade... passei a ter um 128K +2 (este já com o famoso gravador incorporado) e ainda havia o +3 (de disketes). Mais tarde tive um 286 com 20Mb de disco a 12Mhz e não me lembro de quanto era a RAM pela módica quantia de 400 contos.

              Olha... bons tempos.
              Muito provavelmente 1mb ou 2mb.

              Comentário


                Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                O meu primeiro PC foi um Philips NMS TC 100 um 8086 com botao Turbo para 10 MHz ( que eu desligava para jogar Tetris no ultimo nivel tempos sem fim )

                Ecran CGA 4 cores, ( um luxo ) e HDD 20 MB ( outro luxo )

                Rato nao havia, na era preciso ainda na altura para o MS DOS

                em 1989

                isto depois de passar pelos spectrums emprestados..
                Quando li a tua resposta até pensei que estivesse a ler uma citação minha.
                É que o 1º computador cá de casa também foi um Philips NMS TC 100, com ecrân policomátrico (um extra fabuloso que custou 80 contos). Só não me lembro se foi em 1988 ou 1989.
                Acho que tinha rato.

                Memória ram de 640KB expandida para 1 MB... um luxo.

                Quando o meu pai o comprou passei 16 horas seguidas a jogar Test Drive 1.

                Segui-se-lhe um ABC de 33 mhz, que, entretanto foi alvo de um upgrade para um processado de 286 ou 386 e, finalmente, em 1995, o primeiro Pentium (75 mhz), já com o Windows 95.
                Editado pela última vez por JPR; 22 August 2008, 18:59.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                  Eu lembro-me de juntar 25 tostões que ia tirar à caixa registadora da minha mãe, para comprar rebuçados....

                  E só tenho 18 anos.

                  E muitas outras coisas mais que me fazem saudades, desde ir brincar a tarde toda na rua depois de fazer os trabalhos de casa, como armar-me em atleta a fazer o pino no sofá até que parti a clavicula...

                  Portanto, lá por não ter nascido na década de 70 e ter visto as navegantes da lua e o drangon ball em vez do tom sawyer, considero que fui feliz à mesma!

                  Já agora... Malta jovem, alguém se lembra da Mega Drive? Que consola tão sofisticada! Era tão feliz a jogar Sonic!

                  Completamente de acordo! eu sou do final da década de 80, mas dessa não me lembro de nada, a minha infância foi vivida na de 90 e não podia ter sido mais feliz...

                  se lembro, e olha que eu ainda prefiro jogar o sonic a mt boa m*rda que prai anda agora...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rum Ver Post
                    Pois... eu também não. Para mim sempre foram dois e quinhentos.

                    A minha bisavó e a minha avó diziam muitas vezes 25 tostões

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post


                      Esta bicicleta saiu nos anos 70 e fez furor...eu era puto e adorava ter uma destas....tive mais tarde mais tarde uma igual que achei
                      Agora que vi esta imagem lembrei-me de uma bicicleta dessas que se não me engano foi o meu vizinho que teve e já era um pouco velha. Lembro-me de a ver poucas vezes mas fiquei fascinado com aquilo por causa da alavanca tipo mudanças automáticas.
                      Cheguei a partilhar com o meu irmão uma bmx daquelas tipicas dos 80's com suspensão, com várias cores e para-lamas. Fantástica para a época era também, e como já foi falado aqui, a mega drive. Custou na altura 32 contos! (qualquer dia vou liga-la novamente)

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                        (...)
                        No meu tempo isto era um PINTOR e dava para comprar varias coisas porreiras
                        E ainda se nota os efeitos .

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                          25 escudos é impossível... Penso que nunca existiram moedas desse valor.
                          eu garanto que existiam
                          eram prateadas, a maiores que as de 20 paus. acho até, se a memória não me engana, que as de 20 vieram substituir as de 25.


                          pedro

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por __Eagle__ Ver Post
                            Agora que vi esta imagem lembrei-me de uma bicicleta dessas que se não me engano foi o meu vizinho que teve e já era um pouco velha. Lembro-me de a ver poucas vezes mas fiquei fascinado com aquilo por causa da alavanca tipo mudanças automáticas.
                            Cheguei a partilhar com o meu irmão uma bmx daquelas tipicas dos 80's com suspensão, com várias cores e para-lamas. Fantástica para a época era também, e como já foi falado aqui, a mega drive. Custou na altura 32 contos! (qualquer dia vou liga-la novamente)

                            ena! o meu irmão chegou a ter uma dessas, e eu cheguei a andar nela.... acho um pouco para o usado.. tinha 3 velocidades, comandadas na "consola central"... que não dava jeito nenhum porque se tinha que tirar uma mão do guiador... a subir era o cabo dos trabalhos... e para reduzir era preciso andar com os pedais para trás! e dava para regular o "peso" das mudanças num parafuso na roda de trás... muito polivalente.... modificação de relações de caixa num minuto :-D

                            Comentário


                              boas

                              ninguem se lembra de uns desenhos animados que era uma cidade comandada por bebes?
                              nao existiam adultos, os bebes eram medicos, detectives, etc...

                              a namorada anda a chatear para achar isso...

                              davam na década de 90

                              cumps

                              Comentário


                                Eu ainda sou do tempo de ver ao vivo a minha banda de eleição ainda hoje, alias em todos os meus carros anda la um Cd deles!

                                Queen! ainda com o saudoso Fredy Mercury !

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                  Eu ainda sou do tempo de ver ao vivo a minha banda de eleição ainda hoje, alias em todos os meus carros anda la um Cd deles!

                                  Queen! ainda com o saudoso Fredy Mercury !
                                  Live Wembley em 86?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por rum Ver Post
                                    Live Wembley em 86?

                                    Sem tirar nem por

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                      Sem tirar nem por
                                      Nem sabes a inveja que tenho de ti... eu limito-me a ver o DVD do concerto e já vou com muita sorte.

                                      Estiveste presente num dos melhores concerto de toda a história da música... na minha opinião.

                                      Azar o meu que em 86 ainda não tinha idade para esse tipo de vida.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por rum Ver Post
                                        Nem sabes a inveja que tenho de ti... eu limito-me a ver o DVD do concerto e já vou com muita sorte.

                                        Estiveste presente num dos melhores concerto de toda a história da música... na minha opinião.

                                        Azar o meu que em 86 ainda não tinha idade para esse tipo de vida.
                                        nem digo mais nada: x2, mas um x2 bem grande!!!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                          o bold substituo pelo PPD/PSD

                                          mas de resto x2 há 1 filial do PSD aqui perto

                                          Jennifer Rush o pé leve deve lembrar-se...

                                          os meus pais diziam que para eu ficar sossegado punham-me a ver o clip... isto em 1987 +-

                                          És de Queluz, deves ser do tempo da Danceteria Lido... ;)

                                          Comentário


                                            Quem se lembra dos velhos dos marretas?

                                            http://br.youtube.com/watch?v=2UT02-...eature=related
                                            (para quem sabe inglês, tem bolinha vermelha)

                                            Comentário


                                              Para os trintões (ou perto disso)

                                              Enviaram-me um texto do "NUNO MARKL" que acho deveras engraçado e concordo que esta geração não se sabe divertir (não vive a vida e a infancia) como a geração que agora anda nos 30 (eu tenho quase 29):

                                              "A juventude de hoje, na faixa que vai até aos 20 anos, está perdida.
                                              E está perdida porque não conhece os grandes valores que orientaram os que hoje rondam os trinta.
                                              O grande choque, entre outros nessa conversa, foi quando lhe falei no Tom Sawyer.
                                              'Quem?', perguntou ele. Quem?! Ele não sabe quem é o Tom Sawyer! Meu Deus... Como é que ele consegue viver com ele mesmo?
                                              A própria música: 'Tu que andas sempre descalço, Tom Sawyer, junto ao rio a passear, Tom Sawyer, mil amigos deixarás, aqui e além...' era para ele como o hino senegalês cantado em mandarim.
                                              Claro que depois dessa surpresa, ocorreu-me que provavelmente ele não conhece outros ícones da juventude de outrora.
                                              O D'Artacão, esse herói canídeo, que estava apaixonado por uma caniche; Sebastien et le Soleil, combatendo os terríveis Olmecs; Galáctica, que acalentava os sonhos dos jovens, com as suas naves triangulares; O Automan, com o seu Lamborghini que dava curvas a noventa graus; O mítico Homem da Atlântida, com o Patrick Duffy e as suas membranas no meio dos dedos; A Super Mulher, heroína que nos prendia à televisão só para a ver mudar de roupa (era às voltas,lembram-se?); O Barco do Amor, que apesar de agora reposto na Sic Radical, não é a mesma coisa. Naquela altura era actual...
                                              E para acabar a lista, a mais clássica de todas as séries, e que marcou mais gente numa só geração: O Verão Azul.
                                              Ora bem, quem não conhece o Verão Azul merece morrer. Quem não chorou com a morte do velho Shanquete, não merece o ar que respira. Quem, meu Deus, não sabe assobiar a música do genérico, não anda cá a fazer nada.
                                              Depois há toda uma série de situações pelas quais estes jovens não passaram, o que os torna fracos:Ele nunca subiu a uma árvore!
                                              E pior, nunca caiu de uma. É um mole.
                                              Ele não viveu a sua infância a sonhar que um dia ia ser duplo de cinema.
                                              Ele não se transformava num super-herói quando brincava com os amigos.
                                              Ele não fazia guerras de cartuchos, com os canudos que roubávamos nas obras e que depois personalizávamos.
                                              Aliás, para ele é inconcebível que se vá a uma obra.
                                              Confesso, senti-me velho...
                                              Esta juventude de hoje está a crescer à frente de um computador.
                                              Tudo bem, por mim estão na boa, mas é que se houver uma situação de perigo real, em que tenham de fugir de algum sítio ou de alguma catástrofe, eles vão ficar à toa, à procura do comando da Playstation e a gritar pela Lara Croft.
                                              Óbvio, nunca caíram quando eram mais novos. Nunca fizeram feridas, nunca andaram a fazer corridas de bicicleta uns contra os outros.
                                              Hoje, se um miúdo cai, está pelo menos dois dias no hospital, a levar pontos e fazer exames a possíveis infecções, e depois está dois meses em casa fazer tratamento a uma doença que lhe descobriram por ter caído.
                                              Doenças com nomes tipo 'Moleculum infanticus', que não existiam antigamente.
                                              No meu tempo, se um gajo dava um malho muitas vezes chamado de 'terno' nem via se havia sangue, e se houvesse, não era nada que um bocado de terra espalhada por cima não estancasse.
                                              Eu hoje já nem vejo as mães virem à rua buscar os putos pelas orelhas, porque eles estavam a jogar à bola com os ténis novos.
                                              Um gajo na altura aprendia a viver com o perigo.
                                              Havia uma hipótese real de se entrar na droga, de se engravidar uma miúda com 14 anos, de apanharmos tétano num prego enferrujado, de se ser raptado quando se apanhava boleia para ir para a praia.
                                              E sabíamos viver com isso. Não estamos cá? Não somos até a geração que possivelmente atinge objectivos maiores com menos idade?
                                              E ainda nos chamavam geração 'rasca'... Nós éramos mais a geração 'à rasca', isso sim. Sempre à rasca de dinheiro,sempre à rasca para passar de ano, sempre à rasca para entrar na universidade, sempre à rasca para tirar a carta, para o pai emprestar o carro. Agora não falta nada aos putos.
                                              Eu, para ter um mísero Spectrum 48K, tive que pedir à família toda para se juntar e para servir de presente de anos e Natal, tudo junto.
                                              Hoje, ele é Playstation, PC, telemóvel, portátil, Gameboy, tudo.
                                              Claro, pede-se a um chavalo de 14 anos para dar uma volta de bicicleta e ele pergunta onde é que se mete a moeda, ou quantos bytes de RAM tem aquela versão da bicicleta.
                                              Com tanta protecção que se quis dar à juventude de hoje, só se conseguiu que 8 em cada dez putos sejam cromos.
                                              Antes, só havia um cromo por turma. Era o totó de óculos, que levava porrada de todos, que não podia jogar à bola e que não tinha namoradas.
                                              É certo que depois veio a ser líder de algum partido, ou gerente de alguma empresa de computadores, mas não curtiu nada.' "

                                              Comentário


                                                Há um texto idêntico sobre este mesmo tema:

                                                Responda uma coisa:
                                                Você que teve sua infância durante os anos 60, 70 ... Como pôde sobreviver? Afinal de contas... Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça, nem air-bag!!
                                                Íamos soltos no banco de trás fazendo aquela farra! E isso não era perigoso!
                                                As camas tinham grades e os brinquedos eram multicolores com pecinhas que se soltavam ou no mínimo pintados com umas tintas "duvidosas" contendo chumbo ou outro veneno qualquer.
                                                Não havia travas de segurança nas portas dos carros, chaves nos armários de medicamentos, detergentes ou químicos domésticos.
                                                A gente andava de bicicleta para lá e pra cá, sem capacete, joelheiras, caneleiras e cotoveleiras...
                                                Bebíamos água de filtro de barro, da torneira, de uma mangueira, ou de uma fonte e não águas minerais em garrafas ditas ¨esterilizadas¨.
                                                Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolamentos e aqueles que tinham a sorte de morar perto de uma ladeira asfaltada, podiam tentar bater records de velocidade e até verificar no meio do caminho que tinham economizado a sola dos sapatos, que eram usados como freios...E estavam descalços...Depois de alguns acidentes... Todos os problemas estavam resolvidos!
                                                Íamos brincar na rua com uma única condição: voltar para casa ao anoitecer. Não havia celulares... E nossos pais não sabiam onde estávamos!Era incrível!Saúde e Alegria era um gostosíssimo 'copo de Toddy'.
                                                Tínhamos aulas só de manhã, e íamos almoçar em casa. Quando tinhamos piolho usavamos Neocide em pó.
                                                Braço no gessos, dentes partidos, joelhos ralados, cabeça lascada Alguém se queixava disso?Todos tinham razão, menos nós ...
                                                Comíamos doces à vontade, pão com manteiga, bebidas com o (perigoso) açúcar. Não se falava de obesidade, brincávamos sempre na rua e éramos super ativos ...
                                                Nada de Playstations, Nintendo 64, X Boxes, Jogos de Vídeo , Internet por Satélite, Video Cassete e DVD ,Dolby Surround, Celular com Câmera , Computador , Chats na Internet .....Só amigos.
                                                Quem não teve um cachorro Rin Tin Tin?Nada de ração. Comiam a mesma comida que nós (muitas vezes os restos), e sem problema algum!Banho quente? Champô? Que nada! No quintal, um segurava o cão e o outro com a mangueira (fria) ia jogando água e esfregando-o com (acreditem se quiserem) sabão (em barra) de lavar roupa! Algum cachorro morreu ou adoeceu por causa disso?
                                                A pé ou de bicicleta, íamos à casa dos nossos amigos, mesmo que morassem a kms de nossa casa, entrávamos sem bater e íamos brincar.
                                                É verdade! Lá fora, nesse mundo cinzento e sem segurança! Como era possível? Jogávamos futebol na rua, com a trave sinalizada por duas pedras, e mesmo que não fossemos escalados ... ninguém ficava frustrado e nem era o "FIM DO MUNDO"!
                                                Na escola tinha bons e maus alunos. Uns passavam e outros eram reprovados. Ninguém ia por isso a um psicólogo ou psicoterapeuta. Não havia a moda dos super dotados, nem se falava em dislexia, problemas de concentração, hiperatividade. Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte!
                                                As nossas festas eram animadas por radiolas com agulhas de diamantes deslizando sobre os discos de vinil, luz negra e um delicioso cocktail feito de groselha e maçã em cubinhos.
                                                Tínhamos: Liberdade,Fracassos,Sucessos e Deveres....e aprendíamos a lidar com cada um deles!
                                                A única verdadeira questão é:
                                                Como a gente conseguiu sobreviver? E acima de tudo, como conseguimos desenvolver a nossa personalidade?

                                                Comentário


                                                  Duas gerações aqui retratadas...



                                                  Como serão os textos daqui a 20 anos ?


                                                  Será que vão ser algo do género :

                                                  " Perguntei a um puto sobre os morangos com açucar e ele disse que o pai tinha provado mas que agora com o problema do ambiente estavam tão raros que só os via em fotos na NET...

                                                  Os putos agora só querem saber de ficar sentados no sofá com aqueles capacetes mentais...

                                                  Onde está o prazer de agarrar num comando de uma PS4 ?

                                                  Perguntei-lhe quem era o socrates e ele diz que parece que já ouviu o avô falar desse filósofo, mas segundo o pai parece que além de filosofo também era aldrabão...

                                                  Agora só querem saber dos seus Levitadores Pro-Max e gozam comigo quando lhes falo em volantes e chipar um TDI... "


                                                  Será algo deste género ?

                                                  Comentário


                                                    eu sou hibrido então..ainda vivi a infância do sair a rua e a minha mae andar a minha procura pk tva na rua a andar de bicicleta com os amigos..

                                                    Comentário


                                                      Tenho 30 anos e ainda estou para perceber porque chamam à minha geração...rasca! Este geração é o quê? Geração Esterco?

                                                      Comentário


                                                        Ainda hoje, as crianças saem todos os dias a rua para brincar. Eu pelo menos aqui na minha zona vejo muito isso. Depois ao fim do dia é ver os pais na rua ou na janela a procurar os filhos

                                                        Comentário


                                                          esta geração de 90 e a geração morangos com açúcar..
                                                          e a geração de 2000 preparem-se pk vai ser a geração hiper-mimada....ou a geração "quero tudo!!!!"

                                                          Comentário


                                                            esse saudosismo já chateia.....
                                                            os nosso avós brincavam de uma maneira
                                                            os nossos pais de outra
                                                            nós de outra
                                                            e os nossos filhos de outra brincarão....

                                                            é a chamada evolução.. LOL

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por raioxpantera Ver Post
                                                              esse saudosismo já chateia.....
                                                              os nosso avós brincavam de uma maneira
                                                              os nossos pais de outra
                                                              nós de outra
                                                              e os nossos filhos de outra brincarão....

                                                              é a chamada evolução.. LOL
                                                              Se te chateia, existem muitos outros topicos neste Forum...
                                                              As diferenças entre gerações, são apenas isso, diferenças...
                                                              E não vejo mal nenhum em fazer comparações, ver as diferenças, sentir saudades do que se viveu... Ver como se vive hoje...

                                                              é chamada compartilha de experiências.. LOL

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X