Anúncio

Collapse
No announcement yet.

São 43.000 Licenciados desempregados ! Noticia 22-02-08 Pág. 6!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    Com clareza!

    Falta o feed back de mercado, que ora começa a aparecer, falta a orientação de vocações, que praticamente não existe, falta uma estrutura empresarial consciente de é preciso haver uma forte ligação entre as empresas e o ensino! Falta mentalidade...
    Basicamente tudo se resume a isto...(continuando a seguir)

    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
    Ok metes medicina no 1º nível.
    Admitindo que há vagas para todos ( ) o pessoal vai todo para lá.
    Passdos 6/7/8 anos acabam o curso .....

    Surpresa das surpresas .... 90% não tem vagas .....
    ... e ainda bem porque se não fosse assim toda a gente ia para medicina etc.

    Comentário


      Originalmente Colocado por hugolini Ver Post
      Isto só vai mudar daqui a algumas gerações, por isso não percas o teu tempo.
      Enquanto o futebol as novelas e ter um carro novo para mostrar aos amigos forem o assunto de maior interesse à população, não vamos passar disto.
      Pois mas eu nem ando a perder o meu tempo, nem gosto de futebol, nem vejo novelas e para mim um carro tem que durar 10 a 12 anos .....

      Comentário


        Originalmente Colocado por hugolini Ver Post
        Não me leves a mal, Portugal é um excelente pais para se viver (tem bom clima, boa comida, gajas boas, etc..) mas é só para quem tem um bom pé de meia, entendes?

        Problemas estruturais como nós temos só se resolverão com a renovação das mentalidades na gerações futuras.
        Dúvido...porque os que estão bem estão bem...e os que estão "mal" fogem para fora...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
          Olha ..... estás a concordar comigo..... e estás a dar uma imagem de ti ..... Ou estou a ver mal ???
          SIm, estás a ver mal, eu nunca tive essa mentalidade, simplesmente quero melhor para mim.

          Comentário


            Originalmente Colocado por hugolini Ver Post
            Não me leves a mal, Portugal é um excelente pais para se viver (tem bom clima, boa comida, gajas boas, etc..) mas é só para quem tem um bom pé de meia, entendes?

            Problemas estruturais como nós temos só se resolverão com a renovação das mentalidades na gerações futuras.
            O amanhã faz-se hoje .....

            Comentário


              Originalmente Colocado por Mike_121 Ver Post
              Dúvido...porque os que estão bem estão bem...e os que estão "mal" fogem para fora...
              Claro, vão ficar aqui a fazer o que? A ir ao fundo com o resto do barco? Enquanto o comandante não mudar não vale a pena.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                O amanhã faz-se hoje .....
                Vai já para 34 anos que ainda se está para fazer...

                Comentário


                  Mas descansa que o comandante não consegue navegar o barco sozinho...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por hugolini Ver Post
                    Vai já para 34 anos que ainda se está para fazer...
                    34 ? Já vais sair de casa um bocadito tarde ...
                    Eu aos 18 já tinha saido .... .... Já lá vão 21....

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                      Com clareza!

                      Falta o feed back de mercado, que ora começa a aparecer, falta a orientação de vocações, que praticamente não existe, falta uma estrutura empresarial consciente de é preciso haver uma forte ligação entre as empresas e o ensino! Falta mentalidade...
                      Uma grande cota-parte também é das faculdades, que continuam muito fechadas.
                      É injusto dares a entender que a culpa é apenas do lado empresarial, quando esse lado até é constituido por muitas multi-nacionais cheias de € para investir em parcerias academicas, e acabam por o fazer em outras univ's estrangeiras...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                        34 ? Já vais sair de casa um bocadito tarde ...
                        Eu aos 18 já tinha saido .... .... Já lá vão 21....
                        34 anos desde o 25 de abril de 1974...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por hugolini Ver Post
                          34 anos desde o 25 de abril de 1974...
                          Isso a mim diz-me pouco ....

                          Comentário


                            O que falta a Portugal, não são empresas, são redes de empresas, como é o exemplo americano...

                            Basicamente, se se quer vender salsichas em Portugal, tem que se fazer a ração para os porcos, ter o terreno, ter os porcos, tratar da limpeza, tratar do controlo de qualidade, matar os porcos, produzir as latas, produzir o conservante, produzir a tinta para as latas, e andar a vender de Continente em Continente!!! Tudo sozinho...


                            É uma mentalidade que tem que mudar...

                            E o estado, em vez de andar a dar casinhas e electrodomesticos e etc. e tudo mais a criminosos que não vão dar nada de jeito, deveria era criar grandes empresas, e no fim, privatizá-las, investir na rede de transportes, como o aeroporto novo, por exemplo, um TGV não era necessário para nada, mas porque não fazer um MAGLEV, por exemplo, sim, o Alfa ainda serve, mas ao menos deve criar muitas empresas e dar muito dinheiro ás empresas existentes, e criar emprego para cientistas e engenheiros para ficarem lá a olhar para o comboio... E porque não investir na modernização das forças armadas? Desde que faça encomendas ao sector privado... não vejo o mal...


                            Só que depois vêm mas é os choradinhos de toda a gente, porque isto e aquilo, e porque pentelhice tal é que deve ser prioridade, etc... e não se faz nada... tipicamente Português, tipicamente democrata = temos o estado que merecemos...



                            Contudo, o que interessa mesmo é ter uma bruta casa... com um bruto jardim... num bruto sítio... e uns brutos carrões na garagem...


                            Sim, isso é óbvio, não interessa se somos engenheiros ou somos a empregada de limpeza, somos todos humanos... e como tal, temos as nossas necessidades materiais...
                            Editado pela última vez por Vibri; 12 February 2008, 00:16.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                              O que falta a Portugal, não são empresas, são redes de empresas, como é o exemplo americano...

                              Basicamente, se se quer vender salsichas em Portugal, tem que se fazer a ração para os porcos, ter o terreno, ter os porcos, tratar da limpeza, tratar do controlo de qualidade, matar os porcos, produzir as latas, produzir o conservante, produzir a tinta para as latas, e andar a vender de Continente em Continente!!! Tudo sozinho...
                              Isso que estás a dizer tb acontece no EUA em pequenos negócios.

                              Existem em Pt várias redes, a maior é a da Autoeuropa, mas existem muitas mais nos mais diversos sectores. Não somos assim tão atrasados nesse aspecto...

                              Em negócio de pequenos volume, o produtor é obrigado a controlar a cadeia toda de distribuição porque as margens estão geralmente no últimos elemento de cadeia. Um exemplo conhecido são os pescadores que vendem o peixe na doca a 1 décimo do preço na banca do supermercado. Isso acontece com pequena indústria. Como o país é pequeno, há muitos negócios assim e só funcionam em rede qd se criam redes sem fins lucrativos como cooperativas. Caso contrário, os gajos que estão no fim da cadeia açambarcam o lucro todo...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
                                Uma grande cota-parte também é das faculdades, que continuam muito fechadas.
                                É injusto dares a entender que a culpa é apenas do lado empresarial, quando esse lado até é constituido por muitas multi-nacionais cheias de € para investir em parcerias academicas, e acabam por o fazer em outras univ's estrangeiras...
                                E outra cota parte vem do estado.. porque a progressão de carreira dos professores universitários está dependente da publicação de artigos cientificos. Portanto eles concentram-se nisso, e o tempo que sobrar é o que fica para contactar com o mundo empresarial. Obviamente que nesse modelo há o interesse das empresas em colaborar com universidades, mas apesar de haver interesse dos professores, não há assim grande entusiasmo nem investimento de tempo ou recursos.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                  Pois mas eu nem ando a perder o meu tempo, nem gosto de futebol, nem vejo novelas e para mim um carro tem que durar 10 a 12 anos .....
                                  Não vês novelas? ()

                                  Comentário


                                    recem licenciados no desemprego... licenciados em que?? marketing, animaçao sociocultural, comunicaçao e esse tipo de cursozinhos?! entao sim, nao me admira nada... como ja disseram aqui e muito bem, o pessoal so quer um canudo, nao interessa o curso... depois encontram o desemprego e vao para o programa do goucha falar mal do pais, do socrates e do hipermercado que a contratou e que lhe paga mal...
                                    francamente... o que é que esperavam?!

                                    falo no meu exemplo:
                                    um dos cursos que me daria imenso gozo tirar, e que depois iria exercer a profissao com todo o gosto, era professor de fisico-quimica do secundário, biologia marinha, professor de biologia e geologia... sempre adorei isso... agora, sou estupido ao ponto de, numa altura destas, ir para esses cursos e encontrar desemprego?! nao! o mais provavel é ir tirar um curso (que,, se tudo correr bem, entro este ano, visto que fiquei a fazer melhoria de matematica 12º) na área da saude... o mais provavel é mesmo ir para Medicina Dentaria. E porque, dizem voces? eu respondo: porque dá segurança e dinheiro! se nao for possivel talvez vá para Radiologia, Ortóptica, ou algum curso no genero, que me dê estabilidade e segurança financeira! e claro, que tenha mais ou menos garantias de conseguir um emprego razoável...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                      recem licenciados no desemprego... licenciados em que?? marketing, animaçao sociocultural, comunicaçao e esse tipo de cursozinhos?! entao sim, nao me admira nada... como ja disseram aqui e muito bem, o pessoal so quer um canudo, nao interessa o curso... depois encontram o desemprego e vao para o programa do goucha falar mal do pais, do socrates e do hipermercado que a contratou e que lhe paga mal...
                                      francamente... o que é que esperavam?!

                                      falo no meu exemplo:
                                      um dos cursos que me daria imenso gozo tirar, e que depois iria exercer a profissao com todo o gosto, era professor de fisico-quimica do secundário, biologia marinha, professor de biologia e geologia... sempre adorei isso... agora, sou estupido ao ponto de, numa altura destas, ir para esses cursos e encontrar desemprego?! nao! o mais provavel é ir tirar um curso (que,, se tudo correr bem, entro este ano, visto que fiquei a fazer melhoria de matematica 12º) na área da saude... o mais provavel é mesmo ir para Medicina Dentaria. E porque, dizem voces? eu respondo: porque dá segurança e dinheiro! se nao for possivel talvez vá para Radiologia, Ortóptica, ou algum curso no genero, que me dê estabilidade e segurança financeira! e claro, que tenha mais ou menos garantias de conseguir um emprego razoável...
                                      Ainda dá??
                                      Já não é assim tao limpinho. Mas se fores pra estranga dá mto. Pelo menos agora!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                        o mais provavel é mesmo ir para Medicina Dentaria. E porque, dizem voces? eu respondo: porque dá segurança e dinheiro! se nao for possivel talvez vá para Radiologia, Ortóptica, ou algum curso no genero, que me dê estabilidade e segurança financeira! .
                                        Isso já era. Dentro de 3 anos não haverá nenhuma área com falta de profissionais: nem sequer a informática ou a medicina. É que todos os anos são formados milhares de profissionais em todas as áreas. Com o aumento da idade da reforma, vão sair do mercado de trabalho cada vez menos profissionais. O resultado é fácil de prever...

                                        Comentário


                                          Cursos no ramo da saúde ja eram...os hospitais públicos não fazem novas admissões e os privados admitem a conta-gotas!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Isso já era. Dentro de 3 anos não haverá nenhuma área com falta de profissionais: nem sequer a informática ou a medicina. É que todos os anos são formados milhares de profissionais em todas as áreas. Com o aumento da idade da reforma, vão sair do mercado de trabalho cada vez menos profissionais. O resultado é fácil de prever...
                                            Desculpa mas não concordo com aquilo que dizes... Se neste momento "todos" optam pela medicina ou informática, daqui a três/quatro anos são estes os cursos que irão estar cheios e o curso de arqueologia (por exemplo só) irá estar com vagas...isto é um ciclo...nada mais...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                              Não vês novelas? ()
                                              Não...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
                                                Uma grande cota-parte também é das faculdades, que continuam muito fechadas.
                                                É injusto dares a entender que a culpa é apenas do lado empresarial, quando esse lado até é constituido por muitas multi-nacionais cheias de € para investir em parcerias academicas, e acabam por o fazer em outras univ's estrangeiras...
                                                Eu não sei se é injusto ou não atribuir-se uma quota parte desta responsabilidade às empresas, mas parece-me que o não seja! Para além das empresas há, como já referi mais atrás, outros responsáveis identificados e que são todos os que não põem a funcionar a máquina que deveria procurar o feed back de mercado e a orientação de vocações. Estes estão nos mais variados sectores, desde o público ao privado, passando pela política!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Isso já era. Dentro de 3 anos não haverá nenhuma área com falta de profissionais: nem sequer a informática ou a medicina. É que todos os anos são formados milhares de profissionais em todas as áreas. Com o aumento da idade da reforma, vão sair do mercado de trabalho cada vez menos profissionais. O resultado é fácil de prever...
                                                  Penso que isso não é assim tão directo. Um professor é professor dos 25 aos 65, um engenheiro informático por exemplo não anda a bater teclas até aos 65 deixando assim uma vaga para alguém mais novo.

                                                  Comentário


                                                    Aumento do desemprego entre...licenciados

                                                    deleted

                                                    Comentário


                                                      No entanto, continua-se sem dar alternativas às pessoas...

                                                      Acho piada (para não ser mal criado...) quando ouço o governo com a propaganda de que quem tem o ensino superior tem mais facilidade de arranjar emprego...

                                                      Estes dados, vêm revelar o contrário...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                        No entanto, continua-se sem dar alternativas às pessoas...
                                                        O que é dar alternativa às pessoas?

                                                        Comentário


                                                          deleted

                                                          Comentário


                                                            deleted

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                              O que é dar alternativa às pessoas?
                                                              É informar as pessoas da realidade do país, com projecções das áreas que poderão necessitar dessas licenciaturas...

                                                              E informações do desemprego por licenciaturas...

                                                              Já ouvi qualquer coisa sobre isto, mas até agora nada.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X