Considerando o tempo de prontidão de 15 min e a possibilidade de voar á velocidade máxima do aparelho - 300 kms/h
um pouco optimista voar à velocidade máxima todo o trajecto...;) depois chegava lá em 45 minutos e não podia voltar ou manter-se em operação na zona por falta de combustível [}][}]
não estas bem a ver a autonomia do heli pois não???
aquilo faz lisboa açores directo
não. estou a basear-me nos dados que o outro user colocou aí. lá diz 600 e tal kms de autonomia.
Considerando o tempo de prontidão de 15 min e a possibilidade de voar á velocidade máxima do aparelho - 300 kms/h
um pouco optimista voar à velocidade máxima todo o trajecto...;) depois chegava lá em 45 minutos e não podia voltar ou manter-se em operação na zona por falta de combustível [}][}]
para além disso alertar o 112 não é o mesmo que alertar a Força Aérea... pode ter havido alguma perda de tempo pelo meio.
A mim nesta questão preocupa-me mais a falta de condições e preparação da embarcação do que o tempo que demorou o heli, que ainda conseguiu salvar um dos náufragos.
E percebes que le tem uma autonomia bem alargada, isto porque os 648 kms acima indicados são um lapso do Site Transportes XXI.
;)
não vou entrar em discussões de números e tal até porque se os valores apresentados afinal não são de fonte segura não vale a pena "a gente chatear-se"
Apenas digo que a velocidade máxima (tal como nos automóveis) se atinge em condições especiais, condições essas que provavelmente não estavam reunidas nesse momento (climatologia, visibilidade, peso do aparelho, etc) e portanto acho errado fazer contas tipo "merceeiro": distância de A a B - 150 kms
velocidade máxima 300kms/h
tempo para chegar lá: 30 mns
errado!!! Há que levantar voo, ganhar altitude, velocidade e depois também encontrar o sítio e parar :D por isso disse "um pouco optimista voar à velocidade máxima todo o trajecto..."
quanto à autonomia serão 8h30 de voo mas não à velocidade máxima concerteza
Obviamente que os 45 min. são uma visão deveras optimista, mas servem precisamente para verificar que mesmo correndo tudo muito bem , qual seria a dificuldade que haveria em chegar a tempo e horas para executar um salvamento em condições.
qual a dificuldade em vestir um colete? ou nadar 50 metros até à praia? Fazer perguntas especulativas é fácil....
simplesmente não acho justo olhar para o problema simplesmente desde o ponto de vista das consequências, tentando destacar eventuais responsabilidades dos salvadores quando esses iriam arriscar a sua vida pela dos que lá estavam metidos. E não meter o dedo na ferida questionando as causas do naufrágio e falta de condições de segurança no trabalho.
É como os incêndios no Verão, toda a gente se revolta contra os bombeiros que são incompetentes ou não têm meios ou outro motivo qualquer mas esquecem-se de perguntar pela limpeza de florestas, caminhos, corta-fogos, coordenação de meios, etc... ou seja o trabalho de casa que não está feito.
neste caso a autonomia nem era muito importante já que não foi assim tão longe quanto isso da base do Montijo.
questionar o tempo de resposta do socorro está muito bem desde que antes se façam as outras perguntas também, se calhar agora tinhamos 7 sobreviventes e não 1, mesmo que o heli demorasse mais 1 hora
o que estava no jornal era que o heli saiu 45 minutos depois de ter sido pedido, mas nos só sabemos isto teriamos de saber a historia toda desde o inicio
ja apareceu na tvi o unico sobrivivente a dizer que tudo aconteceu 1 hora depois de sairem do porto quando só 2 estavam acordados, o que da o acidente por volta das 4 da manha visto que eles sairam as 3
Os nossos pescadores (principalmente os da velha guarda) são negligentes, não sabem nadar, não sabem envergar um colete salva-vidas, não sabem operar os sistemas de socorro, não fazem as inspeções ao material e normalmente guardam os meios de salvamento de forma completamente inacessivel (para não estragar)[xx(].
Mais, a forma irreponsavel como se lançam no mar deixa-me espantado como não ocorrem mais acidentes.
O nosso sistema de busca e salvamento pode ter e tem fragilidades mas não é muito diferente dos restantes sistemas(dos paises mais desenvolvidos), sendo que ao longo do ano são salvas centenas de pessoas (muitas delas em condições muito dificeis).
O estado faz um esforço gigantesco para manter este sistema e um esforço que não é só em termos financeiros, é também ao nivel humano. Para manter este sistema, muita gente passou o natal fora das suas familias, passará o fim de ano a trabalhar e a maior parte sem ganhar mais nada por isso.
Agora, é possivel melhorar? Sim, é sempre. Mas todos têm de colaborar, inclusive os pescadores.
Ainda não entendi qual o vosso problema com os submarinos...
Ainda a pouco dizia-se mal dos aviões e dos heli's.
Os EH são novinhos, e ainda há uns 2 dias foram fundamentais para um salvamento a 400km da costa dos açores, pq os antigos pumas não conseguem lá ir...
Lamentavel esta situação pelas vidas que se perderam.
Agora em jeito de reflexão coloco algumas questões que ainda não foram esclarecidas:
Porque razão apenas um dos membros se salvou?
Porque razão os restantes membros sairam da embarcação?
Porque razão não envergaram os coletes salva-vidas?
Porque razão a balsa salva-vidas não se activou?
Porque razão um barco daquela envergadura se aproxima tanto da praia?
Fica muita coisa por responder antes de tentar atirar as culpas para o sistema de busca e salvamento nacional.
Sabes, é mais facil não responder a essas questões e culpar quem tentou o salvamento. Fica tudo mais fácil assim ... desculpa-se muita coisa ... infelizmente é esta a mentalidade de muitas pessoas [8][8][8]
As questões que levantaste também eu as levanto ...
citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos
citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim
Lamentavel esta situação pelas vidas que se perderam.
Agora em jeito de reflexão coloco algumas questões que ainda não foram esclarecidas:
Porque razão apenas um dos membros se salvou?
Porque razão os restantes membros sairam da embarcação?
Porque razão não envergaram os coletes salva-vidas?
Porque razão a balsa salva-vidas não se activou?
Porque razão um barco daquela envergadura se aproxima tanto da praia?
Fica muita coisa por responder antes de tentar atirar as culpas para o sistema de busca e salvamento nacional.
Sabes, é mais facil não responder a essas questões e culpar quem tentou o salvamento. Fica tudo mais fácil assim ... desculpa-se muita coisa ... infelizmente é esta a mentalidade de muitas pessoas [8][8][8]
As questões que levantaste também eu as levanto ...
Pois.
Mas tb não percebo pq é que o Heli só levanta qd souber das coordenadas exactas para um salvamento junto à costa, muito longe do limite de autonomia.
Tb não percebo como é que as coordenadas que são dadas automáticamente estavam erradas.
E tb não percebo como é que um heli de Salvamento tem uma prontidão para levantar de 1 hora depois de saber as coordenadas exactas.
Enquanto não sabem nem se preparam????
Daqui a bocado estão a levar uma medalha por terem levantado em 45 minutos.
Naufrágio Nazaré: Defesa já tem relatório da FAP e Marinha
A Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Marinha enviaram, na quarta-feira, ao ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, os relatórios da sua participação nas operações de salvamento dos pescadores da embarcação «Luz do Sameiro», que naufragou na sexta-feira a meia centena de metros de uma praia a norte da Nazaré.
A notícia surge na edição desta quinta-feira do jornal Diário de Notícias, que recorda que o ministro da Defesa, Severiano Teixeira, ordenou um pedido de averiguações à rapidez de resposta das Forças Armadas ao pedido de socorro daquele barco de pesca, cujos marinheiros morreram (três) ou desapareceram (outros três) no mar - excepto um pescador ucraniano - à vista desarmada dos populares na praia da Légua, Pataias.
Estes, a par de vários responsáveis autárquicos, sindicais e do sector pesqueiro, têm responsabilizado o Estado pela tragédia e exigido novos e mais meios aéreos e navais para evitar situações que se repetem quase todos os anos.
Segundo fontes castrenses ouvidas pelo DN, circunstâncias factuais do acidente e o modo de funcionamento do sistema de busca e salvamento (rede de satélites, meios aéreos e navais) terão tornado praticamente impossível acudir mais depressa ao local.
A posição do barco criou a primeira dificuldade: estava numa zona de rebentação violenta, de bancos de areia com canais de passagem muito estreitos e rodeado de redes de pesca que impediam a chegada, à embarcação, de nadadores-salvadores (a partir da praia) ou da própria lancha salva-vidas. O facto de a balsa salva-vidas da Luz do Sameiro ter ficado enrolada nas redes é outro sinal indicativo, segundo as fontes, da impossibilidade de chegar ao barco.
A localização precisa do barco criou outra dificuldade: a identificação com rigor do local do naufrágio pode demorar até duas horas, dependendo da posição dos três satélites que fazem a triangulação do sinal de socorro. Na sexta-feira, esse período foi menor porque um pescador avisou o INEM do que se estava a passar quase hora e meia depois da recepção do primeiro sinal de socorro (cerca das 07.00).
Como a posição estimada apontava para um ponto situado a oito quilómetros para norte, a Marinha «enviou a lancha salva-vidas [Joaquim Lobo, do porto da Nazaré] para o sítio errado», sendo que, o próprio helicóptero EH101 Merlin da Força Aérea, que descolou pouco antes das 09.00, recebeu já em voo os dados precisos da rede de satélites, informaram algumas das fontes ligadas ao processo.
A activação dos helicópteros depois de recebida a ordem de descolagem, ao contrário dos automóveis, também é demorada. Nas horas de serviço, a FAP é capaz de colocar um heli no ar em 30 minutos após receber a ordem de descolagem, ou 45 minutos fora das horas de serviço (como sucedeu naquela sexta-feira, aos quais se juntou depois a meia hora de voo entre a base do Montijo e a Nazaré).
Quanto aos locais onde há meios de salvamento - este naufrágio deu-se junto à Nazaré -, é consensual que não pode haver helicópteros em cada praia, frisaram fontes da FAP, ao mesmo tempo que recordam que ter um heliporto em Vila do Conde, quando a maioria dos naufrágios com pescadores da zona ocorre «a mais de 100 milhas» (quase 200 km), pouca diferença faz.
citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos
citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim
Lamentavel esta situação pelas vidas que se perderam.
Agora em jeito de reflexão coloco algumas questões que ainda não foram esclarecidas:
Porque razão apenas um dos membros se salvou?
Porque razão os restantes membros sairam da embarcação?
Porque razão não envergaram os coletes salva-vidas?
Porque razão a balsa salva-vidas não se activou?
Porque razão um barco daquela envergadura se aproxima tanto da praia?
Fica muita coisa por responder antes de tentar atirar as culpas para o sistema de busca e salvamento nacional.
Sabes, é mais facil não responder a essas questões e culpar quem tentou o salvamento. Fica tudo mais fácil assim ... desculpa-se muita coisa ... infelizmente é esta a mentalidade de muitas pessoas [8][8][8]
As questões que levantaste também eu as levanto ...
Pois.
Mas tb não percebo pq é que o Heli só levanta qd souber das coordenadas exactas para um salvamento junto à costa, muito longe do limite de autonomia.
Tb não percebo como é que as coordenadas que são dadas automáticamente estavam erradas.
E tb não percebo como é que um heli de Salvamento tem uma prontidão para levantar de 1 hora depois de saber as coordenadas exactas.
Enquanto não sabem nem se preparam????
Daqui a bocado estão a levar uma medalha por terem levantado em 45 minutos.
Desses 45m só 15 demora o helicoptero a aquecer. Mais o resto dos procedimentos de segurança!
Falar é fácil.
Eu não sei que coordenadas deram, mas ouvi um gajo da capitania no radio dizer que os sistemas de coordenadas dos barcos não são directos e que são necessários várias confirmações. O sinal vai paea França (??) e mais não sei o q.
Não esqueçam que uma aeronave completamente DESLIGADA possui tempos de activação de sistemas mais longos, se até nos vossos automóveis vos recomendam 30 segundos de trabalho apara que a pressão de óleo lubrifique o MOTOR E TURBO, o que será num Helicoptero que é das aeronaves mais complexas.
Eu vou dar uma visão diferente sobre o que poderia já existir.
A Armada possui estes meios:
citação:Aéreos
A componente aérea da Marinha é formada pela Esquadrilha de Helicópteros, que realiza missões de luta anti-submarina, luta anti-superficie e interdição de área.
Desenvolve ainda missões de carácter secundário como transporte de carga e pessoal, reconhecimento e missões de busca e salvamento.
Os helicópteros navais são considerados elementos orgânicos das fragatas classe "Vasco da Gama".
Westland Super Navy Lynx MK95
O "Super Lynx MK 95", o helicóptero a que as revistas da especialidade chamam "as asas da Marinha", é o resultado de um projecto desenvolvido, a partir de 1967, conjuntamente pela Aerospatiale francesa e pela Westland britânica.
A Aerospatiale fabrica cerca de 30% das peças dos "Lynx", que são montados em Yevil, na Grã-Bretanha, enquanto a Westland Helicopters tem igual participação no fabrico dos helicópteros franceses Puma e Gazelle.
O primeiro protótipo do "Lynx", então conhecido por "Sea Lynx", voou em Maio de 1972, sendo resultante do desenvolvimento de um modelo equipado com esquis, que fôra apresentado pelo fabricante cerca de 2 anos antes.
A Marinha Portuguesa é a sétima Marinha da NATO a equipar-se com helicópteros, "Lynx" e a décima primeira, no plano mundial, a possuir este aparelho, que detém o recorde mundial de velocidade para helicópteros, com 400.87 quilómetros por hora.
Características
Motores
Turbinas Rolls Royce GEM 42 2
Potência Máxima - cada 920 SHP
Capacidade para vôo estacionário com um motor, 3 tripulantes e equipado com Sonar (missão ASW - sem torpedos) e vento de 15 nós
Sistema de Combustível
Combustível
F34, F35, F40, F43, F44
Normais - 802 Kg 2h20min
Auxiliares - 1520 Kg 3h40min
Consumo médio 300 Kg/hora
Rotors Running Refuel (RRRF)
Limites de Operação
Peso Máximo 5126 KG
Velocidade Máxima 160 Kts
Velocidade de Cruzeiro 120 Kts
Altitude de Pressão 12000 Pés
Autonomia
Sem Sonar 2h10m
Com Sonar - 1 Torpedo 2h10m
Com Sonar - 2 Torpedos 1h10m
Limites de Operação em ASW
Estado do Mar 4mts
Vento 45 Kts
Altitude em DIP 40 a 80 Pés
Consumos 300 Kg/hora
Em tempo de paz não se efectua DIP com valores de potência superiores a 85% de torque - (sem capacidade de vôo mono-motor)
Se forem colocados os meios ao longo da Costa em conjunto com a possibilidade que estes helicopteros têm de pousar nas Fragatas, teriamos uma cobertura efectiva de SAR (Busca e Salvamento)
Se sediarem um Heli destes nos seguintes Locais:
Viana do Castelo, Aveiro (Base de S. Jacinto) ou Leiria (base de Monte Real), Sines e Faro, conjuntamente com Fragatas ao Largo de Figueira da Foz e Sagres, ficam com um dispositivo minimo de SAR, minimo em termo de capacidade de resposta em tempo mais curtos.
Na zona de Lisboa teriamos Alfeite ou mesmo Montijo ou Sintra (BA1)
Possuem bases de apoio em Terra e bases de apoio maritimo ( Fragatas ), e com o raio de acção destes Helicopteros cobrem todo o Litoral e a nossa ZEE.
Os EH101 fariam missões de fundo, dada sua capacidade de carga e alcance superior.
A Marinha tem, meios aereos e pilotos treinados porque razão não os usa ?
A Marinha deve usar a sua componente de patrulhamento e as capacidades de auxilio ás embarcações, para isso é que existe Marinha, para isso é que existe uma tradição Naval em Portugal.
Mas claro ainda há poucas semanas no Prós e Contras o Ex-CEMA (Chefe Estado Maior da Armada) disse que agora há quem queira outra Marinha em Portugal, ao pretenderem dar meios á GNR-BF para patrulhar no mar.
[8]
Isto de andarem a alimentar EGOS, dá nisto, dispersão de meios e politicas erradas de protecção e auxilio a civis.
Eu não sei que coordenadas deram, mas ouvi um gajo da capitania no radio dizer que os sistemas de coordenadas dos barcos não são directos e que são necessários várias confirmações. O sinal vai paea França (??) e mais não sei o q.
O problema neste pais é a cadeia de comunicações ARCAICA e FALTA de MEIOS ADEQUADOS para cobrir e nossa Orla Maritima.
citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos
citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim
Lamentavel esta situação pelas vidas que se perderam.
Agora em jeito de reflexão coloco algumas questões que ainda não foram esclarecidas:
Porque razão apenas um dos membros se salvou?
Porque razão os restantes membros sairam da embarcação?
Porque razão não envergaram os coletes salva-vidas?
Porque razão a balsa salva-vidas não se activou?
Porque razão um barco daquela envergadura se aproxima tanto da praia?
Fica muita coisa por responder antes de tentar atirar as culpas para o sistema de busca e salvamento nacional.
Sabes, é mais facil não responder a essas questões e culpar quem tentou o salvamento. Fica tudo mais fácil assim ... desculpa-se muita coisa ... infelizmente é esta a mentalidade de muitas pessoas [8][8][8]
As questões que levantaste também eu as levanto ...
Pois.
Mas tb não percebo pq é que o Heli só levanta qd souber das coordenadas exactas para um salvamento junto à costa, muito longe do limite de autonomia.
Tb não percebo como é que as coordenadas que são dadas automáticamente estavam erradas.
E tb não percebo como é que um heli de Salvamento tem uma prontidão para levantar de 1 hora depois de saber as coordenadas exactas.
Enquanto não sabem nem se preparam????
Daqui a bocado estão a levar uma medalha por terem levantado em 45 minutos.
Desses 45m só 15 demora o helicoptero a aquecer. Mais o resto dos procedimentos de segurança!
Falar é fácil.
Eu não sei que coordenadas deram, mas ouvi um gajo da capitania no radio dizer que os sistemas de coordenadas dos barcos não são directos e que são necessários várias confirmações. O sinal vai paea França (??) e mais não sei o q.
Mas se os procedimentos se iniciassem qd é dado o primeiro alerta se calhar estavam todos vivos.
O heróico e preparado spetsnaz e os burros tugas.
Pq é necessário esperar por tudo para se iniciar os procedimentos?
E agora faltava os três satélites qd o normal é apanharem-se 6 ou 9???
Ganda azar.
E qd o aparelho emissor do barco dá o alarme para o satélite pq o Helei não iniciou a prontidão necessária???
Pq o sr. da capitania não mandou o heli ir aquecendo as "caldeiras"??
Foi preciso ir parar à Praia e os locais darem o 2º alarme às 8.00???
E o Heli só chega às 10h??
Fixe.
Falar é fácil e fazer relatório a dizer que faltavam 2 satélites para terem três ainda deve ser mais[8)].
Mas claro ainda há poucas semanas no Prós e Contras o Ex-CEMA (Chefe Estado Maior da Armada) disse que agora há quem queira outra Marinha em Portugal, ao pretenderem dar meios á GNR-BF para patrulhar no mar.
Se o Sr. CEMA se preocupasse que os procedimentos da Sua Marinha que tem uma cadeia de comunicações ARCAICA e a culpa é EXCLUSIVAMENTE DELE a meia hora de vôo é perfeitamente aceitável.
Mais uma vez a pretensa falta de meios é apenas uma DESCULPA para a incompetência.
JR, eu tenho tenho dados que me virvam de prova. Mas pelo que me disseram a FA só foi avisada as 8h30.... Como é que eles podiam preparar um heli antes se não sabiam de nada?
Se houve falhas de comunicação, claro que houve.
Mas tb atirarem as culpas todas a quem está lá para tentar ajudar não serve de nada.
JR, eu tenho tenho dados que me virvam de prova. Mas pelo que me disseram a FA só foi avisada as 8h30.... Como é que eles podiam preparar um heli antes se não sabiam de nada?
Se houve falhas de comunicação, claro que houve.
Mas tb atirarem as culpas todas a quem está lá para tentar ajudar não serve de nada.
Nunca quis atirar as culpas para a F.A., em particular, e muito menos para os pilotos;).
Mas que isto é um problema de procedimentos errados e demorados... é claro.
E isto senti na primeira vez que ouvi um porta voz militar qq a justificar o horário de chegada do Heli.
A F.A. só ser avisada às 8.30 é ridículo e a culpa não é dela, claro;).
Este acidente e as suas consequências trágicas foram um conjunto de situações.
Má preparação da capitania da zona.
Um dos piores "mares" nacionais
Um barco que pesacava ilegalmente
Um barco velho e que ainda ninguém soube esclarecer se cumpria todos os requesitos de segurança!
Uma tripulação que muito possivelmente não sabia nadar
etc etc etc
Não se pode atirar as culpas apenas para este ou aquele.
Aquele arrastão não era "velho" e para alem disso era um navio em aço. Para nossa frota ate digo que o navio era "novo em folha". lol
Meios de salvamento garanto que o navio tinha e em funcionamento de acordo com as leis mas o problema esta na localização deles em que os ter ou nao ter é igual ao litro pois quando os acidentes acontecem raramente chegam a eles.
Mas claro ainda há poucas semanas no Prós e Contras o Ex-CEMA (Chefe Estado Maior da Armada) disse que agora há quem queira outra Marinha em Portugal, ao pretenderem dar meios á GNR-BF para patrulhar no mar.
Se o Sr. CEMA se preocupasse que os procedimentos da Sua Marinha que tem uma cadeia de comunicações ARCAICA e a culpa é EXCLUSIVAMENTE DELE a meia hora de vôo é perfeitamente aceitável.
Mais uma vez a pretensa falta de meios é apenas uma DESCULPA para a incompetência.
Ele não se queixou dos meios, ele na altura alertou para um eventual dispersão de meios que dai resultará (criação de uma brigada naval no seio da GNR-BF).
E a falta de interacção entre ds diversas forças de defesa militares e civis, é um problema de LONGA DATA.
Aliás esta falta de interacção é visivel na protecção civil e na epoca de fogos.
Eu vou voltar a "bater no CEGUINHO", mas continuo sem perceber porque carga de água se insiste é dar tantas valências e meios á GNR.
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