Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Grandes Portugueses - a poll

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    citação:Originalmente colocada por manel666

    Um tipo que nasceu pobre e morre pobre é um herói nacional? Um país onde havia empresas a exportar à conta de trabalhadores ,ainda mais, explorados que hoje era um grande país? Não percebo como se pode achar grande alguém que era tão pequeno, com uma visão mesquinha e redutora de um país ( "orgulhosamente sós"). Ok, aquilo das finanças e do ouro. Então se os nossos pais nunca gastassem dinheiro conncosco e metessem tudo no banco tinham sido uns grandes pais?! Tinham feito muito pelo nosso futuro?!
    E depois nao percebo a ideia de falar mal dos políticos portugueses. Eles são portugueses, como nós. Não são uma raça à parte que se apoderou do país. Foram criados neste país e governam para portugueses que votam neles. Não apareceram do nada. São portugueses, como nós. Será que se outros lá estivessem fariam diferente!? Eu ou vocês?! Seriamos assim tão diferentes? Não arranjavamos emprego pró irmão ou irmã? Claro que sim. Só não o fariamos se nâo pudessemos.
    Que atire a primeira pedra quem nunca arranjou esquema pra não ficar na fila, pra nao pagar na auto estrada, quem nunca atirou nada pró chão, quem nunca se esqueceu de uma beata de cigarro na praia.
    Somos todos portugueses. Este país é feito por portugueses e para portugueses. Enquanto formos como somos vamos ser sempre este Portugal, que não é assim tão mau. Lá fora não é sempre melhor. E claro, típico nosso é dizer que a culpa é sempre dos outros. Nós não conduzimos mal, sao os outros, nós nao pagamos tudo no ultimo dia, são os outros. Os outros....LOST?!?!?
    No debate da RTP1 foi muito bem dito que este "concurso" não é para promover uma figura de bem, um herói. É para eleger as figuras intemporais que marcaram este país, é para considerar os seus feitos e defeitos.

    Como Salazar, também D. Afonso Henriques, o Marquês e qualquer rei ou governante explorou o seu povo, mas deram o seu contributo positivo.

    Salazar deu o bom e o mau, é a minha opinião, aquela em que digo que há a política salazarista pré 2ª guerra e a pós 2ª guerra (que deixou de fazer sentido algum) Se repararem naquele "gráfico" que puderam, nota-se o PIB da Espanha linear e um decréscimo no Português, exactamente na era pós 2ª guerra até Salazar e o resto do regime do Estado Novo sairem de cena.

    Nós portugueses somos peritos a cometer erros, mas é dos erros que se tiram as conclusões e as coisas boas (não é à toa que somos mencionados como exemplo aos outros "novos" países da CE como o país que tem a maior taxa de erros políticos/económicos/etc.. a não cometer) [|)]

    Comentário


      Ja alguem falou do ouro dos nazis (judeu) e dos negocios do vulframio que os protegidos do filho do feitor tinham? [|)]

      Comentário


        Edit: duplicado

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por BrunoTRF

          Estou a concluir que as pessoas não prezam a liberdade que têm...

          E é muito triste...

          É o país que temos...
          Infelizmente, é assim.

          Comentário


            Vejo aqui muita gente a falar como era a vida no tempo do Salazar, mas na realidade não viveram nessa época. Falam simplesmente de "ouvido".

            Eu vivi 19 anos no tempo de Salazar e mais cinco no tempo do M. Caetano até ao 25/A, e durante este tempo não senti falta de liberdade, ia para onde cria e a que horas queria e sempre em segurança (coisa que agora não existe), inclusive saí duas vezes para fora do País antes de cumprir o serviço mílitar, e não tive problemas, tirei o Passaporte no Governo Civil de Lisboa (válido para todos os Paises que tivessem relações diplomaticas com Portugal, ainda o tenho em meu poder),e embarquei para Madrid visitar a rapariga que hoje é a minha mulher, e sem qualquer impedimento.

            É certo que nesse tempo podia-se falar de tudo menos contra o regime,
            mas quem respeitasse esta regra não tinha problemas.

            Hoje podemos mandar umas "bocas" contra o Governo, mas não temos a segurança que tinhamos naquela altura.
            Entra as duas, não sei qual a melhor hipotse

            Comentário


              Eu axo piada a quem comenta o nº de votos no Salazar..entao mas afinal vivemos numa democracia ou nao?? andam aí todos roidos a mandar comentarios a pressionar para nao se votar no Salazar quando cada um é que sabe no que vota..so faltava agora ser proibido votar nele..ainda se dizem contra a ditadura..ainda por cima a maioria nem viveu esse tempo por isso so fala do que ouve por ai que sao os comentarios anti-salazar dos politicos da democracia..convem falar mal dele porque assim faz parecer que este país é um mar de rosas e claro assegurar os poleiros deles neste "sistema perfeito" onde nao ha desemprego, corrupçao, insegurança, etc..depois aparece aqui um comentario de uma pessoa que viveu nesse regime e que no final diz "Entre as duas, nao sei qual a melhor hipotese"...pois é..

              Comentário


                Eu penso que a democracia me dá o direito de opinar e de me mostrar triste com o facto da maioria das pessoas apreciarem um tirano.

                FELIZMENTE isto é uma DEMOCRACIA!!!

                Comentário


                  já ouvi Mário Soares a referir-se a Salazar em modos mais cortez e educado do que algumas pessoas por aqui o fazem. Numa entrevista na televisão referia-se a ele por Dr.Salazar, e muitos outros politicos ainda se referem a ele por Professor Salazar.

                  Partilho da opinião do Akagi e como ele conheço imensas pessoas que iam ao estrageiro, em trabalho ou em passeio, que nunca tiveram qualquer problema com as autoridades.

                  Foi uma outra época... já lá vão 37 anos que o senhor morreu mas parece que aínda consegue assombrar muito gente que por aqui anda.

                  Tenham compustura meus senhores e deixam-se dos comentários depreciativos de quem não partilha da vossa opinião.

                  Comentário


                    corre por outros foruns o seguinte:

                    "Correio da Manhã" do dia 15.01.07

                    A RTP fez batota!

                    Como é do conhecimento público, durante os meses de Outubro e Novembro
                    realizou-se uma votação no país com a finalidade de se saber quem eram os
                    cem portugueses mais ilustres de todos os tempos.

                    Acabada a votação passaram-se semanas sem que nada transpirasse sobre os
                    resultados da referida votação.

                    No "diz-se, diz-se" murmurava-se que o Professor Doutor Oliveira Salazar estaria
                    num lugar cimeiro, a saber, entre os dois primeiros.

                    O silêncio, por parte da RTP imperava e, só no passado dia 13 foi para o ar um
                    programa, apresentado por Maria Elisa, que dava conta dos cinquenta últimos
                    classificados. O mesmo repetiu-se em relação aos cinquenta primeiros, no dia
                    seguinte.

                    Para espanto dos espectadores, irá agora haver uma segunda votação entre o
                    público em geral, para, entre os dez primeiros no qual consta o nome do antigo
                    estadista Oliveira Salazar, se determinar quem na realidade é o vencedor.

                    Ora a RTP faz batota, já que a votação havia encerrado, e, nas regras do jogo
                    jamais se falou numa segunda volta fosse para quem fosse, independentemente do
                    resultado apurado.

                    O "Correio da Manhã", conseguiu apurar que "ordens superiores", emanadas da
                    Administração obrigara à realização de nova votação, já que o vencedor
                    havia sido mesmo o Professor Doutor Oliveira Salazar, com mais 202 votos que o
                    segundo classificado, Luís da Camões, e mais 3122 do que terceiro, o Rei D.
                    João II.

                    Segundo se apurou também, não é conveniente que um antigo"ditador"(?), seja
                    louvado pela opinião pública como o maior português de sempre. Obrigando "o
                    povo" a votar novamente, há assim a esperança de que o mesmo caia uns
                    lugarzitos na classificação.

                    Assim é a democracia neste Portugal europeu...
                    "

                    Se isto é verdade parece que a censura retornou.
                    Terá sido o Sócrates, que já á apelidado pela extrema-esquerda de autoritário? [}]

                    Comentário


                      também já me falaram sobre isso. A ser mesmo verdade só vem provar que a nossa "liberdade de expressão e de respeito pelas opiniões dos outros" está de saúde e recomenda-se

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Akagi

                        Vejo aqui muita gente a falar como era a vida no tempo do Salazar, mas na realidade não viveram nessa época. Falam simplesmente de "ouvido".

                        Eu vivi 19 anos no tempo de Salazar e mais cinco no tempo do M. Caetano até ao 25/A, e durante este tempo não senti falta de liberdade, ia para onde cria e a que horas queria e sempre em segurança (coisa que agora não existe), inclusive saí duas vezes para fora do País antes de cumprir o serviço mílitar, e não tive problemas, tirei o Passaporte no Governo Civil de Lisboa (válido para todos os Paises que tivessem relações diplomaticas com Portugal, ainda o tenho em meu poder),e embarquei para Madrid visitar a rapariga que hoje é a minha mulher, e sem qualquer impedimento.

                        É certo que nesse tempo podia-se falar de tudo menos contra o regime,
                        mas quem respeitasse esta regra não tinha problemas.

                        Hoje podemos mandar umas "bocas" contra o Governo, mas não temos a segurança que tinhamos naquela altura.
                        Entra as duas, não sei qual a melhor hipotse
                        Eu nunca vivi, ainda bem, nesse tempo. E por isso nao se pode ter opinião sobre isso?! Eu nunca caí do 5º andar mas tb não preciso! OK, enganamo-nos todos, quase todos. Dantes é que era bom. Vamos dar um golpe de estado e instaurar outra vez uma ditadura.

                        Comentário


                          acho que ninguém por aqui quer retornar à ditadura. [}]

                          mas muitos queriam que os governantes de hoje em dia tivessem a seriedade e o carácter de salazar.

                          à excepção de um que por aqui apareceu a dizer que acha muito bem, e que faria igual ou trinta vezes pior, que os governentes se preocupem em arranjar tachos à familia. [}]


                          Comentário


                            citação:acho que ninguém por aqui quer retornar à ditadura.

                            mas muitos queriam que os governantes de hoje em dia tivessem a seriedade e o carácter de salazar
                            é isso mesmo. Necessitamos de politicos que vejam na politica a maneira de contribuirem para o crescimento do seu país e não que se sirvam dela para enriquecer e saquear o país...

                            Se tivermos modelos de comportamento na politica, pode ser que se extenda a toda a sociedade. Agora o problema é que o despesismo e o descontrolo, as fugas ao fisco e etc vêm de pessoas que deveriam ser exemplos a seguir...

                            Lembram-se do Isaltino e do dinheiro do sobrinho taxista? Dos avelinos, das Fatinhas e dos Valentins?

                            E estes poderão dar o exemplo de alguma coisa?[8][8][8][8][8]

                            Já estou como dizia o outro " Este país está male male male"

                            Eu diria mais "Estes politicos tão male male male[8)][8)][8)]

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por SuperRabanete

                              mas muitos queriam que os governantes de hoje em dia tivessem a seriedade e o carácter de salazar.


                              Sem duvidas mas um politico que fosse eleito e saisse por sufragio universal directo e nao que ficasse no poder de 5 de Julho de 1932 a 25 de Septembro de 1968, ou seja 36 anos...

                              Acham bem que alguem usurpe o poder durante [u]trinta e seis anos</u> a fio? [|)]

                              Comentário


                                Já alguém por acaso pensou, que os votos no Dr. Oliveira Salazar, pode ser uma mensagem do Cidadão Anónimo para a classe politica Nacional ??

                                Ele esteve 36 anos e houve o que houve, mas em muitos aspectos o Cidadão Comum nunca se sentiu inseguro, ou com tanta falta de trabalho como hoje, quanto á arrogâncias e prepotencias ... bem analisem lá bem que ela existe hoje também, a falta de Liberdade de Expressão e Democrática nisso concordo, não havia.

                                Actualmente com 33 anos de Poder democrático a (des)governar o pais, além da Liberdade e da Democracia quais foram efectivamente as maiores conquistas obtidas ???


                                Talvez por isso, tenham ocorridos tantos votos no Dr. Oliveira Salazar.

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                  Actualmente com 33 anos de Poder democrático a (des)governar o pais, além da Liberdade e da Democracia quais foram efectivamente as maiores conquistas obtidas ???
                                  [ironic mode on] Por exemplo poderes postar o que quiseres na Autohoje online sem ires preso ou teres uns senhores de gabardine a dar-te uns murros logo a noite quando chegares a casa...[ironic mode off]

                                  Mas tens razao em dizer que e uma mensagem ao poder politico... eles que reflitam nas razoes do resultado em vez de cobrirem com uma cortina de fumo a situacao real (o que andam a fazer em muitos casos desde 1974)

                                  Comentário


                                    Results:
                                    D. Afonso Henriques [20%] 46 votes
                                    Álvaro Cunhal [3%] 7 votes
                                    António de Oliveira Salazar [24%] 55 votes
                                    Aristides de Sousa Mendes [5%] 12 votes
                                    Fernando Pessoa [8%] 18 votes
                                    Infante D. Henrique [9%] 20 votes
                                    D. João II [4%] 9 votes
                                    Luiz Vaz de Camões [5%] 12 votes
                                    Marquês de Pombal [11%] 25 votes
                                    Vasco da Gama [10%] 22 votes


                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Jorge Correia

                                      citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                      Actualmente com 33 anos de Poder democrático a (des)governar o pais, além da Liberdade e da Democracia quais foram efectivamente as maiores conquistas obtidas ???
                                      [ironic mode on] Por exemplo poderes postar o que quiseres na Autohoje online sem ires preso ou teres uns senhores de gabardine a dar-te uns murros logo a noite quando chegares a casa...[ironic mode off]

                                      Mas tens razao em dizer que e uma mensagem ao poder politico... eles que reflitam nas razoes do resultado em vez de cobrirem com uma cortina de fumo a situacao real (o que andam a fazer em muitos casos desde 1974)

                                      Nem precisavas dizer Ironic Mode, essa era efectivamente a realidade, que felizmente hoje não existe, este sim o supremo objectivo alcançado com o 25 de Abril.

                                      Mas, e já agora ... não fossem os Militares Temerem Efectivamente pela usa vida numa Guerra Colonial que começava a não ter sentido (á imagem das independências das colónias cedidas pela França, Inglaterra) e teria havido alguma revolução ??

                                      Será que este povo que se "deixa conduzir dócilmente para o matadouro", teria efectivado alguma revolução ?

                                      Ou deixaria andar tal como está a fazer á 33 anos com estes politicos de pacotilha ?

                                      Comentário


                                        A revolução de Abril não foi devido a questões internas entre os capitães (progressão na carreira ou algo no género) mais do que a libertação do ''pobre e oprimido'' povo português e ''trabalhadores e assalariados''?

                                        Conseguiram ou não as mudanças e as promoções?

                                        O verdadeiro herói da revolução foi Salgueiro Maia mas esse não quis protagonismo politico nem benesses com os negócios das armas e dos diamantes com os novos "sobas" africanos no pós-independência das colónias portuguesas.

                                        O triunfo da revolução foi para a Maçonaria cujo simbolo é o regresso do exilado Mário Soares e colagem a Cunhal com a posterior e paulatina instalação de uma irmandade maçónica nos altos cargos da república portuguesa que durante o tempo da ditadura "abateu pilares" porque era proibida.

                                        O que temos hoje em dia é um sistema político pejado de maçons, opus dei, panascas e "afilhados" políticos.

                                        Quando uma democracia entra em circuito fechado é natural que surjam problemas porque o povo é como o gado no curral... entram os lobos e é tudo em pânico... uns a ir para a esquerda, outros para a direita ou para o meio...

                                        Mas os lobos são lobos e não tem preferência por a direcção, a eles tanto lhes dá desde que tenham refeição assegurada!

                                        Os políticos que podem dar o exemplo não sobem até ao topo da pirâmide por muito que trabalhem e se esforçem.

                                        Em suma temos lobos com pele de cordeiro no meio de nós, por isso podem ir a uma redacção e levarem provas como as do envelope 9 como se fossem uns PIDE!

                                        Ao pé deles Salazar foi provavelmente um menino de coro...

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                          Mas, e já agora ... não fossem os Militares Temerem Efectivamente pela usa vida numa Guerra Colonial que começava a não ter sentido (á imagem das independências das colónias cedidas pela França, Inglaterra) e teria havido alguma revolução ??
                                          Oh Excalibur!!![:0][:0]

                                          Temerem pela vida???
                                          Santa Inocência:D.

                                          Eles temeram foi pelas carreiras deles.
                                          Qd o Governo de então se propôs fazer integrar nos quadros os Oficiais Milicianos, OS QUE ESTAVAM VERDADEIRAMENTE A FAZER A GUERRA, é que os Srs que andaram a arrastar os fundilhos da Farda 1 pela Academia e depois a Farda 3 pelas messes dos aquartelamentos nos teatros de guerra se indignaram e se revoltaram.

                                          Depois foi só dar um toque político para a coisa não ser uma Vergonha.... Proto-sindical.

                                          Um grupo de combate saí dos aquartelamentos comandado por um Oficial de carreira qd o Rei fazia anos.

                                          P.S. As excepções a isto eram isso mesmo... honrosas e dignas excepções. Basta falar com quem lá andou e ver os monumentos com a Lista dos Mortos em qq Unidade Militar ou em Belém.

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por J.R.

                                            Oh Excalibur!!![:0][:0]

                                            Temerem pela vida???
                                            Santa Inocência:D.
                                            Não te espantes J.R. não te espantes.

                                            Qual é para ti o cenario mais tenebroso ?

                                            Temeres acordar com os "Pézinhos Frios" e "Noutro Mundo", ou não Progredires na Carreira e perderes regalias face a pessoal mais novo?

                                            Depois disto, então sim podes dar o tal Toque Politico, mas não duvides que antes da questão das carreiras, houve o temor de tombar numa " Guerra do regime " já perdida, porque a Guerra colonial como tu muito bem salientaste estava a consumir demasiados recursos humanos, baste efectivamente olhar para o Monumento que mencionaste.

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                              Qual é para ti o cenario mais tenebroso ?

                                              Temeres acordar com os "Pézinhos Frios" e "Noutro Mundo", ou não Progredires na Carreira e perderes regalias face a pessoal mais novo?

                                              Depois disto, então sim podes dar o tal Toque Politico, mas não duvides que antes da questão das carreiras, houve o temor de tombar numa " Guerra do regime " já perdida, porque a Guerra colonial como tu muito bem salientaste estava a consumir demasiados recursos humanos, baste efectivamente olhar para o Monumento que mencionaste.
                                              São palavras dos próprios.
                                              Não vale a pena nós, que não o eramos, colocarmo-nos na posição deles.
                                              Eles disseram o que os levou a iniciar o Movimento.
                                              O que os motivou foi as carreiras que iam ficar tapadas (concorrência)pelos Oficiais Milicianos que após uma curta passagem pela Academia e ao fim de duas ou três comissões de serviço.... ZÁS.... ficavam IGUAIS.
                                              Os oficiais de carreira raramente arriscavam o pelo.
                                              Quem arriscava eram os oficiais milicianos e alguns, poucos e honrados, oficiais de carreira.
                                              Nomeadamente nas tropas especiais e outra qq esporádica excepção.

                                              E esses, salvo outra esporádica excepção, não eram contra a Guerra.

                                              Comentário


                                                Foi aqui dito que a guerra em Africa esta a consumir demasiados efecticos humanos.

                                                É verdade que só uma vida que se perca já é demasiado, mas sejamos objectivos, um País com 10 milhões de habiatantes que perde em 13 anos conflito armado 9 mil homens, não me parece demasiado (estou a falar em termos puramente militares, e não morais), comparado com as baixas que tivemos num só dia na batalha de LA LYS (9/4/18)durante a IªG.G., em que estas foram de 7 mil.

                                                O problema não eram as baixas, mas sim mais a falta de meios devido ao embargo que sofriamos por parte da maioria dos paises ocidentais, con excepção de alguna material fornecido pela França, Alemanha e Espanha, que nos impedia de ter armas em quantidade e qualidade para fazer frente a guerrilha armada pelos países do Pacto de Varsovia e China, e isto aliado ao facto da nossa juventude estar a ser minada nas escolas pelas ideologias marxistas-leninistas, que depois se ia refletir nas fileiras quando eram incorporados nas F.Armadas.

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                  Já alguém por acaso pensou, que os votos no Dr. Oliveira Salazar, pode ser uma mensagem do Cidadão Anónimo para a classe politica Nacional ??

                                                  Ele esteve 36 anos e houve o que houve, mas em muitos aspectos o Cidadão Comum nunca se sentiu inseguro, ou com tanta falta de trabalho como hoje, quanto á arrogâncias e prepotencias ... bem analisem lá bem que ela existe hoje também, a falta de Liberdade de Expressão e Democrática nisso concordo, não havia.

                                                  Actualmente com 33 anos de Poder democrático a (des)governar o pais, além da Liberdade e da Democracia quais foram efectivamente as maiores conquistas obtidas ???

                                                  Talvez por isso, tenham ocorridos tantos votos no Dr. Oliveira Salazar.
                                                  Já postei e volto a postar - ACHO QUE TENS TODA A RAZAO:

                                                  Provavelmente alguns (muitos) Portugueses finalmente se aperceberam que a situação e oposição que governam esta Nação vai para 30 anos não são a solução e querem algo diferente, o voto em Salazar não é um regresso ao passado mas sim um voto (grito) de inconformismo:


                                                  - Dêem-mos qualquer coisa, menos mais do mesmo!

                                                  Comentário


                                                    a rtp devia passar em horário nobríssimo os videos de campanha dos 10 candidatos.
                                                    Este seria o de um dos concorrentes:
                                                    http://www.youtube.com/watch?v=hSBWRoWZ71s

                                                    P.S: dedicado a todos os que por aqui se assustam com assobrações!

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por SuperRabanete

                                                      a rtp devia passar em horário nobríssimo os videos de campanha dos 10 candidatos.
                                                      Este seria o de um dos concorrentes:
                                                      http://www.youtube.com/watch?v=hSBWRoWZ71s

                                                      P.S: dedicado a todos os que por aqui se assustam com assobrações!

                                                      Bravooooo! [^][^][^][^][^][^]

                                                      :D

                                                      Comentário


                                                        Meditemos...

                                                        “Não será uma maioria parlamentar um poder ditatorial?”

                                                        “Obviamente qualquer maioria é uma ditadura”.

                                                        Se uma ditadura só o é porque o poder é detido por uma só pessoa ou está
                                                        concentrado num grupo de pessoas, não há como fugir à realidade. É uma verdade
                                                        indesmentível.

                                                        A grande questão subjacente, é saber se quem detém o poder o exerce para
                                                        benefício de alguns em prejuízo dos demais.

                                                        Pelo que se pode verificar do que tem sido a actuação dos partidos no pós 25 de
                                                        Abril
                                                        , numa luta contínua pelo poder, através do voto popular, fica claro que todas
                                                        as forças políticas tentam chegar à tal maioria parlamentar; se uma maioria
                                                        parlamentar goza da faculdade de impor a sua vontade, o que temos senão uma
                                                        maioria parlamentar eleita democraticamente ou seja uma ditadura sufragada pelo
                                                        povo … democraticamente!

                                                        No entanto, tenho que fazer um reparo a este tipo de ditadura ou maioria
                                                        parlamentar; pode com isenção qualquer grupo organizado – qualquer que seja –
                                                        exercer desinteressadamente o poder se o terá de fazer sempre condicionado à
                                                        sua própria ideologia?

                                                        E os restantes partidos, os que fazem parte da minoria parlamentar, que tipo de
                                                        actuação lhes está afecta?

                                                        Com toda a certeza pretendem interferir nas decisões
                                                        mas sem utilidade prática.
                                                        Estamos perante uma ditadura que em nada serve a Nação.
                                                        É a ditadura de uma maioria parlamentar ditatorial, cuja política não está ao serviço
                                                        da governação!

                                                        Este tipo de ditadura, que é a democracia dos partidos é pela própria definição um
                                                        instituto vocacionado a dividir e tem na sua doutrina e comportamento a mais
                                                        profunda e refinada ambição destruidora, que tenta impor pelo número dos votos a
                                                        sua vontade e créditos, que tem como objectivo – consciente ou não - a falência da
                                                        vida Humana em nome da luta de classes uns, em prol da distribuição equitativa da
                                                        riqueza outros.

                                                        Termino como comecei: qualquer maioria – parlamentar ou não – é uma ditadura: há
                                                        no entanto maiorias que só fazem política e há ditaduras que governam!


                                                        Deixo aqui a transcrição de parte de um discurso do nosso patrono Dr. António de
                                                        Oliveira Salazar, volume 1º, pág. XXXVIII e XXXIX.

                                                        "Ora, seja qual for o sistema de responsabilidade encontrado para o exercício da
                                                        governação pública, uma coisa é essencial aos governos – a autoridade, no sentido
                                                        de possibilidade constitucional e efectiva de governar. E não pode crer-se que se
                                                        chegou a boa solução quando os diferentes poderes funcionam de tal sorte que os
                                                        governos ou não existem ou não governam: defendem-se. Se os grupos partidários
                                                        a cada momento se consideram candidatos ao Poder com fundamento na porção de
                                                        soberania do povo que dizem representar, a maior actividade – e vê-se até que o
                                                        maior interesse público – não se concentra nos problemas da Nação e na
                                                        descoberta das melhores soluções, mas só na luta política. Por mais propenso que
                                                        se esteja a dar a esta algum valor como fonte de agitação de ideias e até de
                                                        preparação de homens de governo, tem de pensar-se que onde ela atinge a
                                                        acuidade, o azedume, a permanência que temos visto, todo o trabalho útil para a
                                                        Nação lhe é ingloriamente sacrificado. Tem de distinguir-se, pois, luta política e
                                                        governação activa: os dois termos raro correrão a par".


                                                        Fonte: http://www.oliveirasalazar.org/srcDocumento.asp?id=41

                                                        Comentário


                                                          Zé do Telhado, Salgueiro Maia entre outros mais









                                                          Comentário


                                                            DESCOLONIZAÇÃO FOI UM CRIME


                                                            -- Foi crime de lesa Pátria, punido pelo art.º
                                                            141.º do Código Penal.

                                                            -- No próprio programa do MFA constava a
                                                            consulta às populações.

                                                            -- Foi crime por abuso do poder contra a
                                                            vontade do povo, seja da Metrópole ou de
                                                            cada um dos territórios ultramarinos, que não
                                                            foram consultados.

                                                            Os que tomaram conta do poder em 25 de
                                                            Abril sabiam que num referendo às populações estas escolheriam continuar portugueses.

                                                            De 2 milhões e 300 mil km2 de superfície passámos a 92.000 = 4%.
                                                            O povo nos territórios que abandonámos vive infeliz e os de Cabinda ainda pior.


                                                            ULTRAMAR – ABANDONO

                                                            Se não tivesse sido publicado o decreto-lei 353/73, o regime continuaria. Em Angola a guerra estava ganha. Em Moçambique a politica militar do general Kaúlza de Arriaga estava a resultar
                                                            e Cabora Bassa que era um dos objectivos do terrorismo internacional [u](soviéticos e americanos) </u>nunca foi atacada. A situação mais complicada era em relação à Guiné, mas também se encaminhava para uma solução política. Já estava destinado um governador da
                                                            etnia (salvo erro) “Balanta”, pessoa culta com formação universitária.

                                                            Constava na altura, que se estava em negociações com Nino Vieira e este estaria disposto (em troca de algumas contrapartidas) a terminar a guerrilha. O 25 de Abril veio interromper as
                                                            negociações.
                                                            Hoje a Guiné seria uma região autónoma como a Madeira ou Açores o que era uma boa solução. Poucas semanas antes do famigerado 25Abril, os militares portugueses infligiram uma derrota esmagadora ao PAIGC, capturando-lhes muito armamento pesado o que
                                                            os deixou em franca desvantagem. Em S. Tomé e Cabo Verde havia paz.

                                                            E JÁ AGORA: quem alterou o texto do Programa do MFA sobre os “Territórios Ultramarinos”?

                                                            [u]Na versão 25/A propunha-se a autodeterminação, através de referendos organizados e controlados pela ONU. A revisão “abrilista” consistiu apenas no seu abandono para pilhagem pelos partidos comunistas a soldo de Moscovo e não só.</u>


                                                            Portugal não é um pequeno país. Os que sustentam isso esquecem que as províncias ultramarinas fazem com o território metropolitano de Portugal um todo uno e indivisível (in
                                                            Santos Duarte, 1996, 12 e ss.)”


                                                            ÁFRICA -- ABANDONO RACISTA

                                                            Abandonamos Angola, Moçambique, Guiné, Timor, Cabinda e todos os outros territórios sem consultar as populações que confiavam nos portugueses. Curioso é que só os territórios em que predominavam populações não brancas foram abandonados, cometendo assim um acto
                                                            de puro racismo.

                                                            “Rei de Portugal e dos Algarves” era o título dos nossos monarcas no passado.

                                                            Porque o MFA não abandonou também o Algarve?

                                                            Ou os Açores e a Madeira. Ou Lisboa ou Santarém que conquistámos aos mouros.

                                                            Se queriam ver-se livres dos indivíduos de raça negra, ao menos que o fizessem consultando o país com um referendo. Cobardemente não o fizeram porque sabiam que a resposta era NÃO.

                                                            Mas África e Timor tinham forçosamente de ser abandonados às hienas da política internacional, porque os políticos do 25 de Abril não tinham competência para dirigir tão grande Nação e porque os políticos do PS e PC que surgiram após a abrilada tinham de
                                                            cumprir o combinado em Paris com a União Soviética.

                                                            Realmente é mais fácil ser pedinte na Europa, é só ir insistindo de mão estendida.



                                                            ANGOLA COM TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL MAIS ELEVADA

                                                            http://diariodigital.sapo.pt/news.as...id_news=242168 -- 06-09-2006

                                                            (A mortalidade durante a presença portuguesa era baixíssima)
                                                            Angola é o País Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com a taxa de mortalidade infantil mais elevada, atingindo 133 crianças por cada mil, revela o relatório anual do Fundo da ONU para a População (UNFPA) divulgado hoje. Segundo a mesma fonte, dos outros dois PALOP analisados, a taxa de mortalidade infantil na Guiné- Bissau é de 114 por cada mil, enquanto Moçambique apre senta o valor mais baixo (94).

                                                            O documento aponta que nas regiões menos desenvolvidas, a taxa de mortalidade infantil é de 59 em cada mil, enquanto nas mais desenvolvidas é de apenas sete.

                                                            O relatório «A situação da população mundial 2006 - Passagem para a Esperança: Mulheres e migrações internacionais» refere ainda que a taxa de mortalidade em crianças com menos de cinco anos é também superior em Angola com 245 meninos e 215 meninas em cada mil,na Guiné-Bissau é de 206 no sexo masculino e 183 no feminino, enquanto em Moçambique é de 171 e 154, respectivamente.

                                                            Comentário


                                                              Mendes77 [^]



                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X