Anúncio

Collapse
No announcement yet.

viagem a Cuba!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Boas,

    Bora lá então ressuscitar este tópico!!!

    Pois é... estou a pensar ir visitar o camarada Fidel e levar 1 belo bacalhau, LOL.

    Perguntas:
    O q aqui está relatado mantém-se +/- igual?
    C/ está o ambiente "hoje"?
    Segurança?
    Levantamentos em ATMs, preços e comissões?

    FFG, qd puderes gostava de ouvir a tua opinião.

    Estou a pensar ir na última de Abril, 1ª de Maio.

    Obrigado,
    Edd

    Comentário


      #62
      Estive em Cuba em Outubro.

      O ambiente é do melhor, caliente em todos os aspectos.

      É um país muito seguro, em Havana o maior problema deles são os carteiristas e não se passa nada mais do que isto.

      Há ATMs onde levantas dinheiro com facilidade, não são muitas mas há. Eu levei algum dinheiro vivo, é melhor trocar nas casas de cambio do que nos hoteis e atenção que por norma todos os hoteis tem casa de cambio se trocares na recepção do hotel sai mais caro e por norma a casa de cambio é uns metros ao lado (tem é horário). Já não me recordo se é melhor levantar na ATM ou recorrer às casas de cambio.

      Quanto a hoteis, há muita diferença de hoteis de 4 para 5 estrelas. Vale a pena ir para 5 estrelas.

      A altura em que vais, parece-me ser a melhor do ano mas também é a mais cara.

      Já sabes para onde vais? Hotel e cidade?

      Se quiseres mais dicas... apita.

      Comentário


        #63
        Ir a cuba gostava de ir...para era para beber uns Mohitos e tar de papo po ar...e andar naqueles taxis fabulosos dos anos 50...

        sao as unicas 2 coisas que me atraem nesse pais...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
          Ir a cuba gostava de ir...para era para beber uns Mohitos e tar de papo po ar...e andar naqueles taxis fabulosos dos anos 50...

          sao as unicas 2 coisas que me atraem nesse pais...

          Ouve... esquece lá tudo o que não conheces... coloca-te dentro do avião e vai até lá.

          De qualquer maneira em relação aos carros, é verdade que a grande maioria são anos 50 mas os táxis a grande maioria são anos 80. Sãos os Ladas deixados pelos Russos e já há muitos Peugeots dos anos 90/00.

          Cuba é muito mais do que isso, vale bem a pena o tempo dispendido para umas férias por lá.

          Já agora, além dos Mojitos, os Daiquiris (bebida de gaja) são muito bons e as Piña Coladas com vitamina R também são bem gulosas.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por rum Ver Post
            Estive em Cuba em Outubro.

            O ambiente é do melhor, caliente em todos os aspectos.

            É um país muito seguro, em Havana o maior problema deles são os carteiristas e não se passa nada mais do que isto.

            Há ATMs onde levantas dinheiro com facilidade, não são muitas mas há. Eu levei algum dinheiro vivo, é melhor trocar nas casas de cambio do que nos hoteis e atenção que por norma todos os hoteis tem casa de cambio se trocares na recepção do hotel sai mais caro e por norma a casa de cambio é uns metros ao lado (tem é horário). Já não me recordo se é melhor levantar na ATM ou recorrer às casas de cambio.

            Quanto a hoteis, há muita diferença de hoteis de 4 para 5 estrelas. Vale a pena ir para 5 estrelas.

            A altura em que vais, parece-me ser a melhor do ano mas também é a mais cara.

            Já sabes para onde vais? Hotel e cidade?

            Se quiseres mais dicas... apita.
            OK...

            Então tá previsto 3 dias em Havana e dps 4 dias em Varadero.

            Espero dps dar umas voltas por lá, ainda n sei... vamos à aventura o q tb é bom.

            Em Havana vou p/ um hotel 4* e em Varadero 5*.
            HAVANA: Hotel NH Parque Central 4*
            VARADERO: Melia Varadero 5* Luxo

            Quaisquer dicas são bem vindas é claro... força nisso.

            Recomendas que locais, passeios, etc.?

            Comentário


              #66
              O hotel em Havana dentro dos parametros deles parece-me ser bom.

              Estas são as vistas do hotel.

              view-from-our-room.jpg

              nh-parque-central.jpg

              Havana é o que vês nas fotos, uma cidade perfeitamente degradada por parece que passou uma guerra civil. Mas por norma os Hoteis estão dentro do conforto exigido pelos turistas mas com algumas limitações.

              Pelo que me parece este hotel fica no centro de Havana, há a zona mais antiga (Havana Vieja) e o Vedado que é uma zona mais burocrata mas com muitos hoteis. E todas elas com muita falta de manutenção. Só a zona de Miramar, onde estão as grandes casa de Havana e são casas ao estilo do Restelo ocupadas por embaixadas e moradas dos estrangeiros é mais cuidada, vês muita gente na rua e nas horas frescas muita gente a praticar exercício físico.

              Como disse Havana está perfeitamente degradada com algumas limitações mas com muita vida, é perfeitamente normal eles abordarem os turistas só porque querem conversar e com sorte conseguir vender qualquer coisa, desde charutos ao corpo... ou simplesmente para fazerem de guias. Alguns deles tentam esquemas engenhosos para te abordarem, eles tem o hábito de abordarem os turistas à porta do hotel perguntam o nome e de onde são e depois aparece um outro a quem já foi transmitido o vosso nome a passar-se por guia. O vosso guia turistico estará muito bem identificado e só vos vai abordar dentro do hotel... dentro do hotel os charlatões não entram por isso é pacifico.

              O melhor meio de deslocação em Havana é o taxi, por norma pergunta-se sempre o preço antes de iniciar a viagem, mas os taxis oficiais tem taximetro. Digo oficiais, porque qualquer carro é um potencial táxi... desde que pagues levam-te a qualquer lado.

              Em Havana é obrigatório ir ao Tropicana, é um cabaré e é caro mas vale a pena ver o espetáculo e é à noite.

              Podem optar por ter um guia para fazer a visita à cidade e ouvir as explicações deles, eu optei por fazer sozinho. A única consequencia disso é que és constantemente abordado por eles, mas com a presença da policia por todo o lado eles ficam retraídos mas nunca te perdem de vista. Mas afirmo, não são perigosos nem querem fazer mal. Querem conversa e tentar vender alguma coisa. Nos circuitos turisticos é hábito passar pela Bodeguita del Médio e pela Floridita que são os dois bares onde parava o Hemingway, acaba por ser engraçado principalmente a Bodeguita pelo ambiente e ar de tasca para beber um Mojito e um Daiquiri na Floridita. Os guias também costumam aconselhar um passeio pelo Malecon, que é a marginal deles, deve ter uns 7 km e onde há sempre muita gente.

              A animação nocturna e de fim de tarde também existe, a salsa é uma imagem de marca em Cuba, mas o que está na moda é o reggaeton. Há um local Castiço em Havana que é a Casa da Música de Miramar (há 2 Casas da Música em Havana) onde há todas as tardes e noites espetáculos de Salsa. À tarde são mais os locais que frequentam, à noite há muitos turistas e um batalhão de meninas à porta a caçar turistas, porque elas não podem entrar sozinhas. Não é nenhum espaço cheio de glamour como as grandes casa nocturnas da moda em Portugal, mas é um ambiente muito castiço e descontraído com grandes espetáculos de música.

              Podes ir a Pinar de Rio e Viñales, em excursão, onde podes ir ver uma fábrica de charutos e fazer uma visita a um parque natural e mais um serie de visitas a locais no meio da serra e longe dos destinos mais turisticos e ver um bocado da vida do país.

              Quanto a Varadero, o hotel parece-me bom embora já tenha lido uns comentários no trip advisor meno abonatórios mas não se pode agradar a todos. Mas a ideia que tenho é que vais muito bem. Varadero é praia, praia e mais praia e é da melhor praia que há.

              Vale a pena fazer o passeio a Cayo Blanco de catamarãm e/ou ir a Cayo Largo, mas este já exige uma viagem de avião. No hoteis de Havana de 5* há sempre de tudo, o que os difere para os de 4* é que por vezes acaba qualquer coisa e tens que andar atrás deles para reporem o que falta. Normalmente isso não acontece num 5*, aliás o serviço é grande handicap deles.

              Também vale a pena fazer uma visita a Cienfuegos, não é mais do que uma cidade colonial mas bonita e se ouver tempo um pulo (grande) a Santigo tabém é uma boa opção. Se optares por fazer só praia... meu amigo... ficas muito bem.

              O tudo incluído é tudo incluído mesmo, só estranhamente a água engarrafada é que não é... mas no quartos do hotel há sempre garrafas de água. Sei que nos de 4 estrelas, quando acabas a garrafa de água.. acabou, queres mais compras. De resto... é sempre a beber e a comer desde o loby do hotel até à praia.

              Em Varadero prepara-te para dares de caras com metade do Canadá... é impressionante a quantidade de Canadianos em férias por aquelas zonas.

              Só mais uma questão em relação ao dinheiro, leva Euros nunca dolars. A modea usada pelos turista não é usada polos cubanos, os turista usam os CUC e um CUC vale um dolar americano embora eles dificilmente aceitem dolares americanos no cambio, se forem Canadianos não há problema. Muito importante, tens que guardar 25 CUCs para poderes sair do país. É a taxa de saída que tens de pagar no aeroporto antes do check in, são 25 CUCs certos... se não tiveres, ficas em terra. Já agora não estranhes se não te caribarem o passaporte, é normal.
              Editado pela última vez por rum; 28 January 2008, 18:34.

              Comentário


                #67
                Mais dúvidas, faz o favor de chegar à frente e pergunta. Só não respondo se não souber.

                Comentário


                  #68


                  Boas,

                  Li deliciado o teu post... vê-se q adoras a terra!
                  Até vou imprimir qt for p/ lá!

                  Vou investigar mais umas coisas e dps digo qq coisa... mt obrigado!

                  Já agora... tenho orçamentos dentro dos 1.300€, será mt, está dentro do normal? (Esta n é só p/ o RUM)

                  Ora, sabendo q em Varadero é mais p/ o descanço e praia, qt é q se recomenda a levar de $€$ 'vivo'??

                  Mt obrigado,
                  Edd

                  Comentário


                    #69
                    1.300 parece-me dentro do normal, porque como já disse vais em época alta. Época alta lá significa não apanhar furacões. E sendo um combinado... o preço não é nada mau. Até podes encontrar preços mais em conta... mas os hoteis podem deixar a desejar e é aqui onde eles cortam porque no combustivel do avião e nas taxas de aeroporto não vão cortar.

                    Para teres uma visão mais global e não te fiares só no que eu digo podes ver mais opiniões em www.tripadvisor.com .

                    Em teoria, se em Varadero só vais para o descanço então aí não precisas de dinheiro nenhum... porque está num TI, mas isto é teoria. Há sempre recuerdos para comprar, saidas dos hoteis copos para tomar. Mas digo-te que o passeio a Cayo Blanco vale a pena.

                    Não sei se gostas da vida nocturna, mas em alguns hoteis de Varadero há muita animação noutros é mais para terceira idade. Por exemplo nos locais de animação nocturna fora dos hoteis, pagas sempre em todo o lado normalmente uns 10 a 15 CUCs e não tens direito a nada... só à entrada, e ao espetáculo que por norma há em todas as casas.

                    Quanto ao orçamento, é preciso ter noção de que Cuba ao contrário do que se pensa não é barato, para os turistas os preços são meio salgados. Aquilo é feito à medida dos Canadianos que são a grande maioria.

                    Os passeios acabam por ser caros, normalmente não há nada por menos de 50 euros.

                    De qualquer maneira todos os euros que levares não gastares... voltam e cá tem muito valor.

                    Comentário


                      #70
                      Ora viva...

                      E eis q começo a ficar preocupado:

                      http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=sto...stories/245818


                      Cumps,
                      Edd

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                        Ora viva...

                        E eis q começo a ficar preocupado:

                        http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=sto...stories/245818


                        Cumps,
                        Edd

                        Acho que não é motivo para preocupações.

                        Edit: A não ser que a tua preocupação esteja relacionada com o estado de saúde do homem...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por rum Ver Post
                          Acho que não é motivo para preocupações.

                          Edit: A não ser que a tua preocupação esteja relacionada com o estado de saúde do homem...
                          Boas...

                          As preocupações eram e são relativamente ao ambiente q se podia criar...

                          Bem, o tempo da partida aproxima-se...

                          Agora estou com uma dúvida, afinal qtas moedas é q Cuba tem, já ouvi falar de CUC e CUP...? O q é q circula?

                          Qt é q será recomendável levar em $$ vivo?

                          Houve umas alterações relativamente ao hotel em Havana, mas p/ melhor acho e espero eu. Agora vou p/ o Melia de Havana (opiniões??).

                          P/ já é tudo,
                          Edd

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                            Boas...

                            As preocupações eram e são relativamente ao ambiente q se podia criar...

                            Bem, o tempo da partida aproxima-se...

                            Agora estou com uma dúvida, afinal qtas moedas é q Cuba tem, já ouvi falar de CUC e CUP...? O q é q circula?

                            Qt é q será recomendável levar em $$ vivo?

                            Houve umas alterações relativamente ao hotel em Havana, mas p/ melhor acho e espero eu. Agora vou p/ o Melia de Havana (opiniões??).

                            P/ já é tudo,
                            Edd
                            Qual deles, o Cohiba ou o Habana?

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
                              Qual deles, o Cohiba ou o Habana?
                              hehe

                              Fizeste-me ir ver o mail da agência...

                              É o Havana (Habana)!

                              Comentário


                                #75
                                Fiquei no Melia Varadero.

                                É um excelente hotel,tem uma praia concessionada para os melia (existem 2 ou 3 juntos), os cubanos podem passar lá mas não podem usar o areal. Dentro de água vão te oferecer montes de vezes charutos e cubanas. Tem actividades na praia durante o dia na praia e podes também fazer desportos náuticos. O hotel tem vários restaurantes, se não me engano tens direito a um jantar de lagosta e noutro restaurante específico também. Existe um supermercado ao lado do hotel com ATM.

                                Em varadero sugiro que alugues uma scooter no hotel e dês uma volta pela "cidade". Podes visitar os mercados locais (atenção que as telas têm que ter um selo oficial, no aeroporto revistam as telas). Vê-se tudo numa manhã. Depois sugiro também um passeio em veleiro a cayo blanco, fazes snorkling, comes lagosta e disfrutas do sol.

                                PS: Em Varadero toda a gente aceita euros.
                                PS2: Tem muito cuidado com o telemóvel. As redes lá funcionam pessimamente e são estupidamente caras (na altura era mais de 5€/min).

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                  Fiquei no Melia Varadero.

                                  É um excelente hotel,tem uma praia concessionada para os melia (existem 2 ou 3 juntos), os cubanos podem passar lá mas não podem usar o areal. Dentro de água vão te oferecer montes de vezes charutos e cubanas. Tem actividades na praia durante o dia na praia e podes também fazer desportos náuticos. O hotel tem vários restaurantes, se não me engano tens direito a um jantar de lagosta e noutro restaurante específico também. Existe um supermercado ao lado do hotel com ATM.

                                  Em varadero sugiro que alugues uma scooter no hotel e dês uma volta pela "cidade". Podes visitar os mercados locais (atenção que as telas têm que ter um selo oficial, no aeroporto revistam as telas). Vê-se tudo numa manhã. Depois sugiro também um passeio em veleiro a cayo blanco, fazes snorkling, comes lagosta e disfrutas do sol.

                                  PS: Em Varadero toda a gente aceita euros.
                                  PS2: Tem muito cuidado com o telemóvel. As redes lá funcionam pessimamente e são estupidamente caras (na altura era mais de 5€/min).
                                  Em relação às telas, sem querer estar a enganar-te só as telas que tem o selo oficial é que tem de ser acompanhadas por um certificado. Eu trouxe várias telas e não fui revistado nem me perguntaram nada. Se forem dentro da mala não te perguntam nada.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                    Boas...

                                    As preocupações eram e são relativamente ao ambiente q se podia criar...

                                    Bem, o tempo da partida aproxima-se...

                                    Agora estou com uma dúvida, afinal qtas moedas é q Cuba tem, já ouvi falar de CUC e CUP...? O q é q circula?

                                    Qt é q será recomendável levar em $$ vivo?

                                    Houve umas alterações relativamente ao hotel em Havana, mas p/ melhor acho e espero eu. Agora vou p/ o Melia de Havana (opiniões??).

                                    P/ já é tudo,
                                    Edd
                                    O dinheiro que vais ter na mão são CUC, quando fores cambiar é isso que te vendem a outra moeda é para os locais. Isso de levar dinheiro vivo, depende do tipo de vida que queres fazer. Em Varadero se não saires do hotel... quase que não gastas nada. Há ATMs por lá, não são muitas mas funcionam bem. Todo o dinheiro que levares a mais se não gastares, obviamente que volta... eu em Outubro levei 800 Euros (não gastei tudo) mas trouxe muito dinheiro de volta, mas lá também optei por levantar só para testar o sistema. E nada de levar dollars... ficas agarrado com eles, só euros.

                                    O Melia Havana, se não me engano é no Vedado, ainda é um pouco longe do centro talvez uns 7 Km, até porque a cidade é grande, mas lá qualquer carro te leva a todo o lado. Muito importante taxis a martelo sem taximetro é de bom tom negociar o preço antes de entrar no carro. Mas é tudo na boa.

                                    Já agora, em Varadero ficar para de papo para o ar no hotel sem fazer nada sabe bem mas deves ir pelo menos a Cayo Blanco é um dia de catamaran muito bem passado. Tens também Cayo Largo muito giro também mas mais demorado e longo. Os passeios apesar de caros sabem bem.

                                    Nos hoteis nos restaurantes temáticos há sempre uns 2 ou 3 não deixam ir de calções tem alguma formalidade (paneleiri**s) uma camisita fica sempre bem.

                                    Só uma nota, Canadianas por lá são a pontapés... não são é tão burras como as americanas...
                                    Editado pela última vez por rum; 09 April 2008, 23:11.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por rum Ver Post
                                      Em relação às telas, sem querer estar a enganar-te só as telas que tem o selo oficial é que tem de ser acompanhadas por um certificado. Eu trouxe várias telas e não fui revistado nem me perguntaram nada. Se forem dentro da mala não te perguntam nada.
                                      O que me disseram na altura é que as telas que saiam do país têm que ter selo (e respectivo certificado), aquilo no fundo é um "imposto de exportação de cultura". Eu vi pessoal que as trazia dentro da mala a serem revistados e num dos casos a senhora teve mesmo que deixar a tela.

                                      Agora não sei se as regras mudaram, o caso que descrevi foi à 7 anos...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                        O que me disseram na altura é que as telas que saiam do país têm que ter selo (e respectivo certificado), aquilo no fundo é um "imposto de exportação de cultura". Eu vi pessoal que as trazia dentro da mala a serem revistados e num dos casos a senhora teve mesmo que deixar a tela.

                                        Agora não sei se as regras mudaram, o caso que descrevi foi à 7 anos...
                                        Mas isso acho que tem a haver com os artistas que são certificados e que são realmente bons e está também relacionado com o tamanho, apesar de eu ter trazido uma com mais de um metro de altura. Se forem dentro da mala ninguém te chateia... a não ser que o cocker fareje droga...

                                        Há realmente essa questão dos certificados, pelo que sei/lembro se comprares uma tela tens que a levar ou levam a qualquer sítio por causa do tal certificado e vais buscá-la no dia seguinte. Mas nada melhor do que o guia turistico para esclarecer este assunto. Já agora, para comprar telas é melhor Havana muito mais variedade e mais baratas do que Veradero. Em Varadero há um mercado de artesanato muito interessante na rua 18 se não estou em erro mas não me lembro de ver por lá telas.

                                        Basicamente se a tela tiver um carimbo atrás tem de ser acompanhada pelo certificado. Acho que é isto.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Eddy Ver Post



                                          Já agora... tenho orçamentos dentro dos 1.300€, será mt, está dentro do normal? (Esta n é só p/ o RUM)

                                          Ora, sabendo q em Varadero é mais p/ o descanço e praia, qt é q se recomenda a levar de $€$ 'vivo'??

                                          Mt obrigado,
                                          Edd
                                          No hotel em Varadero, de certeza que vais ficar amigo dos gajos que estão nos bares do hotel.. pois de certeza que vais atestar bastantes vezes É alcool desde que te levantas até ires dormir

                                          Se quiseres trazer garrafas de rum mais baratas, charutos igualmente bons aos que compras lá fora (não te preocupes que não trazes folhas de bananeira, como te irão indicar) eles fazem-te o jeitinho e olha que compensa bastante

                                          Tambem foi com o conhecimento de um deles que fui a casa dum pescador comer uma lagostazorra que estava um mimo e na altura paguei 30 euros por pessoa (dinheiro que vai inteiramente para a familia que nos acolheu, embora acredite que o gajo do hotel tenha uma boa comissão)

                                          As comunicações eram, há 2 anos a 4€/minuto e são tipo walkie talkie.. tu falas de lá.. calas-te.. ouvem deste lado.. falam deste lado.. calam-se.. ouves tu.. tás a ver o desenho

                                          PS: aqui está a foto de um amigo meu e eu no dia em que fomos comer a bela da lagosta

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Romao Ver Post
                                            No hotel em Varadero, de certeza que vais ficar amigo dos gajos que estão nos bares do hotel.. pois de certeza que vais atestar bastantes vezes É alcool desde que te levantas até ires dormir

                                            Se quiseres trazer garrafas de rum mais baratas, charutos igualmente bons aos que compras lá fora (não te preocupes que não trazes folhas de bananeira, como te irão indicar) eles fazem-te o jeitinho e olha que compensa bastante

                                            Tambem foi com o conhecimento de um deles que fui a casa dum pescador comer uma lagostazorra que estava um mimo e na altura paguei 30 euros por pessoa (dinheiro que vai inteiramente para a familia que nos acolheu, embora acredite que o gajo do hotel tenha uma boa comissão)

                                            As comunicações eram, há 2 anos a 4€/minuto e são tipo walkie talkie.. tu falas de lá.. calas-te.. ouvem deste lado.. falam deste lado.. calam-se.. ouves tu.. tás a ver o desenho

                                            PS: aqui está a foto de um amigo meu e eu no dia em que fomos comer a bela da lagosta

                                            http://img266.imageshack.us/img266/5892/imgp2083tj5.jpg
                                            Fdx o gajo mais magrinho é que ficou com a lagosta maior, tá mal .

                                            Abraço

                                            Comentário


                                              #82
                                              Romão, não se brinca


                                              A pegá-la pelos cornos... És um forcado muito à frente.


                                              Touros, isso é para meninos...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Cuba?

                                                Adoro Cuba!

                                                Tem um restaurante fantástico na estrada que sai para a Vidigueira...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Boas,

                                                  Já comprei uma série de protectores solares...

                                                  A data aproxima-se e começa o nervoso miudinho, p/ ver se tá tudo controlado e n fica nada p/ trás q possa vir a fazer falta


                                                  Agora, outra dúvida q me veio à cabeça, devo comprar repelente p/ os mosquitos e/ou moscas?

                                                  Thx, Edd

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                                    Boas,

                                                    Já comprei uma série de protectores solares...

                                                    A data aproxima-se e começa o nervoso miudinho, p/ ver se tá tudo controlado e n fica nada p/ trás q possa vir a fazer falta


                                                    Agora, outra dúvida q me veio à cabeça, devo comprar repelente p/ os mosquitos e/ou moscas?

                                                    Thx, Edd
                                                    Acho que não, mas eu não costumo ter problemas com esse tipo de insectos. Sou tão ruim que nem as moscas me tocam. Mas podes ir prevenido.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por rum Ver Post
                                                      Acho que não, mas eu não costumo ter problemas com esse tipo de insectos. Sou tão ruim que nem as moscas me tocam. Mas podes ir prevenido.
                                                      Tb n é especial/ p mim, pq p/ mim (normalmente) basta-me estar acompanhado q quem leva com eles é a outra pessoa...

                                                      LOL

                                                      Passam ao largo

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        RUM,

                                                        Podes dar uma leitura sff: http://www.rotas.xl.pt/0304/300.shtml (isto é se ainda n conheceres)
                                                        Dps dás uma opinião? (pls)


                                                        Edd

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                                          RUM,

                                                          Podes dar uma leitura sff: http://www.rotas.xl.pt/0304/300.shtml (isto é se ainda n conheceres)
                                                          Dps dás uma opinião? (pls)


                                                          Edd

                                                          Ena... tanto para ler.

                                                          Acho que não conheço esta crónica, ou pelo menos não me lembro de a ter lido.

                                                          Não vou poder ler agora, em casa durante o fim de semana leio e depois se tiver alguma coisa para opinar escrevinho aqui qualquer coisa.

                                                          Comentário


                                                            #89


                                                            Vou a Cuba em Abril!!

                                                            Vou colocar aqui algumas questoes nos proximos dias ... por exemplo, vacinacao e' necessaria?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por smithico Ver Post


                                                              Vou a Cuba em Abril!!

                                                              Vou colocar aqui algumas questoes nos proximos dias ... por exemplo, vacinacao e' necessaria?
                                                              Foste exumar o tópico?

                                                              Vacinas? Não é necessário nenhuma.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X