Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma espécie de Consultório de Saúde....mas à borla !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por MegaMaster Ver Post

    Ando sempre stressado... Mas vou vendo agora como isto anda, de dois em dois dias...
    Deixo-te o meu testemunho, que inicia da mesma forma que o teu:

    Em 2020 (ainda antes da Covid-19) com os controles esporádicos que fazia da tensão arterial, reparei o mesmo que tu, ou seja, a mínima muito raramente descia dos 8. Às vezes até estava muito junta com a máxima (13-11), embora raramente isso acontecesse.

    Falei com o cardiologista que me aconselhou fazer um mapa de 24h. Assim fiz e o resultado traduzia exactamente esta situação. Comecei a tomar um anti-hipertensor fraco e fui controlando a tensão arterial em casa. Depois reduzi para metade (por indicação do cardiologista) e até hoje mantenho esta posologia. Tudo ok até ver.

    O que acho, e repito, é que te deves aconselhar com um cardiologista, porque a medição da tensão arterial em casa pode acabar por não ser o espelho fidedigno da mesma, já que há variações ao longo do dia.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
      (...)

      P.S. Em relação à mínima mais alta ser mais "perigoso" que a máxima, a ideia que eu tenha é que isso não é verdade. Do que sei, as situações que merecem mais atenção são as de grande amplitude, ou seja, a diferença entre a mínima e a máxima é muito alta. Exemplo: 150 - 70.
      (alguém que confirme)
      É perigoso quando as tensões são muito próximas (abaixo de 20 mmHg, pode ser muito perigoso) . A pressão muito diferente só tende a ser perigosa porque para isso acontecer, significa que, pelo menos, uma delas está fora dos limites normais.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post


        O "problema" com as tensões é que elas variam muito ao longo do dia, e são influenciadas por diversos fatores temporários.

        O próprio facto de andares preocupado com elas faz com que tenhas valores mais altos na altura em que vais medir (mesmo sintoma de quando vais ao médico e estás ansioso). Se estiveres a passar por uma situação de mais stress ou preocupações, também. E por vezes basta alterares certas coisas no teu estilo de vida para que voltem ao normal.

        Há alguns anos, numa altura em que andava bastante stressado, achei que tivesse hipertensão, porque quase sempre que media a máxima andava em torno de 140. E isso durou algum tempo, até que o stress diminuiu. Desde então, há muito tempo, é raro ter valores que saiam fora do normal 120/80 - 110/70.
        Mas se tivesse ido ao médico nessa altura de stress, mesmo que ele mandasse fazer um mapa diário, provavelmente seria diagnosticado com hipertensão, o que não corresponderia à realidade.

        Não quero com isto dizer que não tenhas nada, nem tenho qualificação para isso. Mas tensões na casa dos 130/85 para uma pessoa na faixa dos 50 anos não me parecem nada de extraordinário, apesar de não serem as "ideais".

        P.S. Em relação à mínima mais alta ser mais "perigoso" que a máxima, a ideia que eu tenha é que isso não é verdade. Do que sei, as situações que merecem mais atenção são as de grande amplitude, ou seja, a diferença entre a mínima e a máxima é muito alta. Exemplo: 150 - 70.
        (alguém que confirme)
        Quero só deixar aqui a minha experiência pessoal, sem qualquer conhecimento técnico na área da saúde.

        Não tenho medo nem receio de qualquer procedimento de diagnóstico/tratamento mais corriqueiro tipo vacinas, (picadelas), procedimentos dentários, inclusivamente tenho uma familiar dentista que já me aplicou botox e nunca senti nenhum medo nem receio.

        MAS... Sempre que o assunto é medir a tensão arterial, sinto-me bastante nervoso (não é medo) ao ponto de sentir mesmo a respiração diferente e o coração mais acelerado. O resultado disto é que consultas de rotina ou medicina do trabalho tenho sempre a tensão mais alta de 140 para cima.

        Se eu estiver sozinho (já o testei várias vezes) e for medindo ao longo do dia, tenho sempre valores normais, tipo máximo 120. Mesmo após um dia de trabalho em que já bebi 3 cafés por exemplo os valores estão sempre normais.

        Comentário


          Originalmente Colocado por md92ss Ver Post

          Quero só deixar aqui a minha experiência pessoal, sem qualquer conhecimento técnico na área da saúde.

          Não tenho medo nem receio de qualquer procedimento de diagnóstico/tratamento mais corriqueiro tipo vacinas, (picadelas), procedimentos dentários, inclusivamente tenho uma familiar dentista que já me aplicou botox e nunca senti nenhum medo nem receio.

          MAS... Sempre que o assunto é medir a tensão arterial, sinto-me bastante nervoso (não é medo) ao ponto de sentir mesmo a respiração diferente e o coração mais acelerado. O resultado disto é que consultas de rotina ou medicina do trabalho tenho sempre a tensão mais alta de 140 para cima.

          Se eu estiver sozinho (já o testei várias vezes) e for medindo ao longo do dia, tenho sempre valores normais, tipo máximo 120. Mesmo após um dia de trabalho em que já bebi 3 cafés por exemplo os valores estão sempre normais.
          Síndrome da tensão da bata branca.

          https://www.fpcardiologia.pt/hiperte...e-bata-branca/

          Comentário


            Hoje apanhei um susto... Comi 1 beterraba, crua, só temperada em 3 dias... Acabei-a hoje. Ontem e hoje as minhas fezes estavam um pouco avermelhadas, mas só ao entrar em contato com a água da sanita é que começam a libertar uma coloração avermelhada e à volta das mesmas fica vermelho... Com o stress de ver isto até já fui mais vezes ao wc... Pelo que li na net, poderá ser da beterraba, mas ficamos sempre com receio de ser sangue...
            O sangue pelo que li tem tendencia para ficar agarrado às fezes, e neste caso a cor vermelha liberta-se das fezes para a água... Aguardo uns dias?!

            Comentário


              Originalmente Colocado por MegaMaster Ver Post
              Hoje apanhei um susto... Comi 1 beterraba, crua, só temperada em 3 dias... Acabei-a hoje. Ontem e hoje as minhas fezes estavam um pouco avermelhadas, mas só ao entrar em contato com a água da sanita é que começam a libertar uma coloração avermelhada e à volta das mesmas fica vermelho... Com o stress de ver isto até já fui mais vezes ao wc... Pelo que li na net, poderá ser da beterraba, mas ficamos sempre com receio de ser sangue...
              O sangue pelo que li tem tendencia para ficar agarrado às fezes, e neste caso a cor vermelha liberta-se das fezes para a água... Aguardo uns dias?!
              É beterraba.

              Comentário


                Uma ajudinha pessoal, o meu pai estalou o osso da perna há 2 semanas perto da anca. Não saiu do sítio pelo que não foi preciso operar e foi-lhe recomendado repouso e alguma marcha com ajuda de canadianas. Ora ele tem 94 anos e tem muitas dificuldades em andar de canadianas nesta fase da vida pelo que tem feito marcha com a ajuda de um andarilho. A minha questão é saber se os médicos receitaram a canadiana para colocar a perna em alto, ou se pode colocá-la no chão como acontece com ao andarilho. Não queria que eles estivesse a colocar carga se isso não é recomendado.

                Obrigado. :-)

                Comentário


                  Nos últimos dias (+/- 2 semanas) tenho sentido bastantes arritmias. Oaparelho das tensões também as detetou, pelo que não foi apenas sensação.

                  Na passada segunda feira fui ao centro de saúde, marcou-me uma ECG de urgência, um holter e um ecocardiograma. O ECG fiz no próprio dia, e após alguma chatisse lá tive o relatório hoje. Diz apenas:

                  Ritmo sinusal (FC: 95bpm)
                  Extrassístoles ventriculares isoladas polimórficas
                  Sem outras alterações significativas.

                  image.png
                  Alguém sabe decifrar isto?

                  Estou a tentar marcar uma consulta ainda hoje para mostrar a médica, mas não é fácil ligar para lá... Do que andei a ler, não será nada de muito grave, mas..... Uma pessoa fica sempre naquela. Já agora, as tensões têm andado entre os 12 altos e os 15, sendo que tenho medido mais ultimamente, e quando sinto o coração "esquisito".
                  Editado pela última vez por darkwings; 03 April 2024, 15:04.

                  Comentário


                    Se tens extrasístoles confirma a arritmia.

                    Eu, no teu lugar, procurava era uma consulta de cardiologia. Sem stress que não é problema para morrer de um dia para o outro, mas com a maior brevidade possível. Se vais para o SNS para a lista de espera vais ficar meses a aguardar por uma consulta.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Sparrow1979 Ver Post
                      Se tens extrasístoles confirma a arritmia.

                      Eu, no teu lugar, procurava era uma consulta de cardiologia. Sem stress que não é problema para morrer de um dia para o outro, mas com a maior brevidade possível. Se vais para o SNS para a lista de espera vais ficar meses a aguardar por uma consulta.
                      Ontem lá consegui falar com a médica, e não é urgente. Vou fazer entretanto o holter e o ecocardiograma e ver o que sai dali.

                      Tenho ideia que parte disto é psicológico, ontem tive um dia bastante stressante aqui no trabalho, e a verdade é que até me esqueci disto! Começando a cismar, o raio do relógio começa a ficar destrambelhado!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                        Nos últimos dias (+/- 2 semanas) tenho sentido bastantes arritmias. Oaparelho das tensões também as detetou, pelo que não foi apenas sensação.

                        Na passada segunda feira fui ao centro de saúde, marcou-me uma ECG de urgência, um holter e um ecocardiograma. O ECG fiz no próprio dia, e após alguma chatisse lá tive o relatório hoje. Diz apenas:

                        Ritmo sinusal (FC: 95bpm)
                        Extrassístoles ventriculares isoladas polimórficas
                        Sem outras alterações significativas.

                        image.png
                        Alguém sabe decifrar isto?

                        Estou a tentar marcar uma consulta ainda hoje para mostrar a médica, mas não é fácil ligar para lá... Do que andei a ler, não será nada de muito grave, mas..... Uma pessoa fica sempre naquela. Já agora, as tensões têm andado entre os 12 altos e os 15, sendo que tenho medido mais ultimamente, e quando sinto o coração "esquisito".
                        Essa FC está brutalmente alta... Eu marcava apenas para checkar e se calhar um checkup geral...

                        Comentário


                          Alguém ja fez uma limpeza de ouvidos no otorrino? Passa-se a ouvir de 8 a 80? 😁

                          Sempre tive cera para dar e vender, depois da adolescência deixei de usar cotonetes. Usei algumas vezes os sprays, mas deixei de usar porque numa semana tinha novamente muita cera, como sei que ela vai saindo nunca me preocupei muito com esta característica. Não oiço mal, mas tenho uma má acuidade auditiva.

                          Por outro lado, tenho uma neuro divergência (misofonia). Possivelmente estaria melhor com os ouvidos "entupidos"!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por XF20RS Ver Post

                            Essa FC está brutalmente alta... Eu marcava apenas para checkar e se calhar um checkup geral...
                            O meu normal, desde criança, anda pelos 80-90bpm. Neste dia, a ecg foi realizada menos de 20min depois da médica me dizer para o fazer de urgência, pelo que estava um bocado nervoso.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post

                              O meu normal, desde criança, anda pelos 80-90bpm. Neste dia, a ecg foi realizada menos de 20min depois da médica me dizer para o fazer de urgência, pelo que estava um bocado nervoso.
                              Fazes desporto? Vida sedentária? Stress? Tensão? Fumas? Colesterol?

                              80-90bpm, não é nada normal para um adulto.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por XF20RS Ver Post

                                Fazes desporto? Vida sedentária? Stress? Tensão? Fumas? Colesterol?

                                80-90bpm, não é nada normal para um adulto.
                                sedentário, algum stress, tensão anda ali no limite superior do normal, (12.5-13.5), não fumo e o colesterol para já está normal. Para já, zero de medicação.

                                Tenho de começar a fazer mais desporto...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por XF20RS Ver Post
                                  Alguém ja fez uma limpeza de ouvidos no otorrino? Passa-se a ouvir de 8 a 80? 😁

                                  Sempre tive cera para dar e vender, depois da adolescência deixei de usar cotonetes. Usei algumas vezes os sprays, mas deixei de usar porque numa semana tinha novamente muita cera, como sei que ela vai saindo nunca me preocupei muito com esta característica. Não oiço mal, mas tenho uma má acuidade auditiva.

                                  Por outro lado, tenho uma neuro divergência (misofonia). Possivelmente estaria melhor com os ouvidos "entupidos"!

                                  a minha sogra de 75 anos, +/-, fez uma limpeza aos ouvidos e passou a ouvir melhor

                                  a mim aconteceu-me uma fatalidade o ano passado, burrice minha para dizer a verdade ( há quem meta uma unha ), e as cotonetes também pioram a situação

                                  tudo por causa da cera e peles mortas acumuladas, costumava meter um palito para remover essas peles mortas e alguma cera

                                  resultado : tive uma otite externa e interna num dos ouvidos

                                  passado 1 ano ainda não tenho a audição que tinha desse ouvido, acho que fiquei com sequelas, está tipo a 90%

                                  e nota-se que baixa a audição desse ouvido quando estou constipado

                                  as limpezas para quem acumula muita cera acho mesmo que tem de ser feita por um médico

                                  Comentário


                                    há histórias do diabo, eu não sei como descrever, são coisas que dão que pensar

                                    morreu há dias um irmão de um colega meu de cancro colorretal

                                    estive a falar com ele há tipo 1 ano e tal

                                    e a conversa foi que nunca tinha feito uma colonoscopia ou endoscopia ( tendo eu mais de 50 anos )

                                    ele aconselhou-me a fazer, disse que um amigo dele o fez por saber que ele tinha cancro e que tinham descoberto um pólipo pré-canceroso

                                    e aconteceu-me o mesmo a mim, também tinha um pólipo desses, um adenoma a evoluir para carcinoma

                                    além de terem descoberto que tenho uma patologia chamada de "esófago de barret", que é uma inflamação persistente por refluxos gástricos, passei a tomar medicação diária para isso

                                    ele salvou a minha vida e a do amigo dele, e se calhar outras

                                    como é que o infortúnio ou azares, ou sei lá, afetam muitas outras pessoas, parece que estamos todos interligados, ou sou eu que estou a divagar....
                                    Editado pela última vez por Altar; 15 April 2024, 11:47.

                                    Comentário


                                      O meu centro de saúde ainda há dias me deu os utensílios para fazer o rastreio em casa, e não precisei de pedir. São os benefícios de ter médico de família que nos controla semestralmente.

                                      Comentário


                                        Estudo indica que o toque pode reduzir a dor, a depressão e a ansiedade

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X