Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
    E daí a culpa vai ser do PSD (se for Governo)


    Tá tudo pensado!
    Do Passos Coelho, certamente

    Comentário


      Tomem lá mais uns trocos mensais

      [eco] Há quem “ganhe” 60 euros com as novas tabelas de retenção de IRS. Veja as simulações

      De notar que, apesar da menor retenção mensal originar menor reembolso após processamento da declaração anual, não se irá receber a menos tanto quanto a soma do que se reteve a menos. Isto porque os escalões anuais também foram revistos em baixa.

      Exemplo simplificado para salário bruto 1700€, não casado sem dependentes

      2023 (regras do 2ºsemestre aplicadas a todo o ano)
      • Coleta total: ((1700 x 14) - 4104) x 28,5% - 1426,65 = 4186,71€
      • Retenções na fonte: (1700 x 35% - 295,26) x 14 = 4196,36€
      • Resultado sem despesas: 4196,36 - 4186,71 = 9,65€ a receber
      2024
      • Coleta total: ((1700 x 14) - 4104) x 26% - 1441,14 = 3680,60€
      • Retenções na fonte: (1700 x 26% - 186,66) x 14 = 3574,76€
      • Resultado sem despesas: 3574,76 - 3680,60 = 105,84€ a pagar
      (Nota: Não haveria realmente imposto a pagar, pois só as despesas gerais deduzem 250€)

      Em 2024 retem menos (4196,36 - 3574,76) 621,60€ e perde (9,65 - (-105,84)) 115,49€ no resultado.

      Paga efetivamente menos (621,60 - 115,49) 506,11€ de IRS.

      P.S. Não interpretem este post como alegação de que no geral pagaremos menos impostos ou teremos com mais dinheiro ao longo do ano. Foi apenas uma curta análise de uma situação concreta.​
      Editado pela última vez por JRJordao; 05 January 2024, 10:48.

      Comentário


        para quem entende da coisa

        eu tenho um filho de 21 anos que coloco como dependente

        ele fez uns trabalhos temporários e ainda reteve algum IRS

        se ele fizer IRS para receber reembolso, eu posso continuar a colocá-lo como dependente ?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
          eu tenho um filho de 21 anos que coloco como dependente

          ele fez uns trabalhos temporários e ainda reteve algum IRS

          se ele fizer IRS para receber reembolso, eu posso continuar a colocá-lo como dependente ?
          Ele ou entrega uma declaração individual, ou continua na tua como dependente.

          Como dependente na tua declaracão, pode declarar rendimentos de trabalho não superiores a 14 salários mínimos do ano em questão. Artigo

          Comentário


            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

            Ele ou entrega uma declaração individual, ou continua na tua como dependente.

            Como dependente na tua declaracão, pode declarar rendimentos de trabalho não superiores a 14 salários mínimos do ano em questão. Artigo
            sim, o limite está assegurado

            eu faço IRS em conjunto com a minha mulher escolhendo a forma automática, e aparecem logo lá os rendimentos meus e dela, seja de trabalho dependente ou independente ( a minha mulher recebe comissões )

            e aparecem lá os rendimentos também preenchidos do meu filho dependente ?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
              sim, o limite está assegurado

              eu faço IRS em conjunto com a minha mulher escolhendo a forma automática, e aparecem logo lá os rendimentos meus e dela, seja de trabalho dependente ou independente ( a minha mulher recebe comissões )

              e aparecem lá os rendimentos também preenchidos do meu filho dependente ?
              Sinceramente não sei. Talvez não. Poderás na altura ver os dados incluídos na declaração automática e confirmar.

              Se tiveres de prescindir dessa opção, como também deves saber por experiência própria, o IRS não-automático não é nenhum "bicho de sete cabeças". Continuam a ser pré-preenchidos a maioria dos valores.

              Comentário


                Boas!

                Creio que isto também se enquadra aqui. Hoje recebi a newsletter da Segurança Social e vem lá isto:


                image.png​​



                Tenho uma actividade secundária em que passo recibos verdes com IVA e em que faço a entrega trimestral do mesmo às Finanças.

                Esta situação acima não tem nada a ver com isso e, no meu caso, não preciso de fazer mais nada além da tal entrega trimestral do IVA, certo? Até já o fiz em relação ao último trimestre de 2023, tenho tudo regularizado.

                Ficheiros anexados

                Comentário


                  Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                  De notar que, apesar da menor retenção mensal originar menor reembolso após processamento da declaração anual, não se irá receber a menos tanto quanto a soma do que se reteve a menos. Isto porque os escalões anuais também foram revistos em baixa.
                  90% dos portugueses não percebe este conceito... só olha o que recebe no final do mês

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Boas!

                    Creio que isto também se enquadra aqui. Hoje recebi a newsletter da Segurança Social e vem lá isto:


                    image.png​​



                    Tenho uma actividade secundária em que passo recibos verdes com IVA e em que faço a entrega trimestral do mesmo às Finanças.

                    Esta situação acima não tem nada a ver com isso e, no meu caso, não preciso de fazer mais nada além da tal entrega trimestral do IVA, certo? Até já o fiz em relação ao último trimestre de 2023, tenho tudo regularizado.

                    atividade secundária quer dizer que tens um trabalho dependente também ?

                    a minha mulher tem trabalho dependente como professora, e é agente imobiliária recebe comissões quando vende ou aluga casas

                    o que acontece no caso dela é que não paga mais para a SS, não sei se está relacionado com o montante anual das comissões

                    no caso do IRS faz pagamentos por conta adiantados, tenha ou não lucros com as casas

                    e quando recebe comissões declara tudo online, o fisco tem uma plataforma para isso

                    Comentário


                      Sim, é isso. Tenho um "full time job" em trabalho por conta de outrem, pelo que já pago as contribuições para a Segurança Social por aí. Logo, nada há a descontar, ou seja, declarar, relativo ao trabalho independente que nada tem a ver com o outro. Julgo que é isto.

                      Comentário


                        Tenho estas 4 faturas da CGD no efatura, penso que seja do pagamento de juros do empréstimo à habitação, outra coisa não estou a ver o que seja.

                        Tentei validar as faturas colocando o visto nos imóveis, mas dá erro, dizendo que a empresa não tem o CAE associado a essa escolha(imóveis).

                        Alguém na mesma situação e não deveria ter as faturas dos outros meses?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por cabg Ver Post
                          Tenho estas 4 faturas da CGD no efatura, penso que seja do pagamento de juros do empréstimo à habitação, outra coisa não estou a ver o que seja.

                          Tentei validar as faturas colocando o visto nos imóveis, mas dá erro, dizendo que a empresa não tem o CAE associado a essa escolha(imóveis).

                          Alguém na mesma situação e não deveria ter as faturas dos outros meses?
                          Não sei como deveriam surgir no e-fatura, mas os juros de empréstimo à habitação apenas são dedutíveis para contratos celebrados até 2011. [Artigo 78.º-E​]

                          Update: Segundo este artigo,
                          os seus encargos com a renda, juros do crédito habitação, e até outro tipo de despesa com serviços públicos (propinas no ensino público ou taxas moderadoras) não aparecem no e-fatura. No entanto, não tem de os inserir manualmente. Estes dados são apresentados após o cálculo das suas deduções à coleta. Só após este processo estar concluído é que a AT "abre" o prazo para verificação destes encargos no Portal das Finanças.
                          Editado pela última vez por JRJordao; 20 January 2024, 16:03. Razão: Update

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                            Não sei como deveriam surgir no e-fatura, mas os juros de empréstimo à habitação apenas são dedutíveis para contratos celebrados até 2011. [Artigo 78.º-E​]

                            Update: Segundo este artigo,
                            O meu é de 2004, entretanto na caixadireta já tenho lá a declaração anual dos juros pagos.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por cabg Ver Post
                              O meu é de 2004, entretanto na caixadireta já tenho lá a declaração anual dos juros pagos.
                              Ok.

                              Vai constar depois da página de deduções disponível a partir de 15 março.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                Ok.

                                Vai constar depois da página de deduções disponível a partir de 15 março.
                                Vou ter que telefonar para gestor de conta a perguntar o que são aquelas faturas,para saber onde enquadrar.

                                Comentário


                                  [Contas Poupança] Trabalhadores com empréstimo ou renda de casa podem reduzir retenção do IRS em 40 €

                                  Comentário


                                    Boas

                                    Ao registar faturas no e-fatura, verifiquei que uma fatura de substituição de pneus do meu veículo tinha sido enquadrada pelas Finanças, no setor “outros-despesas gerais”.

                                    Julgo haver aqui algum erro, pois esta fatura deveria estar no setor “manutenção de veículos automóveis”.

                                    Opiniões!!

                                    Editado pela última vez por moealmas; 30 January 2024, 13:29.

                                    Comentário


                                      Podes tu mesmo proceder a essa alteração, a não ser que a empresa onde montaram os pneus não tenha o CAE de "reparação de automóveis " e por esse motivo vai para as gerais.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MafiaBoy Ver Post
                                        Podes tu mesmo proceder a essa alteração, a não ser que a empresa onde montaram os pneus não tenha o CAE de "reparação de automóveis " e por esse motivo vai para as gerais.
                                        Tens razão, pesquisei e o CAE da oficina é 45320 - peças e acessórios.
                                        O CAE de reparação e manutenção automóvel é 45200.

                                        Sendo assim, não posso alterar no Portal das Finanças?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por moealmas Ver Post

                                          Tens razão, pesquisei e o CAE da oficina é 45320 - peças e acessórios.
                                          O CAE de reparação e manutenção automóvel é 45200.

                                          Sendo assim, não posso alterar no Portal das Finanças?
                                          Pesquisaste aqui com o NIPC da oficina e não apresentou o CAE 45200 mesmo que secundário?

                                          Apenas esse se enquadra (CIRS).

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                            Pesquisaste aqui com o NIPC da oficina e não apresentou o CAE 45200 mesmo que secundário?

                                            Apenas esse se enquadra (CIRS).
                                            Obrigado pela ajuda.

                                            Fui pesquisar onde indicaste e a oficina tem como CAE secundário o nº45200, o que me possibilita alterar manualmente a fatura para "manutenção de veículos automóveis”.

                                            Agradeço os esclarecimentos.

                                            Imagem1.png


                                            Comentário


                                              [eco] O que muda na declaração de IRS

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por moealmas Ver Post

                                                Tens razão, pesquisei e o CAE da oficina é 45320 - peças e acessórios.
                                                O CAE de reparação e manutenção automóvel é 45200.

                                                Sendo assim, não posso alterar no Portal das Finanças?
                                                Faz a alteração. Se não possuir o CAE o próprio site do e-financas nao deixa gravar e pronto, assim voltas a por em despesas gerais... Nao precisas ir pesquisar muito...

                                                Comentário


                                                  Pretendo validar faturas que têm receita médica mas não sei que valor se coloca lá. Ponho o visto que tem receita médica e que valor é que coloco? O valor total que paguei pelo medicamento não aceita... Podem ajudar?
                                                  Editado pela última vez por MegaMaster; 09 February 2024, 15:25.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por MegaMaster Ver Post
                                                    Pretendo validar faturas que têm receita médica mas não sei que valor se coloca lá. Ponho o visto que tem receita médica e que valor é que coloco? O valor total que paguei pelo medicamento não aceita... Podem ajudar?
                                                    Na fatura tens vários produtos? Uns com IVA 6% e outros 23%?

                                                    Normalmente indica-se no campo o valor do(s) produtos(s) com IVA 23% para os quais se tem receita. E depois tens de guardar essa receita.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                      Na fatura tens vários produtos? Uns com IVA 6% e outros 23%?

                                                      Normalmente indica-se no campo o valor do(s) produtos(s) com IVA 23% para os quais se tem receita. E depois tens de guardar essa receita.
                                                      Então naquele campo coloco o valor que está a 23% de IVA .. um já coloquei mal então... Não sei como corrigir.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por MegaMaster Ver Post
                                                        Então naquele campo coloco o valor que está a 23% de IVA .. um já coloquei mal então... Não sei como corrigir.
                                                        Vê lá isto se ajuda: https://www.montepio.org/ei/pessoal/...a-no-e-fatura/

                                                        Comentário


                                                          Bom dia. Como classificam as facturas respeitantes aos seguros de saúde? No meu caso aparecem no e-factura mas não deixa classificar com despesas de saúde. Classifico como "outros" ou deixo estar e não classifico de todo?
                                                          Agradecido.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post
                                                            Enganei-me no valor de uma com receita... Paciência. Não aparece opção para mudar a receita...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MegaMaster Ver Post
                                                              Enganei-me no valor de uma com receita... Paciência. Não aparece opção para mudar a receita...
                                                              Estranho ele ter-te deixado colocar um valor errado. Colocaste o valor total da fatura, incluindo produtos com 6% IVA?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X