Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por mok Ver Post
    IRS de 2022, não devia ter recebido juros?

    2022 ou de 2023 ?

    o JRJordão já explicou

    pensei que não se recebia juros, mas efectivamente recebe-se

    o facto é que a Euribor era negativa em 2022

    este ano tens aí 3.47 euros de juros de retenção

    uma porcaria, mas prontos

    Comentário


      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Pois... isto força aqui a um certo "reset" ao que tem acontecido nas últimas décadas, não é fácil, assim de repente...
      É engraçado como o resultado da declaração tem um impacto tão forte, mas tão pouco se tem noção de quanto se retem mensalmente (e como compara com os anos anteriores).

      Excelente sistema de pagamento da AT

      Comentário


        Originalmente Colocado por Altar Ver Post


        2022 ou de 2023 ?

        o JRJordão já explicou

        pensei que não se recebia juros, mas efectivamente recebe-se

        o facto é que a Euribor era negativa em 2022

        este ano tens aí 3.47 euros de juros de retenção

        uma porcaria, mas prontos
        isto é 2022, 2023 ainda esta em validacao, mas só recebi o IRS em Julho de 2023, portanto apanhou mais de metade de 2023 com taxas altas...
        Editado pela última vez por mok; 18 April 2024, 14:57.

        Comentário


          Até estou com medo... No ano passado recebi cerca de 3200€, em linha com os outros anos. Este ano ultrapassa os 4000€. A minha mulher faturou um pouco mais que no ano anterior, mas não acho que seja o suficiente para essa diferença, e eu também fui aumentado. De resto, despesas, nada de muito diferente dos outros anos, e o número de filhos manteve-se.
          Verifiquei e re-verifiquei a declaração e o valor simulado foi sempre o mesmo.
          Ela faz 25% de retenção na fonte...

          Comentário


            Originalmente Colocado por mok Ver Post
            isto é 2022, 2023 ainda esta em validacao, mas só recebi o IRS em Julho de 2023, portanto apanhou mais de metade de 2023 com taxas altas...
            Acho que as datas de entrega e reembolso dentro do período de entrega não devem afetar o valor dos juros. Senão era uma promoção para se entregar no último dia, algo que a AT certamente não pretende.

            Conheço um "esperto" que no ano passado voltou a entregar no último dia para ver se recebia mais, mas não

            Comentário


              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
              Até estou com medo... No ano passado recebi cerca de 3200€, em linha com os outros anos. Este ano ultrapassa os 4000€. A minha mulher faturou um pouco mais que no ano anterior, mas não acho que seja o suficiente para essa diferença, e eu também fui aumentado. De resto, despesas, nada de muito diferente dos outros anos, e o número de filhos manteve-se.
              Verifiquei e re-verifiquei a declaração e o valor simulado foi sempre o mesmo.
              Ela faz 25% de retenção na fonte...
              Devias ter "medo" é do balúrdio que vos sacam todos os anos, para depois terem reembolsos dessa ordem.

              Comentário


                Digam-me uma coisa; queria entregar o IRS automático, mas como abri uma conta Revolut tenho que declarar o IBAN. Isso impede que seja IRS automático? Ontem andei a esgravatar no site e foi a ideia com que fiquei. A minha vontade é enviar o automático e esquecer o anexo J, mas tenho receio. A conta é só para o puto receber a mesada e ter cartão de débito, nada mais.

                Comentário


                  Eu sei, mas é uma guerra perdida logo a partida. Tenho receio é de ter alguma coisa mal e atrasar o reembolso.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                    Acho que as datas de entrega e reembolso dentro do período de entrega não devem afetar o valor dos juros. Senão era uma promoção para se entregar no último dia, algo que a AT certamente não pretende.

                    Conheço um "esperto" que no ano passado voltou a entregar no último dia para ver se recebia mais, mas não
                    Mas eu entreguei no dia 31 de Março!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                      Até estou com medo... No ano passado recebi cerca de 3200€, em linha com os outros anos. Este ano ultrapassa os 4000€. A minha mulher faturou um pouco mais que no ano anterior, mas não acho que seja o suficiente para essa diferença, e eu também fui aumentado. De resto, despesas, nada de muito diferente dos outros anos, e o número de filhos manteve-se.
                      Verifiquei e re-verifiquei a declaração e o valor simulado foi sempre o mesmo.
                      Ela faz 25% de retenção na fonte...
                      porquê ?!

                      eu já recebi na conta 3950 euros, muito perto dos 4000 ( foi opção automatica )

                      desde que esteja tudo certo....

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                        porquê ?!

                        eu já recebi na conta 3950 euros, muito perto dos 4000 ( foi opção automatica )

                        desde que esteja tudo certo....
                        Depois de ter ouvido muita gente se queixar, não haver grande diferença de rendimentos/despesa, e ter um aumento de reembolso de quase 800€... Mas não deve ser nada

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                          Não sei porque te queixas, 12€ a receber é um excelente resultado. Significa que só pagaste quase exatamente o imposto necessário ao longo do ano, não andaste a emprestar dinheiro ao Estado.

                          O resultado ideal deve ser 25€ a pagar, pois só acima disso é que cobram.
                          É a prova que um montante fraccionado/diluído não se dá por ele, enquanto que a receber/pagar por inteiro, tem sempre impacto. Positivo ou negativo neste caso.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Digam-me uma coisa; queria entregar o IRS automático, mas como abri uma conta Revolut tenho que declarar o IBAN. Isso impede que seja IRS automático? Ontem andei a esgravatar no site e foi a ideia com que fiquei. A minha vontade é enviar o automático e esquecer o anexo J, mas tenho receio. A conta é só para o puto receber a mesada e ter cartão de débito, nada mais.
                            O anexo J impede a entrega automática. Devias ter optado pelo moey ou ActivoBank

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                              Mas eu entreguei no dia 31 de Março!
                              Se entregasses dia 30 de junho terias o mesmo resultado, é o que estava a dizer.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                Depois de ter ouvido muita gente se queixar, não haver grande diferença de rendimentos/despesa, e ter um aumento de reembolso de quase 800€... Mas não deve ser nada
                                E a diferença de retenções?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                                  É a prova que um montante fraccionado/diluído não se dá por ele, enquanto que a receber/pagar por inteiro, tem sempre impacto. Positivo ou negativo neste caso.
                                  Não se dá mas devia-se dar!

                                  Literacia financeira básica. Que como sabemos escasseia no nosso país.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                    E a diferença de retenções?
                                    Percentualmente foi a mesma do ano anterior... Tanto meu como o dela. Em valor, descontei mais cerca de 400 euros que no ano anterior.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                      Percentualmente foi a mesma do ano anterior... Tanto meu como o dela. Em valor, descontei mais cerca de 400 euros que no ano anterior.
                                      Estás em contraciclo com os "surpreendidos", que retiveram menos em função do rendimento.

                                      Isso justifica um maior reembolso pois como o imposto efetivo diminuiu ligeiramente (para todos), se retiveste mais para os mesmos rendimentos tiveste maior excesso de adiantamento. Ou seja esses 400€ retidos a mais justificam um aumento superior a 400€ no reembolso.
                                      Editado pela última vez por JRJordao; 18 April 2024, 17:25.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                        Estás em contraciclo com os "surpreendidos", que retiveram menos em função do rendimento.

                                        Isso justifica um maior reembolso pois como o imposto efetivo diminuiu ligeiramente (para todos), se retiveste mais para os mesmos rendimentos tiveste maior excesso de adiantamento. Ou seja esses 400€ retidos a mais justificam um aumento superior a 400€ no reembolso.
                                        Ok obrigadão.😉

                                        Comentário


                                          Como se declara a venda de cortiça? Algum regime especial? É que se for declarada normalmente o sócio invisível leva quase metade!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                            Como se declara a venda de cortiça? Algum regime especial? É que se for declarada normalmente o sócio invisível leva quase metade!
                                            "Acto único", julgo eu... Pelo menos por aqui tem sido assim.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              "Acto único", julgo eu... Pelo menos por aqui tem sido assim.
                                              Isso galga logo uns poucos escalões.

                                              Comentário


                                                Vendi pinheiros não declarei nada.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Lacatus Ver Post
                                                  Vendi pinheiros não declarei nada.
                                                  Depende sempre de quem compra. Se tiveres de passar recibo tens de declarar.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Lacatus Ver Post
                                                    Vendi pinheiros não declarei nada.
                                                    É este, senhor agente!

                                                    Comentário


                                                      Para o pessoal que vai entregando o IRS não se esqueçam de declarar os juros recebidos, particularmente para o pessoal com rendimentos mais baixos (e baixos não estamos a falar de 5mil euros apenas, quem paga menos que os 28% de retenção nos juros), podemos estar a falar de centenas de euros.
                                                      Ontem de um reformado com base nos certificados de aforro, pensão de 7mil euros, terá a receber mais de 1000€ dos impostos cobrados nos juros, uma vez que não tem a receber nem a pagar IRS com base nos rendimentos das pensões.
                                                      Eu foi apenas umas dezenas de euros tendo em conta que a diferença entre a taxa de irs e a taxa dos 28% dos juros é residual.
                                                      Haverá provavelmente milhões de pessoas que não sabem disto e que perdem todos os anos milhares de euros.
                                                      Editado pela última vez por paulofer; 19 April 2024, 09:18.

                                                      Comentário


                                                        Por aqui entregue dia 1 manual ainda nem validado foi

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                          Para o pessoal que vai entregando o IRS não se esqueçam de declarar os juros recebidos, particularmente para o pessoal com rendimentos mais baixos (e baixos não estamos a falar de 5mil euros apenas, quem paga menos que os 28% de retenção nos juros), podemos estar a falar de centenas de euros.
                                                          Ontem de um reformado com base nos certificados de aforro, pensão de 7mil euros, terá a receber mais de 1000€ dos impostos cobrados nos juros, uma vez que não tem a receber nem a pagar IRS com base nos rendimentos das pensões.
                                                          Eu foi apenas umas dezenas de euros tendo em conta que a diferença entre a taxa de irs e a taxa dos 28% dos juros é residual.
                                                          Haverá provavelmente milhões de pessoas que não sabem disto e que perdem todos os anos milhares de euros.
                                                          Simular sempre com e sem o englobamento, porque este ano isso tornou-se menos linear: https://www.reddit.com/r/literaciafi...os_maisvalias/

                                                          Entre ~10,5k e ~13k o englobamento parece ter deixado de interessar.

                                                          Comentário


                                                            mais mexidas no IRS

                                                            é que não param nas mexidelas dos impostos, vem um governo e aumenta os escalões, vem outro e diminui


                                                            Governo quer reduzir IRS em 8 escalões: eis a nova tabela de IRS (e a comparação com a atual) (msn.com)

                                                            Comentário


                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X