Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por TSport Ver Post

    É assim que funciona o DD nas Finanças. O pagamento é efetuado no ultimo dia do prazo de pagamento 😎
    Por DD junta-se o "util" ao "agradável" (pagar ao estado no ultimo dia)

    Comentário


      Originalmente Colocado por Altar Ver Post
      eu ainda não recebi notificação do IMI

      isso é só para pagar até finais de Maio
      Ninguém ainda deve ter recebido. Mas o portal das finanças já tem os dados para pagamento (no meu caso, emitidos ontem).

      Comentário


        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

        Quanto muito, tens obrigações financeiras, dentro do prazo, para cumprir. Eu deitar-me-ia preocupado se tivesse dividas por pagar e não tivesse dinheiro para as pagar. Agora, obrigações financeiras dentro do prazo? É para o lado que durmo melhor...

        Sim, tudo o que não está por DD, anoto na agenda e pago nos últimos dias do prazo, normalmente no último.
        Ganhos práticos disso? Absolutamente zero!

        Comentário


          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Ganhos práticos disso? Absolutamente zero!
          Tens produtos que pagam juro diário, onde podes "parquear" o teu dinheiro à espera da data de pagamento.

          Comentário


            A minha passou hoje a declaração com reembolso.

            Comentário


              Boas!

              Pela primeira vez estou a apresentar a declaração de IRS dos meus pais com englobamento de rendimentos de capitais tendo obtido declarações para cada titular, e de três entidades diferentes.

              Tudo ok, até à confirmação da entrega; aqui surge o seguinte erro para ambos os titulares:

              "O valor declarado de retenções na fonte sobre rendimentos de capitais englobados é superior ao conhecido para o contribuinte (XXX XXX XXX). (037) "

              Estou a colocar os valores tal como constam das declarações disponibilizadas e não percebo onde possa estar o erro.

              As Finanças conhecem o valor de IRS retido por contribuinte e por instituição?

              Se alguém tiver uma ideia do que possa ser, agradeço. Lá terei de ir às Finanças (não sei se por telefone esclarecem sobre o caso concreto...). Ainda dá para umas férias, de 100 e poucos euros para quase 1000 de reembolso...

              Quanto à minha declaração, também aguarda validação (entregue dia 12).

              Cumps!

              Comentário


                Originalmente Colocado por poloTDI Ver Post
                Boas!

                Pela primeira vez estou a apresentar a declaração de IRS dos meus pais com englobamento de rendimentos de capitais tendo obtido declarações para cada titular, e de três entidades diferentes.

                Tudo ok, até à confirmação da entrega; aqui surge o seguinte erro para ambos os titulares:

                "O valor declarado de retenções na fonte sobre rendimentos de capitais englobados é superior ao conhecido para o contribuinte (XXX XXX XXX). (037) "

                Estou a colocar os valores tal como constam das declarações disponibilizadas e não percebo onde possa estar o erro.

                As Finanças conhecem o valor de IRS retido por contribuinte e por instituição?

                Se alguém tiver uma ideia do que possa ser, agradeço. Lá terei de ir às Finanças (não sei se por telefone esclarecem sobre o caso concreto...). Ainda dá para umas férias, de 100 e poucos euros para quase 1000 de reembolso...

                Quanto à minha declaração, também aguarda validação (entregue dia 12).

                Cumps!
                As finanças obviamente conhecem as retenções por contribuinte e por instituição, até porque estas são obrigadas a comunicar, por isso te aparece a declaração pré-preenchida.

                Mas pode ter acontecido que uma delas não tenha ainda enviado essa declaração.

                De qualquer modo se os valores que tens são superiores aos que a AT diz ter não há qualquer problema. Se fosse ao contrário é que poderia ser pior.

                Mas nada perdes se fores à contas dos teua pais e entidade a entidade conferires os juros recebidos e retenções efetuadas valor a valor, até pq não deve ser complicado se forem de depósitos a 3, 6 ou 12 meses.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                  Tens produtos que pagam juro diário, onde podes "parquear" o teu dinheiro à espera da data de pagamento.
                  Onde?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post

                    As finanças obviamente conhecem as retenções por contribuinte e por instituição, até porque estas são obrigadas a comunicar, por isso te aparece a declaração pré-preenchida.

                    Mas pode ter acontecido que uma delas não tenha ainda enviado essa declaração.

                    De qualquer modo se os valores que tens são superiores aos que a AT diz ter não há qualquer problema. Se fosse ao contrário é que poderia ser pior.

                    Mas nada perdes se fores à contas dos teua pais e entidade a entidade conferires os juros recebidos e retenções efetuadas valor a valor, até pq não deve ser complicado se forem de depósitos a 3, 6 ou 12 meses.
                    Muito obrigado pelo contributo!

                    No caso dos rendimentos de capitais, não há declaração pré-preenchida (o que é pena no caso da taxa liberatória...), ou pelo menos eu tive de adicionar o anexo à declaração e preencher com base nas declarações.

                    Os bancos já não deviam ter remetido as declarações das retenções? Considerando que já se iniciou o prazo de apresentação do IRS... Mas pode ser uma hipótese também, algum atraso de uma ou outra...
                    Quanto à pesquisa dos valores, é uma hipótese bem vista mas vai demorar tempo até encontrar os extratos todos.. e em papel

                    Das declarações das instituições há uma estranha pois para o mesmo valor de rendimento, a declaração do A tem p. ex. 18 cêntimos de retenção e a do outro titular tem 20...
                    Mas pronto se tiver sido retido o IRS assim...

                    Cumps!

                    Comentário


                      Se tens as declarações, provavelmente pode haver aí uma diferença completamente residual que até prejudica o contribuinte, provavelmente nuns cêntimos.
                      Meteres a declaração certamente é a melhor opção, bem melhor que andar a perder tempo atrás de extratos para depois descobrir que vais receber mais 3 ou 4 cêntimos.

                      Comentário


                        Este ano está a demorar bem mais tempo a validarem as manuais ano passado entreguei a 01/04 foi validada a 21/04 este ano entregue a 01/04 e nada já estou a ver que com feriados e tal só lá para Maio

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                          Onde?
                          Entre outros, Trade Republic e Fidelidade Savings (opção seguro).

                          Comentário


                            (removido)

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por poloTDI Ver Post

                              Muito obrigado pelo contributo!

                              No caso dos rendimentos de capitais, não há declaração pré-preenchida (o que é pena no caso da taxa liberatória...), ou pelo menos eu tive de adicionar o anexo à declaração e preencher com base nas declarações.

                              Os bancos já não deviam ter remetido as declarações das retenções? Considerando que já se iniciou o prazo de apresentação do IRS... Mas pode ser uma hipótese também, algum atraso de uma ou outra...
                              Quanto à pesquisa dos valores, é uma hipótese bem vista mas vai demorar tempo até encontrar os extratos todos.. e em papel

                              Das declarações das instituições há uma estranha pois para o mesmo valor de rendimento, a declaração do A tem p. ex. 18 cêntimos de retenção e a do outro titular tem 20...
                              Mas pronto se tiver sido retido o IRS assim...

                              Cumps!
                              Aproveitei a passagem por uma repartição do interior do nosso Portugal para tentar perceber melhor do assunto. E claro, como em todo o lado, a colaboração/ajuda depende de quem nos atende. A primeira pessoa veio com a "conversa" da necessidade de contacto com o CAT e que não podia dizer mais nada (apesar de ambos os contribuintes estarem presentes)... Contudo, dada a minha insistência em tentar perceber, uma segunda pessoa (dado que não havia mais ninguém para ser atendido...) mostrou algum interesse em ajudar. E do que conseguiu apurar uma das entidades não tinha reportado nada (ainda). Segundo este funcionário os bancos demoram muito a enviar as suas declarações e muitas vezes corrigem mesmo até ao final do nosso prazo...

                              Não experimentei novamente, retirando os valores dessa instituição, mas provavelmente vou apresentar a declaração e depois resolver a divergência que vemha a ser notificada pela AT.

                              Cumps e obrigado!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por poloTDI Ver Post
                                Aproveitei a passagem por uma repartição do interior do nosso Portugal para tentar perceber melhor do assunto. E claro, como em todo o lado, a colaboração/ajuda depende de quem nos atende. A primeira pessoa veio com a "conversa" da necessidade de contacto com o CAT e que não podia dizer mais nada (apesar de ambos os contribuintes estarem presentes)... Contudo, dada a minha insistência em tentar perceber, uma segunda pessoa (dado que não havia mais ninguém para ser atendido...) mostrou algum interesse em ajudar. E do que conseguiu apurar uma das entidades não tinha reportado nada (ainda). Segundo este funcionário os bancos demoram muito a enviar as suas declarações e muitas vezes corrigem mesmo até ao final do nosso prazo...

                                Não experimentei novamente, retirando os valores dessa instituição, mas provavelmente vou apresentar a declaração e depois resolver a divergência que vemha a ser notificada pela AT.
                                Acho estranho o erro mencionar explicitamente "O valor declarado de retenções na fonte (...)". A mensagem quando o valor dos rendimentos não bate certo é diferente, e se uma entidade não reportou deveria ser esse o caso. Só se o sistema valida primeiro o total de retenções e só depois o total dos rendimentos

                                Acho que fazes bem. Declarar e se reportarem divergência apresentas as declarações.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por MFreitas Ver Post
                                  A minha passou hoje a declaração com reembolso.
                                  Automatica?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                    Ninguém ainda deve ter recebido. Mas o portal das finanças já tem os dados para pagamento (no meu caso, emitidos ontem).
                                    Já recebi a carta há uns 4 ou 5 dias. Pagar, só no final de Maio.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                      Ninguém ainda deve ter recebido. Mas o portal das finanças já tem os dados para pagamento (no meu caso, emitidos ontem).
                                      Recebi a carta logo a 23 de Abril.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                        Automatica?
                                        Manual, submetida no dia 1.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                          Automatica?
                                          Automática não passa por essa fase, acho...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post

                                            Automática não passa por essa fase, acho...
                                            Ai é? Desconhecia isso... nunca meti nenhuma automatica.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                              Este ano está a demorar bem mais tempo a validarem as manuais ano passado entreguei a 01/04 foi validada a 21/04 este ano entregue a 01/04 e nada já estou a ver que com feriados e tal só lá para Maio
                                              Por aqui igual.... entregue a 01/Abril e ao dia de hoje continua a aguardar validação...

                                              Comentário


                                                Declarei a venda de um imóvel proveniente de uma herança, onde recebi da minha parte 3750€. É normal passar de 750€ a receber, para pagar 1500€?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Ladrilhador Ver Post
                                                  Declarei a venda de um imóvel proveniente de uma herança, onde recebi da minha parte 3750€. É normal passar de 750€ a receber, para pagar 1500€?
                                                  Não me parece, já simulaste retirando o anexo relativo ao imovel , só para termo de comparação

                                                  Comentário


                                                    Declaração Manual, entregue a 01/Abril.
                                                    Passou a Declaração Certa, a 11/Abril.
                                                    Actualmente, no estado Declaração com Reembolso, actualizado a 27/Abril.

                                                    Vamos lá a ver se recebo até ao final desta semana que vai iniciar.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                      IRS automático submetido em 10/4 - neste momento, está 'liquidação em processamento'.
                                                      Dinheiro na conta no dia 25/4. 15 dias certos. Bem, até para o ano!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post

                                                        Não me parece, já simulaste retirando o anexo relativo ao imovel , só para termo de comparação
                                                        Retirando o anexo tenho os 750€ a receber

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ladrilhador Ver Post
                                                          Declarei a venda de um imóvel proveniente de uma herança, onde recebi da minha parte 3750€. É normal passar de 750€ a receber, para pagar 1500€?
                                                          Como assim, dá-te 1500€ a pagar e se retirares a venda do imóvel (todo o anexo G, se não tiveres lá mais nada) o simulador dá-te 750€ a receber?

                                                          No anexo G não tens outros rendimentos? Qual o valor de aquisição para esses 3750€ de venda?

                                                          O (valor de venda - valor de aquisição - despesas) / 2 é somado aos salários. Não estou a ver como daria uma diferença dessas.
                                                          Editado pela última vez por JRJordao; 29 April 2024, 08:58.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ladrilhador Ver Post

                                                            Retirando o anexo tenho os 750€ a receber
                                                            estás seguramente a declarar "mal" a venda

                                                            recorda que há um valor de aquisição , mesmo sendo herdado, não deixes a zero

                                                            recorda que não declaras o valor total da venda, mas apenas os teus 3750, e indicas a percentagem que lhes corresponde

                                                            vê bem isso, não me parece possível, nem que metesses + 3750€ nos teus rendimentos directamente daria isso, ( oque não se faz, atenção)

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
                                                              Declaração Manual, entregue a 01/Abril.
                                                              Passou a Declaração Certa, a 11/Abril.

                                                              Actualmente, no estado Declaração com Reembolso, actualizado a 27/Abril.

                                                              Vamos lá a ver se recebo até ao final desta semana que vai iniciar.
                                                              A minha foi igual ao que está a negrito.

                                                              Falta o terceiro passo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X