Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IPL- Engenharia Automovel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por air Ver Post
    Em Electrónica (ET caso de Aveiro) podem ter os cadeirões tipo electromagnetismo, mas em mecânica também têm cadeirões como Mecânica dos sólidos, Mecânica aplicada, Etc. É preciso é gostar do curso para sofrer, porque todos sofrem!

    Electro é pra meninos! Qdo tiverem Segurança e Redes aí sim até se borram!

    Agora a sériol, sei bem que Mec é um curso lixado. As fisicas estão lá todas lol, mas ET... FONHASSSE o curso!

    Abraço!

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por DC_242 Ver Post
      É só durante um ano, mas serão um pouco mais de duas cadeiras

      Dá uma vista de olhos aqui: http://www.fe.up.pt/si/planos_estudo...mview?p_Pe=485
      São só duas cadeiras

      O resto já existe

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por air Ver Post
        Nenhum dos cursos é fácil. O meu irmão acabou ET no ano passado (fez o curso em 5 anos) e eu estou em mecânica. Por isso estou a par das duas realidades. É preciso é gostar do curso (não é preciso gostar desses cadeirões, alguns deles não servem para nada) para conseguir andar para a frente. Não me via em ET, não digo que não fazia o curso, mas ia ter dificuldade em arranjar vontade para estudar para ele (já para o meu é o que é.. ).
        e exactamente o k me esta a acontecer

        Comentário


          #64
          MINI: afinal como é q ficamos?

          Já decidiste a tua estratégia de vida?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
            MINI: afinal como é q ficamos?

            Já decidiste a tua estratégia de vida?
            .... lol... nao

            sinceramente ainda continuo na mesma duvida.. nao sei k fazer

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
              .... lol... nao

              sinceramente ainda continuo na mesma duvida.. nao sei k fazer
              Então deixa-te andar se queres ver o q te acontece.

              Crises de vocação têm vários resultados certos: entrada tardia no mercado do trabalho, independência financeira mais tardia, maior dificuldade em subir na carreira, carro de sonho dos "entas" para cima

              4 factores chave do sucesso para ti:

              1- Para onde vou? -> estratégia
              2- O que fazer para conseguir lá chegar? -> planeamento
              3- EXECUTAR.
              4- JUST DO IT!
              Editado pela última vez por neoxic; 06 March 2007, 20:53.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                Então deixa-te andar se queres ver o q te acontece.

                Crises de vocação têm vários resultados certos: entrada tardia no mercado do trabalho, independência financeira mais tardia, maior dificuldade em subir na carreira, carro de sonho dos "entas" para cima

                4 factores chave do sucesso para ti:

                1- Para onde vou? -> estratégia
                2- O que fazer para conseguir lá chegar? -> planeamento
                3- EXECUTAR.
                4- JUST DO IT!
                so k.. deixa andar ... deixa andar... ja eu andei no ano passado.. e chumbei :|

                se o ano passado os meus pais ja n acharam mta piada este ano vai pelo mesmo caminho entao nao kero mesmo imaginar

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                  MINI: afinal como é q ficamos?

                  Já decidiste a tua estratégia de vida?

                  ja esta decidido

                  LEIRIA aqui vou eu :D

                  ou pelo menos vou tentar transferencia


                  agora e arranjar emprego ate Setembro pra ir buscar um queimador de juntas

                  Comentário


                    #69
                    Eu estou em Ciências do Desporto e também já equacionei mudar para Engenharia Mecânica - Ramo Automóvel ...

                    Comentário


                      #70
                      Boa sorte

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por 16v Ver Post
                        Eu estou em Ciências do Desporto e também já equacionei mudar para Engenharia Mecânica - Ramo Automóvel ...
                        Ainda bem que vens de desporto.. Porque num curso de engenharia tens de correr muito e bem!

                        Boa sorte e que tudo corra bem!!

                        Comentário


                          #72
                          Bem!
                          Visto q tá mta gente por aqui sem se identificar, e a mandar bocas, q mtas considero desproporcionadas.
                          Eu sou Eng.º Mecânico, e até já tive a oportunidade de falar sobre mercado de trabalho c outro user, e espero ter dado uma pequena ajuda, fruto da modesta experiência.

                          Vou dividir o testamento em partes, para ser menos chato:

                          - Qto À questão do tópico é mto simples. Qdo entrei para a univ em 1999, tbem fiquei sem saber se valia a pena tirar mecÂnica ou automovel, mas ponderei os seguintes factores: os cursos na altura, e tirando bolonha penso q se mantÊm são bacharelatos, seriam os de leiria e setubal. O 1º ficava longe e economicamente inviavel, o 2º tem o problema de se lá entrar c medias negativas.
                          Isto é mto simples e digo-o a qquer pessoa q me pergunta cmo é engª. mec, e acredita q 80% dos q vao pa este curso, são apaixonados por automoveis, nós temos um mercado mto pequeno, mesmo mto! Logo seria uma estupidez q este fosse mto especifico, pois iria limitar as saídas profissionais dos seus licenciados. Na Alemanha ou nos EUA tiras mecanica básica durante 3 anos, e dps especializas-te numa área em 2. O curso de mec é dificil, multifacetado, e de empregabilidade fácil. Sabes pque? Pq simplesmente há pcos licenciados.
                          Se achas q electronica é dificil, deixa tar q mecanica n vai ser melhor, qdo vires mecanica fisica, termodinamica e 20 matematicas é mto facil perder a vontade. Se vires qtos e qtos dessistem nos primeiros semestres! Pq de máquinas, e julgo q agora tá melhor, n vês nada!

                          - Qto a criticarem os conhecimentos dos Eng.ºs, nca conheci ninguem q nascesse ensinado! Um Engº, e isto podes perguntar a pessoas c esta formação mas c 30 anos de trabalho, só está realmente em capacidade de produzir ao fim de vários anos de trabalho.

                          - Trabalhar na área automovel? Questão de procura-oferta. Cmo já disse anteriormente, mais de 80% dos Engº.s MecÂnicos são apaixonados por automoveis, logo as empresas aproveitam-se disso. Pagam mal, qdo tu te queixas pegam noutro para o teu local. Podes esperar se calhar uns 10 anos de saltos, e maus ordenados até chegares a uma boa posição, mas atenção se fores bom chegas lá. Chefe de oficina? Mto giro, tive qse a entrar para o maior importador portuguÊs a estagiar pa esse cargo, até n pagavam mal, passados 2 anos, os q entraram estão na rua! O ordenado? Basta veres o q se diz da oferta-procura!

                          - Queres ser engº ou vendedor? É q se calhar queres ser vendedor, e n é vergonha nenhuma, aliás Às x penso q seria bem mais contente a vender charutos todos os dias. Nenhum engº, e especialmente em principio de carreira vai fazer o q queres fazer, isso normalmente é feito c ajuda de pessoas de marketing, c pessoas das vendas e com engºs já em gestão. Por isso pensa bem, repara q os directores de vendas normalmente são de gestão.

                          - Um engº mec pode actuar em areas tao diversas como:
                          Mecanica de fluidos
                          Manutenção
                          Projecto mecanico
                          Estruturas metalicas
                          Climatização
                          e podia tar aqui a tarde inteira...

                          Cmo ultimo conselho, se achas q é isso q queres força, mas se calhar antes deves fazer uma analise. N gostas do teu curso pque? Por causa das matematicas? Por causa da electronica? É q se r engº é ter q se aturar matematica e fisica. E para finalizar, mto boa sorte para a tua futura escolha.

                          Comentário


                            #73
                            Boas ESPRIT. Penso que te referiste a mim quando falas que deste uma ajuda ao outro user... Mais uma vez agradeço a excelente ajuda que deste.

                            Quanto ao resto do texto, acho que está tudo dito.. Não alterava nada!

                            Comentário


                              #74
                              N tens nada q agradecer, pq foi apenas conselhos q qquer outro te devia dar.
                              Tá atento q a BOSCH andava a pedir estagiários...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                Bem!
                                Visto q tá mta gente por aqui sem se identificar, e a mandar bocas, q mtas considero desproporcionadas.
                                Eu sou Eng.º Mecânico, e até já tive a oportunidade de falar sobre mercado de trabalho c outro user, e espero ter dado uma pequena ajuda, fruto da modesta experiência.

                                Vou dividir o testamento em partes, para ser menos chato:

                                - Qto À questão do tópico é mto simples. Qdo entrei para a univ em 1999, tbem fiquei sem saber se valia a pena tirar mecÂnica ou automovel, mas ponderei os seguintes factores: os cursos na altura, e tirando bolonha penso q se mantÊm são bacharelatos, seriam os de leiria e setubal. O 1º ficava longe e economicamente inviavel, o 2º tem o problema de se lá entrar c medias negativas.
                                Isto é mto simples e digo-o a qquer pessoa q me pergunta cmo é engª. mec, e acredita q 80% dos q vao pa este curso, são apaixonados por automoveis, nós temos um mercado mto pequeno, mesmo mto! Logo seria uma estupidez q este fosse mto especifico, pois iria limitar as saídas profissionais dos seus licenciados. Na Alemanha ou nos EUA tiras mecanica básica durante 3 anos, e dps especializas-te numa área em 2. O curso de mec é dificil, multifacetado, e de empregabilidade fácil. Sabes pque? Pq simplesmente há pcos licenciados.
                                Se achas q electronica é dificil, deixa tar q mecanica n vai ser melhor, qdo vires mecanica fisica, termodinamica e 20 matematicas é mto facil perder a vontade. Se vires qtos e qtos dessistem nos primeiros semestres! Pq de máquinas, e julgo q agora tá melhor, n vês nada!

                                - Qto a criticarem os conhecimentos dos Eng.ºs, nca conheci ninguem q nascesse ensinado! Um Engº, e isto podes perguntar a pessoas c esta formação mas c 30 anos de trabalho, só está realmente em capacidade de produzir ao fim de vários anos de trabalho.

                                - Trabalhar na área automovel? Questão de procura-oferta. Cmo já disse anteriormente, mais de 80% dos Engº.s MecÂnicos são apaixonados por automoveis, logo as empresas aproveitam-se disso. Pagam mal, qdo tu te queixas pegam noutro para o teu local. Podes esperar se calhar uns 10 anos de saltos, e maus ordenados até chegares a uma boa posição, mas atenção se fores bom chegas lá. Chefe de oficina? Mto giro, tive qse a entrar para o maior importador portuguÊs a estagiar pa esse cargo, até n pagavam mal, passados 2 anos, os q entraram estão na rua! O ordenado? Basta veres o q se diz da oferta-procura!

                                - Queres ser engº ou vendedor? É q se calhar queres ser vendedor, e n é vergonha nenhuma, aliás Às x penso q seria bem mais contente a vender charutos todos os dias. Nenhum engº, e especialmente em principio de carreira vai fazer o q queres fazer, isso normalmente é feito c ajuda de pessoas de marketing, c pessoas das vendas e com engºs já em gestão. Por isso pensa bem, repara q os directores de vendas normalmente são de gestão.

                                - Um engº mec pode actuar em areas tao diversas como:
                                Mecanica de fluidos
                                Manutenção
                                Projecto mecanico
                                Estruturas metalicas
                                Climatização
                                e podia tar aqui a tarde inteira...

                                Cmo ultimo conselho, se achas q é isso q queres força, mas se calhar antes deves fazer uma analise. N gostas do teu curso pque? Por causa das matematicas? Por causa da electronica? É q se r engº é ter q se aturar matematica e fisica. E para finalizar, mto boa sorte para a tua futura escolha.
                                por mais estranho k pareca com as matematica se fisicas ate me dou bem... o problema sao mesmo as electronicas esse era um dos principais motivos que me vai levar a mudar....

                                quanto ao resto k dizes agradeco a opiniao e serao mais alguns factores a ter em conta

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  N tens nada q agradecer, pq foi apenas conselhos q qquer outro te devia dar.
                                  Tá atento q a BOSCH andava a pedir estagiários...
                                  Claro que tenho de agradecer. Não se vê todos os dias pessoas com vontade de ajudar. Por acaso fui ao site da bosh por causa aqui da vulcano.. e vi que estavam a pedir estagiários. Até enviei o currículo para um lugar específico. Estou a aguardar. Esta é a altura que a preocupação começa.. Hehe

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
                                    por mais estranho k pareca com as matematica se fisicas ate me dou bem... o problema sao mesmo as electronicas esse era um dos principais motivos que me vai levar a mudar....

                                    quanto ao resto k dizes agradeco a opiniao e serao mais alguns factores a ter em conta
                                    Então meu caro

                                    Bem vindo À Engenharia!
                                    Agora pondera uma csa, olha q ser só engº de "automoveis" é mto redutor, mas levantar de manha feliz tbem é importante. E digo-te uma csa, se fores ver os lugares mais altos ocupados por engenheiros nos importadores, embora ainda n houvesse estes cursos cá, eles foram tdos formados plos "tradicionais" ou foram especializar-se no estrangeiro. Às vezes o poder de uma licenciatura numa escola conhecida é bem mais importante, q o de uma univ mais especifica mas menos "famosa".
                                    N sei q capacidade economica tens, mas há lá fora especializações.

                                    Comentário


                                      #78
                                      TÁs a seguir o caminho certo. Candidata-te 1º só Às csas q te dão prazer ou q são boas, dps canditas-te a tudo, qdo o tempo apertar.
                                      Tenho ouvido falar mto bem da "Bosch", parece q dá mta formação, paga mal de inicio mas sais de lá mto bem preparado.
                                      Eu esou a candidatar-me a uma certa petrolifera malaia, será q adivinham...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        TÁs a seguir o caminho certo. Candidata-te 1º só Às csas q te dão prazer ou q são boas, dps canditas-te a tudo, qdo o tempo apertar.
                                        Tenho ouvido falar mto bem da "Bosch", parece q dá mta formação, paga mal de inicio mas sais de lá mto bem preparado.
                                        Eu esou a candidatar-me a uma certa petrolifera malaia, será q adivinham...
                                        É isso mesmo que estou a fazer. Só enviei o currículo para Vulcano e para a Martifer (deves conhecer). Agora no inicio quero é algo que me dê formação, onde me possam ensinar e que seja uma boa "escola". Não estou preocupado com o salário, muito menos se é perto ou longe de casa.

                                        De resto já fui a uma entrevista na philips e tenho uma outra para a semana numa multinacional em vila nova de cerveira, mas nem estou bem a par, porque foi através da universidade estas duas.

                                        A petrolífera malaia é a Petronas? Procurei no google!

                                        Comentário


                                          #80
                                          A tua universidade trabalha bem!
                                          Vais ver q te vai ser útil, vais ver q as perguntas são sempre as mesmas!
                                          Tem atenção à tua aparência e postura, parece mariquice mas faz diferença.

                                          Já tive um colega na Martifer, pagava bem, aprendeu mto, mas trabalhava 16h por dia, mas plo menos para ele foi uma excelente escola, visitei algumas obras À conta disso. N te esqueças do estrangeiro!

                                          É verdade! N custa tentar! Eles pedem e a gente manda, ainda há pco tempo duas pessoas da Petrogal foram para o médio oriente, e eu vou À aventura!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Sim. A universidade em si funciona bem. Tem um gabinete de estágios onde colocamos o currículo e as empresas as propostas e há cruzamento de dados. Aqui em Aveiro também temos bastantes indústrias.

                                            Fui à entrevista e fui preocupado com a aparência e postura. Não levei fato, mas também não fui de calças de ganga e sapatilhas.

                                            Quanto ao estrangeiro admito que não sei muito bem como ver oportunidades que existam. No inicio do ano informei-me sobre o programa Leonardo da Vinci, mas apenas tinham ligação a um empresa em França e não gostei muito.

                                            Acho que fazes muito bem arriscar e abrir os horizontes.. É algo que a curto ou médio prazo também pretendo fazer se aparecer oportunidade.

                                            Espero que tenhas muito sucesso!!!!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Obg.

                                              Procura na Michal Pge internacional, ou mete mesmo na Ray Human a dizer q tás interessado em ir para o estrangeiro.
                                              A embaixada da Polónia tinha há 2 anos um processo de estágios, q me pareceu interessante.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                Obg.

                                                Procura na Michal Pge internacional, ou mete mesmo na Ray Human a dizer q tás interessado em ir para o estrangeiro.
                                                A embaixada da Polónia tinha há 2 anos um processo de estágios, q me pareceu interessante.
                                                Obrigado.. Vou ver bem isso

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  Obg.

                                                  Procura na Michal Pge internacional, ou mete mesmo na Ray Human a dizer q tás interessado em ir para o estrangeiro.
                                                  A embaixada da Polónia tinha há 2 anos um processo de estágios, q me pareceu interessante.

                                                  Isso das petrolíferas é uma engano (minha humilde opinião). Vais para lá ganhas uns cobres, voltas, compras um audi A4 tdi, andas uns meses a viver à conta do € e ao fim de uns tempos não encontras nada de jeito em PT. Se entretanto não tiveres familia/namorada, voltas para lá outra vez e vira o disco e toca o mesmo... Chegas a um ponto em que Portugal acaba para ti, passas a emigrante. Se é isso que queres: tudo bem

                                                  Sinceramente não me parece estratégia de carreira a longo prazo...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    Então meu caro

                                                    Bem vindo À Engenharia!
                                                    Agora pondera uma csa, olha q ser só engº de "automoveis" é mto redutor, mas levantar de manha feliz tbem é importante. E digo-te uma csa, se fores ver os lugares mais altos ocupados por engenheiros nos importadores, embora ainda n houvesse estes cursos cá, eles foram tdos formados plos "tradicionais" ou foram especializar-se no estrangeiro. Às vezes o poder de uma licenciatura numa escola conhecida é bem mais importante, q o de uma univ mais especifica mas menos "famosa".
                                                    N sei q capacidade economica tens, mas há lá fora especializações.
                                                    o estrangeiro neste momento esta fora de questao..

                                                    mas nao digo k nao e uma alternativa... tipo Erasmus ou aproveitar Bolonha pra dps tentar ir la pra fora pra compensar a falta de nome desta instituiçao


                                                    e que sinceramente... Eng Mecanica n me estava a apetecer muito... faltam-lhe cadeiras mais especificas pra me motivar mais

                                                    tivesse mais um cadito na componente auto e seria uma opçao

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                      Isso das petrolíferas é uma engano (minha humilde opinião). Vais para lá ganhas uns cobres, voltas, compras um audi A4 tdi, andas uns meses a viver à conta do € e ao fim de uns tempos não encontras nada de jeito em PT. Se entretanto não tiveres familia/namorada, voltas para lá outra vez e vira o disco e toca o mesmo... Chegas a um ponto em que Portugal acaba para ti, passas a emigrante. Se é isso que queres: tudo bem

                                                      Sinceramente não me parece estratégia de carreira a longo prazo...
                                                      Acho q te falta um dado, é q eu trabalho na petrolifera nacional, e há pessoas q gostam de aventuras. E mesmo assim tás mto enganado, há pessoas q fizeram toda uma carreira no estrangeiro. Profissionais bem qualificados têm grandes salários, e oportunidades fantásticas, e ficarias estupefacto c a quantidade de portugueses.
                                                      Mas estamos tdos ansiosos pq compartilhes a tua carreira connosco, pq o rapaz quer é opções.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
                                                        o estrangeiro neste momento esta fora de questao..

                                                        mas nao digo k nao e uma alternativa... tipo Erasmus ou aproveitar Bolonha pra dps tentar ir la pra fora pra compensar a falta de nome desta instituiçao


                                                        e que sinceramente... Eng Mecanica n me estava a apetecer muito... faltam-lhe cadeiras mais especificas pra me motivar mais

                                                        tivesse mais um cadito na componente auto e seria uma opçao
                                                        Aconselho-te bastante o erasmus.
                                                        Cmo já te disse, faz o q achares q te faz feliz, se essa é a tua meta força.
                                                        Eu só te disse, por uma razão simples, se leres as saídas profissionais de um e do outro percebes.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          Aconselho-te bastante o erasmus.
                                                          Cmo já te disse, faz o q achares q te faz feliz, se essa é a tua meta força.
                                                          Eu só te disse, por uma razão simples, se leres as saídas profissionais de um e do outro percebes.

                                                          sim eu sei e uma das minhas maiores reservas relativamente ao IPL e exactamente as saidas profissionais...

                                                          mas epah... em termos de curso atrai-me mto mais :P

                                                          vamos la ver

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                            Acho q te falta um dado, é q eu trabalho na petrolifera nacional, e há pessoas q gostam de aventuras. E mesmo assim tás mto enganado, há pessoas q fizeram toda uma carreira no estrangeiro. Profissionais bem qualificados têm grandes salários, e oportunidades fantásticas, e ficarias estupefacto c a quantidade de portugueses.
                                                            Mas estamos tdos ansiosos pq compartilhes a tua carreira connosco, pq o rapaz quer é opções.
                                                            Pois há pessoas que fazem carreira lá fora são os emigrantes e há muitos. E ganham muito bem. Não sei pq, mas não estou nada admirado com isso...

                                                            Onde eu quero chegar é ao chamado "reconhecimento entre os pares". Uma ida para fora pode ser (e é sempre) economicamente muito vantajosa disso não tenho dúvidas. Só que depois da componente económica (alguns muitos anos depois) surgem necessidades estupidas nas pessoas que não estão ligadas a dinheiro. E essas necessidades raramente são satisfeitas com "carreiras" de fazer dinheiro.

                                                            É claro que há excepções e há pessoas que tu conheces pessoas assim e assado... Só que eu não quero discutir casos em particular pois normalmente são excepções...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
                                                              É engraçado que o pessoal fala acerca de Engenharia Automóvel sem ter passado por lá!
                                                              É claro que um Engenheiro Mecânico consegue entrar na industria automóvel! Um Engenheiro Informático e Electrónico também conseguem! Mas entrar na industria automóvel não significa estar na parte interessante do automóvel. A menos que estar a projectar uma manivela de abrir o vidro de um carro já chegue para vocês...
                                                              LOL, isso compra-se já feito ao xineses, LOL

                                                              Venham as gajas do marketing e a que tiver melhor **** é o fornecedor.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X