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    #91
    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
    algo aqui não bate certo:

    ora se a dívida era de mil milhões e agora é de 1.3 mil milhões, algo me diz que a dívida não foi reduzida - a não ser que me esteja a escapar algo.
    Relativamente à facturação reduziu-se.

    O que é pior? É eu ganhar 200€ e dever os mesmos 200, ou ganhar 600 e dever 250?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
      Relativamente à facturação reduziu-se.

      O que é pior? É eu ganhar 200€ e dever os mesmos 200, ou ganhar 600 e dever 250?
      Para mim, que sou leigo na matéria, a dívida aumentou. Se é mais fácil pagar ou não, é outra história. Pague-se, e então logo se canta de galo...

      Comentário


        #93
        A TAP é uma empresa com muito potencial cujo único problema é estar nas mãos do estado. Quando for privatizada certamente vai ser vendida a estrangeiros, o que não é nada bom para o nosso país

        O senhor Fernando Pinto veio trazer algo de bom no que toca à influência política na empresa, no entanto não lhe gabo a capacidade dinâmica e a percepção que ele tem do mercado da aviação. As suas atitudes mostram-se deveras conservadoras não sei se por influência política.

        Outro ponto foi a compra da Portugália, que na minha opinião não teve qualquer cabimento, dada a sua frota de aviões pouco adequados e especialmente pouco competitivos para o mercado a que se destinam. Mas já que compraram a Portugália ao menos renovavam a frota seguindo o exemplo da Air Nostrum e Britair.

        Quanto à frota da TAP propriamente dita, acho que ainda não tomaram consciência, principalmente nos voos de pequeno curso que o passageiro quer uma TAP mais dinâmica, menos burocrática e certamente mais económica. Onde a easyjet mete 156 pessoas a TAP mete 132. Não digo nem quero que a tap seja uma easyjet, mas que seja um meio termo entre aquilo que é agora e a easyjet. É de aproveitar a excelente frota de aviões A319/320/321/ que a tap possui.

        Já se está chegando à conclusão que as pessoas que escolhem a classe económica dão pouco valor ao espaço que têm disponível, mesmo em rotas medium-long range. O que temos na TAP tanto para os aviões short-medium range como medium-long range é que a classe económica é uma premium economy em qualquer outra companhia aérea. Só para dar o exemplo extremo, no caso do a330-200 com duas classes onde a "Monarch" enfia 374 passageiros a Tap "acolhe" 230 passageiros.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
          A TAP é uma empresa com muito potencial cujo único problema é estar nas mãos do estado. Quando for privatizada certamente vai ser vendida a estrangeiros, o que não é nada bom para o nosso país

          O senhor Fernando Pinto veio trazer algo de bom no que toca à influência política na empresa, no entanto não lhe gabo a capacidade dinâmica e a percepção que ele tem do mercado da aviação. As suas atitudes mostram-se deveras conservadoras não sei se por influência política.

          Outro ponto foi a compra da Portugália, que na minha opinião não teve qualquer cabimento, dada a sua frota de aviões pouco adequados e especialmente pouco competitivos para o mercado a que se destinam. Mas já que compraram a Portugália ao menos renovavam a frota seguindo o exemplo da Air Nostrum e Britair.

          Quanto à frota da TAP propriamente dita, acho que ainda não tomaram consciência, principalmente nos voos de pequeno curso que o passageiro quer uma TAP mais dinâmica, menos burocrática e certamente mais económica. Onde a easyjet mete 156 pessoas a TAP mete 132. Não digo nem quero que a tap seja uma easyjet, mas que seja um meio termo entre aquilo que é agora e a easyjet. É de aproveitar a excelente frota de aviões A319/320/321/ que a tap possui.

          Já se está chegando à conclusão que as pessoas que escolhem a classe económica dão pouco valor ao espaço que têm disponível, mesmo em rotas medium-long range. O que temos na TAP tanto para os aviões short-medium range como medium-long range é que a classe económica é uma premium economy em qualquer outra companhia aérea. Só para dar o exemplo extremo, no caso do a330-200 com duas classes onde a "Monarch" enfia 374 passageiros a Tap "acolhe" 230 passageiros.
          Se reparares bem, o que a Monarch chama de "premium" é a configuração "económica" da tap (2+4+2). Não sei se já voaste como passageiro 7 ou 10 horas (tempo normal dos voos do A330) em económica mas para mim aquilo é o limiar do espaço razoável que se pode dar a um ser humano dentro de uma lata. A Monarch pura e simplesmente não tem classe executiva, no máximo tem uns lugares com serviço (e não espaço) "premium". A TAP tem porque muito provavelmente tem mercado para isso.

          Eu posso ser muito piquinhas, mas acredita que viajar com os joelhos nas orelhas é motivo mais do que suficiente para não voar mais numa companhia, independentemente do preço do vôo. Posso dizer-te que por exemplo, em rotas concorrentes, escolho sempre a KLM à TAP.

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            #95
            Olha aqui o da KLM:
            SeatGuru Seat Map KLM Airbus A330-200 (332)
            e olha o da TAP:
            SeatGuru Seat Map TAP-Portugal Airbus A330-200 (332)

            É que tipo estás-te a contradizer. A classe económica da TAP é mais confortável que a da KLM.
            São "só" mais 57 lugares que o da KLM tem.
            Editado pela última vez por JMSVS; 18 January 2011, 14:25.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
              Olha aqui o da KLM:
              SeatGuru Seat Map KLM Airbus A330-200 (332)
              e olha o da TAP:
              SeatGuru Seat Map TAP-Portugal Airbus A330-200 (332)

              É que tipo estás-te a contradizer. A classe económica da TAP é mais confortável que a da KLM.
              São "só" mais 57 lugares que o da KLM tem.
              É esta a minha ideia, pelo uso que tenho dado às duas empresas, mas nunca andei lá a medir com régua. Uma coisa é certa: prefiro as sandwiches da TAP à comida da KLM. E esta ainda é pior em voos de longo curso, é sempre algo asiático que se traduz em arroz sem sal e um bocado de carne ou peixe mal amanhado.

              Comentário


                #97
                Cada vez dou mais valor à qualidade com q viajo de avião.

                No final do mês vou com a TAP e logo vejo como estão agora, já que viajei com eles já há algum tempor e não me recordo do espaço.

                Tenho voado é com outras e a verdade é que para Madrid com a Ryanair fez-se perfeitamente.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                  É esta a minha ideia, pelo uso que tenho dado às duas empresas, mas nunca andei lá a medir com régua. Uma coisa é certa: prefiro as sandwiches da TAP à comida da KLM. E esta ainda é pior em voos de longo curso, é sempre algo asiático que se traduz em arroz sem sal e um bocado de carne ou peixe mal amanhado.
                  É como te digo, tu notas pouca diferença entre a classe económica de ambas, no entanto a configuração da KLM permite-te meter mais 57 pessoas lá dentro (quase mais 25%), o que reduz o seat cost per mile.

                  Comentário


                    #99
                    a questão é que por vezes o conforto dos bancos são diferentes, o que apesar de ter menos meio cm, torna uma viagem mais agradavel numa companhia que em outra

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                      A TAP é uma empresa com muito potencial cujo único problema é estar nas mãos do estado. Quando for privatizada certamente vai ser vendida a estrangeiros, o que não é nada bom para o nosso país
                      Porque não? Qual é o problema?

                      Alem disso, não em Portugal nenhuma entidade com capacidade financeira para comprar a TAP.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                        Olha aqui o da KLM:
                        SeatGuru Seat Map KLM Airbus A330-200 (332)
                        e olha o da TAP:
                        SeatGuru Seat Map TAP-Portugal Airbus A330-200 (332)

                        É que tipo estás-te a contradizer. A classe económica da TAP é mais confortável que a da KLM.
                        São "só" mais 57 lugares que o da KLM tem.
                        Por acaso quando comparei a KLM à TAP estava a falar para vôos europeus.

                        Ainda assim, basta leres com atenção o que está nos links que colocaste e vais perceber que do número total de lugares de uma das classes retiras pouca ou nenhuma conclusão.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                          Porque não? Qual é o problema?

                          Alem disso, não em Portugal nenhuma entidade com capacidade financeira para comprar a TAP.
                          Neste momento até era bom vender aos estrangeiros dado o buraco financeiro que ela representa.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                            Por acaso quando comparei a KLM à TAP estava a falar para vôos europeus.

                            Ainda assim, basta leres com atenção o que está nos links que colocaste e vais perceber que do número total de lugares de uma das classes retiras pouca ou nenhuma conclusão.
                            SeatGuru Seat Map KLM Boeing 737-800 (737)

                            SeatGuru Seat Map TAP-Portugal Airbus A320 (320)

                            Só para veres que a qualidade perceptível não é o mesmo que a qualidade existente. Na TAP vais bem mais à Larga. Enquanto no boeing(KLM) encaixas 171 pessoas no airbus encaixas (156). Ainda é uma diferença considerável para aviões do mesmo preço. A easyjet está a voar um a320 com 180 lugares e se não me engano venceu o prémio de menos emissões por passageiro no ano passado.
                            Editado pela última vez por JMSVS; 18 January 2011, 18:12.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                              SeatGuru Seat Map KLM Boeing 737-800 (737)

                              SeatGuru Seat Map TAP-Portugal Airbus A320 (320)

                              Só para veres que a qualidade perceptível não é o mesmo que a qualidade existente. Na TAP vais bem mais à Larga. Enquanto no boeing(KLM) encaixas 171 pessoas no airbus encaixas (156). Ainda é uma diferença considerável para aviões do mesmo preço. A easyjet está a voar um a320 com 180 lugares e se não me engano venceu o prémio de menos emissões por passageiro no ano passado.
                              o numero de lugares por vezes é irrelevante

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                o numero de lugares por vezes é irrelevante
                                Também é verdade. Mas se quiseres ter tarifas mais baixas terás quase obrigatoriamente de ter mais lugares. Olha o exemplo da Iberia que nem é considerada lowcost: http://www.seatguru.com/airlines/Ibe...irbus_A320.php
                                Editado pela última vez por JMSVS; 18 January 2011, 18:32.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                  Também é verdade. Mas se quiseres ter tarifas mais baixas terás quase obrigatoriamente de ter mais lugares. Olha o exemplo da Iberia que nem é considerada lowcost: SeatGuru Seat Map Iberia Airbus A320 (320)
                                  Mas as companhias (nas que a sua estrutura não está orientada como uma low-cost-) não vão buscar dinheiro à classe economica e muito menos com tarifas baixas. Quem mais contribui para os lucros é quem viaja em C.

                                  Veja as configurações dos 747-400 da BA...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                    A TAP é uma empresa com muito potencial cujo único problema é estar nas mãos do estado. Quando for privatizada certamente vai ser vendida a estrangeiros, o que não é nada bom para o nosso país

                                    O senhor Fernando Pinto veio trazer algo de bom no que toca à influência política na empresa, no entanto não lhe gabo a capacidade dinâmica e a percepção que ele tem do mercado da aviação. As suas atitudes mostram-se deveras conservadoras não sei se por influência política.

                                    Outro ponto foi a compra da Portugália, que na minha opinião não teve qualquer cabimento, dada a sua frota de aviões pouco adequados e especialmente pouco competitivos para o mercado a que se destinam. Mas já que compraram a Portugália ao menos renovavam a frota seguindo o exemplo da Air Nostrum e Britair.

                                    Quanto à frota da TAP propriamente dita, acho que ainda não tomaram consciência, principalmente nos voos de pequeno curso que o passageiro quer uma TAP mais dinâmica, menos burocrática e certamente mais económica. Onde a easyjet mete 156 pessoas a TAP mete 132. Não digo nem quero que a tap seja uma easyjet, mas que seja um meio termo entre aquilo que é agora e a easyjet. É de aproveitar a excelente frota de aviões A319/320/321/ que a tap possui.

                                    Já se está chegando à conclusão que as pessoas que escolhem a classe económica dão pouco valor ao espaço que têm disponível, mesmo em rotas medium-long range. O que temos na TAP tanto para os aviões short-medium range como medium-long range é que a classe económica é uma premium economy em qualquer outra companhia aérea. Só para dar o exemplo extremo, no caso do a330-200 com duas classes onde a "Monarch" enfia 374 passageiros a Tap "acolhe" 230 passageiros.
                                    Eu até acho que faz sentido a integração da PGA na TAP. É verdade que os Fokker já não são muito competitivos, mas para as rotas que fazem, certamente com poucos passageiros, devem ter menos encargos do que um A319. Já para não falar de que, sem a PGA, a TAP teria de ter mais aviões da família A320. E a ideia era modernizar a frota, mas não há "aereos".

                                    Quanto ao número de bancos por avião, não sei se será assim tão fácil a mudança. É que para meter 156 passageiros nos A319 são necessárias mais duas saídas de emergência. Duvido muito que se justifiquem os lugares extra na maioria das rotas. Aliás, mesmo com 132 lugares não me parece que seja comum os A319 andarem 100% lotados. Também não me parece que actualmente haja demasiado espaço na família A320 da TAP. Da Easy não falo porque não conheço.

                                    Quanto à comparação do espaço entre a TAP e a KLM, se vires nos sites que colocaste, o espaço entre bancos nas classes económicas é exactamente o mesmo.

                                    Comentário


                                      Isto nos A330. Entre A320 e 738, a TAP tem mais uma polegada.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                        Isto nos A330. Entre A320 e 738, a TAP tem mais uma polegada.

                                        que podem nem se notar dependendo da qualidade dos bancos

                                        eu custumo viajar na ba, e não sei se tem mais ou menos polegada, mas eu sinto-me bem la, gosto dos bancos etc, mas tambem só tenho 1m72

                                        Comentário


                                          "Duvido muito que se justifiquem os lugares extra na maioria das rotas".

                                          Por alguma razão a Ryannair usa aviões de 189 lugares nas suas rotas. Isto está tudo na imagem e nas tarifas que as pessoas estão dispostas a pagar. É verdade que há quem pague executiva, mas certamente haverão mais pessoas dispostas a pagar económica. E a imagem da Tap é muito superior a uma easyjet ou Ryannair, o que poderia ser aproveitado pela dita para encher os aviões caso tivesse tarifas mais baratas.

                                          É que é triste querer ir ao norte da Europa e ver que uma passagem na Iberia com partida de Lisboa é mais barata 70€.

                                          Comentário


                                            eu acho que deviam ir ao site da tap e ver o preço de 1 lisboa malaga, ir e vir no mesmo dia, ou no dia seguinte, e depois metam aqui e digam o que acham

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                              "Duvido muito que se justifiquem os lugares extra na maioria das rotas".

                                              Por alguma razão a Ryannair usa aviões de 189 lugares nas suas rotas. Isto está tudo na imagem e nas tarifas que as pessoas estão dispostas a pagar. É verdade que há quem pague executiva, mas certamente haverão mais pessoas dispostas a pagar económica. E a imagem da Tap é muito superior a uma easyjet ou Ryannair, o que poderia ser aproveitado pela dita para encher os aviões caso tivesse tarifas mais baratas.

                                              É que é triste querer ir ao norte da Europa e ver que uma passagem na Iberia com partida de Lisboa é mais barata 70€.
                                              O objectivo da TAP não é encher o avião com pessoas a pagar a tarifa minima. Daí não haver interesse em substituir todos os lugares da classe C por Y. Acho que não é dificil de perceber que com a estrutura da TAP um avião cheio de pessoas a pagar a tarifa basic não adianta de NADA.

                                              Cumprimentos

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                                "Duvido muito que se justifiquem os lugares extra na maioria das rotas".

                                                Por alguma razão a Ryannair usa aviões de 189 lugares nas suas rotas. Isto está tudo na imagem e nas tarifas que as pessoas estão dispostas a pagar. É verdade que há quem pague executiva, mas certamente haverão mais pessoas dispostas a pagar económica. E a imagem da Tap é muito superior a uma easyjet ou Ryannair, o que poderia ser aproveitado pela dita para encher os aviões caso tivesse tarifas mais baratas.

                                                É que é triste querer ir ao norte da Europa e ver que uma passagem na Iberia com partida de Lisboa é mais barata 70€.
                                                E se a Ryannair for em frente com a ideia dos lugares em pé? A TAP deve também tirar metade da sua classe económica e mandar o pessoal ir de pé?

                                                Na minha opinião é mau a TAP virar uma Low Cost, porque aí terá dificuldade de rivalizar com as gigantes Ryannair e Easyjet. E ficar "stuck in the middle" regra geral também não é boa ideia.

                                                Mas é só a minha opinião, não tenho formação nenhuma em gestão/economia.

                                                Comentário


                                                  Mas aqui ninguém tá a dizer para a TAP virar Low Cost muito pelo contrário. Aproveitar os aviões e a imagem que tem e com o serviço que actualmente oferece tirar maior proveito. É que vocês não têm noção mas a classe económica em voos domésticos tem mais espaço tanto em largura como para as pernas que a maioria das classes económicas de aviões de longo curso.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                                    E se a Ryannair for em frente com a ideia dos lugares em pé? A TAP deve também tirar metade da sua classe económica e mandar o pessoal ir de pé?

                                                    Na minha opinião é mau a TAP virar uma Low Cost, porque aí terá dificuldade de rivalizar com as gigantes Ryannair e Easyjet. E ficar "stuck in the middle" regra geral também não é boa ideia.

                                                    Mas é só a minha opinião, não tenho formação nenhuma em gestão/economia.
                                                    É preciso ser cego para não ver o crescimento brutal nos últimos anos de companhias lowcost como a ryannair e a easyjet, enquanto que a TAP não passa da cepa torta.O "stuck in the middle" na minha opinião é a melhor opção que é o que a Iberia e a KLM entre outras já estão a fazer, depois de terem batido no fundo.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                                      Mas aqui ninguém tá a dizer para a TAP virar Low Cost muito pelo contrário. Aproveitar os aviões e a imagem que tem e com o serviço que actualmente oferece tirar maior proveito. É que vocês não têm noção mas a classe económica em voos domésticos tem mais espaço tanto em largura como para as pernas que a maioria das classes económicas de aviões de longo curso.

                                                      o que não tens noção é que para voos ate 3 horas como é o normal aqui na europa, pouco importa mais 1 cm ou menos 1 cm

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                                        É preciso ser cego para não ver o crescimento brutal nos últimos anos de companhias lowcost como a ryannair e a easyjet, enquanto que a TAP não passa da cepa torta.O "stuck in the middle" na minha opinião é a melhor opção que é o que a Iberia e a KLM entre outras já estão a fazer, depois de terem batido no fundo.

                                                        que fundo??
                                                        se essas bateram no fundo onde esta a tap?? furou o fundo?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                                          E se a Ryannair for em frente com a ideia dos lugares em pé? A TAP deve também tirar metade da sua classe económica e mandar o pessoal ir de pé?

                                                          Na minha opinião é mau a TAP virar uma Low Cost, porque aí terá dificuldade de rivalizar com as gigantes Ryannair e Easyjet. E ficar "stuck in the middle" regra geral também não é boa ideia.

                                                          Mas é só a minha opinião, não tenho formação nenhuma em gestão/economia.
                                                          Acho que o pessoal ir de pé é chegar ao extremo no entanto acredito que seja uma ideia que possa vir a ter sucesso quando combinada com outras alternativas.

                                                          Algumas perguntas:
                                                          - Imagina que eu vou de fim-de-semana a Barcelona e levo apenas uma bagagem de mão. Porque ei de pagar tanto como uma pessoa que leva bagagem de porão e de mão.
                                                          - Porque é que tenho que pagar uma tarifa mais cara na TAP para ter um banquinho um bocado maior e mais espaço para as pernas quando o que a easyjet oferece é mais do que suficiente para 90% da população.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                            o que não tens noção é que para voos ate 3 horas como é o normal aqui na europa, pouco importa mais 1 cm ou menos 1 cm
                                                            Eu sei que não são os voos domésticos que trazem o maior lucro para as companhias aéreas mas por alguma razão a easyjet e a ryannair tornaram-se tão grandes em tão pouco tempo. E não estamos a falar de 1 cm mas sim de quase 3cm.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                                              É preciso ser cego para não ver o crescimento brutal nos últimos anos de companhias lowcost como a ryannair e a easyjet, enquanto que a TAP não passa da cepa torta.O "stuck in the middle" na minha opinião é a melhor opção que é o que a Iberia e a KLM entre outras já estão a fazer, depois de terem batido no fundo.
                                                              É um bocadinho complicado comparar uma Ryannair com a TAP.

                                                              A TAP faz voos de e para Portugal. O crescimento da Ryannair e da Easy deveu-se ao mercado português?

                                                              A TAP também tem crescido. Mais lentamente, é certo, mas também ao contrário do que acontece nas privadas não é possível investir na companhia.

                                                              Comentário

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