Anúncio

Collapse
No announcement yet.

mulheres que fazem o aborto isentas taxa moderadora

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Zen Ver Post
    Então tu és contra os empresários, contra os estímulos, contra o respirar de Portugal que tanto aprecia os incentivos, sobretudo os materiais?!...
    Eu contra os Empresários?

    Isso é o departamento do Pé Leve, Nthor e companhia.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
      Eu explico, segundo o decreto lei que determina os factores de isenção das TM, as grávidas têm direito à isenção, logo, como quem quer fazer uma IVG está grávida, legalmente tem direito a esta isenção.
      Está grávida mas o objectivo é deixar de estar. Parece-me um pouco contraditório.

      Edit: Pronto, é assim como uma grávida que vai ao hospital para ter um filho só que neste caso é para não o ter. É um conceito estranho...
      Editado pela última vez por Jbranco; 21 June 2007, 19:33.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Adalgisa Ver Post
        Sim , claro. Eu vou tomar o teu conselho como algo válido. Vou-me tratar, até porque isso vindo de ti, de uma pessoa que desconheço por completo, faz grande sentido.

        Perdeste uma boa oportunidade para estares quietinho lolol.
        que raio de resposta é essa??
        achava-te capaz de mais!
        até à próxima.

        ld

        Comentário


          #64
          Isenções de taxas moderadoras:
          • Grávidas e parturientes;
          • Crianças até aos 12 anos de idade, inclusive;
          • Beneficiários de abono complementar a crianças e jovens deficientes;
          • Beneficiários de subsídio mensal vitalício;
          • Pensionistas que recebam pensão não superior ao salário mínimo nacional, seus cônjuges e filhos menores, desde que dependentes;
          • Desempregados, inscritos nos centros de emprego, seus cônjuges e filhos menores, desde que dependentes;
          • Beneficiários de prestação de carácter eventual por situações de carência paga por serviços oficiais, seus cônjuges e filhos menores;
          • Internados em lares para crianças e jovens privados do meio familiar normal;
          • Trabalhadores por conta de outrem que recebam rendimento mensal não superior ao salário mínimo nacional, seus cônjuges e filhos menores, desde que dependentes;
          • Pensionistas de doença profissional com o grau de incapacidade permanente global não inferior a 50%;
          • Beneficiários do rendimento social de inserção;
          • Insuficientes renais crónicos;
          • Diabéticos;
          • Hemofílicos;
          • Parkinsónicos;
          • Tuberculosos;
          • Doentes com sida e seropositivos;
          • Doentes do foro oncológico;
          • Doentes paramiloidósicos;
          • Doentes com doença de Hansen;
          • Doentes com espondilite anquilosante;
          • Doentes com esclerose múltipla;
          • Dadores benévolos de sangue (desde que tenham feito duas dádivas nos 365 dias anteriores à data do acesso à prestação de saúde; ou, caso estejam temporariamente impedidos, por razões clínicas comprovadas, de doar sangue, tenham feito, anteriormente, cinco dádivas validas; ou, caso estejam impedidos definitivamente, por razões clínicas comprovadas ou limite de idade, de doar sangue, tenham feito, anteriormente, dez dádivas validas);
          • Doentes mentais crónicos;
          • Alcoólicos crónicos e toxicodependentes, quando inseridos em programas de recuperação, no âmbito do recurso a serviços oficiais;
          • Doentes portadores de doença genética com manifestações clínicas graves;
          • Doentes com insuficiência cardíaca congestiva;
          • Doentes com cardiomiopatia;
          • Doentes com doença pulmonar crónica obstrutiva;
          • Doentes com hepatite crónica activa;
          • Doentes com cirrose hepática com sintomatologia grave;
          • Doentes com artrite invalidante;
          • Doentes com lúpus;
          • Doentes com dermatomiose;
          • Doentes com paraplegia;
          • Doentes com miastenia grave;
          • Doentes com doença desmielinizante;
          • Doentes com a doença do neurónio motor;
          • Bombeiros;
          • Vítimas de violência doméstica.
          Não venham com demagogias sobre os coitadinhos destes ou daqueles que não podem pagar as taxas moderadoras, olhem para a lista e pensem.

          Comentário


            #65
            Houve referendo, ganhou o sim, a lei é aprovada, é como é e pronto: é a beleza da democracia!

            Em relação às taxas moderadores não se podem queixar de falta de informação, recordo-me perfeitamente de nos 2 debates dos prós e contras se ter debatido quem ia pagar os abortos (e sempre foi dito que seria o contribuinte), o Marcelo fez aquela campanha do assim não e pelo meio de muita coisa lembro-me de ter tocado neste ponto, na TVI tenho uma vaga ideia do Sousa Tavares falar disto (salvo erro), e por aí fora...
            Não me digam que alguém fica surpreendido com isto??
            Em tempo útil todos tivémos oportunidade de nos manifestar sobre toda esta temática (e aquela simples pergunta levantava muitas outras questões, daí a campanha do "assim não" e outras que tais), cada um certamente votou em consciência, o "juiz" (povo) decidiu, 'tá decidido!

            Cumprimentos

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
              Isenções de taxas moderadoras:
              • Grávidas e parturientes;
              • Crianças até aos 12 anos de idade, inclusive;
              • Beneficiários de abono complementar a crianças e jovens deficientes;
              • Beneficiários de subsídio mensal vitalício;
              • Pensionistas que recebam pensão não superior ao salário mínimo nacional, seus cônjuges e filhos menores, desde que dependentes;
              • Desempregados, inscritos nos centros de emprego, seus cônjuges e filhos menores, desde que dependentes;
              • Beneficiários de prestação de carácter eventual por situações de carência paga por serviços oficiais, seus cônjuges e filhos menores;
              • Internados em lares para crianças e jovens privados do meio familiar normal;
              • Trabalhadores por conta de outrem que recebam rendimento mensal não superior ao salário mínimo nacional, seus cônjuges e filhos menores, desde que dependentes;
              • Pensionistas de doença profissional com o grau de incapacidade permanente global não inferior a 50%;
              • Beneficiários do rendimento social de inserção;
              • Insuficientes renais crónicos;
              • Diabéticos;
              • Hemofílicos;
              • Parkinsónicos;
              • Tuberculosos;
              • Doentes com sida e seropositivos;
              • Doentes do foro oncológico;
              • Doentes paramiloidósicos;
              • Doentes com doença de Hansen;
              • Doentes com espondilite anquilosante;
              • Doentes com esclerose múltipla;
              • Dadores benévolos de sangue (desde que tenham feito duas dádivas nos 365 dias anteriores à data do acesso à prestação de saúde; ou, caso estejam temporariamente impedidos, por razões clínicas comprovadas, de doar sangue, tenham feito, anteriormente, cinco dádivas validas; ou, caso estejam impedidos definitivamente, por razões clínicas comprovadas ou limite de idade, de doar sangue, tenham feito, anteriormente, dez dádivas validas);
              • Doentes mentais crónicos;
              • Alcoólicos crónicos e toxicodependentes, quando inseridos em programas de recuperação, no âmbito do recurso a serviços oficiais;
              • Doentes portadores de doença genética com manifestações clínicas graves;
              • Doentes com insuficiência cardíaca congestiva;
              • Doentes com cardiomiopatia;
              • Doentes com doença pulmonar crónica obstrutiva;
              • Doentes com hepatite crónica activa;
              • Doentes com cirrose hepática com sintomatologia grave;
              • Doentes com artrite invalidante;
              • Doentes com lúpus;
              • Doentes com dermatomiose;
              • Doentes com paraplegia;
              • Doentes com miastenia grave;
              • Doentes com doença desmielinizante;
              • Doentes com a doença do neurónio motor;
              • Bombeiros;
              • Vítimas de violência doméstica.
              Não venham com demagogias sobre os coitadinhos destes ou daqueles que não podem pagar as taxas moderadoras, olhem para a lista e pensem.
              Eis uma lista... à Portugal!...

              E neste contexto que multiplamente se dissemina e alastra no SNS, ainda conseguimos fingir admiração ante o desequilíbrio das contas da saúde...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                Daqui a uns tempos um aborto dá para descontar no IRS...

                E não o era já?
                Quantos intervenções cirurgicas a algo simples foram passadas e deram direito a dedução em IRS e mais não foram do que uma IVG?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                  Eu contra os Empresários?

                  Isso é o departamento do Pé Leve, Nthor e companhia.
                  É que muito do empresariado português ainda usa chupeta... E a chupeta preferida são os «incentivos»!

                  Comentário


                    #69
                    "Francamente...
                    ... não vejo nenhuma razão para a isenção universal de taxas moderadoras no caso das IVG. É certo que as postulantes estão grávidas, mas pretendem justamente deixar de o estar.
                    Se a isenção se compreende nos casos de aborto por razões de saúde ou de violação, já assim não sucede nos demais casos de aborto voluntário. Nem se diga que a total gratuitidade visa prevenir os abortos clandestinos, pois é evidente que, por mais barato que seja um aborto fora de um estabelecimento de saúde, nunca será mais barato do que uma modesta taxa moderadora."

                    Vital Moreira

                    in: http://causa-nossa.blogspot.com/

                    Comentário


                      #70
                      Agora é a moda dos blogues , como se nós (cidadãos) tenhamos que ter uma linha de pensamento igual a de certos indivíduos...

                      Comentário


                        #71
                        Não é a moda dos blogues!
                        É a palvra de alguém que é tido por pessoa esclarecida, ligada ao ps e interventivo. ( aplaudido e citado quando ao poder convém, como aconteceu quando teceu duras críticas aos profs...)

                        Certamente o nome de Vital Moreira não é propriamente um estranho e anónimo alimentador de um blogue igualmente anónimo...

                        Se alguém diz de forma exemplar o que pensamos, porque não citá-lo?

                        Comentário


                          #72
                          Dinheiro pra uma noitada e uma queca desprotegida há, para ajudar nas despesas do aborto já são umas coitadinhas.

                          (Deculpem-me o comentário, mas há coisas q não lembram a ninguém).

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                            Não é a moda dos blogues!
                            É a palvra de alguém que é tido por pessoa esclarecida, ligada ao ps e interventivo. ( aplaudido e citado quando ao poder convém, como aconteceu quando teceu duras críticas aos profs...)

                            Certamente o nome de Vital Moreira não é propriamente um estranho e anónimo alimentador de um blogue igualmente anónimo...

                            Se alguém diz de forma exemplar o que pensamos, porque não citá-lo?
                            Há opiniões (válidas) bastante diferentes , quanto ás citações o membro Manoel cita quem quer afinal isto (ainda) é uma Democracia apesar de haver resistências passivas quando os cidadãos decidem optar por outras vias que não conrrespondem ás expectativas de determinados sectores da sociedade....

                            Comentário


                              #74
                              Certamente que há. Cada um concordará com o que achar melhor.

                              O que não é aceitável é a supressão de ideias...

                              Explica lá o que escreveste em itálico. Não percebi. Estou a ser sincero. Não gozem com meu Qi.
                              Editado pela última vez por Manoel; 21 June 2007, 22:36. Razão: Pedido de explicação

                              Comentário


                                #75
                                Está-se a ver que muita gente daqui acha que se deveria aplicar taxa moderadora a esta situação particular. Há quem ache a lista de isenções grande! Muita coisa se fala, mas continuo com a minha dúvida:

                                Uma vez que a saúde é "tendencialmente gratuita" segundo a Constituição e que as taxas moderadoras não podem ser utilizadas para pagar os serviços de saúde, qual o sentido de aplicar a taxa quando não seja para reduzir o número de pessoas que recorrem ao SNS desnecessariamente? Serão as mulheres que realizarem IVG utentes sem necessidade? Que alternativas lhes restam? Privado? Não estarão a deixar-se envolver por questões de moral? Para isso eu respondo que foi feito um referendo!

                                Tentem racionalizar a questão.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                                  Certamente que há. Cada um concordará com o que achar melhor.

                                  O que não é aceitável é a supressão de ideias...

                                  Explica lá o que escreveste em itálico. Não percebi. Estou a ser sincero. Não gozem com meu Qi.
                                  Ninguém aqui está a gozar com teu Qi Manoel , em relação ao que está em itálico refiro-me a todas as manobras de ordem legal/social/estatutária/económica/religiosa/politica entre tantas outras que todos os dias surgem para impedirem ou pelo menos atrasarem ou colocar algum tipo de entrave á aplicação da lei do aborto.

                                  Comentário


                                    #77
                                    As declarações hoje do bastonário da ordem dos médicos são um exemplo (mais um) de uma certa resistência...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                      As declarações hoje do bastonário da ordem dos médicos são um exemplo (mais um) de uma certa resistência...
                                      Esse cromo é uma das mentalidades mais imobilistas que apareceu na direcção da classe médica.

                                      Um reaccionário empedernido, embora com ares de banana....

                                      Comentário


                                        #79
                                        Claro que não estão a brincar com o meu Qi. Também não adiantavam porque eu não iria entender que estavam a brincar

                                        Completamente de acordo com esse reapro que fazes. De facto muita gente pretende "sabotar" uma decisão soberana. Para mim esse facto está consumado. Simplesmente custa-me aceitar que acabem com isenções a crianças e as facultem nos casos de ivg motivados por vontade explícita da mulher. Os casos de violação, situação clínica que o exige e outros semelhantes devem ter, de facto, um tratamento diferenciado.

                                        Mas vou mais longe, se aqueles que são contra o aborto utilizam manobras para baralhar a situação, o governo também não é um coro de anjos...Pretendem dar um ar de eficácia, rapidez e determinação. Ou estarão genuinamente preocupados com as mulheres?...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Se é de borla é porque o contribuinte é que paga.

                                          Se tem taxas moderadoras elevadas, é porque querem entregar a prática dos abortos às clínicas privadas e tirar o acesso aos mais desfavorecidos a este serviço.

                                          Agora escolha.

                                          Comentário


                                            #81
                                            este pais mete cada vez mais nojo!!!!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Não sei se rio ou se choro

                                              Uma coisa foi o referendo liberalizar o aborto, outra é considerá-lo um bem de 1º necessidade.

                                              Mas de qualquer maneira, não deixa de ser um bom caminho para a responsabilização, controlo de natalidade e de combate às DST (NOT)

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por mago Ver Post
                                                é com muito desagrado que vejo hoje esta noticia não percebo este governo cada vez de mal a pior então uma pessoa que está gravemente doente e não é porque quer tem que pagar uma porcaria de uma taxa moderadora,agora uma mulher que não toma precauções para não engravidar fica isenta de a pagar e isso revolta-me não sou contra a que a mulher faça ou não um aborto cada um é livre de fazer aquilo que lhe convém mas nestas condiçoes que o governo quer não estou de acordo desculpem foi só um desabafo.
                                                http://diariodigital.sapo.pt/news.as...id_news=282042
                                                Acho que esta parte do discurso corresponde ao típico sacudir a água do capote que alguns homens continuam a praticar na hora do aperto... Gostaria que de facto a sociedade deixasse para a mulher sempre a parte das culpas, já que para o resto geralmente é sempre a menos citada... Mas desculpem, foi só um desabafo...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por scalabis Ver Post
                                                  Acho que esta parte do discurso corresponde ao típico sacudir a água do capote que alguns homens continuam a praticar na hora do aperto... Gostaria que de facto a sociedade deixasse para a mulher sempre a parte das culpas, já que para o resto geralmente é sempre a menos citada... Mas desculpem, foi só um desabafo...
                                                  E há uma coisa: Nem todos os contraceptivos são 100% fiaveis.

                                                  Espero que nunca aconteça um "azar" com os defensores do Não Ao Aborto... Caso contrário, também irão começar a ver a vida a andar para trás.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                                    Dinheiro pra uma noitada e uma queca desprotegida há, para ajudar nas despesas do aborto já são umas coitadinhas.

                                                    (Deculpem-me o comentário, mas há coisas q não lembram a ninguém).
                                                    Bem... dinheiro pas quecas? epa no que me diz respeito, as minhas sempre foram à borla...

                                                    E quanto ao que a Adalgisa disse: "Espero que nunca aconteça um "azar" com os defensores do Não Ao Aborto... Caso contrário, também irão começar a ver a vida a andar para trás."

                                                    Só dá para concordar mesmo... mas é melhor ser-se "teorica e moralmente correcto" no que diz respeito a certos assuntos... de resto já sabem a minha opinião sobre o aborto. Conheço alguns "NÃO" que já foram a espanha... tal é a convicção naquilo que acreditam. Mas o aperto foi superior à convicção...

                                                    Quanto às taxas moderadoras para quem não faz ou deixa de fazer... mas... sinceramente isso importa? Temos os drogados a serem tratados à borla e voces ficam chateados pq uma gaja tem "ajudas" para um aborto? Às vezes penso que há pessoal que não tem realmente mais nada com que se preocupar...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      eu acho espantoso e ainda haver taxa moderadora....

                                                      Quanto às taxas moderadoras para quem não faz ou deixa de fazer... mas... sinceramente isso importa? Temos os drogados a serem tratados à borla e voces ficam chateados pq uma gaja tem "ajudas" para um aborto? Às vezes penso que há pessoal que não tem realmente mais nada com que se preocupar...
                                                      onde anda aquele smilie a bater palmas?
                                                      sao uns 10 aqui pro messershmitt sff!

                                                      e venha o futebol...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Acho que não são os 6 euros que custa uma taxa moderadora que vão fazer assim tanta diferença, mas é esperar pelo balanço anual a 15 de julho de 2008 e ver quantas IVG se fizeram em Portugal. Suponhamos que sejam 1.000 IVG, com o pagamento de uma taxa moderadora equivaleria a uma quantia de 6.000€. Mesmo que seja o dobro... -> Isto é para dar razão ao Messershmitt.

                                                        Na minha opinião, e quero desde já deixar claro que não sou contra o aborto, acho que se devia incentivar as mulheres indecisas (ou casais, porque deve ser uma decisão dos dois) a não abortar, apresentando soluções como dar o bebé para adopção tendo em vista fomentar a natalidade no nosso país que tem uma pirâmide populacional invertida. Outros casos haverá em que a melhor solução será mesmo o aborto, mas de modo algum se deve criar o facilitismo em recorrer à IVG.


                                                        Resumindo, acho mais importante discutir a componente social do que propriamente a económica no que ao aborto diz respeito.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                                          Dinheiro pra uma noitada e uma queca desprotegida há, para ajudar nas despesas do aborto já são umas coitadinhas.

                                                          (Deculpem-me o comentário, mas há coisas q não lembram a ninguém).

                                                          what??? desculpa, mas ñ deves ser deste mundo!!! as mulheres ñ o fazem sózinho!! coitadinhas!??!! acho curioso este género d comentários, se algum dia a tua namorada engravidar, até pq os anticoncepcionais ñ são 100% fiáveis, inclusivé há pílulas q basta beber alcool ou fumar q perdem o efeito, ou pelo menos reduzem o efeito contraceptivo, se esse dia chegar e tu nem sequer tiveres condições ou vontade d ter esse filho, volta aqui p falarmos do desgosto da tua vida e depois arranja-se mais um tópico daqueles tipo revista maria...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                                                            Está-se a ver que muita gente daqui acha que se deveria aplicar taxa moderadora a esta situação particular. Há quem ache a lista de isenções grande! Muita coisa se fala, mas continuo com a minha dúvida:

                                                            Uma vez que a saúde é "tendencialmente gratuita" segundo a Constituição e que as taxas moderadoras não podem ser utilizadas para pagar os serviços de saúde, qual o sentido de aplicar a taxa quando não seja para reduzir o número de pessoas que recorrem ao SNS desnecessariamente? Serão as mulheres que realizarem IVG utentes sem necessidade? Que alternativas lhes restam? Privado? Não estarão a deixar-se envolver por questões de moral? Para isso eu respondo que foi feito um referendo!

                                                            Tentem racionalizar a questão.
                                                            Se são só para reduzir o númeeo de pessoas que recorrem ao SNS desnecessáriamente, então qual o sentido de aplicar taxas moderadoras aos internamentos e cirurgias? Será que esses utentes são "utentes sem necessidade"?

                                                            Edit para, como sugerido, tentar racionalizar a questão. Uma mulher vai fazer um aborto, é um utente com necessidade e fica isenta de tx. moderadora. Uma mulher é internada e operada a uma hérnia discal, é um utente sem necessidade logo paga tx. moderadora. Acertei no exemplo? Se sim então isto é tudo muito racional.
                                                            Editado pela última vez por Jbranco; 22 June 2007, 10:02.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                              Se são só para reduzir o númeeo de pessoas que recorrem ao SNS desnecessáriamente, então qual o sentido de aplicar taxas moderadoras aos internamentos e cirurgias? Será que esses utentes são "utentes sem necessidade"?

                                                              Edit para, como sugerido, tentar racionalizar a questão. Uma mulher vai fazer um aborto, é um utente com necessidade e fica isenta de tx. moderadora. Uma mulher é internada e operada a uma hérnia discal, é um utente sem necessidade logo paga tx. moderadora. Acertei no exemplo? Se sim então isto é tudo muito racional.
                                                              Eu já manifestei a minha opinião acerca das taxas moderadoras! Tens TODA a razão do mundo! Já tinha dito que o SNS está doente e continuo a achar que as taxas moderadoras acabam por ser uma forma de PAGAR o défice, o que não é constitucional! Mais uma aldrabice dos nossos últimos governos...

                                                              Agora o problema não são as grávidas que vão realizar uma IVG a um hospital estarem isentas de taxas moderadoras! Senão vamos fazer uma coisa: apoiar a criação de uma taxa para as interrupções voluntárias de gravidez! Façam-no dessa forma que eu assim até percebo a questão, de tão habituado à criação de taxas para isto e para aquilo... Mas não me peçam para concordar!!

                                                              O problema aqui começou pela injustiça que é uma rapariga que quer abortar (não interessa o motivo, porque a cirurgia também pode ser a de um bandido que foi alvejado pela polícia ou de um street racer que matou um casal inocente) se dirigir ao hospital e não pagar a dita TAXA MODERADORA! Ora tenham paciência, não coloquem um problema de moral aqui no meio! Agora, se me disserem, todas as intervenções que custam dinheiro ao estado deviam ser custeadas em percentagem pequena por quem pode, eu diria SIM SENHOR, MAS BAIXEM PRIMEIRO OS IMPOSTOS

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X