Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bens deixados no Ultramar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Vou dormir....

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
      E tas certo!


      acho riduculo alguem reclamar seja o que for...

      foram ocupar uma terra que não lhes pertence foram viver á custa de uma terra alheia e explorar povos nativos.... arriscaram e foram...e terra voltou para quem pertencia e tiveram que voltar...agora reclamam???

      tenham juizo!!!! cambada de xulos andaram a viver e a enriquecer á custa dos "pretos" e agora querem ainda indeminizações é preciso ter lata!!!!
      À custa dos "pretos" (e europeus de leste) andas tu a viver agora - ilegais, a receber ninharias, sem direito a segurança social e completamente subjugados a redes internacionais e tráfico de mão-de-obra.

      E não te fies nos livros de História pós-25 de Abril.
      Não sou salazarento nem comunista e por isso foi sempre com sentido crítico que estudei por manuais completamente politizados.

      Seria bom que a memória colectiva deste país não se resumisse a um conjunto de lugares comuns promovidos pela nomenclatura vigente.

      Comentário


        #65
        Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
        Carissimo

        Angola no século XVI não existia, foi uma criação portuguesa e era apenas um conglomerado de tribos sem fronteiras havendo uma tal rainha Ginga que vendia os negros aos descobridores e beneficiou com o trafico negreiro.

        Os negros desses territórios viviam em tribos estilo os Zulos e matavam-se, odiando-se, tal como ainda hoje se odeiam os Mussulos e os Quinbundos e outros undos...

        Os Sobas faziam escravos depois das lutas e ataques e vendiam-nos alimentando a cobiça dos colonialistas e dos réis.

        Vir com esse disco rachado do nosso passado colonial e dos séculos da escravatura como uma vergonha é um ultraje. Não foi justo, humanamente foi deplorável mas foi assim.

        Os ingleses e os espanhóis foram muito piores que o português que se misturou com os nativos criando a mulataria, talvez sirva de consolo para alguns.

        A história foi como foi e as colónias, do mesmo modo que foram conquistadas, ganharam a sua independência num processo que não foi natural mas precipitado por interesses vários.

        A questão das indemnizações prende-se com os cidadãos de nacionalidade portuguesa que viviam nesses territórios sob a bandeira da esfera armilar e que tinham os seus negócios nessas províncias descontando impostos e contribuições para os cofres e bancos de Lisboa.
        este topico diz-me muito, por isso percorri-o por inteiro, e precisei de ler uma data de paginas para encontrar um post escrito com racionalidade, conhecimento, e honestidade intelectual.


        para alem deste, sugiro que sigam o conselho de alguem que sugeria lerem a historia de Africa, antes dos manuais apolitizados do pós 25 de Abril (!!!)

        Comentário


          #66
          Sim, ao menos o Jorge tem um discurso fundamentado e com razoabilidade e não feito de chavões que se ouvem na televisão ou noutro sitio qualquer.

          Comentário


            #67
            Este tema também me toca particularmente, pelo que tenho acompanhado este tópico atentamente.
            Para já destaco as excelentes intervênções do Jorge Correia

            Cumprimentos,

            Comentário


              #68
              90% da familia do meu pai esteve em Angola e por isso penso ter alguma legitimidade para falar..

              Que a descolonização foi feita às 3 pancadas, isso não há duvidas. O avô Soares libertador da pátria teve muitas culpas e possivelmente teve culpa na guerra civil que se instalou nestes países após a independência.

              Se se tivessem realizado eleições para o povo escolher um governo, em vez de se entregar o poder a um grupo terrorista e deixando os outros intervenientes a chupar no dedo, se calhar tinha-se evitado a guerra civil.

              Bem agora é facil falar mas na altura os nossos politicos deveriam era esta mais preocupados com o portugal continental e menos com as colónias (os comunistas, as nacionalizações, etc)

              Alguns retornados tiveram culpa no cartório. Um tio meu ao verificar a evolução do conflito decidiu vender tudo a tempo de trazer muito dinheiro, 2 carros e até mobilias. Vendeu armazens que tinha lá ao desbarato e as pessoas julgavam-no parvo. Só que ele preferiu trazer algum dinheiro do que nenhum.

              Outro tio meu teve um azar fantástico pois à boleia de uma coluna militar, esta foi atacada e ele morreu.

              Uma tia minha que nunca deveu muito à inteligência vendeu tudo o que tinha em Portugal continental e investiu tudo em Angola, mesmo depois do conflito armado. Veio para Portugal com uma mão à frente e outra atrás.

              Quero com isto dizer que muitos retornados vieram sem nada no corpo por tentarem adiar uma coisa que alguns ( como o meu tio) conseguiram ver que era inadiável, a independência das colónias...

              O estado ainda ajudou os retornados ( preferência no escolha de retornados em lugares públicos. Aqui na minha zona construiram vivendas para os retornados que até foram ocupadas pela ciganada ( mas isso já é outra história),etc

              Quanto a indeminizações por parte do estado Portugûes, acho que não devia ser o estado nacional a pagar as indeminizações, mas sim os estados das nossas ex- colónias pois foram eles que roubaram, pilharam e assasinaram.

              O governo portugûes da altura ( com Salazar e Caetano) só tentaram proteger os interesses dos Portugueses e de Portugal.

              É claro que os retornados sofreram muito com a inconpetência do avô Soares, mas como digo muitos tiveram ytempo para ir embora e adiaram uma coisa que todos na altura começaram a ver como inadiável..

              Querem exigir indeminizações do estado Português? Que as deêm aos soldados que lá andaram a dar o corpo ao manifesto...

              Esses sim merecem dinheiro e reconhecimento porque foram para lá defender o que era nosso...

              Comentário


                #69
                Quase toda a minha família veio de Angola. Os meus pais e os meus avós vieram de lá sem nada, deixando vidas inteiras para trás: bens, dinheiro, fotografias, recordações...

                Acham mesmo que vale a pena insistir nessa indemnização? Com o país que temos?

                Comentário


                  #70
                  eu gostava era de saber como é que alguém, de uma forma séria e correcta, pode calcular o valor das supostas indeminizações a pagar....

                  cumprimentos

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X