Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bens deixados no Ultramar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Caro Cuica permita-me discordar.

    Não há volta a dar, as colónias eram Portugal!

    Negar isso é uma falácia. A bandeira que estava hasteada nos mastros era a mesma que temos hoje em dia e os impostos eram revertidos a favor da metrópole (Portugal Continental)

    E sim era uma colónia em toda a acepção da palavra. Portugal era um grande império colonial até aos finais do século XX.

    Houve escravatura? Sim houve mas foi abolida posteriormente.

    Quem mandava nas instituições nas províncias ultramarinas? Brancos portugueses sem duvida nenhuma por isso se chamava de colónia portuguesa.

    Os documentos pessoais e a constituição eram a mesma, o governo, as finanças e o tribunal constitucional.

    As matriculas dos carros iguais com excepção da primeira letra, A para Angola, M para Moçambique e G para Guine etc.

    E a questão dos soldados que tombaram pelo império ainda se torna mais revoltante pois morreram quer em combate quer nos inúmeros acidentes de viação para que os apressados políticos confrades do "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (quem tiver olhos veja o que isto quer dizer) tomassem o poder e entregassem tudo de bandeja!

    A elite angolana e os países como a URSS, Cuba, COMINTERN, EUA, Reino Unido e França consideravam as nossas colónias como um grande e delicioso bolo para repartirem... o confetti não comestível era Portugal e os portugueses que estavam a mais.

    Tanto foi assim que cada um deste países roubou mais petróleo, ouro e diamantes do que os portugueses em quinhentos anos.

    A guerra civil nas nossas ex-colónias foi uma carcaça fresquinha para os abutres da industria do armamento, do petróleo e dos diamantes.

    Rosa Coutinho por exemplo foi um dos que incitou a "debandada" usando todos os métodos possíveis:


    «Após a última reunião secreta com os camaradas do PCP resolvemos aconselhar-vos a dar execução imediata à 2ª fase do plano. (...) Dê por isso instruções secretas aos militantes do MPLA para aterrorizarem por todos os meios os brancos, matando, pilhando e incendiando a fim de provocar a sua debandada de Angola».
    Holden Roberto, presidente da FNLA, que cedeu uma cópia da carta ao EXPRESSO, garantiu a sua autenticidade, acrescentando: «Um homem que escreveu uma carta destas é um criminoso». Rosa Coutinho, reconhece a veracidade da assinatura.
    Fonte: http://www.cabinda.net/rosacoutinhoFDP.html

    Isto levou a que desde 1974 ate 1980 se criasse um determinado saco azul do ultramar que levou a isto a 4 de Dezembro de 1980:



    E para que se compreenda alguns dos beneficiados com a descolonização leiam por favor isto:

    Fazer download e abrir com MS Photo Editor para ler:
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por JorgeCorreia; 25 June 2007, 07:17.

    Comentário


      #32
      Já agora um mapa do Império Colonial apenas para relembrar:

      Editado pela última vez por JorgeCorreia; 25 June 2007, 07:40.

      Comentário


        #33
        [Veneno Mode ON]

        Perguntem a D. Marius (de cognome bochechas), que comissão recebeu por tão atabalhoada descolonização.

        Responsabilizem D. Marius por tão erradas e precipitadas decisões.

        Mas perguntem sobretudo os motivos

        [Veneno Mode OFF]


        Comentário


          #34
          Este é daqueles assuntos que não me tiram o sono logo de manhã. VOu mesmo que beber um cafézito.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
            A guerra civil nas nossas ex-colónias foi uma carcaça fresquinha para os abutres da industria do armamento, do petróleo e dos diamantes
            Agora pergunto-te eu, a guerra apareceu e depois os tais abutres aproveitaram, ou os tais abutres provocaram a guerra?

            Comentário


              #36
              nós só gostávamos do calor, como país de sol que somos! está provado pelo mapa!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
                Agora pergunto-te eu, a guerra apareceu e depois os tais abutres aproveitaram, ou os tais abutres provocaram a guerra?
                Boa questão TiZeDasCoives . Os interesses económicos das grandes potencias foram sempre o combustivel que incendiou a maior parte das guerras, guerrilhas e conflitos.

                As nossas colónias foram sempre cobiçadas por os outros impérios (caso do Mapa Cor-de-Rosa) portanto não será descabido a interferência desses países no fornecimento de armas aos movimentos ditos de libertação e independência sendo conhecido o apoio da URSS ao MPLA e dos EUA a Unita de Jonas Savimbi.

                O KGB, a CIA estiveram infiltrados em todas as frentes e são conhecidos hoje em dia inúmeros e velhos esquemas de "black ops" e "false flags".

                Comentário


                  #38
                  Pois, foi sempre naquilo que acreditei. Houve ali muito jogo, e Portugal era um empecilho.

                  Eu acho que o grande problema, foi que Portugal não evoluiu na altura devida...Os reis preferiram gastar as fortunas vindas da índia e das colónias em regalias estapafurdas. E depois nestas alturas, a mediocridade de Portugal, foi engolida pelas grandes potencias.

                  É triste, os Portugueses tiveram o Mundo e hoje não tem nada...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                    O meu Avô deixou prédios, uma loja, vivenda...

                    Os meus deixaram vivenda, carros, barco de recreio...

                    Mas não reclamo nada...
                    E tas certo!


                    acho riduculo alguem reclamar seja o que for...

                    foram ocupar uma terra que não lhes pertence foram viver á custa de uma terra alheia e explorar povos nativos.... arriscaram e foram...e terra voltou para quem pertencia e tiveram que voltar...agora reclamam???

                    tenham juizo!!!! cambada de xulos andaram a viver e a enriquecer á custa dos "pretos" e agora querem ainda indeminizações é preciso ter lata!!!!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                      E tas certo!


                      acho riduculo alguem reclamar seja o que for...

                      foram ocupar uma terra que não lhes pertence foram viver á custa de uma terra alheia e explorar povos nativos.... arriscaram e foram...e terra voltou para quem pertencia e tiveram que voltar...agora reclamam???

                      tenham juizo!!!! cambada de xulos andaram a viver e a enriquecer á custa dos "pretos" e agora querem ainda indeminizações é preciso ter lata!!!!
                      Respeitinho é bonito e cabe em qualquer lugar Sr. Nephilim sim?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        tenham juizo!!!! cambada de xulos andaram a viver e a enriquecer á custa dos "pretos" e agora querem ainda indeminizações é preciso ter lata!!!!
                        Que exagero!!!! Quem te ouvir pensa que todos os portugueses que estavam nas colónias ficaram ricos. Havia muito português a trabalhar nas profissões mais banais e corriqueiras.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          E tas certo!


                          acho riduculo alguem reclamar seja o que for...

                          foram ocupar uma terra que não lhes pertence foram viver á custa de uma terra alheia e explorar povos nativos.... arriscaram e foram...e terra voltou para quem pertencia e tiveram que voltar...agora reclamam???

                          tenham juizo!!!! cambada de xulos andaram a viver e a enriquecer á custa dos "pretos" e agora querem ainda indeminizações é preciso ter lata!!!!

                          Mostra que sabes do que falas... :S

                          Não das um tiro certeiro oh neplhim.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                            Respeitinho é bonito e cabe em qualquer lugar Sr. Nephilim sim?
                            Estou a contar alguma mentira?

                            Falando só de Angola, por acaso sabes que foi umas das maiores vergonhas da história da humanidade?

                            por acaso sabes que os negros brasileiros eram na grande maioria negros capturados em angola e levados em barcos para o brasil e que a maioria morria no primeiro mes?

                            Por acaso viveste em africa? ou sabes o estatuto que tinham os negros nos paises colonizados?

                            falar de boca cheia e viver ás custas de alguem sabe bem... mas claro em termos morais o que lá estavam a fazer? que direito tem um país de invadir outro e massacrar um povo?

                            é mentira o que estou a dizer? o meu pai tb lá teve, tb matou pretos...

                            Comentário


                              #44
                              Muito leite tem de ter a mama do Estado.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                Que exagero!!!! Quem te ouvir pensa que todos os portugueses que estavam nas colónias ficaram ricos. Havia muito português a trabalhar nas profissões mais banais e corriqueiras.

                                exacto mas num país ocupado á custa da força

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                  Respeitinho é bonito e cabe em qualquer lugar Sr. Nephilim sim?
                                  Respeitinho é a coisa que os europeus nunca tiveram qdo foram para africa.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    Respeitinho é a coisa que os europeus nunca tiveram qdo foram para africa.
                                    Volto a dizer, respeito.


                                    Quase toda a minha família vivia em Angola, conheci outros e tenho amigos que vieram de Moçambique e de Cabo Verde portanto sei muito bem essa realidade que comparando com a corrupção e miséria actual, perpetuada pelos ditadores africanos - com aviões com torneiras de ouro - era um paraíso.

                                    A esmagadora maioria dos portugueses tinham trabalhos pagos a hora e não andavam de chicote na mão e a agrilhoar os autóctones.

                                    Portugueses como tu são responsáveis pela penhora da nossa imagem no estrangeiro, além de que eu já li que estivestes para ir trabalhar para Angola e provavelmente chular - voluntária ou involuntariamente - esses pretos de que falas.

                                    Chama-se a isso economia de mercado mas há quem lhe chame neo-colonialismo.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                      Volto a dizer, respeito.


                                      Quase toda a minha família vivia em Angola, conheci outros e tenho amigos que vieram de Moçambique e de Cabo Verde portanto sei muito bem essa realidade que comparando com a corrupção e miséria actual, perpetuada pelos ditadores africanos - com aviões com torneiras de ouro - era um paraíso.

                                      A esmagadora maioria dos portugueses tinham trabalhos pagos a hora e não andavam de chicote na mão e a agrilhoar os autóctones.

                                      Portugueses como tu são responsáveis pela penhora da nossa imagem no estrangeiro, além de que eu já li que estivestes para ir trabalhar para Angola e provavelmente chular - voluntária ou involuntariamente - esses pretos de que falas.

                                      Chama-se a isso economia de mercado mas há quem lhe chame neo-colonialismo.
                                      Por acaso estive para ir para Cabo Verde...bem diferente e é um país que podia perfeitamente ser portugues...isto por tal como a Madeira foi um território descoberto por portugueses deserto...SEM HABITANTES.

                                      No caso de angola e mocambique se achas que os portugues estavam lá sem terem massacrado e controlados os nativos é triste...aconselho-te a ler a história de portugal e universal.

                                      Alias no tempo da descolonização havia pressão da europa para esse descolonização visto ser enterpretada em termos morais como algo que violava os direitos humanos e da autodeterminação de um povo.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Por acaso estive para ir para Cabo Verde...bem diferente e é um país que podia perfeitamente ser portugues...isto por tal como a Madeira foi um território descoberto por portugueses deserto...SEM HABITANTES.

                                        No caso de angola e mocambique se achas que os portugues estavam lá sem terem massacrado e controlados os nativos é triste...aconselho-te a ler a história de portugal e universal.

                                        Alias no tempo da descolonização havia pressão da europa para esse descolonização visto ser enterpretada em termos morais como algo que violava os direitos humanos e da autodeterminação de um povo.
                                        Carissimo

                                        Angola no século XVI não existia, foi uma criação portuguesa e era apenas um conglomerado de tribos sem fronteiras havendo uma tal rainha Ginga que vendia os negros aos descobridores e beneficiou com o trafico negreiro.

                                        Os negros desses territórios viviam em tribos estilo os Zulos e matavam-se, odiando-se, tal como ainda hoje se odeiam os Mussulos e os Quinbundos e outros undos...

                                        Os Sobas faziam escravos depois das lutas e ataques e vendiam-nos alimentando a cobiça dos colonialistas e dos réis.

                                        Vir com esse disco rachado do nosso passado colonial e dos séculos da escravatura como uma vergonha é um ultraje. Não foi justo, humanamente foi deplorável mas foi assim.

                                        Os ingleses e os espanhóis foram muito piores que o português que se misturou com os nativos criando a mulataria, talvez sirva de consolo para alguns.

                                        A história foi como foi e as colónias, do mesmo modo que foram conquistadas, ganharam a sua independência num processo que não foi natural mas precipitado por interesses vários.

                                        A questão das indemnizações prende-se com os cidadãos de nacionalidade portuguesa que viviam nesses territórios sob a bandeira da esfera armilar e que tinham os seus negócios nessas províncias descontando impostos e contribuições para os cofres e bancos de Lisboa.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                          Estou a contar alguma mentira?

                                          Falando só de Angola, por acaso sabes que foi umas das maiores vergonhas da história da humanidade?

                                          por acaso sabes que os negros brasileiros eram na grande maioria negros capturados em angola e levados em barcos para o brasil e que a maioria morria no primeiro mes?

                                          Por acaso viveste em africa? ou sabes o estatuto que tinham os negros nos paises colonizados?

                                          falar de boca cheia e viver ás custas de alguem sabe bem... mas claro em termos morais o que lá estavam a fazer? que direito tem um país de invadir outro e massacrar um povo?

                                          é mentira o que estou a dizer? o meu pai tb lá teve, tb matou pretos...
                                          Diria que é inexacto o que dizes, independentemente dos abusos cometidos parece-me que o importante é o que determina a legislação de uma pais, o Portugal dos tempos da "ditadura" não tolerava a discriminação racial, já naqueles tempos a discriminação racial era punida por lei, é um facto. Já o mesmo não posso dizer dos Estados Unidos da América (anos 60) e da Africa do Sul (até finais dos anos 80) onde até a bem pouco tempo havia segregação racial institucionalizada.

                                          E caso para perguntar:

                                          Qual a legitimidade dos EUA para se intrometer nos assuntos internos de uma nação soberana e ainda mais dar palpite num tema onde não tinham a mais mínima moral? Claro que todos (quase todos) sabemos os motivos… Politica…

                                          Comentário


                                            #51
                                            Nephilim:

                                            Eu como Português nascido e criado em Angola, tendo sido obrigado a abandorar o país após a "liberalização" feita pelos srs. políticos, sendo sidoos mais conhecidos o Sr. Dr. Mário Soares e o Sr. Almirante Rosa Coutino, penso que deverias deixar-te desses peseudo discursos maoístas e de extrema esquerda e mostrar um pouco de respeito por quem por viveu e trabalhou, deixando para trás todo o que conseguiu ganhar á custa do seu suor, sangue e lagrimas.

                                            Mas claro que isto sou eu a pensar, visto que até hoje a "cassete" não me afectou...

                                            E só mais uma coisa, os bens que a minha família trouxe para Portugal, foram "desviados" (assim como os de muitas famílias!) pelos "camaradas" que trabalhavam nos portos do continente português.

                                            Editado pela última vez por PSerra; 25 June 2007, 14:52.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                              Nephilim:

                                              Eu como Português nascido e criado em Angola, tendo sido obrigado a abandorar o país após a "liberalização" feita pelos srs. políticos, sendo sidoos mais conhecidos o Sr. Dr. Mário Soares e o Sr. Almirante Rosa Coutino, penso que deverias deixar-te desses peseudo discursos maoístas e de extrema esquerda e mostrar um pouco de respeito por quem por viveu e trabalhou, deixando para trás todo o que conseguiu ganhar á custa do seu suor, sangue e lagrimas.

                                              Mas claro que isto sou eu a pensar, visto que até hoje a "cassete" não me afectou...

                                              E só mais uma coisa, os bens que a minha família trouxe para Portugal, foram "desviados" (assim como os de muitas famílias!) pelos "camaradas" que trabalhavam nos portos do continente português.

                                              A perda das ex-colonias era inevitavel, toda a europas as perdeu anos antes e outros anos depois...

                                              E pk não culpar Salazar? sim pk investir numa guerra com o objectivo de adiar o inevitavel até ao colapso final e não ter negociado amigavelmente como aconteceu mais recentemente com Macau.

                                              Sei o que os pertugueses perderam...uns perderam os bens todos..o meu pai ia perdendo a vida e mtos a perderam, foi um capitulo triste sem duvida

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Mendes77 Ver Post
                                                Diria que é inexacto o que dizes, independentemente dos abusos cometidos parece-me que o importante é o que determina a legislação de uma pais, o Portugal dos tempos da "ditadura" não tolerava a discriminação racial, já naqueles tempos a discriminação racial era punida por lei, é um facto. Já o mesmo não posso dizer dos Estados Unidos da América (anos 60) e da Africa do Sul (até finais dos anos 80) onde até a bem pouco tempo havia segregação racial institucionalizada.

                                                E caso para perguntar:

                                                Qual a legitimidade dos EUA para se intrometer nos assuntos internos de uma nação soberana e ainda mais dar palpite num tema onde não tinham a mais mínima moral? Claro que todos (quase todos) sabemos os motivos… Politica…
                                                Nunca disse o contrário

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Não deixemos que sejam os outros a contar a nossa história por nós

                                                  Aconselho, a bem da memória colectiva e por respeito por todos os que deram o corpo ao manifesto, a consultar a mais variada temática disponivel na internet sobre o tema, que deixo aqui um exemplo:

                                                  Não deixemos que sejam os outros a contar a nossa história por nós - Luis Graça e Camaradas

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post

                                                    Vir com esse disco rachado do nosso passado colonial e dos séculos da escravatura como uma vergonha é um ultraje. Não foi justo, humanamente foi deplorável mas foi assim.

                                                    Os ingleses e os espanhóis foram muito piores que o português que se misturou com os nativos criando a mulataria, talvez sirva de consolo para alguns.

                                                    A história foi como foi e as colónias, do mesmo modo que foram conquistadas, ganharam a sua independência num processo que não foi natural mas precipitado por interesses vários.

                                                    A questão das indemnizações prende-se com os cidadãos de nacionalidade portuguesa que viviam nesses territórios sob a bandeira da esfera armilar e que tinham os seus negócios nessas províncias descontando impostos e contribuições para os cofres e bancos de Lisboa.
                                                    Sim os espanhois e os ingleses tb fizeram o mesmo e pior, alias os portugueses apesar de tudo até foram os menos racistas como aqui já foi dito... mas o certo é que os outros paises tb perderam as suas colonias que foram conquistadas pelo uso da força... portanto o facto de portugual as ter perdido é algo natural .

                                                    Só cabo verde podia ter continuado portuguesa visto essa ilha ter sido descoberta deserta tal como a Madeira.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Os "expropriados" do ultramar podiam começar por pagar o preço justo pelos bens que lhes foram "oferecidos" ou atribuidos pelo Império nos territórios ultramarinos... assim é relativamente fácil construir fortunas incalculáveis em 3 tempos

                                                      pagando isso ao Estado ou talvez aos "nativos" depois talvez pudessem ser indemnizados...

                                                      Tudo bem que o processo de descolonizaçao foi uma desgraça... mas virem com o choradinho do costume que só eles é que sofreram.... já chateia!!!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Qto a segregaçao racial , nao eram so os pretos os segregados , na altura havia portugueses de 1º e de 2º . Alguem que nascesse numa colonia nao tinha os mesmo direitos que alguem nascido em portugal continental

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post

                                                          Os ingleses e os espanhóis foram muito piores que o português que se misturou com os nativos criando a mulataria, talvez sirva de consolo para alguns.

                                                          Os espanhóis também se misturaram, tanto como os portugueses. Não foram piores ou melhores, nós é que gostamos de ter uma visão romântica sobre o nosso colonialismo que não corresponde à verdade. Cometemos muitas atrocidades por esse mundo fora. Mas os piores mesmo foram os Belgas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Tangas Ver Post
                                                            Os espanhóis também se misturaram, tanto como os portugueses. Não foram piores ou melhores, nós é que gostamos de ter uma visão romântica sobre o nosso colonialismo que não corresponde à verdade. Cometemos muitas atrocidades por esse mundo fora. Mas os piores mesmo foram os Belgas.
                                                            eu acho q colonizaçao foi um mal necessario , a descolonizaçao , pelo menos a portuguesa é que foi mal feita.
                                                            Mas os salazar foi quem teve mais culpa , o soares tb teve muita.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Eu estou em negociações com a casa. E está a correr bem...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X