Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal...quanto ganha um recém-licenciado em...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
    Olha que pelo pouco que tenho visto Lx não é o paraíso. Pediam a bem pouco tempo pessoas com experiência em n linguagens e pelo menos 5 anos de experiência comprovada por 600€ liquidos. Um gajo deixo um emprego que já era o 2º, em 7 anos de experiência, a ganhar 1000€ mensais liquidos, são raras as pessoas que começam na ordem dos 1000, mesmo poucas.

    A questão é mesmo o que se aprende em relação ao que se ganha, que é muito. Se formos estritos a nível de remuneração, eu pessoalmente ganho muito mais em casa (interior Norte) a trabalhar para uma empresa e a dar formação/aulas em algumas (poucas) horas extra do que dedicado a um emprego em lx. Agora o índice de empregabilidade e possibilidade de subir na carreira são mais limitadas...o Porto tem muito menos emprego que Lx, mas pessoalmente puxa-me muito mais, é uma cidade um pouco mais humilde e mais pequena. A ver vamos, felizmente uma coisa é certa - há emprego;)
    600€ líquidos por um licenciado com 5 anos de experiência é para rir e de certeza que ninguém respodeu (como é óbvio).

    7 anos de experiência a ganhar 1000€ mensais? Mais um caso muito estranho, mas acredito que existam uns quantos por aí.

    Relativamente ao Porto, o que sei é dito pela boca de gente trabalha no meu actual projecto comigo e que já lá trabalharam. E relativamente a dar formação, também a podes dar cá em Lisboa, aliás, umas das pessoas que veio do Porto e trabalha comigo dá formação ocasionalmente.

    Comentário


      #92
      1500€ liquidos a sair da faculdade? Axo deveras estranho...

      Tipicamente recebe-se 800 a 1000€ liquidos aquando da saída da faculdade

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Grolubao Ver Post
        1500€ liquidos a sair da faculdade? Axo deveras estranho...

        Tipicamente recebe-se 800 a 1000€ liquidos aquando da saída da faculdade
        é um caso , e na minha opiniao é excepçao.Nao conheço mais nenhum assim.

        O normal é isso mesmo 800 a 1000.
        Mas é como ja disseram , tudo depende.
        Depende do cargo , do empregador , do empregado , da localizaçao , da exigencia , de tudo.

        Comentário


          #94
          O problema deste tipo de abordagem é o tipicamente sem ofender ninguém em particular mas todas as discussões do normalmente e do tipicamente.

          Há 1 empresa (nao vou referir o nome) que paga mais 500 euros que a média de mercado.

          Resultado: quase toda a gente volta para a ex-empresa (2 casos na minha empresa).

          É fácil perceber o porquê: Esquecer fins de semana, horario durante os dias uteis nao existe e a pressão (muitas vezes nao é o horario o pior mas sim a pressao psicologica (nunca o que é feito é suficiente)).

          O melhor conselho que dou a qualquer pessoa é conhecer alguém dentro da organização (nao falo em cunha mas saber o que se espera).

          Eu vou no 3 emprego (e como trabalhei sempre em outsourcing de ja conheci alguns clientes (mais do que 3 :D) ) e sou licenciado em engenharia informática para quem nao souber.

          Ao escolher o meu 2 emprego foi-me dito que nao era bem o que foi pintado na entrevista no entanto decidi arriscar (Estava no fim do estagio profissional (12 meses de experiencia no mercado)).

          Ofereceram-me 750 brutos e 1 experiencia em tecnologias de topo. Qual foi o problema:
          É o que não é dito: Eu sou do Porto e essa empresa tem clientes em Porto e Lisboa maioritariamente (mais em Lisboa).

          Só que descobriram a formula que nao cabe na cabeça de ninguem. Para se estar num cliente em Lisboa as 10 de segunda feira tinha de sair as 6 do Porto (carro de serviço que levava 4 colaboradores) e trabalhar das 10 as 19.

          Quem e que trabalha perfeitamente depois de 1 viagem de 4 horas....

          Por isso é que eu refiro que esqueçam (embora peçam o justo) os salarios estritamente e pensem no que se vao meter. A falta de escolha experimentem para saberem o que nao querem.

          Eu por exemplo nao me queixaria se fossem 1800 euros brutos/mes. Alem das deslocaçoes eram os sabados em que so pagavam o almoço. A semana em vez de 9 as 18 era 9 as 20 e depois vinha a pressao (que havia colegas a ganhar menos e a produzir mais (esta so me pude desmanchar a rir ).

          E o porque dos 1800 brutos? Porque eu sei o valor que era vendido ao cliente e este ainda pagava os sabados e 1 suplemento pelas minhas 9 as 20 e eu nunca vi 1 tostao. Quando pedi 1800 obviamente vim embora mas isso eu ja sabia lol

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
            Olha que pelo pouco que tenho visto Lx não é o paraíso. Pediam a bem pouco tempo pessoas com experiência em n linguagens e pelo menos 5 anos de experiência comprovada por 600€ liquidos. Um gajo deixo um emprego que já era o 2º, em 7 anos de experiência, a ganhar 1000€ mensais liquidos, são raras as pessoas que começam na ordem dos 1000, mesmo poucas.

            A questão é mesmo o que se aprende em relação ao que se ganha, que é muito. Se formos estritos a nível de remuneração, eu pessoalmente ganho muito mais em casa (interior Norte) a trabalhar para uma empresa e a dar formação/aulas em algumas (poucas) horas extra do que dedicado a um emprego em lx. Agora o índice de empregabilidade e possibilidade de subir na carreira são mais limitadas...o Porto tem muito menos emprego que Lx, mas pessoalmente puxa-me muito mais, é uma cidade um pouco mais humilde e mais pequena. A ver vamos, felizmente uma coisa é certa - há emprego;)

            Porto/Lisboa... ui é melhor n ir por ai senão... LOLOL

            Segundo me consta actualmente, em LX existe um défice de programadores/consultores... pelo menos experientes.

            Conheço uma mão cheia de portuenses que vieram para a capital... provavelmente interessados em subir na carreira.

            Comentário


              #96
              De facto, o Superfast focou um aspecto extremamente RELEVANTE.


              àparte das questões monetárias, tem de haver uma análise individual e especifica para cada um de nós. É diferente :

              trabalhar a 500m de casa ou a 20km
              Ter carro de empresa ou viatura própria
              Estar todo o dia no escritório ou ter uma área de actuação de 100 ou 200km
              Estar a recibos verdes ou a contrato
              etc etc etc.


              O ordenado por si só pode não dizer muito! Há pessoas que ganham 600€/mês e rende-lhes mais do que ganhar 900€ noutra situação, que fazendo as contas é menos vantagosa

              Comentário


                #97
                De facto também não concordo com essa pergunta, mas enfim... Agora uma outra coisa é certa, parece me que actualmente, há uma certa tendência, independentemente das áreas, por as pessoas se oferecerem a valores muito baixos. Percebo que a vida está difícil para todos e que a concorrência é muita, mas sinceramente, fico revoltado quando vejo licenciados a oferecerem-se por salários mínimos. Do meu ponto de vista, ao fazer isso, somos nós todos que andamos a baixar a fasquia. Eu não acredito que todos esses licenciados que refiro não achem que valem mais do que ordenados mínimos. Concordo que quando se anda à procura de trabalho se tem de ser realista, mas isso também se aplica aos empregadores que se querem bons funcionários têm de pagar por isso, e o ser realista também passa pelos candidatos que devem valorizar o seu trabalho.

                Boa sorte a todos os que se encontram nessa situação nas vossas procuras e valorizem o vosso trabalho.

                Comentário


                  #98
                  Bem...

                  Eu fiz a licenciatura em Inglaterra. Fiz um MEng em Computer Science, e tive uma proposta de 1500 € limpos numa grande empresa em portugal, mas recusei, porque sempre quis viver em africa (onde nasci). Tive uma proposta agora do governo moçambicano para ganhar 2500 € limpos e aceitei. Vou ser um Gestor de Sistemas de Informação (nome oficial do cargo), mas isso dos salários depende muito. Eu trabalhei durante 2 anos na goldman Sachs enquanto era estudante universitário, mas apesar de ganhar bem trabalhava muitas horas.

                  Isto além do curso, depende tb muito da tua sorte..

                  Boa sorte

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por J Ver Post
                    De facto também não concordo com essa pergunta, mas enfim... Agora uma outra coisa é certa, parece me que actualmente, há uma certa tendência, independentemente das áreas, por as pessoas se oferecerem a valores muito baixos. Percebo que a vida está difícil para todos e que a concorrência é muita, mas sinceramente, fico revoltado quando vejo licenciados a oferecerem-se por salários mínimos. Do meu ponto de vista, ao fazer isso, somos nós todos que andamos a baixar a fasquia. Eu não acredito que todos esses licenciados que refiro não achem que valem mais do que ordenados mínimos. Concordo que quando se anda à procura de trabalho se tem de ser realista, mas isso também se aplica aos empregadores que se querem bons funcionários têm de pagar por isso, e o ser realista também passa pelos candidatos que devem valorizar o seu trabalho.

                    Boa sorte a todos os que se encontram nessa situação nas vossas procuras e valorizem o vosso trabalho.
                    Verdade. Há muito licenciado que se oferece a valores ridículos...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por J Ver Post
                      De facto também não concordo com essa pergunta, mas enfim... Agora uma outra coisa é certa, parece me que actualmente, há uma certa tendência, independentemente das áreas, por as pessoas se oferecerem a valores muito baixos. Percebo que a vida está difícil para todos e que a concorrência é muita, mas sinceramente, fico revoltado quando vejo licenciados a oferecerem-se por salários mínimos. Do meu ponto de vista, ao fazer isso, somos nós todos que andamos a baixar a fasquia. Eu não acredito que todos esses licenciados que refiro não achem que valem mais do que ordenados mínimos. Concordo que quando se anda à procura de trabalho se tem de ser realista, mas isso também se aplica aos empregadores que se querem bons funcionários têm de pagar por isso, e o ser realista também passa pelos candidatos que devem valorizar o seu trabalho.

                      Boa sorte a todos os que se encontram nessa situação nas vossas procuras e valorizem o vosso trabalho.
                      É isto que explica, muitas vezes, as diferenças de ordenados entre diferentes cursos, empresas, áreas...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por J Ver Post
                        De facto também não concordo com essa pergunta, mas enfim... Agora uma outra coisa é certa, parece me que actualmente, há uma certa tendência, independentemente das áreas, por as pessoas se oferecerem a valores muito baixos. Percebo que a vida está difícil para todos e que a concorrência é muita, mas sinceramente, fico revoltado quando vejo licenciados a oferecerem-se por salários mínimos. Do meu ponto de vista, ao fazer isso, somos nós todos que andamos a baixar a fasquia. Eu não acredito que todos esses licenciados que refiro não achem que valem mais do que ordenados mínimos. Concordo que quando se anda à procura de trabalho se tem de ser realista, mas isso também se aplica aos empregadores que se querem bons funcionários têm de pagar por isso, e o ser realista também passa pelos candidatos que devem valorizar o seu trabalho.

                        Boa sorte a todos os que se encontram nessa situação nas vossas procuras e valorizem o vosso trabalho.
                        O problema é que à uns tempos atrás, tinhas uma proposta de emprego, trabalhas das x às y (teoricamente), fazes z tarefas e ganhas n € de ordenado. Actualmente, existe uma grande tendência a passar a tarefa da remuneração ao candidato, o que é ridículo, porque se uma empresa precisa de um programador (p exemplo), tem a oferta de emprego em horário e tarefas, e deveria também ter a remuneração colocada. Imcumbir essa tarefa ao candidato é complicado e explico o meu ponto de vista:

                        A grande quantidade de concorrência leva-nos a chegar às entrevistas e ter que fornecer um valor que nunca sabemos se é elevado ou não. Eu tenho a noção de quanto valho, mas só a tenho porque levei um que outro pontapé em entrevistas, ou seja, aprendi da pior (ou melhor!) forma, por mim mesmo e errando até compreender como é que o mercado absorve os profissionais. Actualmente, a impressão das entrevistas, o curriculo e o ordenado "exigido" são o que mais se valoriza para um emprego. E a realidade é que se o fulano A tem a noção que vale 1000€ mensais liquidos (por exemplo), com experiência qb, existe um outro que acha que vale 1500 e outro que acha que vale 500...se a proposta incluisse o ordenado, a entrada numa empresa dependeria mais do curriculo, comportamento em entrevistas e eventuais cartas de recomendação do que a autoavaliação.

                        De alguma forma não acho correcto, mas por outro lado dou um pouco o braço a torçer às empresas. Para a maioria os empregados representam mais custos, e a mão-de-obra mais barata que faça maior quantidade de trabalho no mesmo tempo a um custo mais baixo, é a simbiose ideal!

                        Se nós pensarmos que nós seriamos a empresa, pensariamos assim provavelmente! Não nos esqueçamos que se como empregados recebermos por exemplo 800€ liquidos, que a empresa só gasta 800. É errado, a empresa desconta 24% do ordenado bruto do empregado para a seg social, e o empregado 11%. Agora imaginemos que uma empresa x, no final do ano tem 10 empregados, a pagar a cada um deles 1100€ mensais brutos durante 14 meses, feitas as contas, são 154000€ em recursos humanos...provavelmente nem investem tanto em consumíveis, licenças de software ou outros recursos!!! E o estado do país não ajuda muito, há limites, de facto não nos devemos rebaixar até limites "loucos" (perdoem-me o portugues mas era a palavra que tinha mais a mao de usar), mas sim saber começar por um valor flexível para ambas partes - para o empregado, que permita cobrir a despesa e cobrar alguma mão-de-obra qualificada, e para a empresa, que permite explorar o desempenho do empregado para avaliação posterior!

                        Comentário


                          Como já tinha referido em tópicos anteriores, eu fui a várias entrevistas e já tinha estabelecido o valor que desejava, e como tal finquei pé, e disse não a mtas propostas inferiores. Quando obti aquilo que desejava por cá fiquei, e estou satisfeito

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                            O problema é que à uns tempos atrás, tinhas uma proposta de emprego, trabalhas das x às y (teoricamente), fazes z tarefas e ganhas n € de ordenado. Actualmente, existe uma grande tendência a passar a tarefa da remuneração ao candidato, o que é ridículo, porque se uma empresa precisa de um programador (p exemplo), tem a oferta de emprego em horário e tarefas, e deveria também ter a remuneração colocada. Imcumbir essa tarefa ao candidato é complicado e explico o meu ponto de vista:

                            A grande quantidade de concorrência leva-nos a chegar às entrevistas e ter que fornecer um valor que nunca sabemos se é elevado ou não. Eu tenho a noção de quanto valho, mas só a tenho porque levei um que outro pontapé em entrevistas, ou seja, aprendi da pior (ou melhor!) forma, por mim mesmo e errando até compreender como é que o mercado absorve os profissionais. Actualmente, a impressão das entrevistas, o curriculo e o ordenado "exigido" são o que mais se valoriza para um emprego. E a realidade é que se o fulano A tem a noção que vale 1000€ mensais liquidos (por exemplo), com experiência qb, existe um outro que acha que vale 1500 e outro que acha que vale 500...se a proposta incluisse o ordenado, a entrada numa empresa dependeria mais do curriculo, comportamento em entrevistas e eventuais cartas de recomendação do que a autoavaliação.

                            De alguma forma não acho correcto, mas por outro lado dou um pouco o braço a torçer às empresas. Para a maioria os empregados representam mais custos, e a mão-de-obra mais barata que faça maior quantidade de trabalho no mesmo tempo a um custo mais baixo, é a simbiose ideal!

                            Se nós pensarmos que nós seriamos a empresa, pensariamos assim provavelmente! Não nos esqueçamos que se como empregados recebermos por exemplo 800€ liquidos, que a empresa só gasta 800. É errado, a empresa desconta 24% do ordenado bruto do empregado para a seg social, e o empregado 11%. Agora imaginemos que uma empresa x, no final do ano tem 10 empregados, a pagar a cada um deles 1100€ mensais brutos durante 14 meses, feitas as contas, são 154000€ em recursos humanos...provavelmente nem investem tanto em consumíveis, licenças de software ou outros recursos!!! E o estado do país não ajuda muito, há limites, de facto não nos devemos rebaixar até limites "loucos" (perdoem-me o portugues mas era a palavra que tinha mais a mao de usar), mas sim saber começar por um valor flexível para ambas partes - para o empregado, que permita cobrir a despesa e cobrar alguma mão-de-obra qualificada, e para a empresa, que permite explorar o desempenho do empregado para avaliação posterior!



                            Considero uma analise correcta


                            De facto tb não vamos exagerar. De uma forma geral, um ordenado de 806€ (2 ordenados minimos) + Subsidio de alimentação é o ordenado justo para um recém licenciado.


                            Os tais ordenados mirabulantes de que se fala na ordem dos 1500€ liquidos representam uma minoria neste nosso país


                            Um ordenado médio e bastante satisfatório parece-me que se situa nos 1000€. Quem ganha mais do que isto pode sentir-se bastante bem

                            Comentário


                              Bem, este tópico parece-me bastante mais realista do que o outro em que perguntava quanto ganhavam.
                              Era ver valores de 3000€, 4000€ e 5000€ ou superior...

                              Comentário


                                Bem sei que um recém-licenciado não tem experiência.

                                No entanto tem conhecimentos, adquiridos ao longo da formação académica, que lhe permitirão ao longo do tempo, aprender/evoluir mais e tornar-se uma mais valia cada vez mais importante.

                                Agora... Um vencimento de 806€/mês, 23,75% para a SS, 6,05 de Subs. de Alimentação, 8 horas de trabalho diário e 22 dias de trabalho por mês dá: coisa de 6,5 euros por hora de custo do trabalhador.

                                A questão é: Será que 6,5 euros por hora é um valor justo de remuneração para um bem raro (repare-se que em Pt há pouca gente qualificada, segundo dizem), que investiu muitos anos na sua formação. Formação essa que lhe permite e irá permitir cada vez mais fazer um trabalho ao alcance de muito poucos (a não ser que gastem muitos anos de vida também a estudar)?

                                Há recém licenciados a trabalhar por menos de 800€ por mês, dependendo também da zona do país onde se encontram. E analisemos o seguinte:

                                - uma mulher-a-dias recebe normalmente 5€ à hora (algumas até mais). É um trabalho que não exigiu investimento em formação. A responsabilidade exigida é obviamente baixa. Também não tem possibilidades de grande evolução salarial, com certeza. Mas 5€ por hora é o ordenado do recém-licenciado menos uns 20%. Será muito? Ou pouco?

                                - um bom canalizador ou electricista cobra quanto por hora?

                                - nós, quando levamos o carro à revisão, é natural ver valores de 35€/hora + IVA. Paga e cala, que remédio. Porque o que tem de ser tem muita força.

                                Obviamente que se os licenciados não se rebaixassem tanto (aceitando trabalhar por 3 ou 4 euros por hora, como há casos), talvez as remunerações médias subissem.

                                Conheço a realidade de muitas PME em Pt e infelizmente é banalíssimo ver Engs com experiência de alguns anos a auferirem 1200, 1300€ por mês. Com todos os custos, cerca de 13, 14€/hora. Quanto cobrará um pedreiro ou canalizador? (Não sei, por acaso)

                                Espero ler comentários sobre estas "disparidades", a favor ou contra.~

                                cumps

                                Comentário


                                  Uns são "part time" por assim dizer outros são full time a diferença é esta...

                                  Um mecânico cobra 35€ À hora mas pode não ter carros durante 1 mês...

                                  Um trabalho a "full time" trabalho por contra de outrém independentemente de haver ou não trabalho recebe esse 6.5 € à hora na mesma...

                                  Tal como uma empregada de limpeza que trabalhe individualmente... pode não ter casas para limpar durante 2 ou 3 semanas...
                                  Mas se trabalhar numa empresa de limpezas recebe menos por hora, mas quando não houver trabalho recebe na mesma...

                                  Excepção feita claro aos que trabalham por comissões.
                                  Editado pela última vez por lz200; 23 July 2007, 14:52.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                    Bem, este tópico parece-me bastante mais realista do que o outro em que perguntava quanto ganhavam.
                                    Era ver valores de 3000€, 4000€ e 5000€ ou superior...
                                    Step by step...take it easy...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                      Bem, este tópico parece-me bastante mais realista do que o outro em que perguntava quanto ganhavam.
                                      Era ver valores de 3000€, 4000€ e 5000€ ou superior...
                                      É a realidade nacional, que fica a anos luz da realidade da UE.

                                      Concordo bastante com o post do colin, por haver que se sujeite a quase tudo, é que o valor do trabalho é tão baixo (sem generalizar claro), principalmente entre os recém licenciados.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por colin Ver Post
                                        Verdade. Há muito licenciado que se oferece a valores ridículos...
                                        Provavelmente tem responsabilidades e não vivem em casa dos pais

                                        E aí já pia mais fino, e quando assim é...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                                          Uns são "part time" por assim dizer outros são full time a diferença é esta...

                                          Um mecânico cobra 35€ À hora mas pode não ter carros durante 1 mês...

                                          Um trabalho a "full time" trabalho por contra de outrém independentemente de haver ou não trabalho recebe esse 6.5 € à hora na mesma...

                                          Tal como uma empregada de limpeza que trabalhe individualmente... pode não ter casas para limpar durante 2 ou 3 semanas...
                                          Mas se trabalhar numa empresa de limpezas recebe menos por hora, mas quando não houver trabalho recebe na mesma...

                                          Excepção feita claro aos que trabalham por comissões.
                                          Da minha experiência com mulheres a dias e mecanicos:

                                          - Telefono para a Renô para marcar uma intervenção... É raro ter resposta diferente de "daqui a 3 semanas, pode ser?".

                                          - Demorei bastante tempo até arranjar mulher a dias. Tudo ocupado. Uma senhora, mãe de uma amiga minha lá fez o jeito de arranjar umas horas porque uma cliente dela já não precisava dos seus serviços.

                                          Canalizadores: a mesma coisa... Ah, daqui a uma semana. No próprio dia: isto tá dificil, etc, pode ser amanha? No dia seguinte: ah, ainda não da... fica pra semana...

                                          Bem, realmente, pelo menos para alguns, trabalho parece não faltar, graças a Deus.

                                          A questão é: será que então precisamos MESMO de mais licenciados, já que pode haver pouco trabalho e as remunerações são manifestamente baixas (fruto de muita oferta??)?

                                          Em vez de passar 17 anos a estudar, que se estude apenas 4 e que se vá para canalizador ou electricista. Mesmo que só tenha trabalho 4h por dia, pode acabar por compensar em relação a um eng.......

                                          Espero opinioes

                                          cumps
                                          Editado pela última vez por colin; 23 July 2007, 15:04. Razão: o parágrafo dos 17 anos a estudar podia parecer ofensivo sem intenção...

                                          Comentário


                                            Concordo contigo...

                                            Agora pode ser 1 de duas razões.
                                            Para amanhã ou para a semana porque hoje não me apetece e dizem que tá cheio, ou tá mesmo cheio, mas os lucros são baixos e precisam de trabalhar bastante. Renault será uma oficina sempre cheia, talvez o mecânico conhecido te faça isso no dia seguinte...

                                            Eu apenas tentei arranjar uma "desculpa" para a diferença de pagamento à hora.. só isso, o que está certo ou errado não pensei nisso neste momento a fundo.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por colin Ver Post
                                              (...)

                                              A questão é: será que então precisamos MESMO de mais licenciados, já que pode haver pouco trabalho e as remunerações são manifestamente baixas (fruto de muita oferta??)?

                                              Em vez de passar 17 anos a estudar, que se estude apenas 4 e que se vá para canalizador ou electricista. Mesmo que só tenha trabalho 4h por dia, pode acabar por compensar em relação a um eng.......

                                              Espero opinioes

                                              cumps
                                              Talvez as licenciaturas que temos não sejam as mais adequadas ou muito limitadas nas áreas de trabalho disponíveis, digo isto porque por exemplo na Inglaterra ou nos EUA há licenciaturas de 3 anos para quase tudo, há tb uma cultura nos países do norte da Europa de que pelo menos uma licenciatura é essencial, mesmo que depois se faça outro tipo de trabalho.

                                              Claro que não estou a dizer que deve haver uma licenciatura de canalizador.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Nthor Ver Post

                                                Claro que não estou a dizer que deve haver uma licenciatura de canalizador.

                                                Existem cursos técnicos eles não nascem ensinados

                                                Comentário


                                                  Mas tb há cursos sobrelotados como é o caso dos cursos de direito. E também à q frisar que o ordenado tb depende não apenas do curso, mas também das tuas capacidades

                                                  Em bom português: Tens que ser bom naquilo q fazes!

                                                  Comentário


                                                    depende! eu ando a trabalhar em agências de publicidade porque nelas tiro 3 ou 4 x mais do que se for trabalhar á sério


                                                    é este o nosso país e o aproveitamento dos nossos licenciados!


                                                    eu ainda nem estagiei, porque ninguem paga estágios nesta terra!




                                                    os meus amigos que estao a trabalhar já, estão quase todos pelos 800€

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                      Talvez as licenciaturas que temos não sejam as mais adequadas ou muito limitadas nas áreas de trabalho disponíveis, digo isto porque por exemplo na Inglaterra ou nos EUA há licenciaturas de 3 anos para quase tudo, há tb uma cultura nos países do norte da Europa de que pelo menos uma licenciatura é essencial, mesmo que depois se faça outro tipo de trabalho.

                                                      Claro que não estou a dizer que deve haver uma licenciatura de canalizador.
                                                      Talvez...ou talvez não! Vejo n empresas cujo requisito para um candidato é vir da Universidade/Instituto x ou y, isto porquê? São pessoas que moram ali ao lado, gastam apenas nos transportes do dia-a-dia e moram com os papas, enquanto que uma pessoa de fora (como eu p. ex), além disso precisa de casa, transportes, compras, impostos, etc... e só a casa (principalmente em lx) já sabem como é...pelo preço de um apartamento na região norte paga-se um quarto em lx...

                                                      A mentalidade não está "atrasada" nas empresas, nas Universidades ou nos candidatos, está um pouco em todo o lado no nosso país. O governo para corrigir anos e anos de regalias a pessoas que agora se queixam, toma medidas drásticas que nos dificultam o acesso a um emprego, e com as novas medidas propostas pior ainda, nas Universidades é difícil haver contacto com o mercado de trabalho, que acho que deveria ser muito mais superior.

                                                      Se em vez de se inventar um problema a nível académico para resolver, se se abrisem "concursos" a empresas que expusessem os seus problemas no sentido de os alunos serem avaliados sobre a resolução desse problema, haveria maior contacto e maior possibilidade de extrair os que realmente se esforçam.

                                                      Em detrimento de maiores impostos e menor poder de compra, as empresas vêm-se numa situação de risco considerável, tendo de ponderar a compra de quase tudo...então recursos humanos é a relação capacidades/honorários que está na posição de topo!

                                                      Temos que nos esmerar e sacrificar, pelos erros cometidos por políticos e cidadãos no passado, para fazer com que o futoru próximo seja mais escalável , retornando maiores rendimentos e menores custos. Eu sou daqueles que também critica as medidas, mas acredito que a médio prazo (5 anos) estaremos numa posição de subida em todos os aspectos. Se todos nos esforçarmos e tivermos esperança, as coisas acontecem, tal como referiu o Paulo Oliveira num post dele neste tópico;)

                                                      Comentário


                                                        A minha maria formou sse á 2anos e neste momento tem um ordenado base de 1650€,mais 6€ dia de sub.de almoco, é farmaceutica....mas com as horas etc...chega aos 2000€,pior depois são os descontos!!!!!!!!!!!!!!

                                                        Comentário


                                                          Andar 5 ou mais anos numa Universidade a queimar neurónios e pestanas num curso de Engenharia, com o objectivo de ir trabalhar para outros, naquela do "trabalhinho fixo e estável" acho que não vale a pena.

                                                          Ainda por cima quando a maior parte desse trabalho (principalmente no meu curso (Eng.Mecânica) e em Portugal) tem pouco a ver com o curso, ou com os teus interesses e normalmente até podia ser feito por um "simples" técnico qualquer...

                                                          Pelo menos o meu objectivo a médio prazo é, com os conhecimentos adquiridos no curso, montar a minha própria empresa numa área que eu goste e que ache interessante. Aí sim vale a pena...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                                                            Talvez...ou talvez não! Vejo n empresas cujo requisito para um candidato é vir da Universidade/Instituto x ou y, isto porquê? São pessoas que moram ali ao lado, gastam apenas nos transportes do dia-a-dia e moram com os papas, enquanto que uma pessoa de fora (como eu p. ex), além disso precisa de casa, transportes, compras, impostos, etc... e só a casa (principalmente em lx) já sabem como é...pelo preço de um apartamento na região norte paga-se um quarto em lx...

                                                            A mentalidade não está "atrasada" nas empresas, nas Universidades ou nos candidatos, está um pouco em todo o lado no nosso país. O governo para corrigir anos e anos de regalias a pessoas que agora se queixam, toma medidas drásticas que nos dificultam o acesso a um emprego, e com as novas medidas propostas pior ainda, nas Universidades é difícil haver contacto com o mercado de trabalho, que acho que deveria ser muito mais superior.

                                                            Se em vez de se inventar um problema a nível académico para resolver, se se abrisem "concursos" a empresas que expusessem os seus problemas no sentido de os alunos serem avaliados sobre a resolução desse problema, haveria maior contacto e maior possibilidade de extrair os que realmente se esforçam.

                                                            Em detrimento de maiores impostos e menor poder de compra, as empresas vêm-se numa situação de risco considerável, tendo de ponderar a compra de quase tudo...então recursos humanos é a relação capacidades/honorários que está na posição de topo!

                                                            Temos que nos esmerar e sacrificar, pelos erros cometidos por políticos e cidadãos no passado, para fazer com que o futoru próximo seja mais escalável , retornando maiores rendimentos e menores custos. Eu sou daqueles que também critica as medidas, mas acredito que a médio prazo (5 anos) estaremos numa posição de subida em todos os aspectos. Se todos nos esforçarmos e tivermos esperança, as coisas acontecem, tal como referiu o Paulo Oliveira num post dele neste tópico;)
                                                            Entendo o que queres dizer, mas há 15 anos eu tb achava que o futuro seria melhor dentro de 5/6 anos e apesar de todo o esforço e sacrifício que fiz o futuro e bastante pior do que o passado.

                                                            Daqui a uns anitos ou continuas um optimista a ser "comido" ou encaras já a realidade e mudas de rumo enquanto és novo, é que depois és muito velho para mudar e muito novo para a reforma.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                              Entendo o que queres dizer, mas há 15 anos eu tb achava que o futuro seria melhor dentro de 5/6 anos e apesar de todo o esforço e sacrifício que fiz o futuro e bastante pior do que o passado.

                                                              Daqui a uns anitos ou continuas um optimista a ser "comido" ou encaras já a realidade e mudas de rumo enquanto és novo, é que depois és muito velho para mudar e muito novo para a reforma.
                                                              Então esperemos que eu esteja correcto

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X