Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aos futuros papás: Bioconservação de células estaminais.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
    Há um banco publico... mas isso não convém publicitar
    Houve um banco público, mas tenho a ideia que actualmente não está a funcionar...

    Comentário


      #62
      Quando andei a pesquisar também encontrei esse, deixou de funcionar e parece que foi reactivado mas só recolhem em alguns hospitais:

      Onde posso doar sangue do cordão umbilical?A colheita de sangue de cordão umbilical para o BPCCU é efetuada nos hospitais ou maternidades autorizados e com os quais o BPCCU celebrou protocolos de colaboração desde que seja tecnicamente possível e não represente qualquer risco para o recém-nascido ou para a mãe.Atualmente a dádiva de sangue do cordão umbilical para o BPCCU ocorre nas seguintes maternidades (unidades de colheita):
      • Centro Hospitalar de São João – Porto
      • Maternidade Júlio Dinis - Centro Hospitalar do Porto
      • Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos
      • Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
      http://ipst.pt/index.php/bpccu/bpccu-faqs

      É algo diferente, o sangue para a recolha e preservação das células é doado e não entregue. Será utilizado para tratar um doente que seja compatível, não necessariamente o próprio dador.

      Agora outro artigo interessante das FAQs:

      Porque não é viável a colheita autóloga?
      A probabilidade das células presentes nas unidades de SCU armazenadas virem a ser utilizadas pela mesma criança que realizou a doação é extremamente baixa. O motivo para esta reduzida probabilidade de utilização das células pelo próprio, é que praticamente todas as das indicações para transplante na infância devem-se a doenças de base genética ou congénita, que podem estar presentes nas células de sangue do cordão doadas, e uma vez diagnosticadas tornam as unidades inúteis para serem utilizadas pelo próprio ou por qualquer outra criança ou doente que necessite deste tipo de tratamento.
      No que concerne o sangue armazenado em bancos privados para uso exclusivo do próprio, ou em alguns casos, de familiares diretos (irmãos), como referido anteriormente, não há possibilidade de utilizar o sangue próprio em muitas das doenças em que há indicação para transplante, como por exemplo, leucemias, porque o sangue armazenado pode transmitir a doença que, à nascença estava escondida, mas que se manifestou mais tarde e pode voltar a aparecer se, se utilizar o sangue do próprio doente no tratamento.
      Também poderá consultar o parecer do IPST , e o Parent´s Guide to Cord Blood Banking - Documento elaborado pelo European Committee on Organ Transplantation (CD-P-TO), European Directorate for the Quality of Medicines & HealthCare (EDQM) do Conselho da Europa (versão portuguesa brevemente disponível).

      http://ipst.pt/index.php/bpccu/bpccu...heita-autologa

      Na altura em que meu filho nasceu o banco público estava desactivado, foi a única solução que considerei.

      Comentário


        #63
        Para mim é simples e sem colocar em causa as últimas opiniões deste tópico, a minha tomada de posição baseou-se em tudo menos compra de momento ou euforia de ser Pai. Se, ainda que de uma forma probabilística estivermos a falar de muito pouco, for menos improvável poder dar uma chance de sobrevivência aos meus filhos, eu aceito, afinal é um filho/a. O custo para mim não era problema, felizmente.

        Na altura também pesquisei sobre isto e li muito do que já se disse (e bem) por aqui. E acabei por tomar a decisão de avançar.

        Se pensarmos no Euromilhões, em que a probabilidade de sair é algo ridiculamente baixa, ainda assim, de vez em quando, sai a "fava" a alguém. E eu não queria que, se me saísse a fava, ficasse a pensar que poderia ter feito um pouco mais para salvar algum dos meus filhos. Só isso.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
          Quando andei a pesquisar também encontrei esse, deixou de funcionar e parece que foi reactivado mas só recolhem em alguns hospitais:



          http://ipst.pt/index.php/bpccu/bpccu-faqs

          É algo diferente, o sangue para a recolha e preservação das células é doado e não entregue. Será utilizado para tratar um doente que seja compatível, não necessariamente o próprio dador.

          Agora outro artigo interessante das FAQs:


          http://ipst.pt/index.php/bpccu/bpccu...heita-autologa

          Na altura em que meu filho nasceu o banco público estava desactivado, foi a única solução que considerei.
          E entra numa rede Europeia de bancos dadores partilhada.

          Seja pela leitura e ou pela experiência pessoal, invariavelmente e estatísticamente o dador compatível não tem qualquer relação com o paciente.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Para mim é simples e sem colocar em causa as últimas opiniões deste tópico, a minha tomada de posição baseou-se em tudo menos compra de momento ou euforia de ser Pai. Se, ainda que de uma forma probabilística estivermos a falar de muito pouco, for menos improvável poder dar uma chance de sobrevivência aos meus filhos, eu aceito, afinal é um filho/a. O custo para mim não era problema, felizmente.

            Na altura também pesquisei sobre isto e li muito do que já se disse (e bem) por aqui. E acabei por tomar a decisão de avançar.

            Se pensarmos no Euromilhões, em que a probabilidade de sair é algo ridiculamente baixa, ainda assim, de vez em quando, sai a "fava" a alguém. E eu não queria que, se me saísse a fava, ficasse a pensar que poderia ter feito um pouco mais para salvar algum dos meus filhos. Só isso.
            Já foi há meia dúzia de anos que também li bastante sobre o assunto e o último post do mazzeo é bem elucidativo e já nem me recordava bem. Se te saísse a fava, seria muito mais provável ficares dependente de terceiros do que do material que pagaste para guardar. Capacita-te que esse material terá maior probabilidade de ajudar um terceiro e não a ti próprio.

            Nessa lógica os bancos públicos fazem todo o sentido. Na altura já estavam com problemas de logística de recolha (não me recordo bem porquê) e preferia investir o meu dinheiro nesses.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
              E entra numa rede Europeia de bancos dadores partilhada.

              Seja pela leitura e ou pela experiência pessoal, invariavelmente e estatísticamente o dador compatível não tem qualquer relação com o paciente.
              Melhor ainda. Mais um voto positivo para os bancos públicos.

              Comentário


                #67
                É importante que as pessoas se informem bem antes de decidirem e mais importante, que se informem antes de opinarem.
                Da decisão pode depender a vida de alguém, e desaconselhar ou acusarem as empresas de frade ou esquemas sem estarem por dentro do assunto é grave.
                Percam uns minutos e leiam os seguintes artigos:

                http://www.crioestaminal.pt/experiencia/

                Certamente que os pais destas crianças não estão arrependidas da decisão.

                Aqui mais dois excertos de noticias:

                1) Foi recentemente realizado, um transplante autólogo (dador e doente são a mesma pessoa) de células estaminais hematopoiéticas de sangue do cordão umbilical para tratar uma criança com anemia aplástica....

                2) Tratamento de células estaminais pode curar diabetes tipo 1...

                Leiam também artigos de revistas ligadas à área da medicina com relatos de intervenções com sucesso, escritos por médicos e não apenas as páginas das empresas que prestam este tipo de serviços, para que não fiquem na dúvida se aquilo que vos apresentam é mera publicidade.

                Não venho aqui dizer gastem o vosso dinheiro, ou não invistam na crio-preservação porque de nada serve, pois não me compete a mim decidir com o dinheiro dos outros, ou influenciar a decisão numa matéria que pode salvar a vida de alguém, mas aconselho a informarem-se bem, e o que não falta são fontes de informação.

                Comentário


                  #68
                  Eu gosto de ver esses sites das empresas, onde metem lá muita informação mas sem nada que o comprove. É giro.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                    É importante que as pessoas se informem bem antes de decidirem e mais importante, que se informem antes de opinarem.
                    Da decisão pode depender a vida de alguém, e desaconselhar ou acusarem as empresas de frade ou esquemas sem estarem por dentro do assunto é grave.
                    Percam uns minutos e leiam os seguintes artigos:

                    http://www.crioestaminal.pt/experiencia/

                    Certamente que os pais destas crianças não estão arrependidas da decisão.

                    Aqui mais dois excertos de noticias:

                    1) Foi recentemente realizado, um transplante autólogo (dador e doente são a mesma pessoa) de células estaminais hematopoiéticas de sangue do cordão umbilical para tratar uma criança com anemia aplástica....

                    2) Tratamento de células estaminais pode curar diabetes tipo 1...

                    Leiam também artigos de revistas ligadas à área da medicina com relatos de intervenções com sucesso, escritos por médicos e não apenas as páginas das empresas que prestam este tipo de serviços, para que não fiquem na dúvida se aquilo que vos apresentam é mera publicidade.

                    Não venho aqui dizer gastem o vosso dinheiro, ou não invistam na crio-preservação porque de nada serve, pois não me compete a mim decidir com o dinheiro dos outros, ou influenciar a decisão numa matéria que pode salvar a vida de alguém, mas aconselho a informarem-se bem, e o que não falta são fontes de informação.
                    Penso que o que aqui foi essencialmente abordado na parte menos boa, é a forma pouco ética e sensacionalista que estas empresas divulgam os seus serviços.

                    E já que falas na crioestaminal. Esta campanha da crioestaminal, considero-a abominável:
                    http://economico.sapo.pt/noticias/cr...ca_145027.html
                    http://imagensdemarca.sapo.pt/atuali...ende-campanha/

                    Numa óptica de "segurança", naturalmente se pode fazer "tudo" o que estiver ao alcance, e guardar todas as células e mais algumas. Mas as limitações existem e penso que a comunidade científica se está a virar mais para as células estaminais "adultas" que serão mais "seguras". Neste estudo tem uma breve abordagem sobre a diferença de células estaminais embrionárias vs adultas e aborda a vertente das células estaminais pluripotentes induzidas: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstr...%20Correia.pdf

                    Eu considero (opinião pessoal, já que estou a nadar fora de pé) que as células estaminais embrionárias serão mais uma "moda", face à sua facilidade de obtenção, mas que tendencialmente serão preteridas face às células estaminais pluripotentes induzidas, eventualmente mais difíceis de obter mas mais fiáveis e com melhores resultados.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                      Eu gosto de ver esses sites das empresas, onde metem lá muita informação mas sem nada que o comprove. É giro.
                      O primeiro caso é o uso entre irmãos. Onde encaixam os filhos "únicos"?

                      O meu post anterior resume mais ou menos a minha visão, que é apenas uma moda passageira e que o que aí vem será melhor e mais fiável sem necessidade das células estaminais embrionárias.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                        É importante que as pessoas se informem bem antes de decidirem e mais importante, que se informem antes de opinarem.
                        Da decisão pode depender a vida de alguém, e desaconselhar ou acusarem as empresas de frade ou esquemas sem estarem por dentro do assunto é grave.
                        Percam uns minutos e leiam os seguintes artigos:

                        http://www.crioestaminal.pt/experiencia/

                        Certamente que os pais destas crianças não estão arrependidas da decisão.

                        Aqui mais dois excertos de noticias:

                        1) Foi recentemente realizado, um transplante autólogo (dador e doente são a mesma pessoa) de células estaminais hematopoiéticas de sangue do cordão umbilical para tratar uma criança com anemia aplástica....

                        2) Tratamento de células estaminais pode curar diabetes tipo 1...

                        Leiam também artigos de revistas ligadas à área da medicina com relatos de intervenções com sucesso, escritos por médicos e não apenas as páginas das empresas que prestam este tipo de serviços, para que não fiquem na dúvida se aquilo que vos apresentam é mera publicidade.

                        Não venho aqui dizer gastem o vosso dinheiro, ou não invistam na crio-preservação porque de nada serve, pois não me compete a mim decidir com o dinheiro dos outros, ou influenciar a decisão numa matéria que pode salvar a vida de alguém, mas aconselho a informarem-se bem, e o que não falta são fontes de informação.
                        Isso. Justamente disso que eu falava.

                        Olha que te vais arrepender, relatos de/não é publicidade, tratar uma criança/bebé, decisão que pode salvar a vida do teu filho,...

                        Apelam ao teu sentimento de culpa por algo que tem uma probabilidade muito pequena de acontecer e ainda menor de poder ser tratada com transplante autólogo.
                        Fico extremamente fdd quando alguém se aproxima com esse tipo de argumento, independente da validade ou não do "produto".

                        Ainda uns posts acima coloquei um texto com links para 2 pareceres, um do IPST e outro do Comité Europeu que afirmam exactamente o contrário.

                        Explica-me uma coisa, os bancos públicos tem uma taxa de rejeição das amostras em torno dos 38%, completamente normal e justificado pelo procedimento de recolha e transporte que nada tem a ver com o laboratório. Nos privados, a taxa de rejeição anda em torno dos 2%, ou seja, só rejeitam amostras "grosseiramente danificadas". Porque? Também descobriram como regenerar as próprias células?
                        Mais, para cada tratamento que dizem ter resultado e que fazem uma reportagem paga com os pais a chorarem com bebés sorridentes ao colo, quantos falharam e quantos trouxeram resultados negativos?

                        Sejam claros, transparentes, éticamente correctos e não se aproveitem dos sentimentos dos pais.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          O primeiro caso é o uso entre irmãos. Onde encaixam os filhos "únicos"?

                          O meu post anterior resume mais ou menos a minha visão, que é apenas uma moda passageira e que o que aí vem será melhor e mais fiável sem necessidade das células estaminais embrionárias.
                          Os outros dois dizem que "os pais notaram melhoras" ou "está mais sociável e tem maior destreza", algo que não conseguem quantificar e que seria naturalmente expectável com o crescimento e acompanhamento profissional (fisioterapia) da criança, visto em ambos os casos não serem doenças degenerativas.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                            É importante que as pessoas se informem bem antes de decidirem e mais importante, que se informem antes de opinarem.
                            Da decisão pode depender a vida de alguém, e desaconselhar ou acusarem as empresas de frade ou esquemas sem estarem por dentro do assunto é grave.
                            Percam uns minutos e leiam os seguintes artigos:

                            http://www.crioestaminal.pt/experiencia/

                            Certamente que os pais destas crianças não estão arrependidas da decisão.

                            ....
                            Peço-te o favor de meteres aqui artigos de publicações indexadas, revistas por pares e com factor de impacto relevante que mostrem aquilo que falas.

                            Quanto aos casos... enfim... não me foo... lixem.

                            1 - Utilizaram sangue do cordão umbilical criopreservadas de um irmão compatível. Certo, mas se esta hipótese não existisse o tratamento decorria na mesma, bastando para isso recorrer ao irmão vivo e saudável.

                            2 - Caso de paralisia cerebral, avaliado por pessoas leigas no tema e com critérios altamente subjetivos, sem qualquer tipo de baseline quantificável, sem população controlo, com a utilização de frases ridículas como "todos os pais só têm a ganhar com isso".

                            3 - Igual ao anterior. Acrescentam a informação que as células foram utilizadas num tratamento experimental na Universidade de Duke nos EUA.

                            4 e Restantes - Mais do mesmo. Passo a citar "Além destas 3 histórias com final feliz, outras 5 crianças receberam já transplantes de células estaminais criopreservadas na Crioestaminal. 4 crianças no âmbito de uma colaboração com a Universidade de Duke nos Estados Unidos e 1 criança no âmbito de uma utilização experimental em Espanha. Em todos os casos se verificaram melhorias a diversos níveis."

                            Mas tu achas que isto tem alguma validade ?

                            Quer dizer, tu até podes achar, tal como a malta que adere ao calcitrin e cogumelo do tempo, mas nenhum investigador isento pensará o mesmo.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Já foi há meia dúzia de anos que também li bastante sobre o assunto e o último post do mazzeo é bem elucidativo e já nem me recordava bem. Se te saísse a fava, seria muito mais provável ficares dependente de terceiros do que do material que pagaste para guardar. Capacita-te que esse material terá maior probabilidade de ajudar um terceiro e não a ti próprio.

                              Nessa lógica os bancos públicos fazem todo o sentido. Na altura já estavam com problemas de logística de recolha (não me recordo bem porquê) e preferia investir o meu dinheiro nesses.
                              Eu não discuto isso, já que não há nada a discutir. É uma questão probabilística, e como tal, eu fiz a minha opção. Na altura pensei seriamente nisto, com a informação que recolhi, e olhei para o custo associado e pensei que não ficava mais pobre nem mais rico com qualquer decisão.

                              A questão de marketing é o costume. Em tantas áreas acontece algo parecido, que eu reprovo como consumidor. Nada a dizer quanto isso.

                              Agora eu até pensei que fossem abordar outras questões, que para mim ficam sempre numa área cinzenta, como o transporte e o armazenamento, ou a própria viabilidade da colheita, entre outras. Isto ficou-me mais a moer a cabeça que as questões probabilísticas, muito sinceramente.

                              Comentário


                                #75
                                Sendo certo que as células estaminais não são a resposta para todos os males e que não serão certamente a salvação para todas as doenças que possam eventualmente aparecer, também acredito que poderão ajudar em situações pontuais.

                                A comunidade médica e cientifica tem investido muito em pesquisas e na descoberta de novas aplicações das células estaminais para ajudar na cura de doenças, pese embora o facto da sua utilização ainda ser muito limitada, com o passar dos anos novas aplicações têm sido descobertas o que tendencialmente tenderá a aumentar.

                                É certo que não faltam casos de insucesso e que nada é garantido.
                                É certo que quem comercializa este serviço irá publicitar apenas os casos de aplicações com sucesso e esquecer todos os outros, mas quem realmente tiver interesse em saber mais acerca das possíveis aplicações, não se vai ficar pela pesquisa nos sites das empresas.

                                Deixo aqui meia dúzia de linhas retirado de um estudo (e não do site de uma empresa):

                                Utilização terapêutica das células estaminais

                                Universidade Fernando Pessoa

                                Faculdade Ciências da Saúde Porto, 2014

                                "Na terapia cardiovascular, as células estaminais têm tido um grande interesse terapêutico pela sua grande capacidade de diferenciação em células específicas…"

                                "A ideia de que o cérebro não possui capacidade para se regenerar alterou-se nos últimos anos com a descoberta de nichos de células estaminais neurais com a capacidade de gerar novos neurónios no cérebro. Recorrendo a células estaminais, tornou-se então possível pensar em novas estratégias neuroprotetoras, que podem prevenir a morte neuronal resultante da agressão ao cérebro, bem como o desenvolvimento de técnicas reparadoras do tecido nervoso que foi previamente afetado…"

                                Um, pequeno vídeo de pouco mais de dois minutos:


                                https://www.publico.pt/multimedia/video/celulas-estaminais-mematopoieticas-do-sangue-do-cordao-umbilical-20140520-161823


                                Reafirmo que a aposta neste tipo de serviços é uma escolha pessoal e que este tópico poderá ajudar a informar, devendo haver cautela nas afirmações quando dizem que a utilidade é nula, ou que esta é salvação para todos os males.

                                Comentário


                                  #76
                                  Interessante, interessante. Mas gostava de ver mais em tratamento de casos como leucemias e doenças do mesmo tipo, que são as que mais se temem e mais difíceis de tratar.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Como já disse, penso que a questão passa mesmo pelas células estaminais no que toca ao desenvolvimento de soluções para certas doenças. A questão que coloquei é que me parece que seja mais interessante o uso das células estaminais de adultos, e deixarem de usar as células estaminais do cordão umbilical.

                                    É que todos temos células estaminais, mesmo em adultos, e o uso de células estaminais do cordão tem muitas limitações.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                      Interessante, interessante. Mas gostava de ver mais em tratamento de casos como leucemias e doenças do mesmo tipo, que são as que mais se temem e mais difíceis de tratar.
                                      Como?

                                      A ter algo do género venha de lá uma neoplasia medular...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                        Peço-te o favor de meteres aqui artigos de publicações indexadas, revistas por pares e com factor de impacto relevante que mostrem aquilo que falas.

                                        Quanto aos casos... enfim... não me foo... lixem.

                                        1 - Utilizaram sangue do cordão umbilical criopreservadas de um irmão compatível. Certo, mas se esta hipótese não existisse o tratamento decorria na mesma, bastando para isso recorrer ao irmão vivo e saudável.

                                        2 - Caso de paralisia cerebral, avaliado por pessoas leigas no tema e com critérios altamente subjetivos, sem qualquer tipo de baseline quantificável, sem população controlo, com a utilização de frases ridículas como "todos os pais só têm a ganhar com isso".

                                        3 - Igual ao anterior. Acrescentam a informação que as células foram utilizadas num tratamento experimental na Universidade de Duke nos EUA.

                                        4 e Restantes - Mais do mesmo. Passo a citar "Além destas 3 histórias com final feliz, outras 5 crianças receberam já transplantes de células estaminais criopreservadas na Crioestaminal. 4 crianças no âmbito de uma colaboração com a Universidade de Duke nos Estados Unidos e 1 criança no âmbito de uma utilização experimental em Espanha. Em todos os casos se verificaram melhorias a diversos níveis."

                                        Mas tu achas que isto tem alguma validade ?

                                        Quer dizer, tu até podes achar, tal como a malta que adere ao calcitrin e cogumelo do tempo, mas nenhum investigador isento pensará o mesmo.
                                        É isto.

                                        Acrescento que bancos públicos de células estaminais hematopoiéticas já existem há muito: somos todos nós que estamos inscritos como "dadores de medula".

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                          É isto.

                                          Acrescento que bancos públicos de células estaminais hematopoiéticas já existem há muito: somos todos nós que estamos inscritos como "dadores de medula".
                                          Não em todo o lado aparentemente. O que e' uma parvoice, andarem a sustentar esses pançudos das clinicas privadas.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                                            Não em todo o lado aparentemente. O que e' uma parvoice, andarem a sustentar esses pançudos das clinicas privadas.
                                            Leste o meu post à pressa... o que eu digo é que células estaminais hematopoiéticas há em todos nós e quando são necessárias podemos doá-las (é uma espécie de banco público). Aquilo a que normalmente se chama "transplante de medula óssea" é na realidade um "transplante de células estaminais hematopoiéticas".

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                              É isto.

                                              Acrescento que bancos públicos de células estaminais hematopoiéticas já existem há muito: somos todos nós que estamos inscritos como "dadores de medula".
                                              E sempre fresquinhas :P
                                              Estou inscrito como dador desde 2002...

                                              Comentário


                                                #83
                                                E mesmo essas muitas vezes não resultam. Conheci um caso recentemente, filho de um casal amigo. A quimio não sortiu efeito, havia dador mas não foi utilizado por não ser viável. O bebé com pouco mais de 1 ano faleceu ontem.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                  E mesmo essas muitas vezes não resultam. Conheci um caso recentemente, filho de um casal amigo. A quimio não sortiu efeito, havia dador mas não foi utilizado por não ser viável. O bebé com pouco mais de 1 ano faleceu ontem.
                                                  Só um...preparo alguns para entrarem mais "limpos" da boca no(s) IPO e relativamente a muitas "mias", desde que tenham dois dedos de testa e cumpram as instruções vejo-os a sair em condições a maioria das vezes.
                                                  Ao contrário do que pensas consegue-se lidar melhor face a muitas outras patologias tumorais, de tal maneira que chegam por vezes (adultos) a andar um ano entre o diagnóstico, encontrar dador, arranjar vaga, etc até serem tratados

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                                    S.....
                                                    Dizes que o tópico pode ajudar a informar, mas depois metes vídeos publicitários vergonhosos, que apelam ao sentimento de culpa de qualquer pai, tal como outros a falarem dos potenciais de células estaminais que não são de todo exclusivos das do cordão umbilical.

                                                    Sem querer ofender-te, mas a cultura clínica é algo que não te assiste.

                                                    Que parte do "meteres aqui artigos de publicações indexadas, revistas por pares e com factor de impacto relevante que mostrem aquilo que falas" é que não percebeste.

                                                    Fico à espera. Já para não falar na abordagem dos bancos públicos Vs bancos privados.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      DocJRA, lamento a tua abordagem e agressividade quanto ao video que apelidas de publicitário.

                                                      Não sei que video é que estivestes a visualizar, mas o que eu publiquei não terá sido certamente, pois para além de ter a sua origem no Público, em tempo algum faz publicidade ou tenta vender o que quer que seja, apenas dá uma breve explicação do que são as células estaminais e a sua aplicação em termos clínicos, sendo a fonte de informação o Centro de Neurociência e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e não uma empresa qualquer que tenta vender o que quer que seja.

                                                      Quanto artigos de publicações indexadas se solicitas, lamento mas não estou aqui para te agradar e muito menos às ordens de quem quer que seja.

                                                      Em relação à abordagem de bancos Públicos VS bancos privados, muito sinceramente não sei o que pretendes, já várias pessoas deram o seu contributo nesse sentido, julgo haver consenso que deveria de haver um banco público a funcionar em pleno em Portugal, como tal não vejo relevância em abordar o assunto.

                                                      Quanto à minha cultura ou ausência dela, uma vez que não me conheces pessoalmente, julgo que te deverias de abster de fazer juízos.

                                                      Caso não tenhas percebido este é um espaço de partilha em que todos podem opinar, independentemente de terceiros considerarem os contributos válidas ou não, filtra a informação como bem entenderes, aproveita o que achares por bem e passa à frente o que achares desnecessário como todos fazem, mas não atires pedras a ninguém nem cries confusão.

                                                      Cumprimentos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Eu também sou muito céptico quanto a isto das células estaminais, mas aderi pelo sim pelo não. Admito perfeitamente que foi uma decisão emocional, sei que muito provavelmente foi dinheiro mal gasto, mas não me preocupo nada com isso, até porque felizmente tenho meios para o fazer e já gastei 1000 euros bem mais mal gastos que estes.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                                          DocJRA, lamento a tua abordagem e agressividade quanto ao video que apelidas de publicitário.

                                                          Não sei que video é que estivestes a visualizar, mas o que eu publiquei não terá sido certamente, pois para além de ter a sua origem no Público, em tempo algum faz publicidade ou tenta vender o que quer que seja, apenas dá uma breve explicação do que são as células estaminais e a sua aplicação em termos clínicos, sendo a fonte de informação o Centro de Neurociência e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e não uma empresa qualquer que tenta vender o que quer que seja.

                                                          Quanto artigos de publicações indexadas se solicitas, lamento mas não estou aqui para te agradar e muito menos às ordens de quem quer que seja.

                                                          Em relação à abordagem de bancos Públicos VS bancos privados, muito sinceramente não sei o que pretendes, já várias pessoas deram o seu contributo nesse sentido, julgo haver consenso que deveria de haver um banco público a funcionar em pleno em Portugal, como tal não vejo relevância em abordar o assunto.

                                                          Quanto à minha cultura ou ausência dela, uma vez que não me conheces pessoalmente, julgo que te deverias de abster de fazer juízos.

                                                          Caso não tenhas percebido este é um espaço de partilha em que todos podem opinar, independentemente de terceiros considerarem os contributos válidas ou não, filtra a informação como bem entenderes, aproveita o que achares por bem e passa à frente o que achares desnecessário como todos fazem, mas não atires pedras a ninguém nem cries confusão.

                                                          Cumprimentos.
                                                          Não deixa de ser curioso que o vídeo que publicitas seja narrado pelo Lino Ferreira, cujo grupo de investigação desenvolve o trabalho no mesmo edifício da Crioestaminal. Para além disso, ele tem colaborações directas com a empresa. Coincidências....
                                                          Depois, convém referir que o vídeo é claro ao apontar as células estaminais hematopoieticas da medula como as únicas com utilidade clínica e ao referir uma das grandes limitações das células do cordão umbilical (o seu baixíssimo número). Em momento algum refere uma aplicação terapêutica exclusiva das células do cordão, simplesmente porque esta NÃO EXISTE. E isto, lamento, mas é factual.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                            Leste o meu post à pressa... o que eu digo é que células estaminais hematopoiéticas há em todos nós e quando são necessárias podemos doá-las (é uma espécie de banco público). Aquilo a que normalmente se chama "transplante de medula óssea" é na realidade um "transplante de células estaminais hematopoiéticas".
                                                            Compreendido

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                              Eu também sou muito céptico quanto a isto das células estaminais, mas aderi pelo sim pelo não. Admito perfeitamente que foi uma decisão emocional, sei que muito provavelmente foi dinheiro mal gasto, mas não me preocupo nada com isso, até porque felizmente tenho meios para o fazer e já gastei 1000 euros bem mais mal gastos que estes.
                                                              Ja' agora uma questão, quais são os custos ao certo? Para alem do custo inicial não ha uma anuidade? E ja' agora, no contrato feito com estas clinicas, eles responsabilizam-se caso aconteça alguma coisa 'as células por culpa deles? Ha indeminizacao, etc?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X