Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Empresas vs Sentimentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
    um palpite meu:

    o teu avô fundou a empresa, o teu pai fortaleceu-a e vocês são a 3ª geração?

    ou são apenas a 2ª?

    MCunha
    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
    2ª geração. Mas compreendo o teu raciocinio.
    A terceira geração para deitar tudo a perder.
    O pensamento tem lógica, mas será que devamos guiar por ele?
    Pois, existem sempre as excepções..mas também não posso afirmar, pois ainda tenho muito para viver e aprender!
    Um dia talvez saiba a resposta..



    Deixa estar que conheço algumas 2ªsgerações que conseguiram estragar e bem o que foi construído pelos Pais e por vezes falamos apenas de 1 ou 2 herdeiros e não é por causa de guerras familiares, por isso não desesperes

    Mas aqui a melhor solução é efectivamente ficares com a tua parte - já que é o teu desejo - no entanto salvaguardando em Acta as exigências que terás ao nível da gestão de quem fica no "activo".

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
      2ª geração. Mas compreendo o teu raciocinio.
      A terceira geração para deitar tudo a perder.
      O pensamento tem lógica, mas será que devamos guiar por ele?
      Pois, existem sempre as excepções..mas também não posso afirmar, pois ainda tenho muito para viver e aprender!
      Um dia talvez saiba a resposta..
      não é "o meu pensamento", é algo real e profundamente estudado pelos teóricos

      e, claro, não é obrigatório que assim seja, apenas acontece muito

      MCunha

      Comentário


        #33
        Por vezes tambem há situações em que uma empresa seja bastante saudavel e rentavel durante a gestão dos seus fundadores e depois entre em crise na 2ª geração mas pode não ser em nada culpa desta.
        Basta as condições de mercado variarem para isso acontecer, mesmo que a 2ª geração se empenhe a fundo e tenha uma gestão orientada.
        Mas há sempre quem diga que os culpados foram os sucessores.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
          não é "o meu pensamento", é algo real e profundamente estudado pelos teóricos

          e, claro, não é obrigatório que assim seja, apenas acontece muito

          MCunha
          Agradeço todos os posts, teem-me deixado a meditar um bocadinho..
          Em nada duvidei do teu pensamento.
          Apenas deixou-me a pensar, e tentar, coloca-lo na minha situação!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            Por vezes tambem há situações em que uma empresa seja bastante saudavel e rentavel durante a gestão dos seus fundadores e depois entre em crise na 2ª geração mas pode não ser em nada culpa desta.
            Basta as condições de mercado variarem para isso acontecer, mesmo que a 2ª geração se empenhe a fundo e tenha uma gestão orientada.
            Mas há sempre quem diga que os culpados foram os sucessores.
            Em relação a gestão da empresa acredito que os meus irmãos teem tido um bom desempenho nisso e isso reflecte-se. Eu sou o irmão mais novo e não me sinto preparado para isto(nem me ponho em bicos dos pés, pois sei que não tenho capacidades para gerir a empresa, ou pelo menos sinto-o) acho eles próprios deviam servir de exemplo para mim, e construir bases para isso; e essa parte não me ajuda em nada,( O que ponho aqui em causa são feitios das pessoas, compreensão, entre-ajuda, respeito..) e vai-me tornando, cada vez mais, desconfiado das pessoas, ainda por cima colocando cunhadas ao barulho. Não existe uma base de diálogo com essa parte.
            Bem eu cá vou sobrevivendo neste malharal todo..isto é, salve-se quem puder..

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
              Em relação a gestão da empresa acredito que os meus irmãos teem tido um bom desempenho nisso e isso reflecte-se. Eu sou o irmão mais novo e não me sinto preparado para isto(nem me ponho em bicos dos pés, pois sei que não tenho capacidades para gerir a empresa, ou pelo menos sinto-o) acho eles próprios deviam servir de exemplo para mim, e construir bases para isso; e essa parte não me ajuda em nada,( O que ponho aqui em causa são feitios das pessoas, compreensão, entre-ajuda, respeito..) e vai-me tornando, cada vez mais, desconfiado das pessoas, ainda por cima colocando cunhadas ao barulho. Não existe uma base de diálogo com essa parte.
              Bem eu cá vou sobrevivendo neste malharal todo..isto é, salve-se quem puder..
              O meu pai saiu da empresa dos irmãos por isso mesmo, cunhadas ao barulho, vendeu a sua parte abriu a dele e actualmente está bem melhor financeiramente que a dos irmãos (que acabaram por sair todos menos um..), mas quando cunhados\as se metem onde não são chamados (na minha opinião nao tem nada que se meter) dá sempre mal resultado..

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                O meu pai saiu da empresa dos irmãos por isso mesmo, cunhadas ao barulho, vendeu a sua parte abriu a dele e actualmente está bem melhor financeiramente que a dos irmãos (que acabaram por sair todos menos um..), mas quando cunhados\as se metem onde não são chamados (na minha opinião nao tem nada que se meter) dá sempre mal resultado..
                É triste ver estas situações acontecer..

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                  É triste ver estas situações acontecer..
                  Nestas coisas há muitos contornos nas histórias que nos contam.

                  Qual é a tua idade e formação académica e profissional?

                  Qual é a tua experiência de trabalho?

                  Se és um recém-chegado, é 'normal' o pessoal ter essa atitude.

                  Nesses casos recomendo uma voltinha pela vida real, durante uns 3 anos, e depois regressar já com alguma bagagem para se impor aos outros.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                    Nestas coisas há muitos contornos nas histórias que nos contam.

                    Qual é a tua idade e formação académica e profissional?

                    Qual é a tua experiência de trabalho?

                    Se és um recém-chegado, é 'normal' o pessoal ter essa atitude.

                    Nesses casos recomendo uma voltinha pela vida real, durante uns 3 anos, e depois regressar já com alguma bagagem para se impor aos outros.
                    Tenho 28 anos, 9º ano escolaridade e formação na área de padaria/pastelaria.
                    Trabalho aproximadamente 11 anos na empresa, e tenho tentado impor o meu espaço, mas vejo que há desniveis de tratamentos.

                    cumps

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                      Tenho 28 anos, 9º ano escolaridade e formação na área de padaria/pastelaria.
                      Trabalho aproximadamente 11 anos na empresa, e tenho tentado impor o meu espaço, mas vejo que há desniveis de tratamentos.

                      cumps
                      Bastante engraçado que no meu caso (do meu pai) tambem temos uma pastelaria com fabrico proprio, e tambem era uma pastelaria com fab. proprio que ele tinha com os irmaos..

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                        Bastante engraçado que no meu caso (do meu pai) tambem temos uma pastelaria com fabrico proprio, e tambem era uma pastelaria com fab. proprio que ele tinha com os irmaos..
                        Coincidencias..
                        espero que terminem por aqui!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                          Coincidencias..
                          espero que terminem por aqui!
                          Esperemos que sim, mas a titulo de curiosidade o meu pai deixou a dos irmaos nos seus 31 anos, por isso tem "cuidado" quando lá chegares

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                            Esperemos que sim, mas a titulo de curiosidade o meu pai deixou a dos irmaos nos seus 31 anos, por isso tem "cuidado" quando lá chegares
                            Espero que não passe apenas de coincidências.
                            Actualmente considero continuar na empresa até não aguentar mais, pois também não vejo que as coisas possam mudar. Dá-me tristeza ver que a nivel familiar a coisas não correrem bem e toda esta situação está a prejudicar também a minha vida pessoal.
                            Mas como digo.. quem está mal que se..oriente!!
                            E se calhar vai ter de ser um dia, ser eu a tomar uma atitude..

                            Comentário


                              #44
                              Já tive empresa com familiares infelizmente penso nunca mais cair nesse terrivel erro mais não digo

                              Comentário


                                #45
                                Também fujo dos familiares como o diabo da cruz no que toca a negócios.

                                Acho que o que podias fazer era arranjar uma formação pós-laboral em gestão ou algo que te possa ajudar a perceberes bem aquilo que se passa, e tentar ganhar o respeito dos teus irmãos no que concerne ao funcionamento da empresa.

                                Tem uma conversa séria com os teus irmãos, pra que tudo se resolva entre vocês, as cunhadas podem opinar, mas apenas isso e em sede própria (vulgo, casa!). O problema é se elas também trabalham lá.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                  Também fujo dos familiares como o diabo da cruz no que toca a negócios.

                                  Acho que o que podias fazer era arranjar uma formação pós-laboral em gestão ou algo que te possa ajudar a perceberes bem aquilo que se passa, e tentar ganhar o respeito dos teus irmãos no que concerne ao funcionamento da empresa.

                                  Tem uma conversa séria com os teus irmãos, pra que tudo se resolva entre vocês, as cunhadas podem opinar, mas apenas isso e em sede própria (vulgo, casa!). O problema é se elas também trabalham lá.
                                  Também quero ver se tiro uns cursoszitos, já me ando a orientar..
                                  Alguma vez os meus irmãos iriam aceitar que um dos problemas mexe com as mulheres deles. Isto joga, tudo num jogo de influencias, ou como eu gosto de dizer os "lobbys". Trabalho numa secção com um irmão meu e as duas cunhadas e por vezes lá passa pelos ouvidos aquilo que não quero. Desempenho o meu trabalho e não dou a minima confiança. Tudo isto se agravou depois há um tempo passado, ter tido uma discussão acesa com uma das minhas cunhadas. A partir dai optei por ficar de boca calada e não dar azo a mais polémicas..

                                  Comentário


                                    #47
                                    Conheço duas empresas familiares completamente díspares.
                                    Uma fábrica de confecções geriad por dois irmãos que, nos tempos que correm, não sabe o que é a crise...

                                    Uma outra ligada ao ramo da tapeçaria...intrigas entre filhos e cunhados...levou á saída de um dos filhos..

                                    O «vil metal» é terrivel...e a ânsia de ter muito...pior....

                                    Comentário


                                      #48
                                      Trabalho numa empresa que emprega praticamente todos os familiares dos 4 irmãos que compõem o conselho de administração. Estamos a falar de mais de 30 familiares. No entanto todos eles trabalham, alguns até mais que qualquer empregado na empresa e são humildes para com o pessoal. A empresa tem mais de 70 anos de actividade, já vai na 3ª geração e a caminho da 4ª, tem cerca de 450 empregados a tempo inteiro.

                                      Um verdadeiro caso de sucesso.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Trabalho numa PME que suporta actualmente uns 50 empregados ao todo.

                                        Os donos da empresa são todos irmãos.

                                        Isto resulta de uma falta de unamidade total e por vezes acontecem desgraças, como por exemplo, não entregar encomendas a horas.

                                        É claro, que isto se reflecte no mercado, apôs algum tempo.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Temos um empresa de familia, (mãe,irmãos) até agora, tirando aqueles arrufos normais do trabalho, tudo se tem dado bem, e é para manter, também cada um tem o seu posto de trabalho, e quando a isso, não há conflitos com métodos e ideias de trabalho.


                                          Mas antes de ser "só" da minha familia, era do meu pai e do meu tio, houve "confusões", mas não me recordo bem o que houve, era novo e ainda não trabalhava aqui.

                                          Por agora, está tudo e sera para manter, assim espero.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                            Temos um empresa de familia, (mãe,irmãos) até agora, tirando aqueles arrufos normais do trabalho, tudo se tem dado bem, e é para manter, também cada um tem o seu posto de trabalho, e quando a isso, não há conflitos com métodos e ideias de trabalho.


                                            Mas antes de ser "só" da minha familia, era do meu pai e do meu tio, houve "confusões", mas não me recordo bem o que houve, era novo e ainda não trabalhava aqui.

                                            Por agora, está tudo e sera para manter, assim espero.
                                            Quando assim correr, é óptimo!

                                            OT: Trata-se de quê essencialmente?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Têxtil...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                ..Seriam capazes de abrir (ou tem) uma empresa, com familiares/amigos?
                                                não. um suposto 'amigo' deixou-me 20.000€ em dívidas, depois de eu o ter ajudado financeiramente a suportar a empresa..

                                                por isso já estou vacinado.... e teso....

                                                abrir empresas com amigos ou ajudar empresas de amigos nunca mais.

                                                ld

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
                                                  não. um suposto 'amigo' deixou-me 20.000€ em dívidas, depois de eu o ter ajudado financeiramente a suportar a empresa..

                                                  por isso já estou vacinado.... e teso....

                                                  abrir empresas com amigos ou ajudar empresas de amigos nunca mais.

                                                  ld
                                                  Sociedades e essas coisas, dão sempre asneira. "Não sei se foi o caso".

                                                  Eu pessoalmente só aceitaria um desafio desses, caso tivesse uma maior cota, de outra maneira, estava logo fora de questão.

                                                  E já agora, amigos amigos, negócios a parte como já foi dito anteriormente.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Sei de um caso de sociedade, 50% - 50%, e estão no tribunal já alguns anos, um dos sócios entalou tudo com dividas.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Hoje em dia é muito frequente.

                                                      Na maior parte das vezes, existe um que injecta capital, o outro dita as leis e destrói tudo.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                        ..Seriam capazes de abrir (ou tem) uma empresa, com familiares/amigos?
                                                        Não, nunca na minha vida. Garantidamente, se abre um negócio com um amigo, deixa de o ser após x tempo. Se for familiar, ficara um familiar "distante" após x tempo. Não se mistura as 2 coisas.

                                                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                        ..Como vêem, quando estão, os sentimentos em causa?
                                                        Eis a minha resposta a 1ª pergunta.

                                                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                        ..Como lidar com isto?
                                                        Se entras em negócio com um amigo/familiar, terão de saber logo a partida que qualquer relação pessoal que existe FORA do negócio, tem de desaparacer DENTRO do mesmo. Se o negócio é para ter sucesso, tem de ser uma relação puramente profissional.

                                                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                        ..Conhecem algum caso de sucesso?
                                                        2 casos. Um talho na California gerido pelos meus tios e uma joalharia em Massachusetts, geridos pelos meus pais. Ao mesmo tempo, são esses 2 exemplos que uso para NÃO entrar em negócio com amigos/familiares. Já vi o tipo de desentendimentos que existe nesses casos e até que ponto a margura pode ir(no caso do talho, até houve casos de um tio correr atrás do outro com um cutelo).

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Este tópico já tem algum tempo mas farei o meu ponto de situação, após isto, tomei a decisão de manter-me na empresa, mantenho lá a minha parte e faço-me valer por ela, tenho tentado umir esforços para uma reaproximação com a parte que me dava menos, mas a complicação com terceiras pessoas complica este mesmos relacionamentos.

                                                          Passei as ultimas semanas com problemas no meu trabalho, aonde tentarão desvalorizá-lo, fazendo insinuações e agressões verbais, mas não são atitudes que entrem em conformidade com a minha pessoa e ignoro por completo, tentei esclarecer as coisas e penso estar mais estável.

                                                          As minhas prioridades mantém-se em ficar no activo na empresa, e como direito farei valer a minha parte.

                                                          Enquanto isso tenho-me dedicado alguns estudos e formações e tentar adquirir algum conhecimento que me permita usufruir e contribuir em prol da empresa e do meu trabalho.

                                                          Por tudo o meus principios estão defenidos, e a minha situação passa por aqui, e a questão de abandonar a empresa foi revelador de um momento de indefinição, mas que por vezes temos de nos sujeitar a certas escolhas, e mediante alguns problemas, penso que tomei a opção correcta.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                            Este tópico já tem algum tempo mas farei o meu ponto de situação, após isto, tomei a decisão de manter-me na empresa, mantenho lá a minha parte e faço-me valer por ela, tenho tentado umir esforços para uma reaproximação com a parte que me dava menos, mas a complicação com terceiras pessoas complica este mesmos relacionamentos.

                                                            Passei as ultimas semanas com problemas no meu trabalho, aonde tentarão desvalorizá-lo, fazendo insinuações e agressões verbais, mas não são atitudes que entrem em conformidade com a minha pessoa e ignoro por completo, tentei esclarecer as coisas e penso estar mais estável.

                                                            As minhas prioridades mantém-se em ficar no activo na empresa, e como direito farei valer a minha parte.

                                                            Enquanto isso tenho-me dedicado alguns estudos e formações e tentar adquirir algum conhecimento que me permita usufruir e contribuir em prol da empresa e do meu trabalho.

                                                            Por tudo o meus principios estão defenidos, e a minha situação passa por aqui, e a questão de abandonar a empresa foi revelador de um momento de indefinição, mas que por vezes temos de nos sujeitar a certas escolhas, e mediante alguns problemas, penso que tomei a opção correcta.
                                                            Isso que tu estas a fazer é o que toda a gente devia fazer!!

                                                            Investir em formação e dar o máximo no que exerces.

                                                            Se todos reagirem como tu, certamente que a empresa irá melhorar bastante o desempenho.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              PS: topico mt antigo, só vi agora..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X