Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fidel Castro, o setimo governante mais rico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    citação:Originalmente colocada por André

    citação:Originalmente colocada por eu
    E viva a demagogia! Até parece que só Cuba é que tem receitas do turismo ou emigrantes nos EUA:D
    Achas que o regime do Fidel se tinha mantido sem isso?

    Achas?

    Se achas, bem, ok ;):D

    O Fidel Castro é um gajo inteligente... Consegue que os que fugiram ao regime para Miami, mandem os poucos dolars que têm para os familiares que continuam presos na ditadura e nas casas de cambio fica-lhes com uma boa parte das remessas...

    Esquema unico no mundo.. [}]

    Comentário


      #92
      citação:Originalmente colocada por J.R.

      citação:Originalmente colocada por Mendes77

      Quem detem o poder dita as regras do jogo, mesmo que faça batota todos devem baixar a cabeça, essa é que é a verdade.
      O pá!
      Começamos em Cuba.
      Passámos para os USA.
      E agora já estás a falar do Chavez e da situação interna Venezuelana???
      Tá bem que a conversa é como as cerejas mas...

      O CASTRO É APENAS MAIS UM DITADOR.
      Com todos os vícios inerentes ao seu sistema de Governo.
      Simples;).
      Começamos em Cuba passamos por USA agora voltamos para Portugal, Salazar por acaso foi um mau governante?

      Comentário


        #93
        citação:Originalmente colocada por Mendes77

        Começamos em Cuba passamos por USA agora voltamos para Portugal, Salazar por acaso foi um mau governante?
        [u]Na minha opinião foi</u>.
        Como qq ditador homem providencial não saiu a TEMPO.
        São muito poucos os que saem a TEMPO de livre vontade. MUITO POUCOS.
        É inerente;).

        Comentário


          #94
          Bom governante em que sentido? Economico ou Social?

          É que eu não encontro motivos nem numa area nem na outra que dêm para o considerar bom governante.

          Do ponto de vista social nem vale a pena falar. Era um ditador, tinhamos execuções sumarias, fome, uma guerra sem sentido, perseguições politicas, etc.. etc... Ou seja, desastroso...

          Do ponto de vista economico também não fez nada de especial. A sua grande obra foi acabar com a inflacção e com o defice, mas com as medidas que ele tomou qualquer um o faria. Ele retirou o poder financeiro a todos os outros ministerios e entrou por uma politica de cortes absolutamente cegos. Desceu os salarios em 15 ou 20% e despediu quantos lhe apeteceu..
          Assim é facil acabar com o defice, mas e as consequencias sociais? Muita gente passava fome em Portugal nessa altura...

          Depois disso teve uma visão provinciana, em que sempre tentou criar o pais rural, virado para dentro e para as colonias, com desprezo pela industria e pelos serviços. Uma educação que basicamente era a 4ª classe. Etc.. etc...

          Só no final da ditadura, já maioritariamente no tempo do Marcelo Caetano é que se fez alguma coisa de economicamente interessante no pais, que foi a industrialização baseada num modelo de substituição das importações, baseado numa economia muito fechada.. Mais uma vez, quanto a mim foi um disparate o modelo escolhido.. Mas sempre foi um avanço...

          E no meio disso tudo, o que sobra para o considerar um bom governante?

          Comentário


            #95
            Isto de por posts, um gajo responder e depois ver que os posts a que responde foram apagados ainda tem que se lhe diga... Além de ir contra as regras...

            Comentário


              #96
              citação:Originalmente colocada por mundano

              Isto de por posts, um gajo responder e depois ver que os posts a que responde foram apagados ainda tem que se lhe diga... Além de ir contra as regras...
              Qué passa???

              Comentário


                #97
                Disseram aqui que o Salazar tinha sido um bom governante, mas pelos vistos tiveram vergonha, porque quando eu acabei de escrever a resposta já tinham apagado.. Pra proxima cito tudo..

                Comentário


                  #98
                  citação:Originalmente colocada por mundano

                  Disseram aqui que o Salazar tinha sido um bom governante, mas pelos vistos tiveram vergonha, porque quando eu acabei de escrever a resposta já tinham apagado.. Pra proxima cito tudo..
                  ;)OK!
                  Não vi. Qd voltei aqui já estava assim. Daí a pergunta.

                  Comentário


                    #99
                    citação:Originalmente colocada por mundano

                    Disseram aqui que o Salazar tinha sido um bom governante, mas pelos vistos tiveram vergonha, porque quando eu acabei de escrever a resposta já tinham apagado.. Pra proxima cito tudo..
                    Podias ter posto! qual o problema!

                    Não tenho nada a esconder, dice e repito acho que o Salazar foi um bom governante, pode ter cometido os seus erros como todo ser humano, mas foi um governante que o pais mereceu, quanto ao facto de ter sido ditador penso que a situação de cada pais requer abordagens diferentes de governação, tenho dito!

                    Atenção elimeninei a frase: "porque em alguns paises a democracia funciona não quer dizer que seja bom para os outros" não soa muito bem, desculpem qualquer incomodo.[8)]

                    Comentário


                      Mas, foi bom porque? Que fez ele de bom para merecer essa classificação?

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por mundano

                        Mas, foi bom porque? Que fez ele de bom para merecer essa classificação?
                        Salvou Portugal de entrar na II Guerra Mundial por exemplo, provavelmente muitos de nos não estariamos aqui...

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por Mendes77

                          Salvou Portugal de entrar na II Guerra Mundial por exemplo, provavelmente muitos de nos não estariamos aqui...
                          Por vontade dele entraríamos, mas para o outro lado. [8D] [:I] Tal a vontade do semi-Eixo...

                          Comentário


                            Não entramos nos campos de batalha, mas fomos uma peça de apoio aos paises do Eixo..

                            E depois, com aquele orgulho seródio, recusamos a ajuda economica que os EUA deram para a reconstrução da Europa.. Enfim..

                            Comentário


                              eu não estou aqui a defender o fidel e muito menos as suas politicas,mas tenham atenção k tudo o k a imprensa americana escreve sobre fidel ou cuba,é sempre de autenticidade duvidosa e de segundas intenções.
                              penso k daria muito mais credito a essa noticia se a mesma fosse publicada por um jornal ou revista de um pais k não estivesse numa "guerra fria" com cuba á varias decadas,como é o caso dos estados unidos da america.;)

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por carrilhoni

                                penso k daria muito mais credito a essa noticia se a mesma fosse publicada por um jornal ou revista de um pais k não estivesse numa "guerra fria" com cuba á varias decadas,como é o caso dos estados unidos da america.;)
                                Este Comunismo Tropical sempre foi algo de insólito.

                                Não é do meu tempo o romantismo de esquerda que se sentia pela américa imperialista e aí Fidel, era o grande libertador dos povos oprimidos...

                                Curioso, é que as pessoas nunca realizaram que a 'pior' opressão é a pobreza, ou melhor dito, a miséria.

                                Mas que deu um certo charme no seu tempo, há que concordar...

                                Carlos Puebla, 1965 (Cuba)

                                [u]Hasta siempre Comandante</u>

                                Aprendimos a quererte
                                desde la histórica altura
                                donde el sol de tu bravura
                                le puso cerco a la muerte.


                                Estribillo:

                                Aquí se queda la clara,
                                la entrañable transparencia,
                                de tu querida presencia
                                Comandante Che Guevara.


                                Tu mano gloriosa y fuerte
                                sobre la historia dispara
                                cuando todo Santa Clara
                                se despierta para verte.


                                Estribillo

                                Vienes quemando la brisa
                                con soles de primavera
                                para plantar la bandera
                                con la luz de tu sonrisa.

                                Estribillo

                                Tu amor revolucionario
                                te conduce a nueva empresa
                                donde esperan la firmeza
                                de tu brazo libertario.

                                Estribillo

                                Seguiremos adelante
                                como junto a ti seguimos
                                y con Fidel te decimos:
                                !Hasta siempre, Comandante!

                                Ainda não a carreguei para o meu iPod. Não há à venda no iTunes... :D

                                Para quem queira a letra em Russo, ou outras línguas :
                                http://www.marxists.org/subject/art/...ta-siempre.htm

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                  citação:Originalmente colocada por mundano

                                  Mas, foi bom porque? Que fez ele de bom para merecer essa classificação?
                                  Salvou Portugal de entrar na II Guerra Mundial por exemplo, provavelmente muitos de nos não estariamos aqui...
                                  Ainda te hei-de ver defender o Pinochet[8D].

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por J.R.

                                    citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                    citação:Originalmente colocada por mundano

                                    Mas, foi bom porque? Que fez ele de bom para merecer essa classificação?
                                    Salvou Portugal de entrar na II Guerra Mundial por exemplo, provavelmente muitos de nos não estariamos aqui...
                                    Ainda te hei-de ver defender o Pinochet[8D].
                                    Se ele fôr advogado, é possível. Sem stress... [8D]

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                      citação:Originalmente colocada por J.R.

                                      citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                      citação:Originalmente colocada por mundano

                                      Mas, foi bom porque? Que fez ele de bom para merecer essa classificação?
                                      Salvou Portugal de entrar na II Guerra Mundial por exemplo, provavelmente muitos de nos não estariamos aqui...
                                      Ainda te hei-de ver defender o Pinochet[8D].
                                      Se ele fôr advogado, é possível. Sem stress... [8D]
                                      Se me convencerem que foi um bom governante é possivel.

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                        citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                        citação:Originalmente colocada por J.R.

                                        citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                        citação:Originalmente colocada por mundano

                                        Mas, foi bom porque? Que fez ele de bom para merecer essa classificação?
                                        Salvou Portugal de entrar na II Guerra Mundial por exemplo, provavelmente muitos de nos não estariamos aqui...
                                        Ainda te hei-de ver defender o Pinochet[8D].
                                        Se ele fôr advogado, é possível. Sem stress... [8D]
                                        Se me convencerem que foi um bom governante é possivel.
                                        Oh pá!
                                        Mas isso é fácil:D.
                                        Teve uns desaparecidos e uns presos mas nada que qq governante ditatorial não tenha tido tb.
                                        Mas, como Franco aqui em Espanha, a certa altura arrepiou caminho das asneiras económicas.
                                        Tomou as medidas certas e.... hoje é só o país mais desemvolvido da América do Sul e possivelmente Latina.

                                        É o País com MENOR indice de corrupção das Américas (fora USA e Canadá).
                                        E saiu de cena.... antes de morrer.
                                        Democratizou o país e permitiu eleições.

                                        E o Chile vai imparável a caminho do primeiro mundo.



                                        SÓ QUE, Mendes77, foi apenas um ditador..... menos mau.
                                        Só isso.
                                        E como menos mau teve o bom senso de sair de cena.

                                        És tu quem tem que rever essa posição, se quiseres pq nem sequer estás sozinho, de que os POVOS têm direitos e culturas e soberanias... diferentes.
                                        Eu acredito noutras coisas.

                                        E como te disse já uma vez: Nós, cá na Europa já tivemos a nossa dose de Ditadores Fascisto/Comunistas/populistas....
                                        Reconhecem-se á Légua.
                                        Voçês, sul americanos, podiam evitar isso.... mas se calhar à coisas inevitáveis[:I].

                                        Abraço que não me apetece falar mais do Pinochet[8D].... HOJE:D.

                                        Comentário


                                          O mais impressionante para mim é o facto da fortuna do mais rico desses Reis, Rainhas, Sultões e sei lá mais o quê, practicamente donos de países inteiros, não chegar nem a metade da fortuna dum "puto" que ha 20 e poucos anos desistiu da faculdade para se por a programar umas coisitas com uns amigos.. [:0];)

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por J.R.

                                            citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                            citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                            citação:Originalmente colocada por J.R.

                                            citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                            citação:Originalmente colocada por mundano

                                            Mas, foi bom porque? Que fez ele de bom para merecer essa classificação?
                                            Salvou Portugal de entrar na II Guerra Mundial por exemplo, provavelmente muitos de nos não estariamos aqui...
                                            Ainda te hei-de ver defender o Pinochet[8D].
                                            Se ele fôr advogado, é possível. Sem stress... [8D]
                                            Se me convencerem que foi um bom governante é possivel.
                                            Oh pá!
                                            Mas isso é fácil:D.
                                            Teve uns desaparecidos e uns presos mas nada que qq governante ditatorial não tenha tido tb.
                                            Mas, como Franco aqui em Espanha, a certa altura arrepiou caminho das asneiras económicas.
                                            Tomou as medidas certas e.... hoje é só o país mais desemvolvido da América do Sul e possivelmente Latina.

                                            É o País com MENOR indice de corrupção das Américas (fora USA e Canadá).
                                            E saiu de cena.... antes de morrer.
                                            Democratizou o país e permitiu eleições.

                                            E o Chile vai imparável a caminho do primeiro mundo.



                                            SÓ QUE, Mendes77, foi apenas um ditador..... menos mau.
                                            Só isso.
                                            E como menos mau teve o bom senso de sair de cena.

                                            És tu quem tem que rever essa posição, se quiseres pq nem sequer estás sozinho, de que os POVOS têm direitos e culturas e soberanias... diferentes.
                                            Eu acredito noutras coisas.

                                            E como te disse já uma vez: Nós, cá na Europa já tivemos a nossa dose de Ditadores Fascisto/Comunistas/populistas....
                                            Reconhecem-se á Légua.
                                            Voçês, sul americanos, podiam evitar isso.... mas se calhar à coisas inevitáveis[:I].

                                            Abraço que não me apetece falar mais do Pinochet[8D].... HOJE:D.

                                            É por ai que queria chegar... Acho que não faz muita diferença se o sistema de governação é democracia, ditadura, teocracia e até mesmo monarquia, de esquerda ou direita, não importa qualquer um pode ser favoravel dependendo da “moral e competência”, daqueles que o governam, da situação do pais e da conjuntura mundial. Temos exemplo de sistema de governação diferentes que funcionaram ou funcionam bem para as realidades de diversos paises, lembro-me por exemplo da democracia nos países nordicos-eurpeios, da ditadura de Perez Jimenez na Venezuela (1952-1958) apesar do mal que falam dele, a monarquia na Kuwait, Dubai e Qatar, etc

                                            Podes perguntar a qualquer pessoa que tenha vivido na Venezuela desde a ditadura de Perez Jimenez até a actualidade que todos (quase todos) te dirão mesmo: foi um grande governante mesmo aqueles que lutaram contra ele... não é de admirar pois foi a época mais prospera da historia do pais. Desde a implementação da democracia a Venezuela foi governada por partidos da direita (COPEI e AC) que converteram o pais naquilo que conhecemos...

                                            Quanto a Salazar pode dizer-se que foi um bom governante se o compararmos com os governos que o antecederam e até mesmo com alguns governos do pós 25 de abril...

                                            A Democracia pode ser o sistema de governação mais avançado, mas que adianta implementar um sistema de governação avançado em países cujo povo é atrasado ou culturalmente arredio?
                                            Achas por exemplo que o Iraq, Irão, Serra Leoa entre outros estariam ou estão preparados para a democracia, na minha opinião de “treinador de bancada” Não, não precisam dela ou não seria conveniente.

                                            Quanto a Cuba, não sei dizer se a ditadura de Fidel Castro é bom para o pais, o que sei é que Cuba é um dos países com melhor qualidade de vida de América latina, “fome zero”, tem a taxa de mortalidade infantil mais baixa da América latina, o melhor sistema medico e de educação da América latina e um dos melhores do mundo... e é uma ditadura de esquerda... com todos os problemas que tem: falta de recursos, enemigo de peso (EUA) é obra!!!!

                                            Dá para deduzir disto tudo que o sistema de governação não é necessariamente determinante para o desenvolvimento do pais e sim a moral e competência de seus governantes, as alianças que se criam com outras nações...

                                            Comentário


                                              Ainda não vi explicares porque é que o Salazar foi um bom governante.. E não ser o pior, não faz dele bom.

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                                É por ai que queria chegar... Acho que não faz muita diferença se o sistema de governação é democracia, ditadura, teocracia e até mesmo monarquia, de esquerda ou direita, não importa qualquer um pode ser favoravel dependendo da “moral e competência”, daqueles que o governam, da situação do pais e da conjuntura mundial.
                                                Não meu caro.
                                                Não é isso.
                                                Faz toda a diferença.
                                                Num sistema demnocrático estás muito mais IMUNE, e qt mais avançada a democracia... mais o estás, a devaneios e a fraquezas de caracter do DITADOR todo poderoso.
                                                Numa democracia o poder está espalhado por vários actores INDEPENDENTES.
                                                Depois o poder corrompe moralmente quem o practica.... o poder total corrompe totalmente.
                                                citação:Temos exemplo de sistema de governação diferentes que funcionaram ou funcionam bem para as realidades de diversos paises, lembro-me por exemplo da democracia nos países nordicos-eurpeios, da ditadura de Perez Jimenez na Venezuela (1952-1958) apesar do mal que falam dele, a monarquia na Kuwait, Dubai e Qatar, etc

                                                Podes perguntar a qualquer pessoa que tenha vivido na Venezuela desde a ditadura de Perez Jimenez até a actualidade que todos (quase todos) te dirão mesmo: foi um grande governante mesmo aqueles que lutaram contra ele... não é de admirar pois foi a época mais prospera da historia do pais. Desde a implementação da democracia a Venezuela foi governada por partidos da direita (COPEI e AC) que converteram o pais naquilo que conhecemos...
                                                Mas não por serem de direita ou pelo que for e se quiseres falamos sobre a Venezuela.
                                                citação:Quanto a Salazar pode dizer-se que foi um bom governante se o compararmos com os governos que o antecederam e até mesmo com alguns governos do pós 25 de abril...
                                                Salazar foi PÉSSIMO.
                                                Na minha opinião, que não é a do mudano, fez um bom trabalho até ao fim da 2ªWW.
                                                [u]Mas também não nos manteve fora da 2ªWW.</u>
                                                Tivemos o país invadido pelo Japão (de acordo com a teoria nacional de Salazar) os nossos compatriotas MASSACRADOS e a viver sobre ocupação e SALAZAR ASSOBIOU PARA O LADO.
                                                Não apoiou o Eixo mas tb só apoiou os aliados obrigado.
                                                E colocou o país numa senda de progresso.
                                                Mas depois continuou parado no tempo.
                                                Não passava de um campónio, avesso a qq ideia de modernidade, e paralisou toda a Economia.
                                                Todos os avanços económicos foram sempre a contra gosto dele.

                                                citação:A Democracia pode ser o sistema de governação mais avançado, mas que adianta implementar um sistema de governação avançado em países cujo povo é atrasado ou culturalmente arredio?
                                                Eu não gosto de chamar a um povo atrasado.
                                                Nas sequência deste tópico os Cubanos seriam atrasados;).
                                                Ou os Alemães em 1930 seriam atrasados...
                                                Não é nada disso.
                                                Para uma democracia se implemntar é necessário condições.
                                                citação:Achas por exemplo que o Iraq, Irão, Serra Leoa entre outros estariam ou estão preparados para a democracia, na minha opinião de “treinador de bancada” Não, não precisam dela ou não seria conveniente.
                                                Lá estás tu a passar ao lado e a arranjar desculpas para DITADORES.
                                                Sem entrar nos exemplos, um país PODE não ter condições para uma Democracia Liberal PLENA.
                                                Mas pode ter LIDERES que tentam transformas o país, mais depressa ou mais devagar, no sentido da modernidade e que progressivamente abrem as instituições de Poder político à sociedade civil entretanto criada e/ou melhorada e/ou "povo avançado e culturalmente e politicamente arredio ao contrário:D;).

                                                E tens LIDERES que FAZEM PRECISAMENTE contrário.
                                                E qd tens lideres desses..... devias, tu e todos, condená-los.
                                                Mas para isso era preciso que não se DESLUMBRASSEM com SEBASTIANISMOS.

                                                citação:Quanto a Cuba, não sei dizer se a ditadura de Fidel Castro é bom para o pais, o que sei é que Cuba é um dos países com melhor qualidade de vida de América latina, “fome zero”, tem a taxa de mortalidade infantil mais baixa da América latina, o melhor sistema medico e de educação da América latina e um dos melhores do mundo... e é uma ditadura de esquerda... com todos os problemas que tem: falta de recursos, enemigo de peso (EUA) é obra!!!!
                                                Há muitos mitos...
                                                Aí estão muitos deles relatados.
                                                Não há fome???
                                                OK
                                                Sendo assim só a fome nalgumas zonas de África.
                                                Por mim tudo bem.
                                                Mas é curioso que a FOME acabou qd Fidel deixou os camponeses plantar parte das plantações com hortas de auto-sustento e deixar vender no mercado paralelo o excesso de produção.
                                                Curioso.
                                                E nem te digo como aquela sociedade sobrevive...
                                                Lojas com senhas sem nada e lojas em Dólares onde há tudo.
                                                É uma bela ilha, não há dúvida[xx(].
                                                E Fidel um belo governante[xx(].
                                                Já agora... CUBA TEM IMENSOS RECURSOS. Chamam-se CUBANOS e não tou a falar de charutos.
                                                Essa mania Marxista que os recursos são os naturais... é uma falácia.
                                                Ou que os países só se desemvolvem roubando os outros, ou que os ricos só o são pq roubaram aos pobres.... MENTIRA.

                                                Basta olhar para o JAPÃO, país cheio de recursos:D:D (não tem nada de recursos tirando o que há entre as orelhas dos JAPS;)).

                                                citação:Dá para deduzir disto tudo que o sistema de governação não é necessariamente determinante para o desenvolvimento do pais e sim a moral e competência de seus governantes, as alianças que se criam com outras nações...
                                                É determinante dependendo do estado de desemvolvimento de uma Nação.
                                                Se uma nação já está num determinado estado... as ditaduras, o mais certo, é ATRASAREM.

                                                E a tua Venezuela não precisava de um Lider impreparado, populista e demagógico que apela ao que de mais básico tem o ser humano.

                                                Precisava de outro TIPO de lider pq a democracia Venezuelana enfrentou problemas... precisava de algo tipo MANDELA, ou Gandhi, ou Saddat.... etc, etc...

                                                Alguém que melhora o país, a sua qualidade.
                                                E não alguém que vai colocar a Venezuela, ainda não está mas tá quase, num sistema político que os historiadores chamam... PALÁCIO.
                                                Onde um DITADOR governa com uma pequena corte.

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por J.R.


                                                  Na minha opinião, que não é a do mudano, fez um bom trabalho até ao fim da 2ªWW.

                                                  Já agora, porque??


                                                  É que pelo que eu sei, e confesso que não sei muito sobre esse periodo, porque infelizmente a Historia que eu aprendi na escola era a historia da carochinha, o que ele fez foi simplesmente o que um tecnocrata formado em economia com poderes ditatoriais faria.

                                                  Resolveu o defice, sem se preocupar com as consequencias. À conta disso em Portugal passava-se fome. Sim, fome...

                                                  E se hoje em dia acham ditatoriais e se acham que são extremamente prejudiciais para o crescimento certas medidas deste governo ou as da Manuela Ferreira Leite para controlar o defice, gostaria de saber o que iriam dizer se eles chegassem ao poder e simplesemtne entrassem em medidas cegas do tipo, reduzir todos os salarios em 15 ou 20%, despedir todos os FP que achassem superfulos, etc.. etc..

                                                  Porque o Salazar não fez nenhum milagre economico. Milagre era ele controlar o defice e manter a economia saudavel e não provocar nenhuma crise social. Fazer o que ele fez é facil e qualquer um o faria com os poderes ditatoriais que lhe foram dados.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por mundano

                                                    citação:Originalmente colocada por J.R.


                                                    Na minha opinião, que não é a do mudano, fez um bom trabalho até ao fim da 2ªWW.
                                                    Já agora, porque??
                                                    Pq o país estava falido.
                                                    Pela 1ª República e pelos ineptos militares de 1926 até 33 (salvo erro).
                                                    Fome havia, relativamente;).
                                                    Cá e em muitas partes da Europa.
                                                    Mas já discutimos isto. Lembro-me de googlar furiosamente:D.
                                                    Acabou com os insurrectos anarquistas e comunistas.
                                                    Acabou com os Nacionais-Socialistas camisas Azuis.
                                                    Saneou as finanças que é fundamental;):D.
                                                    Manobrou entre os Fascismos, guerra Civil de Espanha e WW.
                                                    Fundou uma série de Escolas, Estradas, IST:D, LNEC, etc....

                                                    Até ao fim da 2ª WW o balanço é positivo.
                                                    A partir daí.... o marasmo criado por ele e contrariado por algumas, poucas, forças do Regime.

                                                    Comentário


                                                      Mas é a tal questão..

                                                      Sanear as contas como ele o fez, não é dificil.. Mas também não é desejavel.. Tem que se encontrar sempre um bom compromisso, entre crescimento economico, questões sociais e controlo da despesa publica.. Ele ignorou todas as variaveis excepto o controlo das despesas.

                                                      Isso teve consequencias gravissimas no nosso pais. E não admira que até aos anos 50 e tal fossemos o pais mais rural e atrasado da Europa. As pessoas se queriam comer tinham que cultivar alguma coisa.. Era essa a nossa economia. Foi essa a obra dele..

                                                      E isto só para pegar no factor economico, nem vou pegar no factor social, porque ai acho que todos sabemos quão mau foi o seu governo..

                                                      Comentário


                                                        [quote]citação:Originalmente colocada por J.R.


                                                        E a tua Venezuela não precisava de um Lider impreparado, populista e demagógico que apela ao que de mais básico tem o ser humano.

                                                        Precisava de outro TIPO de lider pq a democracia Venezuelana enfrentou problemas... precisava de algo tipo MANDELA, ou Gandhi, ou Saddat.... etc, etc...

                                                        Alguém que melhora o país, a sua qualidade.
                                                        E não alguém que vai colocar a Venezuela, ainda não está mas tá quase, num sistema político que os historiadores chamam... PALÁCIO.
                                                        Onde um DITADOR governa com uma pequena corte.

                                                        Quando penso no Hugo Chavez lembro-me de Gandhi, ninguem pode negar que Hugo Chavez é um mobilizador de massas astuto, as mensagens que transmite são positivas, tenho ouvido horas e horas dos seus discursos, e só posso aprovar o que diz, mensagens dignas de um Lider Progressista... agora, se age de má fé é muito cedo para dizer, só o tempo dirá, mas pelo que se ve não me parece...

                                                        Comentário


                                                          Isso do ser desejável ou ter acontecido exactamente assim é muito discutível;).
                                                          Na minha família lembram-se das "fomes" mas foi durante a Guerra com falta de vários alimentos.
                                                          Não antes nem depois de 46.
                                                          O homem reorganizou o estado.
                                                          Depois só tinha que sair de cena e deixar o Estado organizado viver em democracia.
                                                          O problema é que nos anos 45 a 50 e tal deviamos estar a aproveitar a reconstrução da Europa. Como a Suécia fez. E não a fecharmo-nos.
                                                          Mas aí já ia tarde se se fosse embora nessa altura... 50 e tal.
                                                          Devia ter ido em 46, 47... no máximo em 1949 qd entramos na NATO.

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                                            citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                            E a tua Venezuela não precisava de um Lider impreparado, populista e demagógico que apela ao que de mais básico tem o ser humano.

                                                            Precisava de outro TIPO de lider pq a democracia Venezuelana enfrentou problemas... precisava de algo tipo MANDELA, ou Gandhi, ou Saddat.... etc, etc...

                                                            Alguém que melhora o país, a sua qualidade.
                                                            E não alguém que vai colocar a Venezuela, ainda não está mas tá quase, num sistema político que os historiadores chamam... PALÁCIO.
                                                            Onde um DITADOR governa com uma pequena corte.

                                                            Quando penso no Hugo Chavez lembro-me de Gandhi, ninguem pode negar que Hugo Chavez é um mobilizador de massas astuto, as mensagens que transmite são positivas, tenho ouvido horas e horas dos seus discursos, e só posso aprovar o que diz, mensagens dignas de um Lider Progressista... agora, se age de má fé é muito cedo para dizer, só o tempo dirá, mas pelo que se ve não me parece...
                                                            Podia-se dizer o mesmo de Mao, Hitler, Mussolinni, Castro... todos excelentes oradores....

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                              citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                                              citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                              E a tua Venezuela não precisava de um Lider impreparado, populista e demagógico que apela ao que de mais básico tem o ser humano.

                                                              Precisava de outro TIPO de lider pq a democracia Venezuelana enfrentou problemas... precisava de algo tipo MANDELA, ou Gandhi, ou Saddat.... etc, etc...

                                                              Alguém que melhora o país, a sua qualidade.
                                                              E não alguém que vai colocar a Venezuela, ainda não está mas tá quase, num sistema político que os historiadores chamam... PALÁCIO.
                                                              Onde um DITADOR governa com uma pequena corte.

                                                              Quando penso no Hugo Chavez lembro-me de Gandhi, ninguem pode negar que Hugo Chavez é um mobilizador de massas astuto, as mensagens que transmite são positivas, tenho ouvido horas e horas dos seus discursos, e só posso aprovar o que diz, mensagens dignas de um Lider Progressista... agora, se age de má fé é muito cedo para dizer, só o tempo dirá, mas pelo que se ve não me parece...
                                                              Podia-se dizer o mesmo de Mao, Hitler, Mussolinni, Castro... todos excelentes oradores....
                                                              Não estou a falar apenas de discursos...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X